
2 minute read
A SENSAÇÃO DE SUSPENSE
Suspense é um gênero destinado a criar no espectador, ouvinte ou leitor uma expectativa e sensação de pressa, da espera agoniante causada pela provocação do que está pode vir.
É o facto de o espectador se encontrar em suspenso – ou seja, em dúvida – relativamente ao destino das personagens, partilhando empaticamente os seus medos e as suas vulnerabilidades, que lhe provoca o nervosismo, a ansiedade e a angústia que tão envolventes se tornam. (NOGUEIRA, 2010, p.40)
Advertisement
Na tentativa de descobrir o destino dos personagens e suas principais atribuições, enxergamos a produção audiovisual como suspense, são manuseadas e criadas para “prender” a atenção do público, fazendo com que o telespectador se sinta envolvido junto a trama, buscando formas de resolver e solucionar os conflitos apresentados, realizando suposições do que está oculto, muita das vezes se colocando no lugar do personagem.
Nos filmes de terror, é aplicado suspense em diversas cenas, como quando o protagonista está caminhando e se surpreende com alguma figura, som e/ou objeto apresentado em um sobressalto. Gerando a sensação de ansiedade, aflição e muita das vezes indignação em relação a atitude do personagem, segundo o produtor e diretor cinematográfico Alfred Hitchcock, o suspense é uma espécie de dilatação da espera, e destaca:
Estamos conversando, talvez exista uma bomba debaixo da mesa e nossa conversa é muito banal, não acontece nada de especial, e de repente: bum, explosão. O público ficou surpreso, mas, antes que tenha se surpreendido, mostraram-lhe uma cena absolutamente banal, destituída de interesse. Agora, examinemos o suspense. A bomba está debaixo da mesa e a plateia sabe disso, provavelmente viu o anarquista colocá-la. A plateia sabe que a
bomba explodirá a uma hora e sabe que faltam quinze para a uma –há um relógio no cenário. De súbito, a mesma conversa banal fica interessantíssima porque o público participa da cena. (HITCHCOCK, 2016, Aescotilha,Online)
A abordagem ao público, como exemplifica Hitchcock acima, nos dá a percepção de que precisa de estratégia para que haja uma tensão natural ao espectador, visto suspense como algo em “espera” refletindo em diversos filmes, citando como exemplo a obra do cineasta, diretor e produtor Galder Gaztelu Urrutia o filme “ O poço” de produção original da plataforma de Streaming Netflix, há referências políticas no qual aborda os aspectos sociais, revelando o status de cada ser a partir da visão e engrenagens do capitalismo, fazendo uma analogia sobre os ganhos e proveitos que cada andar oferece, analisando a reação dos personagens ao acordar em determinado andar no qual o desfavorece.
Há outros filmes considerados marcantes no gênero suspense como Jogo Perigoso (Mike Flanagan), Mentiras Perigosas (Michael Scott), filmes que apresentam um enredo de longa espera cheio de aflições até que o protagonista chegue a uma saída, ou termina com uma pré influência para um novo marketing de produções para uma continuação, pois até os finais, podem se apresentar sem uma conclusão, deixando o suspense preso entre o caminho e o fim.
Em nosso telefilme, o suspense estará presente na forma de representar o próprio Kardama, bem como quando nosso protagonista está em contato com a criatura desconhecida.
Com o intuito de desenvolver uma história sólida para o projeto, a produtora fez uma pesquisa exploratória e descritiva que trouxesse sustentabilidade para os temas que queríamos abordar.