3 minute read

O Poder da Imagem Pessoal

Consultores de Dourados explicam como a imagem pode ser decisiva para o empoderamento

Dizem que a primeira impressão é a que fica. E é mesmo! Estudos na área de comportamento humano mostram que a primeira impressão que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% no que é falado. Quer dizer, nós somos extremamente visuais e estamos julgando uns aos outros pela aparência.

Advertisement

Portanto, falar de empoderamento também passa pela imagem que transmitimos. Você já pensou sobre isso? Será que a imagem que você tem de si é a mesma que os outros têm? Será que sua aparência reflete aquilo que você realmente é, ou está transmitindo a mensagem que você deseja?

Quando passamos uma imagem desconexa, não coerente ou desleixada, estamos fechando portas para nós mesmos. Por isso, conversamos com consultores de imagens e visagistas de Dourados que fazem um trabalho superinteressante nessas áreas.

Daniel França é visagista e cabeleireiro. Ele orienta as clientes em relação à imagem, tanto nas vestimentas, quanto no cabelo. “Não existe padrão de beleza, existe padrão de estética. Então, avalio o formato do corpo, do rosto, entendo em qual momento a pessoa está vivendo, procuro saber qual imagem ela quer passar, para daí propor mudanças visuais que vão gerar consequências positivas na sua vida”, explica Daniel.

Para conhecer tudo isso, uma longa conversa é feita para que o profissional consiga identificar o temperamento da cliente. “O objetivo é esconder aquilo que não é tão legal e ressaltar o que a pessoa tem de melhor. Às vezes não precisa de uma mudança radical, pode ser a mudança de um penteado, por exemplo, o cabelo estava dividido ao meio e passa a ser colocado de lado. Parece pouco, mas, dependendo do caso, pode fazer toda a diferença”.

Laís Torres é consultora de imagem e personal stylist. Faz atendimentos pessoais, corporativos e para lojas. Quando é contratada, o primeiro passo é um longo batepapo. “A conversa é muito importante para eu saber quem é a pessoa, o que ela faz, do que ela precisa. Às vezes, nem a própria pessoa

sabe aonde quer chegar, ou qual imagem quer passar; mas, após essa conversa, conseguimos visualizar tudo de uma forma mais clara”, diz Laís.

Para a consultora, o principal erro das pessoas no quesito imagem pessoal é não se conhecer. “Espelham-se em pessoas erradas, que nada têm a ver com seu corpo ou com seu estilo de vida. As pessoas precisam compreender que cada um é um ser único e particular. Meu desafio é extrair a essência da cliente. Transformar essa essência em algo visual para que, quando ela chegue, as pessoas reconheçam quem ela é de verdade”, argumenta Laís.

Naiara Lima está entrando no mercado de consultoria de imagens e já chega trazendo novidades. Está montando uma loja diferenciada, que não apenas vende roupas, mas também oferece consultoria às clientes. O foco dela será atender mulheres de negócios. “A aparência é fundamental na carreira de uma pessoa, só que muitas mulheres não estão com a imagem alinhada com o cargo que ocupam. Então, aqui na loja, vamos ver qual cor fica melhor para ela, qual estilo, e ainda vou dar suporte em todas ocasiões especiais que ela precisar”, afirma Naiara.

A consultora adiantou alguns conselhos importantes que a pessoa precisa seguir para ter uma boa imagem profissional. “Primeiro é preciso considerar aonde você vai, qual ambiente, como as pessoas se vestem. Depois, colocar sua personalidade, respeitar seu estilo pessoal, pois originalidade conecta pessoas”, detalha Lima.

PEÇAS-CHAVE PARA O GUARDA-ROUPA DA MULHER

-Vestido preto -Saia Lápis -Jaqueta jeans -Calça Flare -Camisa branca

-Camiseta básica (T-shirt) -Cardigan Neutro

COMPOSIÇÃO DO GUARDA-ROUPA

40% Acessórios e calçados 10% Fast Fashion

50% Peças atemporais com seu estilo pessoal Fonte: Laís Torres

This article is from: