GESTÃO GLOBAL #6

Page 11

in ovaç ão

PROMECEL DESAFIO DE CRESCER ESTIMULA NOVA GESTÃO

Volvidos 28 anos desde a sua constituição, a Promecel – Indústria Metalomecânica, Lda, localizada no Parque Industrial de Adaúfe, em Braga, transferiu para dois jovens engenheiros, José Manuel Silva e Pedro Almeida, a responsabilidade pela sua gestão e desenvolvimento. Ambos assumiram funções no passado dia 1 de janeiro, com o propósito de dar continuidade ao projeto de crescimento da empresa. Uma “prova de fogo”, reconhece Pedro Almeida, com todos os ingredientes para alcançar bons resultados. Especializada no fabrico de produtos manufaturados (estampagens, torneamentos e fundição de alumínio), bem como de acessórios para redes aéreas de distribuição de energia em baixa tensão, a Promecel registou em 2012 um crescimento do volume de vendas na ordem dos 20%, tendo obtido uma faturação de 3 milhões de euros. Estes resultados devem-se sobretudo ao investimento realizado em equipamen-

tos tecnologicamente avançados. “Estes tornaram possível satisfazer todas as necessidades dos clientes no que se refere ao fabrico de peças de elevada complexidade e precisão fabril”, aponta José Manuel Silva. A Promecel produz maioritariamente para os mercados francês e espanhol componentes para indústria automóvel e de hidráulicos. Como destino final dos seus produtos contam-se marcas de renome, tais como a Toyota, Manitou, Daf e Daimler. A empresa mantém relações comerciais também no ramo da energia, com dezenas de outros países através da Resul – Equipamentos de Energia, SA, sua parceira e sócia de longa data. Mas como a ambição também dita as leis do mercado, José e Pedro já apontam a novos desafios, entre os quais, a entrada em novos mercados. Reino Unido, Finlândia, Holanda e Alemanha são os próximos destinos que a Promecel quer atingir. O investimento em tecnologia de ponta co-

Prosseguir os excelentes resultados que levaram ao reconhecimento como PME Líder em 2012 é a ambição da nova e jovem administração da Promecel.

locou à empresa o desafio de vir a produzir em exclusivo peças muito específicas para um dos maiores grupos de gruas a nível mundial. “A tecnologia é uma componente essencial, tanto ao nível da produção como do controlo da qualidade, num mercado tão competitivo como este”, afirma José Manuel Silva. Com uma equipa de 70 colaboradores, a Promecel aposta na formação para que os seus profissionais possam dar resposta a todos os desafios. Trata-se de um grupo de jovens trabalhadores (a média de idades é de 35 anos) cuja motivação e sentido de responsabilidade, defende Pedro Almeida, “são imprescindíveis para dar continuidade ao crescimento da empresa”.

Fevereiro 2013

GESTÃO GLOBAL

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.