Revista Consulta - 1ª Edição

Page 70

70

www.revistaconsulta.com.br

Hospital está preparado para receber pacientes com todos os tipos de catarata ITVisão conta com equipe preparada e equipamentos de ponta para os mais diversos casos de catarata

“A

catarata é uma doença que acometerá todas as pessoas em algum momento da vida”, afirma o sócio do Instituto Hospitalar de Tratamento da Visão, o oftalmologista Luiz Antônio Trigueiro Nóbrega (CRM – PB 5492). A doença é um envelhecimento do cristalino e em algumas situações com um olho mais prejudicado do que o outro. O tratamento é cirúrgico e o ITVisão conta com um centro avançado para cuidar da enfermidade. “Nosso Centro de Diagnóstico Específico conta com o que há de mais moderno no preparo de todas as informações que são necessárias para você fazer a cirurgia. Fizemos isso para que o procedimento tenha a maior assertividade em relação ao grau, com as melhores medidas e com o melhor resultado”, afirma Dr. Luiz Antônio. O ITVisão começou em 2003 e foi ampliado, em 2018, à medida que foi criando espaços no ponto de vista físico e estrutural. Hoje, o hospital conta com três salas cirúrgicas, sendo uma das maiores em to-

Revista Consulta FEV/2020

do o Nordeste. A estrutura hospitalar tem condições para realizar cirurgias desde pacientes recém-nascidos até uma pessoa com mais idade. Um dos diferenciais do ITVisão é a comodidade do paciente. Ele é atendido, realiza os exames e é diagnosticado no mesmo dia da consulta, tendo em vista que o hospital possui todos os equipamentos necessários para um diagnóstico preciso.

De acordo com o médico, 95% dos casos de catarata são senis, ou seja, acontecem devido ao envelhecimento natural do cristalino. Contudo, ainda existem também as cataratas que são advindas de causas secundárias (como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, inflamação intraocular) e a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com a enfermidade. Não existe uma forma preventiva e a única forma de tratamento é a cirúrgica. A função do cristalino é fazer o foco. Quando ela deixa de funcionar o procedimento faz uma substituição dessa lente por uma limpa e artificial intraocular. “É uma cirurgia muito simples, além de ser muito segura quando realizada com os equipamentos adequados e os recursos necessários, seguindo todos os protocolos”, assegura Dr. Luiz. Dentro do ITVisão os exames básicos que serão realizados são os da córnea e mais três que identificam o cálculo do grau da lente a ser implantada. A tecnologia utilizada no hospital também permite que o paciente seja avaliado para implantação de uma lente multifocal ou trifocal, para que eles não tenham mais a dependência dos óculos no seu dia a dia. “Depois disso temos o cuidado de avaliar a parte posterior da visão do paciente (a retina, o nervo), através de uma tomografia de coerência ótica em que avaliam se o paciente tem outra comorbidade oftalmológica para ser tratado previamente”, afirma Dr. Luiz. Como benefício principal, a cirurgia tem êxito no estabelecimento da visão. Além de devolver os meios óticos transparentes, ela também gera uma diminuição da dependência do óculos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.