GS_36_O_VALOR_DA_SUSTENTABILIDADE

Page 40

Gestão de Resíduos

No entanto, da mesma forma que os tijolos ecológicos, os blocos de materiais reciclados também carecem de aprimoramento. “Os blocos de concretos para pavimentação e alvenaria obedecem a normas e regras, e a dificuldade que encontramos é atender a essas normas, sem impactar no preço final do bloco”, afirma Lopes. A contaminação das caliças provenientes das construções faz com que seja necessário aumentar a proporção de cimento, para manter a resistência do bloco próxima a do bloco paver. “Os materiais recolhidos nas obras vêm com muita contaminação, ou seja, com muito material orgânico, que diminui a resistência do produto. Por isso, temos que aumentar bastante a quantidade de cimento, o que aumenta o custo do bloco”. Óleo, terra e argila são alguns elementos que contaminam os resíduos de construção, que, segundo Lopes, para a reciclagem, deveriam ser se-

40

GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

parados e classificados em níveis de pureza. “O ideal para a produção dos blocos com proporção razoável de cimento é o resíduo classe A, que é livre de pureza. Hoje, consigo fazer isso com materiais praticamente puros, com um bloco que racha no manuseio, que posso reciclar 100%”. Para Lopes, a viabilidade do sistema de blocos de materiais reciclados hoje está diretamente vinculada ao apelo ecológico e sustentável que o produto tem. Além disso, uma das soluções para o sucesso da reciclagem no sistema de blocos pode depender de ações governamentais. “Uma das soluções para que seja viável, do ponto de vista financeiro, é implantar e cobrar o uso de regras de separação dos materiais ou trabalhar com um sistema de incentivo tributário, que torne mais atrativo o bloco, bem como uma solução que agrida menos o meio ambiente e que seja sustentável”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.