1 minute read

Passeio das Geminações

Fica nos Jardins da Parede, foi recentemente requalificado e onde também foram incluídas as últimas cidades irmãs de Cascais.

Desde 1993 que Cascais desenvolve uma política de relações internacionais que tem contribuído para, principalmente, o intercâmbio cultural, social e económico. A primeiras cidades geminadas com Cascais remonta ao ano de 1986 e foram Santana (S. Tomé e Príncipe) e Vitória (Brasil). A mais recente, já este ano, foi a cidade de Lavreotiki (Grécia).

Advertisement

De entre as 19 cidades irmãs localizadas em 4 continentes, também

Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra recebeu esta distinção na altura dos grandes incêndios em 2018 e a que Cascais deu resposta imediata em vários apoios que disponibilizou.

As cidades ucranianas de Bucha e Irpin fazem parte do grupo das últimas geminações estabelecidas, sobretudo fruto da grande solidariedade do povo de Cascais.

“Esta praça é a celebração de Cascais no mundo. São geminações feitas ao longo de décadas num determinado contexto histórico. Estamos aqui hoje a requalificar este espaço aberto à população e a todos os queiram, através da referência às cidades irmãs de Cascais, perceber um pouco da História do Concelho através da sua relação com o mundo”, referiu Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal de Cascais, com o pelouro das Relações Internacionais.

Na inauguração desta requalificação estiveram presentes, para além de Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais e do vereador Francisco Kreye, os representantes das embaixadas do Japão, Moldávia e Cabo Verde.

By: Ricardo Tomé

This article is from: