
2 minute read
São Domingos de Rana
from Sekreta.55

São muitos os emails que chegam à Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana a alertar para problemas que existem na freguesia e a solicitar que os mesmos possam ter solução.
Advertisement
Como forma de estar mais perto da população e analisar no terreno quais os maiores problemas que preocupam as “vizinhos” desta vasta freguesia, o executivo da
Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana decidiu dedicar as quartas-feiras para realizar diligências presenciais e falar diretamente com as pessoas para encontrar as melhores soluções.
Mas agora também, ao primeiro sábado de cada mês, o executivo promove mais um dia de contatos diretos com a população.

De localidade em localidade, de bairro em bairro, de rua em rua, é caso para dizer que “é a falar que a gente se entende”, mas este executivo liderado por Fernando Ferreira Marques ainda vai mais longe: “é a fazer que a gente se entende”.

Uma freguesia a cuidar dos seus “vizinhos”.
By: Cláudia Oliveira
Junta de Freguesia Cascais-Estoril “Prémio na área da Reciclagem de Embalagens e Economia Circular”


A Junta de Freguesia de Cascais e Estoril foi a grande vencedora do “Prémio Junta-te ao Gervásio” da Sociedade Ponto Verde, com o projeto Torre PLSTIK. A revelação foi feita numa cerimónia realizada no dia 8 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém.

Chamado ao palco para receber a distinção das mãos de Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, Pedro Morais Soares fez-se acompanhar de Francisco Canas, do Executivo, e de Carolina Gonçalves, da Associação Movimento Claro. Aproveitando a ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril enalteceu a importância da parceria com esta associação ambiental na criação e desenvolvimento de projetos na freguesia em prol do ambiente e da sustentabilidade, como é exemplo o Torre PLSTIK.
O prémio, uma escultura feita em materiais reciclados da autoria da artista Cristina Rodrigues irá ser instalado nas imediações do Skate Park da Torre, local onde se situa a Unidade de Reciclagem Criativa do Torre PLSTIK.
O TORRE PLSTIK é um projeto que consiste na recolha e transformação de embalagens plásticas (de tipo 2 e 5) em skates e outros objetos! Além disso, disponibiliza para a comunidade e frequentadores do Skate Park da Torre, as peças produzidas.
Para o efeito foi criada uma Unidade de Reciclagem Criativa, instalada num antigo contentor de carga amarelo, onde estão montados os equipamentos necessários para a transformação, nomeadamente uma trituradora, um forno e uma extrusora.
O objetivo é democratizar o desporto e gerar um impacto positivo ao sensibilizar a comunidade do bairro sobre o problema do descarte incorreto do material plástico, oferecendo alternativas circulares e amigas do ambiente ao transformá-lo em skates. O projeto Torre PLSTIK foi criado pela Associação Juvenil Claro e contemplado pelo programa Bairros Saudáveis, contando com a parceria da Junta de Freguesia de Cascais Estoril e o apoio da Associação Gaivotas da Torre, da Cascais Jovem e da Câmara Municipal de Cascais.
Farmácia de Alvide

Sugestões e Curiosidades
“História
Vaso de Farmácia de Teriaga usado pelas freiras Carmelitas para conservarem o electuário de Teriaga, produzido em França este vaso de faiança data de 1725-1775
A Teriaga, era um medicamento complexo e muito antigo, com sessenta e quatro componentes. Acreditava-se que tinha as propriedades de um antídoto para venenos.
Teriaga (do grego antigo thēriake) significa antídoto ao veneno, de therion (animal selvagem). É um preparado farmacêutico, com supos- tas virtudes milagrosas e de origem antiquíssima (século II a.C.), usado pelo menos até ao século XVIII. Era composto por uma mistura de 60 a 70 substâncias pulverizadas e transformadas em um electuário com mel. Electuário é uma forma farmacêutica em desuso, caracterizada pela incorporação de pós, extratos ou polpas vegetais em várias substâncias, tais como mel, xaropes e resinas, resultando em um medicamento de consistência muito espessa.
Existiram múltiplas variantes da fórmula.