Revista FH - Ed. 213

Page 106

Foto: Magdalena Gutierrez

PAPO ABERTO

O PODER DAS REDES Em recente aula para uma turma do MBA de gestão de projetos falei sobre a Teoria dos Seis Graus de Separação. Não demorou muito para que um aluno que acompanhava a explicação ao mesmo tempo em que digitava em seu notebook interviesse, dizendo: professora, agora são apenas quatro graus. A teoria tem por base um estudo científico de 1967 coordenado pelo psicólogo social Stanley Milgram, que concluiu que no mundo são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer possam fazer contato. No referido estudo, realizado nos Estados Unidos, foram distribuídas cartas para algumas pessoas e estas deveriam fazer a correspondência chegar a seu destinatário com o qual poderiam ter uma relação direta ou percorrer o caminho por meio de intermediários em comum. Cada pessoa-alvo, ao receber a carta, enviava uma comunicação para que os responsáveis pelo estudo tivessem conhecimento. E foi assim que a teoria dos seis graus de separação entre duas pessoas ficou comprovada. De fato, como foi dito pelo aluno mencionado no início deste artigo, um segundo estudo, este realizado recentemente tendo como agentes a Universidade de Milão, na Itália, e o Facebook, mostrou que a distância atual saiu dos seis graus e foi reduzida para 4,74 graus, podendo ser menor em países onde a participação em redes sociais digitais é maior. O Orkut, uma das primeiras redes de relacionamento por meios digitais, criada pelo engenheiro de software Orkut Buyukkokten, em janeiro de 2004, tem por base exatamente a teoria dos seis graus. E o Brasil, junto com a Índia, foi um dois países onde o Orkut

obteve maior número de adeptos. O que isso mostra? Mostra que o jeito brasileiro e latino, que prima pelo relacionamento que sempre foi conhecido e reconhecido nos meios convecionais, ganhou um alcance muito maior por meio justamente das redes sociais. É o que temos visto nas recentes manifestações que levaram e continuam levando às ruas centenas de milhares de pessoas num movimento de bandeiras diversas, tanto pelo ponto de vista das reivindicações quanto dos adeptos. Redes até recentemente usadas para convidar pessoas para eventos, como reuniões entre amigos, aniversários e outras comemorações, passaram a ser utilizadas como meios de comunicação sobre concentrações e passeatas que tiveram como início o repúdio ao aumento do preço no transporte público em diversas cidades brasileiras. Com o slogan Acorda Brasil, o movimento, por conta da força atingida, hoje já contabiliza vitórias práticas, como a redução no preço das passagens do transporte público, bem como a derrubada da PEC 37, que tirava poderes de investigação do Ministério Público, além de mais recursos para educação e saúde. Assim como as redes sociais são capazes de, em questão de instantes, derrubar a reputação de pessoas ou empresas com base em iniciativas divulgadas com uso deste “megafone de alcance praticamente infinito”, e por conta disso são alvo de monitoramento constante, as iniciativas recentes mostraram a força destas redes também no plano político-social. Com certeza, a partir destes epísódios, o poder das redes será sempre avaliado como algo decisivo em qualquer campo.

Stela Lachtermacher Diretora Editorial IT Mídia 106

lay_stela.indd 106

JULHO 2013 REVISTAFH.COM.BR

11/07/13 08:49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.