REVISTA CÁSPER #26

Page 59

NA ESTANTE

Para acalentar os desassossegos da pesquisa em comunicação Métodos de Pesquisa em Comunicação. Luís Mauro Sá Martino. 320 págs, 70 reais. Editora Vozes, 2018.

Professora, por onde eu começo? Meu tema é relevante? Como escrevo meu projeto? Estes teóricos são os melhores? Posso publicar meu artigo quando terminar? Como funcionam os congressos? Estou inseguro com a minha escrita acadêmica...são tantas as inquietações de alunos e alunas quando começam a vida de pesquisadores! Em Métodos de Pesquisa em Comunicação: projetos, ideias, práticas, o professor da Cásper Líbero Luís Mauro Sá Martino organiza alguns destes desassossegos, tecendo diálogos e apontando caminhos de possibilidades. Ainda que uma primeira impressão possa sugerir que se trata de um ‘Guia Prático’, o livro é, na verdade, um desmanual. O olhar sensível de Martino dá conta de abarcar os principais momentos do processo de pesquisa, que faz por meio de um fio invisível que vai construindo tessituras de afeto com o leitor. Isso se dá, porque o livro é inspirado em episódios vividos por Martino na sala de aula e em suas orientações, como ele mesmo explica. A obra pulsa. Na primeira parte do livro, sobre a pesquisa em comunicação, o autor apoia uma reflexão sobre os primeiros passos de uma pesquisa. Na segunda parte, sobre o projeto de pesquisa, apresenta orientações preciosas sobre questões práticas, como a escolha do tema, o universo do orçamento, do cronograma e das referências. Na terceira parte da obra, sobre os tipos de pesquisa, fala das qualitativas e as quantitativas. Na quarta, sobre os métodos para conseguir dados. Em seguida, na quinta, explica as possíveis formas de análise de dados. Na sexta parte do livro, aborda a escrita acadêmica. E na parte sete, a vida acadêmica, discorrendo sobre as etapas da jornada, os eventos, as revistas e publicações, a relação de orientação, as bancas, as publicações, os orçamentos; e organiza dicas de como apresentar trabalhos e estudos.

Em um item especialmente relevante em contexto de aceleração social, Martino traz uma análise sobre como organizar o tempo de pesquisa em uma reflexão para além do cronograma, que nos provoca a pensar sobre saúde mental e ritmo de vida de quem se propõe a viver a sua pesquisa. Na oitava e última parte do livro, o autor se concentra na ética da pesquisa em comunicação, abordando a responsabilidade do pesquisador e episódios de plágio. Martino afirma que seu livro não é uma tentativa de “pensamento original”, nem de conclusão absoluta ou “definições fechadas” sobre a pesquisa no campo. Na apresentação e ao final de cada capítulo, ele honra as obras de referência na área e faz jus ao espírito gregário e colaborativo que evoca. Com sua humanidade e generosidade, Martino publicou uma obra que é um excelente guia para iniciar e nutrir aquelas boas conversas entre alunos e professores que originam os bons projetos de pesquisa em Comunicação. Um trabalho atual, para a afirmação da importância da pesquisa na área e para o agenciamento de novos pesquisadores e pesquisadoras, interessados em se conectar com este universo por meio de relações significativas, afetivas e sensíveis com o que já foi vivido por um Mestre que tem bastante a ensinar. (Michelle Prazeres)

CÁSPER

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.