vila nova de paiva | Cáritas da Paróquia de Queiriga
“O idoso é a nossa razão de existir” A Cáritas da Paróquia de Queiriga, no concelho de Vila Nova de Paiva, Viseu, a funcionar na Casa de Santa Maria, oferece o melhor cuidado para a sua população mais idosa através do centro de dia, apoio domiciliário e lar. A instituição faz a diferença e melhora a qualidade de vida dos utentes.
Direção da Cáritas da Paróquia de Queiriga
O dia a dia é feito de pequenos momentos, curtos instantes que definem a vida de quem está ao cuidado do Centro Social de Queiriga. Encontrámo-nos com o vice-presidente José Luís Santos, a quem o Padre Augusto Gomes passa a palavra, por confiança e porque o primeiro está presente desde a origem da instituição. Questionado acerca da missão da Cáritas da Paróquia de Queiriga, responde que procura “dar o melhor acolhimento possível” aos utentes do mesmo e “colaborar para a sua longevidade”. Refere-se a cuidados com a higiene, alimentação, medicação que é tomada de forma rigorosa, mas também entretenimento. “Durante a semana, todas as manhãs são preenchidas com atividades lúdicas. Desenho, cultura, ginástica adequada… É uma colaboração que temos com a Câmara Municipal”. Tudo é feito para proporcionar ao idoso um quotidiano estável e agradável. O vice-presidente refere que está presente em quase todas as refeições “para falar um bocadinho com eles”. Constantemente em cima do acontecimento, procura saber o mais possível sobre aqueles que estão ao seu cuidado. Afinal, são como família. “Esta freguesia tem como característica uma população predominantemente emigrante e os emigrantes procuram-nos com frequência para deixar cá os seus familiares. Têm um grande apoio nesta
80 REVISTA BUSINESS PORTUGAL
instituição. O idoso fica à nossa responsabilidade. Partem com a certeza de que os seus familiares ficam bem entregues”. Também no apoio domiciliário procuram saber qual o estado do idoso, através do colaborador que vai servir a refeição e fazer a limpeza, e comunicam à família. De um modo geral, as famílias dos idosos reconhecem que a instituição não falta com o apoio em todas as circunstâncias, sentem que os familiares são bem tratados e agradecem. Na sociedade atual, a esperança média de vida está cada vez mais longa. Nesse aspeto, o centro social desempenha um papel muito importante. O aparecimento da instituição melhorou muito a qualidade de vida do idoso. Atualmente, o lar conta com sete ou oito utentes acima dos 93 anos e até um com 100 anos! A fundação deve-se ao falecido Padre Donato de Almeida e Cunha e teve origem numa pequena casa que funcionava como a sopa dos pobres. Corria o ano de 1981 quando o referido Padre Donato pede ao seu afilhado, José Luís Santos, a José Custódio, a João Lopes, a Ricardo Encarnação e a Maria Marques para colaborarem com ele. Deitaram “mãos à obra” e nasceu o centro de dia e apoio domiciliário para os cidadãos de mais idade da freguesia de Queiriga.