3 minute read

Lifestyle

Dica LIFESTYLE ESPERTA

A força do p ensamento

Advertisement

É tempo de olhar para dentro, priorizar a nós mesmos e aprendermos a direcionar os pensamentos para encontrar os caminhos certos.

Passamos por tempos difíceis. Embora esse período possa despertar sentimentos negativos, não podemos deixar o pânico tomar conta. Pelo contrário, o momento é de reflexão, de olhar com mais carinho para nós mesmos, de nos concedermos uma pausa para escutar nosso coração e recuperarmos as forças.

Para driblar pensamentos e emoções de baixa vibração, o coach Kartan Collet nos aconselha a compreender como funciona nosso cérebro. “Para entender como funciona a construção dos pensamentos, compartilho uma simples experiência. Se eu te mostrar um limão cortado, te pedir para você fechar os olhos e abrir a boca, provavelmente você começará a salivar. Mesmo sem eu precisar espremer o limão. Por que isso acontece? Porque seu corpo reage às informações que lhe apresentam, com base nas experiências vividas anteriormente”.

Sensações como insegurança, ansiedade e solidão, por exemplo, surgem dos nossos pensamentos, portanto, ao aprender a gerenciá-los, também saberemos como controlar nossas emoções e ações.

Hábitos para o bem-estar da mente

O COACH KARTAN COLLET LISTA EXERCÍCIOS QUE PODEMOS ADOTAR NA ROTINA PARA UMA MENTE SAUDÁVEL

A força do p ensamento

Na minha experiência, quando uma pessoa escuta a si mesma, não existe pensamento negativo que possa lhe parar.” KARTAN COLLET, coach

O grande desafio aqui é saber como direcionar o pensamento. Kartan afirma que estamos condicionados a certos hábitos. Quando repetimos um pensamento, ele se estabelece em nosso inconsciente e, mesmo sem perceber, sofremos influência dele. Nesse sentido, ao conduzirmos a atenção para coisas positivas, consequentemente teremos emoções e ações mais positivas.

“Se você quiser melhorar sua insegurança, ansiedade e solidão, você deve começar a gerenciar seus pensamentos. Observando-os e questionando- -os. Uma ótima pergunta a se fazer é: faz sentido eu pensar sobre isso agora? Vai me trazer boas sensações se eu permitir que esses pensamentos cresçam em minha mente? Percebendo que não, apenas mude o foco e sua mente te obedecerá, pois ela existe para te obedecer”, expõe o coach.

Caso essas ideias pessimistas insistam em voltar, a sugestão de Kartan é reprogramar. “Sempre que surgirem pensamentos negativos, respire profundamente, agradeça por sua mente funcionar tão bem e mude o foco, pensando em três coisas positivas com relação ao pensamento negativo. Podemos aplicar essa técnica de mudança de foco em tudo na vida, inclusive quando não temos dados precisos para assegurar que estamos certos. O objetivo é programar o inconsciente com informações construtivas e não ao contrário. Caso você persistir nessa técnica e, mesmo assim, você não perceber melhora, sugiro que busque um psicólogo ou psiquiatra para te apoiar pessoalmente”.

PRECISAMOS NOS CONHECER

Olhar para dentro também é preciso. Escutar a si mesmo pode abrir caminhos para definirmos objetivos e criarmos oportunidades. Dentro do possível, devemos tentar reservar ao menos alguns minutos do dia para fazer uma observação calma e honesta de quem somos e do que desejamos.

“O mundo está cheio de pessoas dizendo: faça isso, faça aquilo, compre isso, compre aquilo, etc. E são informações que nem sempre se aplicam para quem ouve. Por isso, incentivo as pessoas a aprenderem a se escutar, porque quando isso acontecer, você será responsável pela vida que está construindo. Na minha experiência, quando uma pessoa escuta a si mesma, não existe pensamento negativo que possa lhe parar.”

Essa autoavaliação deve ser uma prática constante. Kartan aconselha um exercício simples. Pergunte a si mesmo: como posso melhorar minha vida? Como posso melhorar a mim mesmo? Como posso melhorar meu trabalho? “Quando nos perguntamos, nossa voz interna começa a ser ouvida e, com isso, vamos alinhando nosso centro de poder interior. Dessa forma, passamos a viver a nossa própria vida. Aprendendo e evoluindo constantemente, do mundo interno para o mundo externo”.

Não se trata apenas de uma reflexão, mas de fazer escolhas conscientes. “Não existe uma fórmula perfeita, mas existe um histórico em você. Quando começar a perceber que esse histórico é cheio de informações preciosas, você verá que a fórmula está em você mesmo”.

1. Gerencie as informações que chegam até você.

2. Faça todos os dias suas orações, meditações, ou seja, utilize práticas que tragam confiança e fortaleçam você.

3. Alimentação saudável e exercícios são fundamentais para gerar os hormônios de bem-estar. 4. Seja um amigo fiel de sua respiração. Lembre-se que está respirando. O dia em que estiver consciente de sua respiração, você jamais será o mesmo.

5. Busque a qualidade do sono. Quanto mais saudável for seu sono, mais saudável será sua vida.