Revista Circuito - Edição 307: Dezembro de 2025

Page 1


Voluntariado

Corporativo

Uma parceria de sucesso pela educação

Granja Viana

Plano diretor, obras na Av. São Camilo e tudo o que acontece por aqui

Teatro

Municipal de Cotia O espaço cultural que sempre sonhamos Bazares de Natal

Onde você compra e faz o bem

GUI TANK Novo vizinho na Granja

Viana revela sua história e planos de vida

Seguimos juntos!

Chegamos à última edição do ano com o coração cheio – e a sensação de que 2025 passou como um piscar de olhos. Ao longo de doze meses, seguimos acompanhando de perto tudo o que move a nossa região: as conquistas, os desafios, as mudanças trazidas pelo primeiro ano de gestão dos prefeitos eleitos na região e, sobretudo, as histórias que fazem da nossa comunidade um lugar tão único.

Para fechar este ciclo, trazemos uma daquelas histórias exclusivas e sempre garimpadas por nossa equipe. Gui Tank, fenômeno das redes, cozinheiro bem-humorado, ator, músico e empreendedor incansável, escolheu a Granja Viana para realizar um sonho: morar em um lugar mais tranquilo ao lado da companheira Danielli, com quem divide a vida há quase 12 anos. Entre receitas divertidas, projetos na música, novos negócios em tecnologia e o desejo de, em breve, dar boas-vindas a um “Baby Tank”, o casal chega celebrando essa nova fase – e já se encantando com as delícias da região.

Nesta edição especial, também mergulhamos em temas fundamentais para o nosso cotidiano: a retomada da legislação anterior ao Plano Diretor de Cotia e os estudos para sua reformulação; os entraves que paralisaram a duplicação da Avenida São Camilo; os desafios do Procon Cotia, que enfrenta reclamações crescentes, especialmente contra a Sabesp; e a inauguração emocionante do Teatro Municipal, um marco cultural aguardado por décadas.

Encerramos 2025 agradecendo pela confiança de cada leitor. Seguiremos presentes, atentos e comprometidos em dar voz à nossa comunidade. Que este Natal traga aconchego, e que 2026 nos encontre ainda mais fortes — juntos.

EDIÇÃO 307 - DEZEMBRO 2025

DIRETORA

Gabriela Napolitano gabi@revistacircuito.com

REDAÇÃO

Mônica Krausz - MTB 21961/SP

Sugestões de pauta: jornalismo@revistacircuito.com

ARTE

Diagramação: Diego Sena

CIRCULAÇÃO

Granja Viana, Raposo Tavares do km 13 ao 45, Av. Politécnica, Villa São Francisco, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Cotia

CONTATO

The Square Open Mall, Rodovia Raposo Tavares, km 22

Bloco A - Salas 110 e 111 – Granja Viana Cotia – SP CEP: 06709-015

Tel.:Õ99500-6086

A Revista Circuito da Informação é uma publicação gratuita e mensal. Os artigos assinados não expressam obrigatoriamente a opinião deste veículo, sendo de responsabilidade de seus autores.

@REVISTACIRCUITO

DO PAPEL Muito além

A Circuito conectada com você em todos os canais

CONECTE-SE COM A CIRCUITO revistacircuito.com w Whatsapp 11 99500-6086 $f revistacircuito

#SUAVOZNACIRCUITO

O que vai ser da nossa fauna?

Sou morador da Vila Diva, divisa com a Fazendinha.

Minha casa tem mata ao fundo e nascente. Com o desmatamento do Alphaville, pássaros e micos, migraram para essa reserva. O que será da nossa fauna e flora? Para ilustrar vejam quem vem se alimentar no meu muro todos os dias.

Vicente Paulo Alves Pereira

CIRCUITO: Conversamos sobre isso com a bióloga Blanche Sousa Levenhagen, que presta consultoria ambiental e ela também se preocupa muito com essa questão: “São cada vez mais animais confinados a territórios menores disputando os mesmos alimentos”, explica. “Diante disso, por conta da falta de alimentos, as populações vão se reduzindo, até não existirem mais, se o desmatamento continuar."

Linhas não cortantes

CIRCUITO

AMPLIA

Cartas, alertas, denúncias e histórias

Pelas pessoas neurodivergentes

CIRCUITO @ revistacircuito

Enquanto o projeto de um “Hospital Humanizado” não se concretiza, cabe às Secretarias de Saúde, Educação, à Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social e ao CMDDPCD assegurar os direitos das pessoas neurodivergentes. Atualmente há fila de espera para atendimento psicológico e falta de terapia ocupacional, o que deixa famílias e profissionais sem suporte diante das crises. Além disso, a rede de ensino necessita de formação adequada sobre manejo e alfabetização de alunos neurodivergentes. Embora ações como o “Kart Inclusivo” sejam positivas, é preciso adotar medidas efetivas para garantir o desenvolvimento e a inclusão real dessas pessoas.

Anônimo

WHATSAPP

CIRCUITO 11 99500-6086

E-MAIL

CIRCUITO revistacircuito@ revistacircuito.com

CIRCUITO: Encaminhamos sua carta à Prefeitura de Cotia, que, por meio da Secretaria de Saúde, reafirmou o compromisso com o cuidado e a inclusão das pessoas neurodivergentes. Segundo a Secretaria, o município oferece atendimento especializado e multiprofissional no CAPS Infantojuvenil, para crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento até 17 anos, e no CAPS Adulto, para maiores de 18 anos. Sobre a Terapia Ocupacional (TO), o último concurso público disponibilizou 10 vagas; dois candidatos foram aprovados e convocados em 23/06, mas não assumiram os cargos. Assim, a Secretaria solicitou a abertura de novo concurso para suprir as vagas e ampliar os atendimentos. Apesar da alta demanda, os pacientes continuam em acompanhamento, com garantia de continuidade do tratamento. A Prefeitura também informou que a Secretaria de Educação promove formações voltadas aos profissionais que atendem crianças neurodivergentes e com deficiência.

Sou motociclista há mais de 40 anos e já passei risco de vida por mais de 3 vezes por causa de pipas com linhas cortantes. Além das antenas corta pipas, gostaria de dar uma ideia aos senhores deputados que fazem as leis. Obrigar os fabricantes de linhas de algodão, usadas para empinar pipas, a aplicarem silicone líquido no processo de fabricação das linhas. Um investimento muito barato que salvaria muitas vidas. A linha encerada com silicone repele qualquer produto que tente impregná-la. Dorisvaldo Porto

CIRCUITO: Obrigada por sua sugestão! Que ela ecoe entre os fabricantes e legisladores.

REDES SOCIAIS

comunidadecom.com.br

Mais de 600 pontos monitorados e mais de 1 mil câmeras com inteligência artificial ativas.

100% integrado ao Smart Cotia, Smart Sampa e Muralha Paulista.

Emissão de alerta em tempo real na nossa Central de Providências 24/7.

Reconhecimento facial e leitura de placa.

ReperCURTIU

O que bombou na nossa mídia

Que orgulho de vocês, amigos! A Capa está linda. Vocês são Inspiração!

CRISTIANE FERREIRA

MEIRELLES

Já quero o roteiro desta viagem da Camila e Ricardo!

Viagem dos sonhos.

CARLA GODOY

Revista Circuito, a pioneira na Granja Viana, sempre parceira e presente nos melhores eventos!!!

Cobertura Top. Parabéns!!

KARINE LIMA

Guaçatom é um projeto importantíssimo para Cotia. Merece apoio e reconhecimento!

VICTOR RODRIGUES

A Prefeitura de Carapicuíba, quando autoriza loteamentos sem o devido estudo técnico, é cúmplice de situações de maus tratos de animais silvestres! Um escândalo que precisa ser imediatamente reparado com políticas públicas de redução de danos para os animais da Mata Atlântica!

MARCO IARUSSI

A Circuito sempre me guiou na Granja Viana. Há 17 anos, quando me mudei pra cá, foi minha principal referência.

JULIANA SCARCELLO CONTE

Baru, Pequi e Tuquinha, as três “panterinhas negras” do Animália Park

O Animália Park, em Cotia (SP), celebrou o nascimento de três filhotes melânicos de onça-pintada — Baru, Pequi e Tuquinha — em 22 de agosto. Filhos da onça-preta Clô e do macho pintado, Rudá, eles apresentam o raro melanismo, variação genética que dá coloração escura à pelagem. O nascimento reforça o sucesso do programa do ICMBio de conservação da espécie.

Pietro Basílio, de Carapicuíba, é campeão em concurso internacional de música com IA

Pietro Basílio, de 14 anos, morador de Carapicuíba, venceu o AI Song Contest 2025 ao lado do pai, formando a dupla GENEALOGY. Autodidata, autista com hiperfoco em música, destacou-se como o mais jovem da competição e conquistou jurados e público na final em Amsterdã, na Holanda. Uma vitória que impulsiona sua promissora trajetória musical.

De Cotia para o Japão: ginasta e alunas representam o Brasil no Mundial de Cheer Dance

A técnica Ana Carolina Olimpio e suas alunas

Lívia Silva e Larissa Souza, do Studio Olimpio Gym, da Granja Viana, embarcaram para Tóquio e participarão do Mundial de Cheer Dance entre 11 e 13 de dezembro, em Takasaki. Na categoria duplas juniores, são as únicas brasileiras inscritas. Após uma jornada de treinos e captação de recursos, agora estão prontas para representar o Brasil.

Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.
Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.
Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.
Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

POR AQUI Acontece

#linacircuito #circuitoporaqui #aconteceporaqui #naregiaodacircuito #circuitooeste

MAIS MOBILIDADE EM SANTANA DE PARNAÍBA

A nova ligação entre o bairro New Ville e a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes representa um avanço significativo para a mobilidade urbana de Santana de Parnaíba. Com 740 metros de extensão e pista dupla, a via foi planejada com foco em sustentabilidade e segurança, melhorando o tráfego e o acesso à região. A obra integra um conjunto de investimentos que fortalecem o desenvolvimento urbano, valorizam imóveis e ampliam as oportunidades na cidade.

Nossa região em destaque

NOVA LIGAÇÃO VIÁRIA AO CENTRO DE BARUERI

A concessionária ViaOeste abriu ao tráfego a Avenida Café do Ponto, nova ligação na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco (SP-280). A via conecta a Rua Mário Sadanori Doi à Avenida Guilherme Perereca Guglielmo, oferecendo rota alternativa para o centro de Barueri. Parte do projeto de modernização do Trevo de Barueri, a obra deve melhorar a fluidez e reduzir o congestionamento na região.

ZEZINHO CONSIDERADO PROPÕE DDM 24H EM CARAPICUÍBA

Durante a 34ª Sessão Ordinária da Câmara, o vicepresidente Zezinho Considerado (MDB) apresentou a indicação nº 2.134/2025, solicitando que a Delegacia de Defesa da Mulher de Carapicuíba funcione 24 horas por dia, todos os dias da semana. O vereador destaca que a medida é essencial para garantir atendimento contínuo às vítimas, especialmente em horários noturnos, fins de semana e feriados, quando elas mais são agredidas.

USP LIDERA LISTA DE CIENTISTAS BRASILEIROS QUE MAIS

INFLUENCIAM DECISÕES GLOBAIS

Relatório da agência Bori, com dados da plataforma internacional Overton, revela que 22 pesquisadores da USP estão entre os 107 brasileiros que mais influenciam decisões políticas e estratégicas no mundo. A Universidade lidera o ranking, com mais de mil trabalhos citados 6,7 mil vezes em documentos de políticas públicas. Entre os mais influentes estão Carlos Augusto Monteiro, Renata Bertazzi Levy e Geoffrey Cannon, referências em saúde.

COTIA TEM INVESTIMENTO RECORDE EM SEGURANÇA: MAIS CUIDADO, MAIS TRANQUILIDADE E MAIS

PROTEÇÃO PARA VOCÊ.

POLO DE ESPORTES PARA TODOS

Uma quadra poliesportiva pra você praticar Voleibol, Basquete, Futsal, Ritmos de dança, Ginástica, Alongamento e Pilates. Tudo gratuito em diversos horários e para todas as idades. Este é o Polo de Esportes da Granja Viana, que fica na Rua do Parque, 152. Desde o início do ano, o Polo vem passando por diversas melhorias, para atender cada vez melhor. Mais informações no local ou pelo telefone 4612-3199.

REGIONAL DA GRANJA FAZ DESASSOREAMENTO EM CÓRREGOS DA REGIÃO

Com objetivo de prevenir e minimizar os efeitos de enchentes nesta época de fortes chuvas, a Regional da Granja, com anuência da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária, vem dedicando esforços para realizar o desassoreamento de córregos da região como o córrego do Jd. São Vicente, na Rua Lafaiete Coutinho; o córrego da Rua do Cristo, no km 21; o córrego Granja II, na Alameda Porta D’Água, e o córrego da Rua Porto.

ÁRVORE DOS SONHOS NO SHOPPING DA GRANJA

Não é Árvore de Natal não, é Árvore dos Sonhos! Mais um projeto da Secretaria da Mulher, neurodiversidade e inclusão social de Cotia em parceria com o Shopping Granja Vianna. “O propósito é inspirar, acolher e promover reflexões sobre esperança, solidariedade e saúde emocional”, explica a Secretária Solange Aroeira. “Em dezembro o público do shopping será convidado a compartilhar seus sonhos, desejos e mensagens positivas que serão penduradas na árvore, símbolo de vida, união e renovação”, conta. E em janeiro a árvore será integrada à campanha do Janeiro Branco, de Saúde Mental, transformando o espaço em um ambiente de escuta, acolhimento e superação, com palestras e rodas de conversa.

Shopping Granja Vianna Rodovia Raposo Tavares, 23.500 Loja 207, Piso 1º Andar Até 31 de janeiro de 2026

Abordagens e assaltos por motoqueiros: como evitar?

Com tecnologia, presença policial e conscientização da comunidade, Cotia busca conter a onda de assaltos e garantir mais tranquilidade nas ruas da cidade.

Basta uma olhada rápida nos grupos de segurança das redes sociais da região para perceber: os casos de abordagens e assaltos por motoqueiros voltaram a preocupar moradores da Granja Viana e arredores.

A Revista Circuito procurou o secretário de Segurança Pública de Cotia, Fabrício Dourado, que afirmou que o patrulhamento foi reforçado com equipes da ROMU e que o município tem ampliado investimentos em tecnologia e estrutura da Guarda Civil Municipal.

“Neste ano implantamos o Sistema Smart Cotia, com reconhecimento facial e leitura de placas; ampliamos a frota da GCM; retomamos contratações de novos guardas; promovemos todos os integrantes da corporação e intensificamos operações em parceria com as polícias Civil e Militar”, destacou o secretário.

Além disso, Cotia acaba de firmar um convênio com o Governo do Estado para implementar a Operação Delegada, que permite que policiais militares em folga atuem nas ruas do município.

“Esse convênio garante mais policiamento e reforço nas ações da Guarda Municipal”, ressaltou o prefeito Welington Formiga. Os PMs atuarão com o respaldo da estrutura do Estado e receberão pelas horas extras com recursos do município.

Dicas para evitar abordagens

Fique atento ao ambiente, especialmente ao dirigir; Observe retrovisores e evite trajetos repetitivos; Prefira ruas iluminadas e movimentadas; Evite ostentar objetos de valor; Procure guardar bolsas e pacotes no porta-malas do carro; Estacione em locais bem iluminados e movimentados; Atenção no embarque e desembarque; Atenção junto a portões e garagens: reduza o tempo com o portão aberto, mantenha os faróis acesos e verifique se há alguém parado nas proximidades; Mantenha janelas fechadas no trânsito.

Em caso de emergência, acione: GCM: 153 | Polícia Militar: 190

Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.

Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

Sabesp lidera reclamações no Procon Cotia

Os principais problemas que afligem o consumidor na cidade.

Às 9h, as portas do Procon se abrem no Centro Administrativo de Cotia (CAC).

Lá, uma equipe de 15 profissionais, sendo 12 mulheres, está pronta para orientar quem se sentir lesado nas relações de consumo. Antes da entrevista para a Revista Circuito, seu diretor, Dr. Francisco Barros Carneiro, faz questão de apresentar toda a equipe, um a um. “Aqui não sou eu, aqui somos nós. Eu administro, mas quem faz tudo é a equipe”, diz o diretor, que assumiu o cargo em janeiro por indicação do Prefeito Welington Formiga, seu ex-colega de faculdade. Ex-metalúrgico, Dr. Francisco se formou em Direito aos 61 anos e, aos 76, segue estudando e incentivando os “colegas” a fazer o mesmo. “Já convenci três colaboradores a iniciarem o ensino superior”, conta orgulhoso.

Segundo ele, entre as principais demandas, a Sabesp lidera com folga o ranking de reclamações. “O problema da Sabesp é que não tem concorrência. No mês passado tivemos 206 reclamações e só conseguimos resolver seis. As outras serão judicializadas”, lamenta. As queixas envolvem contas de água

incompatíveis com o consumo e taxas de esgoto em locais sem rede.

Além dela, os bancos também aparecem entre os principais alvos. “Os empréstimos consignados seguem como grande problema, especialmente entre idosos.”

Segundo ele, problemas com empresas de telefonia também são frequentes, mas resolvidos facilmente. Igualmente são fáceis de resolver as reclamações sobre o comércio local. “Na maioria das vezes em um telefonema a gente resolve a situação”, conta Dr. Francisco.

Mesmo digitalizado, o atendimento no Procon é exclusivamente presencial, para garantir segurança aos consumidores. “A maioria das pessoas que nos procuram são idosas. Fazemos escuta ativa e muitas vezes juntamos os cacos de quem chega aqui fragilizado”, comenta.

A meta para 2026 é educar consumidores e fornecedores e iniciar um programa de fiscalização em parceria com a Fundação Procon. “Vamos começar com palestras, depois fiscalizar, advertir e, se for o caso, multar.”

Dicas do Procon Cotia

•Desconfie de promoções “imperdíveis”.

•Guarde todas as notas fiscais.

•Evite compras por impulso e em sites desconhecidos.

•Cuidado com empréstimos consignados.

Curiosidade

O Procon de Cotia, é um órgão municipal que responde à Secretaria das Relações Institucionais, foi criado em 26 de novembro de 1998, na gestão do então prefeito Mário Ribeiro, por meio da Lei Municipal nº 955/98.

Serviço:

Rua Jorge Caixe, 306 A (térreo) – Jardim Nomura – CAC (11) 4703-3473 / 4148-2002 procon@cotia.sp.gov.br

Segunda a sexta, das 9h às 16h Unidade II – Caucaia do Alto: Rua Manoel Ferraz de Almeida, 38, Centro

Entrada do Procon Cotia no Centro Administrativo de Cotia (CAC)

Cotia retoma legislação anterior e inicia estudos do novo Plano Diretor

Com a anulação dos Planos Diretores de 2022 e 2024 pelo TJSP, em 19/11, Cotia volta a aplicar o ordenamento urbanístico vigente antes dessas leis, composto pelo conjunto de normas anteriores — cuja base técnicoregulatória mais recente é a Lei Complementar de 2008, que estruturava o zoneamento do município.

Segundo a Prefeitura, o acórdão ainda

não foi publicado, mas o município já prepara a elaboração de um novo Plano Diretor, a ser desenvolvido por um instituto especializado, com abordagem “técnica, participativa e alinhada às necessidades do município”. Também será apresentado um Plano de Mobilidade Urbana atualizado. A Administração reforça que todos os alvarás emitidos após a liminar respeitaram exclusivamente a

Duplicação da Av. São Camilo: Parou por quê?

Os rumores de uma possível disputa judicial entre a Prefeitura de Carapicuíba e o Armazém do Nicolau foram confirmados pela reportagem da Revista Circuito, que localizou, com auxílio do vereador Prof. Naldo (PT), o processo nº 1005111-81.2025.8.26.0127, movido pela Prefeitura de Carapicuíba contra o Sr. Nicolau Carlos Etervovic. O processo é de “desapropriação por utilidade pública” de uma área de 44,26m2 e tramita em caráter prioritário por ser necessária ao prosseguimento da obra. Os proprietários contestam o processo, alegando irregularidades na licitação e questionando a validade do decreto de utilidade pública. A Justiça rejeitou suspender a desapropriação, e o processo segue para perícia e

definição do valor indenizatório. Apesar da ausência de operários no trecho, a Prefeitura nega paralisação e afirma que a obra continua, com entrega prevista para fevereiro, destacando que a duplicação trará mais fluidez, conforto e segurança ao trânsito local.

Nota da Prefeitura de Carapicuíba: “As obras de duplicação do trecho da Avenida São Camilo estão em andamento. A Prefeitura trabalha para a conclusão da obra o quanto antes. Por contrato, o prazo de entrega é o próximo mês de fevereiro. Assim que for entregue, a duplicação desse trecho se confirmará como extremamente relevante na dinamização do fluxo local, assegurando mais conforto e segurança.”

legislação anterior às normas anuladas, conforme determinação judicial. O que foi autorizado antes da liminar de 27/01/2025 — alvarás, licenças e atos administrativos devidamente expedidos — foi preservado, garantindo segurança jurídica.

A tradição brasileira das padarias e o protagonismo da Dona Deôla Granja Viana

Poucos espaços representam tão bem o cotidiano brasileiro quanto a padaria. Mais que um ponto de compra, elas se tornaram uma extensão da casa, lugar de convivência, de encontro e de sabores que fazem parte da memória afetiva de gerações. Em São Paulo, onde a cultura das padarias alcança outro patamar, elas se reinventaram como centros de gastronomia, serviços e experiência — e entre os nomes mais emblemáticos está a Padaria Dona Deôla Granja Viana, referência de qualidade e tradição.

À frente da marca, a CEO Vera Helena Mirandez mantém o legado iniciado pela família há décadas, mesclando inovação e respeito às raízes. “Cresci dentro da padaria, observando o cuidado com o cliente, o ritmo da produção, a alegria de servir. Aprendi desde cedo que padaria não é só negócio: é vínculo, é afeto, é presença diária na vida das pessoas”, conta Vera, que acompanha de perto desde a seleção dos ingredientes até a criação de novas receitas.

Com produção própria, equipe treinada e um olhar atento às demandas da comunidade local, a Dona Deôla Granja Viana reforça a importância da padaria como patrimônio cultural brasileiro. Em um bairro conhecido pelo estilo de vida familiar, ela se tornou um ponto de encontro natural: o café da manhã antes do trabalho, o pão quentinho no fim da tarde, o doce da infância, o almoço rápido, o bolo da comemoração especial. Cada visita traduz o espírito das padarias paulistas — plural, inclusivo, vibrante.

Para Vera, manter essa conexão com o público é tanto missão quanto compromisso. “ A cultura das padarias brasileiras é única no mundo. Elas evoluem, mas continuam sendo um lugar onde as pessoas se sentem em casa. Na Dona Deôla, nosso maior desafio é preservar essa essência enquanto inovamos para acompanhar novos hábitos e novas gerações” , afirma.

Você sabia?

47,5 milhões

de pessoas visitem padarias e confeitarias todos os dias no Brasil.

O estado de São Paulo tem cerca de

As padarias paulistas vendem mais de

18 mil 10 milhões

Estima-se que padarias de pães franceses por dia.

O setor de panificação (padarias + confeitarias) faturou

R$ 153,3 bilhões

em 2024, com crescimento de ~11% sobre o ano anterior.

Alguns Laços – mesmo que invisíveis –permanecem para sempre!

Uma história 360 graus, que une amor, voluntariado e colaboração entre empresas, setor público, comunidade e terceiro setor.

Tudo começou em um encontro do Café Ambiental do CIESP de Cotia, que promove boas práticas de sustentabilidade entre empresas locais.

Durante uma manhã de palestras, Sonaidy Lacerda, da Spirax Sarco, de Cotia, conversava com Marise Uemura, do Movimento Juntos Vamos Mais Longe, quando surgiu uma ideia simples e poderosa: levar o projeto Baú de Histórias, do Instituto ComViver, para escolas públicas da região, com o apoio de colaboradores voluntários da empresa.

“É incrível o poder da leitura na vida de uma criança e o poder que está nas nossas mãos e nas empresas de incentivar projetos como esse, agregando cultura e educação à comunidade.”

Sonaidy Lacerda, Spirax Sarco

A proposta foi rapidamente abraçada. Cerca de 20 colaboradores participaram de um curso de mediação de leitura promovido pelo Instituto ComViver e a Formatura foi na Biblioteca Container do Mirizartes, no bairro Parque Miguel Mirizola, em Cotia.

Os voluntários, inclusive Sonaidy, estavam prontos para atuar como mediadores de histórias nas escolas

municipais, entre elas a Escola Clodoaldo de Jesus Domingues, ali do lado, onde algo especial aconteceu.

O Nascimento de um Livro!

Em cada encontro, os voluntários utilizam um livro do acervo do ComViver, previamente escolhido para cada turma de crianças. As mediações são participativas: as crianças ajudam a construir o sentido das narrativas, interpretando, imaginando e criando juntas.

Durante uma dessas mediações, o engenheiro de produtos Danillo Lanzieri Modesto, de 39 anos, morador de Cotia, voluntário e colaborador da Spirax, viveu uma experiência muito marcante:

Antes de sua primeira mediação, ele acompanhou a mediação de sua colega Gabrieli, que estava apresentando o livro O Bárbaro, uma obra sem texto, apenas ilustrações. Quando ela pediu sugestões

Formatura foi na Biblioteca Container do Mirizartes, no bairro Parque Miguel Mirizola, em Cotia.

de nomes dos personagens do livro às crianças, uma delas sugeriu que um cavalo se chamasse “Patas Brilhantes.”

O engenheiro ficou surpreso com um nome tão elaborado vindo de uma criança de 4 anos de idade. E o nome ficou ecoando na mente do voluntario até chegar em casa à noite. Danillo, que já sonhava em escrever um livro infantil, inspirado por aquela criança, começou a escrever o que viria a ser sua primeira obra literária: A Luneta, publicada pelo selo Ipêzinho, da editora Ipê das Letras.

“O nome ‘Patas Brilhantes’ desbloqueou algo que estava guardado. Foi natural, mágico.” Danillo Lanzieri Modesto, voluntário e autor

Engenheiro de formação, Danillo passou anos imerso na lógica das máquinas e processos industriais. Mas, com A Luneta, ele descobriu outra forma de precisão: a das palavras. O livro em capa dura, ricamente ilustrado fala sobre amizade, ausência e esperança, e traz uma dedicatória especial:

“Aos meus professores de vida, Benê (seu pai) e Nícolas (o filho), à minha esposa Cris e às crianças da Escola Clodoaldo de Jesus Domingues.”

A obra agora faz parte do acervo do Instituto ComViver e já está sendo lida em novas mediações. Parte da renda das vendas será revertida ao próprio Instituto, fortalecendo o ciclo de impacto positivo.

Voluntariado Corporativo

Cada empresa tem seu jeito de fazer. No caso A Spirax Sarco há um programa global de voluntariado que concede a cada funcionário voluntário, três dias de licença remunerada por ano para ações sociais de sua escolha ou horas ilimitadas em projetos selecionados pela empresa, como o Baú de Histórias. Esse ano a meta é alcançar 150 mil horas de voluntariado pelo mundo.

O projeto com o Instituto ComViver é um exemplo de voluntariado corporativo 360º, que conecta empresa, comunidade, poder público e terceiro setor em um mesmo propósito: o investimento na infância e interpretação criativa da leitura.

Movimento Juntos Vamos Mais Longe

O Movimento Juntos Vamos Mais Longe, criado em 2022, já reúne mais de 70 organizações em 11 municípios, promovendo capacitações, parcerias e ações emergenciais, fortalecendo o protagonismo das ONGs locais.

No Site do Movimento Juntos Vamos mais Longe você encontra o contato da maioria das ONGS da região com o descritivo de atuação e as formas de ajudar!

Saiba mais sobre o Movimento: juntosvamosmaislonge.ong.br @movimentojuntosvamosmaislonge

“Acreditamos na potência de caminhar juntos.”

— Marise Uemura, Movimento Juntos Vamos Mais Longe

Serviço

A Luneta – Danillo Lanzieri Modesto

Editora Ipê das Letras – selo Ipêzinho

Parte da renda é revertida ao Instituto ComViver.

Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.
Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

Bazar de Natal: oportunidade de presentear fazendo o bem !

Nesta época, uma boa opção de compra pode estar nas Instituições da região que organizam seus bazares para fortalecer projetos importantes no atendimento a quem mais precisa.

BAZAR DA ASSA – ASSISTÊNCIA SOCIAL SANTO ANTÔNIO

Este centro de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos é a instituição mais antiga da cidade, fundada em 1950. Este ano o seu tradicional Bazar de Natal vai acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro, da 9h às 16h, no Teatro ASSA, na Rua Santo Antônio, 406, Granja Viana, Cotia . Oportunidade de adquirir lindas peças de roupas, sapatos, artesanato e itens natalinos.

Os bazares realizados na APAE de Cotia também são fundamentais para manter os projetos e atendimentos desta instituição que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Entre os dias 17/12 e 23/12, das 10h às 19h, sendo que no dia 21/12 o horário será das 10h às 17h , a APAE de Cotia recebe um MEGA Outlet Solidário, com peças de grandes marcas em moda feminina, masculina e infantil, com descontos de até 80%. Rua Euricledes Formiga, 50, Jardim Claudio, Cotia.

NATAL SOLIDÁRIO DO INSTITUTO GIRA SOL

O Instituto AME, referência em inclusão, cuidado e apoio às mães de especiais tem um bazar permanente, de economia circular, que também pode ser uma ótima opção para as compras de final de ano. Com uma curadoria criteriosa o Bazar AME – Economia Circular oferece uma ampla variedade de itens: muita roupa feminina, moda adulto e infantil, calçados, peças para festas e itens para o dia a dia. O atendimento ao público acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 13h. Estrada dos Galdinos, 503, Jardim Barbacena, Cotia.

Há mais de 30 anos, a entidade atende a mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade de Cotia. Seu tradicional Bazar Solidário online, este ano acontece até 20/12 de forma online e oferece itens de aromaterapia, velas, cristais e peças de artesanato. Basta entrar em contato pelo whatsapp (11) 922120-4473 para receber o catálogo de produtos , que poderão ser retirados no Instituto ou enviados via sedex. Conheça mais sobre o instituto acessando www.igsol.org

PERSONALIDADE

Gente que faz e acontece

CAIO CASTRO ÀS VOLTAS COM CARRINHOS E CARRÕES

Apaixonado por velocidade, o ator e piloto Caio Castro marcou presença no lançamento da coleção Hot Wheels Fórmula 1, no Museu Soumaya, na Cidade do México em novembro. O evento reuniu fãs e nomes do automobilismo, como Sergio “Checo” Pérez e Memo Rojas. A nova linha, que chega às lojas este mês, traz em escala 1:64 todas as dez equipes e os vinte pilotos da temporada 2025 — um prato cheio para colecionadores e amantes de motores.

DEMIAN MAIA FILMANDO NA ETIÓPIA

O lutador Demian Maia esteve na Etiópia e na Inglaterra no início de novembro filmando Path of Fight, documentário que explora a história do boxe desde suas origens, datadas de seis milênios antes de Cristo, até os tempos atuais. A produção promete gravar em outros países também. Vamos ficar de olho nesta jornada global do nosso campeão.

DENISE FRAGA EM LIVROS RESTANTES

Estrelado por Denise Fraga e dirigido por Marcia Paraiso, Livros Restantes estreou nos cinemas em 27 de novembro.

O longa acompanha Ana Catarina, uma mulher 50+ que, prestes a mudar de país, revisita o passado por meio dos livros que marcaram sua vida. Filmado em Florianópolis e Portugal, o filme celebra o protagonismo feminino diante e atrás das câmeras e reflete sobre recomeços, memórias e o poder transformador da literatura.

Assista o Trailer de Livros Restantes no Youtube.

Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

ERICK JACQUIN E A TROCA DE FARPAS ENTRE REALITIES DE GASTRONOMIA

O chef Erick Jacquin , jurado do MasterChef (Band), reacendeu a rivalidade entre realities culinários ao participar do videocast De Frente com Blogueirinha. Ao ser provocado sobre “um reality com audiência”, respondeu com ironia: “MasterChef da Globo”. A fala viralizou nas redes e foi vista como resposta às declarações de Renata Vanzetto, jurada do Chef de Alto Nível (Globo), que havia comparado audiências e depois se desculpou pela polêmica.

BELIEVE MAISON: ELEGÂNCIA, ESTILO E CURADORIA EXCLUSIVA

A Believe é uma maison que une moda, sofisticação e atendimento personalizado. Com consultoria especializada, oferece peças selecionadas, de caimento impecável, tecidos nobres e cores clássicas que valorizam a elegância em qualquer ocasião. Cada detalhe reflete a essência da mulher moderna que busca qualidade e estilo atemporal.

Serviço:

Estr. do Capuava, 4571 – Loja 4, Paisagem Renoir, Cotia – SP www.believemaison.com.br Instagram: @believemaison

DECK BURGER E PORTUCHO NA MESMA VIBE

O Portucho adquiriu o Deck Burger, unindo dois espaços queridos que compartilham a mesma essência: ambientes descontraídos, cheios de vida e boas energias. Cada um com seu estilo, mas ambos guiados pela paixão por carnes e pela arte de criar momentos saborosos, sem pressa, do jeito que a vida deve ser.

Deck Burger

Av. José Felix de Oliveira, 991. Delivery e Pick Up pelo (11) 2690-4777. Funcionamento: terça, quarta e quinta, das 12h às 15h e das 18h às 22h; sextas, das 12h às 15h e das 18h às 22h30; sábado, das 12h às 16h30 e das 18h às 22h30 e domingos, das 12h às 16h30 e das 18h às 22h; segunda-feira fechado. deckdelivery.com.br/menu.

PERSONALIDADE

Gente que faz e acontece

O VELHO CARRO NOVO DE GABRIEL

SANTINI

Tem conquistas que marcam a vida da gente. Gabriel Santini , do Sampa Dicas , postou a recompra do BMW azul, que comprou em 2020, em plena pandemia. Por questões pessoais ele precisou vender, mas não desistiu de seu sonho e de sua conquista. Assim que deu, comprou o azulão de volta. Parabéns garoto!

JOÃO CARLOS MARTINS FOI HOMENAGEADO PELA FUNDAÇÃO MAPFRE

O maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins recebeu em Madri, o Prêmio José Manuel Martínez concedido pela Fundação MAPFRE e entregue pela rainha Sofia, da Espanha. O reconhecimento destaca sua trajetória artística, espírito de superação e compromisso social por meio da música. Aos 85 anos, Martins afirmou que seguirá nos palcos e inicia uma nova fase como educador musical, dedicando-se a deixar um legado às novas gerações.

LARISSA MANOELA ESTÁ EM TRAIÇÃO ENTRE AMIGAS

Em cartaz nos cinemas, Traição Entre Amigas , dirigido por Bruno Barreto e inspirado no livro de Thalita Rebouças , acompanha Penélope (Larissa Manoela) e Luiza (Giovanna Rispoli), amigas inseparáveis que veem a relação estremecer após uma traição. O longa fala sobre amizade, amadurecimento e perdão. Produzido pela L.C. Barreto, o filme tem distribuição da Imagem Filmes e estreou em 11 de dezembro

LAURA MULLER LANÇOU NOVO LIVRO SOBRE OS

Em seu novo livro A Caminho do Prazer , Laura Muller aprofunda o tema que marca sua trajetória: a sexualidade. A autora explora o sexo e o prazer em toda a sua complexidade — entre delícias, dores e descobertas —, convidando o leitor a uma escuta sensível sobre os desafios da vida sexual. A obra une experiência clínica, teoria e prática psicoterapêutica, propondo reflexões sobre o desejo, o prazer e os silêncios que ainda cercam o tema.

Assista ao trailer de Traição Entre Amigas no Youtube
Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.
CAMINHOS DO PRAZER

23 ANOS DE ESPAÇO INTEGRAÇÃO

Há mais de duas décadas, o Espaço Integração é um refúgio para quem busca equilíbrio e bem-estar em nossa comunidade. Com 23 anos de história, o Espaço se orgulha em oferecer uma estrutura completa de cuidados. Com uma equipe de mais de 10 especialistas, busca alcançar seus objetivos de desenvolvimento humano, saúde e bem-estar. Para celebrar seu aniversário, o Espaço Integração está oferecendo cupons de vale-presentes com descontos especiais em suas atividades de Bem-Estar e Relaxamento.

Espaço Integração

Rua São Francisco, 170 WhatsApp: (11) 91092-2562 www.espacointegracao.com.br

CLÍNICA DEISE SCHOLZE –REFERÊNCIA NA GRANJA VIANA

Há 24 anos na Granja Viana, a Clínica de Fisioterapia Deise Scholze é referência em atendimento humanizado e recuperação funcional. Especialista em RPG, Pilates e Fisioterapias Ortopédica, Neurológica, Respiratória, Ortognática e Vestibular, oferece também tratamento por Ondas de Choque, com equipamentos modernos e equipe em constante aperfeiçoamento. Confiança, cuidado e resultados são a base de sua trajetória.

Clínica Deise Scholze

Open Mall The Square, Bloco E, cj. 507/508 (11) 99523-8820 | 4702-7536 | 2898-1468 @fisioterapiadeisescholze fisioterapiadeisescholze.com.br | Crefito 32621-F

Gui Tank, ex-jogador de futebol, músico, ator, apresentador de tv, empresário e empreendedor em diversas áreas.

Gui Tank, o MasterChef do seu Feed, agora na Granja Viana

Ex-jogador de futebol, músico, ator, apresentador de tv, empresário e empreendedor em diversas áreas, Gui Tank avança pelas redes sociais como um “tanque de guerra”, conquistando mais e mais seguidores com posts de cozinha com humor, “life hacks” – que simplificam atividades do dia a dia – além das postagens de casal, ao lado da companheira Danielli Cristina, também influencer nas áreas de decoração e moda, com quem compartilha a vida há quase 12 anos. Recentemente eles se mudaram de Osasco para a Granja Viana em busca de mais tranquilidade e ainda estão conhecendo as delícias da região. Nas próximas páginas você confere um pouco mais sobre sua história e seus planos de futuro, que incluem um “Baby Tank”, uma investida na música e um projeto com IA.

Fale um pouco de você. Gui Tank por Gui Tank. Inclusive sobre o seu nome artístico.

Gui: Meu nome é Guilherme Araujo da Silva, tenho 29 anos, nascido e criado em Osasco, sou ator por formação. O “Tank” que eu carrego hoje no nome artístico, me acompanha desde a época do futebol. Fui atleta profissional e tive passagens por alguns clubes como Guarani, Grêmio Osasco e Mogi Mirim. Jogava como centroavante e era um pouco mais forte, com o estilo de jogo bem brigador. Foi por isso que acabei recebendo o apelido de “Tanque”, de Tanque de Guerra, alguns anos depois, adaptei pra Tank.

Há quanto tempo produz conteúdo para a Internet?

Gui: Meu primeiro conteúdo foi publicado em 2017, logo quando decidi abandonar a carreira de jogador de futebol. Porém, foi uma tentativa rapidamente frustrada. Naquela época o que estava em alta era o Youtube, me recordo de ter publicado de 10 a 15 vídeos longos. Nenhum obteve visualizações o bastante que me fizessem acreditar que daria certo - quando falo isso, é que acima de 500 visualizações eu já estaria muito animado e possivelmente teria continuado (risos).

Você pensou em desistir da Internet?

Gui: Decidi trabalhar com meu pai na marcenaria para pagar minha formação como ator e apresentador. Durante os três anos seguintes fiquei totalmente afastado das redes sociais, trabalhando durante o dia e estudando à noite, até que me formei no final de 2019. Em 2020, já com o DRT de ator e alguma bagagem, decidi abandonar a empresa para, finalmente, me dedicar 100% a ser um artista, ou algo mais próximo disso.

Gui: Sim, comecei a postar vídeos curtos no formato de esquetes de humor no TikTok, logo de cara, graças ao teatro e as aulas de audiovisual, eu já tinha uma visão diferente de produção etc. Isso me diferenciou do que a galera fazia e os vídeos começaram a ter muitas visualizações. Foi onde encontrei aquele estímulo necessário para me motivar e dar força pra continuar. Ali foi o comecinho do Gui Tank que hoje muita gente conhece.

Hoje, só no Instagram você tem mais de 2,6 milhões de seguidores, no Tik Tok 7,4 milhões e no seu canal do Youtube, mais de 2,7 milhões de inscritos. Como você chegou a estas marcas?

Gui: Estou há quase 6 anos na internet, criando conteúdos diariamente. Dei a sorte de me encontrar nas redes através da cozinha e receitas divertidas. Há mais ou menos 2 anos viralizei muito, alcançando mais de 100 milhões de visualizações

“Nos conhecemos numa academia de bairro, em Osasco, me apaixonei logo na primeira vez que a vi. Ali já sabia que um dia iria me casar com ela.”

Gui Tank

mensais. Isso impulsionou muito meu crescimento como criador de conteúdo. Além da formação em artes cênicas, fiz um curso técnico no Senac de apresentador de Tv. É uma formação bem densa e completa, muito focada na parte prática da coisa. Então apresentei diversos formatos de programas, fui para as ruas entrevistar pessoas e fazer matérias. Foi uma experiência muito enriquecedora, que agregou bastante ao meu trabalho.

E a história de você ter feito parte do elenco de Malhação? Como foi isso?

"Tenho uma longa jornada em paralelo com a música: com 15 anos aprendi a tocar violão e guitarra, e desde então nunca parei."

Gui Tank

Gui: Nunca fiz malhação (risos). Tem uma galera que acha que eu fiz, aí fica rodando pela internet essa conversa, mas é fakenews (risos).

E como foi essa escolha pelo trabalho de ator depois do futebol?

Gui: Cresci em uma Igreja Evangélica, onde era constantemente incentivado a fazer trabalhos artísticos. Foi onde fiz minhas

E então voltou para as redes?
Aguardando o seu
primeiro Natal na Granja Viana

primeiras peças de teatro, onde aprendi a tocar guitarra, violão, bateria.

Conte mais sobre o seu caminho na música.

Gui: Tenho uma longa jornada em paralelo com a música: com 15 anos aprendi a tocar violão e guitarra, e desde então nunca parei. Há mais ou menos 3 anos tenho mergulhado em produção musical, entendendo e aprendendo um pouco mais sobre o mercado. Penso em lançar minhas próprias composições, talvez num futuro não tão distante.

Por que você escolheu a área da gastronomia para criar conteúdo? Sempre gostou de cozinhar?

Gui: Não fui eu quem escolheu a cozinha, foi ela que me escolheu. Nem mesmo cozinhava de fato. Foi algo muito natural pra mim, que já estava crescendo na internet, testando “life hacks” e vídeos virais. Eu experimentava aquilo para saber se realmente dava certo, fazia muitos truques caseiros etc. Estava indo tudo bem, mas sem muito destaque… Quando decidi tentar uma receita viral: um petit gâteau de airfryer. Eu fiz e a receita viralizou muito, algo como 10

milhões de views. Sempre tive esse jeitão engraçado e brincalhão nos vídeos, acredito que para o público que me viu ali na cozinha pela primeira vez, ensinando uma receita com uma pitada de humor, foi bem inusitado e engraçado. Desde então, não parei de fazer isso. E a partir daquele momento, meu instagram começou a explodir e crescer muito.

E você apresenta receitas saudáveis e práticas né? Isso foi uma escolha sua ou uma demanda do público?

Gui: Hoje em dia sim, costumo fazer receitas que realmente comeria no meu dia a dia. Tenho um lifestyle mais saudável, logo, consumo muito mais receitas fitness do que aquelas maluquices inusitadas lotadas de queijo ou chocolate, que me trouxeram até aqui (risos).

Você participou de uma competição do Masterchef com outros criadores da área e ganhou. Como foi esta experiência?

Gui: Sim, já havia participado como jurado de um episódio do MasterChef Confeitaria. Dessa vez eles me chamaram para cozinhar e competir com outros

criadores de conteúdo. Felizmente ganhei essa prova, com a receita de um carbonara que aprendi na Itália. Foi legal demais, os chefs elogiaram bastante a nossa dupla e ganhamos a prova. Realmente uma experiência marcante e desafiadora. É muito difícil fazer a receita ali, com tanta gente te olhando, os chefs pressionando, o tempo correndo no relógio… é realmente uma tensão bem grande! Ainda mais por fazer receitas na internet. Fica aquela sensação de “Quero ver se você sabe fazer isso mesmo ou é só brincadeira de rede social”. Um desafio incrível, que nunca esquecerei!

E já com sucesso na internet você voltou a investir nos negócios de marcenaria da família?

Gui: Como disse anteriormente, trabalhei quase 4 anos na marcenaria, no chão de fábrica, carregando chapa de MDF, ajudando e coordenando os marceneiros também. Meu pai e meu irmão prestavam serviços de reforma, quando decidiram abrir uma pequena marcenaria para complementar a renda. No início tinham 2 ou 3 funcionários e com o passar do tempo isso foi crescendo. Me recordo de estar a frente, juntamente

Gui e sua esposa Danielli.
Na cozinha, o principal cenário.
Rotina de fotos e flashes para campanhas de publicidade e entrevistas

Nos estúdios de gravação do MasterChef

do meu irmão Felipe, de quase 40 funcionários. Foi uma fase desafiadora e também de muito aprendizado. Em 2019 decidi abrir mão de tudo que tinha conquistado ali com minha família, para realmente me dedicar ao meu sonho de ser artista. Meu irmão continuou naquela caminhada e, para a nossa surpresa, os rumos se reencontraram.

Hoje, somos sócios e criamos o Grupo FG, com duas lojas de Marcenaria de Alto Padrão (Alphaville e Perdizes). Já estamos lançando nossa linha de exportação e também outros projetos no setor de Tecnologia e Inteligência Artificial. Tem sido uma jornada incrível e as redes sociais têm impulsionado muito os nossos negócios.

E qual é o Gui mais bem sucedido e realizado? O empresário, o ator, ou o criador de conteúdo?

Gui: Não faço essa distinção, acredito que tudo caminha em conjunto e uma frente impulsiona a outra. E quero fazer ainda mais coisas, minha mente é muito criativa, estou sempre inventando algo novo!

Não é um pouco desgastante atuar em tantas frentes?

Gui: Sim, é desgastante, mas tento sempre manter o equilíbrio entre trabalho, família, saúde física e mental… Não deixo de praticar meus hobbies, de cuidar do meu corpo e da minha mente.

Qual é a rotina de produção de conteúdo de vocês?

Gui: Hoje em dia está bem mais leve, diminuímos muito a frequência, até por conta de todas as outras frentes que estão rolando ao mesmo tempo. Tenho gravado duas ou três vezes por semana no máximo.

Vocês integram o elenco de uma agência de criação de conteúdo. O que é o trabalho de vocês e o da agência? Quem cria os roteiros, por exemplo?

Gui: Fazemos parte da Play9, que conduz toda a nossa demanda comercial que vem das redes sociais. Eles gerenciam todo atendimento ao cliente, desde orçamentos até o contato diário durante as entregas publicitárias. Os roteiros são nossos. Acredito que é uma parte que ainda deve ser mantida nas mãos dos criadores, para que os conteúdos não percam a essência do criador.

Você é casado com a Danielli Cristina que também é criadora do conteúdo. Como vocês se conheceram?

Gui: A Dani tem papel fundamental em

Infância feliz em Osasco
Com Danielli, da adolescência à maturidade profissional: uma companheira em todos os momentos importantes da vida.

toda a minha caminhada. Estamos juntos há quase 12 anos. Ela viveu todas as fases comigo, desde a época em que eu estava na corrida para me tornar um jogador profissional, até hoje, onde diariamente comemoramos diversas conquistas, como essa da casa própria e morar na Granja Viana. Ela ama decoração e moda. E tem crescido muito a sua base de seguidoras na internet. É muito legal ver tudo isso acontecendo também na vida profissional dela. Nos conhecemos numa academia de bairro, em Osasco, me apaixonei logo na primeira vez que a vi. Ali já sabia que um dia iria me casar com ela.

Têm filhos?

Gui: Ainda não, mas já está nos planos! (risos)

No seu feed também tem alguns posts com a Danielli. Sempre foi assim? Cozinha e casal?

Gui: Não, de fato, começamos a postar mais em collab há 1 ano. Antes disso, raramente a Dani aparecia no meu perfil. Mas, tem sido bem legal, tenho explorado muito essa nova vertente do meu trabalho.

Moram há quanto tempo na Granja Viana?

Gui: Nos mudamos há uns 6 meses, morávamos em um apartamento no centro de Osasco. Viemos para cá, pois como eu cresci na região oeste, já conhecia as redondezas, a tranquilidade e as belezas da Granja Viana, somos muito caseiros, estamos amando morar aqui.

O que vocês já conhecem da Granja Viana. Que lugares costumam frequentar?

Gui: Além dos Shoppings e padarias que a gente ama, costumamos ir a alguns restaurantes da região. Tem uma lasanha top, num restaurante Italiano por aqui… Lembra muito uma que comemos na Itália na nossa última viagem. Adoro ir lá e pedir o mesmo prato sempre.

Quais são os seus planos para 2026?

Gui: Tem muita coisa acontecendo, vou lançar essa nova frente em tecnologia. Estou preparando 2 apps que vão mudar

muita coisa (em mercados diferentes, os quais não posso dar spoiler (risos). Tenho plena convicção que serão também projetos vitoriosos, tanto quanto minha carreira na internet e meus outros negócios.

Pra terminar, que receitinha você sugere para o Natal?

Gui: Estou preparando uma receita maravilhosa para o Natal, que é uma espécie de “Torta Tiramisu com Chocotone”. Não deixem de conferir nossas redes sociais, acredito que já já estará no ar pra vocês fazerem em casa também! Vai ser sucesso!

“Em 2019 decidi abrir mão de tudo que tinha conquistado ali com minha família, para realmente me dedicar ao meu sonho de ser artista.”

Música e futebol são outras duas paixões do influencer

Instagram: @gui.tank

TikTok: @guilhermetank

Youtube @GuilhermeTank

Com a apresentadora
Ana Maria Braga, uma inspiração!
Siga os perfis do Gui nas redes sociais:

Gente Nossa

Cotidiano

MARCOS SÁ palestrante e consultor de propaganda e marketing, com especialização na universidade de Stanford, California, EUA.

#linacircuito #circuitocotidiano #marcossanacircuito #cronicasdacircuito #nossagente #gentenossa

DRS: DR, NÃO DE DOUTOR, MAS DE "DISCUTIR O RELACIONAMENTO " OU DE DISCUTIR A RELAÇÃO

Essas duas letrinhas inocentes escondem as dificuldades de um bom relacionamento. Há casais em que os parceiros/as vivem procurando pêlo em ovo, há casais que negligenciam as dores e não percebem a casa caindo, e há casais que regam as relações diariamente para que elas se tornem longevas e saudáveis.

Afinal, "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e até que a morte nos separe" é o juramento que se faz numa união.

O segredo para uma união prazerosa, saudável e plena de felicidade é... Ah! Se eu soubesse, estaria milionário vendendo a fórmula preciosa. Mas, e sempre tem um, há uma analogia muito interessante que abre caminhos para uma reflexão sobre o assunto. Trata-

se de uma comparação sobre uma partida de tênis versus uma partida de frescobol ou raquetinha. Segundo essa premissa, há dois tipos de casamentos: os casamentos do tipo tênis e os casamentos do tipo frescobol.

Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa.

Vamos aos jogos. O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro; o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário,

e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada, palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper e derrotar.

O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa

pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra, pois o que se deseja é que ninguém erre.

O erro de um é um acidente lamentável e que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir. E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância, começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos.

A bola são as nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho pra lá, sonho pra cá.

Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada e destroem todos os propósitos. Desta forma marcam constantemente superioridade.

Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como

bolha de sabão. O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.

Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração. Ninguém ganha para que os dois ganhem. E se deseja, então, que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim.

Que mais casais joguem frescobol no jogo da vida! E sejam felizes!

Gente Nossa

Circuito de Vinhos

#linacircuito

PAULA PORCI é consultora, palestrante e colunista de bebidas. Participa de eventos como juíza de vinhos, sommelière. Certificada pela ABS-SP e AIS-FR e fundadora da Confraria das Granjeiras.

A Explosão

DO VINHO NACIONAL

Por muito tempo, quando alguém falava de vinho brasileiro — especialmente no imaginário de consumidores e críticos — vinham à mente a Serra Gaúcha, Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos. E com razão: foi nessa região que a viticultura nacional germinou sua força, com tradição e vinícolas consolidadas há décadas. Mas algo mudou: o mapa nacional do vinho fino está se redesenhando. Hoje, vinícolas despontam em regiões pouco tradicionais como Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e até mesmo no Planalto Central, com projetos ambiciosos, modernos e com forte apelo ao terroir local. Trata-se de uma verdadeira “explosão” do vinho nacional, que aponta para um futuro de pluralidade, identidade e ousadia.

Algumas iniciativas já merecem ser acompanhadas:

Vale do São Francisco (Nordeste): Maraví e Garziera

Talvez o caso mais emblemático dessa nova fronteira vitivinícola seja o Vale do São Francisco. Esses projetos enfrentaram desafios enormes relacionados ao calor do sertão. Hoje, a Maraví produz espumantes de grande sucesso e, recentemente, conquistou medalha de ouro no Concurso do Espumante Brasileiro 2025, uma competição realizada às cegas. Já a Garziera lançou sua linha premium intitulada Resiliente, em homenagem à trajetória de seu fundador, Jorge Garziera, e vem recebendo boas críticas.

Minas Gerais: Primeira Estrada e Maria Maria

Minas Gerais passou a figurar no radar após a descoberta, por Murilo de Albuquerque, da técnica da poda invertida, que viabilizou os chamados “vinhos de inverno”. Atualmente, há grandes apostas no terroir da região e diversos projetos de destaque. Primeira Estrada e Maria Maria foram alguns dos pioneiros, mas há muitos outros nomes relevantes no Estado.

Brasília: Vinícola Brasília

O cenário ainda é embrionário, mas apresenta sinais promissores. A região já produz vinhos finos de colheita de inverno, assim como Minas, mas com um terroir único do Cerrado. A Vinícola

#circuitodevinhos #paulaporcinacircuito #colunasdacircuito #nossagente #gentenossa
Estande dos vinhos do Vale do São Francisco
Estande de Minas (ProWine 2025)

Brasília foi inaugurada oficialmente em 2024, durante as comemorações dos 64 anos da capital, e já se tornou um importante ponto de enoturismo da região.

Bahia: UVVA

A Vinícola UVVA está localizada em Mucugê, na Chapada Diamantina (Bahia), a cerca de 1.200 metros de altitude. O terroir local combina clima tropical de altitude, noites frias e dias ensolarados, além de solos bem drenados, condições ideais para a maturação lenta e equilibrada das uvas. O resultado são vinhos elegantes, com excelente acidez natural e expressão aromática intensa, evidenciando o potencial da Bahia para a vitivinicultura de qualidade.

A Descentralização da Vitivinicultura

Um indicador que confirma essa efervescência recente é a última edição da ProWine São Paulo 2025, a maior feira de vinhos e destilados das Américas. O evento reuniu impressionantes 220 produtores de vinho nacional, com stands representando regiões que antes raramente apareciam de forma destacada. Minas Gerais, Vale do São Francisco e Santa Catarina, por exemplo, tiveram espaços próprios.

Esse movimento revela duas tendências marcantes: a descentralização da vitivinicultura brasileira, já que o “mapa do vinho fino nacional” não se limita mais ao Sul e Sudeste, e a crescente aceitação do mercado e do

Espumante Maraví, medalha de ouro de espumante nacional.

consumidor, com produtores apostando na presença de vinhos dessas novas regiões em eventos de porte nacional e internacional, impulsionados pelo aumento do interesse, da curiosidade e da demanda.

Com tecnologia, investimento e paixão, novas regiões começam a revelar um Brasil vitivinícola múltiplo, vibrante e em plena ascensão. O preconceito histórico em relação ao vinho nacional dá lugar ao interesse genuíno e ao consumo crescente de rótulos brasileiros. O futuro aponta para um mosaico de terroirs, em que cada garrafa carrega não apenas uvas, mas identidade, cultura e inovação.

Vinícola Brasília
Entrada da ProWine 2025

CULTURAL Circuito

#linacircuito #agendacircuito #circuitocultural #circuitodicas #radarcircuito

Você faz parte do elenco desde a temporada no Rio?

Pietro: Sim! Participei das audições e concorri com mais de 800 pessoas. Estreamos no Rio em junho e em São Paulo em outubro.

Rio ou São Paulo?

Pietro: As duas temporadas foram incríveis, mas o público paulista é especial, e o novo teatro ficou maravilhoso.

Como começou no teatro?

Pietro: No Colégio Rio Branco, onde fiz umas sete ou oito peças. Depois, me especializei em teatro musical no curso A Voz em Cena.

Planos para o futuro?

Pietro: Continuar nos musicais e retomar meus estudos em Letras e Libras. Quero dar aulas de teatro para pessoas surdas.

Essa ideia também surgiu no Rio Branco onde tive colegas surdos, do programa de inclusão.

Roteiros especiais para curtir com toda família

ÚLTIMOS DIAS PARA ASSISTIR AO MUSICAL HAIR

Depois de duas temporadas de muito sucesso, no Rio de Janeiro e São Paulo, a nova montagem do icônico musical Hair, símbolo do movimento hippie e da contracultura dos anos 60, entrou em seus últimos dias de apresentação: vai até 21 de dezembro no BTG Pactual Hall, antigo Teatro Alfa.

Entre os destaques do elenco está o ator Pietro Dal Monte, morador da Granja Viana, que conversou com a Revista Circuito sobre a experiência de estar em um dos maiores musicais de todos os tempos.

Hair

Teatro BTG Pactual Hall - Temporada: até 21/12

Sextas às 20h; Sábados às 16h e 20h; Domingos às 15h e 19h.

Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.
Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

OS VENCEDORES ENTREGA HUMOR E CRÍTICA SOCIAL

Os Vencedores, de Leonardo Cortez e Pedro Granato, encerra a Trilogia da Fuga mostrando a noite de um casal de classe baixa que precisa lidar com o patrão embriagado, revelando tensões familiares e sociais. Com humor e drama, a peça questiona desigualdades e ideologias de prosperidade, refletindo sobre sonhos frustrados, opressão e a busca por libertação.

Serviço:

Espetáculo Os Vencedores

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822. Até 14/12.

Sextas e sábados às 20h; domingos e feriados às 18h.

Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia), R$ 18 (credenciados do Sesc)

Vendas pelo site sescsp.org.br/ipiranga

MEMÓRIAS DE UM KIMONO

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil apresenta a exposição “Tecendo Histórias: O Imaginário dos Kimonos”, em homenagem aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Com curadoria de Emiko Nakashima e Leika Morishita, a mostra reúne cerca de 25 kimonos que retratam a trajetória dos imigrantes japoneses, revelando histórias, afetos e a fusão entre tradição e identidade nipo-brasileira.

Serviço:

Museu Histórico da Imigração Japonesa

Até 14/12/2025

Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo/SP. Visitação de terça a domingo, das 10h às 16h.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Quartas-feiras, entrada gratuita.

João Paulo Branco Martins

CREMESP 51925 | RQE 12379

Psiquiatria, Psicanálise

Luciana Bamonte

CREMESP 115653 | RQE 71310

Cardiologia e Clínica Médica

Úrsula Castelo Branco

CREMESP 145398 | RQE 106573

Infectologia

Vivian Mansur

CRN3: 26246

Nutrição Esportiva, Funcional e Estética

Ana Carolina Sallum

CREMESP 113097 | RQE 95934

Otorrinolaringologia adulto e pediátrica

André Minchillo

CREMESP 51660 | RQE 37484

Cirurgia Geral e Esclerose de Varizes

Andrea Santucci

CREMESP 101369 | RQE 36888

Claudia Zanetti Moura

CREMESP 80175 | RQE 37706

Neurologia Clínica

Claudio Lepera

CRM 70055 | RQE 106.111

Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva

Fernanda Erci Bauer

CREMESP 97620 | RQE 72858

Ginecologia e Obstetrícia

Luis Saporetti

CRM 78783 | RQE 124774

Geriatria e Medicina Paliativa

Patricia Aragão Morello

CRP 06/48628-0

Psicologia Clínica e Orientação Vocacional

Paula A. da Fonseca Canas

CRP 06/31987-8

Psicologia Clínica

Marcia Gomes Corrêa

CRP 61720

Psicologia Clínica, Terapia Cognitiva Comportamental

Marcio Ferraz

CREMESP 89357 | RQE 105119

Urologia, Saúde do Homem, Vasectomia, Medicina Preventiva

Monique R. Cantoni

CRM 106360 | RQE 105.131

Pediatria Geral

Camilo, 980 | Granja Viana Centro Comercial Granjardim

O livro Senna x Prost – a maior rivalidade das pistas, de Luiz Carlos Lima, revisita a disputa histórica entre Ayrton Senna e Alain Prost. A obra mostra duelos lendários, bastidores e personalidades opostas, além do contexto que transformou o confronto em fenômeno cultural, influenciando gerações no automobilismo.

APOLO: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A FAMÍLIA TRANS

O documentário Apolo, dirigido por Tainá Müller e Isis Broken, acompanha a gestação de Apolo e os desafios de uma família transgênero. Premiado no Festival do Rio como Melhor Longa Documentário e Melhor Trilha Sonora, o filme busca visibilizar maternidade e paternidade trans, questionando preconceitos, normas sociais e ampliando o conceito de família. Produzido pela Capuri, Puro Corazon e Biônica Filmes.

Na edição revisada de Família: urgências e turbulências, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella analisa os desafios da convivência e da educação em tempos digitais. O filósofo reflete sobre vínculos afetivos, presença consciente e equilíbrio entre o real e o virtual, oferecendo orientações para pais, educadores e cuidadores fortalecerem laços familiares e responsabilidade ética.

“CAMINHO”:

Conciliar casa, filhos, trabalho e autocuidado é o foco do livro Mulher – Guia Prático de Sobrevivência, de Rosângela Gessoni Publicado pela Editora Baraúna, a obra oferece orientações realistas para organizar a rotina, fortalecer a autoestima e buscar equilíbrio sem culpa, com relatos inspiradores de mulheres reais.

UM CONVITE VISUAL E ESPIRITUAL AO AUTOCONHECIMENTO

O fotógrafo e documentarista granjeiro Eduardo Quintino está lançando o livro Caminho, uma produção independente que reúne 60 fotografias e 15 histórias do Caminho de Santiago, na rota francesa. Fruto de duas peregrinações, a obra vai muito além do registro documental: é um ensaio sensorial sobre transformação, fé e silêncio. Dividido em três partes, o livro acompanha a jornada do peregrino — do isolamento inicial à descoberta de conexões e parcerias — por meio de imagens que evocam introspecção e luz. Com textos em português, espanhol e inglês, Caminho foi lançado em São Paulo, no Instituto Cervantes no dia 02/12. No dia 08/12, o Instituto também promoveu a exibição do documentário Caminho de Santiago. Quintino define a obra como um convite a “caminhar longamente, mergulhar em si mesmo e enxergar o invisível”.

Adquira o seu exemplar pelo instagram do autor: @quintinoeduardocalderan

Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.

Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

CANTINHO DA LEITURA*

COTIA JÁ TEM SEU TEATRO MUNICIPAL

Cotia ganhou oficialmente seu maior espaço para a cultura. Na tarde de 26 de novembro, o Teatro Municipal Regente Antônio Pio dos Santos foi inaugurado ao lado do Terminal Metropolitano, reunindo autoridades, artistas e moradores que lotaram o local para conhecer a nova casa das artes da cidade.

A cerimônia foi marcada por discursos, homenagens e uma apresentação vibrante da Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo, que emocionou o público com repertório que foi do cancioneiro popular ao clássico e MPB. O público aplaudiu de pé e pediu bis.

O prefeito Welington Formiga destacou a continuidade do projeto iniciado pela gestão de Rogério Franco e Ângela Maluf, reconhecendo o alto investimento, mas reforçando que educação e cultura são pilares essenciais. Ele também explicou que o teatro será administrado em parceria com a iniciativa privada para garantir sua manutenção e funcionamento.

Construído em área de 17 mil m², o espaço impressiona pela arquitetura moderna, acessibilidade e capacidade para 400 pessoas em poltronas bastante confortáveis, além de camarins, sala de produção, bilheteria e espelhos d’água, que deram um charme a mais à edificação.

O nome do teatro homenageia Antônio Pio, maestro e figura central da história cultural de Cotia, escolhido por indicação popular. Familiares e antigos integrantes da Fanfarra Regente Feijó estiveram presentes e celebraram o reconhecimento ao legado do regente.

Outras personalidades da cultura nacional e da cidade também foram homenageadas: o auditório levou o nome de Silvio Santos; os camarins e outros espaços levaram os nomes de Hebe Camargo, Rita Lee, Rolando Boldrin, Jair Rodrigues, Benedito da Congada e Eduardo de Barros Pimentel.

A programação oficial do teatro ainda será divulgada pela Prefeitura.

TEATRO EM NÚMEROS

Custo

Área construída:

17 mil m²

490 pessoas

Capacidade: Pé direito: R$ 28 milhões

9 metros no foyer e 22 metros a área do palco

Teatro Municipal Antônio Pio dos Santos foi inaugurado com emoção, música e memórias.
Saiba mais acessando o canal da Circuito na web.
Aponte a câmera do seu celular e faça a leitura do QR Code.

Estamos no novo endereço

Rua Mesopotâmia, 109 - Vianna Village, Térreo Granja Viana - Cotia, SP 11 4777-9644 11 95136-6762

Especialidades médicas | Exames laboratoriais Aplicação de medicamentos | Clínica Geral

Psicologia Meditação Coaching Constelação Familiar Massagens Acupuntura Hidroterapia Relax Aquático Rebirthing Terapia Floral Barra de Access Reiki

SUBLOCAÇÃO DE SALAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE 22 anos de atividades 1191092-2562 www.espacointegracao com.br

Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês/ SP. Terapia intensiva especializada em Gestantes e Puérperas ProMatre Paulista.

Cardiologia Geral/ Gestante/ Cardiologia do Esporte/ Valvulas/ Arritmias/ Envelhecimento Saudável

Espaço Vital Square - The Square Open Mall Rua Vergueiro 2045 - São Paulo Tel: 4612-5599 ou 11 91168-3023 | WhatsApp: 14 91004-4620

ANDREA RICO

OLHAR COMPARTILHADO

Seu ponto de vista sobre a região

ruas

Ipê colorindo as
de Cotia MARCOS VINICIUS SALVETTI
Meu Ipê florido MARGARETE SHIMADA
Nossa fauna granjeira HELAINE ANDRADE
Jaboticabeira Generosa PAULA PADMA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Circuito - Edição 307: Dezembro de 2025 by Revista Circuito - Issuu