
3 minute read
ÚLTIMA PALAVRA - Márcio Irion
MARCIO IRION Diretor-executivo da RDC TV
Era inverno, quando no dia 2 de julho de 2018, colocamos no ar a RDC TV, aquela que seria a primeira emissora de TV, multiplataforma e multicanal do Brasil, geradora de conteúdo regional, feita de gaúcho para gaúcho, mas com o objetivo de mostrar ao mundo tudo que o Rio Grande do Sul tem de melhor.
Advertisement
Empreender no Brasil exige muita resiliência, foco, sabedoria e acima de tudo saúde. Foram estas características que me fizeram superar todos os desafios que se apresentaram ao longo destes quatro anos. Muitas noites sem dormir, dia após dia batendo de porta em porta para convencer empresários, diretores de agências de propaganda, gestores públicos, prefeitos, governadores e líderes empresariais que a RDC TV veio para se consolidar como um veículo relevante na produção de conteúdo televisivo e de jornalismo local.
Desde o primeiro dia tracei com meu time um plano de metas claro, definimos nossos propósitos, acreditando que a RDC TV se tornará o principal player de comunicação do Rio Grande do Sul. Sabíamos que o primeiro ano seria o mais desafiador, que o segundo seria o ano para preparar e arrumar a casa, o terceiro para definir e estruturar o formato da nossa programação, e no quarto ano, a consolidação do nosso propósito com o reconhecimento do mercado e dos espectadores e seguidores espalha-
RDC TV: HÁ QUATRO ANOS CADA VEZ MAIS PERTO DE VOCÊ
dos por todos os meios de distribuição do nosso conteúdo.
Hoje tenho a clara percepção de que tudo que fizemos, nossos acertos e erros, serviram para nos solidificar como um Player relevante no contexto da comunicação gaúcha. Nossa empresa contribuiu com milhares de pessoas que foram convidadas a participar da nossa programação mostrando talentos da música gaúcha, artistas em geral, empreendedores de todos os setores, transmissão de eventos locais, e a mais ampla e completa cobertura dos processos eleitorais, tanto no âmbito das eleições para Governo do Estado, como para eleição dos prefeitos gaúchos.
Meu maior orgulho está nas pessoas que ajudaram fazer tudo isto se tornar realidade, todos os profissionais que passaram, e que ainda estão conosco, fizeram com que um sonho se tornasse realidade, e mais, são elas as responsáveis por manter aceso o sonho de milhares de pessoas que passam pela nossa telinha.
A RDC TV, é muito mais que um veículo de comunicação, é uma empresa catalisadora do bem-estar social e da cooperação solidária, e é isto que nos move. Nestes quatro anos, doamos mais de 2,5 milhões de reais e mídia para entidades como a LBV, Educandário São João Batista, Instituto da Criança com Diabetes – ICD, entre outros, tão importantes para o acolhimento de adultos e crianças necessitadas.
Nosso jornalismo abordou questões de interesse público, fomos responsáveis por consolidar uma janela de debates, opinião e notícias focadas na prestação de contas dos mandatos parlamentares. Nossa emissora se consagrou por diariamente abrir espaços para que todos os representantes políticos, governadores, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e ministros de Estado pudessem apresentar à população suas opiniões sobre temas de impacto para a população gaúcha.
Nestes quatro anos, impactamos mais de cinquenta milhões de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, em mais de 90 países, pessoas que consumiram nosso conteúdo por todos os nossos canais de distribuição. Apreendemos muito, desenvolvemos e investimos na ampliação da distribuição do nosso conteúdo, potencializando nossa parceria com a Claro Brasil, em especial a Claro Net TV, Claro GPON, bem como a ampliação da nossa presença nos agregadores de programação dos ISP’s, distribuídos pelo Rio Grande do Sul.
Por fim, posso afirmar que nestes quatro anos, aprendi que um veículo de comunicação entrega muito mais que retorno de vendas para nossos clientes, parceiros e anunciantes, entrega um conjunto de ações e de responsabilidade social que contribuem para o fortalecimento da sociedade, ajuda a lapidar a pedra bruta na busca de mais igualdade, e acima de tudo cria uma corrente de investimento social capitaneada pela iniciativa privada em sinergia com o poder público. E como diria Mahatma Gandhi “Quem não vive para servir, não serve para viver”.