Revista Cult Patos de Minas

Page 1

#139 BRASIL netcult.com.br 2018 ANO 13 CAPA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO E FAÇA UMA FOTO COM DUDA MAGALHÃES.

PATOS DE MINAS

08

DUDA MAGALHÃES MISS MINAS GERAIS

AGRONEGÓCIOS

Fenamilho 60 anos

ESPORTE

Mercado de Mountain Bike

DESENVOLVIMENTO 2ª cidade de Minas em geração de emprego


ANÚNCIO COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

2 _CULT


CULT_ 3


JAGUAR LAND ROVER EM UBERLÂNDIA É URCA PRIME. Toda a tradição e experiência do Grupo Urca, a serviço da Jaguar Land Rover em Uberlândia e região. Faça-nos uma visita e conheça as condições especiais de inauguração.

4

_CULT Urca Prime Av. dos Vinhedos, 300 - Morada da Colina Uberlândia – MG | (34) 3293-2000

@urcaprime /urcaprime urcaprime.landrover.com.br urcaprime.jaguarbrasil.com.br


EDIÇÃO CULT 139 CÉLIO CARDOSO E GLÉCIO GOULART | DIRETORES

PAPO CULT EDITORIAL E EXPEDIENTE

VERDADE OU MENTIRA?

Com a repercussão negativa das ‘fake news’, a mídia impressa tradicional retoma sua credibilidade. Como disse o filósofo e escritor italiano Umberto Eco: “o drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”. O jornalismo, não como empresa, mas como instituição, precisa criar um escudo para se proteger dessas práticas obscuras e não ser predada pelo fake news. Neste contexto, as revistas ganham força e espaço. O projeto de regionalização com foco nacional da Cult Minas vem neste momento e com perspectivas otimistas de expansão. Primando pela veracidade da informação no compromisso com os nossos leitores e anunciantes, nesta edição apresentamos a terceira Cult Regional, divulgando a cidade de Patos de Minas, sua história e potencial econômico. Nossa estrela de capa é a apresentadora e empresária Sabrina Sato com sua irreverência e espontaneidade, abrindo espaço para outras matérias especiais sobre a mulher, brindando a comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Outro destaque é o ensaio exclusivo do fotógrafo Ita Mazzutti produzido em Xangai - maior cidade da República Popular da China. Você confere ainda temas sobre comportamento, agronegócio, saúde e estética, gastronomia, veículos, política, comunicação, além de um conteúdo especial de cultura e dos cadernos regionais de Araguari e Ituiutaba. Tudo isso e muito mais nesta edição que comprova nosso compromisso de inovação e informação de qualidade com as melhores opções de mídia do mercado. Boa leitura e até a próxima!

Os anúncios, artigos e imagens publicados e assinados são de responsabilidade de seus autores. É expressamente proibido a reprodução, parcial ou total, sem autorização prévia dos seus autores. O conteúdo editorial desta edição não reflete necessariamente a opinião da revista.

Rua Ipanema, 1086 - salas 07 e 08 34 3232-6600 - Bairro Morada da Colina Uberlândia - MG - CEP 38411-038 www.netcult.com.br Revista Cult Minas @revistacult

diretor administrativo Glécio Goulart diretor executivo e comercial Célio Cardoso capa Sabrina Sato , foto Luiza Ferraz e Pedrita Junckes realidade aumentada Massfar colaboradores e colunistas desta edição Anita Godoy, Angelo Cornelli, Cássia Freitas, Cindy Freitas, Dr. Alexandre Fernandes, Arlindo Drummond, Fernando Prado, Chikim Gomes, Bruna Barcelos, Ana Flávia Goulart, Index Estratégias de Comunicação, GA Comunicação, Serifa Comunicação, Agência Q9, Kelson Venâncio, Márcia Chicorsqui, Melina Tavares Comunicação, Cezar Honório Teixeira, Marcos Maracanã, Mônica Cunha, Orlei Moreira, Résia Morais, Lucas Bianchini, Carlos Guimarães Coelho, Sérgio Gouvêa, Evaldo Pighini, Kelly Bastos, Karolina Cordeiro, Lara Paulinny, Paulo Gabriel Jr, Eduardo Reis, Victor Vieira, Gustavo Diniz, Leandro Mattos, Cintia Gonçalves Barbosa, Adriana Sousa, Edjay Muniz, Jerry Coutinho, Gustavo Lazzarini, Eneide Rezende, Daniele Costa, Cláudia Guerra e Jéssica Côrtes. em sociedade Sonia Sampaio estar bem aos 40 Simone Mendes coordenadora de conteúdo Amanda Carvalho representantes comerciais Flávia Tucci, Cláudia Lima, Guiomar Domingos, Cynara Galhardo e Alessandra Araújo. projeto gráfico Agência Sic administrativo Naêssa Marques editor e revisor Chico Lúcio - MTB MG 03682 JP diretor de criação | designer gráfico Jobcriativo - Jeferson Santos fotógrafos colaboradores Mauro Marques, Nina Fotografias, Beto Oliveira, Ita Mazzutti, Leo Crosara, Bruno Fernandes, Hugo Matos, Victor Leonardo, Antonio Rizza e Via Drones. fotos conceito www.sxc.hu.com | gfxtra www.dreamstime.com | shutterstock edição de imagens Santos Edição santosedicaodeimagem@gmail.com impressão CNEC Edigraf anúncios comercial@netcult.com.br - 34 3232-6600 versão digital www.netcult.com.br

Para assinar: www.netcult.com.br Para anunciar: comercial@netcult.com.br

REVISTA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO E DIVIRTA-SE.

CULT_ 5


EDIÇÃO CULT 139 REVISTA INTERATIVA

Cult Patos de Minas Capa Duda Magalhães Foto Mauro Marques Modelo Duda Magalhães Comercial Dênia Mota e Reginaldo Andrade. Conselho Editorial Célio Cardoso, Glécio Goulart, Renato Bontempo, Dudu Gontijo e Reginaldo Andrade. Colaboradores Luiz Henrique Gontijo Reis, Yan Tolentino Sieira, Laryssa Caixeta, Simone Marques e Serifa Comunicação. Agradecimentos Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas), Sindicato Rural de Patos de Minas, Prefeitura de Patos de Minas, CDL Patos de Minas e Village Bistrô.

6 _CULT

ÍNDICE EDIÇÃO REGIONAL IMPRESSA E DIGITAL INTERATIVA

08 38 48 78 102 120 128 138 148 162 170

Patos de Minas, história & desenvolvimento Música, cinema & cultura Saúde, estética & qualidade de vida

Moda, comportamento & estilo de vida

Economia, investimentos, negócios & comunicação Sustentabilidade Geração de energia solar sem investimento Gastronomia, turismo & aventura Eventos, acontecimentos sociais & empresariais

Lançamentos & eventos automotivos

Ituiutaba, cases & negócios Araguari, 2º Batalhão Ferroviário


&

nós da Unicred oferecemos as melhores condições para que você os alcance.

MAIS QUE RELACIONAMENTO:

AMIZADE E CONFIANÇA

ISSO É UNICRED UNICRED.COM.BR/ALIANCA


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS SIMONE MARQUES | ASCOM | PREFEITURA DE PATOS DE MINAS DIVULGAÇÃO

NO BRASIL, A CIDADE FICOU EM 18º LUGAR COM 1791 NOVAS VAGAS CRIADAS

PATOS DE MINAS É O SEGUNDO MUNICÍPIO DO ESTADO EM GERAÇÃO DE EMPREGO

Patos de Minas teve um saldo positivo na geração de novos postos de trabalho em 2017. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados em janeiro, o Município é a segundo do Estado de Minas Gerais e o 18º do Brasil em geração de emprego no ano de 2017. O saldo foi positivo com 1791 novas vagas de emprego formal criadas.

8 _CULT

Segundo o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, esse resultado mostra que Patos de Minas está no caminho certo e vive um novo tempo de desenvolvimento para todos. “Nós já vínhamos acompanhando, mês a mês, a evolução desse quadro de emprego e desemprego, e isso é resultado da força do empresariado de Patos de Minas que trabalha duro em prol da criação de emprego e geração de renda na cidade”, explica José Eustáquio.


O prefeito José Eustáquio tem recebido em seu gabinete diversos empresários que querem investir em Patos de Minas ou têm a intenção de ampliar seus negócios. Dentre eles, estão os diretores do Grupo Mosaic, que comprou a Vale Fertilizantes e que poderão sinalizar, a qualquer momento, a reabertura da jazida da Rocinha no Município, já que o Executivo Municipal está empenhado em buscar este benefício para toda a região. “Além disso, estamos buscando, junto ao Ministério da Agricultura, recursos para o asfaltamento da estrada da Comunidade de Vieiras, onde está sendo instalado um distrito industrial”, revela o prefeito.

O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio

Na contramão do país, que vive uma crise com a perda de mais de 20 mil postos de trabalho com carteira assinada, a cidade tem boas perspectivas para 2018. “Com a chegada de novas empresas à cidade, houve essa contribuição para a criação de novos empregos em Patos de Minas, como o Supermercado ABC, que foi inaugurado dia 31 de janeiro. Além disso, devemos formalizar incentivos fiscais e fazer melhorias na infraestrutura de distritos industriais”, ressalta o prefeito, que anunciou que outras empresas, que se instalarão em Patos de Minas este ano, poderão contribuir ainda mais com a criação de vagas.

CULT_ 9


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS LARYSSA CAIXETA | JORNALISTA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DIVULGAÇÃO

QUE ESSA TERRA GENTIL SEJA SEMPRE PALCO DE “PRIMAVERAS DE BELEZAS”, ENCHENDO DE ORGULHO PATENSES E PATUREBAS

AS RIQUEZAS DA TERRA DO MILHO

Conhecida pelos quatro cantos como sede da Festa Nacional do Milho, Patos de Minas também é famosa pelo seu povo gentil, bonito e acolhedor, como já poetou Leci Strada: “Patos das meninas, morenas, loiras e belas”. Mas, Patos de Minas é bem mais que tudo isso. A começar pelo rico acervo de histórias que carrega. Em meados de século XIX, quando ainda era apenas um ponto de (re)pouso para tropeiros e bandeirantes que se deslocavam até Paracatu em busca de ouro, a região já se destacava pela presença de uma grande lagoa, onde se concentravam inúmeros patos silvestres: a “Lagoa dos Patos”. Aos poucos, o entorno dessa lagoa foi sendo ocupado, até que em 1826, Antônio Joaquim da Silva Guerra e sua mulher, Luzia Corrêa de Andrade, doaram um pedaço de suas terras a Santo Antônio para construção de uma capela, o que originou, em 1828, o Arraial de Santo Antônio da Beira do Paranaíba. O arraial transformou-se em Distrito em 1832 e foi elevado à Vila em 1866, o que aconteceu de fato apenas em 1868. O título de cidade chegou em 1892, daí, se chamou Patos, Guaratinga e, por último, tornou-se Patos de Minas.

Atualmente, a cidade faz parte da mesorregião do Alto Paranaíba. E devido à sua localização estratégica facilita o contato de seus 151 mil habitantes, aproximadamente, com grandes centros comerciais como Uberlândia, Belo Horizonte e São Paulo. Com forte potencial para o desenvolvimento de turismo de eventos e de negócios e sua configuração como Polo de Ensino Universitário, a cidade se destaca por comportar excelentes hotéis, bares e restaurantes, diversificada vida noturna e bom atendimento na área da saúde. Isso sem falar na paisagem composta por suaves montanhas e por uma vegetação típica do cerrado, que atrai vários amantes do ecoturismo e do turismo rural. Além disso, os campos férteis revelam a aptidão para a agricultura e pecuária, principais atividades econômicas desenvolvidas na cidade. Com tantas qualidades, é inegável que Patos de Minas, prestes a completar 150 anos de autonomia política e 126 de elevação ao título de cidade, continua a reluzir as riquezas de sua terra. Que essa terra gentil seja sempre palco de “primaveras de belezas”, enchendo de orgulho patenses e paturebas.

10 _CULT

Histórico da cidade de Patos de Minas 1826 - Patos de Minas era uma fazenda: Os Patos. 1828 - Patos de Minas era um povoado: Santo Antônio da Beira do Rio Paranaíba. 1832 - Patos de Minas era um distrito: Santo Antônio dos Patos. 1866, de fato, 1868 - Patos de Minas era uma vila: Santo Antônio dos Patos. 1892 - Cidade: Patos. 1944 - Cidade: Guaratinga 1945 - Cidade: Patos de Minas

(Fonte: Mello, Antônio de Oliveira. Patos de Minas, meu bem querer. 3.ed. Patos de Minas: Edição da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, 2008).

Poema Patos de Minas Altino Caixeta (Leão de Formosa) Eis a selva bruta e viva, Pré-Colombo, colombina, Terra adâmica, divina, Selvagem, sã, primitiva. A terra é moça-menina. Chegam índios, terra altiva, Plantam milho pelas silvas, Enchem de sonho a campina. Depois é a taba, são matos. É a lagoa, são os patos, São tropeiros, são as sinas. Depois é o padre, a capela, Santo Antônio dentro dela. Depois... é Patos de Minas.


A CIDADE DE MAIOR REFERÊNCIA EM TURISMO, AGORA TEM A MELHOR REVISTA. REVISTA IMPRESSA

BANCA ONLINE

REALIDADE AUMENTADA

Para quem prefere folhear

Disponível na internet

Interação com o seu público

ANUNCIE! EDIÇÃO ARAXÁ 34 3232.6600

comercial@netcult.com.br www.netcult.com.br

É REGIONAL, IMPRESSA E DIGITAL.

CULT_ 11


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS SERIFA COMUNICAÇÃO MAURO MARQUES

PALÁCIO DE CRISTAL ENTREGARÁ, EM 2018, UM DOS MAIORES E MAIS REQUINTADOS SALÕES DE EVENTOS DO BRASIL

DE DECORADOR DE FESTAS A GRANDE EMPRESÁRIO

Natural de Patos de Minas, o empreendedor Rodrigo Magalhães começou a trabalhar ainda bem cedo. Decorações e festas eram alguns dos ofícios que encantavam os olhos do mineiro. Os pequenos trabalhos começaram para os familiares. Rodrigo se responsabilizava em decorar e personalizar as festas. Foi quando descobriu na ornamentação impecável um talento promissor, ganhando, inclusive, visibilidade ao realizar a decoração de festas para pessoas ilustres em todo o estado de Minas Gerais. Em 1991, abriu a sede da empresa de eventos em sua cidade natal. Logo em 1993, com o sonho de expandir os negócios, chegou à segunda maior cidade mineira, Uberlândia, para atender os mais diversos tipos de eventos na região. Sempre visionário e inovador, Magalhães foi além de apenas prestar serviços de decorações de festas. Ele sonhava em ter um espaço para que as pessoas realizassem seu evento com comodidade e sofisticação. Foi então que, em 2005, Rodrigo decide transferir a matriz de Patos e centralizar o negócio em Uberlândia. Foi também neste ano que ele montou a estrutura de eventos no jardim da sede da empresa e desde então nunca mais parou. O Palácio de Cristal tomou forma e virou uma referência na cidade e região. “Já são 33 anos de mercado e mais de 2 mil eventos realizados. Além do volume de demanda crescente, o que me motivou a vir para Uberlândia foi à centralização dos negócios para atuar em mais regiões do país”, explica. Durante todos esses anos, o complexo, que hoje possui cerca de 53 mil m², recebeu grandes e importantes eventos e diversos shows, levando milhares de pessoas a uma das maiores casas de festas em Uberlândia e encantando com seu projeto diferenciado. Nova e imponente estrutura Diante do bom indicador do mercado e o reconhecimento de um trabalho bem feito ao longo dos anos, em 2017, depois de 12 anos de estudos e projetos, o empresário ousou e expandiu o Palácio de Cristal, que esse ano passará por um reposicionamento de marca e de mercado, além de receber um novo nome. Com o investimento, Uberlândia ganha um dos maiores e mais requintados salões funcionais de eventos do país, que passará a ser chamado de ‘Salão Imperial’. O espaço tem capacidade para receber cerca de 5 mil pessoas, em diversos eventos acontecendo de forma simultânea, todos com acesso independente e isolamento acústico, de modo que um evento não interfira em outro. Os vidros bisotê duplos e laminados com películas específicas permitem isolamento acústico e inibem até 80% de raios UV. Além disso, o novo local promete encantar os olhos dos visitantes com pisos e paredes de mármores, espelhos d’águas e jardins. O local está apto para receber diversos eventos desde feiras de negócios, exposições, eventos corporativos a aniversários, casamentos, debutantes e

12 _CULT

formaturas. “A expectativa é realizarmos 12 eventos simultâneos. São mais de 650 datas vendidas, onde receberemos 1,5 milhão pessoas”, salienta Rodrigo. Com mais esse novo ambiente será possível receber eventos do mundo todo, oportunizando serviço, estrutura e encantamento. “Os sonhos dos nossos clientes foram nosso ponto de partida. Ouvíamos, atentamente, tudo que eles desejam para suas festas e tornávamos aquilo realidade. Para isso, conto com uma equipe dinâmica, rigorosa e atenta aos detalhes. São 300 embaixadores treinados, sistematicamente, para me substituir, que têm a missão de encantar os clientes. Tudo que fazemos é feito com excelência e, por isso, graças a Deus, nunca vi nesses 33 anos de profissão e 26 anos de empresa, um cliente frustrado”, reforça.

Desafios Rodrigo afirma que para crescer é preciso investir e superar as adversidades que surgem ao longo do caminho. Ele afirma em tom positivo que a crise econômica e a concorrência trazem uma sucessão contínua de oportunidades. “É claro que os desafios existem, mas faz-nos sair da zona de conforto e inovar. Além dos eventos no Palácio de Cristal, não paramos de fazer eventos externos. Viajamos, montamos grandes estruturas. Investimos em nosso complexo de eventos e por conta de demandas futuras temos intenção de construir um hotel dentro desse novo espaço”, revela. O empresário conta que no começo foi preciso trabalhar com as ferramentas que tinha e mostrar a qualidade do seu trabalho oferecendo mais com menos. O volume de cliente foi crescendo à medida que uns o indicava para outros. Com essa característica empreendedora e vontade de crescer foi em busca de conhecimento, conheceu novos mercados e resolveu apostar. De fato, quem conhece o Palácio de Cristal pode constatar a qualidade e a capacidade de receber qualquer tipo de evento. É possível locar o espaço, mobiliário, decoração de alto padrão, estúdio cenográfico e usufruir de buffet com cardápios definidos de forma personalizada. Para Rodrigo, empreender é mais do que gerir uma empresa. É também liderar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada colaborador. “Acredito que uma equipe bem conduzida e motivada é muito mais eficiente. No Palácio, tudo é feito com amor e zelo. Entendemos que são os detalhes e o cuidado com cada evento que fazem um sonho materializar-se. Posso dizer que o segredo do sucesso é trabalhar com o que gosta e investir tempo e esforço em um negócio que possa mudar a vida das pessoas de alguma forma”, enfatiza.


O empreendedor Rodrigo Magalhães

Linha do Tempo - Palácio de Cristal 1991 - inaugura sede em Patos de Minas. 1993 - inaugura filial em Uberlândia no Bairro Brasil. 2005 - traz a matriz para zona sul de Uberlândia. 2013 - inicia a construção da nova sede. 2018 - Uberlândia ganhará o novo empreendimento. CULT_ 13


14 _CULT


CULT_ 15


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS DA REDAÇÃO MAURO MARQUES

MISS MINAS GERAIS CNB 2018

DUDA MAGALHÃES Confira nosso bate-papo com a atual Miss Minas Gerais, Eduarda Magalhães, que sente-se honrada em representar o estado de Minas Gerais e toda a beleza da mulher mineira. Como tudo começou? Sempre fui fascinada por esse mundo Miss, me inspirava nos grandes nomes de concursos como o Miss Brasil. Era habitualmente chamada para desfilar e fazer fotos para marcas e lojas, sem falar as pessoas que sempre colocavam um pouco de estímulo para que eu participasse de concursos. Já participou de outros concursos? Não, esses foram os primeiros concursos de beleza que participei, tanto o municipal, quanto o estadual, que graças a Deus deram certo. Agora em setembro participarei da etapa nacional, Miss Brasil CNB, representando Minas Gerais.

16 _CULT


ENSAIO COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

Vestidos Ateliê Lua Matos Fotos Mauro Marques Make Up Nathália do Valle Hair Matheus Antônio

CULT_ 17


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS DA REDAÇÃO MAURO MARQUES

Você se sente preparada para o Miss Brasil? Sim, se estou aqui hoje é porque batalhei muito pra chegar até aqui. A caminhada é árdua, mas vale a pena cada momento vivido, cada passo dado, tudo que abdiquei e conquistei. Acho que o importante é ser você mesma, ter coragem, força, amor e sempre dar o melhor que existe dentro de si. Qual aspecto foi o mais difícil durante as preparações? Com certeza a oratória, já melhorei bastante nos dias

18 _CULT

de hoje, mas tenho um pouco de dificuldade que me trava, quando converso em públicos grandes. O que aconselha para quem sonha em ser Miss? É preciso ter os pés no chão, nenhum sonho é fácil de se realizar ou “cai do céu”, você precisa batalhar para isso, às vezes parece fácil, mas não é. E TUDO dependerá de você mesmo. É preciso trabalhar pesado nos projetos e se dedicar bastante em cada detalhe.


Foto Murilo Gharrber Retouch Natanael Sousa Make up Nathália do Valle Hair Matheus Antônio

CULT_ 19


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS LUIZ HENRIQUE GONTIJO DOS REIS | ALUNO DE JORNALISMO DO UNIPAM DIVULGAÇÃO

MERCADO PUBLICITÁRIO PATENSE JÁ SENTE EFEITOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO

PUBLICIDADE

Trabalhar com publicidade, marketing, branding, mídia... comunicação, não é algo simples, pelo contrário, é extremamente complexo, já que exige muita criatividade e planejamento. Para dialogar com o mercado, o coordenador dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), professor Renato Bontempo, promoveu no dia 19 de fevereiro, na instituição, um bate-papo. O encontro, com direito a café da manhã, contou com a participação de representantes de agências de publicidade patenses e alunos da instituição. Na oportunidade, foram discutidos temas como a contribuição do UNIPAM para o desenvolvimento do mercado de comunicação na cidade e a importância de conscientizar a classe empresarial quanto à criação de um setor de comunicação nas empresas. Segundo o diretor de contas da Agência Dom Quixote, publicitário Vinícius Damiane, a profissionalização do mercado patense é algo recente. “Estamos no interior de Minas Gerais, uma cidade extremamente tradicional, que até então produzia suas peças publicitárias sem levar em conta o planejamento, a criatividade, e o resultado”, observa. Para ele, hoje, a cidade tem grandes agências e profissionais renomados e os empresários já começaram a valorizar o trabalho dos publicitários. “Essa é a nossa primeira vitória”, afirma Vinícius Damiane. De acordo com o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UNIPAM, professor

20 _CULT

Renato Bontempo, da última década para cá, novos profissionais saem do UNIPAM e cumprem a importante tarefa de fazer a diferença no mercado de trabalho. Para ele, o novo sempre chama atenção e quando vem acompanhado por uma excelente equipe, boas ideias e uma forma descomplicada de trabalhar, seu resultado é muito positivo. “Estamos felizes com esse encontro, pois podemos conhecer mais do mercado publicitário patense e assim preparar cada vez melhor nosso aluno para esta inserção”, comemora Renato Bontempo. Ele ressaltou ainda que a intenção é aproximar agências e prestadores de serviços, criando um ecossistema de comunicação. Durante a reunião foi discutida também a importância de se valorizar o profissional da área de criação. De acordo com Renato Bontempo, esse profissional está cada vez mais escasso no mercado e as agências precisam se preocupar com essa nova realidade. Renato Bontempo apresentou ainda a Semana da Comunicação (SECOM) 2018, que tem como objetivo trazer profissionais que são referência na área para trocarem experiências com os alunos. Para essa 12ª edição, que acontece de 11 a 15 de junho, o evento será aberto a toda a comunidade e terá como público-alvo as agências de publicidade de toda a região. Em Patos de Minas, por exemplo, são mais de 20 agências de comunicação. Destas, estiveram presentes na reunião Âncora, Be more, B.storm, Dom Quixote, Ilustra, Is Branding, Mix Propaganda, R2C, Studio Astronauta, além da Assessoria de Comunicação da instituição e a Crivo.


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS ORLEI MOREIRA | JORNALISTA MAURO MARQUES | DIVULGAÇÃO

“VAMOS ALIMENTAR O MUNDO”

INÁCIO URBAN

Inácio Urban é fundador e presidente do Grupo Farroupilha

A saga de sucesso do Grupo Farroupilha teve início em 1976 com a chegada ao cerrado do Alto Paranaíba do pequeno produtor da gaúcha Não Me Toque, Inácio Urban. Oriundo de uma família de pequenos agricultores, com sete irmãs, Inácio queria mais do que podia lhe oferecer a pequena terra natal. O sonho de prosperar, criar família em solo mineiro (casou-se em Patos de Minas e tem dois filhos: Érika e Fernando) e aí produzir grãos que ajudassem a alimentar o mundo, aos poucos torna-se uma realidade graças ao seu espírito empreendedor. Foi uma etapa de muita luta, ultrapassando obstáculos numa labuta de sol a sol, no então cerrado inóspito de Patos de Minas. O advento do Polocentro, idealizado e executado pelo então Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, foi uma das alavancas que impulsionaram definitivamente a produção de grãos, desmistificando a ideia de que o cerrado era terra improdutiva. Graças à correção do solo, o cerrado transformou-se em áreas formidáveis para o plantio

e colheita de safras respeitáveis. Estava lançado o embrião do Grupo Farroupilha, um gigante do agronegócio que hoje engloba mais de 20 mil hectares no Alto Paranaíba (produção de milho, soja, etc, e cafés premiados internacionalmente - 70% da produção são exportados), além do Laboratório Farroupilha de Pesquisas e Fábrica de Produtos Biológicos de Excelência, recentemente adquirida pela canadense Lallemand, certificada e respeitada em todo o mundo. Com os filhos Fernando e Érika prestes a assumir as rédeas do grupo, Inácio Urban mantém o mesmo espírito empreendedor de mais de 40 anos atrás, quando desembarcou no Alto Paranaíba. “O Brasil tem tudo para ser uma potência mundial: temos clima, terras, água, energia e um povo trabalhador. Se depender de nós e ninguém atrapalhar, vamos alimentar o mundo num futuro não muito distante”, enfatiza. Orlei Moreira é jornalista, diretor da Prelo Assessoria de Imprensa, cerimonialista e consultor junto ao CEDOC do Jornalismo da TV Integração.

CULT_ 21


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS LUIZ HENRIQUE GONTIJO E YAN TOLENTINO SIEIRA RENATO BONTEMPO

MERCADO DE MOUNTAIN BIKE TEM CRESCIDO MUITO EM PATOS DE MINAS E REGIÃO

MOUNTAIN BIKE

Olímpico desde os Jogos de Atlanta de 1996, o “Mountain bike”, ou mesmo “bicicleta para todos os terrenos”, tem se tornado um sucesso no mundo todo. Tudo começou no estado da Califórnia (EUA), onde ciclistas, que buscavam uma experiência diferente do asfalto, resolveram enfrentar trilhas e terrenos acidentados com suas bicicletas. Não se tem ideia de quem foram os primeiros adeptos do mountain bike em Patos de Minas (MG), mas sabe-se que o terreno dessa região é propício para o esporte, pois o relevo é caracterizado por extensões altas, o que contribui para sua prática. De acordo com o vendedor e comprador da Band Bike - loja especializada em mountain bike e acessórios para todos os tipos de bicicletas, Eneas Gonçalves, o mercado de Mountain Bike em Patos de Minas e região tem crescido muito nos últimos anos. Ele explica que o esporte decolou em Patos

22 _CULT

de Minas no início do ano de 2016, o que aumentou muito o número de pessoas interessadas em comprar bicicletas, acessórios e conhecer as trilhas. “A maior parte das pessoas que procuram os serviços são esportistas profissionais. Mesmo assim, uma quantidade considerável de amadores tem buscado saber sobre bicicletas e a situação do mountain bike atual”, explica Eneas. Para o comerciante e proprietário da Star Bike Bicicletaria, que está há 19 anos no mercado, José Gonçalves dos Santos, na região mineira esse esporte é bem forte. “Hoje a gente tem a Copa Internacional de Mountain Bike que ocorre em Araxá (MG) e o Campeonato Patense de Ciclismo (Patos de Minas). São vários atletas com o nível nacional bem elevado”. Ele comenta ainda que em Patos de Minas existem até campeões


brasileiros da modalidade. “É um esporte que não se ganha dinheiro praticando, mas está no gosto de todo mundo hoje. Claro que falta mais incentivo, mas é bem difundido e está crescendo muito”, revela José Gonçalves. O competidor profissional de mountain bike, Silvinho Amorin, é um grande exemplo de sucesso patense nesse esporte. Ele foi o vencedor da última etapa do Big Biker Cup 2011, competição de expressividade nacional, e alcançou o vice-campeonato. Mas as conquistas não param por aí, ele coleciona vários títulos regionais e muitos outros vice-campeonatos, alcançando assim, em muitos momentos, ser um dos destaques no grupo de principais atletas de mountain bike do país. Professor do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e amante de Mountain Bike, Pablo Fonseca, tem uma visão promissora do mercado geral do esporte no interior de Minas Gerais. “De forma geral, o número de pessoas que aderem ao esporte aumentou, principalmente o pessoal de mais de 50, 60 anos. Mas, mesmo assim, muitos jovens ainda têm aderido ao esporte”, observa o professor graduado e pós-graduado em áreas da Administração. Em maio, no dia 6, irá acontecer na cidade de Patos de Minas a “Maratona do Milho”, a primeira em comemoração aos 60 anos da Festa Nacional do Milho (Fenamilho),

que terá um trajeto de 62 km. Realizado, na mesma cidade, no dia 4 de fevereiro de 2018, o Desafio Tora Racing de Mountain Bike, reuniu mais de 100 ciclistas de Patos de Minas, Vazante, Uberlândia, Brasília e até competidores da Bahia.

Afinal, a vida existe para ser curtida! Nós priorizamos o seu tempo pra você priorizar a sua vida. (34) 3825-7048 www.frutlimp.com.br

(34) 9 9829-2636 CULT_ 23


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS DUDU GONTIJO | BLOGGER DIVULGAÇÃO

NOSSA SOCIEDADE EM EVIDÊNCIA

CIRCUITO PATOS

PARABÉNS! Em destaque, o aniversário de Luiza. Ela comemorou 9 anos de vida numa grande festa com seus familiares e convidados

ARTISTAS Alexandre Spinola (Personnart), João Passos (fotógrafo da Caras), Dila Spinola ( Personnart ) e David Dalmau (artista plástico)

Cláudia e Cecilia (Art Interiores), Júlia e Wilson (Agroceres) em noite especial da formatura de Cecília

Carol Maia com Dr. Eduardo Watana em férias em Praga

CARINHO Não poderia faltar esta selfie com as pessoas que cuidam de mim praticamente todos os dias: Dani Almeida (Clínica Vivência), Stella Mendonça (Stella Mendonça & Equipe) e Gabriela (Conceito Eventos)

Edna Urban curtindo suas férias na Pousada Villa de Trancoso, lugar encantador que recebe apenas 30 hóspedes por temporada

24 _CULT Eduardo, Duda, a aniversariante Carol Maia, Luca e Celida

Noite de comemoração especial, Junio Moreto e Maiara Reis

Erika Araújo e Sérgio Vita, proprietários Água e Terra


Jì Gontijo curtindo uma bela tarde de verão em seu novo jardim

Lara e Geraldo, professores e proprietários do IPD

Felipe Seibt, Karina Gontijo Seibt, Priscila Gontijo, Maria Eduarda Gontijo Seibt e Bruno Gontijo em viagem pela Europa na monumental Tour Eiffel

O casal Dr. Lúcio Fonseca e Flávia Clara Rios em Capri

Noite em festa da Família Bahia de Faria - Júlia, Oscar, Ludmila e Matheus

Respeitada empresária Maria Almira Mesquita (Boticário) em noite de descontração

Os empresários Tiago César Ribeiro (Sócio-Diretor de Projetos Água e Terra) e Ludimila Ribeiro (Ensina Mais Patos de Minas)

Pelos bailes da vida - Sabrina e Andra Dantas Sempre comemorando a vida, Luciano Salkw e Carlos Naimeg

CULT_ 25


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS DUDU GONTIJO | BLOGGER DIVULGAÇÃO

DESIGN E TECNOLOGIA EM UMA MALA

TROLLEY DA PRADA Já pensou em transportar sua bagagem da forma mais descolada possível e em total segurança? Então, a Prada, marca que amo pela atitude e DNA fortíssimos, lança a “Trolley”, além de descolada, super tecnológica. Entenda, a novidade é a função “Bag Tracker” - um dispositivo inserido no interior das Trolleys, que a partir de um aplicativo disponível para IOS e Android, conecta o dispositivo com o smartphone do usuário. O telefone utiliza a

tecnologia Bluetooth para localizar a bagagem dentro de um raio de 40 metros de distância, alertando ao usuário quando a bagagem está dentro ou fora deste raio. Este sistema pode ser usado para a prevenção de roubos em locais públicos ou meios de transporte, para verificar se a bagagem está no mesmo meio de transporte do usuário, além de ser um modo de ganhar tempo nas esteiras de retirada de bagagens. (Fonte: Assessoria Prada).

26 _CULT


CULT_ 27


28 _CULT


CULT_ 29


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS DUDU GONTIJO | BLOGGER DIVULGAÇÃO

ROLEX

HISTÓRIA, PIONEIRISMO E CURIOSIDADES

Dizem que um homem bem-sucedido, tem que ter um bom relógio no pulso. Na minha forma de pensar é isso mesmo, um relógio imponente imprime elegância, competência e força. Já viu um grande empresário sem o seu bom automático no pulso? Não, né, nem eu, com este pensamento e apaixonado pelos relógios, principalmente os suíços, vou iniciar uma série de histórias sobre as mais cobiçadas e conceituadas marcas do mundo. Acredito que Rolex é uma boa pedida para iniciar, então vamos lá? Tudo se inicia da seguinte forma:

1905 Hans Wilsdorf A história da Rolex está intimamente associada ao espírito visionário de seu fundador, Hans Wilsdorf. Em 1905, aos 24 anos, fundou em Londres uma empresa especializada na distribuição de relógios. Ele já vislumbrava as vantagens de usar um relógio no pulso. Mesmo sabendo que a precisão desses relógios precisava ser melhorada, Hans Wilsdorf tinha certeza de que poderiam se tornar não apenas elegantes, como também confiáveis. Para convencer o público que seus relógios inovadores eram altamente confiáveis, equipouos com mecanismos extremamente pequenos e precisos, produzidos por uma manufatura de relógios sediada em Biel, na Suíça. 1908 Origem do nome Rolex Hans Wilsdorf queria que seus relógios tivessem um

30 _CULT

nome curto, fácil de pronunciar e de memorizar em qualquer língua. Além disso, o nome deveria ter um visual atraente quando estampado nos mecanismos e mostradores. “Tentei combinar as letras do alfabeto de todas as maneiras possíveis. Obtive centenas de nomes, mas nenhum me pareceu adequado. Uma manhã, sentado no andar superior de um ônibus puxado por cavalos ao longo da Cheapside, na City de Londres, um gênio cochichou no meu ouvido: Rolex”, revela. 1910 Em busca da precisão cronométrica A Rolex concentrou-se inicialmente na qualidade dos mecanismos. Seu incansável empenho para desenvolver um dispositivo que pudesse garantir a precisão cronométrica de seus relógios não tardou a dar frutos: em 1910, o Official Watch Rating Centre, de Biel, concedeu, pela primeira vez em sua história, o Certificado Suíço de Precisão Cronométrica a um relógio de pulso.


1914 Em busca da precisão cronométrica O relógio em questão era um Rolex. Quatro anos mais tarde, em 1914, o organismo britânico Kew Observatory atribuiu ao relógio de pulso Rolex um certificado de precisão “classe A”, distinção até então conferida exclusivamente a cronômetros da Marinha. A partir desta data, os relógios Rolex tornaram-se sinônimos de precisão.

mundial de velocidade nove vezes entre 1924 e 1935, cinco vezes em Daytona Beach, na Flórida.

1919 Genebra A Rolex mudou-se para Genebra, cidade de renome internacional por sua tradição relojoeira. A Montres Rolex S.A. foi registrada em Genebra, em 1920.

1945 O primeiro Datejust O ano de 1945 assistiu ao nascimento do Datejust, primeiro relógio de pulso cronômetro de corda automática a indicar a data em uma abertura no mostrador. Relógio de grande distinção, o Datejust é equipado com a pulseira Jubileu, concebida especialmente para ele, e de uma luneta canelada, elementos que o tornam imediatamente reconhecível como um Rolex. Ele é o pilar da coleção Oyster. Inicialmente estava disponível na versão masculina, mas vários modelos femininos foram criados na década seguinte.

1926 O primeiro relógio impermeável A criação, em 1926, do primeiro relógio de pulso impermeável e resistente à ação da poeira foi um marco na história da Rolex. Batizado de “Oyster”, esse relógio estava equipado com uma caixa hermeticamente fechada, garantindo a proteção otimizada do mecanismo. 1927 A travessia do Canal da Mancha Uma coisa é afirmar que um relógio é impermeável, outra é apresentar as provas. Em 1927, um Rolex Oyster atravessou o Canal da Mancha no pulso da jovem nadadora inglesa Mercedes Gleitze. A travessia durou mais de 10 horas e, chegada ao fim, o relógio continuava a funcionar perfeitamente. 1927 O conceito de Embaixadores Para comemorar a travessia do canal, a Rolex publicou um anúncio de página inteira na capa do jornal Daily Mail divulgando o sucesso do relógio impermeável. Este evento deu origem ao conceito de Embaixadores. 1931 Mecanismo perpetual Em 1931, a Rolex criou e registrou a patente do primeiro mecanismo de corda automática equipado com rotor Perpetual. Esse sistema engenhoso, verdadeira obra de arte, ainda hoje é o coração de todos os relógios automáticos modernos. 1933 Voo sobre o Everest A primeira expedição a sobrevoar o Everest estava equipada com relógios Rolex Oyster. Os membros da tripulação ficaram extremamente satisfeitos com o desempenho dos relógios. 1935 Um laboratório vivo A Rolex identifica a melhor oportunidade para testar, aperfeiçoar e divulgar o desempenho técnico do Oyster em diversas áreas. O universo dos esportes, da aviação, do automobilismo e das expedições constituíram autênticos laboratórios para os inúmeros atributos técnicos dos relógios. 1935 Sir Malcolm Campbell Na década de 1930, a Rolex e Sir Malcolm Campbell, um dos pilotos mais rápidos do mundo, estabeleceram uma parceria. Em 4 de setembro de 1935, ao volante de seu Bluebird, o “rei da velocidade” bateu o recorde de velocidade terrestre ao registrar mais de 300 milhas por hora (484 km/h) em Bonneville Salt Flats, Utah. Sir Malcolm bateu o recorde

1935 Carta à Rolex “Há algum tempo venho usando meu relógio Rolex e ele continua a funcionar perfeitamente em condições extremas” - Sir Malcolm Campbell.

1953 Relógios pioneiros No início dos anos 1950, a Rolex desenvolveu relógios usados como instrumentos profissionais, cujas funções iam muito além da simples indicação das horas. Estes relógios foram concebidos para atividades profissionais, como mergulho, aviação, alpinismo e exploração científica. Os modelos profissionais suscitaram um entusiasmo duradouro e afirmaram-se como relógios de grandes realizações. 1953 Everest Em 1953, a expedição liderada por Sir John Hunt, na qual Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay alcançaram pela primeira vez o topo do Everest, estava equipada com relógios Oyster Perpetual. 1953 Explorer Rolex na primeira escalada vitoriosa do Everest. Consequência direta deste fascinante capítulo da aventura humana, o Oyster Perpetual Explorer, lançado em 1953 para comemorar a ascensão triunfal do Everest, foi alçado à categoria de ícone. 1953 Submariner Lançado em 1953, o Submariner foi o primeiro relógio com impermeabilidade garantida até 100 metros. Sua luneta bidirecional permite aos mergulhadores lerem seu tempo de imersão. O parceiro ideal em terra ou no mar Criamos o Submariner para funcionar com precisão a 200 metros de profundidade. Surpreendentemente, ele se adapta de forma perfeita a qualquer ambiente. 1953 Os primeiros voos intercontinentais Com o advento das viagens intercontinentais nos anos 1950, as companhias aéreas passaram a cruzar rapidamente vários fusos horários. Pela primeira vez, tornou-se importante saber a hora em diferentes pontos do planeta, de forma simultânea. Estávamos às vésperas da era dos aviões a jato e a Rolex atendeu às novas exigências com um relógio que correspondia à evolução do momento.

CULT_ 31


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS DUDU GONTIJO | BLOGGER DIVULGAÇÃO

1955 GMT Master O GMT Master foi desenvolvido para atender às necessidades dos pilotos profissionais. Ele se tornou o relógio oficial de várias companhias aéreas, dentre as quais a famosa Pan American World Airways, popularmente conhecida como Pan Am. Sua característica mais distintiva era a luneta bicolor que diferenciava as horas do dia e da noite. 1956 Day Date Em 1956, o Oyster Perpetual Day Date fez sua estreia. Disponível unicamente em ouro 18 quilates ou platina, foi o primeiro relógio de pulso a indicar a data e o dia da semana por extenso em uma abertura no mostrador. Equipado da pulseira Presidente, originalmente criada para ele, o Day Date continua a ser o relógio das pessoas influentes por excelência. 1956 Liderança Os relógios Rolex sempre foram associados a personagens que, em algum momento da história, influenciaram o destino da humanidade. Suas visões de mundo, áreas de excelência ou realizações podem ter sido as mais diversas, mas, não raro, o que esses homens e mulheres excepcionais têm em comum é o relógio: o Day Date. 1956 Cern A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), o mais bem equipado laboratório de física de partículas do mundo, é também um dos mais avançados no campo da pesquisa dos segredos fundamentais do universo, além de abrigar o mais potente acelerador de partículas do planeta. Nos anos 1950, o Cern também foi uma das primeiras instituições científicas a comprovar que o Milgauss era realmente capaz de resistir a campos magnéticos de até 1.000 gauss. 1956 Oyster Perpetual Milgauss O Milgauss, lançado em 1956, foi projetado para atender às necessidades da comunidade científica e é capaz de suportar campos magnéticos de até 1.000 gauss. A principal inovação no cerne da notável resistência do Milgauss a interferências magnéticas é o escudo de proteção do mecanismo. Produzido com ligas ferromagnéticas selecionadas pela Rolex, é composto de dois elementos, um rosqueado ao mecanismo, outro, à caixa Oyster. Depois de passar por testes rigorosos, efetuados por engenheiros do Cern, ganhou a reputação de escudo magnético perfeito. 1957 Lady-Datejust O Lady-Datejust foi a primeira versão feminina do cronômetro Rolex equipado de calendário e assumiu sua herança de elegância atemporal e funcionalidade em dimensões mais delicadas, adaptadas ao pulso feminino. 1960 Deep Sea Special Na década de 1950, a Rolex efetuou testes rigorosos com um relógio experimental chamado “Deep Sea Special”. Com base nos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento dos dois primeiros modelos, o terceiro Deep Sea Special foi capaz de resistir às condições mais extremas: a depressão Challenger, na Fossa das Marianas.

32 _CULT

1960 O mergulho mais profundo Em 1960, o batiscafo experimental Trieste desceu com sucesso até a Fossa das Marianas, conhecida como a mais profunda depressão da superfície da Terra. Com o tenente Don Walsh no comando, acompanhado de Jacques Piccard, o Trieste realizou uma façanha inacreditável que transformou para sempre a exploração submarina em águas profundas. 1960 Daytona Beach Daytona Beach, Flórida. Praia extensa, plana e firme que ajudou a cidade de Daytona a forjar a sua lenda como a capital mundial da velocidade. Nela foram batidos 14 recordes de velocidade terrestre entre 1904 e 1935, cinco deles conquistados pelo notório usuário de relógios Rolex, Sir Malcolm Campbell. Com o passar dos anos, a areia da praia se deteriorou. Em 1959, um supercircuito de alta velocidade, “Super Speedway”, foi construído: o Daytona International Speedway. Este novo cenário para as corridas automobilísticas rapidamente se tornou, junto às 24 Horas de Le Mans, uma das mais prestigiosas provas de resistência. Embora esse circuito não seja mais de areia, Daytona continua sendo o cenário de uma lendária competição para o piloto e a sua máquina: a Rolex 24 at Daytona®. 1963 Cosmograph Daytona Em 1963, para ressaltar a importância de Daytona, a Rolex deu o nome do circuito a um de seus relógios. Criado para pilotos de provas de resistência, o Cosmograph Daytona é equipado com um cronógrafo para medir os tempos das voltas e de uma escala taquimétrica para calcular a velocidade média. 1963 Comex Foi estabelecida uma relação privilegiada entre a Rolex e a Compagnie Maritime d’Expertises (COMEX), cujos mergulhadores usam relógios Rolex Sea Dweller durante seu trabalho em águas profundas. Dirigida por Henri Germain Delauze, a empresa desempenhou um papel pioneiro no mergulho em águas profundas e ainda hoje é a especialista em engenharia hiperbárica e trabalho subaquático. A relação entre a Rolex e a Comex continua mais sólida do que nunca, como demonstra o tanque hiperbárico especialmente desenvolvido pela empresa de Marselha para testar os relógios Rolex Deepsea. 1967 Sea-Dweller Em 1967, foi lançado o Oyster Perpetual Sea Dweller, relógio impermeável até 610 metros. Para atender às necessidades dos mergulhadores de águas profundas, a caixa foi equipada de uma válvula de hélio para que, durante as longas fases de descompressão nas câmaras hiperbáricas, o hélio contido nas misturas gasosas utilizadas pudesse ser eliminado sem danificar o relógio. 1971 Explorer II A Rolex apresentou o Oyster Perpetual Explorer II, destinado a exploradores das regiões polares, espeleólogos e todos aqueles que levam as expedições atuais a novas fronteiras. O relógio é dotado de um inconfundível ponteiro de 24 horas, auxílio inestimável para distinguir as horas do dia das horas da noite em regiões polares ou nas profundezas da Terra. 1976 Prêmios Rolex de Empreendedorismo Para celebrar o 50º aniversário do Oyster, os Prêmios Rolex de Empreendedorismo foram criados com o intuito de apoiar


candidatos excepcionais que demonstram coragem e determinação para enfrentar grandes desafios. Os Prêmios Rolex de Empreendedorismo são concedidos a projetos novos ou em andamento que mereçam apoio por seu potencial para melhorar a vida das pessoas ou proteger o patrimônio natural e cultural da humanidade. Os projetos abrangem todos os aspectos da humanidade, contribuindo para ampliar o conhecimento ou melhorar a vida no planeta.

2005 Espiral Azul Parachrom Após cinco anos de pesquisa, a Rolex desenvolveu a Espiral Azul Parachrom. Produzida com uma liga paramagnética, ela não é afetada pela ação de campos magnéticos, além de ser até 10 vezes mais resistente a choques. A cor azul da espiral é tradicionalmente considerada um sinal de prestígio reservado aos relógios mais precisos.

1978 Sea-Dweller 4000 A Rolex lançou o Sea-Dweller 4000, relógio impermeável até 1.220 metros.

2007 Yacht-Master II O cronógrafo de regata Oyster Perpetual Yacht-Master II é o primeiro relógio equipado de um sistema de contagem regressiva programável com memória mecânica inédita. Esta complicação relojoeira exclusiva consiste em um sistema inovador de interação entre mecanismo e caixa, graças à luneta giratória Ring Command concebida e desenvolvida pela Rolex. Este cronógrafo de regata permite que o velejador cruze a linha de partida tão logo seja dado o disparo de largada.

1985 Aço 904L A Rolex tornou-se a primeira marca relojoeira a utilizar o 904L para fabricar as caixas de todos os seus relógios de aço. Utilizado principalmente nos setores aeroespacial, químico e de alta tecnologia, sua altíssima resistência à corrosão pode ser comparada a de metais preciosos, além de proporcionar um acabamento brilhante e impecável. 1992 Pearlmaster Foi lançada uma nova interpretação do Lady-Datejust: o Pearlmaster. 1992 Yacht-Master O ano de 1992 foi marcado pelo lançamento do Oyster Perpetual Yacht-Master. Este novo membro da família Oyster fortaleceu os laços que unem a Rolex ao mundo do iatismo. 1992 Rolex e o Iatismo A Rolex tem o orgulho de patrocinar algumas das competições offshore mais prestigiosas do mundo. 2000 Mecanismo 4130 O mecanismo cronógrafo calibre 4130 foi projetado e montado exclusivamente pela Rolex, em 2000, para equipar o Cosmograph Daytona. Com apenas 290 componentes, número bem inferior ao de um cronógrafo convencional, ele é uma sinfonia de simplicidade que desperta ampla admiração. 2002 Mestres e Discípulos O Programa Rolex de Mestres e Discípulos foi criado em 2002 para incentivar jovens talentos graças a um programa único de tutoria individual com um mestre renomado em sua disciplina artística. Há mais de uma década, a comunidade criativa do Programa Rolex de Mestres e Discípulos estendeu-se a diversos continentes e culturas, e hoje conta com mais de 80 grandes artistas de diferentes gerações e com diversas experiências. 2005 Luneta Cerachrom A Rolex desenvolveu e patenteou a Luneta Cerachrom para alguns modelos profissionais, para que toda sua beleza e funcionalidade fossem conservadas, mesmo depois de expostos às condições mais extremas. Fabricada pela Rolex com uma cerâmica particularmente rígida, ela é praticamente à prova de arranhões e sua cor não se altera quando exposta à radiação ultravioleta. Sua superfície com polimento diamantado apresenta um brilho excepcional e a graduação gravada de 24 horas é revestida de uma fina camada de platina.

2008 Rolex Deepsea O Rolex Deepsea foi projetado para uso em expedições subaquáticas em grandes profundidades. Inovação técnica exclusiva, o Sistema Ringlock torna a caixa do relógio capaz de resistir a uma pressão de água equivalente a três toneladas aplicadas contra o vidro. O Rolex Deepsea é capaz de mergulhar mais profundamente do que a maioria dos submersíveis - exceto aqueles especialmente construídos para águas profundas - e mais de 100 vezes a profundidade que o corpo de um ser humano poderia suportar. 2012 Sky-Dweller A Rolex apresentou um novo modelo inovador, o Oyster Perpetual Sky-Dweller, obra-prima tecnológica destinada aos viajantes que percorrem o mundo. Em uma impressionante caixa de 42 mm, ele é equipado de duplo fuso horário intuitivo e de fácil leitura, além de um calendário particularmente inovador chamado Saros - cujo nome remete ao fenômeno astronômico que o inspirou - que requer apenas um ajuste de data por ano. Para facilitar o ajuste das funções, ele também é dotado de uma nova interface: a luneta giratória Ring Command. 2012 O lugar mais profundo da Terra No dia 26 de março de 2012, James Cameron, cineasta e explorador residente da National Geographic, desceu até a Fossa das Marianas, realizando o mergulho mais profundo individual de todos os tempos e o primeiro nesta depressão desde a expedição do Trieste, em 1960, que levava dois tripulantes. O único passageiro a participar de ambas as viagens foi um relógio Rolex. 2012 Deepsea Challenge O Oyster Perpetual Rolex Deepsea Challenge é um relógio de mergulho experimental com impermeabilidade garantida até 12.000 metros, inteiramente desenvolvido e fabricado pela Rolex para resistir à colossal pressão existente nos confins do oceano. Ele representa um novo recorde mundial em matéria de profundidade para um relógio de mergulho. 2013 Fórmula I® Fortalecendo os laços estreitos que a unem ao automobilismo, em 2013, a Rolex estabeleceu uma parceria de longo prazo com a Fórmula 1®, e hoje é o Relógio Oficial e o Cronometrista Oficial do evento.

CULT_ 33


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS REDAÇÃO DIVULGAÇÃO

EVENTO CHEGA NESTE ANO À SUA 60ª EDIÇÃO, PROJETANDO PATOS DE MINAS PARA O BRASIL

FENAMILHO

A 60ª Fenamilho (Festa Nacional do Milho) acontece entre os dias 23 de maio e 3 de junho no Parque de Exposições de Patos de Minas. Ao longo de sua história, o evento se consolidou como um dos mais importantes do país, projetando o nome da cidade no cenário econômico brasileiro como “Capital Nacional do Milho”

pelo seu volume de negócios, além de temas culturais, estrutura física, grandes atrações musicais e interação com a sociedade, integrando iniciativas do Sindicato dos Produtores Rurais, da Prefeitura Municipal e de empresas privadas. Este ano, com 12 dias de festa, dois a mais que nas edições anteriores, e 60 shows espalhados por todos os ambientes do Parque de Exposições de Patos de Minas, a Fenamilho vai garantir muita diversão e diversidade de atrações para o público que poderá aproveitar dois grandes shows principais na Arena e na Praça Park, ótimos shows no Paiolão, apresentações de artistas locais e regionais na Fazendinha e nas Barracas Universitárias. Outras atrações são os eventos já tradicionais como Festival de Pratos Típicos, Concurso da Rainha Nacional do Milho, Rodeio, Exposição de Animais e Leilões. O lançamento da feira aconteceu, no dia 2 de março, com um grande show da dupla Bruno & Marrone.

34 _CULT Elhon Cruvinel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas


Nívea Santos Oliveira

História A primeira Festa do Milho foi realizada em 1959 e surgiu da necessidade de se criar um evento que movimentasse a cidade, seja com desfile de modas, bailes, festa da colheita ou para arrecadar recursos para obras. Nas pesquisas feitas, Padre Almir Neves de Medeiros apresentou à professora Ordalina Vieira a ideia de fazer uma festa para a construção do Colégio Municipal. A conversa entre eles aconteceu na calçada do antigo Hotel da Luz. Lia Brochado, que era proprietária da Loja Rio Modas, também juntou-se aos dois porque tinha o interesse em realizar um desfile de modas na cidade. Helena Alves da Silva - eleita Rainha do Milho 1959

Rainha do Milho Uma atração especial é o concurso “Rainha Nacional do Milho” que além de ressaltar a beleza da mulher patense, reúne sempre candidatas que trazem mais glamour ao evento. A primeira rainha foi Helena Alves da Silva, eleita em 1959, que recebeu uma linda coroa de milho natural das mãos do então prefeito Sebastião Alves do Nascimento. Na época, buscando valorizar ainda mais a campanha para Rainha do Milho, uma comissão de voluntários e familiares das candidatas idealizaram carros alegóricos, tradição que é mantida até hoje. O desfile saiu da sede da Associação Rural (que localizava-se na Rua Major Gote) e seguiu pela Rua Tenente Bino até a Avenida Getúlio Vargas. Três jipes Willys foram ornamentados com muita originalidade, valorizando o milho na sua decoração.

Maria Marta Caixeta Borges

CULT_ 35


CIDADE_CULT_PATOS DE MINAS REDAÇÃO DIVULGAÇÃO Coroação da Primeira Rainha do Milho. Detalhe: Coroa de milho natural

Programação de Shows

23/05 - quarta-feira: Zé Neto e Cristiano - Palco da Arena Breno e Caio César - Praça Park Henrique e Juliano - Praça Park Felguk - 23/05 - Camarote do Paiolão Jord - 23/05 - Camarote do Paiolão 24/05 - quinta-feira: Eleição e Coroação da Rainha Nacional do Milho Paiolão Skank - 24/05 - Praça Park A repercussão da Festa do Milho na economia agrária do país foi tão grande que, em 1965, o então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, através do Decreto Presidencial nº 56.286, elevou o evento ao grau Festa Nacional do Milho - Fenamilho, e tornou 24 de Maio - o Dia Nacional do Milho, data cuja celebração ficaria a encargo do Ministério da Agricultura. Durante os primeiros anos, a Festa do Milho manteve seu caráter filantrópico: a renda obtida era doada para instituições de Patos de Minas. Seu sucesso e sua abrangência cresceram a cada ano e os eventos que ocorriam durante a festa se tornaram tradição, como a eleição das Rainhas do Milho. Os shows, exposições de gado e de colheitas, e o tradicional baile de eleição da rainha tornaram a festa conhecida em toda a região do Alto Paranaíba, alcançando hoje posição de destaque no calendário nacional de feiras e eventos agropecuários. Iara Santos e Silva Rainha Nacional do Milho 2017 Foto Mariana Cruz

25/05 - sexta-feira: Simone e Simaria - Palco da Arena Dennis DJ - 25/05 - Praça Park Pabllo Vittar - Paiolão 26/05 - sábado: Cleber e Cauan - Palco da Arena Jorge e Mateus - Praça Park MC Lan - Paiolão 27/05 - domingo - Portões Abertos: Patrulha Canina - 27/05 - Praça Park 30/05 - quarta-feira: Lucas Lucco - Palco da Arena Day e Lara - Praça Park Chitãozinho & Xororó - Praça Park Gabriel Boni - Camarote do Paiolão Evokings - Camarote do Paiolão 31/05 - quinta-feira: Abertura do Rodeio - Arena Gustavo Mioto - Praça Park Fernando e Sorocaba - Praça Park 01/06 - sexta-feira: Maiara e Maraisa - Palco da Arena Luiza e Maurilio - Praça Park Marília Mendonça - Praça Park Léo Santana - Paiolão 02/06 - sábado: Marcos & Belutti - Palco da Arena Kleo Dibah - Praça Park Gusttavo Lima - Praça Park MC Fioti - Paiolão Os Hawaianos - Paiolão

36 _CULT

03/06 - domingo - Portões Abertos: Final do Rodeio - Arena


Na cidade somos todos pedestres.

mais.ppg.br

*consulte condições

em Patos de Minas e região.

Realizamos seu sonho de ter um

Hyundai com as melhores

taxas e condições. Estamos aqui em Patos de Minas, pertinho de você, com revisões agendadas, peças e acessórios para o seu Hyundai nacional e importado. Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 640.

(34) 3825-4003 Visite a Urca mais próxima de você.

Uberlândia - MG (34) 3291-2900 Avenida João Naves de Ávila, 4205 B. Santa Mônica

Uberaba - MG (34) 3331-2100 Avenida Guilherme Ferreira, 2522 B. São Benedito

Itumbiara - GO (64) 3404-1222 Rua Benjamin Constant, 478 Setor Central

Rio Verde - GO (64) 3621-1025 Rua Marcha para o Oeste, 1345 Setor Alvorada

Catalão - GO (64) 3411-0207 Rua Mandaguari, 57 B. Nossa Senhora de Fátima

www.urcahyundai.com.br


ALMANAQUE_CULT_TUDO DE BOM FERNANDO PRADO | COMUNICADOR MULTIMÍDIA LEO CROSARA | DIVULGAÇÃO

“SEMPRE HÁ ESPAÇO PARA A CRIAÇÃO ARTÍSTICA, COISAS BONITAS E FEITAS INSPIRAM HISTÓRIAS”

FÁTIMA LEÃO Fátima Leão é cantora e compositora nascida em Goiás. Tem centenas de músicas gravadas por ela e por grandes nomes da música brasileira, como Chitãozinho e Xororó, Chico Rey e Paraná, Leandro e Leonardo, Bruno e Marrone, entre outros. Suas músicas sempre estiveram entre as mais tocadas nas paradas musicais do país. Por onde anda Fátima Leão? Passando por Uberlândia sempre, porque amo muito este lugar, mas também em vários lugares pelo Brasil, viajo muito fazendo shows, compondo e sempre mantendo contato com meus fãs, que é o que eu mais amo nessa vida. São muitas composições, algum xodó? Tenho uma música chamada “Para Desbotar a Saudade” que gravei com Zezé di Camargo, talvez esse seja meu xodó. Nessa época, eu dava aulas de violão e passava por muitas dificuldades. Morava nos fundos de uma escola e um dia entrei em um quartinho onde havia algumas carteiras e cadeiras, me sentei, a sala um pouco escura com uma luz fraca acesa e ali coloquei meu coração na letra desta música, coloquei toda a natureza, tudo da vida, tudo o que eu sentia, coloquei tudo nessa canção de forma verdadeira. Como você compõe?

38 _CULT

Vem de uma forma simples e bonita. Não costumo escolher temas e também não brigo com a frase que vem, eu a encaixo, adapto e aceito o que está chegando. Tudo já foi escrito ou cantado? Sempre há espaço para a criação artística, coisas bonitas e feitas inspiram histórias. Tem muitos artistas bons no mercado atualmente e temos que deixar fluir as histórias para serem cantadas. Tem muitos jovens se jogando nos “modões” do passado, assim como tem gente cantando coisas novas, bonitas. Eu gosto muito dessa nova geração, inclusive das mulheres na música. Muitos sertanejos querem fazer sucesso a qualquer custo... A música não adota ninguém, ao mesmo tempo tanta gente sobrevive da música, ela dá emprego a tanta gente, que é lindo de ver. Entender isso é fundamental. Tem gente que não entende esse sistema todo e acha que fazer sucesso é ter uma música tocando de 3 em 3 meses, ou lançar 1 EP com 4 faixas e querer que já dê muito certo. Carreira leva tempo, ao invés de pensar em 2 ou 3 meses, é importante pensar em 1 ou 2 anos para construir algo mais sólido. Fernando Prado é apresentador de tv, rádio, internet e eventos. Assessor de comunicação e produtor de conteúdo para terceiros. Está no YouTube através do canal fernandoprado.com/tdb


O maior evento temático da Páscoa no Brasil. DE 02 DE MARÇO A 08 DE ABRIL.

PROMOÇÃO SEMANA SANTA – 29/03 A 01/04* Doe 1 ovo de Páscoa nº 15 e ganhe 2 crianças free de até 12 anos acessos aos shows Shows de padrão mundial com muitos efeitos especiais, música, teatro e diversão.

Confira toda a programação em www.pascoailuminada.com.br

www.taua.com.br 31 3236 1900 | 34 3669 7020 *Consulte a promogramação completa em www.pascoailuminada.com.br. Promoções válidas de 29/3 a 1/4/2018. Doe um ovo de páscoa de nº 15 e hospede-se com 2 crianças de até 12 anos acompanhadas no mesmo apartamento dos pais. Descontos não comulativos com outras promoções e sujeito a alteração.


ALMANAQUE_CULT_CINEMA KELSON VENÂNCIO | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

“É UM BELO FILME, MAS NÃO É TUDO ISSO QUE ESTÃO DIZENDO POR AÍ NÃO”

A FORMA DA ÁGUA

A “Forma da Água” é o longa mais indicado ao Oscar de 2018. A produção conseguiu 13 nomeações, uma abaixo dos recordistas Ben-Hur, Titanic e La La Land. Entre elas estão Melhor Filme, Direção, para Guillermo Del Toro, Atriz, com Sally Hawkins, Ator Coadjuvante, com Richard Jenkins, Atriz Coadjuvante, com Octavia Spencer e Roteiro Original. O filme merece tudo isso ou está sendo supervalorizado? O longa é um bom filme, mas não merece todas as indicações que recebeu. A história se passa na década de 60. Em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate, recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer). Guilhermo Del Toro adora fazer filmes sobre monstros e nesse novo longa, dirigido e escrito por ele, em parceria com a roteirista Vanessa Taylor, temos pela primeira vez no currículo de Del Toro a junção dos monstros que ele tanto gosta com o drama e o romantismo. Para muitos esse roteiro “viajado” pode parecer um absurdo. Onde já se viu uma mulher se apaixonar

40 _CULT

por um ser daquele, não é mesmo? Esta temática já é antiga no cinema, até mesmo em contos de fadas como A Bela e a Fera. O fato descrito é real no contexto dos roteiristas. E é por isso que para outros “A Forma da Água” é uma obra de arte. Achei a história interessante e bem contada, apesar de também achar a premissa uma viagem. O longa merece ter sido indicado em diversas categorias no Oscar 2018, como de melhor filme (pelo conjunto da obra), melhor diretor, já que Del Toro explora todos os quesitos nessa área e com bastante maestria, melhor atriz para Sally Hawkins, que faz um trabalho brilhante interpretando a muda Eliza, melhor figurino, melhor fotografia, que é belíssima, e melhor trilha sonora original, com um trabalho impecável de Alexandre Desplat. Só não concordo com as indicações de melhor ator e atriz coadjuvantes. A Forma da Água é um belo filme na minha opinião, mas não é tudo isso que estão dizendo por aí não. O fato é que o longa vai dividir muitas opiniões. Para alguns, uma obra de arte do cinema. Para outros, uma “viagem na maionese” no estilo Sessão da Tarde. Eu gostei e acho que em qualquer um dos casos é algo que merece ser visto. Nota 7 Kelson Venâncio é jornalista, crítico de cinema e diretor-presidente da rede de mídias Cinema&Video. www.cinemaevideo.com.br


ALMANAQUE_CULT_ARTES CÊNICAS MELINA TAVARES COMUNICAÇÃO LEO FAGHERAZZI

ATOR CELEBRA ESTREIA DE NOVOS PROJETOS NO CINEMA, TV E TEATRO

RAFAEL LOSSO

Em 2018, o ator Rafael Losso mostra a diversidade de seus personagens. Com duas séries na TV, “Rio Heroes” (Fox), em que vive um lutador clandestino, numa história inspirada em fatos reais, onde a violência é um dos principais ingredientes da trama, e “Rotas do Ódio” (Universal Channel), em que dá vida a um Skinhead, mais um longa, “Virando a Mesa”, e estando na novela “O Outro Lado do Paraíso”, certamente Losso é um dos atores do momento. Na trama, de Walcyr Carrasco, ele vive o garimpeiro Zé Victor. Vindo de formação teatral, Losso começou sua carreira artística em 2003 com a peça “Léo e Bia”, de Oswaldo Montenegro. Desde então, o ator atuou em diversos espetáculos, incluindo “A Coleira de Boris” (2008), “Rede de Proteção” (2010), “Medida Por Medida” (2015) e três grandes romances de William Shakespeare: “Hamlet” (2012), “Ricardo III” (2013) e “Macbeth” (2015). Neste ano, esteve em cartaz com “Flutuantes”, comédia dramática do cartunista Caco Galhardo, na qual foi protagonista ao lado de Martha Nowill e Paulo Tiefenthaler. Atualmente, em “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco, Rafael Losso começou a atuar nas telinhas em 2005, com o seriado da TV Globo, “Carandiru, Outras Histórias” e passou por diversas séries e novelas. Entre elas está o sucesso de Aguinaldo Silva, “Império” (2014), a segunda temporada do seriado “9 mm” (2009), exibido pelo canal Fox, a novela “O Astro” (2011) e mais recentemente os seriados “Carcereiros” e “Sob Pressão”, neste último interpretou um pai que se descobre portador do vírus HIV no dia do nascimento de seu filho. Além disso, Losso se prepara para estreia das séries nas quais interpretará dois antagonistas “Rio Heroes” (Fox) e “Rotas do Ódio” (Universal Channel) previstas para o início do ano.

Foto Leo Fagherazzi Stylist Rafael Menezes Beauty Vanessa Sena

Com participações também no cinema, Rafael Losso tem no currículo produções como “Linha de Passe” (2007), “Salve Geral” (2009), “A Montanha” (2011) e o curta “Bloody Boomerang” (2016). Ainda esse ano, o ator também retorna aos cinemas com o longa “Virando a mesa”, de Caio Cobra. Fora dos palcos e das telas, Rafael também tem o hábito de se exercitar. Ciclista ferrenho, o ator é apaixonado por pedalar e tem como outros hobbies a prática de yoga e capoeira, além de tocar violão.

Rafael Losso, um dos destaques no elenco de “O Outro Lado do Paraíso”

CULT_ 41


ALMANAQUE_CULT_CINEMA KELSON VENÂNCIO | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | MAURO MARQUES

“A IDEIA É FAZER COM QUE ESSE PÚBLICO DIFERENCIADO TENHA A COMODIDADE QUE AS SALAS CONVENCIONAIS NÃO OFERECEM”

REDE CINÉPOLIS GANHA SALAS VIP

de entretenimento com espaços mais confortáveis e oferta de serviços exclusivos. “A ideia é fazer com que esse público diferenciado tenha toda a comodidade que as salas convencionais não oferecem a ele e o façam se sentir como um rei assistindo a bons filmes com todo o conforto possível e um atendimento de primeira feito pelos garçons da rede Cinépolis”, disse o presidente. Gonzaga frisou também que “o cinema atual precisa se reinventar para atrair o público diante da concorrência com o serviço de streaming que hoje é muito comum no mercado. É preciso ter atrativos a mais que façam com que o público saia de casa para ir até uma sala assistir a um filme”. O novo complexo é composto de duas Salas Vips com projeção digital em 2D e 3D, com 94 lugares cada, com formato stadium, poltronas de couro com comando elétrico e totalmente reclináveis, braço removível (tipo namoradeira) e som digital biamplificado. Tem até carregador de tablets e smartphones nas poltronas.

Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis no Brasil

Desde que a Cinépolis comprou o Cinemais em Uberlândia, há quase quatro anos, acreditei que a cidade teria muito a ganhar com essa empreitada, já que se tratava da segunda maior rede de cinemas do mundo. De lá pra cá muitas mudanças aconteceram, mas a que eu mais aguardava só veio no último mês: a implantação das famosas Salas Vips da rede. Eu, particularmente, já conhecia o conceito dessa estrutura da Cinépolis em uma visita que fiz em um dos complexos situados em São Paulo e justamente por causa disso aguardava com muita ansiedade a inauguração em Uberlândia. E foi justamente no dia do meu aniversário, em 16 de fevereiro, que “ganhei” um ótimo presente, ideal pra qualquer cinéfilo que ama assistir as ótimas produções cinematográficas. Como um “velho parceiro” da rede Cinépolis, através do Cinema&Vídeo, fui convidado a conhecer as novas salas e aproveitar um pouco desse novo empreendimento. E como jornalista bastante curioso que sou, ainda resolvi bater um papo com o presidente da Cinépolis no Brasil, Luiz Gonzaga de Luca. A entrevista aconteceu nas poltronas extremamente confortáveis das novas salas vips, com direito a espumante, pipoca e nachos que são apenas algumas das opções do cardápio especial. Gonzaga falou muito sobre esse novo conceito

42 _CULT

O público pode comer e beber produtos diferenciados enquanto assiste ao filme. “Estas salas contam com uma ampla cozinha e com funcionários especializados para agradar qualquer tipo de gosto, mesmo sendo os mais exigentes”, afirmou Gonzaga. Entre os produtos do cardápio especial estão Boneless Chicken Tenders, Mini Hamburguer Sliders, Mini Hot Dog com Batata Smiles, Crepes, Churros gourmet e o famoso Sanduíche de Pernil sugerido pelo próprio presidente da Cinépolis, que revelou ser o preferido dele. Já as tradicionais pipocas trarão temperos exclusivos, como Lemon Pepper, Doce e Salgada, além da Pipoca Mix, que permite misturar diferentes sabores e temperos. E até mesmo os que chegarem mais cedo poderão esperar o filme começar em um lobby exclusivo com sofás e mesas num ambiente climatizado e com bombonière. “Estamos felizes por entregar a cidade de Uberlândia, duas novas salas VIP ao já existente complexo do Cinépolis Center Shopping. Nosso objetivo é oferecer toda a qualidade de serviço e conforto que nos distingue no Brasil como a maior operadora de salas VIP do País”, enfatizou Luiz Gonzaga. Ao fim da entrevista, para atiçar ainda mais minha curiosidade, Gonzaga me contou que as novidades não param por aí. Segundo ele, outros empreendimentos já estão sendo negociados com o Center Shopping. Eu insisti em saber o que era, mas como numa boa campanha de marketing de um grande filme, ele apenas me respondeu: “em breve”!


CULT_ 43


ALMANAQUE_CULT_GAMES CHIKIM GOMES | YOUTUBER ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

SERÁ QUE AINDA VAMOS TER UM BOM JOGO DE VIDEOGAME ADAPTADO AO CINEMA?

GAMES NA TELONA

se torna a grande arma dos mocinhos contra outros monstros modificados geneticamente. Pessoalmente não acho que será um filme digno dos gamers e, neste caso, a “salvação da lavoura” esteja nas mãos da ganhadora do Oscar, Alicia Vikander, e sua nova versão de Tomb Raider. Aqui sim temos condições de ver um game adaptado e realmente bom, e que seja dessa vez. Mas a minha aposta maior é um filme que está sendo produzido e até agora nada foi visto, que é The Last of Us, talvez nesse ponto Tomb Raider fique atrás, pois The Last of Us tem, na minha opinião, um dos melhores roteiros de um game já produzido. O fato é que talvez, com a saturação dos filmes de heróis, o foco esteja se voltando para as adaptações dos games. Será? Fico na torcida para ver um bom Tomb Raider, um maravilhoso The Last of Us, e quem sabe um GTA, ou Red Dead Redemption (eles têm talento pra isso, Rogeirinho...). E você, que jogo gostaria de ver adaptado às telonas? Chikim Gomes é um Jedi e um gamer apaixonado, está sempre à procura do jogo perfeito. Tem um canal no YouTube, onde fala sobre essa paixão chamada Resenha de Nerd.

Os jogos estão cada vez mais cinematográficos, sem dúvida o cinema tem uma influência muito grande nas produções dos mesmos, mas e o inverso? Existe uma maldição no cinema atual, todas as adaptações de jogos no cinema são um fracasso de crítica e por isso têm sido tratados como caça-níqueis pela indústria cinematográfica, afinal usar um hype que já existe por meio daqueles que jogaram os games é uma estratégia que funciona, o fã vai nos cinemas pra conferir. Por isso, filmes muito ruins como Resident Evil, Tomb Raider 1 e 2 com Angelina Jolie, Street Fighter, que tinha Jean Claude Van Dame no elenco, e Mortal Kombat com Christopher Lambert, Prince of Persia e o “quase foi dessa vez” Assassins Creed instaurou o ceticismo acerca da qualidade das adaptações para o cinema. Mas a indústria quer mudar esse fato e temos alguns filmes em potencial sendo feitos para tentar mudar esse panorama. Um deles é Rampage, adaptação de um jogo anos 80, que chega com o astro The Rock (que já atuou no terrível Doom) no papel principal, na história um macaco

44 _CULT


Tecar Automóveis, a sua Mercedes-Benz de Uberlândia e região. Toda a linha Mercedes-Benz com condições diferenciadas e super especiais para você conquistar a estrela da sua garagem. Conheça o nosso showroom e se encante com todo o design, o conforto e a esportividade que só um Mercedes-Benz pode oferecer. Venha fazer um test drive.

The best or nothing.

Tecar Automóveis - Av. Rondon Pacheco, 4.840 - Bairro Tibery - Uberlândia (Minas Gerais) (34) 2512-3000 - www.tecar.com.br

Pela vida, escolha o trânsito seguro.

CULT_ 45 MercedesBenzBrasil


ALMANAQUE_CULT_CULTURA CARLOS GUIMARÃES COELHO | JORNALISTA E PRODUTOR CULTURAL ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

MUSICAL EM HOMENAGEM A ARIANO SUASSUNA CHEGA A UBERLÂNDIA EM MAIO

O AUTO DO REINO DO SOL

grupo. No picadeiro aparecem personagens de Ariano Suassuna, como os inesquecíveis João Grilo e Chicó, de “O Auto da Compadecida”, entre outros. O resultado são as premiações já recebidas, outras que estão por vir, a aclamação do público e os rasgados elogios da crítica especializada. A parte musical buscou ser fiel à atmosfera lúdica e irreverente que Ariano propunha em sua obra. Os textos poéticos e as letras das músicas usam as formas tradicionais de poesia popular que foram cultivadas pelo escritor, resultando em um espetáculo que arrebata a plateia. Mesmo não sendo uma obra biográfica, a língua afiada de Ariano Suassuna está presente no musical. E também o ambiente essencialmente brasileiro encontrado em obras como O Auto da Compadecida, O Santo e a Porca, A Mulher Vestida de Sol, entre outras. O escritor que não trocava o seu “oxente” por nenhum “ok” foi homenageado à altura de sua genialidade. Ariano Suassuna foi personagem marcante da cultura brasileira. Sua voz imperou com vitalidade até há pouco menos de quatro anos, quando faleceu. No ano passado completaria seus 90 anos e houve uma grande homenagem pela produtora Sarau, do Rio de Janeiro, e pelo grupo Barca dos Corações Partidos - Companhia Brasileira de Movimento e Som. O que não se esperava é que o musical Suassuna O Auto do Reino do Sol atingisse a dimensão de ser o espetáculo com o maior número de indicações, mais de 50, às principais premiações do teatro brasileiro em 2017, cujas listas de ganhadores estão gradualmente sendo divulgadas desde o mês passado. É este fenômeno das artes cênicas e musicais do nosso país que aportará em Uberlândia nos dias 4, 5 e 6 de maio. O espetáculo traz na essência uma série de características do grande homenageado, que defendeu como ninguém a valorização da cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito em todas as suas obras. Com a preocupação de levar também esse sentimento para os palcos, três ilustres conterrâneos de Suassuna foram convidados para conceber o espetáculo. A música original e direção musical é do compositor Chico César, com colaboração de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, a encenação de Luíz Carlos Vasconcelos e o texto de Bráulio Tavares. O musical idealizado por Bráulio foca na história de uma trupe de circo-teatro e nos acontecimentos de uma noite de apresentação do

46 _CULT

A Barca - E a Barca dos Corações Partidos, Companhia Brasileira de Movimento e Som, inevitavelmente foi a melhor escolha para transpor aos palcos a obra singular de Ariano Suassuna. O grupo carioca, composto em maioria por nordestinos e mineiros, revelou-se para o Brasil com um outro musical em homenagem a outro artista lá dos altos de nosso Brasil. Com Gonzagão, a Lenda, adaptação teatral de João Falcão para a vida do Rei do Baião, a Barca tornou-se conhecida em boa parte dos estados brasileiros e assumiu o seu espaço de uma das companhias teatrais mais interessantes do País, sendo visto por centenas de milhares de pessoas. E por esse reconhecimento arrebatou dezenas de prêmios: Shell de Teatro de Melhor Música; do 7º Prêmio


em Uberlândia. Ele representa a vanguarda das artes cênicas brasileiras. E é leal ao seu homenageado, um dos grandes defensores de nossa brasilidade.

Frases de Ariano Suassuna

APTR de Melhor Produção; Prêmio Qualidade de Melhor Espetáculo; do Prêmio FITA nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino, e do Prêmio Bibi Ferreira nas categorias Melhor musical brasileiro, melhor direção, melhor figurino e melhor direção musical. Isso foi em 2012. Em 2016, a Barca dos Corações Partidos volta a surpreender, dessa vez com o espetáculo Auê, o Musical, que ainda permanece no repertório da companhia. Com criação coletiva e sob a direção de Duda Maia, o hibrído de show e teatro musical falou das dores e alegrias do amor. O espetáculo também foi indicado a dezenas de prêmios, ganhando 16 deles. E, por fim, a companhia se superou, sendo recordista de indicações pelo atual trabalho, Suassuna o Auto do Reino do Sol, que estreou em junho do ano passado, na semana em que Ariano Suassuna completaria seus 90 anos. Comovente, inspirador e poético, é uma grande honra que este musical esteja

- “Não sei, só sei que foi assim!” (Em: O Auto da Compadecida). - “Não troco o meu “oxente” pelo “ok” de ninguém!” - “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.” - “Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver.” - “Dizem que tudo passa e o tempo duro tudo esfarela.” - “Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.” (Em: O Auto da Compadecida). - “Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo.” - “Jesus, às vezes, se disfarça de mendigo pra testar a bondade dos homens.” - “A gente tem uma tendência para acreditar que não morre.” - “Sou um escritor de poucos livros e poucos leitores. Vivo extraviado em meu tempo por acreditar em valores que a maioria julga ultrapassados. Entre esses, o amor, a honra e a beleza que ilumina caminhos da retidão, da superioridade moral, da elevação, da delicadeza, e não da vulgaridade dos sentimentos.” CULT_ 47


BEM_CULT

PUBLIEDITORIAL instituto de neurorradiologia e radiologia intervencionista DIVULGAÇÃO

instituto de neurorradiologia e radiologia intervencionista

TRATAMENTO DOS MIOMAS UTERINOS SEM CORTES OU CICATRIZES EMBOLIZAÇÃO DOS MIOMAS UTERINOS Miomas Uterinos O que são? Miomas instituto uterinos são tumores benignos (não de neurorradiologia e radiologia intervencionista cancerosos) da porção muscular do útero que podem causar dor, sangramento, sintomas urinários por compressão sobre a bexiga e dificuldade de engravidar ou manter a gravidez. Como tratar? Dentre as opções terapêuticas existentes, destaca-se a Radiologia Intervencionista, que realiza o tratamento minimamente invasivo dos miomas uterinos utilizando a técnica denominada embolização dos miomas uterinos, ou embolização das artérias uterinas, realizada através de um diminuto orifício na pele da região da virilha, sem cortes ou cicatrizes e sem a necessidade de retirada do útero. A embolização das miomas normalmente requer uma internação, em geral, de apenas uma noite. Em média, 98 por cento das mulheres que tiveram a experiência relataram alívio significativo ou total de sangramento, de dor e/ou sintomas relacionados.

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA EMBOLIZAÇÃO DOS MIOMAS: • Minimamente invasivo, menos agressivo ao organismo, com uso de tecnologia de ponta, sem cortes ou cicatrizes • Preserva o útero, não havendo a necessidade de retirada do mesmo, possibilitando que a mulheres possam engravidar futuramente. • Não é necessário anestesia geral; • A internação é mais rápida, em geral por 24 hs; a paciente retorna mais rápido para o conforto do lar. • O pós operatório é menos desconfortável quando comparado a outras técnicas cirúrgicas, como por exemplo a histerectomia, é menos doloroso, mais rápido. • A recuperação é mais rápida por não ter cortes, cicatrizes, não precisa retirar pontos e a paciente retorna mais rápido para as suas atividades do cotidiano • Substitui cirurgias convencionais, como a histerectomia. • A embolização evita a necessidade de transfusão de sangue, que é mais frequente na histerectomia. • Os efeitos da embolização são permanentes e muito raramente será necessário um tratamento adicional

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

CATETER NA ARTÉRIA UTERINA INTRODUZIDO ATRAVÉS DA VIRILHA

48 _CULT

ARTÉRIAS NUTRIDORAS DO MIOMA SENDO EMBOLIZADAS


SAIBA MAIS SOBRE A EMBOLIZAÇÃO DOS MIOMAS:

WWW.MIOMA.UDI.BR /institutoirradia

na pele) na região da virilha, obtendo-se acesso ao espaço intravascular (artéria), e por meio de cateteres e fios-guia, sob orientação radiológica, navega-se de forma endovascular até as artérias que irrigam os miomas, que são ocluídas (fechadas) com o uso de

@rodrigo.padre

microesferas. Estes materiais e equipamentos utilizados nos procedimentos intervencionistas compõem o cenário de uma das áreas mais avançadas da medicina atual, utilizando assim tecnologia de ponta.

Apenas as artérias que nutrem os miomas são embolizadas (embolizar significa ocluir, fechar), deste modo tratando os miomas e preservando o útero, que não precisa ser retirado, como nas técnicas convencionais, enfatizando-se que o procedimento é realizado sem a necessidade de anestesia geral. ANTES DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

APÓS O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Múltiplas artérias nutrindo os miomas

Oclusão das artérias que irrigavam os miomas

O IRRADIA tem como diretor o Dr. Rodrigo Padre, especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva, Neurorradiologia Intervencionista, Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Dr. Rodrigo Padre CRM 59.389 Contatos: COT - Centro Oncológico do Triângulo: (34) 3291-3500 Consultório Hospital Santa Genoveva: (34) 3239-0300 Sala Híbrida Hospital Santa Genoveva: (34) 3239-0292 contato@irradia.med.br www.mioma.udi.br | www.irradia.med.br CULT_ 49


PRÓXIMA EDIÇÃO AGRONEGÓCIOS, GASTRONOMIA, SAÚDE, DESIGN, IMÓVEIS, CIDADES, VARIEDADES, OPORTUNIDADES. REVISTA IMPRESSA

BANCA ONLINE

REALIDADE AUMENTADA

Para quem prefere folhear

Disponível na internet

Interação com o seu público

ANUNCIE!

34 3232.6600

comercial@netcult.com.br www.netcult.com.br

É REGIONAL, IMPRESSA E DIGITAL.


BEM CULT 22 DRA. CINTIA CUNHA

OLHANDO PARA O FUTURO: A DERMATOLOGISTA QUE SE TORNOU REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO REVELA SEUS PLANOS EM 2018.

CULT_ 51


BEM_CULT_ESTÉTICA PUBLI EDITORIAL | JACQUELINE OLIVEIRA | JORNALISTA WAGNER ALFONSO

OLHANDO PARA O FUTURO: A DERMATOLOGISTA QUE SE TORNOU REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO REVELA SEUS PLANOS EM 2018.

DRA. CINTIA CUNHA

Equipe Dra. Cintia Cunha: união, trabalho e profissionalismo

Ela criou a clínica de dermatologia e estética com conceito mais inovador e personalizado do mercado. Em uma década conquistou prêmios nacionais e internacionais, participou de mais de 100 congressos da área médica em todo o mundo, palestrou em outros tantos, dobrou sua estrutura física, tem uma rede de mais de 120 mil seguidores no Instagram e foca grande parte da sua energia no conceito de costumer experience, tendência global que aposta na experiência do cliente e não somente na ação da compra. Dra. Cintia Cunha, médica dermatologista referência em Uberlândia e região, proprietária da Clínica Dra. Cintia Cunha, conta aqui um pouco sobre suas apostas para 2018 e o quanto os investimentos no setor da beleza, que crescem a cada dia, impactam o seu negócio. Ainda não se sabe até quando vai a crise econômica brasileira. Como você encara esse cenário carregado de incertezas? A beleza nunca esteve tão em alta como agora. As pessoas têm percebido que cuidar da aparência e da autoestima é importante, principalmente em

52 _CULT

Microagulhamento Robótico: a tecnologia do momento já disponível na Clínica Dra. Cintia Cunha

tempos de crise. Uma imagem bonita no espelho gera autoconfiança, motivação e empoderamento. É preciso estar bem consigo para enfrentar o mercado de trabalho, um relacionamento, uma mudança de panorama na própria vida ou qualquer desafio.


Curso para médicos: integração e novos conhecimentos

Dra. Carolina Mundim ao lado da dermatologista Dra. Cintia Cunha

Falando em mudança, você anunciou recentemente nas redes sociais que está grávida. A gravidez de alguma maneira afetou o lado profissional como médica e empresária? Nunca me senti tão forte e cheia de energia para trabalhar como agora. Sou geminiana, gosto de estar em movimento, tenho uma mente inquieta e cheia de ideias. Poder canalizar essa energia para proporcionar boas experiências aos meus pacientes é extremamente gratificante. A gravidez veio para somar, para me tornar ainda mais sensível à vida e às pessoas do que já sou. Quero levar essa nova fase com a mesma leveza e harmonia com que tenho conduzido minha vida profissional. Um desafio para quem, como eu, adora desafios. Devo me ausentar do trabalho por alguns dias, respeitando o resguardo, e então volto, de maneira cautelosa, aos cuidados também dos meus pacientes. Você comentou que é inquieta e desde o início da carreira se destaca por inovar. Quais são seus planos para a Clínica Cintia Cunha em 2018? A Clínica conta hoje com um centro completo de tratamento a laser, facial e corporal. Já há muitos anos temos investido também no tratamento capilar. Recentemente a dermatologista Dra. Carolina Mundim assumiu o centro de terapêutica capilar. Juntas, reestruturamos todo o centro de tratamento capilar para que o paciente possa tratar, não só a queda do cabelo, como também a qualidade do fio e a velocidade de crescimento. Para isso associamos exames específicos e personalizados, terapia a laser, tecnologia robótica, formulações individualizadas e muito mais. Entendo que Uberlândia e região merecem um centro de cuidados que trate verdadeiramente as necessidades de cada cliente.

Você citou o uso do laser no tratamento de cabelos, mas é comum o uso da tecnologia em outros procedimentos também. É um mercado que tem crescido exponencialmente a cada ano? Sim. Os investimentos neste setor não param, inclusive compramos a mais nova tecnologia robótica para o tratamento do melasma, cicatrizes, flacidez e rejuvenescimento. O microagulhamento robótico é a tecnologia do momento, pois consegue associar um tratamento profundo e intenso, porém com recuperação rápida de 24 horas. Já algum tempo percebo que as pessoas não querem mais ficar inchadas e descamando por vários dias. Querem estar bem no dia seguinte para trabalhar ou ir a outro compromisso. Por isso um aparelho que já mostra resultados na primeira sessão é mais atraente. Mas a indicação é de acordo com o que cada pele precisa e o protocolo individualizado em 3, 4, 5 sessões ou mais.

Terapia capilar a laser na Clínica Dra. Cintia Cunha

CULT_ 53


BEM_CULT_ESTÉTICA PUBLI EDITORIAL | JACQUELINE OLIVEIRA | JORNALISTA WAGNER ALFONSO

Nós sabemos que a comunicação é um grande dom seu. Hoje você tem um Instagram com mais de 120 mil seguidores, um blog com quase 40 mil acessos por mês. Como você encara as mídias sociais, uma vez que é raro encontrar exemplos de médicos comunicadores? Confesso que as redes sociais são uma paixão. Principalmente meu Instagram e o canal no YouTube que cresce a cada dia. Existe ali uma energia incrível, uma troca de carinho e de boas vibrações que me faz bem. A ideia é me aproximar cada vez mais dos seguidores nas redes sociais e com ações pontuais internas como o “Café com a Doutora”. Este é um projeto que estou amando fazer. Determinado dia do mês abro as portas da clínica para receber seguidores, clientes e amigas para um bate-papo sobre os cuidados com a pele e faço questão de dar uma palavrinha com cada um que está ali. Uma oportunidade para tirar dúvidas, se informar e cuidar melhor da pele.

Em fevereiro deste ano você recebeu vários dermatologistas de todo o Brasil para um curso de técnicas avançadas de preenchimento e também gestão de clínicas. Como é essa experiência para você? Dou aula como speaker da Galderma desde 2014, são workshops rápidos, geralmente em outras cidades para colegas médicos. Mas sentia falta de ter algo mais completo, um curso de imersão mais abrangente. E por isso criei este curso exclusivo para profissionais da área médica realizado em minha clínica em Uberlândia. É extremamente gratificante receber colegas da Bahia, Paraná, São Paulo, Rio, Goiás, Manaus para trocar experiências. Eu gosto de ensinar porque o conhecimento precisa e merece ser compartilhado. É um legado que se deixa e no fim quem ganha sou eu, com novas amizades, novos aprendizados (pois também aprendo com todos) e uma sensação de satisfação enorme. Antes de encerrar, você deve ouvir muito essa pergunta, mas qual é o segredo do sucesso? Não existe segredo para o sucesso. Para uns o sucesso é conseguir chegar em casa e ter uma família saudável, para outros o sucesso é superar uma doença. Para cada pessoa o sucesso pode ser e significar algo diferente. Pra mim, o sucesso é poder viver trabalhando feliz no que eu gosto de fazer, tendo à minha volta uma equipe realizada e pacientes satisfeitos. E o segredo para isso é manter a essência e o propósito da empresa: atendimento humanizado, personalizado e de qualidade. É lidar com pessoas com as mais diversas necessidades, preservando a sensibilidade e o olhar afetuoso, pois beleza acima de tudo vem de dentro. E beleza atrai beleza! O que eu tento passar para as pessoas é que não existe limite quando você quer fazer o seu melhor e permitir que pessoas também vivam a sua melhor versão. Princípios como ética, responsabilidade e comprometimento são importantes na área médica. Seguindo esses princípios meu objetivo é continuar crescendo sempre, tendo minha equipe comigo, uma equipe diferenciada que acompanha meus projetos, que se dispõe a estudar e aprimorar a cada dia. E qual o limite para essa profissional que construiu uma Clínica de Dermatologia referência em atendimento, é formadora de opinião e ainda conta com uma rede de seguidores fiéis nas redes sociais?

Curso para médicos realizado em fevereiro deste ano

54 _CULT

Saiba mais sobre a Dra. Cintia Cunha pelas redes sociais: Blog: http://cintiacunha.com.br/blog/ Facebook: https://www.facebook.com/cintiacunha/ Instagram: https://www.instagram.com/dracintiacunha (@ dracintiacunha) Podcast: https://soundcloud.com/dracintiacunha


BEM_CULT PUBLI EDITORIAL MAURO MARQUES

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL

TRADIÇÃO E CREDIBILIDADE A Clínica Bucomaxilofacial dos cirurgiões dentistas Dr. José Mariano e Dr. Sérgio Antônio está localizada no Hospital Santa Genoveva há mais de 30 anos. Atua em procedimentos na face e cavidade bucal como cirurgias ortognáticas, cirurgias de trauma facial e tumores, extrações de dentes intraósseo, implantes

Dr. Sérgio Antônio A. Costa Cirurgião Bucomaxilofacial Mestre em Ciências da Saúde FAMED-UFU Presidente Associação Brasileira de Odontologia Uberlândia - MG Membro do Corpo Clínico Departamento Bucomaxilofacial dos Hospitais Santa Marta e Santa Genoveva

34 3235-3268 34 3239-0196

dentais, enxertos ósseos e biópsias. Todo ambiente é preparado para proporcionar segurança e comodidade aos profissionais e pacientes durante os procedimentos realizados. Possui equipe interdisciplinar atuante nas especialidades de estética facial, diagnóstico das doenças bucais e reabilitação oral.

Dr. José Mariano Carvalho Costa Cirurgião Bucomaxilofacial Doutor em Ciências da Saúde UFMS Chefe do Departamento Bucomaxilofacial dos Hospitais Santa Marta e Santa Genoveva

Av. Vasconcelos Costa, 962 Hospital Santa Genoveva Uberlândia - MG


BEM_CULT_SAÚDE DRA. GENI DE ARAÚJO COSTA | PROFESSORA DIVULGAÇÃO | SXC

OS DESAFIOS FAZEM-NOS DESCOBRIR TALENTOS NUNCA ANTES PENSADOS - (GAC)

REFLEXÕES SOBRE O ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é inevitável, dinâmico e irreversível. Dura realidade para aqueles que não o aceitam. A ideia de envelhecer para muitos parece um tormento. Entretanto, indubitavelmente, ele chegará para todos. Somente não acontecerá se o ciclo de vida for interrompido em fases anteriores. Assim, as pessoas morrerão jovens, sem envelhecer. Lastimável. Terão pouca vivência em nome da jovialidade. Pior será se não nos prepararmos para envelhecer. Nossa longevidade poderá ser comprometida em relação a competências e a autonomias para a gestão da própria vida. O ideal é sermos o protagonista do nosso próprio envelhecer. Então... Aconselho a todos! Prefiram envelhecer. Preparem-se para isso. Na verdade, falar sobre a velhice num país que, fundamentalmente, privilegia os jovens e os brancos, não é uma tarefa nada fácil. O fato de associar a velhice aos desgastes, às doenças, às disfunções e às incapacidades descaracteriza o espaço social daqueles que envelhecem, sendo possível identificar inúmeros estereótipos a ela vinculados, pelos mais diversos segmentos sociais. Não temos aqui a intenção de minimizar a importância do cuidado à saúde, mas, sobretudo, demonstrar que qualidade de vida e velhice bemsucedida requerem uma ampla compreensão e adequação de um conjunto de fatores que compõe o processo de envelhecimento saudável. Nunca será tarde para realizar mudanças, e mesmo que tenha negligenciado alguns hábitos saudáveis na juventude, ainda há tempo de recuperar e reorganizar a rotina de

56 _CULT

vida para se conseguir alavancar um tempo perdido. Alguns riscos de acometimentos oportunistas, como doenças cardíacas, câncer e fraturas ósseas, podem ser reduzidas e/ou minimizados alimentandose corretamente e praticando exercícios físicos específicos, acompanhados por um profissional da área de Educação Física para garantir rendimento, segurança e a tão esperada qualidade de vida. Sugestão: sigam estes conselhos que levam ao bem-estar - Pratiquem atividades físicas regulares - 5 vezes por semana - 60 minutos. - Treinem a memória - atividades cognitivas - jogos, palavras cruzadas, leituras. - Tenham uma alimentação saudável - equilibrada coma de tudo em poucas quantidades. - Bebam muito líquido - de preferência água. - Controlem o estresse - ele desequilibra as emoções e as liberações hormonais. - Fortaleçam o convívio social - eles favorecem a manutenção de estados emocionais e relacionamentos. - Tenham uma crença - a espiritualidade alimenta a alma. Enfim, a longevidade é uma conquista e deverá ser vivida com qualidade, entusiasmo e alegria. Porque viver bem faz bem! Dra. Geni de Araújo Costa. Professora Titular Universidade Federal de Uberlândia. Programa Vida Ativa - Rádio Universitária. Avaliadora INEP/MEC.


BEM_CULT_SAÚDE PUBLI EDITORIAL MAURO MARQUES

LOW CARB NÃO É UMA DIETA DA MODA

BAIXO CARBOIDRATOS E GORDURAS SAUDÁVEIS: PORQUE É A MINHA DIETA E DEVERIA SER A SUA Baixo carboidrato e gorduras saudáveis (LCHF) porque é a minha dieta e também deveria ser a sua: estamos em 2018 e já está consolidada a ideia de que restringir carboidratos (Low Carb) é a melhor estratégia para intervenção terapêutica na obesidade, síndrome metabólica e diabetes. Vamos elucidar alguns pontos: Low Carb não é uma dieta da moda, é uma estratégia utilizada desde o século XIX com a imbatível vantagem de não acompanhar-se de fome e basear em comida de verdade. A lógica do LCHF é que carboidrato simples e açúcares aumentam os níveis de insulina mais do que quaisquer outros alimentos, favorecendo o estoque de gordura ao mesmo tempo que inibe o uso de gordura como combustível, ou seja, nos tornamos cada vez mais gordos e queremos cada vez consumi-los mais. Obviamente a ciência não é questão de opinião e felizmente dezenas de estudos randomizados e prospectivos apoiam essa ideia. Mas e na prática? A prática é a melhora na qualidade de vida, melhora no perfil lipídico, níveis glicêmicos e insulinêmicos, uma dieta que qualquer pessoa consegue manter facilmente a longo prazo, enfatiza a nutróloga Dra. Gizelle Freitas Moreira.

Equipe médica Dr. José Donizete Freitas - Cirurgião Plástico Dra. Gizelle Freitas Moreira - Nutrologia Dr. Daniel F. Moreira - Obstetra/Ginecologia/Reprodução Humana Dra. Grazielle Freitas - Dermatologia

34 3221-1758 | 99772-9777 Clínica Doni Rua Bocaiúva, 260 Morada da Colina - Uberlândia - MG

CULT_ 57


BEM_CULT_SAÚDE PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

SABIN / IPAC MEDICINA DIAGNÓSTICA RECEBE CERTIFICADO NACIONAL DO PROGRAMA DE QUALIDADE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (CBR)

UBERLÂNDIA AGORA TEM EXAMES DE IMAGEM COM ACREDITAÇÃO CERTIFICADA

Equipe Sabin/IPAC Medicina Diagnóstica de Uberlândia

O Sabin/IPAC Medicina Diagnóstica recebeu, em janeiro, a certificação do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem - PADI, concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A certificação qualifica nacionalmente os serviços, públicos ou privados do setor, nos exames de Ressonância Magnética, Tomografia Multislice, Ultrassonografia, Radiografias, Mamografia Digital, Densitometria Óssea e exames Cardiológicos. Para o responsável técnico do setor de Imagem em Uberlândia, o médico radiologista e gestor médico, Dr. Ricardo Vital, o resultado só traz benefícios: “Apenas 12 clínicas no país possuem a qualidade certificada pelo PADI e o nosso centro de diagnóstico está neste seleto grupo. Para os nossos clientes é a comprovação de que eles estão recebendo um serviço de qualidade e segurança em todos os seus aspectos; para os médicos solicitantes é a garantia de um laudo preciso e ágil para o suporte de decisão diagnóstica. Nós

58 _CULT

já contávamos com os Selos de Qualidade do CBR em Ressonância Magnética, Tomografia Multislice, Ultrassonografia e Mamografia Digital, além do Selo da ABRASSO para Densitometria Óssea, mas o PADI veio para coroar esta incessante busca pela qualidade”. Para a presidente executiva do Sabin Medicina Diagnóstica, Lídia Abdalla, “os investimentos feitos no parque tecnológico, bem como na equipe médica e técnica do Centro Diagnóstico de Uberlândia refletem essa conquista. Este é nosso primeiro serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem certificado pelo PADI / CBR. O Sabin tem o compromisso com a melhoria contínua de seus processos que são certificados e auditados pelos principais selos de acreditação no país”. Além de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a empresa realiza exames de Análises Clínicas, Cardiologia, Densitometria Óssea e Check-up Executivo.



BEM_CULT_ ESTAR BEM AOS 40 SIMONE MENDES HUGO MATOS | DIVULGAÇÃO

CORAGEM E SUPERAÇÃO SÃO ‘SINÔNIMOS’ DE REALIZAÇÃO

DIA DA MULHER

Março é um mês especial, pois no dia 8 se comemora o Dia Internacional da Mulher. Um dia que é resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos. Um dia também recheado de flores, lembranças, poemas e histórias envolvendo garra, vitória, coragem e superação. Por isso, este mês, resolvi contar para vocês a minha história. Quem me conhece como blogueira e digital influencer nem desconfia de tudo que passei para conquistar meu espaço e meus objetivos. Aos sete anos de idade já “trabalhava” com metas e saía de porta em porta para vender copos que meu avô fazia com as latas de extrato, milho e ervilha. Eu não voltava para casa até conseguir vender de 10 a 15 copos por dia, o que me rendia na época aproximadamente R$ 20. O dinheiro que conseguia juntava para ajudar em casa e também para garantir itens que desejava ter. O espírito de vendedora me acompanhou por muito tempo e depois dos litros vieram as flores. Eu entrei em uma floricultura com meus 11 anos. As oportunidades que eu tinha eu agarrava. Mesmo pequena, sempre arrumava um jeitinho de ganhar meu dinheiro e de economizar no que fosse possível. Por várias vezes eu ia para os lugares a pé para guardar o dinheiro do ônibus. Eu também vendia bolos na escola. Minha mãe fazia o quitute e o meu jeito empreendedor foi transformando muitas dificuldades em inspiração de negócio. Aos 18 anos ingressei em uma grande empresa de Uberlândia e por 20 anos fiz o que aprendi a vida inteira: vendi. Minha mãe, com toda a simplicidade dela, me incentivava bastante e meu maior sonho acabou se espelhando no que ela fez por mim. Queria incentivar aquelas pessoas que pensavam que não podiam.

60 _CULT

Eu vivi a maior parte da minha vida lutando para conquistar meu espaço e, hoje, com 43 anos, me sinto realizada. A vida de vendedora me ajudou muito a oferecer algo para os outros. Hoje eu não vendo produtos, mas compartilho histórias e motivo pessoas. Tenho atualmente quase 130 mil seguidores no Instagram e decidi criar o blog “Estar bem aos 40” para mostrar que é possível vencer as mudanças que o tempo impõe com muita disciplina e persistência. Queria falar do que as pessoas que passam dos 40 anos sentem - a flacidez chega, as rugas começam a aparecer, a menopausa quase bate na porta e o metabolismo já não é o mesmo. Hoje o blog é meu grande aliado quando o assunto é fazer a diferença. Também tenho meu espaço e escrevo para o G1, portal de notícias da Globo. Acredito que todo mundo tem que ter um objetivo na vida. Se a pessoa quer mudar a sua vida financeira, ela tem que começar a planejar, colocar metas e cumpri-las. Se quer perder peso, tem que mudar os hábitos, ter foco e determinação. O grande segredo é pensar que os outros conseguem, você também pode conseguir. E é baseado nesse lema que venho oferecendo palavras de apoio e incentivo aos meus seguidores e leitores. Está em nossas mãos fazer diferente. Finalizo dizendo que, como eu, existem muitas outras mulheres que lutam e conseguem atingir seus objetivos. Somos fortes e podemos nos sentir completas. O reflexo da felicidade está no sorriso verdadeiramente realizado. Feliz Dia da Mulher!!! Site: www.estarbemaos40.com.br Instagram: Simone.mendess Facebook: estarbemaos40 G1 Triângulo: Blog Simone Mendes


FAÇA AS PAZES COM A SUA PELE

Pele Sensível? Descubra o conforto com a linha de Leite de Amêndoas e Mel Uberlândia Shopping - 2º piso


BEM_CULT_COMPORTAMENTO DR. JORGE PFEIFER | PSICÓLOGO E PSICANALISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

O CASAMENTO NÃO É SÓ O AMOR, O SEXO E A COMPANHIA

CASAMENTO E CRESCIMENTO

O casamento não é apenas a união de duas pessoas por um ato de amor. Mesmo quando o amor se destaca, entre tantos outros bons sentimentos, ele traz em seu cerne um encontro de duas individualidades sintônicas, mas ainda assim diferentes. Nesse contexto, as pessoas vivem juntas porque acreditam que os seus desejos e necessidades possuem a mesma intensidade de seus sonhos pessoais. Essa é a crença que reforça a ideia de um casamento perfeito. Sabemos que esse projeto de felicidade existe e, quando é verdadeiro, todo o esforço ou investimento acontece para assegurar que as relações amorosas existem para dar certo. Infelizmente, com o tempo, a sintonia desse vínculo se dilui e as individualidades são movidas por razões e emoções diferentes. A partir daí, observamos que sua persistência e resistência estão ali para nos mostrar que tais desacertos são sinais e sintomas de um casamento infeliz. E o que mais nos surpreende é perceber que nessa “desejável” união existe alguma coisa que mascara o fato desse vínculo prestar-se a distanciamentos e retornos que beiram à patologia do próprio casal. Quando questionados, muitos se defendem em nome de valores morais, sociais ou econômicos e parecem

62 _CULT

aceitar estes impasses como dificuldades comuns a serem vencidas. E respondem: “Amanhã tudo isso pode mudar. E nós também”. Esse é o casamento perfeito de dois condenados à mútua dependência de um amor sem garantias. A ambiguidade desse vínculo doentio é tão grande que nos leva a pensar que tal resistência, com o tempo, os levarão à separação. As incompatibilidades nascidas desses comportamentos se transformam numa realidade mentirosa, onde um acordo doentio neutraliza todas as possibilidades de crescimento. O casamento não é só o amor, o sexo e a companhia. São todas essas coisas e muito mais. Como pessoas civilizadas, desenvolvemos códigos éticos e morais que nos alertam e nos protegem. É assim que aprendemos que a condição básica de uma união segura e feliz se desenvolve na confiança e no respeito humano. Cada casal pode e deve procurar aquilo que melhor lhe convém para viver um bom casamento. E acreditar que nesse diálogo maduro viverão uma experiência rica e criativa de respeito pelas diferenças. Pensando bem, a perfeição não existe. Dr. Jorge Pfeifer é psicólogo, psicanalista, escritor e articulista.


BEM_CULT_PSICOLOGIA RÉSIA MORAIS | PSICÓLOGA MAURO MARQUES | SXC

O CASAMENTO NÃO SE ABREVIA A UMA CERIMÔNIA E UMA FESTA

TENSÃO PRÉ-WEDDING

Chegou o grande dia. Um dia de festa, um dia de luz, de gratidão!!! É o dia de virar estrela. Mas, todo esse brilho pode não acender. Muitas coisas para decidir, pensar, ajustar. Noites em claro, redefinindo a logística do outro dia, já que muita coisa não saiu como você queria. Muitos casais, nos últimos meses dos preparativos, começam a discordar de muitas coisas e duvidar da decisão tomada. A maioria das noivas não sabem que, na semana do casamento, muitos detalhes e problemas acabam aparecendo, e as dúvidas são apenas respostas em relação ao medo de enfrentar toda essa pressão. Por fim, a ansiedade surge. O que fazer e como se preparar psicologicamente para o casamento? Depois de toda correria, investimento e carinho colocados na preparação do casamento, a noiva não pode deixar de aproveitar o seu grande dia. Por isso é essencial a disponibilidade de tempo nos últimos dias antes do casamento para

definir tudo e ter controle da situação. Diante de tantas noivas modernas e mulheres independentes, muitas vezes tentam abraçar todos os detalhes do casamento sozinhas, entretanto o casamento não se abrevia a uma cerimônia e uma festa. Na verdade, a festa e a cerimônia são ritos de passagem para um processo de ampla mudança. A ansiedade é a necessidade de controle, repouso e conforto, obtidos a partir de uma solução que queremos que seja imediata para nossos problemas não tão imediatos assim. Portanto, busque pensamentos saudáveis em relação ao objeto ansiogênico, tenha controle dos preparativos e acredite nos fornecedores e parceiros. Confiança em si e nos outros é importantíssimo para o sucesso do seu casamento. Divirta-se!!! Résia Morais - CRP-MG 04/31203. Psicóloga Clínica e Hospitalar. Professora Mestre em Psicologia da Saúde. resiamorais@gmail.com

CULT_ 63


INOVAR PARA GARANTIR DIAGNÓSTICOS COM MÁXIMA PRECISÃO.

64 _CULT


CONHEÇA OS NOVOS APARELHOS DA RADIOCLÍNICA.

MAMÓGRAFO DIGITAL. Mais anatômico e 100% digital para garantir segurança, conforto e eficácia nos exames. fi Mfifififififififi fififififififi fi fifi fifififififi fifififififi fifififi fi fifiúfifi fifi fififihfififi fififififififi fifififi fiífififififi fi fifififizfifififififi fifififi fififififififi fifiCS fifififififififi fifififi fifififififififi fififi fifififififififififififi fi fifififififififififififi fifififififi fifififi fifififififififififififi fififififififi fifififi fifififififi fi fifififififihfi fifififififi fifififififififififi fifififififififi fififi fifi fijfifififi fififihfifi fifi fifififififi fifififififififififi fi fififififi fifi fifififififififififi fifi fifififi fi fi fifififififififififififi

DENSITOMETRIA ÓSSEA DE CORPO INTEIRO COM COMPOSIÇÃO CORPORAL. Poderoso aliado para diagnósticos em diversos campos da medicina.

Tfififififi 100% fifififififififi fi fififififififififififififi fififi fifififi fi fififififi fifi fifififififi fifi fifififififififififi fififififififififi fififififi fififififififififififi fifi fifififififififi fififififififififi fi fifi fififififififiõfifi fifi fifififififififififi fififififififififi fifififififififififififi fifi fififififififi fifififififififififififififififi fififififififiõfifi fififififififififififififi fififififi fififififififi fififififififi fi fifififififi fififififififififififizfififi fifi fififififififi fi fififififififi fifififififififififi fififififi fifififififififi fifi fifififi fifififififi fififi fifififi fifififififi fifi 10 fi 15 fififififififi fi fifififififi fifififiífififififi fififififififififi fifi fififififififi fifi fifififi fififififififififi fifififififi fififififi fifififizfifififififi fififi fifiCSfi

QUALIDADE CERTIFICADA.

Somos pioneiros na conquista do selo do PADI.

Rfifififififiífifififi fi fi fifififififififi fifiífifififi fifi Ufifififiâfifififi fi fififi fi fifififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififi fififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififi fififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififi fifififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififi fifififififififififififififififififififififififififififififififififififififififififi

www.radioclinicaudi.com.br

34 3210-2054

Av. Cipriano Del Fávero, 510 Uberlândia - MG

CULT_ 65 Tecnologia de ponta para ir mais longe. Responsável Técnico: Dr. Moacyr P. de Vasconcellos - CRM 15.386


BEM_CULT_ESTAR BEM MÔNICA CUNHA | JORNALISTA LEO CROSARA | SXC

ALÉM DO PÓ E ÁGUA QUENTE, ACRESCENTE A DISPONIBILIDADE QUE SE TEM PARA ENTRAR NO MUNDO DO OUTRO

CAFÉ COM BOLO DE FUBÁ

Foi o segundo café, mas dessa vez com bolo. De fubá e brigadeiro branco. Parece uma combinação não tão possível, mas basta uma pequena fatia para saber que a mistura dos ingredientes leva a um sabor único. Entre dois espressos, dois cariocas, água e beijos desavisados de uma pequena Branca de Neve, a conversa seguiu por caminhos que passaram pela dor, pelo aprender da vida, pelos porres quase que pra sempre em segredo e pelas confidências ainda tímidas de dias vividos entre a alegria e o sofrimento. Nada diante da miséria humana, mas que tem lá os seus motivos. E nem sempre a gente precisa de um motivo muito forte para compartilhar algo tão corriqueiro como um café. Além do pó e da água quente, acrescente a disponibilidade que se tem para entrar no mundo do outro. Um mundo novo. Aquele que pouco sabemos e quando ambos abrem as portas descobrimos afinidades, experiências interessantes e bondade. E quanto mais se sabe, mais se quer saber. Não por mera curiosidade, mas porque soma quando se presta atenção no outro. É como bordar em nós um pouco da vida de quem está à nossa frente. E naquela sexta, depois do café, quando se despediram, ela caminhou pelo shopping até o estacionamento com uma sensação. Encontrou a prima e ficou mais vinte

66 _CULT

minutos. Entrou no carro, o telefone tocou. Duas amigas enviaram mensagens. E ali, ela ficou. A sensação também. A de que deixou algo muito importante pra trás. E assim que se desse conta, ter que voltar correndo para buscar. Horas e dias, ela desistiu de entender a lógica de tudo. Talvez seja pelo fato de que em tão pouco tempo as conversas sejam tão boas. Seja pelo fato de nem se preocupar se o tempo está passando ou não. Pelo fato de descobrir como é bom estar com alguém que faz bem. Daí, me lembro de um texto do Mussak. Ele tinha uma pessoa especial e juntos desafiavam a vida em reflexões e leves considerações sobre ela. E conseguiram dar um nome a esses instantes compartilhados: toda vez que se encontravam sabiam que sentiriam cócegas. Mônica Cunha é jornalista e apresentadora de TV. monikacunha@uol.com.br


BEM_CULT PUBLI EDITORIAL VICTOR LEONARDO

UNIDADE TRAZ CONCEITO INOVADOR EM BELEZA, SAÚDE E BEM-ESTAR

BODYCONCEPT E DEPILCONCEPT INAUGURAM CLÍNICA NA CIDADE A BodyConcept e a DepilConcept - duas franquias europeias especializadas em tratamentos estéticos faciais, corporais e fotodepilação - inauguram, em abril, uma nova unidade no Pátio Vinhedos, o maior e mais completo Mall da Zona Sul, situado na Avenida Vinhedos, 50. A clínica oferecerá tratamentos intensivos e minimamente invasivos. Dispõe de equipamentos de última geração, profissionais altamente qualificados e o atendimento garantirá orientação individualizada com acompanhamento e apoio de uma equipe multidisciplinar, buscando sempre o melhor resultado. A BodyConcept traz para Uberlândia e região o conceito inovador de Academia da Estética, um método europeu onde os clientes (homens e mulheres) poderão usufruir de um conjunto de tratamentos corporais e faciais com uma mensalidade fixa. A DepilConcept utiliza tecnologia avançada de Luz Intensa Pulsada, método indolor e profissionais especializados com foco no serviço de fotodepilação e fototerapias (rejuvenescimento, cicatrizes de acne, rosácea, foliculite e outros). O evento de inauguração contará com membros da BodyConcept Brasil e toda a equipe da clínica, entre outros convidados especiais. A abertura desta nova clínica representa mais uma etapa de expansão das marcas BodyConcept e DepilConcept no Brasil, trazendo aos homens e mulheres brasileiros um conceito de sucesso comprovado na Europa.

As sócias Gabriela Gaffrée Motta e Isabel Cristina das Neves

Saiba mais sobre a BodyConcept e DepilConcept em: www.bodyconcept.com.br www.depilconcept.com.br Av. dos Vinhedos, 50 34 99654.9639

CULT_ 67


BEM_CULT_ NUTRIÇÃO JÉSSICA CÔRTES | NUTRICIONISTA E COACH DE EMAGRECIMENTO ARQUIVO PESSOAL | SXC

FAÇA A ESCOLHA CERTA. COLOQUE EM PRÁTICA A BOA ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Ter uma alimentação saudável é muito diferente do que seguir dietas que prometem milagrosas perdas de peso ou ter como base alimentar frutas e verduras. Para manter a boa forma é necessário ter uma rotina que promova a saúde, se dedicando desde a escolha dos alimentos até o comportamento que temos durante as refeições. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo, já que são levados em consideração a altura, a idade, o peso e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas.

Uma alimentação saudável não requer somente o seguimento de um cardápio, mas saber pensar antes de comer, principalmente diante de ações como ansiedade, nervosismo, estresse do dia a dia. Isso fará com que você saiba refletir sobre suas escolhas futuras e evita que você coma por emoção,

68 _CULT

podendo depois ter uma recompensa que irá trazer sofrimento e arrependimento, e agindo assim a boa alimentação é sempre deixada pra depois. O conhecimento sobre alimentação saudável com informações de profissionais que podem te ajudar, a ter verdadeiras informações ajuda, mas precisa por em prática aquilo que está nos seus conhecimentos, e ir à busca do corpo que te trará prazer, autoestima elevada e isso deve ser definitivo. Coloque na balança sobre o que a alimentação saudável pode te trazer de benefício, hoje e dias futuros. Que corpo quer estar daqui dois anos? Como a sua saúde estará, se suas escolhas mudarem hoje? Terá pique para curtir a família? Faça essas perguntas todos os dias e escolha que vida quer levar, de hoje em diante, e coloque em prática a boa alimentação. Faça a escolha certa!


TEM CULT EM TODO LUGAR. ATÉ ONDE VOCÊ NEM IMAGINA. UBERLÂNDIA UBERABA ARAGUARI ITUIUTABA ITUMBIARA PATOS DE MINAS CATALÃO ARAXÁ FRUTAL CALDAS NOVAS REVISTA IMPRESSA

BANCA ONLINE

REALIDADE AUMENTADA

Para quem prefere folhear

Disponível na internet

Interação com o seu público

ANUNCIE!

34 3232.6600

comercial@netcult.com.br www.netcult.com.br

É REGIONAL, IMPRESSA E DIGITAL.


BEM_CULT_SAÚDE BUCAL DR. ALEXANDRE FERNANDES | CIRURGIÃO-DENTISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

COMO LIDAR COM ISSO?

MEDO DE DENTISTA

Se você fica nervoso só de pensar em ir ao dentista, você não está sozinho. Seja qual for o seu motivo, uma boa equipe odontológica irá garantir que sua saúde dental e sua saúde emocional sejam atendidas. Quanto mais você demora ou simplesmente não vai ao dentista, maior será o risco de desenvolver problemas odontológicos que tornam mais difícil o tratamento. Você pode usar algumas estratégias em sua próxima consulta para ajudar a aliviar sua ansiedade: 1 - Seu dentista e equipe estão mais aptos a tratá-lo se conhecerem suas necessidades. Lembre o dentista e equipe odontológica sobre sua ansiedade quando você chegar. Compartilhe as experiências ruins que você tenha tido no passado e peça sugestões sobre estratégias de enfrentamento. Não tenha medo de fazer perguntas. Às vezes, saber o que vai acontecer alivia qualquer medo do desconhecido. Combine um sinal com seu dentista, como levantar a mão, caso você precise falar algo, durante o tratamento.

traga fones de ouvido para que você possa ouvir suas músicas favoritas. Algumas clínicas odontológicas possuem sistema de som ambiente, permitindo que você ouça suas músicas prediletas. Imagine seu lugar feliz e visualize-se em uma praia ou jardim relaxante. 3 - O relaxamento começa na mente. Experimente exercícios de respiração profunda para ajudar a relaxar a tensão em seus músculos. Conte suas respirações. Inale lentamente e expire para o mesmo número de contagens. Faça isso cinco vezes enquanto aguarda atendimento ou enquanto você está sentado na cadeira odontológica. Concentre-se em relaxar os músculos, uma parte do corpo de cada vez. Por exemplo, você pode se concentrar em liberar tensão começando em sua testa, depois suas bochechas, seu pescoço e o resto do seu corpo. Fazendo assim você conseguirá controlar o estresse, possibilitando realizar o tratamento odontológico e obtendo saúde bucal e melhor qualidade de vida. Fonte: https://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/a/anxiety

2 - Tirar sua mente do procedimento pode parecer impossível quando você está nervoso, mas há algumas coisas que podem ajudar a distrair seus pensamentos. Se o som da broca incomodar você,

70 _CULT

Dr. Alexandre V. Fernandes - CRO-MG: 12.398 Mestre em Estomatologia. Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Responsável técnico da Primer Odontocenter.


BEM_CULT_RELACIONAMENTO CÁSSIA FREITAS | PSICÓLOGA ARQUIVO PESSOAL | SXC

NOSSAS ESCOLHAS DEFINEM QUEM SOMOS, ONDE QUEREMOS CHEGAR E COM QUEM ESTAREMOS

UNS PELOS OUTROS

Todos concordam que há de se ter uma base para que a ordem seja estabelecida. Devemos ter um ponto em comum, onde todos respeitam e cumprem as regras nem sempre escritas. Este seria o princípio da ética. Aquele conjunto de regras que promovem a convivência. Dei-me conta de que todos reclamam da bagunça, mas, quando o certo é estabelecido e reconhecido como tal, reclamam por terem de seguilo. Essa dificuldade em fazer esse esforço final, digo final, pois, uma vez alinhados com a mesma visão, tudo fluirá naturalmente, é uma característica das pessoas que veem nos protestos um meio de vida. Não se trata do rebelde sem causa. Rebelião nunca terá um aspecto positivo. Se eu quero a edificação e o crescimento, tenho que fazer o certo, respeitar as regras e ajudar para que os outros ganhem essa visão. A postura de reclamar de qualquer maneira ou por qualquer coisa não nos levará a lugar nenhum, pelo contrário, pereceremos. Rebeldia não é sinônimo de crescimento. Rebeldia é a escolha de quem não tem argumento e ensimesmado se coloca em uma posição de oposição.

mesmos padrões éticos. Se nossos superiores, pais, professores agem de maneira indesejável, aí é que devemos nos esforçar para sermos corretos. Não é porque o outro faz errado que eu vou fazer. Não é porque não vai prejudicar ninguém ou ninguém vai ver ou aquela postura de “o que tem demais”. Ou sigo as regras ou não. Nossas escolhas definem quem somos, onde queremos chegar e com quem estaremos. Já trabalhamos com dependentes químicos. Quando se vê um ser humano sofrendo pela abstinência e buscando em nós um apoio, entendemos o quanto as regras são importantes. Ouvir nossos pais quando eles dizem o que devemos fazer ou onde andar. Respeitar as pessoas sem distinção. Respeitar as autoridades, essa eu aprendi ainda criança. Enfim, tudo se resume à obediência. Ninguém está acima dessa palavrinha. Todos estão sujeitos a alguém ou a alguma coisa e é isso que nos separa do caos, da desordem. Como a liberdade é o maior legado do homem, obedecer torna-se uma opção. Se escolhermos a rebelião à obediência ainda não nos demos conta de que nossa sobrevivência depende do todo.

É muito importante que sejamos diferentes. Em funções, capacidades, mas temos que seguir os

Cássia de Figueiredo Freitas, mãe orgulhosa da Cindy e sujeita aos princípios cristãos estabelecidos pelo Senhor Jesus. cassiafreitas7@gmail.com

CULT_ 71


BEM_CULT_OBSERVATORIUM CINDY FREITAS | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

CRIANÇAS VIVEM NO PRESENTE, E POR ISSO MESMO, TÊM A CAPACIDADE DE TORNÁ-LO ETERNO

O MAGISTÉRIO DAS CRIANÇAS Uma das experiências mais enriquecedoras que vivo é a de passar tempo com pessoas com grandes diferenças de idade com relação a mim. Num mundo que tende a inutilizar idosos e a desprezar a inocência das crianças, considero um privilégio ter a oportunidade de parar para observar como essas pessoas lidam com o mundo e trazer um pouquinho das suas perspectivas para a minha própria existência. Hoje, meu foco será nas crianças. Crianças são irreverentes, não ligam para formalismos e são capazes de amar incondicionalmente. São transparentes e, por isso mesmo, tornam mais leve o ambiente em que estão. Não enchem seus relacionamentos de regras e não-me-toques: elas brincam e conversam com quem lhes der abertura - e para isso, creia-me, não é necessário ter a idade delas. Elas podem não saber se comportar como adultos, mas trarão os adultos dispostos para o seu mundo e os receberão com o mesmo carinho como fariam com um contemporâneo delas. Mas a característica que mais gosto nas crianças é a sua noção de temporalidade. Elas não

72 _CULT

impõem prazos de validade: têm a mesma alegria em brincar com alguém que conheceram hoje e com outro que conhecem há um ano. Se a amizade durar apenas um dia, elas não se martirizam pensando no amanhã ou nas próximas semanas sem aquela companhia. Crianças vivem no presente, e por isso mesmo, têm a capacidade de torná-lo eterno. Seu curto passado não pesa e seu futuro basicamente se restringe ao “o que vou ser quando crescer”. Elas não cresceram ainda, então não se preocupam. O futuro para elas é distante, não vale a preocupação. O que vale é hoje, é a pessoa que está ao lado delas e dedica um pouquinho do seu tempo para ouvi-las, amá-las e respeitá-las como elas merecem. Essa temporalidade é, talvez, a maior lição que uma criança pode ensinar a um adulto - este sempre tão preocupado com o amanhã e impondo a si prazos, regras e condições. Não é à toa que delas é o Reino dos Céus. Cindy Figueiredo Freitas. Jornalista, escritora, ávida leitora, old school, diferentona e amante de gatos e corujas. cindyfreitas7@gmail.com


CULT_ 73


BEM_CULT_OPINIÃO ARLINDO MAXIMIANO DRUMMOND | EMPRESÁRIO DIVULGAÇÃO | SXC

ESCOLHA DIFÍCIL

- Serei direto. Dei a você avós perfeitos, um pai honrado e uma santa mãe que tem amor para mil filhos, dei também a tranquilidade que muitos procuraram pela vida toda. Você tem amigos verdadeiros que torcem por tudo que resolve realizar. Te dei um pedaço de terra no melhor lugar do universo, para você criar seus bichos e brincar de trabalho. As melhores mulheres e os melhores cavalos pra você cavalgar e domar, para se sentir homem e rei por momentos únicos que poucos vivenciaram. Te mandei para lugares nesse planeta onde você pode sentir que todos somos irmãos e iguais. Te apresentei Maria e seu filho, Sidarta e Chico para você não se prender a um só ensinamento. Por meu desejo você experimentou todos os perfumes, gostos e sentimentos que só os poucos escolhidos têm o privilégio. Te dei vezes mais o que Voltaire pôde conquistar. - Chega uma hora em que anjos se incomodam do porquê eu protejo uns mais que outros. Um dos mistérios meus. E fico numa situação de ter que dividir melhor, embora afinidades não se explique. Esses filhos abençoados deixam essa vida mais cedo ou ficam como a maioria, soltos no mundo como comuns. Te dou o poder da escolha para não tirar de vez o que merece, mas que gerou ciúmes. - Serei breve, não cabe aqui meus agradecimentos e meu espaço nesse veículo é pouco, portanto vou deixar como está minha vida, não tendo tempo para escolha. OBS: Se não for pedir muito, dobre a dose.

74 _CULT


BEM_CULT_CIDADANIA KAROLINA CORDEIRO | PALESTRANTE MOTIVACIONAL ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

O QUE PODEMOS APRENDER COM ISSO

DEFICIÊNCIAS NÃO VISÍVEIS

Estava com meu filho no Dia Mundial Das Doenças Raras, em Brasília, quando uma mãe me abraçou e em lágrimas disse: Quando as pessoas olham para você e seu filho, todos podem perceber visualmente que ele tem deficiência, que sorte a sua, (Pedro, 11 anos, possui a síndrome AicardiGoutieres) que o tornou tetraplégico. E quando me veem com a minha filha (possui Cavernona) desesperada, na fila de prioridade de algum hospital, acham que ela está exagerando, pois ela anda, fala, escuta, enxerga.

primeiro momento e reflexão num segundo. Será que esta pessoa não possui alguma patologia degenerativa. Será que podemos qualificar uma pessoa com mais deficiência do que a outra só pelo olhar. Fiz uma pequena lista de algumas doenças, que nem sempre sua deficiência pode ser notada visualmente, mas que acarretam transtornos e requerem cuidados especiais em quem a possui: Ostomizados, Esclerose Múltipla, Fibromialgia, Cardiopatias, Doenças Metabólicas, Cavernoma, Fibrose Cística, entre tantas outras.

A maioria das classes de deficiências permite à Pessoa com Deficiência que se identifique - e seja identificado - como tal e, portanto, conte com a boa vontade da sociedade em geral e dos órgãos protetores para melhorarem sua qualidade de vida. Por outro lado, existem pessoas que possuem deficiências menos conhecidas, mas nem por isso menos importantes, já que esses pacientes também requerem adaptações que são fundamentais para conseguirem realizar com tranquilidade suas atividades mais cotidianas.

Fica o aprendizado que nem sempre devemos julgar pelo que nossos olhos julgam sem saber. Cada pessoa que tem uma deficiência não visível carrega sua história de lutas e dores e são levadas a situações constantes de constrangimentos públicos. Fica a dica que devemos ter muita cautela ao observar alguém que necessita de prioridade e não são privilégios, mas sim carregam patologias que não são evidenciadas ao primeiro momento num simples olhar crítico. Observe mais, julgue menos.

Isso me fez refletir muito, por exemplo, em quem estaciona nas vagas especiais de estacionamento e sai andando do carro. Motivo de revolta num

Karolina Cordeiro, mãe do Pedro (8 anos), que possui uma síndrome Rara (Aicardi Goutieres), que o tornou tetraplégico e necessita utilizar as vagas diariamente. Sofre como outras pessoas com deficiência todas as agressões verbais e falta de respeito.

CULT_ 75


BEM_CULT_ESTÁ ESCRITO ANITA GODOY | ESCRITORA ARQUIVO PESSOAL | SXC

RECLAMAÇÕES SÃO PRATICAMENTE AFIRMAÇÕES DE INCAPACIDADE

MURO DAS LAMENTAÇÕES DA VIDA

Escrevi no “Muro das Lamentações da Vida” que estava cansada de reclamar disso ou daquilo. Cansada de amores desfeitos, sonhos partidos, desejos não realizados, relacionamentos doloridos. Ali, bem ao pé daquele muro onde pessoas derramam lágrimas, eu finalmente me livrei de um fardo pesado: as reclamações inúteis! Reclamações são praticamente afirmações de incapacidade. Quando eu reclamo ao Universo a falta disso ou daquilo é, quase sempre, a certeza de que faltou luta da minha parte. Por isso, ao deixar ali as lamentações que ainda carregava, senti nascer uma nova pessoa, mais forte, menos dependente. Hoje, sei o que quero e como lutar para conquistar. Não quero quem não me quer, não tenho raiva de ninguém, não me ofendo com nada, a não ser a ignorância humana, aquela que maltrata o próximo, os animais, a natureza. Não levo na minha bagagem nenhum excesso, isso inclui o orgulho, que abandonei numa esquina, e nunca mais fui buscar. Não levo os elogios recebidos, certo de que preciso melhorar. Nem

76 _CULT

levo comigo mais água do que preciso, nem alimento além daquele que me garante a vida. Assim, sem reclamar, aprendi a agradecer, e de tudo o que me acontece, separo os fatos: os bons eu agradeço, os ruins, eu esqueço. A vida pode ser muito mais tranquila e leve, mesmo não possuindo nada de material. Aliás, quanto mais bens materiais, maiores as preocupações e ocupações. Talvez, o que você mais procura já esteja na sua vida. Talvez você esteja correndo atrás de sonhos do passado, como quem caça borboletas com rede furada. O tempo é implacável, ele não para. Olhe para o dia de hoje com carinho e deixe no “Muro das Lamentações” da vida, tudo o que não lhe serve mais. Aprenda a sorrir e encarar as dificuldades com esperança, determinação e fé. Seja mais do que vencedor, seja a própria vitória. Paz e Luz sempre! Anita Godoy é Escritora, Taróloga e Palestrante Motivacional. www.anitagodoy.com.br | anita.godoy@yahoo.com.br


NÃO É A TOA QUE A PEÇA MAIS FORTE DO JOGO É UMA DAMA 08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

@maisonsandra

clinicamaisonsandra

(34) 99648 6155

(34) 3236 CULT_ 77

RUA DUQUE DE CAXIAS, 818 - LÍDICE - UBERLÂNDIA - MG

5591


@carmensteffens

CarmenSteffensOnline

CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS

A loja toda em até 10x sem juros, com parcela mínima de R$ 99,90 CENTER SHOPPING | UBERLÂNDIA - MG ARUBA

BUENOS AIRES CANCÚN

CANNES

MIAMI MONTERREY

PUNTA DEL ESTE

560 LOJAS - 19 PAÍSES

RIO DE JANEIRO

SANTIAGO

SÃO PAULO


CULT_ 79


MAIS_CULT_CAPA INDEX ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO LUIZA FERRAZ | PEDRITA JUNCKES

ARTISTA E EMPRESÁRIA, SABRINA SATO TEM A ESPONTANEIDADE COMO MARCA REGISTRADA

SABRINA SATO, A JAPA MAIS AMADA DO BRASIL Com seu jeito único e extrovertido, a apresentadora Sabrina Sato tornou-se um ícone no meio artístico e é reconhecida pelo grande público pelo seu carisma e simpatia. Nascida em Penápolis, interior de São Paulo, passou a infância e adolescência praticando atividades como ballet, jazz, ginástica olímpica, karatê e cursos de teatro. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo para cursar ballet no Stagium, e aos 17, com o objetivo de se aprimorar nos estudos de balé clássico e contemporâneo, iniciou a faculdade de dança na UFRJ. Durante este período fez parte do corpo de bailarinas do programa “Domingão do Faustão”, na Rede Globo. Depois de três anos, trocou a dança pela Faculdade de Jornalismo em São Paulo para ficar mais próxima da família, e aos 22 anos, participou da terceira edição do reality show Big Brother Brasil, que lhe deu reconhecimento nacional. O forte apelo com o grande público e a sua forma divertida e engraçada a levaram a receber o convite para participar do Programa Pânico, na rádio Jovem Pan, e seguiu para o programa de TV, na Rede TV em 2003, e depois para a Rede Bandeirantes, em 2012. Sempre em busca de desafios e do fortalecimento da sua carreira, aceitou o convite da Rede Record, em 2013, e assumiu o seu programa solo: “Programa da Sabrina”, voltado para o entretenimento familiar. Segundo pesquisa realizada pela GFK, empresa de pesquisa de mercado, a espontaneidade é sua marca registrada perante o público, junto com a imagem de mulher independente e confiável. Em abril de 2017 completou três anos de programa, batendo recordes de audiência a cada semana. Na grade da Record, o Programa da Sabrina é o mais assistido aos sábados, figurando entre os Top 5 de toda a grade da emissora. Sabrina também é reconhecida no meio da moda por seu estilo refinado e único e é referência por seus cuidados com a saúde e boa forma. Presença garantida nos principais eventos de moda e queridinha de estilistas nacionais e internacionais, a apresentadora também se tornou uma grande empresária e hoje possui produtos licenciados e assinados, além de contratos publicitários com marcas renomadas.

80 _CULT


Foto Luiza Ferraz Marca Zune Jeans Beleza Rodrigo Costa Styling Marcell Maia

Celebridade Duas paixões acompanharam a apresentadora durante toda a sua trajetória - o Carnaval, desde 2008, quando recebeu a faixa de madrinha de bateria da Escola de Samba Gaviões da Fiel, e em novembro de 2010, foi coroada rainha de bateria da Escola Vila Isabel. Participante ativa das atividades das comunidades, desfila pelas duas escolas em todas as edições. Em 2016, ela inaugurou o Instituto Sabrina Sato, instituição sem fins lucrativos formalmente constituída, que nasceu para apoiar instituições e projetos sociais que beneficiam e atuam diretamente na educação, desenvolvimento, assistência social e proteção às crianças e adolescentes de todo o Brasil. Presidido pela própria apresentadora, atua como repassador, ou seja, arrecada recursos por meio de ações rentáveis que gerem visibilidade para causas socioeducativas no país, além de executar seus próprios projetos e programas. Além do Instituto, Sabrina também apoia outros projetos sociais, de causas ambientais e de proteção animal, como Ampara Animal, Projeto Adote, Teto Invisigram, Inclusão Já, Brazil Foundation, Amfar, Charity Day, Graac, Projeto Velho Amigo, Pense Rosa e Hospital do Câncer de Barretos. Assídua nas redes sociais, a apresentadora lançou em novembro de 2016 um canal no YouTube, onde compartilha dicas de moda, beleza, relacionamento, bastidores de campanhas e eventos, e se diverte ao lado de convidados como Giovanna Ewbank, Kéfera e Rodrigo Faro. Com mais de 11 milhões de seguidores no Instagram, Sabrina foi eleita pelo próprio aplicativo como a celebridade brasileira mais ativa no Stories, recurso usado pelos usuários do app.

“A Sabrina Sato é uma energia que transforma tudo por onde passa. Transpira simplicidade e amor. Uma mulher segura e feliz do que é e representa para outras mulheres. Possui uma alegria rara de alma. Gratidão tê-la recebido em meu lar. A Sabrina Sato demonstra bem como voar alto, com os pés no chão,CULT_ 81 sorriso largo e positividade pra vida” - Karolina Cordeiro, palestrante motivacional.


MAIS_CULT_CAPA INDEX ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO LUIZA FERRAZ | PEDRITA JUNCKES

Foto Pedrita Junckes Tratamento de imagem Péricles Werner Cabelo e make Lavoisier Assistente cabelo e make Julio Cardim Edição de moda Yan Acioli Produção de moda Satomi Maeda e Alan Gomes Assistente de produção de moda Léo Nunes

82 _CULT

Musa do Carnaval Sabrina Sato mostrará detalhes do seu carnaval em reality no YouTube. Desde 2003, quando começou a desfilar para a Gaviões da Fiel, é presença confirmada - e mais do que esperada - no carnaval brasileiro. Neste ano, não foi diferente: a agenda da apresentadora esteve recheada de compromissos e ela promete divulgar tudo em seu canal do Youtube por meio de um reality que mostrará todos os bastidores de sua rotina intensa durante esses dias (#CarnavaldaSabrina). É possível acompanhar tudo em episódios semanais. Além dos desfiles da Gaviões da Fiel em São Paulo e da Vila Isabel no Rio, Sabrina foi rainha do baile Glam Gay 2018, tradicionalmente idealizado pelo carnavalesco Milton Cunha, que aconteceu na quadra da São Clemente (RJ), no dia 28 de janeiro. Este foi apenas o começo da preparação da musa que desfilou pelo décimo-quinto ano consecutivo como madrinha de bateria na Gaviões da Fiel e pela oitava vez como rainha de bateria na Unidos de Vila Isabel. Além disso, Sabrina foi a Musa do Camarote N1, coordenado pelos empresários Victor Oliva e Álvaro Garnero, e esteve presente nos principais eventos que aconteceram no camarote dentro da Sapucaí. O reality mostrará ainda os ensaios nas escolas de samba, depoimentos de personalidades importantes do Carnaval, provas de figurino com as tão aguardadas fantasias e também um shooting temático com looks carnavalescos que contou, inclusive, com peças cedidas por ícones do Carnaval como Pinah, a Cinderela Negra do samba. Com toda a sua alegria e energia, Sabrina Sato é a estrela de capa desta edição, brindando nossos leitores com esse belo ensaio. Confira e encante-se com a japa mais amada do Brasil.



84 _CULT


MAIS_CULT_MODA ITA MAZZUTTI ITA MAZZUTTI

CULT_ 85


MAIS_CULT_MODA ITA MAZZUTTI ITA MAZZUTTI

86 _CULT


CULT_ 87


MAIS_CULT_MODA ITA MAZZUTTI ITA MAZZUTTI

88 _CULT


CULT_ 89


ANÚNCIO COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

90 _CULT


CULT_ 91


MAIS_CULT_LIFESTYLE CÍNTIA GONÇALVES BARBOSA DIVULGAÇÃO

A MILÃO DO DESIGN EM DOIS ESTILOS DIFERENTES

LIFESTYLE

Durante uma semana, sempre em abril, acontece o grande evento Milão Design Week, que reúne o que há de melhor em design. Dentre os diversos eventos e atividades, abordarei os dois principais e os mais badalados: Isaloni e Fuori Salone.

Isaloni - Salão do Móvel de Milão Criada em 1961, com o objetivo de promover a exportação italiana de móveis e complementos, hoje a feira Isaloni é referência mundial no setor de móveis domésticos, reunindo expositores e visitantes de todo o mundo que vão em busca das últimas novidades, inovação, tecnologia, cultura e tendências do setor. Grandes marcas italianas como Kartell, Moooi, Fendi

Neste ano, acontece a Eurocucina e o Salão Internacional do Banho também no Isaloni. - A cada dois anos acontece a Euroluce - Salão Internacional de Iluminação, o próximo em 2019. - A feira é direcionada a profissionais da área de arquitetura, decoração e afins, mas qualquer pessoa pode visitar. - Se você é da área, leve uma malinha de mão e seu cartão de visitas, pois você precisará apresentar para pegar a maioria dos catálogos impressos. Serviço Data: 17 a 22-04-2018 Horário: 9h30 a 18h30 Local: RHO Feira Milão - Itália Site oficial: www.salonemilano.it Fuori Salone - Salão do Móvel de Milão Nos anos 80, algumas empresas decidiram mostrar suas produções moveleiras em salas de exposições ou em outros locais de prestígio no centro de Milão, ou para comemorar seus aniversários em lugares incomuns na cidade. O Fuori Salone estabelece então suas bases a partir deste novo movimento empresarial. A revista Abitare, em 1983, reconhece pela primeira vez que aconteceu algo diferente nos espaços da cidade, dedicando uma seção da revista ao “Fuori Salone”, nome dado pela revista naquela edição. No ano seguinte, 1984, o nome é repetido, o evento fica reconhecido e segue até hoje com milhares de novidades, eventos e coquetéis badalados. Milão já respira design, e nesta época então!!! Caminhar pelas ruas é uma emoção. Mostras paralelas conhecidas como Fuori Salone acontecem em regiões famosas como Brera, e zonas Tortona e Lambrate.

Home, Armani Home, Missoni Home, Cavalli Home, Cassina, dentre outras tantas, sempre estão na feira, apresentando o que já está disponível e haverá de melhor em tendências do setor. Passar pelos diversos stands e ver tantas marcas conhecidas, e melhor ainda, conhecer novas marcas é uma experiência para toda a vida. Só quem já foi sabe como é gostoso caminhar e explorar os pavilhões, e sempre fica com o gostinho de voltar todo ano.

92 _CULT

Não é preciso comprar ingressos, sendo que, em algumas lojas você precisará mostrar o seu cartão de visitas ou de carteira de estudante para comprovar que é da área, aí poderá entrar nas exposições exclusivas e receber catálogos. Para os eventos de empresas mais renomadas, é necessário ter convites ou nomes da lista para entrar e participar de alguns coquetéis.


CULT_ 93


MAIS_CULT_LIFESTYLE CÍNTIA GONÇALVES BARBOSA DIVULGAÇÃO

Dicas Mapa do Fuori Salone - Os designers brasileiros estão cada vez mais presentes no Fuori Salone. Em 2017, vários deles marcaram presença pesada e isso se deu graças a três mostras: a Brazil S/A, de José Roberto Moreira do Valle, a Be Brasil, da Apex, e a Rio + Design. - Reserve um tempo para conhecer a arquitetura tradicional e contemporânea de Milão. - O Projeto Porta Nuova que abriga arranha-céus e premiados, como o Bosco Verticale.

A famosa tradicional Corso, como a rua badalada e bem frequentada. Na época da feira então fica uma loucura. Serviço Data: 17 a 22-04-2018 Horário: De acordo com os estabelecimentos Local: Mapa acima Site oficial: www.fuorisalone.it Já estive em Milão por várias vezes, durante a Milão Design Week, e posso garantir que as duas opções são maravilhosas, experiências diferentes e que sempre dá vontade de voltar. Assim em várias edições do Lifestyle, apresentarei sempre opções de estilos de vida que andam juntos, mas por caminhos diferentes. Próxima edição: fiquem de olhos abertos, pois mostrarei a vocês como o café e os vinhos andam juntos por caminhos diferentes. O conteúdo dos cafés será feito por Poliana Gonçalves, barista de renome e gestora da Cafeteria Dulcerrado - que é uma iniciativa Expocaccer (www.expocaccer.com.br) em Patrocínio, onde fizemos um evento Coffe & Wine de grande repercussão. - Lembrem-se que vários são os estilos de vida, e independente do seu estilo, o importante é ser feliz!

94 _CULT


MAIS_CULT_MODA PUBLI EDITORIAL | MARCELA GONÇALVES RIBEIRO DIVULGAÇÃO

CARMEN STEFFENS APRESENTA SUA COLEÇÃO OUTONO INVERNO

NOVA COLEÇÃO O outono inverno 2018 vem celebrar a diversidade e conforto nos estilos, através da multiplicidade das tendências, com cortes diferentes, brilhos, estampas e peças básicas. O verde militar vem com tudo e nessa coleção acompanha estampas e muito glamour, o pretinho ficou nada básico acompanhado de

pedrarias e muito brilho. Também podemos destacar o prateado e os brilhos, que dão ainda mais estilo aos looks dessa coleção e vieram para não passar despercebidos nesse outono inverno. E tudo isso você pode conferir na nossa loja Carmen Steffens do Uberlândia Shopping.

34 3225-6766 Uberlândia Shopping - loja 245 - 2º piso | Instagram: @csuberlandiashopping | Uberlândia - MG

CULT_ 95


MAIS_CULT_ORGANIZER ANA FLÁVIA GOULART | PERSONAL ORGANIZER MURILLO OLIVEIRA | KAUSBEN | DECORE CRIATIVO

OS PRODUTOS ABERTOS PODEMOS COLOCAR EM POTES HERMÉTICOS

COMO ESTÁ SUA DESPENSA HOJE?

Este é um cantinho que muitos detestam porque fica de qualquer jeito, mas então por que não tornar um cantinho gostoso, prático e bonito? E como vamos fazer isso? Simples! Aqui vão algumas dicas que, se você seguir, ficará fácil de organizar e manter. As primeiras dicas são fundamentais para realização de qualquer organização.

A primeira é a seleção do que fica e do que não fica naquele determinado lugar. Até porque estamos lidando com alimentos que podem estar com a data de validade vencida. A segunda é a categorização dos itens. Podemos categorizar os itens por massas, enlatados, doces, óleos, grãos, etc, vai depender da necessidade de cada casa. Feita a categorização, é legal separar

96 _CULT

esses itens em cestas para que fiquem todos no seu devido lugar. Os produtos abertos podemos colocar em potes herméticos, onde a vedação não vai alterar o produto, e além de evitar a presença de bichinhos desagradáveis. Quando retiramos o produto de sua embalagem original e colocamos em algum pote é de extrema necessidade etiquetar esse pote com a descrição do produto e a validade do mesmo. Pronto! Após seguir essas dicas, “hora de arregaçar as mangas e mãos à obra”! Ana Flávia Goulart é personal organizer em Uberlândia. Email: anaorganizapo@gmail.com Instagram: @ana_organiza Facebook: Ana Organiza


MAIS_CULT_ETIQUETA BRUNA BARCELOS | CONSULTORA DE COMPORTAMENTO E ETIQUETA MAURO MARQUES | SXC

NAS VIAGENS OPTE POR CORES NEUTRAS PARA FACILITAR NA COMBINAÇÃO COM AS ROUPAS

COMO ESCOLHER O ESMALTE

Há bem pouco tempo atrás, quando íamos à manicure, havia três opções de cores: renda, nude ou vermelho (com alguns poucos tons, que iam do terra ao vinho). Há uns 10 anos houve uma revolução no mercado de esmaltes que os inseriu com tudo no mundo da moda. Além de uma infinidade de cores e estilos, há tendências novas a cada estação. Mas será que as unhas podem estragar sua elegância? A resposta é: sim! Especialmente no trabalho. Portanto, para não cometer gafes, é preciso atenção nas dicas para saber como usar esmalte no trabalho. 1. Nas profissões que exigem uma vestimenta discreta, a cor das unhas também precisa ser mais sóbria. Opte por cores mais neutras e leves como branco, rosa, nude ou tons mais fechados com o vinho, vermelho clássico, preto ou marrom. 2. Em ambientes de trabalho informais, pode-se ser mais ousada, optando por cores mais fortes e “da moda”.

8. Nas viagens opte por cores neutras para facilitar na combinação com as roupas. Afinal, você não terá seu armário à disposição. 9. As unhas Louboutin (pintadas com o fundo da unha de vermelho, como o sapato homônimo) são a mais horrenda invenção recente. Eu sempre imagino como será tirar aquele esmalte debaixo depois... Sem comentários. O que vale para todas: - Assim que as pontas começarem a descascar é hora remover o esmalte. - Não se esqueça de manter as unhas sempre bem aparadas e lixadas. - Unhas muito grande são anti-higiênicas, mantenhaas curtas ou médias. - Unhas do pé sempre curtas, nem precisa explicar. Bruna Barcelos é consultora de comportamento e etiqueta. www.brunabarcelos.com.br

3. Quem fará uma entrevista de emprego ou está começando um novo trabalho deve optar por cores claras que passam uma mensagem de transparência. 4. Cor de esmalte tem idade. Mulheres maduras devem preferir cores discretas, ainda que escuras. Assim como uma senhora usando roupa de adolescente revela certo desespero, o esmalte colorido (amarelo, azul claro, verde) pode mostrar uma dificuldade em amadurecer. Assuma sua idade! 5. Unhas decoradas têm um limite. Depois dos 15 anos não é hora de se aventurar por este caminho. 6. Adesivos de unha só ficam bem se você for uma artista do show business e ponto final. 7. A moda da unha filha única (quando só o dedo anelar é pintado de cor diferente) é estranha. A impressão que dá é que a manicure se distraiu. Cuidado para não ser uma fashion victm. CULT_ 97


MAIS_CULT_LIFESTYLE MASCULINO DUDU GONTIJO | BLOGGER DIVULGAÇÃO

CARNAVAL NO RIO OU SALVADOR? NÃO, SÃO PAULO MESMO.

UM SONHO REALIZADO

do restaurante é incrível, tem uma salada que está inclusa no valor e é montada na mesa. Aceite, você pode escolher, tem uma variedade incrível. Ah, a burrata não está inclusa no serviço, é paga à parte.

Sim, São Paulo, não é de hoje que roteiros alternativos vão se difundindo por todo o Brasil, no interior e, claro, nas capitais, por alguns anos passei meu carnaval na capital mineira. E este ano recebi o convite para desfilar na “Nenê de Vila Matilde” - escola de samba tradicional em São Paulo. O convite veio a calhar, já que era um grande sonho desfilar nas grandes escolas de samba do Brasil, então resolvi contar um pouco do dia a dia pra vocês. Sempre que vou a São Paulo, procuro novos programas para fazer, mas também não deixo de visitar meus lugares e restaurantes prediletos de lá! Inicialmente almoçamos e fomos direto ao Masp, lugar maravilhoso com mais de 8000 obras no acervo, com obras importantes como Renoir, Paul Cézanne, Di Cavalcanti, Portinari, dentre muitos outros, com obras fixas e itinerantes. O Spot é um desses lugares, restaurante badalado, comida e drinks incríveis, com preço justo e uma galera da moda super bacana e é lotado de celebridades, modelos, artistas, cantores. O restaurante fica em um cenário incrível, a arquitetura por si só, já vale à pena, mas para completar, tem prédios magníficos na frente e uma fonte luminosa fantástica. Fica na Alameda Ministro Rocha Azevedo, quase cruzamento com a Av. Paulista, super vale uma visita, ah, funciona almoço e jantar, só não pode virar a noite, mas a cozinha funciona até as 2 da manhã. Desta vez, conhecemos o Rodeio, uma Steak House incrível, com acompanhamentos deliciosos e um ambiente lindo, com ar de limpeza por todos os cantinhos. Fica no miolo do burburinho dos “Jardins”, na famosa Rua Haddock Lobo, cruzamento com a também famosa Rua Oscar Freire, bem no cruzamento mais agitado da moda. É bom saber que o preço é um pouco salgadinho, mas vale muito a pena. Pedimos uma sugestão do chef, que era uns espetinhos incríveis, de carne de gado, frango e legumes. O couvert

98 _CULT

Nos hospedamos no L’Hotel Portobay, já tinha um bom tempo que queria me hospedar lá, e posso afirmar, o hotel é incrível, localização perfeita, fica na Al. Campinas, 266, quase com a Av. Paulista. Quando cheguei ao hotel, logo na recepção já fui tratado com Dudu, chegando ao quarto, tinha uma foto minha em um porta-retrato. Sério, fiquei muito feliz com a recepção, me ganharam na hora. O hotel inteiro é lindo e super confortável, as comidinhas são incríveis de verdade, o café da manhã é sem igual, vale cada centavo. O lunch também acompanha todas as notas positivas que guardo em meu coração e na memória e que agora divido com vocês. Então, indo a São Paulo, já estão com endereço certo, locais para refeições e drinks. Agora vamos falar de Carnaval. A cidade estava com clima total da nossa grande festa popular, por todos os lados se via pessoas fantasiadas, ou pelo menos com algum adereço. A programação do Carnaval é muito extensa, são inúmeros blocos com a programação dos horários e locais de cada um, impressos em grandes banners espalhados pela cidade. Fomos em vários, quanto à segurança é importante ficar atento, como em qualquer grande cidade no mundo. Mas, o ponto alto foi desfilar pela “Nenê”, um momento único, de euforia e muuuita felicidade, sempre falei que queria sair do lado da bateria de uma escola de samba, de repente apareceu a oportunidade e aconteceu. Mas falar aqui, não vai transmitir um décimo da emoção, então é esperar o Carnaval chegar para novamente passar por esta emoção, e caso queiram, vamos todos, fui convidado novamente, e disseram que podemos montar uma “ala” só nossa. Vamos? Mais pra frente passo informações para vocês. Beijos!!!


MAIS_CULT_MODA PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

“SOMOS O REFLEXO DO HOMEM MODERNO”

BEM-VINDO À CARBONARI!

Vender roupas todos vendem. Somos muito mais! Somos o reflexo do homem moderno. Somos momentos inesquecíveis. Somos loucuras nada reprimidas. Somos quem você quer ser em alguns minutos! Para todos aqueles que sabem onde querem chegar, nós te representamos! Bem-vindo à Carbonari Uberlândia! I was born to be different!

34 99763-7714 99642-8754 99763-7714 @carbonariuberlandia @carbonariuberlandia lojacarbonari1udia@gmail.com Av Rio Branco, 79 | Centro

CULT_ 99


MAIS_CULT_CÁ ENTRE NÓS KELLY BASTOS DIVULGAÇÃO

PESSOAS BEM-SUCEDIDAS SABEM QUE PRECISAM DE UM TEMPO SEM PENSAR NO TRABALHO

ATITUDES QUE PESSOAS DE SUCESSO NÃO FAZEM (UI!) EM FERIADOS PROLONGADOS

Pessoal, neste ano, como já sabemos, terá diversos feriados e alguns prolongados. Se por um lado os dias de folga podem ser uma oportunidade de descanso e relaxamento, por outro, você pode aproveitar para gastar o tempo livre de forma inteligente. Mas, atente-se para algumas atitudes que as pessoas bem-sucedidas não fazem nos feriados porque pode ser um desperdício de tempo e energia. - Elas não se estressam: Todos nós precisamos descansar e recarregar nossas baterias de tempos em tempos. E o feriado pode ser uma boa oportunidade para isso - e as pessoas de sucesso sabem disso. As pessoas que são mal-sucedidas são incapazes de fazer isso, mesmo durante os fins de semana. Pensam apenas nos problemas e acabam se estressando durante o período que deveriam relaxar. As pessoas de sucesso entendem que é preciso tirar um tempo com a família e para si mesmo em meio à correria do dia a dia. - Elas não gastam dinheiro desnecessariamente: Geralmente, quando viajamos no feriado, o gasto de dinheiro é inevitável. Mas pessoas de sucesso não

100 _CULT

gastam dinheiro à toa. Até porque elas não querem desperdiçar tudo o que guardaram no fim de semana. Saber gastar com consciência é uma das coisas que fazem pessoas medianas se tornarem bem-sucedidas. Comprar lembrancinhas por impulso é um erro que você não deve cometer. - Elas não pensam sobre o trabalho: Pessoas bemsucedidas sabem que precisam de um tempo sem pensar no trabalho, para poder relaxar e realmente descansar. Trabalhar no feriado e ficar pensando nos problemas que têm que resolver quando voltar para a empresa não ajuda em nada. - Elas não perdem tempo: Seu tempo é precioso. Pessoas bem-sucedidas sabem disso e é por isso que se organizam muito bem. Por outro lado, outras pessoas permitem que os fins de semana prolongados passem sem aproveitá-los. Planejam muitas coisas, que não cumprem, e acabam não fazendo o que pretendiam. Dudi Bastos: Blogueira, Digital Influencer e Jornalista Publicitária. Instagram: Dudi_Bastos Facebook: Dudi Bastos Email: dudibastos@yahoo.com.br


PINTOU A COLORAÇÃO QUE TRATA.

CULT_ 101


MUNDO_CULT_MERCADO DANIELE COSTA | CONSULTORA EM GESTÃO E MASTER COACH DIVULGAÇÃO | SXC

A OPINIÃO DO CONSUMIDOR TEM SIDO MAIS OUVIDA E CONSIDERADA

RECOMEÇAR E finalmente chegou... o início de mais um ano. Mas já é março... pois é, mas só após as festas, carnaval e a sensação de que já estamos renovados é que conseguimos, verdadeiramente, iniciar o ano... (entenda-se esta afirmativa como cultura nacional e com suas devidas exceções). “Virar a chave” de 2017 para 2018 era um desejo ávido principalmente de empresários e consumidores de plantão. Aos primeiros sinais - de melhora na economia e estudos esperançosos para a recuperação comercial - já se percebe um movimento de aquecimentos das marcas, mesmo ainda sem podermos afirmar o que vem por aí. Falando de segmento do luxo, as marcas não deixam de se movimentar nunca, mas é sempre melhor quando podem contar com um consumidor mais empoderado economicamente. E aí novamente vamos “inventar a roda”: este consumidor quer continuar sendo surpreendido, vivenciar mais e mais experiências, customizar suas aquisições tão valiosas, sim, por

mais tecnológicos que estejamos sempre queremos o que todos têm, mas, com a “nossa cara”. É claro que as marcas tiveram tempo para seus planejamentos estratégicos para 2018, mas as que deixaram esta ação em aberto esperando a retomada da melhora do mercado terão que correr um pouco mais agora. Ainda bem que, cada vez mais, pesquisas e estudos estão crescendo de formas qualitativa e quantitativa (o brasileiro está tomando gosto por estes recursos), a opinião do consumidor tem sido mais ouvida e considerada, estas possibilidades ajudarão bastante como uma boa ferramenta para as marcas encontrarem ações estratégicas e inusitadas para alcançar e atender seus clientes, há muito tempo que o consumo não se restringe mais ao produto pelo produto, mas pelo “plus”, pelo valor agregado. Então, recomecemos, empresários e consumidores um ano novo acreditando que dias melhores virão... ainda há muito o que refazer!!! Daniele Costa é formada em Psicologia, especialista em atendimento e no segmento de luxo. danicosta2211@gmail.com

102 _CULT


CULT_ 103


104 _CULT


CULT_ 105


MUNDO_CULT_MERCADO LEANDRO MATTOS DIVULGAÇÃO

O FUTURO DO MARKETING AO ALCANCE DOS EMPRESÁRIOS

NEUROMARKETING

Neuromarketing. Talvez você ainda não entenda o significado (e o poder) desta palavra, mas, se trabalha com a venda de qualquer tipo de produto, deve começar a se informar melhor sobre ela. O neuromarketing une de forma disruptiva, o conhecimento da neurociência com a biologia, fisiologia, psicologia, entre outras ciências complementares, e o marketing. O objetivo é analisar e entender o comportamento humano quando há contato com campanhas promocionais ou em situações de compra ou consumo. Assim, é possível alcançar melhores resultados - seja em ambientes físicos como lojas ou digitais, ou em sites ou aplicativos para celulares. O campo de estudo - falando de forma resumida e simples - investiga emoções, faz leituras do comportamento humano e se apresenta em forma de conhecimento científico. Desta forma, incrementa consideravelmente os resultados das empresas. Apesar de novo no Brasil, já é usado com sabedoria por alguns empresários visionários que, com um campo livre de concorrência, conseguem atingir de forma muito mais assertiva seu público-alvo.

A ciência da compra e venda “Hoje, aproximadamente 80% dos produtos lançados fracassam antes de completarem um ano, mesmo com base em diversos tipos de pesquisa tradicionais”, afirma o paulista Leandro Mattos, doutorando em Neuromarketing, professor e sócio da UX Human Behavior. “O marketing sempre soube das consideráveis margens de erros que suas pesquisas de mercado operavam, mas não havia muito o que fazer, pois estava limitado à tecnologia contemporânea”. Para alcançar resultados e apresentar projetos, a empresa de Mattos, que tem ainda outros dois sócios (os gaúchos Ana Dias e Eduardo Barbosa), faz estudos com base em pesquisas neurométricas e biométricas. “O objetivo é

106 _CULT

termos a melhor informação para o menor risco na tomada de decisão, quando o assunto for a criação de produtos, serviços e experiências de compra, sempre mantendo o rigor da ciência para a obtenção de melhores níveis de performance”. Contando com alta tecnologia e uma cultura extremamente colaborativa, ousada e empreendedora, os pesquisadores analisam as atividades cerebral e corporal e estudam o porquê das preferências por certas marcas e bens de consumo: assim, a empresa consegue direcionar seus esforços para a criação produtos que gerem melhor percepção de valor, com maiores níveis de atenção, memória e engajamento emocional, economizando energia, tempo e dinheiro na gestão dos recursos de marketing. Mattos explica que quando as pessoas respondem a pesquisas por meio de questionários e entrevistas, incluem suas interpretações - que podem ou não ser verdadeiras, mesmo que inconscientemente. Nesse momento, o corpo dos entrevistados responde por outros meios, como excitação da pele, movimentação ocular, dilatação de pupilas, microexpressões faciais e alteração na atividade elétrica cerebral. “Nossos estudos captam e interpretam esses sinais do corpo que, por serem inconscientes e involuntários, representam uma resposta mais segura aos profissionais de marketing”, detalha. Com os dados em mãos, é possível entender o que o consumidor sente em relação às marcas, produtos, serviços e experiências de compras. “Com esse entendimento, apoiamos profissionais de marketing a criarem soluções mais adequadas ao seu público-alvo, tornando consumidores e usuários mais satisfeitos e encantados”. Leandro Mattos, doutorando em Neuromarketing, professor e sócio da UX Human Behavior.


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO PAULO GABRIEL JR E LARA PAULINNY | PUBLICITÁRIOS ARQUIVO PESSOAL | SXC

É BARATO, FÁCIL E LUCRATIVO

SEJA DIGITAL

Sabemos que você já leu milhares de coisas sobre marketing digital. Todo dia aparece alguém que se diz ser o guru das redes ou ter um software que resolve tudo online. Por ora, desconsidere essas pessoas. Vamos desenhar aqui um roteiro para que você consiga iniciar sua vida digital de forma assertiva e inteligente. Primeiramente você precisa definir o motivo pelo qual quer estar no meio digital. Reconhecimento de marca, exposição de produtos, para abrir diálogos com os clientes, enfim, não se limite só no “quero vender”. Depois, tente desenhar o seu público. Isso mesmo. Pegue caneta, papel, post-its, o que quiser. (Pode desenhar aqueles bonecos de palitinhos). Fique à vontade para fazer vários, mentalize e tente segmentar as pessoas que compram seu produto ou serviço. Alguns especialistas apontam que 3 a 4 personas já são o suficiente. Junto com os seus desenhos coloque o máximo de informações possíveis sobre esse cliente. O que eles fazem, o que pensam, onde trabalham, idade de cada um, dê nomes para eles e afins. (Se tiver dificuldades nessa etapa, bata um papo com seus colaboradores que estão na linha de frente e têm contato direto com seu público).

O próximo passo consiste em analisar que tipo de conteúdo essas personas estão mais a fim de receber, independentemente da plataforma. Em cima dessa pesquisa, elenque editorias que você acha pertinente para sua marca e são relevantes para o seu púbico. Este passo é um dos mais importantes, afinal o Facebook altera seus algoritmos a todo instante e frisa a cada momento a importância do conteúdo para a relevância das marcas dentro da sua plataforma. Já o Google avalia cada palavra que você posta, relaciona com seu site/blog e, de acordo com seus parâmetros, ranqueia você nas pesquisas, ou seja, sem conteúdo relevante estamos fora das duas maiores potências da internet. Por fim, identifique quais plataformas fazem mais sentido para a sua marca nesse momento e invista nelas. Como pincelado anteriormente, cada uma tem suas particularidades, mas levando em consideração que independente de qual escolher precisará de uma boa estratégia de conteúdo e uma inteligente estratégia de investimento, fará sucesso em qualquer uma. Lara Paulinny é publicitária e possui pós-graduação em gestão de projetos, inovação e empreendedorismo e vendas e trade marketing. Paulo Gabriel Jr é planejamento em uma agência de propaganda e possui pós-graduação em gestão de projetos e inovação e empreendedorismo.

CULT_ 107


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO JÚNIORQ9 | PUBLICITÁRIO ARQUIVO PESSOAL | MAURO MARQUES

NOSSO GRANDE ERRO NESSE MUNDO PARADOXAL É QUE AS PESSOAS QUASE SEMPRE SE NEGAM A VIVER

SEU CORAÇÃO NÃO FOI FEITO PARA APANHAR, ELE FOI FEITO PARA BATER! Se olharmos nosso passado recente, perceberemos que estamos presenciando o surgimento da geração mais rica de informação e pobre de sentimentos verdadeiros da história da humanidade. Os altos índices de doenças psicológicas causadas pelo estresse garimpado impactam diretamente o coração dos indivíduos que estão à mercê da ditadura da beleza e das opiniões de massa. O nosso grande erro nesse mundo paradoxal é que as pessoas quase sempre se negam a viver, na concepção da palavra, para buscarem insistentemente e de forma até doentia uma vida que só existe no mundo virtual, medindo seu valor, popularidade e silhueta pela quantidade de seguidores, curtidas e comentários. Às vezes, as maiores pancadas que seu coração leva são dadas por você mesmo, que se diminui ao se comparar com os seus “amigos” das redes sociais. Com este espancamento gratuito, você acaba ficando debruçado na janela da vida apreciando a grama verde do seu vizinho, achando ela mais verde e se esquecendo de regar a sua. Pode parecer nostalgia, mas as últimas gerações que utilizam com eficiência os cinco sentidos do ser humano são a turma da geração X. Essa turma, juntamente com os nascidos no final dos anos 70 e 80, tiveram o prazer de presenciarem a disruptura de um modelo de vida que, até então, era comum entre os

108 _CULT

adolescentes, e se depararam com uma nova forma de encarar a realidade. Os adolescentes dessa época se lembram como era gostoso viver e simplesmente isso, viver. Não existia o culto à beleza publicitária e nem celulares que desumanizam as pessoas. O que realmente importava era o bom e velho bate-papo no quintal ou na porta de casa sentado em suas bicicletas. Mas nem tudo está perdido. Se por um lado, perdemos a “inocência” da juventude, por outro, ganhamos a liberdade para continuarmos a ser adolescentes, independentemente da idade. Hoje não existe idade para ser adolescente, porque “ser adolescente” e “permanecer adolescente” passa diretamente pela manutenção do seu estado de espírito, por manter a mente aberta e inundada de sonhos para serem conquistados. Se você gosta de comparações, que tal utilizar você mesmo como parâmetro de comparação? Pegue o que você foi ontem, procure ser melhor hoje e já utilize o hoje para traçar suas metas de amanhã. Garanto que você será muito mais feliz. (Acesse: agenciaq9.com.br / Instagram:@agenciaq9/ facebook.com/agenciaq9 / youtube.com/agenciaq9). Júnior Q é Humorista/Palestrante especializado em Stand Up Corporativo. Q9@agenciaQ9.com.br


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO ADRIANA SOUSA | JORNALISTA BETO OLIVEIRA | SXC

É PRECISO RESGATAR A IMPORTÂNCIA E O PAPEL SOCIAL DOS CANAIS DE INFORMAÇÃO

NOVOS CAMINHOS PARA O JORNALISMO

Na sociedade contemporânea, o jornalismo vem sendo desacreditado gradativamente. Alguns argumentam que os veículos são manipuladores dos fatos para influenciar a opinião pública de acordo com interesses econômicos, sociais ou políticos. Outros alegam que os jornalistas permitem que suas posições ideológicas sejam prioritárias em relação aos compromissos assumidos com a verdade dos fatos e o interesse do leitor. Há ainda aqueles que confiam em tudo o que recebem pela

internet e desconfiam de qualquer coisa publicada em um jornal. Há que se falar no jornalismo que “faz de conta” não enxergar alguns fatos. Acredito que o jornalismo atravessa uma crise. Por um lado, as dificuldades financeiras provocadas pela redução do investimento em publicidade nos canais tradicionais que financiavam as estruturas de informação. Por outro, a avalanche de notícias falsas, que ganha ares de credibilidade graças aos algoritmos que dão mais visibilidade a alguns conteúdos e menos a outros. Há ainda a questão da formação, do desinteresse pela leitura, dos modelos de mundo pré-concebidos e disseminados como se fossem verdade. Costumo dizer que mesmo o mau jornalismo é melhor que o não jornalismo. O que se vê nas mídias digitais, muitas vezes, é apenas informação, fragmentos de fatos narrados sob um único ângulo (o de quem posta). Dizem que uma mentira, quando contada muitas vezes, acaba sendo tomada como verdade. Assim, a gente reforça a disseminação de conteúdos rasos ou falsos sempre que compartilha sem senso crítico. Jornalismo, em seu conceito original, é a atividade de reportar os fatos sob diversos ângulos, de maneira objetiva, para que o público tire suas próprias conclusões. É ouvir diferentes vozes, checar versões, verificar fatos, provocar, questionar, promover o debate, expor o contraditório. Esse jornalismo, produzido por profissionais qualificados, é o que deveríamos defender enquanto sociedade. É preciso salvar o jornalismo, com inteligência, criatividade e senso crítico. Há iniciativas de resgate da credibilidade, de combate a notícias falsas, de incentivo à profissionalização. Uma sociedade sem jornalismo ficará completamente à mercê das intenções daqueles que querem que as pessoas sigam determinadas tendências de pensamento. O bom jornalismo contribui para que tenhamos senso crítico, visão de mundo ampliada e capacidade de distinguir entre o que é real e o que nos querem empurrar goela abaixo. Caminhos? Ainda não sei, mas creio que podemos encontrá-los em conjunto. Adriana Sousa é jornalista, graduada pela Universidade Estadual de Londrina. É professora do curso de Jornalismo da ESAMC Uberlândia.

CULT_ 109


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO SÉRGIO GOUVÊA | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

PRECISAMOS PENSAR ALÉM DO NOSSO PRÓPRIO NEGÓCIO

QUANTO VALE O SEU SERVIÇO?

Um dos principais desafios das empresas e dos profissionais prestadores de serviços está na precificação do que fazem e oferecem ao mercado, afinal quanto vale o nosso serviço? Vivemos em um cenário de concorrência cada vez mais acirrada, o que entendo ser bom para todos, uma vez que amplia o leque de opções para quem busca por parceiros, assim como nos faz estar em constante busca por melhorias e diferenciais para nossos clientes como prestadores de serviços. Mas, até que ponto esta disputa por espaço e clientes não afeta setores como um todo? Percebo este desafio em diversas áreas, incluindo a comunicação, já que sou proprietário de uma empresa que está no mercado há 25 anos. Precisamos pensar além do nosso próprio negócio e imaginar que nossas definições de preço, por exemplo, podem afetar todo um mercado de determinado setor. Vemos hoje uma concorrência muito focada no valor financeiro e me parece que estamos deixando de lado o valor do que produzimos, do conhecimento, da dinâmica que move as mais variadas atuações da comunicação. Quando não pensamos nisso, mas apenas em conquistar determinado cliente em cima do menor custo a ser oferecido, estamos também desvalorizando nossa capacidade de trabalho e o valor do que oferecemos ao mercado.

110 _CULT

Ainda bem que muitas empresas que buscam por prestadores de serviços estão atentas a outros indicadores, como qualidade, reputação, dinâmica de gestão, resultados anteriores e know-how. Mas, para o bem de todos nós que atuamos no mercado, insisto que é necessário estarmos atentos às nossas atitudes com foco em valorizar o que oferecemos e atuar de forma a melhorar o mercado e não torná-lo um grande leilão sem limites. Entendo que devemos focar na melhoria da qualidade, na inovação, na busca por surpreender e encantar, mas isso representa custo e investimentos, por isso precisamos ter um ponto de equilíbrio entre a concorrência e o real valor do que produzimos. Em conversas recentes com outros gestores de empresas da área de comunicação, por exemplo, percebo que esta é uma preocupação recorrente e acredito que está na hora de reforçarmos a importância do que fazemos e o seu valor, mas não apenas o valor como referência e significado, mas também a valorização do nosso conhecimento e, por consequência, da expertise no mercado. Todos temos nossas capacidades que, muitas vezes, são intangíveis, mas afetam os resultados e precisam ser consideradas. Sérgio Gouvêa é sócio diretor da GA Comunicação, graduado em jornalismo com especialização em gestão da comunicação e marketing, além de professor universitário por 12 anos. Já atuou em diversos veículos de comunicação e se dedica ao jornalismo empresarial e político nos últimos 10 anos.



MUNDO_CULT_BUSINESS LUCAS BIANCHINNI | TÉCNICO EM OPERAÇÕES E MERCADO ARQUIVO PESSOAL | SXC

NA ERA DO CONHECIMENTO, AS MÁQUINAS FAZEM O TRABALHO FÍSICO E OS COMPUTADORES FAZEM O TRABALHO MENTAL

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Você acha necessário gerir o conhecimento? A resposta para este questionamento pode se apresentar pelo fato de que hoje vivemos em uma nova era, a era do conhecimento, a qual, o bem mais precioso que as empresas possuem não é tratado com a devida importância, para possuirmos o conhecimento, devemos dominar a informação. Gestão do conhecimento é proveniente da língua inglesa e remete-se, sobretudo, a gestões estratégicas, da informação e da tecnologia.

Para entendermos a sucessão até hoje é necessário remetermos a primeira era, que foi a da agricultura, a qual durou em torno de 10 mil anos. Nela, a humanidade aprendeu a cultivar a terra para garantir seu alimento e sua sobrevivência. Depois foi a vez da era industrial, a qual teve a duração aproximadamente 300 anos. Na era industrial a ênfase estava no produto, era representada pela fábrica e tinha como base o capital e a energia. Na era da informação, a

112 _CULT

ênfase se arrasta para a inteligência, demandando dos indivíduos desenvolturas como abstração, pensamento sistêmico, experiência de hipóteses e trabalho colaborativo. Atualmente podemos dizer que vivemos na era do conhecimento, que pelo visto, ainda não tem hora e nem dia para acabar. No processo de transição da era da informação para a era do conhecimento surge uma cultura cada vez mais globalizada e virtual, com o desenvolvimento dos computadores e da comunicação de modo particular. Na era do Conhecimento, as máquinas fazem o trabalho físico e os computadores fazem o trabalho mental. Nessa era, representada pelo próprio ser humano, o homem tem a função de ter ideias e de ser criativo e inovador. Lucas Bianchinni - MBA em Gestão de Vendas e Trade Marketing, MBA em Gestão de Projetos, cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios, graduado em Administração e Processos Gerenciais, CPA - 10 ANBIMA, CPA - 20 ANBIMA e Técnico em Operações & Mercado.


CULT_ 113


MUNDO_CULT_MARKETING EDJAY MUNIZ | CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL MAURO MARQUES | SXC

DAR DESCONTO NÃO É PECADO. É ESTRATÉGIA

DESCONTO

É muito importante ter uma política de descontos e promoções no seu estabelecimento. Os clientes sempre são atraídos por descontos e preços baixos, o que se chama de marketing de conquista. Uma boa alternativa para impulsionar as vendas de uma loja são os cupons de desconto, são várias as formas de utilizá-los e os benefícios que esse recurso traz são muitos. Nas lojas físicas, os cupons são estratégias recorrentes utilizadas pelos lojistas e pelas marcas para oferecer diferentes tipos de desconto. Eles aparecem em tipos variados e podem ter várias formas de uso. Entre as principais vantagens está a fidelização do cliente e o sentimento de exclusividade, que qualifica a experiência de compra do consumidor da marca. Quais os tipos de cupons de desconto? - O tipo ou os tipos de cupons de desconto a serem oferecidos por você vão depender da sua criatividade. Há um universo enorme de possibilidades e você deve fazer a opção de acordo com os objetivos da promoção. Para se inspirar, confira, abaixo, as ações mais comuns praticadas com cupons de desconto. Sazonal - Um dos mais recorrentes tipos de promoção. Geralmente é oferecida em datas comemorativas, gerais ou de acordo com o segmento de mercado da loja. Mostrar ao cliente que está atento ao que eles procuram gera uma sensação de exclusividade e melhora a experiência de compra.

114 _CULT

Ticket médio - São os cupons de desconto regulares, como os vale-presentes. São oferecidos para proporcionar ao cliente um valor menor na próxima compra. Funcionam assim: você oferece uma porcentagem de desconto se o cliente comprar até determinado valor. Por exemplo: 10% de desconto na próxima compra acima de R$ 100,00. Estes cupons ajudam a fidelizar o cliente, pois a chance dele voltar a comprar em sua loja aumenta a partir do momento que ele sabe da possibilidade de obter desconto futuramente. Dicas para melhor aproveitar os cupons - Algumas estratégias podem ser utilizadas para melhorar a forma como você oferece os cupons descontos para seus clientes. Aumento do valor do ticket médio - Você já viu como funciona o ticket médio. Mas se você aumentar o valor dele, pode potencializar suas vendas. Por exemplo: se o seu ticket médio for de R$ 200,00, crie um cupom de desconto de 15 ou 20% para compras acima de R$ 250,00. Isso pode fazer com que seu cliente gaste um pouco mais para garantir o desconto.


UMA PERGUNTA! Quanto vocĂŞ me pagaria para ter um novo cliente em sua empresa? Gostou? Acesse! www.indicaflex.com/novocliente

CULT_ 115


MUNDO_CULT_PLANEJAMENTO JERRY COUTINHO | PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL ARQUIVO PESSOAL | SXC

PLANEJAMENTO REQUER TRÊS INSTÂNCIAS PARA EXISTIR: RECURSOS, TEMPO E PESSOAS

O CARNAVAL ACABOU! E AS SUAS DESCULPAS?

Aquela famosa e errada frase: O Brasil só começa depois do Carnaval, infelizmente, ainda é seguida por algumas pessoas e empresários. Felizmente, a cada ano percebo que a quantidade é cada vez menor. Pois isso é inadmissível. Em 2018 estamos falando de quase 45 dias. Concorda comigo que é uma boa quantidade de tempo para perder acreditando nessa frase? Já que estamos falando de Carnaval, um exemplo perfeito de planejamento e de gestão do tempo são as Escolas de Samba. O que você e sua empresa podem aprender com elas para aplicar em sua vida ou nas suas organizações? Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes!”. Portanto, assim como as escolas de samba, se você tivesse um ano para planejar uma viagem, a compra de um carro novo, a construção ou compra de um imóvel, eu tenho certeza que sua chance de sucesso seria muito maior. Planejamento requer três instâncias para existir: recursos, tempo e pessoas. Recursos são todos os insumos, produtos e materiais necessários para que a ação seja levada a contento. No caso de começar a praticar uma

116 _CULT

atividade física seriam os equipamentos necessários para a prática dela que você terá que providenciar. Tempo será o tempo que você necessitará para executar a ação planejada. E pessoas, no caso das empresas, são os funcionários e, no caso da sua vida pessoal, VOCÊ. O único responsável e favorecido pelo resultado do alcance do seu objetivo. No Carnaval temos pessoas apaixonadas pelo seu trabalho nas Escolas de Samba. Pessoas com um foco extremo nas suas atividades e no tempo que elas possuem para alcançar o sucesso no ano seguinte. A preocupação com a qualidade em todos os detalhes que valem pontos e a admiração do público. Visão sistêmica, afinal no dia do desfile serão cerca de cinco mil pessoas, divididas em alas e a necessidade de todos terem o mesmo objetivo. Saber a importância da sua participação dentro dessa corrente de sucesso é essencial. Então, seja para começar uma prática regular de uma caminhada, a compra de um imóvel ou aumentar o lucro de sua empresa em um ano, saiba que o planejamento estratégico será o melhor meio para alcançar o sucesso em cada um desses casos. E chega de desculpas! Bora agir!!!!


MUNDO_CULT_MERCADO VICTOR VIEIRA | DIRETOR E FUNDADOR DO IEV ARQUIVO PESSOAL | SXC

“O QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO PODE SER MELHORADO” - PETER DRUKER

COMO FAZER AS METAS DE VENDAS PARA O ANO

Parece mentira, mas muitas empresas não tem bem definidas suas metas de vendas. E quando tem, não são bem feitas ou são feitas com “achismos”. Já vi casos de empresas que até possuem metas, mas não as comunicam aos seus vendedores. Parece loucura, mas isso acontece. Meta é o direcionamento para a força de vendas. Metas bem definidas são responsabilidades de um grande líder. É impossível atingir algo que não sabe que está buscando. Hoje eu sou empresário, mas já fui funcionário e sei que a pior coisa do mundo no nosso trabalho é não saber se estamos indo bem ou não. E nada melhor do que metas para que as coisas fiquem bem claras. Mas como fazer as suas metas? Aqui vão algumas dicas: Analise o mercado em que atua. Você precisa saber qual é o crescimento médio do seu mercado. Você não pode e nem deve considerar somente o crescimento geral, pois enquanto alguns mercados crescem, outros encolhem. E como analisar o seu mercado? Existem vários dados para pesquisar em associações de classe, jornais, internet, entre outros meios. Mas, se você quiser uma análise mais simplificada, pergunte aos seus fornecedores o quanto

eles cresceram no ano passado e compare com o quanto você cresceu. Por exemplo, se os seus fornecedores cresceram 10% e você apenas 5%, você, simplesmente, perdeu 5% do mercado para os seus concorrentes. Se os seus fornecedores cresceram 10% e você 20%, você ganhou 10% dos seus concorrentes. Você também pode mensurar - aliás, deve - a sua capacidade de entrega quando for fazer as suas metas. A capacidade produtiva de sua equipe de entregas e de seu pessoal de vendas deve ser levado, sim, em consideração na definição de metas. Com base nos profissionais que você tem atualmente, pode analisar o quanto você vender e o quanto pode entregar com qualidade, cumprindo os prazos combinados. Verifique também quantas vendas são fechadas em relação aos seus clientes em potencial. Por exemplo, se quatro clientes entram na sua empresa interessados em seus produtos, verifique quantos, de fato, fecharam negócio. E descubra, sobre os que não fecharam, por quais motivos não o fizeram. Essa informação é muito importante para apontar falhas a serem supridas no seu processo. Não existe nada melhor do que ter meta! Como dizia Peter Druker, “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”.

UBERLÂNDIA | 31 99110-1069 | www.iev.com.br

CULT_ 117


MUNDO_CULT_POLÍTICA CEZAR HONÓRIO TEIXEIRA | JORNALISTA DIVULGAÇÃO | SXC

O RISCO DE ENTREGARMOS O BRASIL A UM AVENTUREIRO OU MALUCO DE PLANTÃO É GRANDE

O QUE ESPERAR DAS ELEIÇÕES 2018? Este ano - mais precisamente em 7 de outubro iremos votar para presidente, governador, senadores, deputados federal e estadual. É bom lembrar que, desde as manifestações de rua de junho de 2013, vivemos em um clima de tensão e incertezas que insiste em perdurar. De lá para cá, tivemos o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff que não amenizou em nada a situação, do ponto de vista político. A classe eletiva caiu em total descrédito e até o Poder Judiciário, incluindo a mais alta corte, se aproximou perigosamente do buraco institucional em que se encontra os poderes Executivo e Legislativo. Para amenizar a fotografia do momento, a macroeconomia dá sinais de melhora, mas o nível de empobrecimento da população - principalmente das classes de renda mais baixa - segue aumentando. Diante deste cenário, o que esperar das eleições gerais deste 2018? O resultado das urnas será capaz de colocar um fim na briga de torcidas que se tornou a política brasileira? Lamentavelmente, caro leitor, se a eleição fosse hoje, a resposta à segunda pergunta seria um sonoro “não”. Mas como, felizmente, ainda há muito o que remarmos até o pleito de outubro, passemos a tentar responder à primeira pergunta. Este ano, a exemplo de outras eleições, teremos uma disputa baseada em pessoas em vez de partidos ou ideologias. Isso, a partir de um nivelamento por baixo onde será praticamente impossível para o eleitor identificar fatos e “fakes”. Para resumir, um pleito onde o sujo irá acusar o mal lavado e vice-versa. Seria diferente se tivesse havido uma ampla reforma política, o que passou longe de acontecer. Portanto, modelo antigo, remete, inevitavelmente, a problemas antigos (máxima da gestão da influência). Por consequência, partidos enfraquecidos abrem espaço ao surgimento de líderes messiânicos ou soluções ainda mais radicais. Depois da intervenção militar no Rio de Janeiro, há quem diga que até as eleições estariam correndo o risco de não acontecer. Acho improvável, na medida em que o atual governo tem base frágil em um Congresso Nacional extremamente desgastado, além de ser o mais

118 _CULT

impopular da história recente. Além disso, ao que parece, os militares não estão nem um pouco interessados em assumir esse abacaxi em que o Brasil se transformou. Ou melhor, foi transformado. Portanto, continuemos nosso exercício de imaginar o futuro eleitoral tupiniquim. Por enquanto, com o virtual impedimento do ex-presidente Lula (preso ou não), teremos uma disputa extremamente pulverizada com um recorde histórico de candidatos a presidente. Por consequência, teremos uma salada de letrinhas partidárias nas disputas estaduais com legendas que se odeiam em nível nacional andando de braços dados na disputa para governador. Ou seja, mais uma vez, nada de novo no front. Vale tudo para ganhar a disputa. A esperança do eleitor - que não está nem aí para a briga ideológica de fachada e só pensa em ter um futuro menos sombrio - é a aparição e consequente eleição de algum nome moderado capaz de, como uma espécie de mandato tampão, criar um governo de coalizão pegando o melhor do que sair do Congresso Nacional e expurgar as velhas raposas acostumadas a mamar no governo, seja quem esteja no poder. Isso é possível? Sim! Mas é muito difícil. Até o momento, não apareceu ninguém com esse potencial. Uma hipótese, mesmo que remota, seria a de lideranças de peso como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula serem capazes de - pensando como estadistas e do ponto de vista da gestão da influência - estender uma bandeira branca e buscar uma alternativa de consenso. O PSDB entraria com um nome mais alinhado às causas sociais e o PT com alguém menos avesso aos interesses do mercado. Por uma questão de alternância de poder, os tucanos indicariam a cabeça de chapa. Surtei? Talvez. O fato é que, caso não apareça uma alternativa consensual, o risco de entregarmos o Brasil a um aventureiro ou maluco de plantão - a exemplo do que fez os Estados Unidos - é grande. A diferença, é que lá, do outro lado do Atlântico, a economia e principalmente as instituições continuam fortes. Já por aqui... Cezar Honório Teixeira, Consultor em Gestão da Influência pela www.czgestaodainfluencia.com.br


MUNDO_CULT_EU SOU CUSTOSO MARCOS MARACANÃ | JORNALISTA MAURO MARQUES | SXC

SERÁ QUE EXISTE UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?

RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS. VOCÊ ACREDITA?

A situação das penitenciárias atualmente no Brasil é calamitosa, cadeias e presídios superlotados, em condições degradantes. Esse contexto afeta toda a sociedade que recebe os indivíduos que saem desses locais da mesma forma como entraram ou piores. É direito de todos os cidadãos, ainda que tenham cometido algum delito, serem tratados com dignidade e respeito. Neste sentido cresce a importância da adoção de políticas que efetivamente promovam a recuperação do detento no convívio social e tendo por ferramenta básica a Lei de Execução Penal e seus dois eixos: punir e ressocializar. Caso contrário, persistirá o triste espetáculo do “faz de contas”, com repercussão da reincidência e desprestígio das normas legais referidas. Devemos tratar do que seria a reintegração de apenados, seus aspectos positivos, negativos, explana a situação

dos presídios e o que traz a Lei de Execução Penal sobre tal assunto. Os debates acerca da necessidade e importância da reintegração para os detentos e a sociedade devem ser revistos como uma maneira de ajudar na recuperação de todo um sistema. A partir da percepção da contradição entre a autocompreensão de religiosidade do povo brasileiro e a ausência de prática de valores religiosos para com o próximo é preciso estudar a participação da sociedade na ressocialização do preso e do egresso. Assim, parte-se da realidade fático-jurídica observada (falência do sistema penitenciário brasileiro; comoção social quando a realidade penitenciária é noticiada pelos meios de comunicação de massa; preconceito social em relação ao preso e ao egresso; relevância do trabalho na execução da pena e o dever de reciprocidade para com o indivíduo) e analisa-se a questão à luz de aspectos social, religioso, filosófico e jurídico. Será que existe uma luz no fim do túnel?

CULT_ 119


MUNDO_CULT_ENERGIA SOLAR PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

MATERIA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO E CONHEÇA MAIS SOBRE A FAZENDA DO SOL.

DESCUBRA COMO PRODUZIR SUA PRÓPRIA ENERGIA SUSTENTÁVEL SEM INVESTIMENTO E REDUZIR EM ATÉ 25% O SEU CUSTO MENSAL

FAZENDA DO SOL 1. Qual o objetivo da Fazenda do Sol?

Gerar a energia que as empresas consomem em seus estabelecimentos de forma limpa e sem nenhum tipo de investimento ou taxa de adesão.

2. A usina fica onde?

A Fazenda do Sol será construída no Triângulo Mineiro.

120 _CULT

3. Qual a sua capacidade? Ela terá a capacidade de 5 MW.

4. Como funciona a Fazenda do Sol?

O empresário se associa à Fazenda do Sol e contrata a quantidade de energia que atenda a seu perfil de consumo com base no histórico de suas 12 últimas contas de energia e planos expansionistas, se houver.


A USINA SOLAR ESTÁ LOCALIZADA NO TRIÂNGULO MINEIRO

Projeto em expansão para todas as concessioarias de energia do Brasil

Benefícios: Após a entrada em operação da usina, ele continuará recebendo normalmente as faturas de energia emitidas pela concessionária.

5. Haverá alguma diferença na conta de energia?

Na conta constará a quantidade de energia consumida (kWh) no mês e logo abaixo a quantidade de energia injetada (kWh) pela usina solar a seu favor, fazendo assim a compensação.

6. Há regulamentação para este sistema de compensação?

GERAR PRÓPRIA ENERGIA SEM INVESTIMENTO

INOVAÇÃO

Você não precisa arcar com custos de projeto, instalação e mão de obra.

Aproveite o potencial energético solar do Brasil e produza sua energia de forma sustentável.

Sim, a associação de empresas em consórcio para geração de energia distribuída e compartilhada, utilizando a rede da concessionária de energia, que no caso de Minas Gerais é a Cemig, é permitido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) através das resoluções 482 de 2012 e 687 de 2016.

Ao aderir à Fazenda do Sol,o empresário Ê QUER7.receberá ECONOMIA PARA alguma certificação? Sim, o empresário pode contar com a segurança da NÃO SE UA EMPRESA? www.engecadenergia.com.br SELO VERDE PREOCUPE COM A certificação do Selo Verde, que atesta o compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, uma vez que todo o ciclo produtivo dos equipamentos e da energia são acreditados de acordo com as principais normas técnicas vigentes.

8. Como aderir aoeprojeto e garantir a sua cie-se à Fazenda do Sol produção na Fazenda do Sol? Para realizar a para reservaotécnica uza energia elétrica seu e saber mais sobre os benefícios e vantagens de produzir e consumir cio: a própria energia sustentável, basta o empresário enviar para o e-mail: comercial@engecadenergia. com.br uma cópia da conta de energia, para que seja necessário qualquer feito um diagnóstico completo. Um consultor entrará em contato para apresentar o resultado.

Conte com a segurança da certificação, uma vez que todo o ciclo produtivo dos equipamentos e da energia são acreditados de acordo com as principais normas técnicas.

MANUNTENÇÃO É prático, é simples. Cuidaremos da usina para você.

Recuperação de ICMS

Recupere o ICMS pago

indevidamente na sua conta de energia nos últimos 5 anos.

ão é nvestimento;

9. Quem gerencia a Fazenda do Sol?

A gestão do negócio, instalação e montagem da ão precisa de espaço no seu usina solar está sob a coordenação da empresa parceira Engecad Energia, elhado para instalação do que atua no mercado há mais de 17 anos. istema;

ão se preocupe com manutenção;

nergia limpa e sustentável.

34 3316-7900

34 3316 7900 engecad@engecadenergia.com.br Rua das Tulipas, 131 Bairro de Lourdes - Uberaba - MG

R. das Tulipas, 131engecad@engecadenergia.com.br - B. de Lourdes Uberaba/MG CEP 38035-160 www.fazendadosol.com.br

CULT_ 121


MUNDO_CULT_AGRONEGÓCIO GUSTAVO LAZZARINI | JORNALISTA VIA DRONES

FEIRA SERÁ REALIZADA DE 20 A 23 DE MARÇO NO CAMARU EM UBERLÂNDIA

FEMEC 2018

O Sindicato Rural de Uberlândia realizará a próxima edição da Femec - Feira do Agronegócio Mineiro, de 20 a 23 de março de 2018 (de terça a sexta-feira), a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Camaru em Uberlândia (MG). O evento tem como principal foco a geração de negócios e a capacitação de produtores rurais e reunirá os principais fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas do País, insumos para produção, como sementes, fertilizantes e defensivos, além de veículos utilitários e de passeio, leilões e exposições de equinos e bovinos. A organização oferecerá entrada franca e estacionamento gratuito ao parque e espera receber mais de 50 mil visitantes nos quatro dias. A iniciativa do Sindicato Rural com a realização da Femec é disseminar novas tecnologias para produção agropecuária, facilitando ao produtor rural o acesso a máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas de última geração, além de veículos utilitários e de passeio com preços de feira e possibilidade de financiamentos.

O evento terá ainda feira de touros PO e fêmeas registradas, de raças de corte e de leite do Programa Pró-Genética, exposição de equinos Mangalarga Marchador e de bovinos Nelore, Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, leilões de eqüinos, palestras gratuitas e prova solidária de Três Tambores com renda revertida para o Hospital do Câncer. O tema da feira deste ano é “Gerando riquezas pelo País que preservamos”. A diretoria do Sindicato Rural elegeu o conceito por enxergar no produtor rural o grande gerador de riquezas pelo Brasil e o maior interessado na preservação de matas, solos e nascentes. Informações complementares e inscrições para palestras podem ser obtidas pelo site www.femec. com.br. Desde sua primeira edição, em 2012, a Femec vem apresentando expressivo crescimento, tanto em número de expositores, como em público visitante e movimentação financeira. Confira os dados abaixo.

Histórico da Femec

2012: 51 expositores | 6.800 visitantes | R$ 70 milhões em faturamento 2013: 83 expositores | 8.200 visitantes | R$ 120 milhões em faturamento 2014: 109 expositores| 23 mil visitantes | R$ 202,8 milhões em faturamento 2015: 120 expositores | 31 mil visitantes | R$ 280 milhões em faturamento 2016: 120 expositores | 40 mil visitantes | R$ 196 milhões em faturamento 2017: 120 expositores | 52 mil visitantes | R$ 219 milhões em faturamento

FEMEC 2017 realizada no parque do Camaru em Uberlândia - MG

122 _CULT


MUNDO_CULT_ENTIDADES ENEIDE REZENDE | EMPREENDEDORA E ASSOCIADA DO ACIUB MULHER DIVULGAÇÃO

CAPACITAÇÕES SÃO DIFERENCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

ACIUB MULHER

Pesquisas divulgadas no ano passado apontaram que a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro saltou de 58,2% em 2015 para 59,1% em 2016, enquanto a presença feminina na liderança das organizações do País chegou a 7,7% - com um crescimento de 1,4% - bem abaixo do indicador mundial que é de 15%, nos posicionando no 37º lugar no ranking. Estas informações, extraídas de levantamentos divulgados respectivamente pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da pesquisa ‘Women in the Boardroom’ (Mulheres nas salas de reunião, em tradução livre) realizada pela Deloitte, servem como subsídio para pensarmos e reformarmos a importância da qualificação e da capacitação para melhorar este cenário e fortalecermos nossa presença.

Com o objetivo de contribuir para esta mudança que acreditamos e já vemos acontecer, atuamos no Aciub Mulher como incentivadoras e geradoras de oportunidades e troca de conhecimentos, na busca por referências e incrementos para melhor qualificação e adequação às mudanças constantes da atualidade. As mulheres têm ampliado sua atuação em todos

ENTIDADE PARTICIPOU DA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

os setores, como áreas das ciências biológicas, TI e engenharia. Esta presença mais diversificada valoriza características femininas voltadas para análise, organização, detalhes e uma visão mais abrangente que pode ser resultado de suas atuações em diversos papéis pessoais que contribuem com os profissionais. Saibam mais sobre o que é oferecido no Aciub Mulher pelo telefone (34) 3239-1563 ou email projetos@aciub. com.br.

GA COMUNICAÇÃO | BRUNA LEMES DIVULGAÇÃO | ACIUB

ACIUB JOVEM

Os empreendedores do Aciub Jovem mostraram que um ato de solidariedade faz toda a diferença. Reforçando a união do Conselho e engajamento com projetos desenvolvidos em benefício da comunidade, dezenas de jovens participaram da Campanha de Doação de Sangue na Aciub. A ação, realizada em parceria com o Hemocentro de Uberlândia e o Salve Mais Um®, aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro. Esta terceira edição da campanha realizada pela entidade reforçou o objetivo de conscientizar os associados e a comunidade em geral da importância deste gesto. Por meio da campanha foi possível captar novos doadores e incentivar esta prática que salva vidas. O Aciub Jovem acredita e apoia movimentos como este, que podem transformar vidas. Um gesto simples pode ter grande impacto para quem precisa. Quando a doação de sangue é realizada faz toda a diferença, pois uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Venha conhecer e participar das ações desenvolvidas pelo Aciub Jovem e também pela Aciub. Basta entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1500 ou pelo email projetos@aciub.com.br.

CULT_ 123


MUNDO_CULT_HOMENAGEM CLÁUDIA C. GUERRA DIVULGAÇÃO | SXC

AÇÕES EDUCATIVAS, DIREITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, 21 ANOS DA SOS MULHER E FAMÍLIA E DESAFIOS

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES Neste mês comemora-se o Dia Internacional das Mulheres (8 de Março) e sempre é oportuna uma reflexão sobre o significado e importância dessa data sob vários aspectos. Em Uberlândia é significativa a defasagem de creches/Emeis que viabilizem o exercício profissional de mulheres (e homens), como direito constitucional e previsto nos Direitos Humanos. Ainda cabe a muitas delas, graças a não distribuição das tarefas de modo generalizado e devido às construções desiguais de gênero, a tripla jornada, acumulando afazeres domésticos e o cuidado com os(as) filhos(as). E essa responsabilidade deve ser familiar, da sociedade e do Estado. Como falar em autonomia sem algumas garantias que não sejam meramente formais? Na política, apesar de serem a maior parte da população, das eleitoras e as “tarefeiras”, os cargos de poder e decisão não são proporcionalmente ocupados por elas. Na área de saúde, o desafio de fazer funcionar o fluxo de atendimentos no trato de casos de violência sexual, de acordo com normativas do Ministério e atuação adequada nos casos de estupros com previsão de abortamento legal. Outro aspecto de destaque está no alto índice de violência conjugal, familiar e de gênero, onde a demanda, predominantemente feminina, ainda é sujeita à infraestrutura e recursos humanos insuficientes por parte de profissionais que podem aperfeiçoar formação continuada de quem atende. E na rede de apoio à violência conjugal e doméstica, abordagens que superem retrabalho, revitimização com “rota crítica” e/ou violência institucional. Ainda se verifica mulheres objetificadas em campanhas publicitárias e por meio de assédios e abusos sexuais cotidianos em espaços variados como nas ruas, transportes públicos ou em festas de universidades e faculdades como algo que se precisa de basta. A ONG SOS Mulher e Família que completa 21 anos em março e tem sido premiada por Excelência Cidadã e centro de referência pela formação continuada e cuidado profissional de sua equipe interdisciplinar de atendimento, primando por processo seletivo qualificado de seu pessoal, constituição de políticas públicas locais, nacionais e juntamente com seus programas tem atendido uma média de 1500 novas famílias ao ano, que vivem

124 _CULT

violências físicas, sexuais, emocionais/psicológicas e patrimoniais. E não sem desafios. Em Uberlândia, ainda não foi criado o Juizado Especial Criminal e Civil, como prevê a Lei Maria da Penha (11.340 de 2006) para operacionalizá-la adequadamente. O Plano Municipal de Educação de Uberlândia e de várias cidades, assim como a relevante Lei do Feminicídio (2015) sucumbiram às pressões retrógradas de bancadas religiosas (no Estado que deve ser laico) que distorcem anos de pesquisas e propõem retirada da terminologia “gênero” que incorpora a diversidade de femininos, com vistas à e violências. Pode haver ainda maior visibilidade e articulação em rede, seminário regional e nacional sobre o tema, acerca do programa Casa Abrigo Travessia que abriga mulheres e filhos(as) menores de idade em risco pela violência doméstica (Sedest/PMU/Icasu). A ONG necessita também de sede própria e alcançar sustentabilidade com a parceria mais efetiva junto aos setores público, privado e da sociedade civil. Em tempos de pleitos eleitorais e comemorações ao Dia Internacional das Mulheres são alvo de plataformas, mas no cotidiano pouco se tem avançado e, por vezes, identificam-se retrocessos. É preciso estar atentas(os) para fazer prevalecer e avançar direitos e políticas públicas. Neste ano, para o mês do Dia Internacional das Mulheres, a ONG SOS Mulher e Família participa de ações educativas e preventivas: 06/03, 17h, no Colégio Gabarito; 08/038M no Pratic Shopping do Terminal Central das 8h às 17h; Café Só Delas, na CDL, 8h. E no dia 24/03, às 20h, em comemoração aos seus 21 anos a ONG promove Show beneficente “Mulheres em Todos os Cantos”, no Teatro de Bolso, com participação de renomados cantores como Carlos Menezes Jr., Juliana Pena e o Grupo de Mães, Fernanda Nocam e Flúvio Campos, Daniela Borela, Aline Schwartz e Luciana Mesquita, Ana Carla Machado, com exposição de fotos Mulheres em Preto & Branco por Aline Schwartz, de 24/03 a 06/04. Todos os eventos com venda beneficente de camisetas da Campanha #Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, com essa frase e outras para vestir a causa. Por tudo isso, espera-se que nas atividades do comemorar, termo que significa trazer à memória, haja ações para além de festividades, homenagens, premiações ou uso mercadológico do momento. E que os eventos sejam acompanhados de proposições no que tange à


criação, ampliação e fiscalização de políticas públicas governamentais, não governamentais e de fomento de projetos de lei que oportunizem mudanças de atitudes concretas e cotidianas de homens e mulheres, com vistas a novas experiências, representações sociais que rompam com dicotomias de gênero e processos de violências, desigualdades e sofrimentos. Assim, quem sabe, no futuro, a referida data seja desnecessária e apenas referência acerca de curiosidades do século XXI. Referências respectivas para busca de ajuda, pesquisa e fiscalização: - ONG SOS Ação Mulher Família de Uberlândia (atendimento sigiloso, social, psicológico e jurídico continuados e gratuitos, sem precisar de registro ocorrência) - 34 3215-7862, Rua Feliciano de Morais, 62, Bairro Aparecida - site: www.sosmulherfamiliauberlandia. org.br, www.facebook,com/sosmulherfamiliauberlandia. - Núcleo de Estudos de Gênero/UFU (estudos e pesquisas), Bloco Q, Campus Santa Mônica UFU, 34 3239-4501. - Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (fiscalização e sugestão de políticas públicas e de projetos de leis) - fanpage: @cmdmuberlandia - 34 3234-3465. Cláudia C. Guerra é membro fundadora e da diretoria da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFU, professora universitária e de pós-graduação, Dra. em História/UFU sobre violência conjugal e de gênero, Mestre em História/ USP-SP, Membro constituinte e ex-gestora da Divisão dos Direitos da Mulher e Políticas de Gênero e Casa Abrigo Travessia/PMU (20012002), Ex-Presidenta do Cons. Mun. Direitos das Mulheres (gestão 2004-2006) e atual conselheira, eleita Delegada Mun. Est. Nac. para Conferência de Políticas para as Mulheres (2015-2016).


MUNDO_CULT_CKECKLIST MÁRCIA CHICORSQUI | EMPRESÁRIA ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

JOVEM EMPRESÁRIA TEM POSTURA INOVADORA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ

EMPREENDEDORISMO

Formada em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Projetos, Poliana Gonçalves iniciou sua carreira profissional bem jovem. Atua no Agronegócio Café há 5 anos e há três exerce a docência nos cursos de Administração. Agronegócio, Cafeicultura e Design de Interiores na Universidade de Patrocínio-MG. Sua habilidade e carisma para com as pessoas fazem com que relacionamentos sólidos no âmbito profissional e pessoal sejam constituídos. Com uma vontade imensa de viver e aproveitar os melhores momentos e oportunidades que a vida pode lhe oferecer, Poliana se reinventa ao executar as ações propostas pelo segmento em que atua. Ela considera três premissas como alicerce para sua carreira, a saber: Deus, Família e Humildade, os quais juntos em seu entendimento, proporcionam sabedoria para entender que como seres humanos, somos eternos aprendizes. Nascida e criada em uma cidade produtora de café, Poliana cresceu acompanhando o envolvimento de seus pais em atividades ligadas ao cultivo desta planta. Em 2012 começou a trabalhar no departamento de relacionamento com o cooperado em uma cooperativa exportadora de café da Região do Cerrado Mineiro localizada. Já em março de 2014, foi convidada a assumir um projeto de alto impacto e transformação de cultura do consumo do café, a gestão de uma cafeteria e indústria de cafés especiais.

126 _CULT

Desde então, a jovem tem desenvolvido um excelente trabalho referente ao incentivo do consumo de cafés de alta qualidade. O segmento de cafés especiais cresce 20% ao ano e estimula, a cada dia, a abertura de cafeterias que possuem como propósito a geração de uma experiência incrível ao saborear uma xícara de café, as chamadas cafeterias de 3ª Onda. Conforme menciona Poliana - “É como se desconstruíssemos tudo que as pessoas sabem sobre café, para que possamos proporcioná-las a melhor experiência ao degustar uma xícara de café, uma vez que, ao serem selecionados os melhores grãos, passar pela torra artesanal ideal e ser moído e preparado em métodos que potencialize seus aromas e sabores, os consumidores entenderão o café em sua forma mais natural e saudável”. O mais novo desafio de Poliana consiste em apoiar seu esposo na formação de uma lavoura de café, o que a mesma fará de forma natural e motivada, uma vez que o café constitui verdadeiramente uma de suas paixões.

Através do meu olhar, não devemos criar limites para nós mesmos. Devemos ir tão longe quanto nossa mente permitir. Só assim, o que mais queremos poderá ser conquistado.


CULT_ 127


MUNDO_CULT_GOURMET GUSTAVO DINIZ | CHEF DE COZINHA MAURO MARQUES | SXC

COM A CHEGADA DA QUARESMA, O CONSUMO DE CARNE BRANCA AUMENTA

FILÉ DE FRANGO RECHEADO E PURÊ DE BATATA

A Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição). A Quaresma chega e o consumo de carne branca aumenta, frango e peixe são as principais receitas nessa época. O frango, além de ter um preço acessível, é uma carne saborosa e fácil de preparar. O preparo esbanja versatilidade e as possibilidades são infinitas, o interessante desse prato é a combinação de sabores. O purê de batata, além de ser saboroso, harmoniza perfeitamente com frango por ser uma combinação leve de carne branca e verduras. Por isso, na hora de servir, a dica é primeiro o purê de batata e por cima o filé de frango assado pela combinação de sabores e beleza. Receita 1 peito de frango grande temperado a gosto. 3 fatias de mussarela e 2 de presunto. 3 tomates cortatos em cubos. Azeite a gosto. Modo de preparo Corte os filés de peito (grosso), abra os filés. Passe requeijão cremoso. Recheie com presunto e mussarela. Prepare todos os filés da mesma forma e reserve. Azeite a gosto em cima dos filés e salpique com os tomates picados em cubos.

128 _CULT

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos e retire. Receita do purê 1 kg de batata. 1/2 xícara de leite. 2 colheres (sopa) de margarina. Sal a gosto. 1 dente de alho espremido. Modo de preparo Cozinhe as batatas até ficarem bem moles. Descasque-as ainda quentes e esprema as batatas no espremedor. Despeje as batatas em um recipiente e acrescente a margarina, o sal e o alho, e mexa até que a margarina derreta por completo. Acrescente o leite aos poucos e continue mexendo, quando se formar uma pasta homogênea, desligue o fogo e sirva. Um vinho Trio Sauvignon Blanc é a dica para acompanhamento desse prato. Gustavo Diniz é chef de cozinha e especialista em gastronomia contemporânea. Instagram: @chefgustavodiniz



MUNDO_CULT_GOURMET CINTIA GONÇALVES BARBOSA DIVULGAÇÃO | SXC

VÁRIOS SÃO OS CORTES DAS CARNES E TAMBÉM VÁRIOS OS ESTILOS DE VINHOS

CHURRAS & VINHOS - EIS A QUESTÃO!!! Recentemente, o site First We Feast, www.firstwefeast.com, um dos melhores blogs de comida da atualidade, listou alguns tipos diferentes de churrasco mundo afora. No total foram 12 os listados e o nosso querido e venerado churrascão brasileiro está lá firme e forte, e adorado por todos. Vale a pena espiar este site!!! Pois ficamos quase sempre atrelados apenas aos churrascos brasileiros, argentinos e uruguaios, e olha que são 12 na lista... E quando falamos de carne, seja ela, branca ou vermelha, e independente de como são feitas, os vinhos entram como ótimos acompanhantes, devido à variedade existente no mercado. Vários são os cortes das carnes e também vários os estilos de vinhos, quer sejam espumantes, brancos, rosés ou tintos. Aqui vai um salva-vidas básico para recordar e guardar. Carnes Vermelhas: Vinhos Tintos ou Espumantes. Picanha Malbec. Fraldinha e Maminha Merlot. Costela Syrah. Alcatra Carmenere ou Barbera. Contrafilé Tannat ou Cabernet Franc. Cupim Espumantes Brut, Extra Brut ou Nature.

130 _CULT


CULT_ 131


MUNDO_CULT_GOURMET CINTIA GONÇALVES BARBOSA DIVULGAÇÃO

VEJA MAIS SOBRE O CHEFES DA BRASA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

Entrariam ainda nesta lista, várias outras uvas tintas, mas já é um ótimo começo nesta experiência de harmonização. Carnes Brancas: Vinhos Brancos ou Espumantes. Frangos Pinot Grigio ou Torrontés. Peixes Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Linguiças Espumantes Brut, Extra Brut ou Nature Também neste caso existem outras uvas, mas foquei nas mais conhecidas e fáceis de harmonizar. Carnes Vermelhas & Brancas: Vinhos Rosés. No calorão do nosso Cerrado Mineiro, os vinhos rosés são sempre uma bela aposta, uma bela carta na manga, pois também conseguem ser gastronômicos, e dependendo da uva e da vinificação possuem corpo e seu valor. Aqui no Brasil eles ainda não estão na preferência dos apreciadores de vinho, mas isso pode mudar em breve, afinal estamos num país tropical. Carnes Vermelhas & Brancas: Vinho Tinto Lev. Dependendo da preparação das carnes e dos molhos, entra um uva fantástica, que é a Pinot Noir. Ela é chamada no mundo dos vinhos como a Uva Branca das Tintas, pois dependendo do processo de vinificação se consegue um vinho leve emblemático e com muitos aromas. E vale lembrar... Tomamos ótimos espumantes com esta uva. Dicas para que o seu vinho seja melhor apreciado: O Sal e o Tanino não combinam, então cuidado com cortes que precisam de mais sal. Neste caso, prefiram um vinhozinho menos tânico. Pessoaaaallll... E nada de tomar vinho tinto em temperatura ambiente neste calorão de nossa região! Vale a pena dar uma resfriada na garrafa, para que não fique tão alcoólico e difícil de beber.

132 _CULT


CULT_ 133


MUNDO_CULT_GOURMET PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

AMBIENTE ESPECIAL PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS

Agora com seu novo cardápio de saladas, sucos e bebidas, a Água Doce Cachaçaria oferece sua tradicional batida de abacaxi com Tilápia ao molho de Camarão! Cardápio, qualidade e atendimento são referências da casa, já premiada pela ABF - Associação Brasileira de Franchising como destaque no contexto de toda a rede Água Doce no Brasil. Mais que um bar e restaurante, a Água Doce Cachaçaria é um ponto de encontro para momentos agradáveis de convívio com sua família e amigos num ambiente saudável e humanizado. Além do tradicional almoço self-service por quilo todos os dias, das 11h30 às 15h, o local é também ideal para happy hours de segunda a quinta-feira (exceto feriados) e à noite para jantares especiais. Água Doce Cachaçaria: um dos espaços mais aconchegantes no bairro mais nobre de nossa cidade.

134 _CULT


A Casa das Tortas oferece mais de 80 tipos de tortas doces e salgadas, além de doces, sobremesas, salgadinhos e pratos salgados, atendendo o Triângulo Mineiro e cidades de vários estados. A especialidade da casa é a famosa e exclusiva Torta de Leite Ninho. Além do atendimento interno, disponibiliza o sistema de entregas e encomendas. Tudo isso com profissionais qualificados, atendimento personalizado e muito sabor. Casa das Tortas: aberta todos os dias dentro da Água Doce Cachaçaria.

@casadastortasudi

@casadastortasudi

CULT_ 135


MUNDO_CULT_DIÁRIO DE BORDO FLÁVIA TUCCI | ESPECIALISTA EM RH FLÁVIA TUCCI

UM MAGNÍFICO CENTRO FINANCEIRO EM MARROCOS

CASABLANCA

Para começar nossa viagem, precisaremos entender essa frase: “Marrocos é como uma árvore que tem as raízes na África e folhas respirando o ar europeu”, palavras ditas pelo falecido Rei Hassan II. Totalmente destruída em 1468 pelos portugueses e depois utilizada em ruínas por eles como fortaleza militar em 1515. A cidade, aos poucos, foi sendo povoada e cresceu em torno da fortaleza. Por esse motivo, ela recebeu o nome de Casablanca, em árabe (Dar El Beida). Com o crescimento, os portugueses abandonaram definitivamente a cidade, por volta de 1757, devido ao grande sismo. Foi, então, que o núcleo urbano foi reconstruído pelo sultão de Marrocos, Mohammed Ben Abdallah. Com a construção da Mesquita e da Medina, em 1770, a cidade foi tomando corpo e se expandindo. Em 1907, os primeiros colonos franceses começaram a chegar para trabalhar na construção da ferrovia, a contragosto dos habitantes locais que se tornavam hostis e bárbaros com os colonos. Este impasse gerou uma invasão pelas tropas francesas para se instaurar a ordem no país. Eles tomaram definitivamente o poder em 1910. Colonizado pelos franceses durante o mandato do governador Hubert Lyautey, Casablanca passou a ser o centro econômico do país e a ter o maior porto da África.

Para entender um pouco mais da sua história neste período, a dica é assistir ao filme “Casablanca”, de 1942, que mostra em detalhes o estatuto colonial da cidade na época, suas lutas pelo poder entre as potencias européias e sem nenhuma referência a população local e nenhuma citação aos árabes. Após 35 anos de colonização, Marrocos obteve a independência da França, se instaurou novo governo em 1961 e o país passou a ser governado pelo Rei Hassan II. Inclusive, a mesquita que leva seu nome, é a terceira maior do mundo, a única à beira mar e com tamanha grandiosidade interior. Além de ser a maior cidade de Marrocos, Casablanca é uma bela cidade à beira mar, cheia de contrastes. Também possui o maior porto e centro industrial da África. Hoje sua população é de cerca de 6,5 milhões de habitantes. A religião predominante é o Islamismo. Devido a ser cosmopolita, ela não é tão rígida quanto a cidade do Cairo. As mulheres que usam burcas são raras, porém todas usam lenços, não se exibem, usam calças e trabalham, mesmo sendo casadas, diferente de outras cidades em países muçulmanos. Os homens podem ter até quatro esposas, contudo, as demais necessitam consentir.

136 _CULT


Caso a escolhida não seja mulçumana, ela deverá se converter ao Islamismo e educar os filhos dentro dos preceitos da religião. Na Medina (cidade com muralhas), encontramos mercados que vendem de tudo: tapetes, ervas e temperos, comidas típicas, artesanato, roupas, etc. Na cidade, não se bebe nada que contenha álcool, nem se encontra bebida alcoólica em supermercados ou bares. A principal bebida é o chá de menta. Casablanca é comparada a San Francisco pelo clima agradável, independente da estação. As casas de chá estão espalhadas pela cidade, com arquitetura simples, são encontradas em todas as esquinas. Vale ressaltar que somente homens podem frequentá-las, quer seja para conversar ou assistir futebol. Realmente, eles são loucos por futebol. Um detalhe interessantíssimo é que as lojas fecham e o trabalho é interrompido quando o time local joga ou quando eles se dirigem às mesquitas para rezar. Nas ruas temos uma imensa gama de lojinhas que vendem tudo, tapetes feitos à mão de lã de carneiro, bolsas em couro de camelo, azeites, temperos diversos, azeitonas, vidreira, mobiliário e tabaco. Suas lojas de doces e restaurantes são um atrativo à parte, principalmente aos que gostam de saborear uma culinária cheia de especiarias e frutos secos em um ambiente de clima mediterrâneo. Agora quer se encantar? A dica é fazer o tour pela Mesquita

Hassan II com um guia em português. A história é fascinante e vale a pena percorrer cada corredor e se encantar com cada detalhe. Ela foi construída de 1986 a 1993, no lugar da antiga, por 2500 pessoas e 10.000 artesãos marroquinos. A sua arquitetura foi desenhada pelo francês Michel Pinseau. Construída à beira mar, a mesquita tem como fundamento a epígrafe do alcorão: “O trono de Deus encontrava-se sobre a água”. Daí, a pergunta que muitos me fazem: Vale a pena conhecer um país com uma cultura tão diferente da nossa? Você voltaria? E a resposta é simples: com CERTEZA!!! (Dúvidas ou sugestões @flaviarstucci). Curiosidades e informações Transporte: Pelo aeroporto passam em média 9 milhões de pessoas por ano, os trens e ônibus são precários, não recomendo. O táxi não é caro e é o meio mais comum de transporte. Hospedagem: Existem belos hotéis e resorts a preços acessíveis, bem como muitas opções de casas e apartamentos pelo air bnb. Comidas e culinária típica: As especiarias são utilizadas abundantemente, encontramos canela, cominho, gengibre, sésamo, açafrão e pimenta preta em qualquer prato, seja ele doce ou salgado. Azeitonas, limões e laranjas são muito usadas na confecção dos pratos. Cuscuz, abobrinhas de sêmola de trigo, panquecas, tajines e pastilla. Doces com muitos condimentos e frutas secas. Tudo muito condimentado, muito diferente, mas saboroso!

34 3226-0400 / 9 9211-5210 Av. Brasil, 3400 Bairro Brasil - Uberlândia - MG www.maisautomoveis.com.br @fernandomaislocadora

CULT_ 137


GENTE_CULT_EM SOCIEDADE

Site www.soniasampaio.com.br Instagram @soniasampaio Facebook Sonia Sampaio

SONIA SAMPAIO DIVULGAÇÃO

EVENTOS, PESSOAS & FATOS

PARA REFLETIR

“Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar” - Martha Medeiros.

RÁPIDAS

- A Cinépolis inaugurou, no Center Shopping, duas novas salas VIP com formato stadium, poltronas de couro com comando elétrico e totalmente reclináveis, braço removível e som digital biamplificado, entrada USB para carregar celulares e tablets. O acesso às salas conta com um lobby exclusivo e com bombonière VIP, onde os clientes podem ser servidos em suas poltronas até o início do filme. Uberlândia merece. - O concurso gastronômico mais esperado do ano - o Comida di Buteco, acontece em Uberlândia de 13 de abril a 6 de maio. Dezessete bares estão na disputa este

ano. Todos os detalhes podem ser acompanhados no www.comidadibuteco.com.br - A concessionária Jaguar Land Rover agora é URCA Prime. Disputadíssimo evento marcou o lançamento da nova marca na cidade. - Com investimento de US$ 2 milhões em Uberlândia, o centro binacional de ensino da língua inglesa, Casa Thomas Jefferson, já é uma realidade. Muito bom ter a confiança de empresários de fora acreditando em nossa cidade. Sejam muito bem-vindos e sucesso nos negócios.

DE VOLTA

O administrador de empresas Thiago Castro é o novo superintendente do Center Shopping Uberlândia, assumindo o lugar de Fábio Oliveira, que parte para um novo desafio em outro shopping da Companhia em São Paulo. Sucesso aos dois nas novas empreitadas.

SÓ SUCESSO

138 _CULT

A moda nascida em Uberlândia ganha cada vez mais projeção em nível nacional. Estilistas da cidade se dividiram para vestir algumas celebridades no Carnaval. Enquanto as meninas da Fethie assinaram o look de Mirela Santos, Beatriz Barhouch, Flavia Martins e a modelo Fernanda Naves, a estilista Leticia Manzan vestiu a apresentadora Fátima Bernardes e Patricia Bonaldi vestiu a cantora Claudinha Leite. Parabéns a estas mulheres de fibra e designers de muito talento na moda.


EM PORTUGAL

Quer maneira mais elegante de celebrar a vida do que comemorar a idade nova em alto estilo? Foi assim com Juliana Peixoto, que viajou com a família para Portugal para festejar os aniversários da matriarca Mirtes e da filha Cristiane Peixoto. A festiva família ergueu brindes em Porto, Lisboa, Fátima, Cacaiz, Cintra, Óbidos e Évora. Parabéns a ambas!

GENTE NOVA

O oftalmologista Ruy Felippe Brito Gonçalves Missaka agora faz parte do time de especialistas do Centro Completo de Oftalmologia (HCO) de Uberlândia, integrando o departamento de Retina, Vítreo e Catarata. Seja bem-vindo.

EXPERIÊNCIA INOVADORA

No dia 17 de abril, Uberlândia recebe 15! O Evento. O local escolhido foi o Palácio de Cristal. O projeto apresenta aos pais e debutantes um contato direto com os melhores fornecedores da região para realizar o sonho da festa de 15 anos. Em um formato de uma festa real de debutantes, cada empresa participante poderá expor seus produtos ou serviços. Muito bacana a iniciativa. Na foto, Dannilo Camargos, Fábio de Paula, Rodrigo Magalhães e Eliseu Rocha que já se preparam para mais este evento.

A SAGA CONTINUA

Uberlândia na Rota do Teatro, com produção de Carlinhos Guimarães, traz a Uberlândia, Mônica Martelli, interpretando Fernanda em “Minha Vida em Marte”. Durante 12 anos, muita gente se divertiu com a espalhafatosa Fernanda em busca de seu grande amor na peça “Os Homens São de Marte” e “Pra Lá Que Eu Vou”, de Mônica Martelli. Agora o sucesso se repete com a continuação da série. A nova comédia chega a Uberlândia nos dias 7 e 8 de abril no Teatro Municipal. Acabou de fazer uma temporada de estreia no Rio de Janeiro e quem assistiu garante: é melhor que a primeira.

CULT_ 139


GENTE_CULT_ANIVERSÁRIO REDAÇÃO DANIEL CAVALARI

“Se você pode sonhar, você pode fazer” (Walt Disney), Um sonho que se tornou realidade. EM CLIMA DE CONTO DE FADAS, JÚLIA VIVEU SEU DIA INESQUECÍVEL

15 ANOS JÚLIA AMARAL

Cerimonial Alessandra Guimarães Vestido Honoria - by Madame Imperial

..... Enfim, 15 anos! Assim como em um conto de fadas, Júlia Amaral Alves estava radiante e cheia de sorrisos em sua festa no Palácio de Cristal. Apaixonada por sua família e amigos, curtiu cada segundo desta data tão especial. Data esta que nunca será esquecida, 23 de fevereiro de 2018. Ao lado de seus pais Alex Feliciano Amaral Alves e Adriana Alves Pereira Amaral, de seus irmãos Felipe

140 _CULT

e Matheus, das queridas cunhadas Danielle e Thais e de sua amada avó paterna Nilza Maria do Amaral Alves, que, orgulhosos, substituíram sua sapatilha por seu primeiro salto alto. Emocionados, todos brindaram a passagem da fase de menina moça à vida adulta. Quem esteve presente sentiu o cuidado em cada detalhe e pode conferir de pertinho, do apagar das velinhas, ao acender de uma linda estrela.


“Um dia aprendi que sonhos existem para tornarem-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar” - Walt Disney.

CULT_ 141


GENTE_CULT_LANÇAMENTO_UBERLÂNDIA REDAÇÃO NINA FOTOGRAFIAS

MATÉRIA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

DESCONTRAÇÃO E NETWORK MARCARAM O CLIMA DO COQUETEL

NOITE CULT NA BARBACOA Uma noite descontraída marcou o coquetel de lançamento da Cult 138 que trouxe como capa a atriz e modelo Paloma Bernardi, em ensaio exclusivo produzido pelo fotógrafo Ita Mazzutti. Uma edição abrangente e diversificada com as melhores oportunidades para divulgação da sua empresa, produtos, cases, serviços e onde você escolhe sua mídia por hábito de leitura. O evento, realizado dia 30 de janeiro, na Barbacoa Espeteria Rondon Pacheco, reuniu mais de 200 convidados que conheceram a nova edição, agora com foco nacional e versões personalizadas com lançamento nas cidades de Ituiutaba e Araguari.

142 _CULT


CULT_ 143


GENTE_CULT_LANÇAMENTO_UBERLÂNDIA REDAÇÃO NINA FOTOGRAFIAS

Durante o evento todos enalteceram a qualidade gráfica da revista e o conteúdo exclusivo com temas, dicas e novidades sobre saúde, educação, cultura, tecnologia, comunicação, turismo, comportamento, mercado de luxo, decoração, veículos, nutrição, etiqueta, comunicação, política, gastronomia e as pessoas e fatos que agitam a sociedade. Nossos agradecimentos aos parceiros do evento: Barbacoa Espeteria, Bebidas Itaipava, Confirmaflex, Banda Mafu, Via Promo e Nina Fotografias.

144 _CULT


CULT_ 7 CULT_ 145


GENTE_CULT_LANÇAMENTO_UBERLÂNDIA REDAÇÃO NINA FOTOGRAFIAS

Nossos agradecimentos aos parceiros do evento: Banda Mafu, Bebidas Itaipava, Euroville, Nina Fotografias. Em caráter solidário foram arrecadados alimentos doados para o Núcleo de Apoio Jesus de Nazaré, instituição que atende idosos e deficientes mentais. Confira quem esteve lá pelas lentes de Nina Fotografias e saiba mais em nosso portal www. netcult.com.br.

146 _CULT


GENTE_CULT PUBLI EDITORIAL ADRIANO MOURA

IDEALISMO E PERSEVERANÇA MARCAM TRAJETÓRIA DA ESTILISTA

RAQUEL DE QUEIROZ

Mineira de uma cidade do norte de Minas Gerais, Raquel de Queiroz chegou a Uberlândia em 2002, com suas duas filhas, e o sonho de criar a sua marca própria, mas, principalmente, o de proporcionar um estudo de qualidade para elas. Na ocasião, ainda sem condições de lançar seu próprio negócio, começou trabalhando para uma marca de roupas da cidade, e complementando a renda familiar fazendo vestidos e roupas sob medida em casa. Com passar do tempo, uma de suas filhas já formada, e a outra na faculdade, o sonho de ter sua própria marca ficou ainda mais forte. Raquel, com o apoio de sua família, decidiu, então, tomar-se de seu talento e desenvolver sua primeira coleção de vestidos de festa.

A estilista Raquel de Queiroz

Em 2013, surgiu a primeira coleção Raquel de Queiroz, que foi apresentada no Minas Trend Preview em Belo Horizonte, um grande salão de negócios e referência para a indústria da moda. Desde então, todos os anos a marca faz os lançamentos de suas coleções semestralmente no Minas Trend Preview. Presente em mais de 50 lojas multimarcas no Brasil, a marca Raquel de Queiroz tem conquistado as mulheres com seus looks românticos, confeccionados em tecidos finos, e bordados manuais, que são a essência da marca. Para desenvolver suas coleções, Raquel faz viagens onde busca conhecer as novidades do mercado, sempre estudando as tendências mundiais. Diariamente na fábrica, se responsabiliza por supervisionar o trabalho da equipe e planejar as duas coleções lançadas por ano. Vale ressaltar que, em 2017, a marca Raquel de Queiroz foi premiada pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) com o reconhecimento de Indústria Sustentável. Os vestidos sob medida são feitos em ocasiões exclusivas para as clientes que desejam um vestido único e deslumbrante. No Mês da Mulher, Raquel está realizando mais um grande sonho: o de ter a sua loja própria em Uberlândia. Conhecida pelos looks de festa com acabamentos primorosos, este novo espaço contará também com o estilo “casual chic”, transformando os tecidos nobres, que antes eram destinados para vestidos de festa, em uma peça sofisticada para o dia. 34 3219-9789 Instagram: @raqueldequeirozoficial contato@raqueldequeiroz.com.br

CULT_ 147


MUNDO_CULT_MOTOR EVALDO PIGHINI | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

COM MUDANÇAS NO VISUAL, O SAV PREMIUM FICOU TAMBÉM MAIS SOFISTICADO E EFICIENTE

NOVO BMW X3 CHEGOU ÀS CONCESSIONÁRIAS

A mais nova e terceira geração do BMW X3 está à disposição dos consumidores brasileiros, em todas as concessionárias da marca no país. Segundo o fabricante, as solicitações do modelo podem ser feitas pelo hotsite exclusivo www.novobmwx3.com. br. O novo Sports Activity Vehicle (SAV), ou Utilitário para Atividades Esportivas em português, chegou reformulado visualmente e recheado de recursos inovadores - assim como os demais modelos BMW, as versões do X3 estão equipadas com um chip de conexão à internet, entre outras novidades tecnológicas. O modelo é oferecido no mercado brasileiro em duas opções: BMW X3 xDrive30i X Line, com preço sugerido de R$ 309.950 e BMW X3 M40i, a partir de R$ 397.950.

oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha e tração integral BMW xDrive. Quanto ao design, resumindo as mudanças, elas foram para melhor e seguem o padrão de exigência alemão. Na dianteira, vale destacar que a grade frontal está mais imponente e o novo grupo óptico, dotado de faróis FullLED de formato hexagonal - até então inéditos na linha X -, capaz de proporcionar um efeito tridimensional ao conjunto. Também o para-choques dianteiro ficou mais robusto e envolvente, com destaque para os contornos salientes e pelas amplas entradas de ar na parte inferior. Na traseira, além do novo formato das lanternas, figura um novo spoiler instalado na parte superior da tampa do compartimento de bagagem.

Entre outros atrativos, o novo BMW X3 traz atualizações significativas no motor, um quatro cilindros em linha com potência de 252 cv - 68 cv a mais que a geração anterior - e 35,5 kgfm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm) na versão de entrada. Já a opção M40i conta com um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha capaz de entregar 360 cv de potência - 54 cv a mais que o antecessor - e 51 kgfm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Com isso, o xDrive30i vai de 0 e 100 km/h em 6,3 segundos, alcançado a velocidade máxima é de 240 km/h, enquanto o M40i, topo de linha, atinge os 100 km/h em apenas 4,8 s, a partir da inércia, chegando aos 250 km/h de máxima. O câmbio é um automático de

Finalmente, a nova geração do X3 conta com pacote tecnológico que traz os dispositivos Comfort Access, que permitem a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de tocá-las com as mãos e o BMW Driving Assistant, capaz de oferecer recursos de condução inteligente, como prevenção de colisão traseira, alertas de tráfego cruzado, de aproximação lateral e de saída involuntária de faixa. Completa ainda o ConnectedDrive, tecnologia conectada à internet que possibilita a obtenção de informações sobre condições de trânsito, serviço de alerta de manutenção de componentes (BMW Teleservices) e serviços de Concierge (como reservas de hotéis, cotações de moedas e recomendações).

Nova geração do SAV X3 da BMW vai custar a partir de R$ 309.950 e vem com nova motorização e uma recheada lista de equipamentos de série

148 _CULT _CULT


SE NÃO FOR PARA SE DESAFIAR, NEM COMECE.

NOVO BMW X3. NADA MENOS QUE O MÁXIMO. • BMW ConnectedDrive, que conta com os avançados Serviços Remotos e de Concierge. • Novo iDrive Touchscreen com tela de 10,2 polegadas e preparação para Apple®CarPlay. • Driving Assistant Plus e Parking Assistant Plus.

• Motorizações TwinPower Turbo de seis cilindros com 360 cv e torque de 500 Nm. • Novo Head-up Display. Painel Multifuncional. • Faróis Full Led Adaptativos. • Teto Solar Panorâmico.

No trânsito, a vida vem primeiro.

VENHA PARA EUROVILLE, FAÇA UM TEST DRIVE E SINTA O PURO PRAZER DE DIRIGIR.

Euroville

Av. Raja Gabáglia, 3055 Santa Lúcia • Belo Horizonte 31 3304-4100

Av. João Naves de Ávila, 3370 Saraiva • Uberlândia 34 3292-4100

Av. Deusdedit Salgado, 4900 CULT_ 149 Salvaterra • Juiz de Fora 32 3025-4100


MATERIA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

MUNDO_CULT_MOTORS PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTÉTICA AUTOMOTIVA

BIGFOOT DETAILING ACADEMY

e Mayvinci, a empresa de sua excelência o sheik Abdullah Nasser Al-Thani, da família governante do Qatar, empresa de nanotecnologia de revestimentos de superfície e filmes de alta performance. A linha da Rupes tem uma subdivisão chamada Bigfoot Detailing, contando com maquinários especiais de diversas órbitas e tamanhos para detalhamento automotivo, além de compositos, boinas, microfibras e toda a linha necessária para o bom desempenho dos profissionais que utilizam a marca. A linha Mayvinci envolve produtos de proteção que são destinados para superfície de automóveis, como carros, motos, embarcações e a linha aeronáutica, com durabilidades de 1,8 meses, 3 anos, 5 anos ou 10 anos.

Lucas Caldeira, gerente de administração e relações internacionais da BigFoot e Mayvinci no Brasil, juntamente com Torben Vittrup, Diretor Regional de Vendas da Rupes S.P.A, realizando a tradução do treinamento para alunos.

Torben Vittrup, Diretor Regional de Vendas Rupes S.P.A, Leonardo Caldeira proprietário da concessão BigFoot e Mayvinci no Brasil, e Gideon King, CEO da Mayvinci no Qatar.

A Bigfoot Detailing Academy é uma empresa altamente especializada em estética automotiva, escola de formação profissional, franqueadora e revendedora de equipamentos da marca Rupes e produto de proteção de superfície nanotecnológica Mayvinci. É hoje o braço de duas empresas internacionais, a fabricante de equipamentos Rupes com sede em Milão, de propriedade de Guido Valentini, lider mundial com 70 anos de existência,

150 _CULT

Parte teórica do treinamento realizada na BigFoot Detailing Academy com as explicações de Torben Vittrup.


Produtos Mayvinci e maquinário Rupes, a combinação perfeita para atingir o melhor resultado no detalhamento das linhas automotiva, aeronáutica e marinha.

Gideon King realizando demonstrações práticas para o aprendizado e aprimoramento de alunos.

Lucas Caldeira realizando a finalização após o polimento e aplicação da proteção Mayvinci.

Torben Vittrup, Leonardo Caldeira e Gideon King, assinando o maior contrato de concessão da indústria de detalhamento automotivo atualmente no Brasil.

Leonardo Caldeira utiliza sua máquina Nano Ibrid para realizar o detalhamento.

Time completo trabalhando junto nesse grande pássaro: Torben Vittrup, Leonardo Caldeira, Gideon King e Lucas Caldeira. Final de treinamento e entrega dos certificados para os alunos qualificados a realizarem seus trabalhos de detalhamento automotivo no padrão Rupes S.P.A Itália.

Como se trata de um processo que pode durar de 1 dia a 1 semana, os valores não são fixados e também variam no nível proteção, podendo ser de R$1.000 a R$2.500,00 a lataria de um carro, lembrando que também há possibilidade de aplicação em couros, plásticos, vidros , rodas e pinças de freio. A superfície estará protegida contra raios solares, chuva ácida, fezes de pássaro, resistência térmica, resistência química, alto nível de brilho, alto nível de hidrofobia e resistência a riscos.

34 3217-6386 Av. Getúlio Vargas, 1846 - Daniel Fonseca - Uberlândia - MG 34 99194-5899 - Leonardo Caldeira 31 99816-0649 - Lucas Caldeira @mayvincibrasil | @bigfoot_detailing_academy @mayvinci | @bigfootrupes | @bigfootqatar

CULT_ 151


MUNDO_CULT_MOTORS

MATERIA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

PUBLI EDITORIAL MAURO MARQUES | VIDEO PROGRAMA DO DEDS

CONCESSIONÁRIA JAGUAR LAND ROVER

05/03/2018 18:06

Os empresários Ataídes Neto Pozzi e Alarico Assumpção receberam, no dia 1º de março, convidados para o lançamento da Urca Prime - concessionária das marcas Jaguar e Land Rover na região. A marca é mais uma

152 _CULT

empresa da Holding Deriva, detentora da Suécia Volvo Caminhões e Ônibus, e da Urca Hyundai e Honda. O happy hour aconteceu na própria concessionária com shows especiais das Divas do Rock e da Dj Thascya!


JAGUAR LAND ROVER EM UBERLÂNDIA É URCA PRIME. Toda a tradição e experiência do Grupo Urca, a serviço da Jaguar Land Rover em Uberlândia e região. Faça-nos uma visita e conheça as condições especiais de inauguração.

Urca Prime Av. dos Vinhedos, 300 - Morada da Colina Uberlândia – MG | (34) 3293-2000

Anuncio Urca Prime - 21x28cm.indd 1

@urcaprime /urcaprime urcaprime.landrover.com.br urcaprime.jaguarbrasil.com.br

CULT_ 153

05/03/2018 18:06


MUNDO_CULT_MERCADO SIMONE MENDES HUGO MATOS | DIVULGAÇÃO

ALÉM DA GASOLINA, ÁLCOOL E DIESEL

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Olá, meus amores. Nesta edição resolvi abordar um tema que há algum tempo venho observando e acredito que têm dado bons resultados quando o assunto é satisfação dos clientes e personalização em atendimentos. No passado, postos de combustíveis eram locais que íamos apenas para abastecer nossos veículos. Gasolina, álcool ou diesel, estes eram o nosso único assunto no local. Quando não tinha filas, a nossa ida a esse tipo de estabelecimento dava para ser contabilizada em minutos. Hoje, muita coisa mudou e os centros de multiconveniência e os empórios já fazem parte desses ambientes. O empresário Lucio Alves, de 51 anos, é dono de um deles. Foi com ele que conversei para entender melhor toda essa mudança. Ele tem um empório e padaria na zona sul de Uberlândia. Ele e a família é que atendem os clientes. Um ambiente, segundo ele, personalizado.

154 _CULT


“Alavancarmos o nosso empreendimento através da qualidade dos nossos produtos e atendimento”, observa. Para Lucio Alves, a ideia de transformar um posto em algo além de combustíveis se deu baseado na expectativa e tendência do mercado. “Já tínhamos um posto de combustíveis e percebemos a necessidade de incrementar nosso negócio. Como a região é escassa de produtos no segmento empório/padaria, resolvemos investir nisso”, explica. Dentre os produtos destaques do empreendimento, Lucio Alves citou os bolos, pães, roscas e tortas

sem uso de conservantes. Os bolos de banana integral sem açúcar e o com açúcar mascavo estão entre os mais pedidos. “É um trabalho que vem dando certo devido à própria qualidade que exigimos. Ainda neste segmento é preciso ter preços similares a de um minimercado e produtos que chamem a atenção e fiquem no gosto dos clientes”, conclui. Site: www.estarbemaos40.com.br Instagram: Simone.mendess Facebook: estarbemaos40 G1 Triângulo: Blog Simone Mendes

RR MOTORSPORTS SERVIÇOS AUTOMOTIVOS DE EXCELÊNCIA Somos especializados em serviços de reparo para veículos importados. Nosso sofisticado equipamento de diagnóstico atende a todos os fabricantes. Manutenção Corretiva. Motor, Transmissão Automática, Suspensão e Freios.

Garantir a perfeição é o nosso diferencial, por isso nossos clientes podem contar com diversos serviços adicionais, além da manutenção preventiva.

Elétrica e Injeção Eletrônica. ABS, ASR, TCS, ESP, Ar e Direção Eletrônica.

RR MotorSports: inovação baseada na competência técnica, ética e qualidade.

Nova sede 34 3257-5777 Av. Anselmo Alves dos Santos, 60 Bairro Saraiva - Uberlândia - MG www.motorsportsrr.com.br contato@motorsportsrr.com.br CULT_ 155


156 _CULT


CULT_ 157


GENTE_CULT_FOTO LEGENDA CÉLIO CARDOSO MAURO MARQUES | DIVULGAÇÃO

ACONTECIMENTOS E ATUALIDADES

FOTO LEGENDA Fotógrafo Mauro Marques MO https: //youtube/2xklparxs9s Cabelo coloração Tarcilia Lima Penteado Marlene Lima Maquiagem Ana Cristina Lima Modelo Carina Mota Figurino Castelo Fantasias

DESTAQUE O cirurgião bucomaxilofacial, Júlio Bisinotto Gomes, está estagiando na área de Cirurgia Maxilofacial no Hospital de La Princesa, na cidade de Madri, na Espanha.

158 _CULT

IPERSONA Sucesso total mais uma formação LPC - Life & Professional Coaching com certificação internacional. Parabéns, Hérica Santos, por mais uma turma Ipersona qualificada ao mercado de trabalho.


A CIDADE DE MAIOR REFERÊNCIA EM GENÉTICA DO BRASIL, AGORA TEM A MELHOR REFERÊNCIA EM REVISTA DE MINAS! REVISTA IMPRESSA

BANCA ONLINE

REALIDADE AUMENTADA

Para quem prefere folhear

Disponível na internet

Interação com o seu público

ANUNCIE! EDIÇÃO UBERABA 34 3232.6600

comercial@netcult.com.br www.netcult.com.br

É REGIONAL, IMPRESSA E DIGITAL.

CULT_ 159


GENTE_CULT_FOTO LEGENDA CÉLIO CARDOSO MAURO MARQUES | DIVULGAÇÃO

COFFEE WINE O Coffee Wine surgiu da necessidade de mostrar o café especial como uma bebida que apresenta sofisticação, qualidade e gera experiência, assim como os vinhos finos. As duas bebidas constituem a diversidade de produtos que possuem, em sua essência, o cuidado em todas as etapas produtivas, a identificação da origem e processos que potencializam o que podemos extrair de melhor, como aromas e sabores.

Da esquerda para direita: Cintia Sommeliere, Mariana Veloso, produtora de café, Poliana Gonçalves, gestora da Cafeteria Dulcerrado.

PÁSCOA ILUMINADA A Rede Tauá de Hotéis lançou a quinta edição da Páscoa Iluminada Araxá, o maior evento temático de Páscoa do Brasil, que será realizado entre os dias 2 de março a 8 de abril. Serão quatro espetáculos lúdicos com muita música, teatro e tecnologia que prometem transformar o Tauá Grande Hotel e Termas Araxá na maior tela do país e o Castelo em um reino fantástico.

À esquerda, Fabrício e Angélica Parreira. À direita, Juliano Tarabal - Federação dos Cafeicultores do Cerrado e esposa Marília.

À esquerda, o produtor Gabriel Nunes Júnior e a namorada Vitória. À direita, Enéas Aguiar e Virginia Aguiar, produtores de cafés de alta qualidade.

160 _CULT

NEFROLOGIA Uma em cada dez pessoas sofre de doença renal crônica no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Para esclarecer as dúvidas sobre esta doença, o nefrologista, Dr. Estêvão Acerbi, participa do Santa Clara Responde deste mês. Confira o vídeo https://www.youtube. com/watch?v=v4yiwiHs198.


THOMAS DAY Celebrando o início de suas atividades em Uberlândia e a apresentação de sua sede, a Casa Thomas Jefferson promoveu o “1º Thomas Day” da unidade, organizado pela Cult Eventos. O evento, realizado no dia 3 de março, reuniu alunos, pais e responsáveis, desde já estreitando o relacionamento da escola com a comunidade uberlandense. (Fotos Mauro Marques).

CULT_ 161


162 _CULT


CULT_ 163


CIDADE_CULT_LANÇAMENTO_ITUIUTABA

MATERIA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

REDAÇÃO ANTONIO RIZZA | VÍDEO MARU PRODUÇÕES

CULT VERSÃO ITUIUTABA NA CAPITAL DO PONTAL

LANÇAMENTO CULT ITUIUTABA

Em evento que reuniu convidados de Ituiutaba e região foi realizado um café da manhã com test drive Euroville BMW, MINI e MOTORRAD, e lançamento da Cult - versão Ituiutaba - em caderno especial que trouxe como capa o piloto Elmo Filho e conteúdo sobre a cidade com suas referências de desenvolvimento e qualidade de vida. O evento aconteceu no dia 3 de fevereiro, das 9 às 16 horas, no Posto Alto da Cidade. Nossos agradecimentos aos parceiros: Décio Racing, Bombocado, Atrium Locações, Posto Alto da Cidade, Antonio Rizza Fotografia, Maru Produções e Confirmaflex. Confira aqui flashes do evento na Capital do Pontal.

164 _CULT


CIDADE_CULT_ITUIUTABA PUBLI EDITORIAL ELIDA MACHADO FOTOGRAFIAS

UM NOVO MODELO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM CONSULTORIA E GESTÃO DE PESSOAS

VAREKAI

A Varekai tem como foco principal o sucesso de seus clientes e parceiros, atuando de forma efetiva, colaborando com o crescimento sustentável da cidade de Ituiutaba. Desde a fundação, seu objetivo é a satisfação plena dos clientes e para isso realiza atendimentos personalizados como forma de verificar suas necessidades e anseios para que possam atendê-los de forma assertiva. A equipe Varekai conta com profissionais especializados em suas diferentes áreas de atuação, desempenhando papel importante para a satisfação de seus clientes e o sucesso de suas parcerias. Fundada pela psicóloga Betânia Rodrigues de Faria e Silva (CRP 32049), especialista cognitiva

comportamental, neuropsicologia, avaliação de transtorno de personalidade, disfunções cognitivas, analista behavioral com certificação internacional, onde atua há mais de 10 anos. E também por sua sócia advogada Juliana Rodrigues de Faria (OAB 95 755), analista behavioral, com certificação internacional onde atua juridicamente nas áreas trabalhista, previdenciária, família e cível. Ambas oferecem um novo modelo de prestação de serviços em consultoria em gestão de pessoas, visando à prestação de serviços com qualidade e segurança nas seguintes áreas de atuação: Recrutamento e Seleção, Gestão de Pessoas, Análise Comportamental, Consultoria Jurídica, Formações e Treinamentos, Psicologia Clínica, Coaching, Terapias, Constelação Sistêmica Empresarial e Desenvolvimento Humano.

Cabelo e Maquiagem salaobelcabeleireiros | Fotos Elidamachadofotografias | Roupas Leluxeboutique

Consultoria Empresarial e Recrutamento de Seleção

Rua 16 com 25 e 27 - 2046 Bairro Centro - Ituiutaba - MG Varekaiituiutaba @varekaiituiutaba varekaiconsultoria.com.br 3262-8883 9 9793-7604

CULT_ 165


CIDADE_CULT_ITUIUTABA REDAÇÃO DIVULGAÇÃO

ITUIUTABANO É UM DOS ÍCONES DO CENÁRIO ARTÍSTICO NACIONAL

MOACYR FRANCO Um dos filhos mais ilustres de Ituiutaba é Moacyr Franco (batizado Moacyr de Oliveira Franco). Filho de Antonio Franco Sobrinho e Jovina de Oliveira Franco, é libriano nascido no dia 5 de outubro de 1936. Iniciou sua carreira artística, aos 17 anos, apresentando-se na Rádio Difusora de Uberlândia no programa de calouros “Astros e Estrelas do Amanhã”. Transferiu-se em seguida para Ribeirão Preto onde foi cantor, radioator e comediante. Mudouse para São Paulo, onde atuou na televisão ao lado de Manoel da Nóbrega nos programas “O riso é o limite”, “Noites cariocas” e “Praça da Alegria”, onde seu personagem “Mendigo” lhe rendeu sucesso com a gravação de “Me dá um dinheiro aí”, uma das músicas mais executadas do Carnaval de 1960. Cantor, ator, produtor, humorista, compositor, apresentador de televisão, gravou marchinhas, baladas e canções românticas. Entre seus grandes sucessos estão Me Dá Um Dinheiro Aí, Suave É A Noite, Ainda Ontem Chorei De Saudade, Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer, Balada Número Sete (homenagem ao jogador de futebol Mané Garrincha), Eu Te Darei Bem Mais e O Amor É

166 _CULT

Verde (homenagem ao Palmeiras, seu time do coração). Entre 1983 e 1987 cumpriu mandato de deputado federal eleito no estado de São Paulo pelo PTB. Em 2010, candidatou-se a senador, pelo PSL, mas não conseguiu se eleger. Em 2011, participou do filme “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello, onde interpretou o Delegado Justo, ganhando o prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante” no Festival de Paulínia-SP. Moacyr é pai de seis filhos: Moacyr Franco Júnior, Guto Franco, Maria Cecília, Johnny Franco e dos gêmeos Ana Helena e Domenico. Em 1966, ficou viúvo de sua primeira esposa, Litória Peltizier Franco, com quem teve os dois primeiros filhos (Moacyr Franco Júnior e Guto Franco). Do seu segundo casamento com Heloísa Coelho de Rosa Franco nasceu Maria Cecília Franco. Os outros três filhos são frutos de seu casamento com Daniela Franco. Desde 2013, vive com sua atual namorada Pamela Noronha. Aos 81 anos de vida e arte, Moacyr Franco segue fazendo shows pelo Brasil e tem novos projetos. Demitido recentemente do SBT, volta agora à TV Globo, onde trabalhou entre 1971 e 1977. Ele estará no


elenco da série “Ilha de Ferro” estrelada por Cauã Reymond, Sophie Charlotte, Maria Casadevall e Klebber Toledo. Segundo o colunista Flávio Ricco, Moacyr também está em negociações avançadas com o canal pago Multishow. Na sua querida Ituiutaba ganhou um busto de bronze na Praça Cônego

Ângelo, onde se lê: “Ao Moacyr Franco, orgulho de Ituiutaba, o reconhecimento, a gratidão, o carinho e a homenagem dos seus conterrâneos. Ituiutaba, 16 de setembro de 1972”. Uma justa homenagem pelo seu trabalho e expressiva contribuição ao patrimônio cultural brasileiro.

Moacyr Franco projetou o nome de Ituiutaba no cenário artístico nacional

CULT_ 167


SinĂ´nimo de sabor e bom gosto 168 _CULT


Araguari R. Olga Daher, 74 - Sibipuruna Uberlândia Shopping da Noiva (sala 9) Av. Uirapuru, 895 Cidade Jardim buffetvillarica.com.br 34 99242-8942 (TIM) 34 98808-8964 (OI) 34 3241-8949

CULT_ 169


CIDADE_CULT_LANÇAMENTO_ARAGUARI REDAÇÃO HENRIQUE VIEIRA

SOCIEDADE ARAGUARINA PRESTIGIOU O EVENTO

LANÇAMENTO CULT ARAGUARI

O coquetel de lançamento da revista Cult - versão Araguari - foi realizado dia 31 de janeiro, no Garden Eventos, com buffet Villa Rica e contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre anunciantes, empresários e convidados da sociedade araguarina. Aos parceiros Villa Rica Buffet, Garden Eventos, Comunika Eventos, Elity, Produções, Vivaldo, Regis Gonzaga, Foto Geraldo Henrique Vieira, Jr. Rodrigues, Web TV, nossos agradecimentos. Confira imagens do coquetel pelas lentes de Henrique Vieira.

170 _CULT


imepacaraguari

Escolha para a vida.

Inscrições até

Provas

20/05

Razão e emoção juntas pelo seu sucesso.

(CI e CC)

08/05

Araguari, Campo Grande e Cuiabá

a 25 minutos do 2º maior aeroporto de Minas Gerais

Maior estrutura da região e entre as melhores faculdades de Medicina do Brasil

CULT_ 171

Inscreva-se no imepac.edu.br


CIDADE_CULT_ARAGUARI DARAH GOMES | ESTUDANTE DE JORNALISMO DIVULGAÇÃO

TRANSFORMANDO HISTÓRIAS

BATALHÃO MAUÁ

Há quase 53 anos, a cidade de Araguari recebia o 2º Batalhão Ferroviário, que hoje é conhecido como Batalhão Mauá. Com essa honraria, a cidade do interior mineiro fez parte da construção de importantes ferrovias e rodovias no território nacional. Essa história ainda é marcada em frente ao batalhão, onde é possível encontrar a locomotiva “Rio Negro”, que trouxe mais de 1000 militares que vieram dar início às obras. O Batalhão Ferroviária foi criado em 29 de julho de 1983 pelo Decreto Presidencial, número 268, de 11 de fevereiro de 1983. Ele foi instalado inicialmente em Rio Negro-PR com a missão de ajudar na construção do Tronco Principal Sul, que demandava viagens de Rio Negro até Roca SalesRS. Apenas no ano de 1965 é que o Batalhão foi transferido para a cidade de Araguari com o intuito de participar da obra do trecho Pires do

172 _CULT

Rio- GO a Brasília-DF, integrando assim a capital federal ao sistema ferroviário nacional. “Naquela época havia uma demanda governamental para levar os trilhos até a capital. Araguari foi a cidade escolhida para atender essa necessidade e conseguiu concluir os 496 quilômetros da estrada de ferro EF-50 entre Uberlândia e Brasília”, revela o coronel Fábio Lincoln. Contando com a ajuda de mais de mil homens, a Unidade Militar da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro já ajudou na realização de obras como a construção de três aeródromos, restauração do aeroporto de Caravelas-BA, implantação da BR418 na Bahia, conservação da BR-163 no Pará e muitas outras. O Batalhão também beneficiou a infraestrutura da cidade, como a pavimentação e drenagem de Araguari. “Isso ajuda a cidade em vários


sentidos, um deles é na melhoria do escoamento de água”, observa Lincoln. O desenvolvimento da cidade após a chegada do Batalhão é visível até para os moradores do município. É o que conta a araguarina Nubiane Souto: “A cidade mudou muito desde a chegada dos militares. O Batalhão ajudou nas obras que precisavam ser feitas, houve criação de um novo bairro, além de ter feito com que muitos jovens aprendessem a operar máquinas e dirigir caminhões”. O capitão Décio, que já trabalha no Batalhão há 36 anos, conta um pouco sobre o trabalho que é feito com os jovens militares. “É ótimo ter a oportunidade de ajudar as pessoas. O nosso batalhão é diferente dos outros, nós usamos a engenharia e construção para aprimorar e dar profissão aos jovens, muitos entram sem saber nada e saem da unidade como profissionais. É uma profissão muito bonita”, afirma, ao lembrar como sonhava em seguir os passos do pai e do avô, tornando-se militar. “Essa profissão abre os horizontes e melhora a vida das pessoas. É a realização de um sonho estar aqui e poder servir. Não mudaria nada na minha carreira profissional”. Atualmente, o Batalhão está localizado na Rua Professor Lourdes Naves, 750 - Bairro Santo Antônio, em Araguari, e recebe diariamente visitas de militares e estudantes que buscam conhecer um pouco mais a história da Unidade. Entre as obras em andamento estão a sondagem em São Pedro D’Aldeia, pavimentação do estacionamento do Forte Santa Bárbara, infraestrutura do Polo de Tecnologia da Informação, conservação da BR367, pavimentação de logradouros e confecção de tubos de concreto. Mudança Em 26 de março de 1999, a unidade militar se transformou em 11º Batalhão de Engenharia de Construção (11º BEC). Segundo o coronel Lincoln, a mudança da nomenclatura foi feita para seguir a tendência dos outros batalhões que também estavam mudando. Mas, no dia 29 de julho de 2015, ele foi transformado novamente e se tornou o 2º Batalhão Ferroviário, retornando assim à sua origem ferroviária. Visconde de Mauá Antes mesmo de se tornar o 11º Batalhão de Engenharia de Construção, a unidade recebeu a denominação de Batalhão Mauá em homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, que é o padroeiro do Batalhão, segundo o coronel Lincoln. “Ireneu foi escolhido como patrono por nos identificarmos com as características dele. É um personagem histórico com ideais de pioneirismo, patriotismo e inovação”, enfatiza. CULT_ 173


Mulheres que inspiram. Karina Lucco é digital influencer no mundo da beleza, moda, saúde e fitness, possuindo mais de 170 mil seguidores. Ela também é mãe de dois lindos rapazes, o Dj Leandro Lucco e o cantor Lucas Lucco, conciliando a carreira, o papel de mãe e esposa. Karina faz parte das mulheres que inspiram Healme Plástica.

174 _CULT

34 3216-5008 | 34 99805-8508 Rua Rodrigues da Cunha, 296 Bairro Martins - Uberlândia - MG @healmecirurgiaplastica Healme Cirurgia Plastica www.healmeplastica.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.