
3 minute read
GENTE SEKRETA
from Sekreta.55

Carlos Antunes
Advertisement
Mais conhecido pelo “Brasileiro”, Carlos Antunes, dedica grande parte do seu tempo a Alvide e aos seus habitantes. Acima de tudo, é um bairrista e defensor nato de Alvide. É fundador de um grupo bem conhecido por todos, principalmente na época do Carnaval: “Os Trapalhões”!
Carlos Antunes, o “Brasileiro” nasceu em S. Paulo, no Brasil e aos oito anos foi viver para Alvide, na Freguesia de Alcabideche, em Cascais.
quase todo o percurso profissional. Durante seis anos trabalhou na empresa Estoril-Sol, tanto no casino como no hotel. Fez a abertura dos hotéis Meridien, em Lisboa, o Village, em Cascais e o Atlantic Gardens (Grupo Pestana), também em Cascais onde também explorou com a sua empresa na área da restauração, “Arte Festiva”, durante 5 anos, tendo a seu cargo 35 funcionários.
Fez a abertura de 4 restaurantes: A Bugeca, no Murtal; O Painel, nas Fontaínhas, o Estrela do Atlântico, na Praia das Maçãs e finalmente em Alvide, a Cervejaria Oceanos, de 2000 a 2017.
Teve formação na Universidade de Córdova, em Altos Estudos Turísticos (um facto que quase ninguém sabe). Fez Gestão de recursos Humanos e foi diretor de pessoal em seio. Sempre um passeio ímpar, de excelência e de experiências únicas onde se destaca o bom comportamento e a verdadeira camaradagem de todos os participantes. A Sekreta Magazine acompanha o Grupo desde 2005.

Em 1975 e por causa do Futebol de Salão, com um grupo de amigos de Alvide, decidiram fundar o grupo “Os Trapalhões”. Nessa altura chegaram a estar na 1ª Divisão ao lado de grandes equipas nacionais. Desenvolveram várias atividades como a canoagem, grupo pedestre, a realização de vários pedi e rally papers, festas dos Santos Populares, entre outras variadíssimas atividades, mas sempre em Alvide.
Estando desde 1980 ligado ao setor de Eventos e Turismo, onde já realizou mais de 750 viagens por Portugal e por todos os cantos do Mundo, presentemente ainda se dedica a essa grande paixão das viagens sendo colaborador, desde 2013, da Agência de Viagens “Plano de Fuga”
Carlos Antunes também passou pela direção da Sociedade Musical e Sportiva Alvidense durante 10 anos. Em 1987, foi fundado o bem conhecido “Clube Amigos do Entulho”. Um grupo de escassos sócios que se dedica à pesquisa e ao estudo da gastronomia portuguesa. Fazem um passeio anual de um só dia, só dos cerca de 20 sócios e outro, também anual, com convidados durante um fim de semana. Carlos Antunes, desde o início e sempre que tem disponibilidade, percorre o Portugal “profundo” em busca das melhores iguarias para organizar o então pas-

Mas é no Carnaval que Carlos Antunes e o seu Grupo dos “Trapalhões” sai à rua e anima Alvide e zonas limítrofes. São quatro dias em festa, em que todos se mascaram de acordo com um tema escolhido.
No início, era a sua esposa, Ma- ria, que fazia os fatos do Grupo. Mais tarde mandavam fazer numa costureira. Chegou a haver fatos que custavam cerca de 50, 60 contos. Presentemente tem em sua posse mais de 200 fatos. hecem o meu trabalho e a minha amizade e isso deixa-me muito feliz.”

Nos bons tempos da discoteca Coconuts, ganharam imensos prémios nos concursos dos melhores fatos.

E depois de uma excelente conversa com Carlos Antunes, com muitas histórias e peripécias que dão perfeitamente para escrever um livro, ainda ficam duas perguntas.
Chegando até aqui, qual o sentimento deste percurso de vida?
“Não é fácil de descrever oi que sinto. Uma vida cheia de tudo o que sempre gostei de fazer na vida e com uma família muito especial e fantástica que ma acompanha. Muitos amigos que encontro na rua diariamente e que de alguma forma tiveram alguma boa experiência quer com as viagens que organizo, quer em momentos de festa, amizade e camaradagem sempre com muita alegria. Acho que recon-

E o futuro?
“Quero continuar tudo aquilo que gosto de fazer. Dedicar tempo à família e continuar a organizar os passeios e ainda alguns outros eventos”.
E o futuro dos “Trapalhões”?
“Penso que o futuro dos “Trapalhões” vai passar por um grupo muito giro que nos acompanha e participa, sempre que pode, e que traz sangue jovem para estes eventos. São os “A Matilha”, São filhos e amigos dos filhos de alguns daqueles que pertencem aos “Trapalhões”. Um deles, o meu filho Ricardo.”
Ora aqui está um Grupo que a Sekreta Magazine já conhece muito bem e que em breve irá trazer a estas páginas.
Ao Carlos Antunes, o nosso obrigado e até breve.



