Empreendedor 107

Page 9

Diretor-presidente da Mandik Mail (11) 5505-8900

tadoras de automóveis, e no Brasil isso já vem acontecendo com os bancos. Na internet é igual. Empreendedor – Atualmente estaria havendo uma tendência maior de fusões?

Mandic – Hoje as fusões estão acabando. No caso da Mandic é trabalhar com uma grife. Muitas são pequenas, conhecem todos os clientes e mesmo com dinheiro não há como competir com elas. É nesse ponto que a Mandic se firma, é como ela sobrevive nesse mercado. Para ser o maior preciso concorrer com outras empresas grandes e isso é muito fácil, basta ter dinheiro. Mas também é muito perigoso, porque pode vir uma empresa maior que a minha, pois dinheiro não falta no mundo. Quando o Brasil está em crise, outros países lá fora não estão. Dinheiro tem sobrando para bons projetos.

“Mesmo o e-mail, tratado como ovelha negra por causa do custo para o provedor, de um ano e meio para cá tem sido tratado como diferencial para atrair clientes”

a internet. Algumas empresas tiveram grande participação por ter democratizado a internet no Brasil, dando acesso à informação para o mercado e para o povo. Graças à revolução que houve com a internet, o país se vacinou contra a falta de informação que pode ser crucial nos negócios. Não que a pessoa seja enganada, mas às vezes ela não tem acesso às informações necessárias. O país que tem mais acesso à informação compete melhor com outros. Hoje o Brasil é um país que se destaca em internet em termos mundiais. No geral o povo brasileiro tem vocação para a informática. Somos o melhor do mundo em automação bancária. Mesmo nos EUA, onde tudo é automático, leva-se três meses para saber quem é o presidente. Aqui, 25 horas. Empreendedor – A criatividade do brasileiro o ajuda a se destacar nesse mercado?

Empreendedor – Então, a permanência da empresa nesse mercado pode ocorrer com um atendimento personalizado de um nicho específico?

Mandic – Acredito que o brasileiro tem criatividade, faz boa propaganda, gosta de automação e realizou o Imposto de Renda via internet. No entanto, criatividade às vezes não é bom. Nos EUA, se você pede algo fora do comum para um profissional, ele não sabe o que fazer. Aqui o brasileiro faz, mas às vezes faz errado porque inventou.

Mandic – Claro, atendendo com maior qualidade e sendo conhecido pelo boca-a-boca, sem precisar fazer propaganda. E só se consegue isso com público pequeno. Agora, no caso da Mandic sai do popular. Não é uma coisa para estudantes. Para eles, uma quantia a mais por mês no orçamento faz diferença, mas um profissional cuja caixa de e-mails nunca pode lotar só ganha com isso.

Empreendedor – Quais as principais mudanças ocorridas com a internet desde a sua implantação no país?

Empreendedor – Qual sua avaliação sobre a internet no país?

Mandic – O Brasil deu certo com

9

Empreendedor – Setembro

2003

Mandic – Tudo evoluiu, desde o conteúdo, o número de pessoas com acesso à internet, até as formas de conexão. Graças à privatização das telecomunicações, a linha telefônica passou de US$ 3 mil para R$ 30. Há linhas digitais que são


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.