Revista 440Hz Ed. 3

Page 52

SHOWS

Por Carolina Vigna e Fernando de Freitas

E

le chega como em um filme. Os trajes e adereços exagerados, entre ouros e cores e um lenço belíssimo. A figura inconfundível de um artista que poderia ter saído de uma obra de ficção, própria dos exageros cênicos. Se todos à sua volta percebem o magnetismo, ele, confortável, se diz “um peixe dentro d’água” e flui livremente como flui entre canções e estilos em sua obra. A convite da Estrella Galícia, estivemos no Centro Cultural Rio Verde para acompanhar o primeiro encontro entre Diego El Cigala e Toquinho, antes do ensaio que precederia o show que apresentariam no dia seguinte. A Revista 440Hz era o único veículo brasileiro neste encontro, que contava com cobertura televisiva em língua espanhola.

CONHECENDO O ARTISTA

Dizer que um artista é sensível e transmite muita emoção é de uma redundância quase ridícula. Ser um artista é ser capaz de transformar a poética em algo que outra pessoa possa fruir. Ou seja, é transmitir emoção com sensibilidade. Entretanto, redundante ou não, esse é o primeiro pensamento que temos quando ouvimos El Cigala. De origem cigana, Diego Ramón Jiménez Salazar nasceu em Madrid no dia 27 de dezembro de 1968. Em 2013, o cantor flamenco deixou sua terra natal e emigrou com a família para a República Dominicana. Ser artista é também respeitar sua arte e seu público, mesmo em situações muito difíceis. Diego El Cigala se apresentou em agosto de 2015, em Los Angeles, horas depois de perder a esposa

de mais de 25 anos e a mãe de dois de seus filhos, Amparo Fernandez. El Cigala manteve a apresentação por uma promessa que fez à falecida esposa de que, acontecesse o que fosse, seguiria no palco. Amparo e Diego se conheceram em um concerto de Paco de Lucia. Tornaram-se inseparáveis. Sua carreira solo começou em 1997 com o álbum Undebel e seguiu por um caminho além do flamenco, incluindo jazz, salsa, tango e MPB. El Cigala é conhecido por boas parcerias. Recentemente, cantou em São Paulo com Toquinho, ocasião dessa entrevista. Sua parceria com Bebo Valdés é memorável. Toquinho prometeu, no palco, escrever um bolero para Diego El Cigala. Podemos, então, torcer por um novo espetáculo desse calibre.

Imagens: Reprodução

E S O R T N O ENC S A M I R G Á L


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.