Revista Consulta - Edição 0

Page 1

1

www.revistaconsulta.com.br

ANO 1 | EDIÇÃO 0 | OUT.2019

LEIA. OUÇA. ACOMPANHE. SINTA-SE MELHOR. A REVISTA

NOSSO CONTEÚDO

PLANO DE MÍDIA

Conheça a nova publicação de João Pessoa especializada em saúde e bem-estar

Encontre informação de qualidade sobre profissionais e serviços de saúde em várias plataformas

Saiba quem somos e como fazer parte do nosso time de parceiros e colaboradores. Revista Consulta OUT/2019


2

Revista Consulta OUT/2019

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

3

Revista Consulta OUT/2019


4

www.revistaconsulta.com.br

PRIMEIRA CONSULTA

SUMÁRIO

| VISÃO | Ter o melhor conteúdo sobre saúde e bem-estar disponível em várias plataformas de comunicação, sendo referência de credibilidade e qualidade para os leitores (consumidores) e os profissionais da área.

| OBJETIVOS | Proporcionar ao público conteúdos relevantes da área da saúde, certificados pelos critérios jornalísticos e embasados pela consultoria dos melhores profissionais da área Facilitar o compartilhamento de conteúdo entre as diferentes plataformas da Revista Consulta, servindo de espaço de divulgação e valorização do trabalho desenvolvido por nossos clientes (profissionais de saúde) Desenvolver um banco de dados de profissionais e serviços relacionados à saúde em João Pessoa, trazendo praticidade na busca dos usuários.

Revista Consulta OUT/2019

20

10

A

Revista Consulta chega à capital da Paraíba com a missão de transformar a vida das pessoas, trazendo informação de qualidade sobre as áreas de saúde e bem-estar. Formada por uma equipe de profissionais experientes e com extensas atividades no mercado da comunicação paraibana, o que traz credibilidade para a publicação que terá o compromisso em auxiliar o leitor a manter uma vida saudável. O nosso intuito é sempre trabalhar com o auxílio dos melhores profissionais de saúde do estado, que como clientes, também participam desta missão. Para nós, tratar de saúde é assunto sério. Por isso, nossa preocupação está em divulgar e compartilhar informações respaldadas pela técnica jornalística em parceria com os profissionais da saúde. Os avanços da medicina, novos tratamentos, terapias alternativas, surgimento de especialidades médicas. Todo esse conteúdo vai estar disponível na Revista Consulta, que já nasce em um ambiente multiplataforma, sinal dos novos tempos em que vive a comunicação moderna. Pensamos também em soluções. Utilizar a publicação em diferentes formatos (impresso, site, redes sociais e podcast) facilita a vida do público, que busca profissionais qualificados, serviços de urgência e emergência, explicações claras sobre tratamentos e exames, orientação e prevenção, além de dicas rápidas de como manter a saúde em dia.

5

www.revistaconsulta.com.br

Consulta Marcada

Gestação

Um espaço dedicado a entrevista sobre temas variados do universo da saúde. A cada edição um nome diferente. Nesta de estreia conheça um pouco da equipe que faz a Revista Consulta

Vamos conhecer os mais variados assuntos relacionados ao universo da gestação, sempre com a consultoria de profissionais qualificados e especialistas na área.

26 Sentir a Pele

Aqui o nosso comprometimento é trazer informações, dados, orientações, dicas sobre os cuidados com a pele, com os cabelos, as unhas e tudo mais que envolve o ambiente da dermatologia.

| EXPEDIENTE | Diretora de Jornalismo: Elane Gomes - DRT PB 2716 Diretor de Administração Financeira: Hery Diniz Gerente Executivo da Revista Consulta/Site: Jocélio Oliveira Diretora de Conteúdo/ Redes Sociais e Podcast: Zuila David Projeto Gráfico: Adriano Silva Colaboradores: Marina Cabral Fotógrafo: Marcus Mendes Comercial: Roberto Cavalcanti Tiragem: Distribuição gratuita e dirigida A Revista Consulta é um espaço informativo sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

32 Mente Saudável

08 Seu Coração

A editoria Seu Coração vai trazer informação, orientação, dicas dadas por profissionais capacitados sobre assuntos relacionados ao mundo da cardiologia

12 Pais e Filhos

Reservamos este espaço para o acompanhamento dos pais em relação ao crescimento saudável dos filhos. São temas relacionados ao desenvolvimento tanto dos pais quanto dos filhos.

Na Revista Consulta vamos compreender a importância de manter a mente em equilíbrio e por isso o espaço está reservado para esclarecer dúvidas, dar sugestões e orientações a respeito deste assunto.

46 Plano de Mídia

Saiba o que é preciso para participar da Revista Consulta como parceiro ou colaborador. Conheça o perfil da nossa publicação

16 Comer Bem Rua Josita Almeida, n° 240 Altiplano | João Pessoa PB, 58032-101 Tel: 83 3578-0068 / 99141-2960 / 99605-3638

@revistaconsulta

@arevistaconsulta

Um espaço para trazer informação de qualidade sobre nutrição, bem-estar e orientação para quem está em busca de se alimentar bem.

Revista Consulta OUT/2019


6

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

7

Hora do Remédio

A

Revista Consulta é um novo produto editorial que a “Aliar Comunicação” está inserindo no mercado de João Pessoa. O produto tem a área de saúde como foco, agregando valor à comunicação do profissionais com os seus clientes,

trazendo soluções para o dia a dia de seus leitores.

Editorias ma das formas de comunicar de forma efetiva com o cliente será aqui, no espaço da revista chamado “Hora do Remédio”. Será uma editoria para um bate papo rápido e objetivo, com assuntos variados. A ideia é trazer dicas de saúde, que serão apresentadas de maneiras simples, mas com correção técnica e que possam ser incorporadas a rotina dos leitores desta seção.

U

Formato o jornalismo, essas pequenas doses de informação são chamadas de pílulas. Nada mais oportuno para uma revista voltada à saúde. Costumam ser informações rápidas, opiniões, eventos, entre outros assuntos.

N

Interação om o crescimento da publicação, nós esperamos que este seja um local no qual revista, profissionais e leitores poderão interagir, por meio de perguntas e respostas. Se um tema da edição anterior lhe deixou com dúvidas, nós responderemos aqui. Se você tem uma curiosidade, não urgente, sobre um assunto da área de saúde, encontrará aqui o conteúdo simples e objetivo sobre o tema. Tudo isso com a expertise dos profissionais parceiros da revista, que nos ajudarão a garantir a correção técnica do conteúdo.

C

Conteúdo fato de ter um formato curto, não significa que o assunto deva ser resumido a um parágrafo. De maneira até didática, as pílulas podem indicar subdivisão, tópicos, para evidenciar diversos aspectos de um mesmo tema. Semelhante ao que estamos fazendo aqui, para explicar a você o funcionamento desta editoria.

O

Reconhecimento mbora seja uma editoria destinada a conteúdos de “rápida absorção”, não significa que estes sejam menos importantes, assim como nos remédios que tem essa mesma característica. O trabalho jornalístico para elaboração desse conteúdo passa pelo mesmo esforço destinado às outras. Afinal, desenvolver uma solução eficiente, com espaço mínimo, exige toda a qualificação que os profissionais da Revista Consulta têm.

E

Momento certo sta editoria será uma ótima pedida para aquelas situações nas quais o paciente mal chegou à clínica e logo é chamado para o atendimento. Mas não antes de fazer uma rápida leitura de ‘Hora do Remédio’, na sua Revista Consulta.

E

Revista Consulta OUT/2019

Revista Consulta OUT/2019


8

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

9

Seu coração “S

er 12/8” virou sinônimo de ter uma vida saudável. A campanha da Sociedade Brasileira de Cardiologia quer alertar sobre a importância de manter em equilíbrio a pressão arterial, que é um dos sete fatores de riscos apontados pela instituição para doenças cardíacas. E cuidar do coração, realmente, exige equilíbrio. É preciso evitar o estresse e o sedentarismo, ser moderado no consumo de álcool, praticar exercícios, controlar o peso, ter um alimentação balanceada e ser regular também nas consultas ao médico. Tudo isso para evitar sofrer com pelo menos 10 doenças que podem atingir diretamente o coração. Elas vão desde a insuficiência cardíaca,

passando por arritmia e doenças congênitas, até chegar em AVC’s ou aterosclerose. Algumas delas são nomes difíceis, mas a Revista Consulta vai ajudar seu leitor a compreender, por meio das informações e orientações dos nossos clientes e parceiros: os profissionais de referência na especialidade médica da Grande João Pessoa. Assim, “Seu Coração” vai “equilibrar” conhecimento, informação, orientação, dicas. Contando com a formação e competência desses profissionais, vamos compreender melhor o comportamento das doenças, como evitá-las, a importância dos hábitos saudáveis, dicas para desenvolvê-los e tudo o mais para que depois de ler ‘Consulta’,

você possa se sentir melhor. Ah! E se você ficou curioso sobre quais são os sete fatores de risco para doenças cardíacas, que citamos no início do texto e que são apontados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproveita essa dose gratuita do conhecimento que ‘Consulta’ quer oferecer aos seus leitores:

Hipertensão; Colesterol Elevado; Diabetes; Álcool; Tabagismo; Sedentarismo / Obesidade; Estresse.

Acompanhe as nossas próximas edições para entender como lidar com cada um desses fatores e evitar que eles possam se tornar um problema para o seu coração.

Revista Consulta OUT/2019

Revista Consulta OUT/2019


10

Q

www.revistaconsulta.com.br

Gestação

uem já é mãe ou se prepara para viver esta sublime e intensa experiência sabe que é nesta fase, a Gestação, que acontecem inúmeras transformações não só na vida da mulher como também na dos pais. Nesta editoria, a Revista Consulta vai mergulhar nos mais variados assuntos ligados ao universo da gestação, sempre com a consultoria de profissionais qualificados na área da saúde que possam contribuir com esses temas e levar ao leitor informações relevantes e de qualidade. Vamos destacar em nossas matérias, de forma objetiva e simplificada, desde a preparação do casal

para a gravidez, as dificuldades que muitos casais passam no processo de preparação, os tratamentos hormonais e/ou de reprodução humana, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para contribuir com uma gestação mais saudável e todo o acompanhamento pré-natal das futuras mães. Também será tema constante desta editoria a saúde da gestante e tudo o que é necessário para ter uma gestação mais tranquila, como a preocupação com as atividades físicas na gravidez, quais os exercícios e terapias mais adequadas e as que devem ser evitadas, os cuidados com a alimentação, as vacinas que precisam ser tomadas.

QUAIS OS TIPOS DE PARTO? Também vamos falar sobre gravidez de alto risco, o que a caracteriza, as doenças ligadas às grávidas e quais as formas de prevenção e tratamento. Os exames feitos ao longo da gestação e como eles são importantes para a saúde do bebê, os tipos de parto, o acompanhamento humanizado e a importância de estar sempre com as consultas em dia. Dessa forma, mergulhando no universo da gravidez, esta editoria será um espaço voltado para não só para as gestantes, como para todos que esperam pela chegada de mais um integrante da família.

1. PARTO NORMAL

O bebê nasce pela via vaginal, pode ser hospitalar, domiciliar, de cócoras, deitada, na banheira, com ou sem aplicação de anestesia. Pode ser humanizado ou não. Benefícios: *Recuperação da mãe costuma ser mais rápida neste tipo de parto. *Menores chances do bebê apresentar problemas respiratórios, pois as contrações da vagina fazem com que os pequenos expulsem qualquer líquido retido nos pulmões e a aquisição de “boas bactérias”, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, na passagem pelo canal vaginal. Cuidados: * Para a mãe, existe o risco de laceração, que é quando a parte exterior da vagina é rasgada e pontos podem ser necessários para fechar os cortes. * Há também maior chance de desenvolver incontinência urinária, principalmente durante o primeiro ano pós-parto, e dor no períneo (a região entre a vagina e o ânus), que geralmente desaparece em algumas semanas. * Para o bebê, existe maior chance de traumatismo durante a passagem pelo canal vaginal.

Revista Consulta OUT/2019

11

www.revistaconsulta.com.br

2. PARTO HUMANIZADO

Pode ser qualquer tipo de parto, normal ou cesárea, desde que seja respeitado o protagonismo da mulher. Nesta modalidade, o principal é que a equipe médica responsável fique atenta ao plano de parto e aos desejos da gestante e faça de tudo para mantê-la confortável durante todo o processo. Podem ocorrer intervenções médicas, como indução, anestesia e fórceps, desde que necessárias para a saúde e autorizadas pela mãe. Geralmente ocorre em hospitais ou casas de parto em um ambiente que lembre o útero materno: silencioso, de temperatura amena e com pouca iluminação Benefícios: *Todos os benefícios do parto normal e a possibilidade de escolha durante o trabalho de parto sobre as intervenções médicas desejadas. Cuidados: * Para ser humanizado, é preciso encontrar uma equipe que realmente acolha os princípios desse tipo de parto, o que pode ser um desafio, já que no Brasil ainda prevalecem práticas intervencionistas.

3. PARTO CESÁREO

É um tipo de parto no qual o feto é extraído por um corte no ventre e útero da mãe, a cesárea é recomendada quando há risco materno ou fetal. Portanto, trata-se de uma cirurgia, com corte profundo em tecidos desde o epitelial até muscular do abdômen. A mulher não sente dores pois está anestesiada. A anestesia peridural permite que a gestante fique acordada e acompanhe o nascimento. Benefícios: *Quando realizada para preservar a saúde de mãe e bebê, as cesáreas salvam vidas. No caso das cesáreas planejadas, a principal vantagem é saber exatamente quando o bebê vai nascer. Cuidados: *A recuperação da mãe é mais lenta do que no parto normal e há maior risco de infecção e hemorragia. A cicatriz no abdômen pode provocar dor e, caso a mulher tenha mais de uma cesárea, há aumento de risco de ruptura uterina.

1. PARTO DE LÓTUS

Também é uma categoria que está dentro do parto normal ou vaginal. A diferença aqui é que, após o nascimento, não é feita a ligadura do cordão e o bebê é mantido conectado à placenta até que o cordão se desprenda naturalmente do umbigo, o que geralmente ocorre uma semana depois do parto. Benefícios: *Esperar o cordão parar de pulsar para fazer o desligamento, o que acontece cerca de 3 minutos após o parto, diminui o risco de anemia para o bebê. Depois desse intervalo, porém, não existem vantagens comprovadas. Cuidados: *É preciso ter alguns cuidados para diminuir o odor da placenta com o passar do tempo e a logística da amamentação pode ficar mais complicada por causa da ligação entre o bebê o órgão.

Revista Consulta OUT/2019


12

A

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

13

Pais e filhos

saúde dos filhos é sempre a maior preocupação para os pais, desde a notícia da gravidez com um exame de laboratório positivo à hora que o bebê chega ao mundo, o importante é saber que a criança está bem e saudável. Na editoria “Pais e Filhos” a nossa preocupação é em levar ao leitor informações relevantes sobre a saúde das crianças, com temas que abordam desde a gravidez, a chegada do recém-nascido, as principais dúvidas dos pais de primeira viagem, os cuidados com o bebê, o calendário de vacinação, o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças até os dois anos de idade e todo o uni-

verso da Pediatria. Este espaço também será voltado para o acompanhamento dos pais em relação ao crescimento saudável dos filhos, as primeiras descobertas, os aprendizados, a introdução alimentar e também a restrição de alguns alimentos em fases diferentes da infância. O nosso objetivo aqui é ajudar aos pais a entender o universo de seus filhos, com informações importantes e úteis sobre a infância e a chegada da adolescência, sempre em parceria com os profissionais qualificados que vão ajudar a levar a melhor informação, com responsabilidade e credibilidade, ao público da Revista Consulta.

Os primeiros 1000 dias da criança

270 dias

Gravidez

365 dias

365 dias

0 a 12 meses

1 a 2 anos

Do dia da concepção até os dois anos de idade da criança o calendário conta exatos mil dias. E é nessa fase que se pode influenciar o que será da vida adulta, isso em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), intelectual e socialmente. Cada célula do corpo é formada e programada nesses mil dias. Por isso, as decisões da mãe desde ter uma alimentação e vida mais saudáveis durante a gravidez, a amamentação no mínimo até os seis meses de vida do bebê, os cuidados com a introdução alimentar, tudo isso é de extrema importância para

Revista Consulta OUT/2019

o crescimento e desenvolvimento infantil. Pesquisadores e cientistas em todo o mundo estão cada vez mais seguros de que uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros mil dias tem um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto. Entre os principais cuidados estão o afeto, a higiene, a educação, o vínculo familiar e a vacinação, além de outras condições ambientais.

Revista Consulta OUT/2019


14

N

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

15

Consulta de mulher

a sociedade moderna, a mulher tem ocupado cada vez mais espaço. Isso tem proporcionado uma rotina mais atarefada, com o tempo dividido entre o trabalho e as atividades de casa. Mesmo com esse dia a dia tão cheio, as mulheres ainda continuam se preocupando com a saúde bem mais que os homens. Não à toa, a Organização de Ajuda Humanitária Internacional - Médicos sem Fronteiras - reconheceu que em suas missões, realizadas em diferentes regiões do planeta, recebe diariamente um maior número de pacientes femininas do que masculinos. Por conta disso, as mulheres acabam também atuando como multiplicadoras de informações sobre saúde e ajudam seus parceiros e familiares na busca de uma vida mais digna e saudável, na medida do possível. Com o avanço da ciência, começou o movimento de criar e promover programas dirigidos ao público feminino. Elas passaram a ser vistas e compreendidas em uma posição de destaque no assunto saúde. Pesquisas relacionadas à expectativa de vida, uso de contraceptivos, controle da fecundidade, câncer de colo de útero, a importância da mamografia, além da va-

lorização de políticas públicas para reduzir o número de mortes femininas evitáveis, fizeram com que a mulher ganhasse espaço em editorias especializadas em publicações científicas. Na Revista Consulta não é diferente. As mulheres estarão bem representadas no espaço “Consulta de Mulher”. Vamos trazer médicos especialistas no universo feminino. Serão ginecologistas, mastologistas, terapeutas e também outras especialidades que trabalham diretamente com as mulheres, desde a infância, passando pela adolescência, na fase adulta e também

na terceira idade. A ideia é discutir temas variados nas diferentes etapas da vida: saúde sexual e reprodutiva, o autocuidado, a TPM, a menopausa, o uso de hormônios, os tratamentos novos, as doenças crônicas não transmissíveis, as doenças infecciosas, a saúde laboral, até a adequação dos serviços de saúde existentes para responder às necessidades de prevenção e atenção durante os diferentes ciclos de vida de uma mulher. A conversa vai ser boa. A garantia é de informação, orientação e muito autocuidado. Reserve um tempo para essa consulta.

Saiba mais MULHER E SAÚDE

A afinidade das mulheres com o tema da saúde marca também a evolução do pensamento da sociedade. Antes, vista como uma cuidadora da casa e da família, muitas vezes a mulher ocupava um posto em que ela estava tão atenta aos parentes que esquecia de si. Não realizava exames com frequência, não fazia pausas no trabalho para o descanso, não se alimentava corretamente e também não realizava o autocuidado. No Brasil, desde 1984, existe o Programa da Atenção à Saúde da Mulher (PAISM) e tem como documento base o seguinte texto: Assistência Integral à Saúde da Mulher: bases de ação programática. Esse foi um momento importante para o reconhecimento do papel feminino na sociedade brasileira. Antes, o atendimento ficava limitado, quase que exclusivamente, ao período da gravidez, e, mesmo assim, de forma deficiente. O país foi mudando e esse programa assumiu uma importância ainda maior ao se considerar a crescente presença da mulher na força de trabalho, além de seu papel fundamental no núcleo familiar.

Revista Consulta OUT/2019

Revista Consulta OUT/2019


16

A

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

17

Comer bem

alimentação inadequada tem sido um dos principais fatores desencadeante de problemas de saúde na população brasileira e mundial, como: hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros. As pessoas comem descontroladamente e ruim por diversos motivos: ansiedade, depressão, estresse, maus hábitos alimentares, ou só porque é mais fácil comer comida congelada que comprar os ingredientes e gastar tempo preparando a própria refeição. Esses são só alguns exemplos de como a sociedade se acostumou a descuidar da sua principal fonte de energia, a alimentação. No Brasil, mais da metade da população, 55,7% tem excesso de peso. O aumento da prevalência foi maior entre as faixas etárias de 18 a 24 anos, com 55,7%. Quando verificado o sexo, os homens apresentam crescimento de 21,7% e as mulheres 40%. Esses dados comprovam que no dia a dia do brasileiro há um consumo muito alto de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar. Mas, nessa pesquisa a gente não só encontra problema não! Também tem notícia boa! O consumo regular de frutas e hortaliças cres-

Revista Consulta OUT/2019

ceu 15,5% entre 2008 e 2018, passando de 20% para 23,1%. A prática de atividade física no tempo livre também aumentou 25,7% (2009 a 2018), assim como o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 53,4% (de 2007 a 2018), entre os adultos das capitais. Logo, é possível perceber que há uma mudança de mentalidade ocorrendo. Aos pouco as pessoas estão passando a se interessar mais pela comida e entendendo a importância de consumir alimentos mais saudáveis, como as hortaliças, verduras, legumes, grãos e fibras. Pensando nisso, a Revista Consulta vai ajudar ao leitor a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis. Na seção “Coma Bem” o leitor vai encontrar dicas de especialistas e orientações, que podem auxiliar no dia a dia e, aos poucos, conseguir aproveitar os benefícios de uma dieta balanceada e equilibrada. Claro que a gente não é de ferro e às vezes comer uma pizza está liberado e se deleitar com aquele bolo de chocolate de aniversário também está! A alimentação saudável passa bem longe de uma vida cheia de restrições ou sem sabor. A comida também é um aspecto cultural importante e interfere no modo como

nos relacionamos socialmente, altera nosso humor e mexe até com o bem-estar emocional. Reservamos um espaço para falar de nutrição porque acreditamos que é por meio da informação de qualidade, com entrevistas e dicas de nutricionistas, gastroenterologistas e outros profissionais relacionados à alimentação, que é possível se adaptar às boas práticas da nutrição, entendendo o que faz bem e assim conseguindo o equilíbrio entre suas refeições. O conhecimento é a chave para manter uma boa dieta e viver com mais leveza e prazer.

Saiba mais SAÚDE EM PESQUISA

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. A Pesquisa é realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). E, os números são os seguintes: houve aumento de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018 de obesos. O Brasil nos últimos três anos apresentava taxa estáveis da doença. Desde 2015, a prevalência de obesidade se manteve em 18,9%. Em 2018, os dados também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens,18,7%.

Revista Consulta OUT/2019


18

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

19

Respire, fale e ouça

S

abemos que a especialidade médica responsável por cuidar das doenças do ouvido, nariz e garganta é a otorrinolaringologia. Na verdade, o campo de atuação do nosso querido otorrino é bem mais extenso do que se pode imaginar. Ele trabalha com o ouvido, nariz, garganta e também com todas as interligações entre as regiões, que compreendem toda extensão da cabeça ao pescoço. O que torna a otorrinolaringologia uma das áreas mais complexas da medicina, tendo a necessidade de pesquisar, tratar e acompanhar diversos problemas muito mais frequentes que afetam a qualidade de vida das pessoas. Normalmente, só procuramos um otorrino quando somos encaminhados por um clínico geral, ou quando não conseguimos mais suportar o incômodo de uma noite mal dormida por causa de

Revista Consulta OUT/2019

um zumbido no ouvido, uma dor de cabeça que não passa, uma inflamação na garganta que deixa a pessoa sem voz. Só que as coisas não deveriam funcionar assim. O otorrino deve ser procurado não só quando notar algum desconforto, mas ele é excelente nas ações preventivas. Cuidar das narinas, da respiração e adotar bons hábitos ao tratar da garganta e do ouvido, ajudam a evitar doenças comuns e dão mais qualidade ao bom funcionamento do olfato, da fala, da audição, os nossos sentidos mais importantes e que garantem o equilíbrio. Vale a pena reforçar que mais importante quanto tratar doenças é fazer a prevenção. E é no otorrino que podemos aprender medidas simples que podem trazer mais saúde para o nariz, ouvidos e garganta. Só que essa especialidade também é uma área

cheia de mitos e crenças populares sem fundamentos científicos, que precisam de um espaço para serem explicados. Na Revista Consulta, reservamos um espaço para esta especialidade tão importante e que passa despercebida pela agenda médica de muita gente. Na seção “Respire, Fale e Ouça”, vamos mostrar os tratamentos para problemas que parecem comuns, que muita gente tem e às vezes não procura o especialista. Vamos falar de sinusite, surdez, otite, distúrbios digestivos, distúrbios do labirinto, cordas vocais e muito mais. Orientações, entrevistas, dicas e até alguns conselhos vão ajudar o leitor a dar aquela atenção para o ouvido, nariz e também a garganta. Então, pegue uma cadeira e acomode-se, a consulta vai começar daqui a pouco e teremos muito assunto para tratar.

Revista Consulta OUT/2019


20

www.revistaconsulta.com.br

Consulta marcada U

ma boa conversa precisa de atenção ao outro. Espaço para falar e ouvir. É preciso estar atento ao que o interlocutor pode oferecer como valor para suas necessidades. Aqui, o leitor e o anunciante da Revista Consulta encontraram este espaço. A seção “Consulta marcada” é destinada a entrevistas. Num padrão que você até pode já ter encontrado por aí, mas que conta com um diferencial. Seu conteúdo transbordará os limites da nossa revista. O fã da revista poderá encontrar uma extensão dessa conversa no nosso podcast de mesmo nome. Mas por enquanto, vamos focar na revista. Para o anunciante de “Consulta”, esta editoria oferecerá espaço suficiente para que ele apresente o seu negócio, a sua inovação, os seus resultados, num formato de fácil compreensão para o leitor e seu potencial paciente. A entrevista é como se fosse uma conversa. Semelhante ao relacionamento que médico e paciente desenvolvem durante uma consulta. É guiada pela curiosidade e por isso mesmo, leva as melhores soluções, sempre personalizadas para a necessidade de quem pergunta. Aqui, a equipe da revista assume o papel de se interessar pelo que o médico tem a oferecer e explicar sobre a sua especialidade e o potencial que seu conhecimento e habilidade tem para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sobre as inovações que sua clínica oferece e como isso facilita o cotidiano de quem utiliza o serviço. Vejamos como isso pode se aplicar a você, a partir do próprio exemplo de ‘Consulta’.

Revista Consulta OUT/2019

21

www.revistaconsulta.com.br

Zuila David JornaIista Fazer parte do time da Revista Consulta é assumir um compromisso ético e responsável com o público leitor, que está cada vez mais ávido por informações relevantes e que o ajude a ter uma vida mais saudável. Em mais de dez anos na profissão de repórter, o que sempre me moveu foi a função social que o jornalismo proporciona. Poder compartilhar conteúdos sobre saúde e bem-estar em múltiplas plataformas através da Revista Consulta é uma grande satisfação profissional.

Elane Gomes Jornalista Acreditar no poder da comunicação e produzir conteúdo jornalístico de qualidade são os dois pontos que me deixam bastante orgulhosa em fazer parte do time da Revista Consulta. A força do jornalismo profissional e o compromisso com a informação de alto nível estarão representados na equipe de Consulta, os quais são pilares da minha vida como jornalista há 12 anos. A possibilidade de realizar um produto multiplataforma completo é uma realização pessoal e profissional.

Revista Consulta: Qual é a proposta de valor que vocês vocês oferecem ao cliente? Equipe: Oferecer conteúdo que apresente soluções para os pacientes dos nossos clientes, produzido por profissionais de jornalismo, com ampla experiência em diversos segmentos do campo, e também com profunda formação acadêmica tanto em nível de graduação, quanto de pós. Produzindo reportagens que levam informação e educação aos leitores, posicionando os profissionais como referência no assunto abordado em cada matéria. RC: O que diferencia vocês de outras revistas da área na Paraíba? Equipe: Há um diferencial técnico e outro que diz respeito à atuação. Em relação ao primeiro, é o fato de o conteúdo ser produzido por

jornalistas, seguindo práticas e técnicas do jornalismo e não pelos próprios profissionais de saúde. O resultado prático disso é a produção de um texto que atinge melhor o leitor, pois é produzido com a linguagem e o padrão que ele já reconhece em publicações. Quanto à nossa atuação, estamos nos lançando como um ambiente multiplataforma, que atinge o público de maneira estratégica e planejada em conteúdo e serviços, tanto na revista, como em site, podcast e redes sociais. RC: Você poderia falar mais sobre o podcast? Equipe: Ele também vai se chamar Consulta Marcada e deverá ter cinco editorias com conteúdo amplo e complementar ao deste, da revista impressa. Ficará disponível no nosso site e também nos principais agregadores de podcasts.

Marina Cabral Jornalista É uma honra para mim trabalhar na Revista Consulta, pois tenho a certeza de fazer parte de uma equipe preocupada com as diretrizes de ética e responsabilidade jornalística e que quer avançar no conteúdo em todas as plataformas. A incansável vontade dos sócios de seguir em frente e buscar novas maneiras para se comunicar com o público faz a revista estar sempre em busca do novo e atual, pensando no melhor para o leitor.

Jocélio Jornalista Integrar a equipe de ‘Consulta’ significa estar comprometido com a produção de um conteúdo de qualidade. Isto é, que informe ao leitor de maneira correta e que potencialize o reconhecimento e o alcance do trabalho dos nossos clientes. Tudo isso por meio de uma parceria entre a minha experiência profissional e a excelência técnica dos nossos clientes.

Revista Consulta OUT/2019


22

Revista Consulta OUT/2019

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

23

Revista Consulta OUT/2019


24

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

25

Sou alérgico A

origem das alergias ainda é desconhecida. O que é consenso é que o sistema imunológico pode falhar e não cumprir com sua obrigação, nos deixando susceptíveis às alergias. Pesquisas estão sendo realizadas constantemente para ampliar o conhecimento sobre diferentes casos alérgicos mundo afora. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia tem realizado um trabalho eficiente para promover a educação médica em todos os estados do país e tem trabalhado pela difusão de conhecimentos na área de alergia e imunologia. E esta comunicação é essencial! Muitas pessoas não procuram o alergologista quando apresentam um quadro alérgico simples, e, quando procuram não realizam todos os exames necessários e o acompanhamento para mapear e tratar direitinho da alergia. Esse comportamento pode ser uma atitude perigosa. Em casos mais graves, até o socorro tem que ser muito rápido e eficiente. O ideal é que a pessoa que sente algum incômodo estranho no corpo, como por exemplo: o nariz sempre com secreção, uma tosse

Revista Consulta OUT/2019

mais seca, alguma coceirinha que fique com alguma região da pele toda vermelha, e, não sabe de onde vem esses sintomas e nem por quais motivos estão sendo causados, e quem sabe até já realizou alguns exames de rotina e não tem uma explicação clara, a recomendação é procurar o alergologista para ser avaliado por um profissional especializado. Na seção Sou Alérgico da Revista Consulta, vamos falar sobre as mais diferentes alergias, sejam elas: alimentar, do trato respiratório, de pele, medicamentosa, entre outras. Além de discutir as possíveis causas das alergias, va-

mos trazer também as pesquisas mais recentes da área e a relação com a importância da imunização, os tratamentos adequados, o que fazer em casos de urgência e emergência. Tudo isso, a partir da ótica de um especialista, que sabe muito bem o que está falando! O espaço está reservado para informação de toda sorte, desde a desmistificação dos mitos e crendices populares até tratamentos eficientes que ajudam o paciente alérgico a ter mais qualidade de vida. Afinal de contas, não é fácil conviver com alguma alergia, é preciso acompanhamento e informação de qualidade.

Saiba mais ALÉRGICOS NO BRASIL

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório apontando que no Brasil 30% da população tem algum tipo de alergia. Para piorar, os dados dizem ainda que no país, a asma entre crianças e adolescentes é uma das mais altas do mundo com 20% de prevalência. Este índice sobe para 23% na faixa etária de 18 a 54 anos, mas só 12% têm acesso a acompanhamento médico.

Revista Consulta OUT/2019


26

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

27

Sentir na pele

Q

uando chega o começo do ano, nos preocupamos em marcar logo aquele check-up. É quase certo ter consulta marcada com o cardiologista, o dentista, as mulheres não esquecem da ginecologista. Mas, esquecemos da importância de também marcar uma horinha do dia para irmos ao dermatologista. Subestimamos, muitas vezes, os cuidados com a pele. Só que é preciso lembrar que a pele é um órgão tão importante quanto os olhos, o ouvido ou qualquer outro do nosso corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento

Revista Consulta OUT/2019

e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. É esse profissional que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento. Além de orientar sobre a importância de adotar cuidados gerais com a pele, a exemplo do uso de protetor solar, sobretudo em regiões litorâneas, como João Pessoa. O dermatologista auxilia também em problemas estéticos e trabalha pela manutenção da beleza da pele. Sendo assim, eles são responsáveis por tratar de: acne (espinhas), alergias na pele, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase e vá-

rios tipos de câncer da pele. Muita gente nem sabe, mas o dermatologista é também o profissional habilitado para cuidar e orientar em relação a doenças nas mucosas, anormalidades na boca, lábios, gengiva, língua e também nas regiões genitais. O médico dermatologista também pode fazer o diagnóstico do seu tipo de pele, orientar o tratamento de manchas e ainda faz uma prevenção antienvelhecimento. Quem mora nas regiões mais quentes e ensolaradas em grande parte do ano, pode sofrer com o suor excessivo, e, nem sabe qual o profissional procurar para ajudar com esse problema. Mas, sim! é o dermatologista! Só nessa explicação simples, já encontramos motivos de sobra para marcar um horário e visitar um bom dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo assim um profissional capacitado e de confiança. Para ajudar nessa tarefa, a Revista Consulta reservou a seção “Sentir a Pele”, o intuito é mostrar que a pele é responsável pela proteção do corpo humano, é capaz de regularizar a temperatura corporal, é por meio dela que percebemos se está mais frio ou um calorzão. Por meio da pele exercemos um dos nossos sentidos: o tato. Ela também possui receptores para: pressão, temperatura e sensibilidade, ou seja, a pele tem diversas funções e não pode ser esquecida na hora dos cuidados com a saúde e bem-estar. Nosso comprometimento é trazer informações, dados, orientações, dicas sobre os cuidados com a pele, com os cabelos, unhas, e tudo mais que envolve o universo da dermatologia. Nossa ideia é explicar porque a visita ao dermatologista é tão importante e, claro, cuidar da pele vale à pena!

Revista Consulta OUT/2019


28

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

29

Sorriso aberto É

com um sorriso largo que expressamos os momentos mais felizes e é também com ele que adquirimos mais confiança para encarar os maiores desafios, pessoais e profissionais. É inegável que um sorriso bonito pode abrir portas e causar uma sensação de bem-estar que todo mundo merece, mas a saúde bucal vai bem além. Nesta editoria, a Revista Consulta vai abordar os temas que tratam da saúde da boca como algo essencial e acessível a todos. A importância de ir ao dentista nos primeiros anos de vida, os cuidados com a escovação correta, a higiene bucal, os tratamentos ortodônticos e os avanços tecnológicos da área de odontologia que proporcionam ao paciente mais conforto e

segurança no trato com os dentes. Também vamos falar sobre a estética bucal e como os profissionais vem se capacitando cada vez mais para oferecer aos pacientes as melhores soluções na construção de um belo sorriso. As técnicas, materiais, procedimentos, tudo será abordado nesta editoria nas nossas matérias com uma linguagem simples, que facilite e possa desmistificar para os pacientes assuntos que tem relação com a saúde bucal. Teremos espaço para compartilhar informações que proporcionem ao paciente a possibilidade de ter o sorriso que ele sempre sonhou e mais do que isso, que ele se sinta bem e tenha muitos motivos para abrir o sorriso, com uma boca saudável.

A importância da saúde bucal Uma dor de dente incomoda muita gente, não é mesmo? Então, para garantir que os dentes estejam sempre saudáveis é preciso tomar cuidados com a saúde bucal. Então se liga nestas dicas!

Escovar corretamente os dentes, usando sempre o fio dental para auxiliar no melhor resultado; Ter uma boa alimentação, evitando gorduras e doces em excesso, mas quando ingeridos escovar os dentes após a refeição; Trocar regularmente a escova de dente e não emprestar de outras pessoas; Sempre fazer a higiene bucal depois de todas as refeições; Beber muita água para hidratar não somente a boca, mas todo o organismo. Fonte: Associação Brasileira de Odontologia

Além de todas essas dicas básicas, é fundamental uma visita ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Checar se está tudo bem, fazer uma limpeza profissional e sanar possíveis problemas eventuais, para que estes não venham a ser uma doença mais séria no futuro.

Revista Consulta OUT/2019

Revista Consulta OUT/2019


30

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

31

Corpo em movimento V

iver com saúde é o que todo mundo quer, mas pra isso a gente sabe que é preciso se conscientizar da importância de cuidar do corpo, a casa da nossa alma. O movimento é peça-chave nessa busca por mais qualidade e tempo de vida. Nesta editoria a proposta da Revista Consulta é incentivar o leitor a encontrar formas de adquirir hábitos mais saudáveis e que neles estejam o movimento e a ação como norte para essa caminhada. Atividades físicas, musculação, pilates, os mais variados tipos de esportes, danças, terapias em grupo que envolvam o movimento, tudo isso será tema de reportagens e informativos que levem o benefício do bem-estar em movimento aos nossos leitores. Contaremos aqui com a colaboração de profissionais capacitados para falar sobre esses e outros assuntos com responsabilidade e credibilidade. A nossa intenção é aproximar esses profissionais com o público-leitor, criando e estreitando laços entre os dois numa relação de confiança respaldada pela informação.

Revista Consulta OUT/2019

São eles, fisioterapeutas, ortopedistas, reumatologistas, cardiologistas, educadores físicos, nutricionistas esportivos, entre outros profissionais que atuam nessa área e que queiram contribuir para a propagação de informações úteis e que possam mudar a vida de muitas pessoas. Também sabemos que para estar em movimento, o corpo precisa estar em condições sau-

dáveis, por isso o nosso foco será para a importância dos cuidados antes, durante e após as atividades físicas. O acompanhamento de um profissional qualificado, os exames em dia, tudo o que tem relação entre o corpo e o movimento será abordado aqui neste espaço. Dessa forma, seremos elo entre quem busca e quem propaga saúde e um corpo em movimento.

Saiba mais VAMOS CAMINHAR?

Nada melhor do que uma boa caminhada para começar o dia. Há também quem prefere o fim da tarde ou até mesmo a noite. O importante é se movimentar! Saiba que os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir: Prevenção da obesidade e perda de peso; Melhora da circulação sanguínea; Fortalecimento dos músculos do corpo; Melhora da ansiedade e do estresse; Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;

Revista Consulta OUT/2019


32

P

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

33

Mente saudável

ouco adianta manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios com regularidade, se a saúde mental for negligenciada. O organismo humano só funciona de maneira plena ao atingir o equilíbrio, onde corpo e mente estão saudáveis. Realmente é difícil dar aquela atenção à saúde da mente, afinal de contas, parece mais importante mostrar-se sempre forte e pronto a agir em qualquer situação. Por que deveríamos dar tanta importância às nossas emoções? Expressar os sentimentos depois de uma discussão com familiares ou amigos? Gerenciar as emoções também no trabalho e aprender com as adversidades a exercer a resiliência? Tudo isso parece estar na moda e nas bancas, nas receitas de auto ajuda e superação, mas não deveria ser tratado como fogo passageiro. Cuidar da saúde mental é um dos pilares para manter uma vida saudável e de verdade, aproveitar o bem estar no dia a dia. Aprender a gerenciar as nossas emoções nos dará mais segurança no trato com as pessoas ao nosso redor e também confiança para lidar com situações difíceis no trabalho ou nas relações amorosas.

Revista Consulta OUT/2019

Na Revista Consulta estamos prontos para ajudar aos leitores a compreender a importância de manter a mente em equilíbrio. Reservamos o espaço da editoria ‘Mente Saudável’ para discutir informações ligadas à nossa mente e às formas de se manter atento à vida que estamos levando, no melhor estilo: “corpo são, mente sã”. E não dá para ignorar o tema, de acordo com o Boletim de Benefícios por Incapacidade, produzido pelo INSS em parceria com o Ministério da Economia do Governo Federal, nos últimos quatro anos, transtornos mentais e comportamentais, como altos níveis de estresse, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. Mais de 17 mil casos de concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez foram registrados entre 2012 e 2016. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estresse pode causar alterações agudas e crônicas no comportamento das pessoas principalmente “se o corpo não consegue descansar e se recuperar. E, esse é só um exemplo! Outro dado bem impor-

tante e que deixa a gente em alerta, é que mais de 23 milhões de brasileiros necessitam de algum atendimento em saúde mental, e são poucos os que recebem acompanhamento adequado. Com uma mente saudável, os benefícios são sentidos na vida profissional, familiar, amorosa e social. Neste espaço, vamos dar voz e vez aos profissionais especializados. O assunto é sério e por isso marcamos consultas com: Psiquiatras, psicoterapeutas, psicólogos e também neurologistas. A ideia é explicar bem direitinho como funciona a nossa mente, o que a gente pode fazer para trabalhar nossas emoções, afastar o estresse e ainda aperfeiçoar nossa cognição. Muitas vezes, o segredo está em pensar e agir diferente. Então, podemos marcar uma consulta?

Saiba mais A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que não existe uma definição do que seria saúde mental. Isso acontece porque leva-se em conta as diferenças culturais, julgamentos subjetivos, autonomia, respostas emocionais. Mas, no geral, para gente deixar bem simples sobre o que estamos falando, a gente defende que “Saúde Mental” é o melhor termo para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, o que pode incluir a capacidade de uma pessoa apreciar a vida e procurar equilíbrio entre as atividades e assim, reunir esforços para atingir a resiliência psicológica.

Revista Consulta OUT/2019


34

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

35

Longevidade Q

uem nasceu no Brasil em 2017 já pode se preparar para viver até os 76 anos. Essa é a expectativa de vida média do brasileiro ao nascer, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, no documento “Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil”. Ter uma vida longeva é muito bom, e com saúde é muito melhor. Para ajudar na qualidade de vida da pessoa idosa é que a editoria “Longevidade” existe. Vamos conversar e divulgar os profissionais com atuação mais próxima da necessidade dessas pessoas, partindo de quadros sérios de referência, como os do Ministério da Saúde, por exemplo. O Ministério aponta que o perfil epidemiológico da pessoa idosa é caracterizado principalmente pelas doenças crônicas, disfunções orgânicas e também por fatores externos. Entre esses elementos, podemos citar as quedas, ou ainda abalos à saúde mental. Desse modo, a saúde da pessoa idosa se liga a um complexo multidisciplinar de áreas profissionais de atuação, que podem ser representados nesta editoria de ‘Consulta’. Sejam eles o próprio geriatra, ou ainda cardiologistas, neurologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, ortopedistas, dermatologistas. Há ainda outras especificidades que enriquecem a abordagem da seção ‘Longevidade’. Uma é abordar as diferenças entre os sexos, nos que diz respeito à expectativa de vida, seja ela ao nascer, ou em idades exatas. Ainda segundo o IBGE, a expectativa média do público masculino é de 72,5 anos, enquanto que a das mulheres é de 79,6. A diferença é superior a 7 anos e pode ser explicada por aspectos genéticos, hormonais, mas também culturais

Revista Consulta OUT/2019

relacionados aos cuidados com a saúde. Neste sentido, ‘Consulta’ pode ser um guia para como viver mais e melhor. Outro aspecto é pensar o futuro. Há estudos que apontam que, no ano de 2040, a expectativa média do brasileiro pode chegar aos 82,6 anos, no melhor cenário, ou a 78,5 anos numa perspectiva média. Para este tema, é importante pensar, com a ajuda dos profissionais e especialistas, sobre o que atacar para ter uma vida mais longeva. O mesmo já aponta isso: in-

farto, Alzheimer e outras demências, diabetes e acidente vascular cerebral deverão ser as 4 principais causas de morte daqui a duas décadas. Driblar esses cenário passa pela prevenção e pelo acesso a informação que o paciente poderá encontrar nesta ‘Consulta’ com os melhores profissionais de João Pessoa e região metropolitana, que serão nossos parceiros num projeto de bem estar e saúde, que quer fazer com que o leitor leia e sinta-se melhor em qualquer idade.

Revista Consulta OUT/2019


36

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

37

Ciência em consulta C

ontrole de epidemias, vacinas, processos cirúrgicos, novas abordagens na relação médico/paciente. O desenvolvimento da medicina nestes, e em vários outros campos, passa pelo crescimento e avanço da ciência, da pesquisa em saúde. Nesta seção da Revista Consulta queremos mostrar como os estudos e experimentos desenvolvidos nas faculdades e universidades paraibanas perpassam os mais diversos aspectos da convivência das pessoas com a saúde. Sejam eles profissionais, pacientes, parentes, gestores. O trabalho da nossa equipe irá evidenciar como as ciências da saúde ajudam a renovar e revisar processos, ampliando, com isso, a possibilidade de melhores diagnósticos e tratamentos. Vamos ainda, refletir sobre estudos que reposicionam a saúde como um bem público, oferecendo novos olhares sobre as políticas públicas da área. Todo esse esforço mira o potencial instalado na capital paraibana. Atualmente, pelo menos 10 instituições de ensino superior oferecem cursos de graduação e/ou pós graduação em João Pessoa. Elas desenvolvem estudos com níveis diferentes de complexidade, mas que apontam para interferência em situações reais e cotidianas. Um exemplo pode ser visto em pesquisa recente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que analisa a

Revista Consulta OUT/2019

relação entre o tabagismo e problemas na visão. A iniciativa é do Laboratório de Percepção, Neurociência Cognitiva e Comportamento (LPNeC) e sugere que um fumante que consuma em torno de 20 cigarros enxerga 1,5 menos vezes os padrões e contraste das cores. Isso em comparação a adultos não-fumantes ou que fumam menos cigarros. Com a busca por fatos como este, “Consulta” vai mostrar como a atuação de nossos clientes, além dos espaços clínicos, tem impacto social, que se manifesta na relação ciência - saúde - sociedade. Demonstrar ainda como esse exercício de reflexão e investigação transparece na qualidade do trabalho diário dos profissionais do setor de saúde. Um esforço que é plural e que corta uma extensa linha do tempo. A Ciência em Consulta será mostrada como uma construção coletiva e também processual. Que não irrompe com resultados ligeiros, vagos e pouco precisos. Mas que se mostra eficaz, a partir de um trabalho que encontra complementaridade no compartilhamento e construção constante de conhecimento. Assim, a seção será um espaço para demonstrar qualidade e excelência, que são desenvolvidos com o cuidado e atenção que todo profissional da área de saúde sabe que precisa empregar no exercício da sua atividade. Esse compromisso é o que estabelecemos com eles, desde o nosso começo.

Revista Consulta OUT/2019


38

O

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

39

Sexualidade

tema muitas vezes ainda é visto como um tabu, mas é inegável que todos querem ter uma vida sexual saudável. Então, precisamos sim falar sobre sexualidade e a Revista Consulta está aqui para ajudar aos leitores, desmistificando o assunto e levando informações relevantes e esclarecedoras sobre tudo o que envolve sexo, saúde e o prazer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Sexualidade é definida como “ Uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; É ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, e por isso influencia também a nossa saúde física e mental.”

Principais hormônios sexuais masculinos e femininos Os hormônios sexuais atuam para permitir o funcionamento adequado do ciclo reprodutivo. Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH, sigla em inglês) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro. Esse hormônio estimula as células da granulosa do folículo ovariano que, por sua vez, produzem estrógeno. Quando os níveis de estrógeno atingem determinados valores, o hipotálamo (localizado no cérebro) inicia a secreção do hormônio

Revista Consulta OUT/2019

Dessa forma, percebemos que a sexualidade envolve muito mais do que a reprodução ou o desejo. Ela está associada à qualidade de vida. É fundamental que tenhamos uma vivência sexual saudável e nesta editoria o nosso foco vai ser o de ajudar aos leitores a entenderem

Que diferença da mulher o homem tem? Espera aí que eu vou dizer, meu bem” luteinizante (LH, sigla em inglês). Quando ocorre o pico de LH, o ovário libera o óvulo. O folículo ovariano se transforma no corpo lúteo, responsável pela produção de progesterona. Os hormônios promovem o desenvolvimento da mucosa uterina, preparando o órgão para uma possível gestação. Quando não ocorre fecundação, a produção hormonal diminui. Quando os níveis de progesterona caem até determinados valores, ocorre a menstruação (descamação da mucosa uterina). Os níveis reduzidos de estrógeno e progesterona são responsáveis pela produção do FSH, reiniciando o ciclo menstrual. Deve-se lembrar mais um fato: com o passar dos anos, a quantidade de óvulos diminui. Por esse motivo, os níveis hormonais começam a variar. É o início da menopausa. O estrógeno (estradiol) é o principal hormônio sexual feminino.

a sexualidade como algo natural e que faz parte do processo humano. Vamos trazer neste espaço informações pertinentes sobre a descoberta da sexualidade, as fases importantes como a puberdade, menopausa, andropausa, métodos anticonceptivos, doenças e infecções sexualmente transmissíveis, hormônios e tratamentos que possam ajudar a ter uma vida sexual saudável. Também dedicaremos este espaço para falar sobre o lado psicológico, que também interfere e pode atrapalhar na busca por uma saúde sexual. Com o acompanhamento dos profissionais capacitados para discutir esses conteúdos, nosso intuito é ser um canal para que as pessoas possam ter esse suporte e se apropriem de uma sexualidade plena.

Além de participar da ovulação, concepção e gestação, é responsável pela manutenção da integridade óssea e regulação dos níveis de colesterol. Os hormônios do sistema genital masculino são produzidos nas gônadas masculinas, muito conhecidas como testículos. São os hormônios que determinam as características sexuais secundárias, induzem a formação dos gametas masculinos e promovem o impulso sexual. É na puberdade, aproximadamente entre os 11 e os 14 anos, que começam a ocorrer as mudanças psicológicas e também fisiológicas no corpo dos meninos. Nessa fase da vida, dois hormônios produzidos pela adeno-hipófise agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chama-

Revista Consulta OUT/2019


40

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

41

Bem-estar S

abemos que o conceito de bem-estar é bastante amplo e engloba boas práticas de nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além do controle do estresse. Assim, podemos dizer que estar bem significa ter saúde no sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os aspectos. O que temos percebido é que apesar de vivermos em um mundo altamente tecnológico e acessível em relação às informações, o bem-estar no seu sentido mais amplo tem sido cada vez mais um desafio a ser alcançado. Todos buscam viver bem e em paz consigo e com outros ao redor, mas nem todos encontram o caminho para essa plenitude. O objetivo desta editoria da Revista Consulta é levar ao leitor informações que possam contribuir para o bem-estar físico, social, mental, econômico e espiritual. Vamos explorar em nossas matérias os mais variados assuntos que agreguem a saúde de uma forma mais ampla. A nossa intenção é que este seja um espaço onde possamos falar sobre terapias alternativas e tecnologias eficazes e seguras, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, bem como expandir a visão do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. O compromisso com o bem-estar dos nossos leitores é o que vai nos motivar para produzir conteúdos que possam agregar para uma vida mais leve e apontar caminhos, através dos profissionais colaboradores, para proporcionar harmonia e equilíbrio entre o corpo e a mente.

Revista Consulta OUT/2019

Saiba mais A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de sistemas complexos e outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a sua implantação, o acesso dos usuários do SUS a essas práticas têm crescido exponencialmente. Atualmente são ofertadas 19 práticas integrativas no Sistema Único de Saúde: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

Conhecendo algumas práticas: ACUPUNTURA: Tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sistema médico complexo, que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos, e que a MTC também dispõe de práticas corporais complementares que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças. HOMEOPATIA: Sistema médico complexo de abordagem integral e dinâmica do processo saúde-doença, com ações no campo da prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde; FITOTERAPIA: Recurso terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas e que tal abordagem incentiva o desenvolvimento comunitário, a solidariedade e a participação social; REIKI: É uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral. Fonte: Ministério da Saúde

Revista Consulta OUT/2019


42

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

43

Consulta solidária O

compromisso da Revista Consulta com nossos leitores, ouvintes, internautas e parceiros/clientes é com a informação relevante, que leve saúde e mais qualidade de vida para as pessoas. Mas além dessa missão, também queremos ajudar com o nosso trabalho outras pessoas e instituições que doam seu tempo, dinheiro e disponibilidade para atender a quem precisa. A editoria “Consulta Solidária” será voltada para a divulgação de forma gratuita de entidades, ONG’s, instituições e/ou profissionais da nossa região que tenham uma causa social em favor de determinados públicos que precisam de apoio na área da saúde. Nossa intenção aqui é dar visibilidade, através de um espaço nesta publicação e nas demais platafor-

Revista Consulta OUT/2019

mas da Revista Consulta, para estes projetos que ajudam por exemplo, crianças com câncer, microcefalia, portadores de necessidades especiais, outras doenças raras e que precisam de um tratamento específico. Vamos dar voz a estas instituições e profissionais para que falem sobre o projeto, como surgiu, qual a iniciativa, as ações desenvolvidas e

também estimular o nosso público para ajudar estes projetos, dando o serviço de como é possível fazer parte e/ou contribuir com cada projeto. Acreditamos na força da união e do compartilhamento de ideias e informações e quando se trata de fazer o bem ao próximo e levar mais saúde até as pessoas, a Revista Consulta assume esse compromisso.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Madre Teresa de Calcutá

Revista Consulta OUT/2019


44

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

45

Datas e eventos É

porque atualmente tudo muda cada vez mais rápido que atualizar-se é um imperativo nos mais diversos setores da sociedade. Nos campos da saúde não é diferente. São congressos, simpósios, cursos rápidos, muitas vezes ligados à associações médicas e de categorias profissionais. Quem quer se posicionar como referência em sua área, precisa estar nesses espaços e ‘Consulta’ vai auxiliar nesse sentido. Nesta seção, o profissional poderá se informar e se programar para participar dos eventos de seu interesse, seja na medicina intensiva, obstetrícia, ou mesmo sobre asma, outras doenças e ainda gestão. Enfim, o que estiver acontecendo no país e eventualmente, no mundo. Mas a editoria servirá ao propósito de registrar todo o processo que envolve essa participação em eventos, conforme explicamos abaixo.

Revista Consulta OUT/2019

DATAS

Falar em datas, aqui em ‘Consulta’, significa calendário. É nesta seção que você poderá encontrar detalhes sobre as atividades próximas e que irão acontecer ao longo do semestre. Site oficial, tema, público-alvo, local, telefone de contato. Aos poucos, você vai automaticamente associar ‘Consulta’ ao seu google para eventos do setor.

EVENTOS

Após o retorno é hora de compartilhar experiências. Afinal, essa é outra característica da nossa sociedade atual. Mas aqui não se trata apenas de marcar um pontinho num mapa de viagens. É hora sim de falar sobre resultados e impressões relacionados aos eventos. Depois de passar pela atualização, fazer networking, adquirir conhecimentos, voltar para casa exige um marketing pessoal consciente. Compartilhar experiências é educar, mostrar que aprendeu, consolidar a experiência adquirida e converter tudo isso numa melhoria de performance profissional. Você, que colaborar com a Revista Consulta, não pode ficar para trás nesse sentido.

Revista Consulta OUT/2019


46

www.revistaconsulta.com.br

Plano de mídia

47

www.revistaconsulta.com.br

Layout de Vendas

Seja nosso parceiro. Sabe por que? PROFISSIONAIS EXPERIENTES

Capa

3ª Capa

4ª Capa

Inderteminada

2ª Capa + 3ª Página Dupla de Abertura

3ª Página Entrevista

Página Dupla Matéria + Publicidade

A Revista Consulta chega ao mercado contando com uma equipe de profissionais que acumulam anos de experiência nos mais importantes veículos de comunicação da Paraíba. Além disso, a busca por conhecimento é outro diferencial, visto que o nosso time conta com mestres e doutora em Comunicação, o que traz confiança e credibilidade ao conteúdo que será disponibilizado em nosso produtos (Revista, Site, Redes Sociais e Podcast). CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA Acompanhando a evolução do mercado da comunicação, nascemos num ambiente multiplataforma, com conteúdo de qualidade sobre saúde e bem-estar distribuído em diferentes plataformas, além do impresso. Estaremos ativos nas Redes Sociais (Instagram e Facebook), Site e também em formato de Podcast (mídia sonora que vem crescendo no cenário da comunicação). A escolha de estar presente em todos esses ambientes é uma forma de garantir aos nossos parceiros/clientes uma maior participação e exposição do seu trabalho em vários formatos de mídia, o que proporciona maior compartilhamento de informação, visibilidade e destaque para os melhores profissionais da área da saúde.

1/3 Página

Página Dupla de Publicidade

Guia Médico

REFERÊNCIA A região metropolitana de João Pessoa ganha uma publicação que assume o compromisso de informar sobre saúde e bem-estar com caráter educativo, usando uma linguagem acessível e simples. A parceria de alto nível formada entre jornalistas experientes e profissionais da área da saúde renomados permite que a revista oferte aos leitores conteúdos relevantes e que podem ajudá-los a ter uma vida mais saudável. Tudo isso possibilita que a revista seja reconhecida como referência no tema especializado da saúde e bem-estar em João Pessoa e região metropolitana.

Formatos

ALCANCE Estreitar os laços entre pacientes e profissionais de saúde é um dos objetivos da Revista Consulta. O nosso intuito é divulgar e valorizar os profissionais qualificados que temos em nossa região, mostrando o trabalho experiente que é feito em clínicas locais e consultórios e ainda as inovações em tratamentos, pesquisas e diagnósticos. Também estamos certos de que o alcance da publicação ultrapassa os limites geográficos. Por isso, investimos na atualização constante das nossas mídias digitais. Seja no Site, Redes Sociais e Podcasts, os nossos parceiros/clientes estarão sempre em evidência, através dos conteúdos que assumem linguagens próprias para atingir o público específico de cada uma dessas mídias. Revista Consulta OUT/2019

FECHAMENTO DOS ARQUIVOS

Página 21,0 x 29,7 cm

Página Dupla 42,0 x 29,7 cm

1/3 Página 6,8 x 29,7 cm

Enviar arquivos com as entensões em PDF, JPG ou TIFF, padrão de cores convertidos em CMYK, 300dpis de resolução. Sangrias: 0,3cm e marcas de cortes.

Revista Consulta OUT/2019


48

www.revistaconsulta.com.br

49

www.revistaconsulta.com.br

Zuila David

Elane Gomes

É jornalista há 10 anos. Trabalha atualmente como repórter na TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba e atua na apresentação e organização de eventos. Como repórter de TV, venceu prêmios regionais e nacionais de Telejornalismo. Tem experiência em Rádio (CBN João Pessoa) e é Mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB.

É jornalista há 12 anos. Atuou como editora-chefe na TV Paraíba. Trabalhou como editora do Jornal da Paraíba, em João Pessoa. Foi repórter da Revista Construir NE, do Recife. Também trabalhou por 7 anos como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, onde produziu reportagens para sites e publicações do Governo do Estado. Tem atuações em revistas segmentadas da área de saúde e voltadas o público feminino no Estado. É doutoranda em Comunicação pela UFPE e Mestre em Comunicação, pela UFPB.

Jocélio Oliveira É jornalista há 10 anos e atualmente é assessor de comunicação do Sistema Faepa Senar desde 2016, onde é responsável pela revista Canal Rural. Foi editor e produtor de telejornais em João Pessoa e Campina Grande por 6 anos, trabalho pelo qual foi premiado pelo Sebrae e CNBB. Também trabalhou como editor e repórter da revista cultural ‘Fome de Quê?’ e em rádios comunitárias. Tem mestrado em Comunicação pela UFPB.

Revista Consulta OUT/2019

Marina Cabral

Quem somos

É jornalista formada pela UFPB, com experiência em assessoria de comunicação, com passagem pelo sistema Faepa/Senar Paraíba. Trabalhou com a redação de revistas segmentadas no mercado da comunicação paraibana, atuou com jornalismo digital e produção de conteúdo para redes sociais. É repórter e colaboradora de ‘Consulta’.

Revista Consulta OUT/2019


50

Revista Consulta OUT/2019

www.revistaconsulta.com.br

www.revistaconsulta.com.br

51

Revista Consulta OUT/2019


52

www.revistaconsulta.com.br

Um produto:

Rua Josita Almeida, n° 240 Altiplano | João Pessoa PB, 58032-101 Tel: 83 3578-0068 / 99141-2960 / 99605-3638

@revistaconsulta

Revista Consulta OUT/2019

@arevistaconsulta


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.