
2 minute read
D) OUTROS PRODUTOS DA SUA PESQUISA
D) OUTROS PRODUTOS DA SUA PESQUISA
Entrevista com a Diretora de Conteúdo da revista AzMina, Helena Bertho Dias, para coleta de informações para o artigo científico.
Advertisement
Priscila Ferreira: Em algum momento é levado em consideração temas que serão mais relevantes para o engajamento da Revista, principalmente com a finalidade de conseguir novos apoiadores? Helena Dias: A escolha de pautas é feita seguindo diversos critérios editoriais, que passam por relevância (tanto de interesse público, quanto de interesse do público), exclusividade, profundidade, novidade, etc. Eventualmente, quando estamos fazendo alguma matéria que acreditamos que possa engajar na questão de apoio, pensamos em acompanhar a pauta com algum tipo de campanha para aumentar as colaborações, como aconteceu com a matéria sobre mulheres negras protagonistas, que virou uma campanha com postais, ou com a matéria sobre tudo que o governo já fez em relação aos direitos das mulheres.
Priscila Ferreira: Os apoiadores buscam um diálogo mais próximo com vocês, ou ainda existe uma distância muito grande? Helena Dias: Temos algumas apoiadoras muito próximas, mas no geral aumentar esse diálogo é algo que tentamos atingir e melhorar. Estamos trabalhando para diminuir a distância e ter mais proximidade com nossas leitoras mais fieis e apoiadoras. Priscila Ferreira: Analisei os posts feitos no grupo de apoio este ano e percebi que possui pouca interação. Isso reflete o perfil do apoiador AzMina? Helena Dias: Creio que isso reflete um pouco nosso desinvestimento no Facebook. Atualmente investimos mais em newsletters como ferramenta de contato com o
público e estamos trabalhando em uma nova ferramenta para isso também. Assim, nosso maior contato com apoiadoras tem sido diretamente por e-mail. O grupo no Facebook acaba ficando um tanto fora do foco.
Priscila Ferreira: Já teve alguma situação em que vocês alteraram alguma reportagem, ou deixaram de apurar algum tema por conta de algum apontamento/sugestão de apoiador? Se sim, pode contar a situação? Helena Dias: Não.
Priscila Ferreira: Percebi que a Revista passou por uma mudança editorial. Antes os títulos e a linguagem em geral tinham um viés mais descontraído. Quando essa mudança ocorreu e por quê? Helena Dias: Foi uma mudança não intencional, causada pelo cenário social e político do mundo e do Brasil. Tem sido realmente difícil cobrir temas leves e descontraídos
diante do desmonte e constantes ataques aos nossos direitos. Acabamos focando mais nossa cobertura em temas de política e por isso acabou ficando mais sério.