Revista Feira de Ciência & Cultura v.2/nº 2 - 2015

Page 33

Compreendendo o rio através de imagens

Figura 02 – Resíduos encontrados na margem do rio. Indiaroba/SE. 29 de maio de 2014. Fonte: CEPRMA.

A terceira etapa da pesquisa consistiu na coleta de fotografias antigas que representassem os usos do rio. Inicialmente, a perspectiva era de encontrar essas fontes no acervo dos próprios alunos, o que não ocorreu. A solução apresentada foi recorrer a um pesquisador da cidade, Alieljo Francisco de Brito Junior, que apresentou fotografias referentes à Festa dos Pescadores, evento que ocorre em comemoração ao Natal. Foram escolhidas cinco fotografias que serviram para identificar os pescadores que ilustrariam os objetos educacionais produzidos. Através das fotografias percebeu-se como o rio é utilizado de forma lúdica pela população. A Festa dos Pescadores é um momento em que se concentra a atividade econômica tão presente no cotidiano da população em um dia de comemoração, com a distribuição de brindes e prêmios.

Objetos de educacionais: alunos produzindo o conhecimento Figura 03 – Caixa coletora existente na margem do rio. Indiaroba/SE. 29 de maio de 2014. Fonte: CEPRMA.

A possibilidade de realizar uma aula de campo à margem do rio permitiu aos alunos conhecer mais seu patrimônio, sua importância e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Para isso, foi fundamental a concepção de que o processo de ensino-aprendizagem não deve ser limitado ao espaço escolar. Conforme Sily (2009), as experiências pedagógicas em outros espaços são essenciais porque “possibilitam que todos os participantes ampliem conhecimentos, tornem os conteúdos trabalhados mais concretos e significativos, percebam a complexidade dos objetos em estudo e a possibilidade de estuda-los de forma interdisciplinar, conheçam mais e melhor as pessoas com as quais trabalham, potencializem a sociabilidade do grupo, promovam uma maior integração entre a escola, a comunidade e a cidade onde ela está localizada, entre outros aspectos”.

32

A última etapa do projeto teve por objetivo incentivar os alunos a recriar os conhecimentos adquiridos através da produção de objetos de aprendizagem. Este é o momento de apropriação da pesquisa onde os alunos internalizarão o conhecimento adquirido ao mesmo tempo em que demonstrarão sua capacidade de auto expressão. Um objeto de aprendizagem é um recurso digital reutilizável que auxilie na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento de capacidades pessoais, como, por exemplo, imaginação e criatividade. A construção dos objetos de aprendizagem consistiu na elaboração de dois vídeos que abordaram os modos de uso do Rio Real e os impactos ambientais causados pela população. São vídeos com a duração de três a cinco minutos e que apresentaram como pano de fundo o cotidiano da cidade de Indiaroba. O primeiro vídeo teve como título “Vida de pescador” e buscou apresentar a visão de pescadores associados à Z11, sobre o Rio Real,

Revista Feira de Ciência & Cultura - Relatórios apresentados na CIENART 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.