Revista Fácil - Edição 187

Page 22

Internacional

Texto e Fotos: Rogério Almeida

Kafka em 1906 em Praga

O rio Moldava

A Praga de Kafka Franz Kafka nasceu em Praga, em 3 de julho de 1883, e que na época pertencia ao Império Austro-húngaro. Era o primeiro filho do comerciante judeu Hermann Kafka e de Julie Lowy. Quem visita Praga nos dias de hoje encontra muitos locais relacionados a um dos mais influentes escritores do século XX. Tudo ainda continua como na época de Kafka, o rio Moldava (Vltava, em theco), corre com velocidade passando pela Ponte Carlos (Karlov Most), considerada a mais bela ponte do mundo. Construída pelo rei da Bohemia, Carlos IV, em 1357, conta a lenda que este seguindo regras de cabala e da astrologia, ordenou o início da obra exatamente às 5h23 do dia 9 de julho, acreditando que a combinação do dia e hora significaria uma grande força. E é verdade que os mais de quatro milhões de turistas que anualmente passam pela ponte de 520 metros de extensão e que recebia todo tipo de veículos até o início do século XX, comprovam a resistência da obra. Cerca de 30 estátuas, de estilo gótico e barroco enfeitam a ponte que resiste ao tempo. Destaque ainda para as imagens de santos católicos, entre eles o São João Nepomuceno. Há quem acredita que basta tocar numa das placas abaixo da imagem do santo para seu pedido ser atendido.

22 FÁCI L | Lazer e Negócios NE

Como cidade medieval, Praga se destaca pelo bem preservado castelo, que fica no alto da colina de Hradcany. Fundado no século IX, ocupa o equivalente a sete campos de futebol, sendo o maior castelo antigo do mundo, pelo Livro dos Recordes Guiness. Antiga residência dos reis da Bohemia, uma das alas é ocupada hoje pela Presidência da Republica, e abriga o Convento de São Jorge (Hoje Galeria Nacional) e a Catedral de São Vito, sendo esta muito frequentada por Kafka. O escritor costumava muito ir a capela de São Venceslau que possui painéis de folhas de outo e cerca de 1.300 pedras semipreciosas. Hoje num dos lados da capela está uma porta com sete fechaduras, que guarda as joias da coroa tcheca. E um andar abaixo está o panteão real, com os restos mortais dos reis Carlos IV, Wenceslau IV e Rodolfo II Bem junto ao castelo, no número 22 da pequena Rua dourada, morou o escritor. A casa em azul e ainda muito bem preservada se deve ao fato de que Praga praticamente não foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje na rua dourada se encontram livrarias com obras de Kafka e pequenas lojas de artesanato. O bairro judeu (Josefov) frequentado por Kafka possui uma das ruas favoritas do escritor, a Staronová, do final do século XII e considerada a mais antiga da Europa. Bairro da moda, Josefov é o preferido das cafeterias, lojas de design e boutiques de luxo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.