
2 minute read
Vai tosar seu Pet?
Confi ra as dicas para deixar seu bichinho lindo e pronto para curtir o verão
Tosa higiênica: pode ser aplicada a todos os cães para limpeza de partes específi cas do cachorro. Aparam-se os pelos da região genital, patas, barriga e, em alguns casos, entre os olhos. A intenção da tosa higiênica é evitar o acúmulo de sujeira nas partes mais suscetíveis a isso. Tosa bebê: ideal para cães de pelagem longa, como Lhasa Apso, Poodle, Shih Tzu, Maltês e Yorkshire. Essa tosa deixa o cão com, aproximadamente, a quantidade de pelos de um fi lhote. Os pelos fi cam mais baixos, mas seguem com um ou dois dedos de comprimento. É prática e tende a evitar pelos embolados. Facilita no manejo do cão e evita que o dono dispenda muito tempo com a escovação.
Advertisement

Tosa na máquina: a máquina, feita especialmente para tosa (não é igual à máquina de corte de cabelo), é passada pelo corpo do cão de acordo com a direção do pelo. As lâminas são de tamanhos diversos, variando de acordo com a raça e o tipo de tosa. Quanto mais os pelos fi carem embolados, mais curta deve ser a tosa de máquina. Dependendo do caso, os acabamentos são feitos na tesoura.

Tosa spitz alemão: O Trimming, tosa específi ca para Spitz alemão, assim como em todas as raças, é a tosa padrão para o Lulu da Pomerânia. Trimming vem de “trim”, que quer dizer “aparar” ou “cortar”. Consiste em retirar as pontinhas do pelo, bem longe do subpelo, para dar uma arredondada. Feita com tesoura e de forma bem delicada. É o “tirar as pontinhas” de todo o salão de beleza. Apesar de toda delicadeza, é importante esperar até que seu cãozinho complete um ano de idade e já tenha passado pela troca rigorosa de pelos dos fi lhotes.
Tosa Chow Chow: A tosa dessa raça exige atenção especial, pois os Chow Chows, assim como outras raças nórdicas e primitivas (Spitz Alemão, Huskie Siberiano, Malamute do Alaska, Samoieda), têm propensão a desenvolver Alopecia Pós-Tosa. Ela acaba se resolvendo sozinha, mas pode fazer com que o pelo em tosado nesses animais demore quase dois anos para voltar a apresentar crescimento normal. Para evitar o problema, é recomendado que a tosa seja o menos invasiva possível, pois, quanto mais curto o pelo, mais prejudicado é o isolamento térmico e maior a possibilidade de causar a Alopecia.
