Revista Business Portugal | Julho '16

Page 54

municípios em destaque | freguesia de oliveira do conde

Património histórico e cultural de relevo

João Acácio Bastos Presidente

A Freguesia de Oliveira do Conde, concelho de Carregal do Sal, é composta por oito povoações, sendo uma das maiores do concelho. Além da sede de freguesia existem os lugares de Azenha, Albergaria, Alvarelhos, Fiais da Telha, Oliveirinha, Travanca de São Tomé e Vila Meã. Outrora sede de concelho, Oliveira do Conde recebeu o Foral de D. Dinis, em 1286 e D. Manuel, em 1516, permanecendo desde essa data Vila, a mais antiga do concelho de Carregal do Sal. Fomos conhecer uma das freguesias mais ricas da região em património histórico e cultural, numa entrevista ao presidente João Acácio Bastos.

54 REVISTA BUSINESS PORTUGAL

A região é o destino ideal para os apreciadores do património histórico, já que é rica em vestígios e monumentos, como explica o entrevistado, “temos o Circuito Pré-histórico FiaisAzenha com as suas antas, onde existe a Dólmen de Orca que é Monumento Nacional. A Igreja Matriz de Oliveira do Conde é uma das mais importantes do distrito de Viseu, onde está o túmulo Fernão Gomes de Góis, classificado como Monumento Nacional. Há vestígios históricos espalhados por todo o concelho, nomeadamente nesta freguesia. Existem diversas casas solarengas como a Casa Grande, Casa do Visconde”. Mas nem só de história vive a região, a freguesia de Oliveira do Conde é rica e reconhecida como uma das mais importantes na produção de vinho do Dão, “com as novas plantações de vinhas e os novos proprietários são produzidos vinhos de excelência. Neste momento, na freguesia existem cinco produtores engarrafadores que são: Quinta das Marias, Quinta Mendes Pereira, Magnum Vinhos, Quinta Ribeiro Santo e Quinta do Cerrado-União Comercial da Beira, cuja produção tem impacto na economia da região”, revela o interlocutor. Ainda no que diz respeito ao tecido económico da freguesia, “existe o Parque Industrial de Sampaio, onde estão sediadas as indústrias mais importantes do concelho, responsáveis por centenas de postos de trabalho”, revela João Acácio Bastos. Oliveira do Conde tem uma série de valências que permitem à população usufruir de vários serviços relevantes para a melhoria da qualidade de vida. Na freguesia existe “Centro de Saúde, Centro Educativo, uma Delegação da Cruz Vermelha, Caritas Paroquial com lar de dia e, nas antigas instalações do Centro de Saúde, um Pólo da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu – APCV e a Fundação José Nunes Martins-Lar de Idosos”, afirma o entrevistado. No que diz respeito à dinamização de atividades e eventos que promovem a cultura, a freguesia possui diversas entidades “incluindo três ranchos: o Rancho Folclórico Flores da Beira, de Travanca de São Tomé, o Rancho Infantil Cravos e Rosas e o Grupo Folclórico D’Alegria, ambos de Vila Meã. Temos a Associação Recreativa e Cultural de Oliveirinha (ARCO), que promove a prática do basquetebol, o NACO - Núcleo Juvenil de Animação Cultural de Oliveirinha, que tem uma excelente escola de teatro, que ombreia com o que de melhor se faz a nível nacional, a Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos (ARCA) que promove a natação, temos os Zés Pereiras que celebram o 1º de Maio, com almoço convívio, realizam as festas do Bussaquito, no lugar da Azenha, promovem as Marchas de São João e São Pedro que têm lugar no Parque do Cantinho

da Ribeira, em Oliveira do Conde e que juntaram as marchas de várias povoações do concelho, Travanca de S. Tomé, Fiais da Telha e Beijós. Temos ainda a Associação Recreativa e Desportiva de Fiais da Telha, Sociedade de Educação e Recreio de Oliveira do Conde, a Associação para o Progresso de Travanca de São Tomé e o Clube de Caça e Pesca Concelhio, sediado nesta freguesia”, destaca João Acácio Bastos. A completar o segundo mandato à frente dos destinos da freguesia, o presidente revela no que respeita às perspectivas de futuro, que “existem inúmeras ruas e caminhos por pavimentar, tendo sido feito um levantamento que resultou em 101 fotografias enviadas em ofício para a Câmara Municipal de Carregal do Sal, visto que estas obras são da competência deste organismo. Atualmente, está já a ser concluída a pavimentação da estrada entre Oliveirinha e Travanca de São Tomé e vai arrancar ainda uma outra, certamente este ano. Havendo ainda outras obras que têm de ser realizadas conforme as possibilidades. Neste mandato desejo ver concluída a remodelação da Praça Brasil Portugal, projeto que já está concluído pelo departamento de arquitetura da Câmara Municipal de Carregal do Sal” afirma o entrevistado, ressalvando que “reconheço que muitas das pessoas que reclamam melhorias, têm razão, mas os meios que temos ao dispor não dão para acorrer a todas as situações, tentamos sempre dar o nosso melhor”, finaliza.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Business Portugal | Julho '16 by Revista Business Portugal - Issuu