
3 minute read
Adroaldo Conzatti homenageado
Assembleia concede Medalha do Mérito Farroupilha in memorian a mentor do Cristo Protetor
Agência de Notícias ALRS
Advertisement
AAssembleia Legislativa concedeu in memorian, a Medalha do Mérito Farroupilha, ao ex-prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti, falecido em 2021 aos 81 anos. A iniciativa foi do deputado Edson Brum (MDB), que junto com o presidente do Parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira (PT), entregou a distinção aos filhos do homenageado, Gilson, Rogério e Luiz Henrique Conzatti.
O ex-prefeito foi o mentor da construção do Cristo Protetor de Encantado, projeto que tem 37,5 metros de altura e foi erguido no Morro das Antenas, a 436 metros acima do nível do mar. Escolhido em quatro eleições para comandar o município, Conzatti foi vereador, suplente de deputado estadual e federal, diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e presidente do Esporte Clube Encantado. Além disso, fundou em 1971 o Escritório Contábil Conzatti, maior rede de escritórios de contabilidade do Rio Grande do Sul, com 18 unidades instaladas nas Regiões dos Vales e Metropolitana de Porto Alegre. Presidiu o MDB em Encantado e, em 2014, fundou o PSDB no município.
A ideia do ex-prefeito de construir uma imagem maior do que a do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, sem dinheiro público e com a participação da comunidade, ganhou impulso com a doação da área de terras, em 2019, e com a criação da Associação Amigos de Cristo, no mesmo ano. Conzatti foi o primeiro a fazer uma doação, além de ter sido, juntamente com outras oito pessoas, avalista em um empréstimo bancário de R$ 1,5 milhão para tornar a obra um destaque mundial.
O homenageado deixou também como legado um conjunto de obras em diversas áreas, como pavilhões comunitários, eletrificação rural e abastecimento de água em comunidades do interior, asfaltamento de 70% das ruas da cidade, implantação de escolas em turno integral, a Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude e o Centro de Logística e Ope-
JUSTA HOMENAGEM Família Conzatti e o proponente, Edson Brum
EMOÇÃO Presidente da União dos Vereadores do Brasil, e filho de Adroaldo, Gilson discursa emocionado com a imagem do pai ao fundo

rações de Encantado (CEOPE).
VISIONÁRIO A homenagem póstuma ao político de Encantado foi a última ação de Edson Brum no Parlamento gaúcho. Após a cerimônia, ele ocupou o Grande Expediente da sessão plenária para se despedir dos colegas e anunciar, oficialmente, sua ida para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Discursando de improviso, Brum lembrou que Conzatti foi um líder visionário, que administrava Encantado pensando 20 anos na frente e sem medo de ousar. “Ele idealizou, levou seu plano adiante e colocou o Cristo de pé, a despeito de críticas e de quem duvida. O primeiro encontro com o escultor foi no meu gabinete”, contou.
A visão de futuro do ex-prefeito, conforme o deputado, trouxe novos investimentos e a ampliação de empreendimentos que já existiam. O município foi colocado na rota de grandes destinos do Rio Grande do Sul e já recebe turistas de diferentes estados e, inclusive, de outros países, reflexo observado em toda a região. “Hoje, a obra é reconhecida internacionalmente”, acrescentou.
O Cristo foi concluído pouco mais de um ano após a morte de Conzatti. O monumento fará parte de um complexo turístico que contará com lojas, praça de alimentação e mirantes. A estátua, feita pelo artista Markus Moura, terá elevadores, plataforma panorâmica e acesso asfaltado.
Conzatti deixou em andamento mais de 60 obras e outras dezenas no plano de governo da sua coligação, entre as quais, projetos de asfaltamento comunitário, internet na área rural e incentivos em inovações e tecnologia.
AGRADECIMENTOS Em nome dos familiares, Gilson Conzatti agradeceu a homenagem que, segundo ele, é importante não apenas para os mais próximos, mas para toda a comunidade de Encantado. Ele falou sobre a trajetória política do pai e ressaltou que seu principal legado é o “espírito público e a concepção de que o bem coletivo está acima do bem individual”.
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT) encerrou a cerimônia, elogiando a iniciativa do deputado peemedebista de homenagear uma figura pública “com um extraordinário legado de trabalho por sua comunidade, empatia e compreensão da necessidade de se olhar para o futuro”.
Valdeci afirmou ainda que, “neste momento de precarização dos espaços públicos e de criminalização da atividade política, o exemplo de Conzatti é uma luz apontando para um caminho diferente e possível, movido pela solidariedade e pelo bem comum.”
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Mateus Wesp (PSDB), Juvir Costella (MDB) e Vilmar Lourenço (PP), além do presidente do TCE, Alexandre Postal, e do chefe interino da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas, prestigiaram o evento.