
3 minute read
Coluna Celebrar com saúde e beleza by Dr Antonio Passoni
coluna Celebrar com saúde e beleza by Dr. Antonio Passoni
CELEBRAR COM QUALIDADE DE VIDA
Advertisement
Primeiramente, quero desejar um ótimo 2019 para todos nós. Muita paz, alegria, superações e realizações. Começamos este ano comentando sobre algo muito importante e que é o tema deste mês da nossa revista CELEBRAR: QUALIDADE DE VIDA.
Mas o que é qualidade de vida? Muitos acreditam que, quanto mais recursos financeiros temos, melhor será nossa qualidade de vida. Será que isso está correto? Nem sempre. Qualidade de vida é conseguir conciliar nossos vários papéis: pessoal, social, familiar e profissional. É saber levar a vida com otimismo, bom humor, pé no chão, resiliência, paciência e sabedoria. É saber cuidar da saúde física e emocional e buscar ajuda quando for preciso. É entender que é impossível ser feliz ou estar bem o tempo todo, que problemas aparecerão e que, se nosso estilo de vida for focado em qualidade de vida, teremos recursos psicológicos e físicos para lidar com eles. É também saber a hora de agir e a hora de desacelerar.
Dessa forma, uma volta de bicicleta pelo bairro ao entardecer pode ser mais prazerosa e trazer mais benefícios físicos e emocionais que o mesmo trajeto de carro, por exemplo. Às vezes, um cantinho de leitura e descanso desperta mais boas emoções e relaxamento do que um home theater com TV de 60 polegadas. Uma tarde de lazer com a família ou amigos poderá ajudar a recarregar as energias de forma mais eficaz do que uma sessão de compras. Coisas simples, mas muitas vezes negligenciadas na correria do dia a dia. MAS, E QUANDO A QUESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA CHEGA NA ALIMENTAÇÃO, O QUE DEVEMOS FAZER? Primeiramente, devemos também parar e repensar nossas escolhas e seus motivos.
Um dos pontos fundamentais em qualquer acompanhamento nutricional deve ser a melhora na qualidade de vida do paciente. Mas como? Melhorando a disposição e energia para as atividades do dia a dia. Melhorando ou mantendo os valores de exames laboratoriais que nos mostram como está em parte nossa saúde. Ajudando na conquista ou manutenção do “peso” ideal, entre outros. De um modo geral, para suprir as necessidades de nosso organismo, nossas refeições devem ser divididas em cinco a seis vezes por dia, podendo ser divididas em sólidas e líquidas, adequando-se à rotina de cada um. Quando pensamos em uma alimentação saudável e balanceada, devemos ter em mente o EQUILÍBRIO dos nutrientes MACRO (carboidratos, proteínas e gorduras) e MICRO (vitaminas e sais minerais) e nada melhor para atingir este equilíbrio que refeições com alimentos VARIADOS, não só produtos alimentícios industrializados. Segue um exemplo de como poderia ser a alimentação diária de uma pessoa com percentual de gordura e massa magra adequados, focando as refeições no equilíbrio nutricional: CAFÉ DA MANHÃ: para começar o dia com gás total Opção 1: torradas de pão integral com requeijão light + ovos mexidos + suco verde.
Opção 2: tapioca de frango desfiado, rúcula, tomate cereja e creme de ricota + suco de laranja (ou a fruta). COLAÇÃO: matando aquela fominha das 9h30 - Morango + iogurte grego. ALMOÇO: uma refeição top para aguentar mais meio dia de trabalho.
- Salada de folhas variadas + legumes cozidos + arroz integral ou mandioca cozida + feijão ou lentilha + carne bovina grelhada + uma fatia de abacaxi. LANCHE: preparando o corpo para a atividade física das 18h
Opção 1: bolinho de batata doce, recheado com frango e requeijão light + chá verde com abacaxi (frio). Opção 2: sanduíche de pão integral, frango desfiado, creme de ricota, ameixa seca picada, castanha triturada, rúcula e tomate + café.
JANTAR: recuperando o corpo da atividade física sem sobrecarregar nas calorias - Salada de folhas variadas + legumes cozidos + frango ou peixe grelhado/assado/cozido + grão-de-bico ou lentilha. CEIA: para aqueles que dormem tarde e sempre querem atacar a geladeira antes de dormir - Iogurte com chia ou suflê de abobrinha.
IMPORTANTE: este exemplo de um dia alimentar foi pensado em indivíduos saudáveis, com percentual de gordura adequado, que trabalham e realizam atividade física. Para outros propósitos e objetivos, procure um profissional nutricionista para que, juntos, possam elaborar um plano alimentar que supra suas necessidades nutricionais, esportivas e sensoriais (sabor) para assim conseguir atingir seu objetivo. Não se esqueça: QUALIDADE DE VIDA exige um objetivo a longo prazo e um repensar de escolhas. A questão não deve ser: eu posso, mas sim, eu devo? Um grande abraço e foco na qualidade de vida.
Antonio Passoni CRN 11585 Celular: (67) 9 8167 - 0880