4 minute read

Conheça Israel

Israel: A Terra Santa

Israel é um país novo, em um dos lugares mais antigos do planeta. Jerusalém: o centro espiritual do mundo. Ao todo, tem 800 mil habitantes, e três mil anos de existência.

Advertisement

Para quem gosta de visitar lugares históricos, esta edição da Coluna Celebrar Onde é um atrativo para os olhos e, para atiçar ainda mais sua curiosidade, vamos falar de um dos roteiros mais prestigiados pelos religiosos. Um cruzeiro pela Terra Santa. Uma viagem cheia de significados espirituais e históricos, seja para cristãos, judeus ou muçulmanos.

A Terra Santa é formada por partes de Israel, da Cisjordânia e da Jordânia. Nesses locais, passa a maior parte das histórias bíblicas. Para os cristãos, a Terra Santa, ou Galileia, é o local do nascimento, pregação, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Para os judeus, ela é a Terra Prometida, onde estão suas cidades mais sagradas, como Jerusalém, Hebron, Tzfet e Tibérias. Para os muçulmanos, o local também tem muito significado e é citado diversas vezes no Corão. Todo ano, milhares de pessoas peregrinam pela Terra Santa.

Ao longo de milhares de anos, Jerusalém tem sido reconhecida como um ponto geográfico de encontro entre o homem e Deus. Por trás das muralhas da cidade antiga, estão locais sagrados de três das mais importantes religiões do mundo. A Celebrar sempre entrevista alguém de Dourados que tenha ido até o destino da nossa reportagem. Desta vez, conversamos com Márcia Regina da Silveira, empresária e agente de turismo, que já foi quatro vezes para lá e promove excursões. Ou seja, tem propriedade para nos dar várias dicas sobre esse passeio incrível! Confira:

Celebrar: Como e quando começou a fazer excursões? Márcia Regina da Silveira: Comecei a fazer, informalmente, peregrinação, em 2009, a convite do Dunga, um amigo missionário da Comunidade Canção Nova.

Celebrar: Para Israel você já foi quatro vezes, né? Como foi que escolheu este destino? Márcia Regina da Silveira: A opção do destino Israel (Terra Santa) foi por conta do anseio em não só conhecer, como levar as pessoas também. Sempre tive curiosidade e vontade. Reportagem: Miriam Névola

Muro das lamentações, o local mais visitado! Para os judeus, o muro das lamentações é o lugar mais sagrado do mundo. Os imensos blocos de pedra são o que restou do templo dos judeus, destruído pelo imperador romano Tito, no ano 70 d.C. O muro e a praça, em frente a ele, vivem tomados de peregrainos. Para os judeus, lá está o coração de Jerusalém

até o “Jesus Crucificado”. Também tem a Basílica da Anunciação, o Mar Morto, o Mar da Galileia, Cafarnaum, o Rio Jordão e, especialmente, o MONTE TABOR, que é o “Título” que hoje damos à Peregrinação.

Celebrar: Como é a culinária da região? Márcia Regina da Silveira: Culinária Judaica, uma das mais famosas do mundo. Cozinha muito rica, saudável e com uma variedade maior de grãos, frutas secas, azeitona, ervas, muita ervas, peixe e azeite de oliva. Fantástica! Todo Israelense é amante do Homus, Falafel, um dos melhores pratos da comida israelense, que vem da culinária árabe, influência mais dominante. Enfim, é muito difícil falar da comida árabe, devido à sua complexidade.

Celebrar: Como é a cultura? Márcia Regina da Silveira: A cultura é fortemente permeada pelas três religiões Monoteístas, ou seja, acreditam num só Deus. São elas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, as quais têm mais semelhanças do que diferenças entre si.

Celebrar: Em que época do ano é melhor para ir? Como é o clima? Quais tipos de roupa levar? Márcia Regina da Silveira: As melhores épocas do ano para ir são de Abril a início de Junho, Setembro e início de Novembro. O clima é ameno, não faz muito calor e nem muito frio.

Celebrar: Quais os benefícios de ir em excursão? Márcia Regina da Silveira: É a aquisição de cultura, de história, de espiritualidade... É você se conhecer, entender sua razão no mundo.

Celebrar: Quem quiser ir, o que precisa fazer? Márcia Regina da Silveira: Para quem quiser ir, estamos preparando uma Peregrinação, pela Agência Marcinha Viagens, com uma programação para Abril de 2018.

Celebrar: É uma viagem cara? Márcia Regina da Silveira: O custo-benefício vale a pena. A viagem se torna barata pela tamanha aquisição de conhecimento.

Celebrar: Dê três dicas para quem quer visitar Israel. Márcia Regina da Silveira: Preparar, na sua totalidade, corpo, alma e espírito. Levar roupas e calçados leves e muito confortáveis para viver uma experiência nunca vivida antes.

Informações sobre Israel

Área: 22.070 km² Capital: Jerusalém População: 7,95 milhões de habitantes (2017) Moeda: Novo Shekel israelense Nome Oficial: Estado de Israel Nacionalidade: israelense Localização: Oeste da Ásia (Oriente Médio) Fuso Horário: + 5h Clima: Mediterrâneo

This article is from: