


![]()










SEU 4 SUÍTES COM
P E RS O N A L I DA D E
O ano tem 4 estações.
A natureza, 4 elementos.
E 4 são os pontos cardeais. Chegou a hora de você também ter um 4 exclusivamente seu. Quartier Horto Home Boutique. Estilo incomparável da André Guimarães.
Na região mais reservada e tranquila do Horto, a Av. Waldemar Falcão.
1 por andar Apenas 25 unidades
Plantas personalizadas por arquitetos renomados*
Aponte a câmera do seu celular para este QR CODE e sinta a atmosfera do seu Home Boutique. 71 99390.0002 www.quartierhorto.com
Empreendimento residencial, com memorial de incorporação registrado sob o R-10, da matrícula nº 68.658 do 3º Ofício de Registro de Imóveis de Salvador/BA (Art. 32, § 1º e 3º da Lei 4.591/64) e Alvará de Construção de nº 24578 expedido em 17/09/2024. Incorporadora responsável AG HORTO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE LTDA., inscrita no CNPJ/ MF sob o número 51.952.645/0001-65. Projeto Arquitetônico de Flávio Pereira Regis – CAU/ BA nº A29.116-1. Responsável Técnico: Daniel Sande Rodrigues da Costa – CREA nº 40095/D BA. A descrição exata do empreendimento consta do Memorial Descritivo e prevalece sobre o conteúdo desse material. As imagens e perspectivas elaboradas com recursos gráficos são meramente ilustrativas e não correspondem fielmente às condições naturais e construtivas do local e entorno do empreendimento. Mobiliário, acabamento, objetos e equipamentos são mera sugestão de decoração e não farão parte da unidade autônoma. As áreas de lazer e administrativas serão entregues mobiliadas e equipadas conforme projeto específico, mediante arrecadação de taxa de implantação prevista no Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda do imóvel. *A obra será realizada pela própria André Guimarães, mediante custo de execução.



CEP: 40.280-000. Projeto Arquitetônico de Tiago Martins Pereira – CAU/BR: nº A76.267-9. Responsável Técnico: Daniel Sande Rodrigues da Costa– CREA nº 40095/D - BA. A descrição exata do empreendimento consta do Memorial Descritivo e prevalece sobre o conteúdo desse material. Fotos meramente ilustrativas, algumas não ambientadas no local ou entorno do empreendimento. As imagens e perspectivas elaboradas com recursos gráficos são meramente ilustrativas e não correspondem fielmente às condições naturais e construtivas do local e entorno do empreendimento. As ilustrações artísticas de unidades e as plantas ilustrativas com sugestão de layout e decoração são apenas referências quanto à possibilidade de uso e modificação destas e sofrerão variação conforme a tipologia da unidade. Mobiliário, acabamento, objetos e equipamentos são mera sugestão de decoração e não farão parte da unidade autônoma. As medidas poderão sofrer alterações em razão da tipologia das unidades. As áreas de lazer e administrativas serão entregues mobiliadas e equipadas conforme projeto específico, mediante arrecadação de taxa de implantação prevista no Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda do imóvel. As imagens aqui representadas poderão não retratar fielmente as cores, texturas, brilhos e reflexos naturais, por se tratar de material impresso. Os pontos de comércio e serviços não integram o empreendimento e podem ser modificados ou encerrados em qualquer momento. A Incorporadora oferta a seus clientes produtos imobiliários, e não investimentos financeiros, e não garante valores ou créditos ofertados por agentes financiadores.
Como quem cria um novo estilo musical, o Grupo André Guimarães vem transformando Jaguaribe no mais novo polo de luxo da cidade. Um ritmo de exclusividade que teve no Nouvelle Bossa a sua primeira nota e segue agora com o Nouvelle Blues. Nesse show de sofisticação, o pal é seu.




















É com imensa alegria que apresentamos mais uma edição da Revista AMO , um espaço que celebra as histórias, os afetos e os movimentos que fazem do Canela um bairro vivo, pulsante e cheio de significado. Nesta edição, convidamos você a mergulhar em temas que refletem o nosso compromisso com a sustentabilidade, o convívio comunitário e a valorização do nosso patrimônio arquitetônico.
Falamos sobre a compostagem como uma alternativa simples e eficiente para transformar resíduos em vida, fortalecendo práticas sustentáveis que podem ser incorporadas à rotina de cada morador. Trazemos também uma matéria especial sobre os pais e mães de pet, nossos bichinhos cada vez mais presentes na nossa convivência cotidiana e que merecem reconhecimento por contribuírem para um bairro mais feliz e consciente da importância do cuidado com os animais.
Outro destaque é a matéria sobre o edifício sede da Reitoria da UFBA,
Pedro Araújo
Presidente da AMOCanela
Associação AMOCanela
Presidente | Pedro Araújo
Vice-presidente | Marcel Figueiredo
1ª Secretária | Angela Maria Nyffenegger
2º Secretária | Adriele Batista
instituição que tem papel fundamental não apenas na formação acadêmica, mas também na vida cultural e social do nosso bairro. Essa proximidade entre a universidade e a comunidade é uma das maiores riquezas do Canela, e queremos continuar fortalecendo esses laços.
Para 2026, nossa associação pretende seguir ampliando ações que unam sustentabilidade, cultura, segurança e bem-estar. Queremos fortalecer os projetos comunitários, ampliar a participação dos moradores e consolidar o Canela como um exemplo de bairro que cuida das pessoas, dos espaços e das relações.
Seguimos acreditando que o nosso bairro é feito de encontros, e cada morador é parte essencial dessa construção. Que o próximo ano venha repleto de boas notícias, conquistas coletivas e novas histórias para contar nas próximas edições da Revista AMO

1ª Tesoureira | Vilma Araújo
2ª Tesoureira | Fabiana Torres
Relações Públicas | Vinícius Almeida
Conselho Valda Sayah, Edmundo Paim, Susy Moreno


“Desejo muita paz, amor, saúde, prosperidade e muito dinheiro para todos.”Alba Patrícia
“Para o meu 2026, desejo momentos de autocuidado e descanso para que eu possa renovar minhas energias”, Achilles Nunes
Quais são os seus desejos para 2026? Os vizinhos do Canela que encontraram nossa reportagem, responderam a essa pergunta




“Quero que venha mais futuro para o povo, emprego, amor e respeito”, Maria da Glória Souza

“Cada novo ano é um presente de Deus. A Vitória é um dom, e cuidar dela é a nossa missão”

A comunidade da Vitória celebra a nova missão do padre Luís Simões Por Ananda Costa | Foto Rebeca Lima
“Foi uma surpresa.” Assim, o padre Luís Simões define o momento em que recebeu do arcebispo D. Sérgio da Rocha o convite para se tornar cônego da Arquidiocese de Salvador. Após mais de quatro décadas dedicadas à vida sacerdotal e ao cuidado com o próximo, o pároco da Igreja Nossa Senhora da Vitória foi reconhecido por sua trajetória de fé e serviço. “Há muito tempo não se nomeavam cônegos. Fico feliz por essa deferência, mas, no fundo, continuo sendo o mesmo: um padre a serviço.”
Há 23 anos, ele caminha junto à comunidade do Corredor da Vitória e vê, nessa nova missão, apenas mais uma forma de servir. “É mais trabalho, mais reuniões, mais responsabilidade. Mas o sentido é o mesmo: colaborar com o bispo e cuidar do povo de Deus.” Seu legado floresce também na Feira da Fraternidade, que chega à 44ª edição. “É bonito ver as crianças ajudando, crescendo com o valor da solidariedade. Isso é o Evangelho vivido.”

O que é ser cônego Reconhecimento da Igreja a padres que se destacam pela fé e serviço. O cônego integra o Cabido Metropolitano, que auxilia o arcebispo em temas litúrgicos e pastorais.

Quais são os seus desejos para 2026? Os vizinhos da Vitória que encontraram nossa reportagem, responderam a essa pergunta

“Que em 2026 possamos começar e terminar o ano em paz, e que o amor de Cristo toque profundamente o coração de cada pessoa.” Rita Amália

“Desejamos mais presença, coragem para ser quem somos, e liberdade de ser e sentir para realizar o necessário no momento certo”, Vanessa e Viviane Espírito Santo




“Eu espero que, independentemente das circunstâncias e adversidades, Deus esteja à frente, pois é Ele quem nos fortalece e nos guia pelo melhor caminho”, Renata Carvalho

2025 foi um ano que me atravessou por inteiro. Entregamos 29 publicações, conhecemos novos bairros, abrimos portas, ouvimos histórias que tocaram fundo. Vimos projetos nascer, outros florescerem, e descobrimos, mais uma vez, que cada bairro guarda um coração pulsante. Mas, apesar de tudo isso, foi um ano difícil. Houve dias em que desmoronei, duvidei do caminho, perdi o fôlego.
Sempre que isso acontecia, eu voltava a uma vivência que mudou minha trajetória: um encontro profundo, silencioso, onde ouvi, com clareza, a frase que sigo até hoje: “Pode ir. E fale de amor.” É disso que nasce a AMO: um veículo de comunicação positiva, que não existe para preencher páginas, mas para fortalecer vínculos. É publicidade com propósito, Par cei ros:

pertencimento, diálogo, encontro. É amor em movimento. Em 2025, mais pessoas se somaram a esse propósito: parceiros que acreditam no AMO Conecta, e uma equipe que entrega não só publicações, mas cuidado, intenção e verdade.
Também nasce aqui o Guia do Saber, pensado para ser degustado com calma. Cada página foi construída para inspirar, abrir horizontes, provocar reflexão. Porque a AMO é isso: uma conversa coletiva, feita de afeto e responsabilidade. E acreditamos profundamente que a educação é a base de tudo.
O Guia do Saber 2025 não coube dentro dele tudo o que queríamos dizer, e talvez isso seja o maior sinal de que estamos no caminho certo.




É disso que nasce a AMO: um veículo de comunicação positiva
No AMO Conecta, nosso estúdio no Costa Verde Tênis Clube, reunimos marcas que acreditam na força da conexão. Cada parceiro abaixo é parte dessa rede. Prestigie e apoie quem inspira e transforma.


Para 2026, seguimos crescendo. O Guia 2025 não coube em si – e isso é sinal de potência. Já estamos desenhando o de 2026, e teremos 30 publicações: seis no Horto e três em cada uma das nossas localidades (Aquarius, Cidade Jardim, Pituba Ville, Alphaville, Patamares/Greenville/ Jaguaribe, Vitória/Canela e Caminho das Árvores).
Vêm aí novos encontros, novas conexões, novas histórias. Somos tecidos juntos. E se, de alguma forma, nossas páginas tocaram você, convido: venha conversar conosco. O amor começa pela escuta. Participe dessa rede que fala bem, se apoia e se fortalece.
Para 2026, parafraseando Emicida: em 2025 eu morri… mas no próximo ano eu não morro. Estou pronta para viver. E termino com a frase mais bonita que existe, e que resume tudo isso: Eu te amo.
— Patrícia Magalhães


Colaboradores
Editora
Patrícia Magalhães
Jornalistas
Ananda Costa
Pedro Hijo
Samuel Barbosa
Tarcila Ferreira




Rebeca Lima
Designer
Gabi Oliveira Fotógrafos
Revisor
Carlos Amorim
Contato
editoraamo.com.br Instagram: @amo.digital
Quer anunciar nas revistas AMO? Entre em contato: Tel.: 71 99201-8977 e-mails: editoraamo@ gmail.com | patriciamagalhaes@ editoraamo.com.br
A editora não se responsabiliza por informações, conceitos ou opiniões emitidos em artigos, bem como pelo teor dos anúncios publicitários. Proibida a reprodução total ou parcial de textos e/ou fotos sem a prévia autorização da editora.

Etalvez seja por isso que cada ensaio e cada missa com o Coral Di Maria, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, soa como um encontro entre a fé e a vida. O grupo nasceu em 2019, quando o maestro, André Lorenzo, reuniu pessoas que queriam servir à Igreja de um jeito diferente: cantando.
“Era um grupo muito verde. As pessoas tinham muita vontade, mas nenhuma formação musical. Então começamos um trabalho de educação, musical e espiritual, para que cada um pudesse crescer”, conta o maestro André Lorenzo.
De lá pra cá, o Coral Di Maria amadureceu. Hoje, são 45 vozes que se encontram, semanalmente, movidas
pelo mesmo propósito: servir através da música. A equipe tem presença constante nas missas e também nas atividades da paróquia. Participa da Feira da Fraternidade, canta em eventos de Natal e, mais do que isso, faz parte da vida comunitária. “Eles não estão só nos palcos, estão nas barracas, nas missas, nas ações sociais. São pessoas que vivem a fé no dia a dia e o canto é uma extensão disso.”
Fé em forma de som
Para 2026, o grupo prepara uma comemoração especial pelos seus seis anos de fundação. O plano é realizar um grande evento musical e lançar um seminário de música e espiritualidade voltado à formação


Leia o QR code abaixo para acessar as



de novos cantores litúrgicos. “Queremos formar pessoas que sirvam à Igreja com amor e preparo. Que cada um deixe Deus falar através da música.”
Rafaela, por sua vez, olha para o futuro com esperança. “Espero continuar cantando e servindo com saúde e fé. Mesmo nas tribulações, sigo acreditando que quem canta reza duas vezes e quem reza nunca está só.”
Para quem deseja participar dessa família é simples, basta acessar o instagram @ coraldimaria e se inscrever através do link disponível. No dia da seleção, o futuro coralista passa por um teste simples de aptidão para ingressar no coral.

Veja mais sobre a história do coral no nosso Instagram! Acesse o Qr Code acima
Entre essas vozes está a de Rafaela Setenta, que encontrou no coral um abrigo em meio à dor. Ela entrou em 2021, num momento difícil da vida, quando enfrentava um problema de saúde na família. “Uma coralista me convidou para participar, e foi incrível. Hoje ela é minha madrinha de consagração. O Coral Di Maria me salvou.” Rafaela carrega uma lembrança que nunca vai esquecer. Foi no momento mais difícil que ela percebeu que não estava apenas em um coral, mas sim em uma família que lhe acolheu. “Minha mãe faleceu em 2 de julho. No dia seguinte o coral foi cantar na missa de corpo presente. Foi o dia mais doloroso da minha vida, mas também o mais bonito. Eles transformaram minha despedida em um momento de fé. Foi como se Deus me abraçasse através daquelas vozes.”
No coral, ela encontrou mais do que um espaço para cantar, encontrou um sentido. “Foi o coral que me fez querer sair de casa, voltar a sorrir, encontrar propósito. O canto é minha forma de oração. É como diz a frase atribuída a Santo Agostinho: ‘Quem canta reza duas vezes.’”

AMais do que estética, a face é estratégia. Conheça a atuação única da Dra. Elisa Marchesini na comunicação facial através da estética
Seu rosto fala antes de você. Ele transmite segurança ou dúvida? Aproxima ou afasta? A neurociência mostra que 93% da comunicação é não verbal — e a face é o centro dessa mensagem silenciosa. Atuando há 22 anos na área da estética, a Dra. Elisa Marchesini é fisioterapeuta, biomédica e dentista, tendo a face e a comunicação facial como paixão e especialidade. Ela realiza estética injetável com esse olhar direcionado para o que o rosto expressa. Assim, criou o método
Faces que Inspiram, que analisa músculos, microexpressões e padrões comportamentais para revelar o que sua imagem comunica.
“Atendi pessoas vistas como arrogantes, mas que estavam apenas tensas; clientes cuja rigidez facial transmitia frieza; pessoas cuja face não acompanhava sua transformação interna”, diz Dra. Elisa. Cada rosto é analisado de forma única expressão, história e propósito de comunicação. Seu atendimento não busca padrões estéticos, mas o alinhamento entre imagem e identidade. Em Salvador, mais de 300 pessoas já transformaram sua presença. E você? Sua face está contando a história que deseja viver?

@draelisamarchesini
71 9 8788-3611
www.elisamarchesini.com.br



Autoestima não tem gênero, tem cuidado, tem ciência e tem cirurgia plástica feita com excelência
Transformação com excelência: conheça o especialista em cirurgia plástica Dr. Sandro Queiroz Por Tarcila Ferreira | Foto Freepik
Jovens deixam de ir à praia, evitam roupas ajustadas e passam a esconder o corpo como se precisassem se proteger dos próprios olhares. O aumento das mamas em homens, conhecido como ginecomastia, afeta cerca de 30% dos adolescentes e jovens no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Uma condição comum, mas ainda envolta em constrangimento e queda na autoestima. Mas existe solução! E os resultados devolvem não só a forma física, mas também a confiança. O cirurgião plástico Dr. Sandro Queiroz é referência no tratamento da ginecomastia, atuando com técnica precisa, segurança e olhar humano. “A cirurgia remove o excesso glandular através de uma pequena incisão nos mamilos. Em alguns casos, associamos a lipoaspiração das mamas para melhorar o contorno do tórax. Tudo isso proporciona, consequentemente, o resgate da liberdade e autoestima”, explica. Ele complementa ainda que o procedimento leva, em média, de 45 minutos a uma hora.
Clínica Profº Newton Guimarães. Rua Ewerton Visco nº 290, Edifício Boulevard Side, sala 2202
Tels.: 71 3019-7400 | 71 3415-3333
@sandrosampaioqueiroz

Leia o QR Code e e tire todas as suas dúvidas com o Dr. Sandro!

“Não se pode emagrecer e envelhecer perdendo massa muscular. É o músculo que sustenta a pele e ele também é um órgão endócrino”
Dr. Luiz Marques

As grandes novidades da Clínica Longevus para o verão 2026: perder peso com saúde, firmeza e preservação da estrutura
No consultório, o cenário se repete: pacientes que usam Mounjaro e emagrecem rápido chegam relatando flacidez, queda de cabelo, cansaço e perda muscular. Segundo o médico Dr. Luiz Marques, especialista em Nutrologia e pós-graduado em Dermatologia, isso acontece porque o corpo passa por uma mudança acelerada. “A gordura diminui, mas a pele, o músculo e o cabelo não acompanham na mesma velocidade. Emagrecer bonito é preservar estrutura, firmeza e vitalidade”, enfatiza. Ele começa com um alerta essencial: não existe Mounjaro manipulado e clínicas não podem aplicar nem comercializar o medicamento, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina. “O paciente deve comprar na farmácia e aplicar em casa. O que vem sendo feito em alguns consultórios é ilegal”, reforça. Outro ponto importante é a onda clandestina da substância Retatrutida (Godzilla), ainda em pesquisa e já apreendida em contrabando no Brasil. “É proibida e perigosa. Para entender: o Ozempic atua em um hormônio, o Mounjaro em dois e a Retatrutida, ainda mais potente, em três”, destaca.
Dr. Luiz lembra a pele é o maior órgão do corpo humano e reflete a saúde interna do corpo. “Quando pele e cabelo sofrem, é porque o corpo está sofrendo também. Para manter firmeza e contorno, é essencial estimular colágeno antes, durante e depois do Mounjaro”, explica.
Instagram: @drluizmarquesfilho
CLÍNICA LONGEVUS
Na Longevus, três tecnologias atuam de forma essencial no processo de perda de peso com o Mounjaro
Oligio X Lifting imediato e estímulo intenso de colágeno


Ultraformer
MPT
Compactação e retração da pele, da gordura e do músculo SMAS na face
CMSlim Campo eletromagnético que promove 20 mil contrações em 30 minutos, essencial para preservar a massa muscular

Suplementação recomendada: Body Balance, Pept Strong e Verisol para sustentação de músculo e pele.
Salvador: 71 3237-8402 | WhatsApp Salvador 71 99664-8999
Feira: 75 3624-7187 | WhatsApp Feira 71 99919-8899
Acesse o QR Code, siga o Dr. Luiz no Instagram e agende sua consulta.

O nutricionista da Clínica Longevus, Raone Almeida explica como manter massa magra, energia e resultados duradouros
Por Pat Magalhães | Fotos Rebeca Lima
Ouso do Mounjaro se popularizou pela sua potência em reduzir apetite e modular energia. Mas, segundo Raone Almeida, nutricionista com abordagem voltada à saúde metabólica, composição corporal e estética, sempre de forma individualizada e baseada em evidência, negligenciar a nutrição durante o processo é arriscado. “Emagrecer de forma ultrarrápida não é sinônimo de saúde. Sem proteína suficiente, o corpo usa músculo como fonte. A perda de tônus e vitalidade aparece rápido”, explica.

Na Clínica Longevus, a estratégia começa com a proteína como eixo central: ela sustenta músculo, metabolismo e força. Raone lista as fontes recomendadas — ovos, iogurte proteico, queijos, frango, peixes, carnes magras, tofu, feijão, grão-debico e lentilha. “No uso do Mounjaro a chave é comer menos e com qualidade”, reforça.
Com a redução do volume alimentar, aumentam as chances de déficit de micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina D, B12, B9, cálcio, zinco e magnésio. “Monitorar exames e ajustar reposições faz parte do processo seguro”, destaca. Raone orienta manter treinos de força ou resistência, fundamentais para impedir perda muscular. A hidratação adequada também evita queda de energia e desconfortos gastrointestinais.”O Mounjaro revolucionou o tratamento da obesidade e impacta a longevidade. Com ele, a perda costuma ser de 3 partes de gordura para 1 de músculo. O seu uso deve ser prescrito por médico e acompanhado por nutricionista e educador físico”, conclui Raone.
Tecnologia aliada
Para complementar resultados, a Longevus utiliza o CMSlim, tecnologia de campo eletromagnético com até 20 mil contrações, aumentando hipertrofia e ajudando a reduzir gordura localizada.
Uma das principais formas de aliviar as náuseas do Mounjaro é usar gengibre em chá, cápsulas, pó, raspado ou desidratado.

O Mounjaro acelera, mas é a nutrição que sustenta o resultado. Emagrecer bonito é emagrecer preservando e até aumentando a massa muscular.
O CMSLIM é o aliado ideal para quem quer preservar músculo enquanto emagrece. O corpo precisa trabalhar em conjunto


Aponte a câmera e descubra com o nutricionista Raone Almeida como usar de forma segura e inteligente @raonealmeida_nutricionista Whatsapp 71 99664-8999
O acompanhamento vascular é essencial para reduzir sintomas e preservar a saúde da mãe e do bebê
Por Samuel Barbosa
Agravidez é um dos capítulos mais intensos da vida da mulher. Enquanto o corpo se transforma para acolher uma nova vida, o sistema venoso também é posto à prova. O inchaço, o surgimento de varizes e, em casos raros, a trombose venosa profunda estão entre os principais desafios desse período. “O acompanhamento vascular é essencial
Dr. ManoelGoes

“O acompanhamento vascular é essencial para reduzir sintomas e preservar a saúde da mãe e do bebê”

Meias elásticas ajudam a controlar a vasodilatação,

O acompanhamento vascular é essencial para reduzir sintomas e preservar a saúde da mãe e do bebê
para reduzir sintomas e preservar a saúde da mãe e do bebê”, explica o angiologista e cirurgião vascular Dr. Manoel Góes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% dos casos de varizes no país ocorrem em mulheres, e a gestação é um fator que intensifica o risco. “A elevação dos hormônios femininos, somada ao crescimento do útero, favorece a dilatação das veias e provoca sintomas como sensação de peso, dor e cansaço nas pernas. A partir do sexto mês, a compressão da veia cava pode agravar ainda mais esse quadro”, acrescenta.
Segundo o especialista, o cuidado preventivo faz toda a diferença. “Meias elásticas ajudam a controlar a vasodilatação, exercícios leves são indispensáveis e a avaliação médica orienta sobre riscos e limitações. Mas é fundamental
exercícios leves são indispensáveis, e a avaliação médica orienta sobre riscos e limitações.
respeitar os sinais do corpo: falta de ar persistente, dor no peito, tontura e sangramentos são alertas que exigem atenção imediata.”
Anote aí
Centro Médico Hospital da Bahia
Avenida Profº Magalhães Neto nº 1.541 –Bloco A, sala 8001 71 3017-3307| 3017-3607
Hangar Business Park – Paralela 71 3377-6812 | 3377-6077
Clam Vilas
Rua Itagi, nº 590 - Vilas do Atlântico 71 98643-6654 | 3369-2025 | 3379-8523/0643 @clinica.clam
Clam Lauro de Freitas
Praça Santo Amaro de Ipitanga, nº 16Lauro de Freitas 71 99164-5123 | 3287-0185 | 3378-0883

Entre o perfume das comidas típicas de vários países, o som contagiante das apresentações e o vai e vem de famílias, a 44ª Edição da Feira da Fraternidade da Igreja Nossa Senhora da Vitória transformou a Praça do Campo Grande em um grande ponto de encontro da fé, da solidariedade e da boa energia.
O evento, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, reuniu diversas pessoas, entre voluntários, artistas e visitantes animados com o clima fraterno que já é tradição na capital baiana. Com um público estimado em 10 mil visitantes, a feira contou com uma programação que misturou gastronomia, música e cultura.

Campo Grande vira palco de solidariedade na 44ª Feira da Fraternidade
Por Ananda Costa| Fotos Rebeca Lima
De acordo com José Passos Júnior, coordenador da feira, o sucesso do evento é fruto de um verdadeiro mutirão de amor. “Este ano são mais de mil pessoas envolvidas nos mais diversos serviços. Todos os recursos arrecadados vão para as obras sociais da paróquia, como a creche, a escola paroquial e o centro social, que atendem principalmente a quem mais precisa”, destacou.


Entre as atrações, o cantor Alexandre Peixe levantou o público com um show especial no segundo dia de evento. “Já participei várias vezes e é sempre um prazer. É um trabalho muito bonito e nobre em prol de tantas crianças e famílias assistidas”, afirmou o artista.



Seu marido, Rafa Marques, também reforça a importância da iniciativa: “a Paty sempre faz questão de participar. A feira tem um papel importante de conscientizar a comunidade sobre a ajuda ao próximo. Quando dá, a gente faz questão de estar presente”, contou.

A influenciadora Paty Guerra, reforçou o propósito do evento: “Já é o segundo ano que participo e é sempre maravilhoso poder contribuir. A Feira da Fraternidade movimenta muitos projetos sociais, é uma experiência incrível, gastronômica, religiosa e de socialização. Quem ainda não conhece, precisa vir viver isso”, convidou.

O participante José Raimundo Júnior, morador da região, fez questão de marcar presença. “Já participei outras vezes quando a feira era lá na Graça. Aqui no Campo Grande ficou ainda melhor, é perto de casa e traz uma animação para a região”, comentou.

Para Mariana Viveiros, também influenciadora e voluntária na barraca da França, estar na Feira da Fraternidade é viver uma experiência transformadora: “Fiquei encantada com o trabalho da paróquia que ajuda tantas pessoas, das crianças da creche aos atendimentos médicos gratuitos. É muito gratificante fazer parte”, disse.

A história, o talento e o salão que cuida das mulheres da Vitória, Graça e Canela
Por Pat Magalhães | Fotos Rebeca Lima
AAntes de transformar noivas em protagonistas e cabelos em obras de arte, Gil Duarte aprendeu algo que nem todo profissional domina: transformar o espelho em encontro. É ali, no reflexo, que ele lê histórias, fases e intenções. Há quase 30 anos na profissão, sua trajetória foi construída sem pressa e com um repertório que hoje o coloca entre os nomes mais respeitados da beleza em Salvador.
A vida simples e cheia de trabalhos do início moldou sua sensibilidade. Foi balconista, atendente de bomboniere e funcionário de lanchonete. Depois, as prateleiras de uma loja de cosméticos abriram caminho para produtos, técnicas e cores que mudariam sua vida. “Entrei na profissão sem saber se ia dar certo. Mas graças a Deus deu e muito”, lembra.
As moradoras da Graça, Vitória, Canela e Apipema chegam com uma ideia e saem com outra energia.
Hoje, Gil lidera um salão que movimenta cerca de 50 profissionais, direta e indiretamente, guiado pelo mesmo princípio que aprendeu desde o começo: respeito. “Se eu pudesse resumir a minha marca em uma palavra, seria essa. Respeito todos como são, sem julgamento.”
Ao longo da carreira acumulou especializações, inclusive internacionais, e segue estudando, atualizando-se e aperfeiçoando técnicas que fazem da colorimetria sua assinatura. O domínio da cor o levou a se tornar embaixador da Dejavu Professional, sempre

“Eu faço disso aqui um espaço agradável para chegar e se sentir em casa”

presente em editoriais, eventos e movimentos de destaque no mercado de beleza.
Um salão com cara de lar
Com 23 anos de história, o Salão Gil Duarte virou um ponto de encontro afetivo. As moradoras da Graça, Vitória, Canela e Apipema chegam com uma ideia e saem com outra energia. Algumas marcam para tomar chá, outras passam apenas para receber um abraço. “Eu faço disso aqui um espaço agradável para chegar e se sentir em casa. Realmente é um salão com cara de casa. As clientes são atendidas de maneira bem individual. Eu as trato sempre pelo nome com muito carinho, com muito respeito.”
No universo das noivas, Gil é referência absoluta. Para ele, cada preparação começa na escuta, antes do cabelo, antes da maquiagem. No espaço exclusivo para elas, uma noiva, por vez, vive uma experiência completa que inclui maquiagem, hidromassagem, massagem, almoço, lanches e mimos.“Cada noiva chega com uma história, um sentimento. Meu papel é acalmar, ouvir e fazer ela se sentir segura”, diz Gil. O intuito é transformar a ansiedade em um momento único e fazer do grande dia uma memória boa. Seu trabalho tem um quê de cinematográfico: gestos lentos, conversas calmas, escolhas precisas. “Beleza é segurança e segurança nasce do cuidado”, resume.
“Cada noiva chega com uma história, um sentimento”


Depois de quase três décadas de história, 2026 marca um novo capítulo. O Salão de Beleza Gil Duarte dará lugar ao Gil Duarte Espaço de Beleza. As cores e a essência permanecem, mas chegam um novo conceito, um novo layout, novas experiências e uma energia renovada. A mudança toca tudo: arquitetura, serviços, atendimento, ambientação e até a forma de atender o telefone. A modernização não é apenas estética, é estratégica. “As clientes sempre dizem que eu sou ligado nos detalhes, e é verdade. Essa reforma é para elas, para que se sintam ainda mais valorizadas.”
A história profissional e afetiva de Gil também se entrelaça com uma parceria rara construída ao longo de duas décadas. Gil e Dado se conheceram em 21 de outubro de 2002: ele, já cabeleireiro; Dado, trabalhando na circulação do jornal Correio. Foi Gil quem abriu


as portas do universo da beleza para o parceiro. “Ele começou no feminino comigo e depois deu um start na vida quando conheceu a prótese capilar. Se apaixonou e migrou”, lembra.
Hoje, Dado Duarte é reconhecido como o “rei da prótese” na Bahia e no Nordeste à frente do Espaço
Dado Duarte Prótese Capilar. A trajetória profissional cresceu junto com a vida a dois. “É um casamento perfeito, fácil. Começamos do zero juntos. Uma parceria de muito sucesso na vida e nos negócios. Tudo que é nosso é dos dois.”
No espaço exclusivo para elas, uma noiva, por vez, vive uma experiência completa que inclui maquiagem, hidromassagem, massagem, almoço, lanches e mimos.
Hoje, Dado Duarte é reconhecido como o “rei da prótese” na Bahia e no Nordeste à frente do Espaço Dado Duarte Prótese Capilar.
Leia o QR code e conheça mais sobre GIl Duarte




“Hoje a compostagem é muito fácil e prática de fazer. Pessoas que moram dentro de apartamentos, por menor que seja, conseguem fazer a compostagem, seja ela dentro de um balde, seja dentro de uma composteira.”
Com camadas alternadas de resíduos orgânicos e materiais secos, como folhas e serragem, o processo se assemelha a uma “lasanha verde” que, depois de algumas semanas, se transforma em um adubo rico e natural. Além de reduzir o lixo doméstico, o resultado final ainda ajuda a nutrir jardins e vasos, fechando um ciclo sustentável dentro da própria casa.
Além do adubo, o processo também gera o húmus de minhoca e o biofertilizante, dois produtos poderosos e 100% naturais. “As minhocas são incríveis. Muita gente acha que elas comem terra, mas, na verdade, elas comem a matéria orgânica em decomposição. Elas cavam túneis que ajudam a oxigenar o solo e ainda produzem o húmus, que é riquíssimo em nutrientes”, explica.


Conheça a compostagem que transforma o jeito de viver nas cidades
Por Ananda Costa| Fotos Rebeca Lima
Já pensou em transformar restos de frutas, verduras e até o pó de café em adubo para suas plantas, sem precisar sair de casa? Foi com essa ideia que Carlos Nascimento se encantou pela compostagem e acabou descobrindo um novo propósito: ensinar pessoas a darem uma destinação ecológica ao que antes seria lixo.
“A compostagem é um método de transformação dos resíduos orgânicos em
adubo. Então, todos aqueles resíduos que a gente iria jogar fora, iam ser descartados no aterro sanitário, a gente dá uma destinação ecológica para eles.”
A paixão de Carlos começou durante a pandemia quando decidiu incluir o filho em pequenas experiências de plantio dentro de casa. O que era uma brincadeira para passar o tempo virou uma verdadeira aula de sustentabilidade.
“A gente começou a plantar feijão, milho, qualquer tipo de plantinha. E aí eu descobri a compostagem, comecei a fazer só da minha casa, deu tão certo que as vizinhas começaram a ver e quiseram participar também.” A partir daí, o projeto cresceu, ganhou novos adeptos e passou a envolver condomínios, escolas e até comércios interessados em reduzir o impacto ambiental. Carlos explica que a prática é mais simples do que muita gente imagina.
Compostagem coletiva no Canela Nos condomínios do bairro do Canela, um projeto conduzido por Carlos Nascimento mostrou que sustentabilidade também é um trabalho em equipe. Lá, os moradores separam seus resíduos orgânicos em baldinhos individuais e depositam tudo em uma grande composteira compartilhada.

“O projeto no Canela consiste em uma composteira maior para atender uma quantidade maior de pessoas “

Quer ver na prática como tudo funciona?
Assista ao vídeo e aprenda como funciona a composteira simples, sustentável e cheia de vida dentro de casa

“O projeto no Canela consiste em uma composteira maior para atender uma quantidade maior de pessoas. Cada morador tem seu baldinho, e quando ele enche leva até a composteira principal, que alcança cerca de 60 quilos de resíduos”, explica Carlos.
A estrutura, formada por várias caixas empilhadas, funciona em ciclo: à medida que uma enche, outra assume o lugar enquanto as anteriores vão completando o processo de decomposição. O resultado é um adubo rico, natural e pronto para uso.
“Quando a última caixa termina, a primeira já está pronta. A gente fecha o ciclo e devolve pra natureza tudo o que ela nos deu”, completa.


A virada mais exclusiva de Salvador: vista, música e sensações inesquecíveis
Quandoo relógio se aproximar da meia-noite, no dia 31 de dezembro, haverá um lugar em Salvador onde o céu parecerá mais perto: o Rooftop.27
no topo do Hotel Intercity. Palco do Réveillon nas Alturas, o evento all inclusive será um convite para viver a virada como uma experiência única: de luxo, vista e emoção.
De lá de cima, Salvador se transformará em luz. O Festival da Virada Salvador ganhará brilho com a queima de fogos que terá vista de um ângulo privilegiado do hotel. Alta gastronomia, drinques autorais e uma vista que parecerá infinita completarão o cenário de uma noite feita para ser sentida com todos os sentidos.
Hospedar-se e celebrar - Quem quiser prolongar a experiência poderá aproveitar 15% de desconto na
hospedagem do Hotel Intercity ao adquirir o ingresso e viver a praticidade de dormir a poucos passos de onde o novo ano começará.
A trilha sonora da virada - O Rooftop.27 receberá André Caldeira, o som elegante de Timeless e a voz marcante de Joyce França. Encerrando a noite, o DJ Jenilson comandará a pista até o primeiro amanhecer do ano entre luzes, brindes e novas promessas.
Garanta seu ingresso via QR Code e viva o privilégio de celebrar o ano novo nas alturas.

31 de dezembro, a partir das 19h30 – Rooftop.27, Hotel Intercity
All inclusive + 15% de desconto na hospedagem
reservas.prm.salvador@intercityhoteis.com.br


“A arte de escrever é a arte de descobrir o que você acredita.”
Gustave Flaubert

Aponte a câmera para o QR Code e conheça as obras de Paulo Câncio.

Foi exatamente isso que Paulo Câncio descobriu ao começar a escrever. Entre as ladeiras e memórias do Canela, o escritor transformou o silêncio em voz e o repouso em criação. Há mais de duas décadas, um período de recuperação após uma cirurgia o levou a um “retiro espiritual forçado”, como ele define. Ali, entre livros e pensamentos, surgiu a necessidade de colocar no papel o que até então só vivia dentro dele. “Ficar deitado, lendo, assistindo televisão… Isso dá uma base para pensar sobre a vida, sobre o processo de criação.”
Assim nasceram seus primeiros contos: curtos, diretos, cheios de filosofia e humanidade. Dali veio “Momentos da Vida”, livro que reflete sobre sentimentos universais como ira, inveja, sofrimento e responsabilidade. A obra já foi usada em aulas de educação emocional. Mas Paulo não parou nos contos. Em seu romance “Trajetória de Aventureiro”, narra a jornada de Heitor, um jovem que transforma a dor em aprendizado. “É sobre tirar
o melhor do pior, viver o presente e seguir acreditando.” Hoje, o escritor, que também se dedica à música e à poesia, inspira vizinhos e leitores que se reconhecem em suas palavras. A AMO se alegra em ser ponte dessa conexão, levando as histórias que nascem no bairro para toda a cidade.

“O que o mundo precisa é de pessoas melhores. As tecnologias resolvem problemas, mas só o ser humano pode resolver o humano”
Conheça a associação Amo Canela e faça parte da família
A Associação de Moradores do Bairro Canela (AMOCANELA), fundada em 2014, nasceu com o ideal de promover o bem-estar social dos moradores e frequentadores atuando em medidas voltadas ao bem comum e representando a população do bairro junto aos órgãos públicos, fiscalizando e solicitando providências sempre que necessário.

Agora é a sua vez de fortalecer o seu bairro Fale com o síndico do seu condomínio, converse com os vizinhos, incentive os donos de negócios locais a se associarem e participarem das ações da AMOCANELA.

Reconhecida oficialmente como entidade de utilidade pública municipal, a associação construiu uma trajetória marcada pela mobilização, transparência e compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida no bairro.

O que a AMOCANELA oferece aos associados e condomínios participantes
Clube de Vantagens
Programa de Coleta
Seletiva e Valoriza
Canela
Grupo de Segurança (WhatsApp) com o apoio da Polícia Militar
Canal de Comunicação
Direto com a Subprefeitura Barra/ Pituba
Participação ativa no Conselho Comunitário da Subprefeitura Barra/ Pituba
Ouvidoria via WhatsApp (71 98258-9509) destinada ao registro de solicitações e resolução de problemas cotidianos
Revista AMOCANELA, veículo oficial de comunicação da comunidade, com notícias, histórias e pautas de interesse dos moradores
Feira de Arte e Cultura do Canela
Juntos, fazemos o bairro. Juntos, somos AMOCANELA.
Sabia que a não conformidade na prestação de contas é um dos motivos mais comuns para a inabilitação de organizações em novos editais ou para a devolução de recursos? Uma execução criteriosa não é apenas burocracia: é essencial para a sustentabilidade e a confiança de longo prazo.

Péricles Magalhães e Gisele Torres criaram a GrowOPs, negócio que organiza o financeiro de empresas e startups
Por Péricles Magalhães Jr | Ilustrações Freepik
ACaptação de Recursos
é o passo crucial para tirar projetos do papel, seja com investidores, com bancos (BNDES, BNB), editais de subvenção (FINEP, PRONAMPE) ou mecanismos de apoio (Lei Rouanet, Fazcultura etc.). No entanto, conseguir o financiamento é só o início da jornada. O verdadeiro desafio, e o que define o sucesso ou o fracasso, está na Execução Financeira.
Muitos projetos falham na execução, não na ideia. Em um cenário de orçamentos complexos e múltiplas fontes, a má gestão pode gerar não conformidades, devoluções de recursos, multas e restrições em futuras submissões. Uma execução bem estruturada, que segue à risca as exigências de cada edital, é o diferencial estratégico
que garante transparência e segurança na entrega.
GrowOps: Excelência em BPO Financeiro
A GrowOps, especialista em BPO Financeiro para Projetos, combina metodologia e tecnologia.
Com acompanhamento em tempo real e processos auditáveis, asseguramos conformidade, eficiência e resultados mensuráveis. Atuamos como parceiros estratégicos, permitindo que sua organização mantenha o foco no impacto e na entrega de valor enquanto o financeiro é conduzido com rigor.


Entre latidos, passeios e muito charme, Zeca virou personagem das histórias do bairro e orgulho da tutora, Carolina Barbosa
Quando o mundo parou em 2020, Carolina Barbosa ganhou um presente que fez o tempo voltar a correr. Era Dia das Mães quando chegou Zeca, um filhote de Shih Tzu curioso, peludo e com cara de quem já sabia que seria o centro das atenções. “Foi o melhor presente de todos os anos!”, conta Carolina, com o sorriso de quem fala de amor.

No início, ela ainda sentia a falta de Tobby, seu antigo companheiro de 12 anos. “Achei que não conseguiria amar outro igual.” Bastaram alguns dias para o novo


Zeca é um cão de rituais. “Desde pequeno criamos uma rotina por causa da correria da casa. Se passa do horário do passeio, ele já começa a espirrar, choramingar, morder o calcanhar... é o alarme da família.”


morador conquistar o posto de caçula. Hoje é o “meu menino”, “meu pequeno”, “meu Zelobis”, e ele atende a todos.
Nos passeios pelo Canela, ganhou o apelido de “prefeito do bairro”. Carolina, no entanto, confessa: “Evito algumas ruas por segurança, mas aqui na Araújo Pinho ele é rei”.
Em casa, Zeca é sombra, companhia e consolo. “Ele sente quando estou triste. Chega devagar, encosta e fica ali. Jamais estarei sozinha enquanto ele existir.”
Um amor que nasceu no isolamento e hoje preenche todos os dias com afeto, rotina e lealdade sem fim.

Veja mais sobre a história de Zeca e Carolina! Leia o QR Code e confira nas redes sociais da @amo.digital





































