CULT 132: Leo Chaves

Page 34

BEM_CULT_EM CENA DANIEL LABANCA | DIRETOR DE CENA ARQUIVO PESSOAL | SXC

TEM MÉDICO QUE LIGA PRA PACIENTE

SOCORRO!

Precisei fazer um procedimento dentário e mandei uma mensagem pra Dra. Naila (usarei aqui nomes reais fingindo ser pseudônimos pra não ser acusado de propaganda). Já passava do horário. Em poucos segundos, o Dr. Mário, seu sócio, me envia uma mensagem de voz. Não bastasse o disparate de estarem atendendo ao meu chamado fora de hora, ele se disse apto para me receber, inclusive no sábado - se fosse pra eu me sentir melhor em minha emergência. A essa altura eu já me indagava se nenhum deles me confundia com alguém próximo da família por fazerem tanta questão em… atender! E a coisa só aumentava. Vendo minha necessidade, envolveram um terceiro profissional, o Dr. Maiolino, explicando que a visão de um especialista naquela ocorrência me traria mais benefícios (ao invés de um só doutor querer ficar com tudo pra si). Nessas horas você pensa um monte de bobagens. Pegadinha? Lá vem facada? Morri e nem vi? Tratei. Aí veio uma fase ainda “pior”: mensagens no whatsapp. Não bastasse de um, mas dos outros também. De dia, de noite, até domingo. “Como se sente?”, “Evite mastigar desse lado hoje”, “E nessa bela manhã, como acordou?”. “Quer sugestões no Netflix?”. Senti até que estávamos ficando meio íntimos. Pensei em criar um grupo, distribuir mensagens de bom dia e outras correntes motivacionais. Quase os chamei pra jantar. Sonho? Não, realidade. A tal da “humanização” no seu melhor nível. Infelizmente, a falta de respeito em muitos consultórios médicos fazem a gente idolatrar aqueles que se aventuram a tratar bem seus pacientes. Os bons exemplos que existem acabam por vezes ocultados por doutores da arrogância: aqueles que enxergam em seus jalecos mantos sagrados de Deuses intocáveis e que nem te tocam. Tem os que entopem seus consultórios sem a mínima organização para compensar a desvalorização dada por planos de saúde. Tem os que estão inseridos em sistemas públicos sucateados do qual são escravos. E olha que é uma profissão de dar um baita orgulho na gente: salvar vidas, promover o bem-estar, cuidar de pessoas. Médicos atendem à inesperadas emergências que mudam suas rotinas e agendas, isso é

34 _CULT

e à sua secretária normal. Mas me conte: o seu ped ou simplesmente alço perc para lhe avisar de algum dizer, sei bem isa prec Nem do? lhe larga esperan Mas esse artigo é como é. “Paciente” já diz tudo. as profanações cem uma homenagem aos que ven em tratar, os ão paix têm mercadológicas. Os que eles tantos aqu e io alív do res oto incansáveis prom recursos, de falta heróis de branco que lidam com que não E si. de hor mas prosseguem dando o mel em Pois ros. out de ta sejam malvistos por con ssionais... profi tem exis s área as as absolutamente tod e profissionais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.