a saúde do aparelho digestivo | manoph
Pela saúde do aparelho digestivo
A Revista Business Portugal esteve à conversa com o Profº Miguel Mascarenhas, diretor técnico da ManopH, a propósito da especialidade de Gastrenterologia. Conheça um pouco mais desta clínica da cidade do Porto que se dedica em exclusivo às doenças do aparelho digestivo.
sempre ser vistos com a rapidez e especificidade que estas patologias exigem.
Prof. Miguel Mascarenhas Diretor técnico
Considera que a população está sensibilizada para uma medicina preventiva, nomeadamente no que diz respeito às doenças do aparelho digestivo? Acredito que se têm dado grandes passos nessa direção. Os cidadãos estão em média muito mais esclarecidos em relação à saúde em geral. Os mais novos, especialmente devido ao trabalho realizado nas escolas. A nível da população com mais idade, foi muito importante a sensibilização actual para a realização da colonoscopia de rastreio do cancro colo-rectal, objectico de importantes campanhas realizadas pelas Sociedades Gastrenterologia, Endosocpia Digestiva e Coloproctologia. Claro que a medicina preventina na gastrenterologia não se limita a este tipo de rastreio, mas é essencial e forma uma face visível na campanha para que toda a medicina preventiva faça parte do quotidiano.
Que especialidades podemos encontrar na ManopH? A ManopH dedica-se exclusivamente ao diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo. O nosso foco é a implementação de técnicas diferenciadas e de ponta, em quase todas as sub-especialidades da Gastrenterologia. Na ManopH os doentes encontram uma resposta para quase todas as necessidades dentro desta área. Claro que realizamos também toda a endoscopia tradicional, mas o nosso principal objectivo é fazer sobretudo o que não se encontra em outros centros. Como está a clínica dotada a nível de recursos humanos e materiais? Para atingir este objectivo, é necessário um grande investimento para que possamos estar sempre na vanguarda. As nossas actuais instalações, inauguradas há dois anos, são constituídas por três pisos concebidos de raíz para a prática destas técnicas, nomeadamente o centro de endoscopia digestiva e o laboratório de estudos funcionais digestivos, onde dispomos do equipamento mais moderno da actualidade. Este investimento envolve também uma componente humana, de todos os colegas que que compõem o corpo clínico, que partilham esta paixão pela investigação e especialização nas áreas às quais se dedicam dentro da nossa estrutura. Quais as mais-valias que vos distinguem das demais clínicas? A nível técnico, a Enteroscopia por cápsula e enteroscopia por duplo balão para avaliação e tratamento do intestino delgado, que não é acessível através da endoscopia convencional. Outra grande área de diferenciação é a Ecoendoscopia (especialmente a biópsia guiada por Ecoendoscopia), essencial para o estudo, localização e estadiamento dos tumores do sistema digestivo. Por fim a motilidade digestiva, também chamada neuro-gastrenterologia, em que realizamos estudos que permitem caracterizar, sob o plano funcional, todo o tubo digestivo, nomeadamente a manometria, pHmetria, impedanciometria, estudos da incontinência e da motilidade intestinal. Também nos dedicamos muito às intolerâncias alimentares, por exemplo à lactose e fructose. Esta diferenciação técnica tornou-nos um centros de referencia não só a nível da Medicina Privada, como para Hospitais do SNS. A nível clínico, dispomos, além da consulta geral de Gastrenterologia, de consultas orientada especificamente para determinadas áreas, como as doenças funcionais digestivas, a Doença Inflamatória Intestinal ou a proctologia (tratamento médico e cirúrgico das doenças ano-rectais), de forma a que estes doentes possam
20 REVISTA BUSINESS PORTUGAL
Que outras informações considera pertinentes dar a conhecer aos nossos leitores? A ManopH tem também como uma das suas missões contribuir para a formação pré e pós-graduada a nível nacional e internacional. A nível pré-graduado, temos colaborado com instituições universitárias a vários níveis. A nível pós-graduado, destaco os nossos cursos práticos e os estágios observacionais. Organizamos anualmente o que batizamos de “Cursos hands-on”, em que convidamos internos de formação específica de todo o país para alguns dias de partilha intensiva do nosso “know-how”. Também temos recebido internos e especialistas de gastrenterologia e cirurgia colo-rectal, de hospitais nacionais e estrangeiros (Espanha, Brasil) para estágios reconhecidos pela sua diferenciação, em que têm contacto com técnicas não implementadas nos seus hospitais de origem, o que não só é um motivo de grande satisfação como creio que atesta o reconhecimento do grau de especialização que aqui conseguimos atingir.
R. de Sá da Bandeira 752, 4000-432 Porto Telefone: 22 207 6370 E-mail: manoph@manoph.pt www.manoph.pt