Seja+Bairro junho

Page 1

junho 2018 - 1

seja+bairro

Butantã, Caxingui, Guedala, Vila Sônia, Monte Kemel, Ferreira, Peri-Peri, Jaqueline Edição número 1 - Junho de 2018

Conheça a valsa

Luar de Vila Sônia pág.11

este guem via o j o Nã erial e Ok? mat blica. pú

VIVA A COPA DO MUNDO! Capa: Regina Coelho

Tabela das Finais pág. 9

Nesta Edição: Moda - Meias divertidas...............................pág. 2 Saúde Bucal................................................... pág. 3 Receita - Caldinho de Mandioca................. pág. 4 Beleza com Rossi Van ................................. pág. 6 Vagas de Empregos....................................... pág. 8 Prefeito Regional visita a Vila Sônia........... pág. 9 Horóscopo...................................................... pág.10 Comércio Local............................................. pág.12

R. Cordeirópolis, 110 - Vila Sônia - F: 3739-1462 - sejamaisbairro@gmail.com


seja+bairro

2 - junho 2018

Beleza: Sobrancelhas menos contornadas A naturalidade não está só presente na maquiagem e nas sombras, o contorno e preenchimento das sobrancelhas, super comuns entre as meninas de diversas idades, está ficando de lado e dando espaço para as meninas assumirem suas sobrancelhas. Isso quer dizer que o contorno dos pelos vai começar a receber apenas iluminador na parte do arco ao invés de um corretivo ou base marcando o formato das sobrancelhas, deixando-as mais sutis e bem naturais.

Moda: Meias divertidas dão toque moderno e descolado ao look

Até uma roupa mais simples pode ficar estilosinha, se tiver uma meia divertida! Um detalhezinho que pode até parecer imperceptível, mas sempre acaba aparecendo, e dá um charme bem irreverente.

Rabo de cavalo com trança

Esse penteado que é um velho conhecido nosso está em alta nessa estação. Deixando o look com um ar de mais despojado e minimalista, ele dispensa finalizações mais elaboradas na hora em que for executado. Para garantir que seu rabo de cavalo na lateral sobreviva à correria do dia a dia. Um fixador capilar pode ajudar o penteado durar por mais tempo! _____________________

Aproveite a estação fria e faça do seu visual uma aquarela de alegria!

Estilo: Alugar roupas para festas. Fácil e muito mais barato! Sempre tem aquela ocasião para qual você precisa comprar um vestido mais chique. Festas de formatura, casamento, bodas, 15 anos e outras. O preço desse tipo de roupa, no entanto, é alto. Às vezes, quando o vestido vai ser usado só uma vez, nem vale a pena gastar tanto dinheiro. Ao alugar um traje faça isto com alguma antecedência. Não se deve deixar para a última hora, pois pode ter alguma surpresa com dificuldades face ao seu biotipo e nível de exigência. Os noivos, bem como os padrinhos devem reservar seus trajes com uma média de 3 meses antes do casamento. Para maiores informações e dicas procure a Maria Eugenia Rigor. Fs: 3744-7773 e 3744-0106.

Grudou chiclete na roupa? Tire assim:

Use gelo ou coloque a peça num saco plástico dentro do congelador para remover a goma de mascar com maior facilidade. Use uma espátula ou colher para desgrudar o chiclete. Complete a limpeza com um sabão eficiente para também tirar as manchas de corante do chiclete.


seja+bairro

junho 2018 - 3

Razão para anunciar na Seja+Bairro,

a mais nova revista da região As estimativas do mercado são cada vez mais animadoras, mas por outro lado isso significa mais anúncios de vendas, mais ofertas, mais concorrentes. Há quem já se apavore só de pensar nessa possibilidade, mas também há quem se anime, como a Revista Seja+Bairro. Por isso, a cada dia mais, precisamos procurar evoluir junto com o nosso setor, para conseguir manter o espaço de destaque, caso contrário seremos “engolidos” pela concorrência, sem nem ter a chance de saber o que aconteceu. A vantagem de anunciar nas mídias locais é que além de ganhar projeção, sua empresa também gera divisas, fixando novos trabalhadores na região, valorizado a mesma. Anuncie em um de nossos balcões de anúncio: 11.3739-1462 - R. Cordeirópolis, 110 ou Av. Gal. Fco Morazan, 254 - F: 3743-6051 - Vila Sônia.

Saúde Bucal: Qual a maneira certa de escovar

o dente?

Diretoria: Regina A. Coelho e Rossi Van

Lazarini

A revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. As pessoas que não constam do expediente não possuem autorização para falar em nome da revista Seja+Bairro. Anúncios: 11.3739-1462 | sejamaisbairro@ gmail.com - R. Cordeirópolis, 110 - V. Sônia e 11.3743-6051 | 9.8553-9259 (Av. Gal. Fco Morazan, 254 - Vl. Sônia).

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira: – Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. – Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. – Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas. Quando devo trocar minha escova dental? Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.


seja+bairro

4 - junho 2018

Por que Hamburguer?

O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo. Dia 28 de maio é o dia Internacional do Hamburguer. Aproveite as delícias do mesmo e consuma sem culpa.

Anuncie na Revista Seja+Bairro! Visibilidade garantida! F: 3739-1462 ou 3743-6051 sejamaisbairro@gmail.com

Caldo de Mandioca

Ingredientes 500 g de mandioca picada - 600 g de acém picado em cubos - 1 tablete de caldo de carne - 2 tablete de caldo de legumes - 1 colher de chá de coentro - 1 colher de chá de louro - 1 colher de chá de pimenta calabresa Água para ralear o caldo - 3 colheres de sopa de óleo de soja - Tempero a gosto - Salsa e cebolinha a gosto. Modo de Preparo Primeiro cozinhe a mandioca. O ponto de cozimento é quando furar com um garfo. Separe 300 g da mandioca e bata no liquidificador com um pouco de água, se ficar muito grosso complete com mais água. O ponto bom é da textura de mel. Reserve. O restante da mandioca, pique-a em pedaços menores e reserve. Tempere a carne com meia colher de arroz de tempero, adicione o coentro, o louro e a pimenta calabresa. Em uma panela de pressão com adicione o óleo de soja e doure a carne. Agora adicione água até que cubra toda a carne. Após isso adicione os tabletes de caldo de legume e carne. Deixe cozinhar por cerca de querenta minutos ou até que a carne esteja desfiando. Desfie a carne inteira. Reserve. Pegue a mandioca batida e a coloque em uma panela. Em seguida adicione a mandioca picada em cubos e a carne desfiada. Para dar um toque especial adicione duas a três colheres de concha do caldo da própria carne. Deixe esquentar e está pronto.


seja+bairro

junho 2018 - 5


seja+bairro

6 - junho 2018

Beleza e Genética caminham juntas! Por que algumas pessoas têm o cabelo liso, outras cachados, outros crespos e também mistos? Uma grande proporção de pessoas gosta de ter o poder de repaginar o visual! O cabelo é sempre uma ótima opção para causar um grande impacto na mudança às imagens. Há momentos que as pessoas querem liso e outro cacheado. Para essas mudanças a indústria desenvolveu produtos e técnicas que ajuda nas mudanças que podem ser por apresentação da moda de épocas. Questionar a natureza dos fios é uma dúvida que muitos querem entender e acabam divagando sobre o assunto. É importante ressaltar que os cientistas dedicados aos mistérios do cabelo ainda especulam o real motivo pelo qual o cabelo nasce crespo ou liso. Mas, a genética a responsável pela grande variedade dos tipos de cabelos, todavia, há quem discorda e afirma que o responsável pela textura são as células capilares e a velocidade em que elas se dividem no interior do folículo. Entenda cada uma das teorias e tire a sua própria conclusão. TEORIA DA GENÉTICA CAPILAR A teoria da genética capilar explica a textura capilar através dos genes dos pais biológicos Pautada em um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália. Foram observados genes que define a textura dos fios, chamado de trichohyalina e a sua variação está intrínseca ao fator que determina se os cabelos serão crespos ou lisos. A chance de a mãe passar a sua genética para o filho é de 90%. Se o estudo for realizado no Brasil o resultado bem diversificado e diferente dos países europeus, pois além de termos herança genética dessas regiões, nós temos as heranças genéticas africanas e indígenas proporcionando uma incontável variedade de texturas capilares. A VELOCIDADE DA DIVISÃO CELULAR O folículo capilar é constituído por uma papila onde o fio se desenvolve. Células que estão presentes nas papilas vão se subdividindo. A velocidade e a ordem em que ocorre a divisão celular também pode determinador da natureza do cabelo. Se as células se subdividem todas juntas e em ritmo constante, o fio terá a textura lisa, se ocorrer de maneira rápida e desordenada, a textura capilar será crespa. Essas duas condições ajudam a explicar a mudança da natureza dos fios ao longo de nossas vidas. Por isso pessoas que tenha um cabelo liso em uma determinada fase da vida, podem com o tempo cerificar o cabelo se tornando ondulado. Isso é muito verificado quando estamos no processo de modificação hormonal, na adolescência principalmente.

Rossi Van Lazarini

Teoria da queratina O cabelo é composto por uma proteína chamada de queratina produzida nos folículos pilosos. O fio é produzido através da queratina e outras inúmeras proteínas. A queratina possui átomos de enxofre, e quando ocorre um encontro de dois átomos a proteína dobra com o objetivo de formar uma ligação de dissulfeto. Quanto maior for à quantidade de ligações de átomos de enxofre, maiores serão as formações de dissulfeto. E o resultado será um cabelo mais crespo. MISTURANDO A TRÊS TEORIAS O QUE ENCONTRAMOS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESTRUTURAL DO FIO OS DIFERENTES TIPOS DE FIOS DE CABELOS A importância de saber sobre os seus cabelos e as variações que podemos encontrar em cada um. Saiba como identificar o seu cabelo! Qual é o tipo do seu cabelo, seus ascendentes (pais, avós,..) e seus descendentes (filhos e netos,..): Liso? Cacheado? Crespo? Ondulado? Os 4 tipos que são classificados pelo hairstylist americano Andre Walker e servem para determinar os fios, possibilitam conhecimento essencial para utilizar nos cuidados diários e a manutenção mais fácil e maior eficácia. Para identificar os diferentes tipos com ondulações e curvas, fica fácil de analisá-los molhados, uma vez que a maioria dos cuidados se iniciam com ele assim. E se você identificou mais de um tipo de cabelo é principalmente pela genética miscigenada, o que acabam apresentando dois tipos de fios ao mesmo tempo. Para quem tem química nos fios, é necessário que a obsecração seja feita na raiz que é a região onde os fios estão naturais, já que a aplicação desses produtos modifica forma definitiva natural da estrutura do cabelo. CABELOS LISOS São fios finos. Esses fios são mais propensos a dar nó, devido à estrutura. (A) Encontramos pessoas com uma mistura entre fios finos e mais “encorpados” grossos (B). Quando


seja+bairro

mais grossos, os fios são mais resistentes a curvas sendo os lisos pesados e consequentemente mais “brilhantes”, devido aos óleos do couro cabeludo que podem chegar facilmente às extremidades dos cabelos.

CABELOS ONDULADOS Sua diferença está na textura dos fios e das curvas. Fios finos com uma suave onda em forma de “S” nas extremidades do cabelo produz o desenho ondulado mais indefinido e com pouco volume. (D). Fios com um pouco mais de definição no formato “S” da curva, acabam apresentando leve frizz no topo da cabeça, próximo do couro cabeludo. (E) Aqueles com textura mais grossa, identificam bastante volume e curva em “S” mais definida. (F).

CABELOS CACHEADOS Os cacheados vãos dos cachos soltos aos mais definidos. Fios com curvas mais soltas são mais hidratados, e com maior peso, o que explica a leve perda de definição da curva. Em alguns casos, pode apresentar a raiz lisa, por causa do peso. (G) Têm-se os com padrão de curva em formato “S”, com a raiz mais ondulada, cachos bem definidos e mais “fechados” do que o anterior. (H). Há aqueles com formação de cachos bem definidos e fechados, ou “pequenos” desde a raiz, sendo considerado por alguns profissionais como cacheado e por outros, como crespo. (I)

CABELOS CRESPOS Fios que variam entre formato de “mola” bem apertado ao tipo ainda mais compacto, com menor definição da curva. Tendem a ser mais frágeis e ressecados, necessitando de muito mais cuidados. Os enrolados desde a raiz, com bastante volume e ondulação em formato de “mola”, têm forma levemente definida. (J); Os em formato de “S”, apresentam uma espessura mais fina, com alta densidade e são à vezes frágeis. (L); Têm-se aqueles com fios mais finos e frágeis, com padrão de ondulação em “Z”, não

junho 2018 - 7

chegando a formar um cacho. Pode causar uma sensação de visual “pesado” devido às curvas ser bem juntinhas. Este é o mais frágil de todos. Conhecendo seu cabelo facilita o entendimento para os diferentes tratamentos de produtos químicos que podem ajudar a mantê-los mais saudáveis e bonitos.

PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE DO SEU CABELO • Hidratação (aplicação de substâncias que ajudam a manter os fios com aparência saudáveis (maciez e brilhos). • Cauterização (aplicação de substâncias com a ajuda de temperaturas acima de 30ºC para fixação do produto nas cutículas do fio): produzindo, maciez e brilho e maior durabilidade; obs: esse procedimento deve ser feito por profissionais preparados, pois a incorreta aplicação pode inverter o feito desejado. • Aplicação de nano partículas de produtos conjuntamente com água (são aparelhos de última geração com técnica de ultravioletas. Este procedimento é mais seguro de ser feito pelos profissionais que pretendem cuidar adequadamente dos fios dos cabelos.


seja+bairro

8 - junho 2018 Inauguração:

No último dia 30/5 tivemos a inauguração da USB Jd. Colombo (Rebouças). A unidade atenderá a população apenas com consulta agendada. Os agentes de saúde passarão de casa em casa dando orientações, vendo carteira de vacinação e fazendo cadastramento. Lembrando: Apenas Consultas Agendadas, não é pronto atendimento! Na foto a equipe de profissionais junto com a gerente da unidade, Paula Teruel e Rossi Van Lazarini, um dos diretores da Revista Seja+Bairro. R. Bonifácio Frei Dux, 40 - Jd. Colombo

Caça-Palavras: Copa do Mundo M Q E T U B O R U S S I A J W U U Z R R é H P P O R T U G A L I N C R O a C I A X J U P X M S C I Z G O RV K N C F E B I L L R D I N A M A R C A A U J S F N H C I C R U C O R E I A D O S U L F J R E O A N O U G P E S PA N H A AY C X J I A M R G S B U AY J C G I S L A N D I A J L B G LT R A U S V J W X M K M N S E PA E é E A A A I S E E W E H C A C E S O O P M L N T R S W T N G E N X R P R U U E L ã A G T E I I X R E I D U R AV i C U V O O N I I R C L G A G T M O N ç ROXXNOHCNRAZALAOCAAA L H L Z T I U A A A AY S N I L O M K R K PA O S H A U M H S K C A H A S i P E F E O J M U T A R i B I A S A U D I T A U R U K J B O S D C M T RV O K N S G Z G U U I A M I C AV J D V X Z Z E Q R G T U N I S I A A I Q Y H N I G é R I A E S F R A N Ç AV K A X Y T Y R O Q G R G Arábia Saudita - Coreia do Sul - Colômbia - Costa Rica - Dinamarca - Portugal - Croácia - Polônia - Suíça - Suécia - Uruguai - Espanha - Brasil - Bélgica - Servia - Panamá - Austrália - Inglaterra - Argentina - Islândia - Marrocos - Nigéria - Alemanha - Tunísia - Rússia - Senegal - Franca - Japão - Egito - Irã - México - Peru.

OUÇAM O PROGRAMA DEBORÁ HISTÓRICA:

Informações - Educação Cultura - Entrevistas - Músicas Toda 5ª às 9h00 no youtube e na fanpage Deborá Histórica 11-99724-1111 - deborahistorica@gmail.com Rifa: Espelho lindo de 83x 112cm na Arte em Tela na Av. Prof. Francisco Morato, 3.711 - Vila Sonia. O valor é apenas de R$ 5,00 cada nome.

História:

Casa de Cultura do Butantã: o início

O Prefeito Jânio Quadros, em meados dos anos 1980, mandou construir um galpão na Rua Junta Mizumoto, 13, destinado a abrigar o Mercado Municipal do Butantã. Mas já havia o o Sacolão Butantã, instalado anos antes, na outra ponta da rua. Assim, montamos um grupo de jovens produtores de música, poesia, pintura e teatro ocupando aos sábados uma antiga casa, toda descascada, que se situava nos fundos do galpão. Discutíamos arte e cultura. Num dos dias em que não pude comparecer, já na gestão da Prefeita Luíza Erundina, os colegas decidiram ocupar o galpão. Passamos a fazer as reuniões lá, no espaço grande. Dentro de alguns meses, no dia 31/05/1992, a prefeitura decidiu inaugurar ali o que hoje é a “Casa de Cultura do Butantã”. Cacildo Marques

Atenção moradores do Jd. Colombo que tiverem o Curso Técnico em Enfermagem, enviem CV: uniaojdcolombo@yahoo.com.br -----------------------GARÇONETE/ GARÇOM e GERENTE PARA BAR NOTURNO Para a nossa região - Previdência/ Butantã Período de trabalho: das 16 às 02 horas nas 6as e sábados Período de trabalho: das 16 às 24 horas de terça a 5a. feira e domingos. Folga 2a. feira. Registrado CLT - Salário a combinar. Responsabilidades para o Gerente: - treinar e supervisionar os garçons/garconetes; - supervisão na cozinha; - supervisionar a limpeza do local; - recebimento de mercadorias. Enviar currículo vitae no CORPO DO EMAIL com pretenção salarial para amigosdavilasonia@outlook.com


seja+bairro

junho 2018 - 9

Regional Butantã

Prefeito Regional esteve na Vila Sônia O novo Prefeito Regional, Sr. Ricardo Granja, no dia 9 de maio se apresentou ao Padre Elinaldo, da Igreja São Benedito, na Vila Sônia, onde tomou a benção. O Prefeito solicitou um ofício à Paróquia para a doação de roupas para a Campanha do Agasalho 2018, ajudando assim a comunidade assistida pela entidade. Na semana anterior houve uma reunião junto com moradores e comerciantes da região onde foram ouvidas sugestões e pedidos de melhorias. O Sr. Granja ouviu tudo atentamente e disse fazer o melhor possível em sua gestão. Boa sorte, Sr. Prefeito!

Comerciantes discutem o gargalo do trânsito da Raposo Tavares no Butantã

Na Mesa Redonda – Empreendedorismo: Sistema Viário e Transportes na Zona Sudoeste de São Paulo, dia 11, comerciantes, empresários e diretores da Distrital Sudoeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) discutiram, com mais autoridade e linha direta com a Prefeitura e o Governo do Estado, os problemas do volumoso trânsito na Rodovia Raposo Tavares e o gargalo nas ruas do bairro. A ACSP tem na superintendência Ricardo Granja, hoje também prefeito regional do Butantã. O deputado Marcio Camargo, discorreu sobre “O Nó da Raposo Tavares”, a arquiteta e urbanista Adriana Levisky abordou o tema “Um modelo de Traffic Calming (Moderação de Tráfego)” e Carlos Henrique Tiveli Garbuio (gerente da Linha 4-Amarela do Metrô) discutiu “A inauguração da Estação São Paulo-Morumbi”. Os convidados vão debateram com os participantes soluções para os problemas que se arrastam por anos nas ruas que servem de chegada à Rodovia Raposo Tavares. Foram 20 minutos de exposição para cada participante, com mediação do advogado Nelson Terra Barth, reservando-se 30 minutos para os debates. 3ª Semana do Meio Ambiente Com um plantio de árvores no último dia 2, com a coordenadoria do Departamento de Obras e Manutenção do Verde da Prefeitura Regional do Butantã, escoteiros do Grupo Falcão Peregrino, advogados da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (242ª Subsecção – Butantã), Associação Amigos Bairro City Caxingui (AABCC) e os diretores e conselheiros da Distrital, a Associação Comercial de São Paulo/Sudoeste comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento incluiu um Concurso de Redação e Desenho de Temas Ambientais, realizado na última terça-feira (5) com os colégios Joana D’ Arc, Saint Exupery e Porto União. Tabela das Finais - Copa do Mundo

Padre Elinaldo em conversa com Sr. Granja e Rossivan

Rossivan Lazarini com Sr. Ricardo e sogra

Roldão Soares, Ricardo Granja, Deborá Espasiani, Diego Parma, Regina Coelho, José Roberto Figueira, Nilton Moura, Francisco Gonçalves e Cacildo Marques na reunião do dia 1º de junho/ 2018

Após um dia de muito trabalho, nosso querido prefeito visita amigos na noite de 21/06/18


seja+bairro

10 - junho 2018 Esporte:

no Esporte

Brasil tem buscado Hexa na Rússia

Começou a Copa do Mundo de Futebol, 2018, na Rússia. 32 países em busca do título. Cerimônia de Abertura foi dia 14. Brasil é um dos favoritos. Técnico Tite e Neymar são os destaques. Final, 15/7. Jogos do Brasil, Grupo “E” - 17/6- Brasil 1 x 1. Suíça. 22/6 Brasil x Costa Rica. 27/6 Brasil x Sérvia. Campeão?

Horóscopo Mensal para o próximo mês: Boas

Energias

O horóscopo para Julho 2018 trará energia positiva para as pessoas. Os dias neste mês são os mais longos do ano, aos quais podemos fazer um bom uso. Alguns podem gostar de poder passar mais tempo a trabalhar, outros pelo contrário, pensam em longas noites românticas. O mês de Julho deste ano girará em torno do desenvolvimento. O posicionamento de Mercúrio em Leão tem um efeito benéfico na capacidade de comunicação. Portanto, você pode seguir o caminho de uma conversa racional e esquecer as disputas.Além disso, devido ao Sol, que irá interceptar Câncer até 22 de julho, você irá parecer muito amável e empático para com os que o rodeiam. Se alguém lhe confiar um segredo deve guardá-lo custe o que custar. Tenha isso em mente. De qualquer forma, de acordo com as estrelas, é evidente que em Julho de pessoas geralmente não fazem cara feia. Você também pode desfrutar de uma excelente condição física, normalmente está na melhor forma este mês. Você definitivamente não vai perder a motivação.

Aposentado e Pensionista:

Saiba seus direitos

Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. Estima-se que atualmente 35 mil brasileiros tenham Esclerose Múltipla. A Esclerose Múltipla: Não é uma doença mental. Não é contagiosa. Não é suscetível de prevenção. Não tem cura e seu tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar a progressão da doença. Saiba mais em: https://www.grupodeapoio.org/blog


junho 2018 - 11

seja+bairro Luar de Vila Sônia:

Paulo Miranda, presidiário que elevou o bairro Vila Sônia no cenário musical

Compôs essa música falando do luar da Vila Sonia e da saudade da liberdade. A região, nos ensina a história, era uma grande chácara pertencente ao médico Antonio Bueno e a Joaquim Manuel da Fonseca. O nome do bairro veio de uma das filhas de Bueno. O que na década de 1940 era uma grande mata de eucaliptos hoje é um bairro com um grande adensamento populacional. Nos anos de 1950 os poucos moradores não contavam com luz elétrica, água encanada, ruas asfaltadas, saneamento básico ou telefones – uma área abandonada, com enchentes nascidas do transbordamento do córrego Pirajussara. Ainda nos anos 1960 o bairro iniciou sua trajetória desenvolvimentista. A proximidade com o nobre Morumbi trouxe mais habitantes em um incipiente comércio. Ainda assim os moradores tinham dificuldades de locomoção. Para chegar ao centro era uma aventura de horas e horas. O melhor era fazer compras em Pinheiros. A história da música é a mesma de sempre. Um dia o autor, Paulo Miranda, se meteu nas lides do crime na base do assalto à mão armada. Foi pego, preso e passou anos no Carandiru. Músico e poeta de primeira, compôs à música – uma valsa -, em 1961, que fez muito sucesso na voz de Tito Martines, com uma parte declamada pelo radia-

lista Morais Sarmento. A canção ficou meses na parada de sucessos do estado de São Paulo.

A -------------------------A7+ --Bm7 ----E7------ A O luar mais nada me seduz / Senão chorar pensando em ti ---Db7 --------------------Gbm --B7 -----------------Bm------ E7 Luar sonho banhado em luz / Agora eu sei o que perdi A ----------------------A7+---- Bm7 ---E7---- A----- Gb7 É noite e tudo se desfaz / Na fria solidão da lei ---------------Bm--- E7 ------A --Gbm---------------- B7 Noite sem Deus noite sem paz /------- E tudo foi humano E7--- A------------ B7----------------- E Errei /-------- Mas inda tenho coração ------Ab7----------- Dbm------- Gbm-- Am------ E E tudo pode acontecer / O despertar da redenção -----------------Gb7 ----------B7---- E----- Dbm ------Gbm -----B7 De um terno amor, o alvorecer / Amor o alívio para insônia ---------------------------E7 -----A ---------------------E---- Db7 Perdão, a graça para o fim / Quero este luar de Vila Sônia -----------Gb7----- B7------ E------- E7 Para morrer cantando assim Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos - Editora: Senac São Paulo Autor: Levino Ponciano

Ouça Luar de Vila Sônia: https://www.youtube. com/watch?v=WYI8DI7bN98

Marimbondo na pescaria

Soninha, quando tinha apenas 10 anos foi pescar com o pai no lago e volta com o rosto todo inchado. A mãe, assustada, pergunta: - Filha, o que houve? - Foi um marimbondo, mamãe... - Ele te picou?? - Não deu tempo, papai o matou com o remo.

............Yoga.............

Todo domingo tem Yoga gratuita na Praça José Ória com a professora Dari Arabel. Participe, exercitese e ajude a manter a praça limpa! O curso tem apoio de RV Cabeleireos e Revista Seja+Bairro.


seja+bairro

12 - junho 2018 Empreendedorismo:

Coisas que só o comércio do bairro proporciona

Caminhar pelas ruas da região em que você mora, cumprimentar os vizinhos e comprar tudo aquilo que precisa. Essa cena é típica de quem frequenta e valoriza o comércio de bairro. Existem algumas coisas que só o comércio do bairro proporciona. Saiba quais são: 1. Comodidade A principal vantagem de realizar as compras no comércio do bairro é não ter que se deslocar tanto. Se você aproveita para fazer o trajeto a pé, ainda economiza no estacionamento e evita o estresse ao buscar uma vaga para o carro. Ainda é uma ótima maneira de interagir com a vizinhança. 2. Atendimento customizado Empreendedores que estão no comando de um negócio de bairro têm a vantagem de poder realizar um atendimento diferenciado. Os hábitos de compras de um cliente são informações valiosas que podem ser colhidas com facilidade. Os dados podem ser utilizados para oferecer o melhor mix de produtos para os fregueses da região.

3. Relação de confiança Muitas vezes, os estabelecimentos de bairro oferecem a opção do cliente pagar depois. Por outro lado, o empreendedor precisa prestar atenção para que essa prática não interfira nas finanças do negócio. Esse tipo de confiança resume bem a relação entre os pequenos negócios e os moradores. 4. Novidades Os empreendedores de bairro têm flexibilidade para promover determinados produtos e serviços com muita agilidade. A vantagem para a clientela é ter sempre novidades e ofertas perto de casa. São os pequenos negócios – lanchonetes, lojas de roupas e brinquedos, açougue etc – que movimentam importante fatia da economia em nossa região. Ele é perto da sua casa, o dinheiro fica no seu bairro e gera empregos. É o motor da economia e, quando analisado o conjunto, possui uma amplitude econômica importantíssima. Portanto, prestigie o comércio do bairro. Seja+Bairro! Para anunciar ligue: 3739-1462.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.