REVISTA BUSINESS PORTUGAL INOVAR PARA CRESCER
a Junius é que consiga atingir no próximo ano uma faturação de 10 milhões de euros e em 2016 estar a faturar 20 milhões. Números que, segundo o CEO, são bastante optimistas mas possíveis porque, como explica, “esta multiplicação já foi feita”. Para este ano o objetivo desta unidade é chegar aos 5 milhões de euros de faturação e produzir uma média de 7500 peças por dia. A qualidade, diz José Vilas Boas Ferreira, nem se põe em questão, já que é a máxima do grupo que tenta vender o inatingível. “Peças são sonhos e nós queremos vender muitos sonhos”, remata o CEO.
Valérius: Um grupo em crescimento Embora tenha iniciado a sua atividade em 1987 com a criação em Barcelos da Valérius – Têxteis, SA, o Grupo Valérius é formado apenas em 2010 com o intuito de organizar as participações sociais que a família Vilas Boas Ferreira detinha na sua carteira de investimentos. O grupo tem vindo a crescer nos últimos anos contando hoje com sete empresas no setor têxtil: a Valerius, a Erius, a Junius, a Clothius, a Rio Mau, a Tervemar e Alivana. A sua atividade têxtil assenta na produção de vestuário exterior em malha, fabricando uma gama diversificada de artigos direcionados para homem, senhora e criança, essencialmente para exportação. São fabricadas por dia cerca de 22 mil peças que têm como destino a exportação, para quatros continentes. Utilizando materiais inovadores – Seacell – fibra que incorpora algas, aproveitando os efeitos benéficos para o bem-estar do consumidor, e investindo em novas
32
tecnologias, o grupo Valérius está a consolidar a sua aposta nos mercados internacionais, na distribuição e reforço da sua carteira comercial, visando assegurar a sua competitividade de forma sustentável a longo prazo. Com representação em Espanha através da Valérius España e em Inglaterra com uma parceria comercial local, o grupo marca a sua presença tendo ainda na sua força comercial, para além de diversas equipas multidisciplinares radicadas nas empresas produtivas, um grupo de colaboradores denominados de “comerciais avançados” sendo estes nativos dos mercados onde atuam. “Estando no coração do cliente e respondendo com eficácia às suas necessidades estes “comerciais avançados” passam ainda uma semana por mês nas fábricas do Valerius Group conseguindo o grupo, desta forma, uma simbiose quase perfeita entre as necessidades do cliente e as condições e interesses das fábricas”, pode ler-se nas informações disponibilizadas pelo grupo à revista Business Portugal. Estes comerciais estão presentes na Alemanha, Benelux, França, Itália e ainda em Espanha e Inglaterra. O grupo, situado no concelho de Barcelos, tem no setor têxtil um total de 625 trabalhadores contratados de forma direta, sendo que a estes se somam os indiretos, através da subcontratação, que rondam as 1000 pessoas. Em 2013, segundo dados disponibilizados pelo grupo, o Valerius Group faturou um montante de 27,5 milhões nas diversas unidades de negócio têxtil. A totalidade das vendas teve como destino o mercado estrangeiro.