Revista Business Portugal | Abril '15

Page 102

REVISTA BUSINESS PORTUGAL AGENTES DE EXECUÇÃO, SOLICITADORES, ADVOGADOS E LEILOEIRAS

A excelência na advocacia na região oeste maria carlos rocha Com um percurso académico e profissional assinável, Maria Carlos Rocha assume-se como uma referência a nível nacional no que ao serviço da advocacia diz respeito. Com sede localizada em Leiria este escritório de advogados é especialista em assessoria jurídica, contencioso civil, direito bancário, direito civil, direito imobiliário, direito da família, direitos das sociedades e marcas e patentes. Em entrevista à Revista Business Portugal a advogada falou da sua evolução profissional e dos desafios atuais da profissão. bancária. A partir do momento em que a lei permitiu, começámos a realizar aqui no escritório atos administrativos, à semelhança do que os notários, as conservatórias ou solicitadores fazem. Ou seja: outorgamos documentos particulares autenticados de compra e venda, doação ou partilha, entre outros, em regime de balcão único.

maria carlos rocha Advogada

Como é que foi a sua evolução profissional? O meu percurso académico começou na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa em 1991, e terminou em 1998 com a conclusão do meu estágio na actual PMLJ tendo tido como patrono o meu Ilustre Colega Dr. José Miguel Júdice. Esta experiência na maior sociedade de advogados nacional deu-me uma grande bagagem e contribuiu decisivamente para a minha evolução profissional, dado que considero que um advogado tem que saber fazer de tudo. Por contingências pessoais regressei a Leiria sem nenhuma perspetiva de trabalho, e já nessa altura a comarca de Leiria tinha imensos advogados. Comecei então a colaborar com uma sociedade de mediação imobiliária de nível nacional, a qual se encontrava a recrutar jovens advogados e solicitadores para prestarem serviço de apoio jurídico. Nessa altura registou-se também um boom no mercado imobiliário que alavancou favoravelmente o início da minha atividade. Quais são os serviços que o escritório da Dra. Maria Carlos Rocha presta? Atualmente, este escritório de advogados é especialista em assessoria jurídica, contencioso civil, direito bancário, direito civil, direito imobiliário, direito da família, direitos das sociedades e marcas e patentes. Trabalho também em regime de avença com algumas empresas do distrito e naturalmente com clientes particulares. Em 2009 fui também contratada por uma Sociedade de Advogados para exercer funções de procuradora de uma instituição

102

O que é que mudou na advocacia ao longo destes anos? Pode-se dizer que desde 2009, e principalmente nas regiões interiores do país, o advogado está a ser mal remunerado. Devido a esse fato estou neste momento a procurar novos clientes para tentar colmatar alguns contratos de avença menos favoráveis para mim, do ponto de vista remuneratório. O trabalho não diminui, pelo contrário o trabalho é muito, não existe é uma correspondência entre o volume de trabalho que se tem e a remuneração que se aufere. Qual é a sua opinião relativamente ao portal Citius? Atualmente, este portal já se encontra em pleno funcionamento, mas aquando da introdução das alterações a que foi sujeito no decorrer do ano transato, foi um verdadeiro caos, deixando-nos completamente parados, tanto que no início do ano me encontrava a receber notificações de julho e agosto de 2014. Relativamente à reorganização judiciária considero que não foi bem pensada, porque por exemplo, atualmente um processo de família e menores tem que ser tramitado no Tribunal de Pombal, uma execução corre termos no Tribunal

de Ansião e um Processo de Insolvência no tribunal de Alvaiázere. Significa, pois, que um Advogado, atualmente se vê forçado a percorrer os caminhos de Portugal e realizar deslocações muito mais longas e dispendiosas. Como é que encara o futuro? Atualmente, sou a única advogada aqui no escritório e conto com a colaboração de duas licenciadas em solicitadoria. Vejo o futuro do escritório dependente da capacidade de angariar novos clientes e da conjuntura económica que o país atravessa. Os últimos tempos não têm sido fáceis, tem-se vivido alguma instabilidade, e o que me preocupa não é o trabalho, mas sim, ficar sem ele. Mas com 17 anos de profissão e experiência o futuro não me assusta e creio que tempos melhores virão.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Business Portugal | Abril '15 by Revista Business Portugal - Issuu