Revista Business Portugal Fevereiro 2019

Page 86

DC-PV

“SOLAR FOTOVOLTAICO É A ENERGIA MAIS BARATA DO MERCADO” Sediada em Faro, a DC-PV possui um know-how técnico e experiência em construção de parques solares fotovoltaicos de grande dimensão e em sistemas de autoconsumo para empresas. A Revista Business Portugal entrevistou Miguel Ornelas administrador, para conhecer melhor um setor em expansão que está a mudar o paradigma de produção e consumo energético.

N

o mercado desde 2012, a DC-PV é uma empresa de engenharia do grupo Asunim que se dedica exclusivamente a projetos de energia solar fotovoltaica em Portugal e no estrangeiro. Miguel Ornelas, administrador da DC-PV explica que “a empresa Turca do grupo precisava em 2012 de trabalhos de engenharia especializada para os sistemas fotovoltaicos e nós surgimos inicialmente para lhes dar apoio”. Esta parceria concentrou-se na Turquia e permitia “haver uma empresa do grupo com engenharia europeia que supervisionava todas as etapas da obra”. Se por um lado a empresa ficava ainda mais especializada, por outro o grupo ganhava com um parceiro de referência que se estendeu posteriormente para os projetos no Egito e Dubai.

Especialistas em solar fotovoltaico Os projetos deste setor são habitualmente centrais de produção de energia em grande escala que alimentam a rede elétrica pública ou sistemas de produção de energia para autoconsumo das empresas. Em ambos os casos são necessários cálculos complexos e recurso a softwares específicos para maximizar a produção de energia e desenhar um sistema ótimo. Independentemente da finalidade: “os sistemas fotovoltaicos podem-se instalar em qualquer terreno, são feitas adaptações ao tamanho, inclinação e orientação dos painéis ao local de implementação. Todos os detalhes passam pela nossa equipa de engenharia, nomeadamente o layout do projeto, as memórias descritivas, os cálculos de

84 | Revista Business Portugal fevereiro 2019

produção e económicos, entre outras componentes que o próprio sistema obriga”. Posteriormente, quando os sistemas são vendidos e começam a ser implementados, é imprescindível realizar a segunda parte do trabalho: fazer a verificação no local durante as fases críticas da obra e executar parametrização dos aparelhos que vão possibilitar arrancar a produção de energia. Exclusivamente portuguesa, a DC-PV considera-se uma empresa “atípica em Portugal e sobretudo no Algarve”. Quem trabalha com solar fotovoltaico acaba por abraçar outras áreas, algo que o administrador quis contornar face à potencialidade do setor já que, apesar de alguns contratempos, esta energia está a crescer e Miguel Ornelas acredita que a internacionalização da empresa dará mais força à atividade.

Autoconsumo industrial As empresas portuguesas estão cada vez mais preocupadas com o consumo energético e o elevado peso da eletricidade nas suas despesas mensais. Por isso, o investimento em painéis fotovoltaicos é cada vez maior.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Business Portugal Fevereiro 2019 by Revista Business Portugal - Issuu