
3 minute read
Dermatologia IN FOCUS
IN FOCUSDERMATOLOGIA
Nesta edição, apresento o que há de mais atual em Dermatologia Médica às mulheres modernas, empoderadas e de atitude de Dourados!
Advertisement
Beautification é a nova tendência na Dermatologia Médica.
Uma associação de técnicas que objetivam deixar o rosto mais leve, menos cansado e mais atraente, que requer experiência profissional e bom senso, em contraste com as deformidades e aberrações faciais vistas em algumas pessoas submetidas à “harmonização facial”.
O beautification destaca os pontos favoráveis de um rosto e mantém a identidade fisionômica da pessoa. Realça os pontos de luz de um rosto, favorece os melhores ângulos naturais anatômicos. Nada de preenchimentos “over “, nada de “geração caxumba” (em referência aos formatos quadrangulares exuberantes em mandíbulas) e imagens distorcidas. Nada de “fábrica” de rostos iguais.
Trata-se de embelezamento natural e individual... mundiais. Realizado em consultório com ácido hialurônico, o material é colocado em pontos anatômicos estratégicos de sustenção da face, com melhora progressiva ao longo dos anos, comprovada após estudos que identificaram a integração do produto em receptores do tecido subcutâneo nesses locais.
Por meio de cânulas estéreis, todo o rosto pode ser trabalhado e o resultado é muito bonito, com a suavização de rugas, flacidez e melhora do contorno facial.
O Firm&Lift é outra técnica na qual o preenchedor é aplicado junto a bioestimuladores, promovendo o
tratamento imediato da flacidez cutânea, ao tempo que realiza um estímulo de colágeno para os meses subsequentes. Entre os bioestimuladores, produtos consagrados e usados há 15 anos, como o ácido polilatico ( Sculptra), além do skinbooster (Restylane) e hidroxiapatita de cálcio ( Radiesse) aparecem com novas indicações na face, pescoço, colo e mãos.
A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, vem com novos pontos de aplicação e integrando a biomodulação de face e pescoço, com diluições específicas para cada região anatômica.
Essas técnicas podem ser feitas na mesma sessão, com segurança.
Como todo procedimento médico, requer cuidados de anti-sepsia adequados e indicações corretas. Pessoas com doenças autoimunes em atividade, gestantes e sob a utilização de determinados medicamentos, ou que têm determinados produtos injetados na pele, não podem realizar esses realizar esses procedimentos, por isso a importância de consulta médica dermatológica prévia.


Com o exagero de grandes quantidades de produtos aplicados e técnicas inadequadas por profissionais não médicos, novas síndromes imunológicas têm surgido.
Complicações por má indicação, não observância das contraindicações, falta de preparo profissional ocorrem cada vez mais quando pessoas se iludem por preços baixos e fotos de antes e depois de redes sociais.
A capacitação profissional do médico dermatologista requer 6 anos de Medicina, 3 a 4 anos de residência médica em Dermatologia , aprovação em concurso para obtenção do título de Especialista em Dermatologia e pode ser aprimorada com mais 3 anos de Mestrado e mais 4 anos de Doutorado em Dermatologia. Não se aprende a cuidar Dermatologia. Não se aprende a cuidar da pele em cursos de finais de semana. da pele em cursos de finais de semana. O caminho é longo, com disciplina e O caminho é longo, com disciplina e muitas horas de estudo. muitas horas de estudo.
Em pleno século 21, o menos é sempre Em pleno século 21, o menos é sempre mais: mais elegante, mais natural e, mais: mais elegante, mais natural e, principalmente, mais seguro. principalmente, mais seguro.
Dra. Karla Sampaio
Médica dermatologista da SBD Mestre em Dermatologia Doutora em Dermatologia Professora de Dermatologia do curso de Medicina da UFGD
CRM 5898/RQE 3289
Tel: (67) 3422-0344/WhatsApp 9.9999-9127
Instagram: @dra.karlasampaio
Rua Oliveira Marques, 1409/401 – Ed MedCenter





