Revista Feira de Ciência & Cultura 2022 - V.7 / nº 14

Page 36

Resumo. As principais dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar estão relacionadas a estrutura física da escola, falta de disponibilidade de materiais didáticos, ausência de incentivos, entre outras problemáticas que não favorecem a realização de aulas práticas. A finalidade desta pesquisa foi desenvolver um atlas digital de biologia, para utilização por estudantes e professores. Dessa forma, pretendeu-se aliar as atividades práticas às teóricas com auxílio do recurso da realidade virtual. A criação desse instrumento tecnológico permitiu melhorar o relacionamento interpessoal daqueles envolvidos no procedimento de produção, bem como auxiliou no aumento do conhecimento científico dos alunos.

móveis, favorece o mercado educacional a buscar cada vez mais métodos, softwares e aplicações que inovem o processo de aprendizagem (GADOTTI, 2010). Diante disso, despontou-se a ideia da criação de um atlas virtual para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em laboratório de biologia. O uso de atlas histológico, além de ser um recurso que apresenta uma boa aceitação pelos alunos, é importante para melhorar o rendimento escolar. É necessário salientar que quanto mais funcionalidade e didática um recurso oferecer, mais atraente e estimulante se torna para o aluno (SILVA & SANTANA, 2012). Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo a criação de um atlas virtual de biologia.

1. Introdução

2. Materiais e Métodos

A busca por novos métodos de ensino, ultrapassando o modelo tradicional existente, é crescente e, nesse contexto, as inovações tecnológicas têm se destacado como uma estratégia pedagógica. Considerando uma modalidade facilitadora para os estudantes, essas inovações, aliadas com os processos em sala de aula, podem fornecer um aprendizado mais dinâmico e ágil. A principal característica é a interatividade, que facilita o acesso às informações, dessa forma o aluno passa a ser o ator de sua própria aprendizagem e o professor é o mediador do processo. Os materiais visuais facilitam a absorção do conteúdo pelos alunos de forma mais leve e precisa (SOUZA, 2018). Assim como em outras instituições de ensino, o Instituto Federal de Sergipe sofre com a escassez de modelos histológicos práticos de estudo, o que dificulta a associação do conteúdo teórico ao prático no processo de aprendizagem. A acessibilidade e facilidade na aquisição de dispositivos computacionais e dispositivos

Inicialmente foi feito o reconhecimento das lâminas dos tecidos disponíveis no Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, baseado em pesquisas e livros que explicavam as estruturas do material biológico nelas presente. Os alunos envolvidos no projeto são discentes dos cursos de edificações, eletromecânica e redes de computadores. As estruturas escolhidas foram: Earthworn, Azolla, Honeybee Mouth, Honeybee Leg, Sunflower Stem, Epidermis Of Vicia Faba, Epidermis Of Onion, Honybee Wing, Populos Stem, Root-Tip Of Zea Mays, mantendo a originalidade e obedecendo a classificação taxonômica da escrita dos nomes científicos. Foram utilizados os microscópios do tipo estereoscópico, na objetiva de 2x, e óptico, nas objetivas de 4x, 10 e 40x (OPTON) e a partir disso foram examinados os tecidos histológicos, identificando as partes das estruturas e capturando as imagens com o smartphone da marca Samsung modelo A10 com a câmera de 13mpx. O LibreOffice Impress foi a ferramenta escolhida

36 | Revista Feira de Ciência e Cultura


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.