Distinção - Edição 61

Page 1

®

22.863.212/0001-35 TRIBUNA SC EIRELI

Mala Direta Básica

DISTINÇÃO 061

Ed. 61 - Março/2020 - Paraná e Santa Catarina

SCHEFFER: 25 ANOS DE TECNOLOGIA EM MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

GRUPO INDUSPARQUET CHEGA AOS 50 ANOS COM 450 MIL M2 DE PARQUES INDUSTRIAIS

YOU!, DA CONSTRUTORA PASS-E, COM VISTAS 360º DE ITAJAÍ

HÁ 20 ANOS A REDE CONDOR IMPLANTAVA O PRIMEIRO HIPERMERCADO DO PARANÁ


SAÚDE

ERS INVESTE NA ÁREA MÉDICA Além do San Carlo Centro de Saúde, a ERS Empreendimentos continua investindo na área médica em Balneário Camboriú. Está em edificação a Clínica para Mulheres, prevista para ser entregue em 2022. Em 2024 deverá ser inaugurado o Hospital Dia, com área a ser construída de 1.800 m2 e estacionamento para 100 veículos. E em 2026 a construtora deverá entregar para as cidades da região o Hospital Geral, com 6.000 m2 e vagas para 200 veículos.

Com 25 anos de existência, a ERS já edificou 70.000 m2 em Balneário Camboriú. Recentemente, depois de ter entregue o Residencial San Carlo e concluindo o Villaggio Del Mare, a construtora está construindo o edifício San Valentin na rua 2480, com previsão de entrega para 2022. Já aprovado pela Municipalidade, está o Edifício san Andrés no bairro Pioneiros. E prepara-se para implantar aquele que será o seu maior empreendimento: o Edifício San Paolo, com 14.800 m2 e 42 pavimentos, na área central da cidade.

Aspectos do San Carlo Centro de Saúde, que estará sendo inaugurado em Março em Balneário Camboriú, na rua 3050, 118, sala 01, centro.

2 • Revista Distinção

tribunasc.com/distincao


Dra. Talita Siemann Santos Pereira

Errata Na edição anterior, edição 60, revista Distinção, dezembro de 2019 – Paraná e Santa Catarina -, matéria da página 10, intitulada “ERS investe na área médica”, foi escrito:

“Quem está a frente dessa nova atividade é a Dra. Talita Siemann Santos Pereira, médica cirurgiã e mastologista, que conclui curso de aperfeiçoamento em mastologia na PUC – Pontifícia Universidade Católica – de Curitiba. Era, porém, para ser escrito:

tribunasc.com/distincao

“Dra. Talita Siemann Santos Pereira, médica com residência em cirurgia geral pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná e residência médica de mastologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente cursa Pós Graduação no Instituto Albert Einstein em cuidados paliativos”.

A Dra. Talita estará a frente do San Carlo Centro de Saúde, um centro de especialidades médicas localizado na rua 3050 em Balneário Camboriú que trará aos profissionais e pacientes conforto, credibilidade e atendimento humanizado. Sua abertura está programada para o próximo mês de Março. ◼

Revista Distinção • 3


CONDOR

Rede Condor inaugurou o primeiro Hipermercado há 20 anos Rede tem 53 lojas no Paraná e em Santa Catarina, mas foi a partir do ano 2.000 que surgiram os Hipermercados No dia 13 de março de 1974 o jovem Pedro Joanir Zonta adquiriu um mercadinho de 110 m2 no bairro do Pinheirinho, em Curitiba e iniciou suas atividades ao lado de 5 funcionários. 46 anos depois, o Condor é uma vasta rede com mais de 12.000 colaboradores e 53 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná e 3 cidades de Santa Catarina, além de um centro de distribuição com cerca de 70 mil metros quadrados. Quer dizer: o mercadinho de 110 m2 seria hoje, para a rede, de quase total insignificância, não fosse o aspecto histórico, o início de uma grande – e vitoriosa – jornada.

Tem uma outra história de empreendedorismo: quando uma grande rede de supermercados paranaense foi vendida para um grupo estrangeiro, Joanir Zonta viu a oportunidade para consolidar-se no mercado. E de imediato informatizou as lojas, informatizou a empresa e passou a adotar práticas inovadoras de gestão e marketing. A expansão da empresa de forma planejada, com recursos próprios e do BNDES, além do constante treinamento dos colaboradores, foram essenciais para essa consolidação.

O primeiro Condor, com 110 m2

Aspectos do Hiper pioneiro, em Londrina

Hipermercados Dentro dessa evolução e modernidade, o ano 2.000 marcou a era dos Hipermercados Condor, um novo estilo de lojas, com mais espaço, mais praticidade, mais atrações. O primeiro deles foi em Londrina (Rua Rio Grande do Sul 50, Vila Matarazzo), no mês de Agosto, seguindo-se, em 2001, as lojas de São José dos Pinhais e Ponta Grossa Nova Rússia e, em 2002, o de Curitiba Nilo Peçanha.

Hipermercado é uma loja de grande porte, contendo as características de um su-

4 • Revista Distinção

permercado com uma loja de departamento, tendo área de venda superior a 2.500 m2. Oferece uma variedade muito grande de produtos e serviços dos mais diversos, que vão além de alimentação e produtos de higiene, limpeza e perfumaria, mas oferece também a comercialização de roupas, calçados, acessórios de beleza, eletrônicos, eletrodomésticos e diversos outros produtos. Muitos deles com restaurante, lanchonete e lojas de serviços em seu interior. Hoje a modernidade está em cada loja Condor e a cada nova inauguração surgem novas tecnologias, inclusive de conservação de energia elétrica, economia de água, claridade solar.

tribunasc.com/distincao


Hipermercado Curitiba Vila Torres

Em Santa Catarina Em 2016, a empresa alcançou um outro marco na sua história: abriu a primeira loja fora do estado do Paraná, localizada em Joinville, em Santa Catarina. O empreendimento, que gera 450 empregos diretos para a cidade, possui um espaço denominado Galeria das Flores, que gera mais 200 empregos e conta com 61 lojas de apoio e uma Praça de Alimentação com oito opções de estabelecimentos gastronômicos. Para o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, expandir fronteiras

e abrir uma loja fora do estado do Paraná foi uma conquista muito importante para a rede. “Poder investir em mais um estado representa muito para o Condor, pois estamos gerando emprego, renda, contribuindo para o crescimento de Joinville e Santa Catarina e ainda oferecendo mais uma opção de compras aos joinvilenses”, afirmou o presidente do Condor.

Atualmente, o Condor tem, em Santa Catarina, mais uma loja em Joinville e outras em Jaraguá do Sul (inaugurada no final do ano passado) e Mafra. ◼

HIPERMERCADO UMA PALAVRA QUE O

COLOCOU NO DICIONÁRIO DO PARANÁ E DOS PARANAENSES. HÁ 20 ANOS. HOMENAGEM DO PARCEIRO

WWW.POLIPRINTPLASTICOS.COM.BR

O empreendedor Pedro Joanir Zonta tribunasc.com/distincao

(11) 4654-7800

POLIPRINT@UOL.COM.BR

Revista Distinção • 5


TECNOLOGIA

Scheffer: 25 anos de tecnologia em movimentação de mercadorias Quando, em 1995, o empreendedor Frederico Nicolau Scheffer (natural de Ipiranga, Pr) lançava no mercado o primeiro Sistema com Transelevadores Automatizados para armazéns de cargas, totalmente brasileiro, estava nascendo a SCHEFFER LOGÍSTICA E AUTOMAÇÃO LTDA.

A Scheffer tem sua instalação fabril localizada na cidade de Ponta Grossa – PR e conta também com os escritórios de assistência técnica em Campinas – SP, Guarulhos – SP, Rio de Janeiro – RJ e Manaus - AM. A trajetória Em busca de novas de tecnologias, agregando valor ao processo e produto do cliente, a Scheffer consolidou-se no mercado nacional.

São passados 25 anos e a SCHEFFER comemora, pois, o jubileu de prata de fundação. A empresa é administrada pelas filhas do fundador, Simone Scheffer Miguel e Patrícia Scheffer Schlumberger e pelo diretor superintendente Afif Miguel Filho.

Com os diretores, mais a competência e eficiência dos 150 colaboradores, entre técnicos, engenheiros, funcionários em geral, a empresa cresce.

O primeiro Sistema com Transelevadores Automatizados, de 1995, seria hoje peça de museu, tantos foram – e estão sendo – os avanços tecnológicos, as variadas soluções que são produzidas na fábrica de Ponta Grossa (rua Pedro Mezzomo 256, Jardim Los Angeles) visando soluções em movimentação de cargas, onde velocidade, precisão e segurança convivam em harmonia e tendo como resultado final, para as empresas- clientes, alta eficiência e qualidade.

A fábrica, em Ponta Grossa

Os equipamentos Scheffer podem ser encontrados em todo o Brasil em aeroportos, indústrias, armazéns logísticos, centros de distribuição. E a cidade de Ponta Grossa pode orgulhar-se da empresa, de capital 100% nacional, pela geração de tecnologia, de empregos e divisas. Na verdade, a Princesa dos Campos reconhece isso, tendo concedido a Frederico Nicolau Scheffer o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa (projeto de lei 026/2008, de autoria do vereador Julio Kuller, sancionado pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho).

Saem da fábrica princesina armazéns autoportantes com transelevadores, armazéns convencionais com transelevadores, armazéns para pequenos volumes (miniload), soluções para separação de pedidos, softwares, células de paletização, transportadores para paletes e caixas, carregamentos automáticos, carros de transferência, sistema de armazenagem vertical para pequenos volumes, sistema de carregamento automático de caminhões, etc. Um lançamento recente foi o módulo de sistema de armazenagem vertical para pequenos volumes.

O fundador Frederico Nicolau Scheffer, sua esposa Eliane Soave Scheffer e Patrícia Scheffer Schlumberger e Simone Scheffer Miguel, sucessoras. 6 • Revista Distinção

Afinal, o planeta gira, as pessoas circulam incessantemente, mercadorias são movimentadas dia e noite ao redor do mundo, seja por terra, mar ou ar.

tribunasc.com/distincao


Trajetória Em busca de novas tecnologias, agregando valor ao processo e produto do cliente, a Scheffer consolidou-se no mercado nacional. Além do desenvolvimento e instalação do primeiro transelevador, em 1995, a trajetória prosseguiu com a criação da unidade exclusiva para fabricação de sistemas automatizados Scheffer Logística e Automação em 2001, primeira obra com sistemas autoportantes de armazenagem com transelevador em 2004, primeira instalação com sistema de armazenagem para baixa temperatura em 2009, instalação da primeira obra turn key integrada de sistemas de armazenagem e solução para picking em 2013, startup da primeira obra com sistema de controle por RFID (rádio freqüência) em 2017.

Interior da fábrica

Projetos, soluções: é a Scheffer A Scheffer implanta projetos de acordo com as necessidades dos clientes, visando soluções para armazenagem automática, movimentação de cargas, separação de pedidos, manipulação robotizada, elevação de cargas, WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns -, assistência técnica, ergonomia, acessibilidade, sistema de controle por RFID (rádio-frequência). Para que isso aconteça, são utilizadas as mais modernas e variadas técnicas de mecânica, eletrônica, automação, robotização. Tudo com rígido controle de qualidade. O diretor-superintendente, Afif Miguel Filho, destaca que a Scheffer tem mais de 500 empresas- clientes, espalhadas pelo Brasil. São dos mais variados tamanhos e variadas atividades, como indústrias, aeroportos, centros de distribuição, logística. Algumas das empresas atendidas pela Scheffer : O Boticário, ABB, Facchini, Renault, Mercedes Benz, Grupo CRM (Kopenhagen e Brasil Cacau), John Deere, Hering, Oxiteno, Arauco, Cacau Show, Hayamax, Toyota, TAM, Vipal, Natural One, Sierra Móveis, Força Aérea Brasileira, INFRAERO de Manaus, GRUAirport, RioGaleão, Aeroportos Brasil Viracopos, Arcelor Mittal, Ambev, Nestlé, Marilan, Itambé, Klabin, Sonoco, Chevron, Souza Cruz, Tramontina, Herald, M. Dias Branco, Luft, Electra, GE, Rochesa, Castrolanda, Honda, Saint Gobain, Sony, Romi, Castrolanda, BRF, Lepper, Fiação São Bento, Bel, Bandag, Tauste, Adimax, Halex/Istar, entre outras. Na fábrica da Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo (SP), a empresa de Ponta Grossa implantou uma linha de montagem de chassis de ônibus com plataformas em movimentos guiados sobre transportadores, para que uma mesma equipe pudesse executar as tarefas de montagem dentro da célula de trabalho.

tribunasc.com/distincao

Para a Cooperativa Castrolanda, em Castro (Pr), um sistema de armazenagem automatizado com transelevadores e carro satélite. Para o GRUPO CRM (Kopenhagen e Brasil Cacau), em Extrema (MG), um sistema de armazenagem e picking automatizados, baseados no conceito de produto ao homem. O projeto tem sistema de transferência automatizado, através caminhão dedicado entre a fábrica e o novo CD.

Para a Hayamax, empresa de Londrina (Pr), distribuidora de produtos eletrônicos, foi implantado em Ibiporã (Pr) um armazém automatizado de paletes e caixas. São 3.000 posições paletes divididas em 3 corredores, com transelevadores de garfo telescópico de dupla profundidade. A unidade conta com 19.440 posições de caixas divididas em 6 corredores com transelevadores mini load. O setor de paletes/caixas ocupa uma área total de 2.130 m2, onde os transelevadores são integrados com transportadores e demais equipamentos de movimentação para a realização do processo de picking das cargas.

Para a Cacau Show, em Itapevi (SP), transelevadores automáticos, transportadores, elevadores e um sistema de carregamento automático de caminhões, fazem parte da cultura da empresa. Conforme Afif, a Scheffer vivenciou a expansão de sistemas implantados pela Cacau Show que começou com 500 posições de paletes armazenados automaticamente na fábrica da Casa Verde, SP. Hoje, a empresa, na nova unidade de Itapevi (SP), chega às 40.000 posições de armazenagens automáticas.

Para todas as empresas, em todos os casos, a Scheffer garante manutenções preventivas e corretivas. Há equipes trabalhando inclusive dentro dessas empresas-clientes.

Armazém autoportante com transelevador

Revista Distinção • 7


RETAGUARDA

Na retaguarda, ainda, tem toda uma equipe de assistência técnica.

A equipe de engenharia está apta a estudar cada caso para desenvolver uma solução adequada para os clientes. As diversas opções de layout permitem a integração do sistema de armazenagem com outras áreas e equipamentos já existentes, bem como a integração entre sistemas de gerenciamento (ERP/WMS) existentes. Os transelevadores Scheffer contam com alta tecnologia e visam melhoras significativas para os processos logísticos. Projetados para trabalhar em corredores mais estrei-

tos, se comparados com empilhadeiras, ocupam menor área e garantem uma compactação de corredores. O sistema pode ser projetado para trabalhar em simples e dupla profundidade com garfo telescópico ou múltiplas profundidades com o carro satélite.

A marca Scheffer (agora com novo e moderno logotipo) está presente em cidades como São Paulo, Manaus, Londrina, Ibiporã, Extrema, Itapevi, São Bento do Sul, Joinville, Mafra, Salto de Pirapora, Brasília, Goiânia, Santa Bárbara do Oeste, Uberlândia, Salvador, Castro, e outras.

Scheffer: desenvolvendo soluções para movimentar o mundo

8 • Revista Distinção

tribunasc.com/distincao


Diferenciais da Scheffer A Scheffer destaca-se por ser a primeira empresa nacional com fabricação de sistema de armazenagem automático com transelevadores, buscando a melhoria contínua de seus produtos e soluções.

Equipamento nacional

A fabricação dos equipamentos é nacional, bem como é dada prioridade para utilizar componentes já nacionalizados em seus produtos. Facilitando o fornecimento de peças de reposição aos seus clientes.

Assistência Técnica nacional

Com equipes instaladas pelo território nacional a Scheffer atende rápida e efetivamente as necessidades de seus clientes.

Capacidade de Personalização

A Scheffer entende que seu foco principal é o cliente e por esse motivo suas soluções são personalizáveis de acordo com o tipo de segmento.

Mesa elevatória hidráulica

Equipamento projetado para ser autoportante, ou seja, o armazém é o prédio tribunasc.com/distincao

Revista Distinção • 9


ESTRUTURA

Características dos equipamentos Scheffer ARMAZÉM AUTOPORTANTE COM TRANSELEVADOR Otimização de área – equipamento projetado para ser autoportante, ou seja, o armazém é o prédio. Dessa forma, é possível trabalhar com armazéns de até 40 metros.

Eficiência energética- equipamento opera em sistema automático com tecnologia regenerativa de energia.

ARMAZÉM CONVENCIONAL COM TRANSELEVADOR

Otimização de área- devido à modularização e reorganização das cargas o equipamento propicia redução de corredo-

res operacionais.

SOLUÇÕES PARA SEPARAÇÃO DE PEDIDOS

ARMAZENAGEM PARA PEQUENOS VOLUMES (MINILOAD)

Ergonomia- estações de trabalho visam a melhor posição ergonômica do operador.

Eficiência energética- equipamento opera em sistema automático com tecnologia regenerativa de energia.

Customização- Os projetos de picking são desenvolvidos com base na necessidade de cada cliente.

Gestão inteligente- sistema de gerenciamento do armazém integrado com outras plataformas, garantindo alta performance e redução de erros operacionais.

TRANSPORTADORES PARA PALETES E CAIXAS

Modularização- equipamento projeto em formato modular, permitindo ao cliente desenvolver e implantar seu projeto em fases, de acordo com suas metas de crescimento.

Modularização- projeto desenvolvido para permitir ampliações e alterações de layout sem a necessidade de substituição do equipamento. Segurança- equipamentos adequados às normas de segurança exigidas no mercado.

CARREGAMENTO AUTOMÁTICO

Velocidade – menor tempo para carregar e descarregar o caminhão. Operação- reduz gastos operacionais com carregamento e descarregamento.

CARRO DE TRANSFERÊNCIA

Baixa manutenção- equipamento fabricado com componentes de primeira linha, com baixo desgaste de componentes.

Modularização- capacidade de ampliar a produção através da instalação de mais carros na linha. ◼

Armazenagem para pequenos volumes (Miniload)

10 • Revista Distinção

tribunasc.com/distincao


FRASES

Pensamentos sobre Economia /pioneiragrupo

47 3263 3400 47 99631 0540

Churchill, Winston A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.

Shaw, Bernard Se todos os economistas fossem postos lado a lado, nunca chegariam a uma conclusão.

Franklin, Benjamim Se comprares aquilo de que não careces, não tardarás a vender o que te é necessário.

Smith, Adam Naqueles governos corruptos, em que há pelo menos suspeita geral de muita despesa desnecessária e grande malversação da renda pública, as leis que proíbem o contrabando são muito pouco respeitadas.

Smith, Adam A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes...

Marquês de Maricá A economia com o trabalho é uma preciosa mina de ouro.

CONTABILIDADE

EMPREENDIMENTOS

CONSULTORIA

DESDE 1991 CUIDANDO DO SEU PATRIMÔNIO.

Disney, Walt Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor. ◼

Rua 904, 958 - Centro - Balneário Camboriú - SC PIONEIRA.CNT.BR

DISTINÇÃO PR e SC tribunasc.com/distincao facebook.com/GrupoTribunaSC CNPJ 22.863.212/0001-35 Tribuna SC Eireli ME

EDITOR E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Victor Grein Neto victorjornal@yahoo.com.br Fone/WhatsApp (41) 99191-3296 DEPARTAMENTO COMERCIAL: Jaime de Souza Moraes jaime@tribunasc.com / (41) 3319-8754

PROJETO GRÁFICO E DESIGN: Ulidh Marketing e Editoração CNPJ 31.180.791/0001-02—Luiz Paulo Pietsiaki Moraes (41) 98814-8436 IMPRESSÃO: GRAFINORTE (Apucarana - Paraná)

tribunasc.com/distincao

Revista Distinção • 11


INDUSPARQUET

Indusparquet, maior fabricante de pisos de madeira sólidos do Brasil, chega aos 50 anos Tradição familiar centenária no setor madeireiro, o Grupo Indusparquet completou 50 anos de fundação. E essa rica história se iniciou em 1894, quando motivados pelo sonho de um mundo novo, Gigio – avô de Luiz Francisco Uliana e José Antônio Baggio – veio com seus familiares da Itália para o Brasil para trabalhar nas plantações de café.

Estabelecido no Interior do Estado de São Paulo, Gigio, tornou-se carpinteiro e montou uma oficina de móveis que rapidamente se tornou uma madeireira. Ao final da década de 1940 seus filhos, criados no chão de fábrica, assumiram a direção da madeireira que produzia móveis, estruturas para telhados, tacos, assoalhos e esquadrias. Idrico Uliana - pai de Kiko e Tio de Zé Antônio -, o filho de Gigio, utilizava as

Fábrica de Tietê (SP)

sobras de madeira para fazer parquet mosaico, um produto já famoso na Europa, mas ainda pouco conhecido no Brasil.

Em 1969, dois primos, parceiros e amigos, Kiko (Luiz Francisco Fávero Uliana) e Zé (José Antônio Baggio), ambos com apenas 20 anos, porém atentos ao sucesso do parquet mosaico, decidiram iniciar com o apoio de seu Idrico, a própria produção dos parquets, em um galpão alugado de 150 m², e assim em 12 de janeiro de 1970, surgiu a Indusparquet na cidade de v/SP. Em 1971, Kiko e Zé iniciaram a faculdade de administração de empresas no período noturno, e para aproveitar as viagens, faziam entrega de produtos com uma kombi e quando necessário 4 colegas,

Em 1972, foi adquirido um terreno de 11.000 m², onde foi construída a nova fábrica (hoje desativada, sendo utilizada apenas como depósito).

Em 1982 a Indusparquet, iniciou sua expansão internacional. Ter um produto exótico e um dealer que possuía grande permeabilidade no mercado abriu as portas para a marca entrar no mercado americano no meio da década de 1990. Já o lançamen-

to dos pisos prontos em 1997, por chegarem ao local de instalação envernizados, a solidificou.

Em 1988, o terreno ficou pequeno e para ampliar a fábrica e poder atender a demanda das exportações, principalmente na Itália, um novo espaço foi adquirido, o terreno na Rodovia SP 127 – KM 75,5, onde fica situada a fábrica hoje. A Indusparquet possui um total de 450 mil metros quadrados de parques industriais e 40 mil metros cúbicos de estoque de madeira. Estoque esse que é um dos diferenciais da empresa e faz toda diferença no processo de produção.

Produtos da Indusparquet

• Tradicional: Conhecido como “Tábua Corrida”, consiste em réguas corridas de madeira maciça na espessura de 19 mm, tamanhos e larguras disponíveis em diversas medidas. • Piso Pronto: São réguas de madeira maciças com tamanhos, espessuras e larguras disponíveis em diversas medidas. Dispensa acabamento na obra pois sai envernizado de fábrica com até 9 camadas de verniz com óxidos de alumínio e secagem UV, que a garantem alta resistência ao tráfego intenso.

12 • Revista Distinção

que viajavam junto ajudavam a descarregar. Eles saiam da fábrica às 17:30; as aulas começavam às 19:30 e se encerravam às 23:00. Indo dormir à 01:00 para levantar-se às 06:00. As entregas com a Kombi no interior eram feitas pelo Zé e em São Paulo por Kiko.

• Multistrato: Piso confeccionado em lamelas de 3,4 e 5 mm de espessura, de madeira nobre de alta densidade. Sua base é feita em recortes de madeira maciça cruzados, que garantem a estabilidade do piso, evitando a abertura de frestas e empenamentos. Recebe até 9 camadas de verniz com óxidos de alumínio e secagem especial UV, procedimentos realizados em sua produção por maquinários com a mais alta tecnologia, que garantem alta resistência ao tráfego intenso.

• Antiquity: Esta variedade dos pisos Indusparquet passa por um tratamento especial que confere ao pro-

duto uma aparência de piso antigo, com características de demolição, porém em uma madeira nova.

• Decor – Revestimento de parede: As pastilhas para revestimento de paredes Indusparquet possuem acabamentos diferenciado, através de escovamento, pintura em patina, lixamento entre outros. São indicadas para todo tipo de ambiente interno, como hall, salão de festas, salas, quartos etc. • Decor – Breeze: Com diferentes medidas disponíveis em diversas espécies, o produto tem como diferencial o sistema de encaixe, que facilita a instalação.

tribunasc.com/distincao


• Deck: Esse piso recebe um condicionamento especial para áreas externas. É produzido em madeira maciça e apresenta características naturais de resistências e durabilidade, perante a várias condições climáticas e ao tráfego de pessoas. Recebe acabamento no local, podendo aplicar óleo ou verniz. Os decks Indusparquet são encontrados nos

modelos: Lisos, Frisados, Liso F/F e Zigirinato F/F, e nas espécies: Cumaru e Ipê.

• Soleiras: As Soleiras da Indusparquet podem ser utilizadas para divisão de ambientes e também para revestimento de escadas, como degraus e espelhos.

• Lambri: Conhecido como forro de madeira, é usado para revestir tetos de ambientes internos ou beirais externos de casas.

A experiência de mercado, aliada a alta tecnologia, faz com que a Indusparquet seja considerada a maior fabricante de pisos de madeira sólidos do Brasil.

Alguns produtos Indusparquet tribunasc.com/distincao

Revista Distinção • 13


PRODUTOS

Outros produtos da Indusparquet

14 • Revista Distinção

tribunasc.com/distincao


A curitibana Masterpiso Sempre pensando em crescimento e inovação, em 2011 a Masterpiso Engineered Floors, unificou- se ao Grupo Indusparquet e, juntas, Indusparquet e Masterpiso, oferecem uma variada gama de pisos de madeira. Essa junção trouxe inovação a produção dos pisos multiestruturados e multilaminados.

Localizada em Curitiba, a Masterpiso já possuía mais de meio século de experiência no setor madeireiro e mais de 10 anos de atuação no Mercado de pisos em madeira engenheirados.

A Masterpiso oferece ao mercado produtos de ele-

Fotos da fábrica da Masterpiso

vado padrão de qualidade, com base em normas internacionais muito rigorosas e verificadas em laboratórios de alto padrão, inclusive certificados pela CARB (California Air Resources Board) que, em parceria com a Agência de Proteção ao Meio Ambiente do Estado da Califórnia nos EUA, avalia a emissão de formaldeído em produtos com base em madeira, e cujo padrão é muito restritivo.

Utilizando tecnologia especializada, a marca dispõe de pisos Multiestruturados e Multilaminados, feitos de uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento em sua base e uma lamela superior de madeira maciça. Com um exigente controle de

O olhar da Masterpiso e a eficiência de seus produtos fizeram a empresa evoluir e conquistar a distribuição no mercado nacional e internacional, em países da América Latina e Europa, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O resultado entregue ao consumidor são pisos versáteis, que proporcionam conforto e beleza ao ambiente.

Produtos da Masterpiso

• Multilaminado e Multiestruturado: Piso com base estruturada em madeira, ou seja, lâminas de madeira de reflorestamento cruzadas entre si para a construção do miolo, revestida com lâminas superior de 3,0 mm ou 4,0 mm de madeira nobre que determina a cor do produto final. Recebe 8 camadas de verniz com aplicação de óxido de alumínio em

tribunasc.com/distincao

umidade da madeira desde o início da produção, seu processo de fabricação tem como objetivo evitar desperdícios e danos no produto final. Além disso, sua instalação é rápida, podendo o ambiente ser utilizado 24 horas após instalado e sua manutenção é muito simples e não é preciso usar cera na limpeza.

uma das camadas e secagem UV, o que proporciona alta resistência ao produto. • Masterpiso Collection: uma linha Premium de Pisos Engenheirados na espécie de madeira carvalho com tonalidades e texturas exclusivas que seguem as últimas tendências da decoração contemporânea mundial.

Revista Distinção • 15


QUALIDADE

O Grupo Indusparquet Por meio de constantes investimentos em tecnologia e desenvolvimento de produtos com alta resistência e durabilidade, o Grupo Indusparquet recebeu o título de Maior fabricante de pisos maciços de madeira tropical. Produz em média 1.400.000 m² por ano. Ao longo dos anos conquistou espaço no mercado nacional e internacional, os produtos presentes em mais de 46 países. Exporta para os 5 continentes por meio de 4 centros de distribuição de 4 centros de distribuição, localizados no Brasil, Estados Unidos, França e Argentina. Além disso o Grupo possuí 2 unidades industriais, sendo 1 em São Paulo e 1 em Curitiba, 4 lojas próprias em São Paulo e 1 em Piracicaba e mais de 90 revendas distribuídas no país. Hoje o grupo tem mais de 700 colaboradores e indiretamente são criados mais de 2. 500 empregos. E devido ao trabalho cuidadoso dos colaboradores, os produtos se difundem pelo mundo, refletindo na

conquista de importantes e criteriosos clientes. Essas são algumas obras referenciais:

• Aeroporto Internacional de Guarulhos;

• Livraria Cultura Shopping Iguatemi | São Paulo; cano;

• Casa Santa Marta | Vati-

• Museu da Música | Amsterdam; • Centro Cultural Miguel Delibes | Espanha.

Com 50 anos de empresa, Kiko e Zé Antônio seguem ativos e incansáveis, transmitindo às novas gerações de herdeiros, funcionários e consumidores, os elementos culturais, as regras e os valores éticos da Indusparquet.

“A MACLINEA PARABENIZA O GRUPO INDUSPARQUET E MASTERPISO PELO JUBILEU DE OURO E SE SENTE HONRADA DE TER SIDO PARCEIRA NO ALCANCE DESTA GRANDE META COM MUITO ORGULHO”.

DESDE 1974 MÁQUINAS E ENGENHARIA PARA MADEIRAS

WWW.MACLINEA.COM.BR

MACLINEA@MACLINEA.COM.BR (41) 3316-3938

AV. DAS INDÚSTRIAS 2420 – CIC – CURITIBA, PR FACEBOOK.COM/MACLINEA

16 • Revista Distinção

YOUTUBE.COM/MACLINEA

(41) 3316-3945

tribunasc.com/distincao


Sustentabilidade Respeitar os recursos naturais é uma premissa do Grupo Indusparquet. A preocupação em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações faz parte da nossa essência, por isso seguimos um modelo de gestão que minimiza os impactos provocados na natureza. O cuidado vai desde a escolha dos nossos fornecedores, das áreas de reflorestamento que mantemos, a utilização da matéria prima que chega nossa empresa.

Toda a matéria prima adquirida pelo Grupo Indusparquet é de origem 100% legal, aprovada pelo IBAMA, provenientes de florestas com Plano de Manejo Florestal, onde as madeiras são licenciadas pelo órgão ambiental competente e possuem o DOF (Documento de Origem Flores-

tal), documento instituído pelo Ministério do Meio Ambiente e representa a licença obrigatória para controle do transporte de produto florestal de origem nativa.

Atualmente, a Indusparquet utiliza madeiras de reflorestamento apenas na confecção das bases dos pisos produzidos na Masterpiso: Linhas Multiestruturado e Multilaminado.

Em 2005 foram adquiridas 2 fazendas para reflorestamentos, ambas localizadas no estado de São Paulo. Nestas fazendas, são cultivadas principalmente as espécies Pinus e Eucalipto, auxiliando assim na preservação das florestas nativas do país.

• A utilização de 100% dos resíduos;

O Grupo Indusparquet possui a certificação de cadeia de custódia FSC®. Adquirido em 2001, o certificado do Forest StewardshipCouncil®, certifica que nossos produtos estão aptos a manusear e comercializar produtos feitos com madeira proveniente de florestas manejadas, de acordo com rigorosos critérios sociais e ambientais.

Toda madeira utilizada para a confecção das lamelas, que compõem a parte superior dos pisos das Linhas Multistrato (IP) e Multiestruturado (MP), não são provenientes de áreas de reflorestamento. Mas sim, são provenientes de floresta nativa (Floresta Amazônica), de áreas onde é executado o “Manejo Florestal”. Sustentabilidade dividida em 3 partes:

• A Tecnologia em prol da sustentabilidade;

• O Manejo Florestal.

Indusparquet: mercado e exportação Em 1970, no início das atividades, em uma modesta construção, com o mínimo de equipamentos e ferramentas necessárias, a Indusparquet, formada então por 3 profissionais – 2 sócios e 1 funcionário – produzia e vendia parquets durante a semana e entregavam e instalavam durante o final de semana em Tietê e nas cidades vizinhas.

Em 1973, com a aquisição de um pequeno terreno, a empresa conseguiu aumentar a produção e a partir daí começou a participação no mercado nacional. Em 1977, os produtos chegaram à capital paulista e à Grande São Paulo, alavancando os negócios e fazendo com que mais uma vez os diretores tivessem que redimensionar a capacidade de produção, instalação, equipamentos e pessoal. Em 1982, foi iniciada a expansão internacional, com a realização da primeira exportação. Modesta, a demanda foi de 2 paletes para os Estados Unidos e 2 containeres para a Itália. Depois do salto internacional, novos desafios foram vencidos. Em 1985 as exportações para a Itália

tribunasc.com/distincao

aumentaram e devido a esse aumento, e para atender a demanda, foi necessária a compra de um novo terreno para a construção de uma fábrica maior e mais moderna – a matriz de hoje.

Em 2010 houve a incorporação da BRW para atender o mercado americano. Já em 2011, foi feita a aquisição da Masterpiso Curitiba, com o início da produção dos pisos engenheirados.

Agradecimentos

A Diretoria da Indusparquet afirma que “todas as nossas conquistas devemos a cada um que vestiu a camisa da empresa diariamente e dedicou horas e horas de suas vidas para apostar no nosso crescimento”. Lembra que “quando começamos os negócios, nós nos espelhávamos em grandes fábricas do Brasil e do mundo e jamais imaginávamos que o Grupo Indusparquet se tornaria a maior fabricante de pisos

maciços de madeira tropical”.

E mais: “sentimos orgulho da nossa história, de poder dizer que somos uma família. Almejamos que a empresa se perpetue, sabemos que o ser humano não é eterno, mas podemos eternizá-la, por meio de nossos produtos de qualidade, compromisso com os clientes e responsabilidade ambiental e social”.

E agradece: “agradecemos primeiramente a Deus. Às nossas famílias. A todos os que colaboram com a empresa, pelo trabalho realizado em conjunto. Nossos colaboradores, dos quais temos o orgulho em poder dizer que ainda temos conosco o nosso funcionário contratado em 28/02/1970, fornecedores, transportadores, revendedores, instaladores de pisos, os especificadores como engenheiros, arquitetos, decoradores parceiros e nossos clientes. Agradecemos também por todas as bênçãos recebidas e poder compartilhar e contribuir com o desenvolvimento econômico e social, não só da cidade de Tietê, mas do país”. ◼

Revista Distinção • 17


INVESTIMENTO

Pass-e Empreendimentos chega aos 15 anos e inaugura o arrojado edifício You! New Style Na rua Onze de Junho 309, bairro Fazenda, a Pass-e Empreendimentos implantou aquele que está sendo considerado um ícone da construção civil de Itajaí, o edifício You! New Style. Com seus 130 metros de altura, 31 pavimentos, a obra é um marco da construtora, um projeto ousado, futurista, com visão 360º de Itajaí do alto de sua imponência, com apartamentos, lofts, 1.775 m2 de áreas de lazer. Um edifício que pode ser visto de longe, de diferentes locais da cidade, a sua cúpula sobressaindo.

A obra marca, sem dúvida, a história da Pass-e, que chega aos 15 anos de

existência em ritmo veloz e constante, oferecendo um leque de opções em moradia e salas comerciais, nos diversos bairros itajaienses e em Balneário Camboriú.

A PASS-E Empreendimentos Ltda está chegando aos 15 anos de existência. Fundada em 2006 com o objeto social de administradora de bens dos sócios, era o início do planejamento para a construção civil. O mercado aos poucos foi se mostrando sustentável e promissor na venda de imóveis e então, em pouco tempo, a PASS-E Empreendimentos iniciou sua atividade na construção de imóveis residenciais e co-

Do alto do You!, vista 360º de Itajaí

Do alto do You!, vista 360º de Itajaí

O ícone, You! New Style

18 • Revista Distinção

merciais em Itajaí e Balneário Camboriú.

Hoje, com quase 15 anos de atividade a PASS-E Empreendimentos, chega a marca de 1.521 imóveis entregues e em construção. Atenta a retomada da economia, 6 novos empreendimentos serão lançados em 2020, que contarão com mais de 700 novas unidades de apartamentos em Itajaí e demais cidades do litoral de Santa Catarina, um feito que somente uma empresa responsável e profissional consegue alcançar. Conta com banco de terrenos próprios para atender futuros lançamentos nos principais bairros de Itajaí. O objetivo de

honrar clientes, parceiros e colaboradores mantem-se vivo e intacto, como principal propósito da companhia.

Os diretores afirmam que “somente a força de uma equipe séria e de profissionais competentes pode transformar um sonho em uma grande empresa”. E agradecem: “nosso muito obrigado a todos, que por algum motivo fazem parte da nossa história”. Reginaldo Uller é o diretor presidente, Joacildo A. Scarton diretor administrativo e financeiro.

Uma das áreas de lazer do empreendimento tribunasc.com/distincao


Um lugar nobre: o bairro Fazenda Local dos mais nobres de Itajaí, onde concentra-se grande parte das atrações turísticas da cidade, o bairro Fazenda tem uma história antiga, que remonta a 1793, quando pertenceu a uma sesmaria obtida pelo Tenente Coronel Alexandre José de Azevedo Leão Coutinho. Após o serviço ativo no Exército, veio residir com sua mulher em uma “fazenda”. Em 1798, sua esposa, dona Amélia de Leão Coutinho, faleceu. Em 1815 o Tenente Coronel contraiu segundas núpcias com dona Felixia Alexandrina. Em 1815, com 64 anos, o militar faleceu em sua “fazenda”, que ficou sob a administração de dona Felícia. Depois da morte dela, porém, seus filhos e netos foram vendendo partes da grande área territorial. E o bairro Fazenda foi surgindo.

Hoje, com o orgulho de ser um dos bairros mais antigos de Itajaí, a Fazenda é

Praça do Relógio

Caminho para Cabeçudas

tribunasc.com/distincao

considerado um bairro central, entre os bairros Centro, Praia Brava e Cabeçudas. É o 4º bairro itajaiense mais populoso, superando inclusive o Centro e só perdendo para Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova. Na saída para Balneário Camboriú, abriga (bem próximo do Edifício You) uma unidade da Havan, com a Estátua da Liberdade e uma filial do Supermercado Bistek, além de uma da Casas Maringá. Na Praça do Relógio está o escritório local da BR Foods. O chamariz turístico da Fazenda é expressivo. Sedia a Avenida Beira-Rio, mais importante pólo gastronômico da cidade e onde estão também a Marina Itajaí e o Centro de Eventos.

Um caminho (que foi aberto na base de dinamites por volta de 1906) leva a uma das praias mais charmosas de Santa Catarina, que é Cabeçudas. O caminho, cerca de 3 km, é um prazer para os caminhantes, ciclistas, motociclistas, corredores. Os atletas costumam dizer que “a paisagem ajuda”.

No seu percurso, o mar sempre aparece majestoso, com suas ondas e areias, o horizonte infinito. Enxergam-se os navios entrando e saindo dos Portos (Itajaí e Navegantes), os barcos de pescadores, pessoas nas praias, bares, restaurantes. Antes de chegar a Cabeçudas, tem a praia do Jeremias e um recordista local de fotografias, que é a pedra considerada Bico do Papagaio. Tem ainda os Molhes da Barra, na Praia da Atalaia, adentrando ao mar e permitindo paisagens espetaculares, como a de

navios e barcos pesqueiros pelo rio Itajaí-Açu. O local é ótimo para a prática de pesca de arremesso. No final, está o Farol. Na Praia do Molhe, uma extensão da Praia da Atalaia, tem quiosques à beira-mar, chuveiros, estacionamento e iluminação noturna para a prática do surf. Já o Parque Natural Municipal da Atalaia, no mágico caminho para Cabeçudas, é uma visita para se ter contato com a natureza, árvores, pássaros, animais. São 19 hectares de área preservada, com 200 espécies de árvores, mais de 100 animais e aves. Os dois mirantes permitem uma vista espetacular da região, as árvores, o mar, as praias. Os investimentos imobiliários de alto padrão proliferam pelo bairro. É onde a Pass-e implantou o arrojado Edifício You e prepara 3 novos lançamentos no mesmo conceito de alto padrão.

A Via Gastronômica

Revista Distinção • 19


VISÃO

Em 15 anos, muitos prédios construídos, muitos em construção, muitos projetados Alguns dos maiores e mais bonitos edifícios construídos em Itajaí e Balneário Camboriú tem uma marca: Pass-e Empreendimentos. Podem ser citados em Itajaí o Morada do Sol Club Residence, Breeze Style Residence, Bourbon Residence, Luiz XV Palace, Villa di Fiori Residenziale, além do arrojado You! New Style. Em Balneário Camboriú, o Costa Splendida Re-

Costa Splendida

Breeze Style

20 • Revista Distinção

sidencial. A Pass-e implanta na Ressacada, em Itajaí – rua Álvaro Beraldi 460) um dos maiores empreendimentos imobiliários de Santa Catarina, que é o parque Europeu Smart Confort. São 6 torres de 14 andares cada (Viena, Madri, Atenas, Paris, Londres e Amsterdã) com arquitetura Neo Clássica Inglesa. As áreas internas

dispõem de salão de festa, Espaço Gourmet, Home Cinema, Espaço Mulher, Espaço Kids. Os apartamentos podem ser com 2 dormitórios com e sem suítes ou duplex com 3 dormitórios. São 3 elevadores por Torre, chafariz, alameda, coleta seletiva de lixo por Torre. Cada torre tem 2 Salões de Festas com Churrasqueira a Carvão, 2 Espaços Gourmet com Churrasquei-

ra a Carvão, Espaço Mulher ,Espaço Kids, Home Cinema, Home Office – Síndico, Depósito. Outra obra de destaque na paisagem de Itajaí é o Sol de Toscana, na Vila Operária, rua Duque de Caxias 70. Os apartamentos são tipo 1 (uma suíte ou um dormitório, cozinha, sala de jantar/estar, sacada integrada com churrasqueira, banheiro social,

área de serviço, garagem. Ou tipo 2 (2 dormitórios, cozinha, sala de jantar/estar, sacada integrada com churrasqueira, banheiro social, área de serviço, garagem

O Sol da Toscana vai dispor de Área de Lazer composta por Fitness Center, Espaço Kids, Brinquedoteca, Sala de Jogos, Espaço Gourmet e Piscina.

Bourbon Residence tribunasc.com/distincao


Lançamento Além de muitos outros projetos em vias de concretização, a Pass-e está lançando atualmente o Due Vite Residence na rua João Gaya 82, esquina com a José Eugênio Muller, bairro Vila Operária, em Itajaí. Será uma torre única com 18 pavimentos, 4 apartamentos por andar (com suíte e mais um dormitório), salão de festas, sala de jogos, piscinas, parque infantil, Praça do Fogo, área fitness.

Além do Due Vite, outro grandioso empreendimento é o Barão de Albuquerque, contendo 3 suítes e situado no bairro Fazenda, um novo marco do luxo e prazer de morar bem próximo das praias e via gastronômica.

O Selfie será um empreendimento jovem e contará com novas tecnologias e tendências da modernidade para o bem estar dos novos clientes que optarem em morar muito próximo ao mar e com vista espetacular das praias. Próximo a diversos serviços, o empreendimento irá oferecer conforto, tranquilidade e ótima localização ao lado do Mar azul celeste de Itajaí.

O Due Vite Residence

Morada do Sol Club Residence

Desde que iniciou como fabricante de blocos de concreto e pavimentos em 2007, a vale do selke vem inves�ndo e inovando em produtos e na qualidade dos mesmos, para oferecer aos clientes a opção mais segura e vantajosa para suas obras. VALE DO SELKE SISTEMAS CONSTRUTIVOS WWW.VALEDOSELKE.COM.BR tribunasc.com/distincao

BLOCOS@VALEDOSELKE.COM.BR FONE: (47) 2102-0101 - BLUMENAU, SC Revista Distinção • 21


RESIDENCIAIS

Villa di Fiori Residenziale

Luiz XV Palace

Sol da Toscana

Área de lazer do Sol da Toscana

Residencial Parque Europeu, um dos maiores empreendimentos O Residencial Parque Europeu, no bairro Ressacada, em Itajaí, em construção pela Pass-e, é atualmente uma das maiores obras da construção civil da região. São 6 torres com 14 andares cada: Viena, Madri, Atenas, Paris, Londres e Amsterdã. A área dos apartamentos varia entre 44,64 m2 a 112,70 m2. As unidades podem ser de até 3 quartos (duplex), 2 dormitórios, uma suíte mais um dormitório, um dormitório. até uma suíte, até 2 banheiros, até duas vagas.

Tem acesso para deficientes, bicicletário, bosque, brinquedoteca, churrasqueira, elevadores, elevador privativo,gás encanado, Gourmet, guarita de segurança, instalações para Internet, jardim, playground, portão eletrônico, portaria 24 hs, Sala Fitness, salão de festas, salão de jogos, salão de vídeo-cinema, TV a cabo, wi-fi. São 2 elevadores por torre, salão de festas em cada torre.

Está localizado próximo da Univali, a 3 minutos do centro. ◼

22 • Revista Distinção

Parque Europeu

tribunasc.com/distincao


RESULTADO

Compagas: expansão de 20% na distribuição de gás natural O resultado confirma o bom momento da indústria paranaense, que teve o melhor desempenho do país em 2019. Do volume total distribuído pela Companhia, 85% foram destinados à indústria AE Notícias A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) aumentou a sua distribuição em 20% em 2019. O volume de gás distribuído no Paraná alcançou a média anual de 1,4 milhões de m³/dia. O resultado confirma o bom momento da indústria paranaense, que registrou crescimento de 5,7% no ano, o melhor desempenho do país. “O gás natural canalizado, insumo de grande importância para o setor, teve uma alta considerável puxada por esse movimento”, afirma Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas. “O mérito é das medidas que estão sendo tomadas pelo Governo do Paraná para melhorar a economia e a infraestrutura do Estado”, completa.

Do volume total distribuído pela Companhia, 85% foram destinados à indústria. Entre aquelas que iniciaram o consumo em 2019 estão a Copo do Brasil, a Rochesa, a Isogama e a BO Paper. Além do incremento na distribuição, mais consumidores passaram a contar com o gás canalizado. No período foram ligados mais de 3,3 mil novos clientes. Para

Foto: ilustração tribunasc.com/distincao

manter o ritmo de crescimento, a Compagas investiu R$ 14 milhões em obras de ampliação e de integridade de rede.

“Crescemos 8% em número de clientes e alcançamos mais de 47 mil unidades nos segmentos residencial, comercial, veicular e industrial, onde queremos gerar maior produtividade em 2020”, afirma Lamastra. Neste ano, o diretor presidente da Compagas explica que o objetivo é otimizar os investimentos já realizados e investir em estudos para a expansão e ampliação da participação do gás natural na matriz energética do Estado.

Compagas

Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia - Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal

sul do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 47mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti. ◼

Foto: ilustração Revista Distinção • 23


TÍTULO

A SUA CLÍNICA MÉDICA DE CONFIANÇA A PARTIR DE MARÇO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

RESPONSÁVEL TÉCNICO: DRA. TALITA S. S. PEREIRA CRM-SC 18486/ RQE 16477

RUA 3050, 118, SALA 01 - CENTRO - BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SC FONE (47) 3360-8989 / COMERCIAL@SANCARLOSAUDE.COM.BR / WWW.SANCARLOSAUDE.COM.BR 24 • Revista Distinção

tribunasc.com/distincao