1 minute read

OPINIÃO - João Ricardo Santos Tavares Três décadas de história

JOÃO RICARDO SANTOS TAVARES Presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Após dois anos de impossibilidade de sua realização em razão da pandemia, retornaremos com o evento que, ao longo de três décadas, consolidou-se como um lugar de vanguarda...

Advertisement

TRÊS DÉCADAS DE HISTÓRIA

No dia 29 de junho, celebramos o Dia Estadual do Ministério Público. Uma data para homenagear a trajetória desta Instituição, essencial para a sociedade e para a democracia. Também é dia para refletir sobre o seu papel, sobre seus rumos e, sobretudo, sobre sua atuação em prol de todos os cidadãos e cidadãs, representando os seus interesses nas mais diversas áreas.

Nada melhor do que comemorar esta data com a perspectiva de retomada de um dos principais eventos da história da Associação do Ministério Público gaú-

cho. Com uma tra“dição marcada pela discussão de temas fundamentais à Instituição, o Congresso Estadual do Ministério Público ressurge para a sua 15ª edição, em Gramado, de 10 a 13 de agosto, com o tema "30 Anos Construindo História". Após dois anos de impossibilidade de sua realização em razão da pandemia, retornaremos com o evento que, ao longo de três décadas, consolidou-se como um lugar de vanguarda, palco de discussões que pautaram o aperfeiçoamento do Ministério Público e da atuação de seus membros.

Temos a convicção de que, mais uma vez, muito além de formar um ambiente de confraternização entre promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça, teremos um espaço de construção coletiva, com a participação de renomados palestrantes locais e nacionais, das mais diversas áreas de conhecimento, voltado para o debate propositivo e qualificado sobre questões atuais e que impactam diariamente no exercício do nosso papel constitucional. Com uma tradição marcada pela discussão de temas fundamentais à Instituição, o Congresso Estadual do Ministério Público ressurge para a sua 15a edição Que possamos valorizar o nosso Ministério Público, não somente hoje, mas em todos os dias. Seja através do trabalho incansável de cada pessoa que o compõe, seja por meio de iniciativas que nos preparem para os desafios futuros, buscando soluções para uma Instituição cada vez melhor. Afinal, um Ministério Público fortalecido e atualizado refletirá em um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente para toda a sociedade.

This article is from: