Revista 440Hz - Ed. 13

Page 50

Foto: Shutterstock/André Luiz Moreira

anteriormente foi denominado Second Chance, no qual os Ramones haviam se apresentado algumas vezes. O último show a que assisti em Ann Arbor, e o mais impactante, foi do Replacements, no Joe’s Star Lounge, no domingo 2 de dezembro de 1984, a quinta apresentação da banda na cidade, e terceira deles no Joe’s Star Lounge. Na abertura, tocou uma banda local chamada Map of the World. Enquanto se apresentavam, os integrantes do Replacements circulavam pelo salão. Devo dizer que, convidado por um vendedor da Schoolkids’ que fazia parte de uma banda de ska local, denominada SLK, participei de uma roda de conversa com o guitarrista Bob Stinson, dos Replacements. Vale ressaltar que os Replacements, embora fossem de Minneapolis, no estado de Minessota, tinham criado um vínculo com Ann Arbor e com a Schoolkids’ Records, já que o vocalista da banda, Paul Westerberg, namorava uma moça que trabalhava lá. O repertório do show constou, principalmente, de faixas do LP “Let it Be”, que fora lançado pela Twin Tone em outubro daquele ano. As ótimas interpretações ao vivo do Replacements me fizeram crer que eu estava diante de uma banda que em breve alcançaria grande fama. Correspondendo às minhas expectativas, no ano seguinte eles foram contratados pela Sire Records e seus discos chegaram a ser vendidos no Brasil. Até pouco tempo, eu não conseguia entender por que o sucesso da banda ficou, de certo modo, limitado. Hoje, sei que foi por causa da pouca seriedade com que eles encararam suas obrigações profissionais, o que lamento que tenha ocorrido, diante do enorme potencial e talento que possuíam. Quanto ao Joe’s Star Lounge, bar que fora inaugurado em janeiro de 1982, suas atividades vieram a ser encerradas no dia 13 de abril de 1985, devido à especulação imobiliária.

50

NOVAS AQUISIÇÕES

Como na última edição não consegui entregar minha coluna a tempo, algumas novas aquisições acumularam aqui. Então vou dar uma rápida passada por elas.

7 Seconds, “The Crew” LP, Trust Records – No começo dos anos 90, eu só saía de casa com meu fiel walkman da Sony. A fita que tocava sem parar no meu aparelho portátil era uma K7 com o “The Crew” de um lado e o primeiro álbum do Pennywise do outro. Devo ter escutado essa fita um milhão de vezes. Originalmente lançado em 1984, esse álbum ganhou uma edição remasterizada de luxo com um livro de 20 páginas. Hardcore americano anos 80 da melhor qualidade. A produção do disco não é das melhores, mas a energia compensa. Clássico absoluto.

Circle Jerks, “Group Sex” LP, Trust Records – E a gravadora Trust Records me surpreende com o relançamento do álbum de estreia da lendária banda Circle Jerks. Livro de 20 páginas, disco remasterizado com faixas bônus gravadas em um ensaio de

garagem, em 1980, fazem desse relançamento algo mais que especial. Em 1979, o vocalista Keith Morris gravou o maravilhoso EP “Nervous Breakdown” do Black Flag. No ano seguinte, saiu da banda e montou o Circle Jerks. “Group Sex” é absolutamente essencial em qualquer coleção. Talvez seja meu disco favorito do hardcore punk americano gravado nos anos 80 na ensolarada Califórnia. Ah, uma curiosidade, você sabe o que significa um circle jerk? Não? Então coloque no Google, faça um pequeno estoque de vaselina e divirta-se em casa com seus amigos nessa brincadeira saudável de autoconhecimento erótico.

The Clash, “Mohawk Revenge” – Imagina se pegassem o “Cut the Crap”, último álbum do The Clash, isolassem a voz do Joe Strummer e regravassem os instrumentos sem aqueles efeitos eletrônicos bizarros, que fazem do disco uma confusão sonora? Foi o que fizeram nesse bootleg que vale cada centavo investido. As músicas soam como deveriam ter sido gravadas na época, só guitarra, baixo e bateria. Preciso admitir que sou fã do “Cut The Crap” original, mas essa versão aqui é outro disco, está surpreendentemente bom demais! Foram prensadas apenas 500 cópias, então boa sorte em encontrar uma. 2 Minutos, “Valentin Alsina” LP, Universal Musica Argentina – No começo dos anos 90, o Fralda, na época baixista do Blind Pigs, namorava a Val, uma argentina que era minha vizinha.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.