21 minute read

Quadro 14: Orçamento Previsto do Projeto

3.11 Orçamento Previsto

Segundo os valores do mercado (Sindcine), nesse tópico mostraremos o orçamento previsto para execução do documentário.

Advertisement

Quadro 14: Orçamento Previsto do Projeto

3.12 ORÇAMENTO REAL

Orçamento real gasto para produzir o Documentário “Até aqui, está tudo bem?”.

Quadro 15: Orçamento do Projeto

BRUNO DORETTO

Neste semestre estamos iniciando nosso TCC (trabalho de conclusão de curso), onde em forma de documentário vamos abordar o tema: O efeito da Pandemia nas classes sociais. Neste primeiro momento focamos na fundamentação teórica, argumento, justifica e toda parte de escrita afim de estruturar o trabalho e no próximo passo (semestre) realizarmos as gravações do documentário. Minha função foi ajudar na fundamentação teórica levantando dados e informações para desenvolver esta parte na bíblia de produção. Na segunda parte do trabalho onde iniciamos as gravações fiquei responsável pelas gravações de externas e insertes em Paraisópolis com Gilson e Ana, e também como assistente de fotografia. Como nossa produtora tem muitos integrantes, nos dividimos em subgrupos para que cada elaborasse uma parte do projeto.

Pude exercitar bastante a leitura e também de forma mais correta e coerente com o trabalho proposto e mesmo que isso seja complexo de se realizar, tenho certeza que vai agregar muito para minha carreira futura. Aprendi também que não basta apenas ler uma ou duas vezes para compreender e assim elaborar uma boa escrita, tive que ler e reler várias vezes para que assim pudesse elaborar uma boa escrita e assim colaborar para o andamento da produção da Bíblia.

Estamos na reta final de nossa graduação e com isso já consigo olhar para trás e por tudo que passamos como produtora e eu em particular, e também perceber o quanto cresci no âmbito pessoal e profissional. Sempre gostei de trabalhar e fazer tudo em equipe e nossa produtora sempre prezou isso, o que torna os trabalhos e ambiente entre nós leve, amigo e compreensível. Tive sim muitas dificuldades ao longo do curso e principalmente no começo dessa reta final (TCC), mas tenho certeza de que tudo é um aprendizado para um bem maior futuro. Nosso tema ´Pandemia`, me fez compreender e refletir que precisamos muito mais uns dos outros e que a empatia nunca foi tão necessária para com o próximo. O efeito de fazer online foi e está sendo de certa forma muito desafiadora para mim e creio que para todos da

produtora, mas nosso espírito de união e empatia por todos nos ajudou e ajudará a vencer obstáculos presentes e futuros.

Enfim agradeço primeiramente a Deus por esta oportunidade de estar na reta final dessa graduação, e também a minha família que sempre me incentivou e apoiou em todos os momentos para que eu chegasse até aqui.

DAVID BEZERRA LOPES DOS SANTOS

Construir um trabalho de conclusão de curso é um grande desafio e, diante do cenário em que nos encontrávamos, esse desafio só cresceu. Foi um momento difícil, de instabilidade emocional e bastante incerteza. No projeto, optamos por seguir com um produto que pudesse deixar registrado esta fase.

Usamos a situação do Brasil para produzir um documentário. Duas coisas caminharam juntas no início do processo: o medo e a dúvida. Estávamos aflitos com toda a situação e ansiosos: será que vamos conseguir produzir? Vamos retroceder em algum momento? Além disso, diversas outras questões. O medo em si, era de não conseguir entregar o projeto. Mas nada era impossível para jovens que, decidiram se entregar ao projeto. (Até parece mensagem de filme - risos).

Dificuldades surgiram, na fundamentação teórica do assunto até a construção da narrativa e ainda mais na produção. Diversos imprevistos, mas sempre buscando uma solução, e usando como referência todos os problemas encontrados durante a graduação. Todos os anos serviram como lição para esse final. Nada seria possível sem o trabalho em equipe. Além de todo o intuito do projeto, aprender na direção, produção e execução, levo algumas lições para a vida. Acompanhar essas histórias, conhecer um pouco da vida deles, traz grandes lições. E cabe a cada um, interpretar. Foi uma troca de experiências, entre equipe e personagens. Acredito que, cada um sairá melhor deste projeto, com uma visão ampla do próximo e capacitados, pois foi uma escola: de resiliência, empatia e, no meu ponto de vista, falando do meu processo, foi um “start” para usar a profissão, os meus conhecimentos, para dar voz

às pessoas que são excluídas pela sociedade. Foi um desafio “dirigir” essa realidade. Levo comigo os personagens e suas histórias, levo os erros e acertos, levo toda a loucura que foi produzir isso. Mas deixo o meu agradecimento a cada um que embarcou nesse barco e abraçou a ideia - quando sugeri, naquela reunião amistosa. Obrigado aos que se entregaram. O “Até aqui, está tudo bem? ”, carrega um pouco de cada.

DENISE MATIAS DE SOUZA

A ideia para este projeto foi escolhida depois de muito debate na produtora. No começo foi difícil o caminho que iríamos pegar, com cada um tendo um direcionamento pessoal sobre o tema. Com tudo a equipe com várias reuniões chegou a um esboço do propósito do documentário, a partir daí estamos lapidando nosso objetivo.

Individualmente, tive um pouco de receio em como a abordagem iria ocorrer, já que a Desigualdade Social para mim é um tema muito importante e tinha uma visão teimosa do que seria ou não importante colocar no trabalho, entretanto com os debates em reuniões chegamos em um consenso.

No decorrer das gravações tivemos dificuldade para conseguir gravar com alguns personagens e para fazer filmagem na comunidade. Participar deste documentário foi um choque e uma surpresa, mesmo sabendo que existem leis autônomas para os moradores e visitantes em algumas comunidades é outra coisa quando temos contato direto com isto.

Os projetos que são desenvolvidos para melhorar a vida das pessoas nas favelas são importantes, mas com poucas mudanças no cotidiano das favelas, a falta de oportunidade e as dificuldades que os residentes passam diariamente deixam tudo desigual.

Produzir Até Aqui, Está Tudo Bem? Reforçou a minha visão política de que precisamos de um estado forte para produzir as mudanças na vida de toda a população periférica do país.

DOUGLAS DOS SANTOS SILVA

Trabalhar na fundamentação teórica sobre o tema do documentário, me fez enxergar ainda mais a desigualdade como problema crônico que afeta nosso País, ao mesmo tempo em que reescrevia o que era como prioridade para a fundamentação, pude enxergar os horizontes que o documentário irá tomar, foi trabalhoso, muitas pesquisas e reuniões para chegar à conclusão final, mas que por fim fez valer a pena todo o esforço.

Me encontro agora na fase de produção, e é muito satisfatório ver que o projeto está saindo do papel e tomando forma, tivemos alguns imprevistos nesse processo, mas que no decorrer soubemos administrar e encontrar uma solução; continuamos com as reuniões para acertar as datas para cada entrevista, as reservas dos equipamentos com antecedência para que se algo saísse fora do previsto, tivéssemos tempo de correr atrás.

Optamos por deixar a mesma equipe na parte de edição e montagem pelo resultado satisfatório que atingimos com o documentário "Por trás das redes". O projeto está atingindo na fase final de pós-produção e o resultado está como o esperado, e particularmente superando minhas próprias expectativas o relato dos moradores de Paraisópolis contrasta o atual momento que nosso País vive. O ato da manifestação do último dia 02 de outubro, que tinha como base reivindicar os direitos básicos que a população mais pobre deveria ser assegurada, principalmente em momentos de crise ficará marcado na minha vida, foi um mix de emoções tanto pessoal como profissional fazer parte e servir de meio para transmitir essas vozes, os gritos e as expressões do povo nas ruas.

Por fim não posso deixar de citar a produtora da qual me proporcionou tantos momentos e principalmente os aprendizados, não poderia ter escolhido uma melhor produtora como a Recover para realizar os projetos ao longo desses 4 anos. Agradeço a cada um que fez parte e que de alguma forma tenha contribuído para o meu crescimento.

EVERTON SANTANA

Nesta primeira etapa de elaboração da proposta do TCC e da bíblia de produção o maior desafio esteve justamente na fundamentação teórica do trabalho, onde me encarreguei de me aprofundar com meus colegas em como a pandemia do coronavírus aprofundava os males da desigualdade social no Brasil, onde conclui o tema e revisei as passagens anteriores. Sendo a própria abordagem e compreensão do tema grandes desafios por serem problemas tão presentes no dia a dia, mas tão complexos, exigindo um certo esforço para manter a organização da pesquisa e a metodologia da mesma seguindo as orientações necessárias para a bíblia.

Já com a ideia do documentário bem fundamentada fomos realizar a fundamentação teórica do que seria apresentado ali, comigo tendo a tarefa de abordar como o fator da Covid-19 influenciou no cenário da desigualdade já abordado anteriormente e depois revisando a fundamentação como um todo para manter a mesma coesa.

Durante as gravações minha participação foi mais voltada como assistente de produção acompanhando as mesmas e auxiliando os operadores de câmeras e a direção durante as entrevistas e os relatos, também atuando como câmera em uma das mesmas, onde minha principal preocupação foi manter o foco poético do trecho que seria uns inserts realizando imagens interessantes, mas que também apresentassem informações do que ocorria no momento.

O projeto como um todo foi um grande desafio, isso individualmente, mas também como grupo, onde além das dificuldades que o próprio TCC carrega, além dessas existiam as impostas pela pandemia, que é nosso tema, mas além de estudar a mesma também somos vitimados por ela, sendo algo que afeta a todos, seja como estudantes, pelas dificuldades na produção do documentário, principalmente pelo distanciamento social e nas turbulências que ele gera em aspectos de produção e tecnicamente; Como pessoas pelo que se reflete em nossas vidas pessoais,

financeiramente, psicologicamente e etc...; E como produtora, onde temos de manter o trabalho em equipe e a unidade na visão do que é o projeto.

Por fim acredito que realizamos um excelente trabalho ao abordar a temática e como a desenvolvemos chegando onde queríamos chegar com o documentário.

JOHNATAN WESLEY DE SOUSA FERREIRA

Iniciamos neste semestre o nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Um dos grandes feitos da vida acadêmica, o tema escolhido foi: O efeito da Pandemia nas classes sociais. É um tema que tem uma grande relevância por ser um assunto que marca um momento muito importante na história, e decidimos utilizar esse tema já visualizando muito mais à frente de nosso tempo. Nesta primeira etapa focamos em desenvolver a fundamentação teórica, justificativa e argumento. Fiquei responsável em ajudar junto com meus colegas no argumento e nas pesquisas para produção da bíblia. Neste tempo aprimorei minha leitura e minha elaboração de texto. Estou com grandes expectativas para a segunda parte deste TCC.

O Trabalho na fundamentação teórica abriu meus olhos para enxergar como a desigualdade afeta nosso país, o trabalho em conjunto para escrever e rescrever esse trabalho foi muito gratificante, vê a opinião que cada participante tinha para agregar juntamente com as minhas. Estou animado e confiante de que o documentário vai trazer um olhar amplo de como a desigualdade afeta a todos, principalmente os menos favorecidos. Na parte da produção fiquei responsável pelas captações de imagens, tentamos o máximo possível usar nossos próprios equipamentos, foi uma experiência incrível. Tive a oportunidade de i na casa das pessoas entrevistadas e vê a situação de vidas delas e fiz novas amizades também. Nesta última etapa de edição e finalização, estou contribuindo com correção de cor e animação. Queria agradecer também a produtora que estive dês do primeiro semestre. Já se passaram 4 anos de conquistas e aprendizados juntos. Na produtora fiz muitos

amigos produzi muitos projetos tudo sempre em parceria e organização. Tenho muito orgulho de te feito parte da família Recover.

LENNART LINDH

Durante o primeiro semestre tivemos que trabalhar duro para a entrega da Bíblia de Produção e realização da Pré-Produção do nosso projeto de Documentário, tive que trabalhar e estudar muito mais nesse curto período do que nos outros semestres do curso, visto que para o TCC é necessário um comprometimento e foco muito maior. Muitas reuniões foram necessárias para alinharmos todos os mínimos detalhes da escrita para não ficar conflitante as ideias. Para a escrita da Fundamentação Teórica do Documentário tive que revisitar autores e fundamentações das aulas de Documentário e foi muito bom relembrar e ler até alguns livros que não tive a oportunidade de ler.

Depois da banca de qualificação, fiquei responsável pela roteirização da narrativa do documentário e auxiliar a Marian na finalização da Bíblia de Produção, além de ter ajudado em algumas outras funções de edição dos áudios das entrevistas, decupagem das gravações e a própria gravação com os personagens.

Durante as gravações refleti bastante sobre o quanto o tema do projeto é importante para os dias atuais, particularmente por morar no interior, não enfrentei tantas dificuldades que os moradores de Paraisópolis tiveram, foi importantíssimo conhece-los e ter a oportunidade de passar para as pessoas que assistirem ao Documentário essa outra realidade.

Por fim, gostaria de utilizar esse espaço para agradecer a produtora com quem realizei o TCC e outros projetos interdisciplinares, confesso que no 3º semestre me vi em uma situação de querer trancar a faculdade por não estar contente realizando os projetos, porém nessa produtora, o ânimo nas reuniões, o apoio moral (não só na faculdade, mas na vida também) e a sensação de sempre poder contar com todos me fez continuar e finalizar o tão aguardado TCC.

LEYDIANE DA SILVA

A primeira etapa iniciou-se um pouco complicada, devido ao curto período para fazermos cada capítulo, mas após os primeiros momentos e organizações, decidimos ir adiante e desenvolver o TCC a respeito da “desigualdade”. Um tema extremamente importante no momento de desenvolver este documentário, dada as circunstancias da pandemia de COVID-19. O grupo como um todo foi coeso e dedicado, mais um semestre que tivemos que trabalhar em grupo de forma virtual, para manter o distanciamento obrigatório, nos encontrando apenas em alguns momentos de gravações com equipe totalmente reduzida.

Nas primeiras etapas ajudei o projeto com pesquisas, e depois a parte prática de produção, com ideias desenvolvidas veio a parte de procurar nossos “personagens” eu fiquei responsável por procurar um líder comunitário e foi quando encontrei o Gilson, que desde o primeiro contato foi super atencioso junto com sua equipe do G10 favelas, que até nos ajudou com outros personagens, estive em Paraisópolis auxiliando em uma das gravações e foi uma oportunidade de ver a comunidade com um olhar diferente do que a sociedade vê nas mídias.

Eu agradeço a cada integrante da produtora por dar sempre o melhor em cada trabalho, especialmente nesse TCC. Mesmo com imprevistos, desistências da parte de alguns personagens, nós não desistimos e vimos mais uma vez o quanto é importante o trabalho em equipe.

LUCIANO COSTA

Participar as gravações em Paraisópolis me fez abrir os olhos em relação a vários assuntos, como mesmo vivendo a vida toda na periferia não paramos para olhar os nossos semelhantes. Não percebemos como a periferia é abandonada e que somos totalmente invisíveis aos olhos do Estado.

Como nos semestres passados não tem o que reclamar do trabalho em equipe, o grupo todo se disponibilizou na medida do possível para ir nas gravações e quem não pode participar das externas auxiliou de outras formas. Tenho muito orgulho de

ter participado desse projeto, o considero um documento histórico, um registro que ajudará as gerações futuras a entenderem os tempos difíceis que estamos vivemos.

MARIAN CARVALHO

Finalmente chegamos na etapa final do curso, nunca imaginei que fosse chegar até aqui, quantas vezes quis desistir por achar que não era boa o suficiente, mas ao longo da minha jornada conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram, me acolheram e me mostraram o meu valor. Apesar de todas as crises de ansiedade causadas, todos os dias de luta ao longo desses 4 anos, finalmente os dias de glória chegaram.

Falando agora sobre o projeto, a pré-produção do TCC foi desafiadora demais devido ao curto período para escrevermos os determinados tópicos para orientação, mas foi leve e organizado. Nosso tema é muito importante para a situação atual, estamos fazendo tudo de forma clara e objetiva para a compreensão de todos.

Meu papel nesse importantíssimo trabalho foi assumir o cargo de produtora executiva no qual já sou “familiarizada” e a produtora confia nas pesquisas, nas tabelas de orçamento, na paciência que precisa ter, e fazer cálculos (kkkk sofro). Já elaboração da bíblia de produção fui responsável por diferenciar cada modo de documentário e seus exemplos, pesquisa de classificação indicativa, público-alvo e veiculação, auxiliando também todos os tópicos e diagramação da bíblia, não esquecendo que nas horas vagas era a psicóloga da galera e tentava acalmar o grupo nas situações de estresse pré-banca.

Já nas gravações, auxiliei nas filmagens que fizemos na manifestação que teve na Avenida Paulista e a voz off do poema que abre nosso documentário. Inclusive gostaria de agradecer a Gabi que aceitou gravar com a gente.

Foi um projeto que por mais que o grupo tenha surtado com vários personagens desistindo, o tempo curto da edição e entre outros mil probleminhas rsrs conseguimos nos manter unidos e sem brigas.

Por fim, gostaria de deixar meu agradecimento ao pessoal do Núcleo de comunicação, em especial a Juliana Bastos por ter nos ajudado da melhor forma possível, sem ela não conseguiríamos muitas coisas. Obrigada Bro.

VICTOR HUGO

Nesse penúltimo semestre nos deparamos com o TCC, resolvemos fazer um documentário sobre "desigualdade". Minha parte inicialmente foi com veiculação, e argumentos sobre qual plataforma vamos usar, bastante interessante pois é notável o tanto que vem sendo o crescimento de streaming e conseguimos passar isso nos textos elaborados. Grupo reagiu muito bem com todos os temas da Bíblia, saiu conforme esperado de pessoas bem esforçadas e dedicadas, espero aprender ainda mais com todos.

Iniciamos a segunda etapa da bíblia com a certeza que seria algo trabalhoso e desafiador, tivemos um contratempo com um dos nossos convidados a participar do documentário, ele não se enquadrou aos requisitos e isso foi um problema resolvido com muito esforço e dedicação da equipe. Tive o prazer de acompanhar a filmagem na Av Paulista em uma manifestação, onde fizemos bastante material para acrescentar no trabalho final, algo bem cansativo, mas confortante, sei que tudo valera a pena.

BALDEZ, M. Solo urbano, reforma urbana, propostas para a Constituinte. Rio de Janeiro, Fase, 1986.

BÓGUS, L.M.M; TASCHERNER, S.P. São Paulo, uma metrópole desigual. EURE, Santiago, 2001. Disponível em:

<https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S025071612001008000005#Taschner90> Acesso em: 08 abr. 2021.

CHONG, Zoey. Amazon accused of poor working conditions at supplier factory. Cnet, 11 de Jun. de 2018. Disponível em: <https://www.cnet.com/news/amazon-accused-of-poor-working-conditions-atsupplier-factory/#ftag=CAD590a51e>. Acesso em: 15 de abr. de 2021.

DA-RIN, Silvio. Espelho Partido Tradição e Transformação do Documentário Cinematográfico. Editora Azougue Editorial, 2004

DEMO, P. Pobreza política. Papers. São Paulo. Fundação Konrad Adenauer-Stiftung, 1993.

FIELD, Syd. Manual do Roteiro. 14ª Edição. Editora Objetiva, 2001

FIGUEIRÔA, Alexandre. O documentário como encontro: entrevista com o cineasta Eduardo Coutinho. Revista Galáxia, 2003. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1348> Acesso em: 11 de abr. 2021.

GONZALEZ, Lauro; Bruno Barreira. Efeitos do auxílio emergencial sobre a renda, FGV EAESP, vol. 01, no. 01, 2020, PG 7. FGV EAESP, São Paulo, SP, 2020. Disponível em:

<https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u624/auxilioemergv10.pdf>. Acesso em: 11 de abr. 2021.

GUTERRES, António. Conferência Nelson Mandela 2002. Enfrentando a pandemia da desigualdade: um novo contrato social para uma nova era. ONU – Organização das Nações Unidas, Nova Iorque, 18 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.un.org/sg/es/content/sg/statement/2020-07-18/secretary-generalsnelson-mandela-lecture-%E2%80%9Ctackling-the-inequality-pandemic-new-socialcontract-for-new-era%E2%80%9D-delivered>. Acesso em: 10 de abr. 2021

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Distribuição percentual da população, por cor ou raça. IBGE, p.57, 2019, Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf>. Acesso em: 11 de abr. 2021.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desemprego. IBGE, 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em: 11 de abr. 2021.

IHU - Instituto Humanitas Unisinos. Por que ricos ficaram mais ricos e pobreza explodiu na pandemia? IHU - unisinos, 01 de out 2020. Disponivel em: <http://www.ihu.unisinos.br/603349-por-que-ricos-ficaram-mais-ricos-e-pobrezaexplodiu-na-pandemia>. Acesso em: 13 de abril de 2021

UOL. Mais rico do mundo, dono da Amazon ganhou R$ 9.378 por segundo em 2020. Economia - UOL, 07 de abril de 2021. Disponivel em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/04/07/jeff-bezos-dono-daamazon-e-mais-rico-do-mundo-ganhou-us-2000segundo.html>. Acesso em: 09 de abr. 2021.

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - O formato e a linguagem dos documentários produzidos sobre a cidade de São Paulo1. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0626-1.pdf. Acesso em: 14 de abr. de 2021

LAZZAROTTI, B.; SARAIVA, Agnez. A desigualdade política impacta nos níveis de desigualdade social de um país? Observatório das Desigualdades. Belo Horizonte: 2020. Disponível em:<http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/?p=1185#:~:text=Pois%20toda% 20pol%C3%ADtica%20p%C3%BAblica%20%C3%A9%20eminentemente%20pol%C 3%ADtica.&text=Quanto%20mais%20ampla%20e%20inclusiva,riqueza%20e%20op ortunidades%20do%20mercado> . Acesso em 11 de abr. 2021.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Claudia. Filmar o real sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Editora Zahar, 2008.

MAGNO, Laio et al. Desafios e propostas para ampliação da testagem e diagnóstico para COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 25, no. 9, 2020, Rio de

janeiro, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141381232020000903355&script=sci_arttext>.Acesso em: 11 de abr. 2021.

MARICATO, Ermínia. Metrópole, legislação e desigualdade. Scielo. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ea/v17n48/v17n48a13> Acesso em: 11. abr. 2021.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. 1ª Edição. São Paulo: Tradução Boitempo Editorial, 2013

MENDES, Gyordana, et al. Os impactos da pandemia da Covid-19 nos trabalhadores de entrega de alimentos por intermédio das plataformas digitais. Brazilian Journal of Development, vol. 7, no. 3, 2017, pp. 31856-3187. Brazilian Journals, Curitiba, 2021. Disponivel em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27242/21532> Acesso em: 17 de abr. de 2021

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5ª Edição. Editora papiros, 2010

PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza. PNAD; b.8, p.3, 2020. Disponível em: <http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/wpcontent/uploads/2020/04/Boletim-8.pdf> Acesso em 11 de abr. 2021.

PIKETTY, Thomas. O Capital no século XXI. Tradução: Mônica Bolle. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

PIRES, M.J.S. Uma sistematização da discussão sobre heterogeneidade industrial. Um olhar para além das regiões brasileiras: O caso centro-oeste brasileiro. IPEA, Brasília, 2257ª Edição, p.19, 2016. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7344/1/td_2257.pdf> Acesso em: 13 de Abr. 2021.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-lei 5452/43 | Decreto-lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943. Jusbrasil, Brasília. Disponivel em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/103502/consolidacao-das-leisdo-trabalho-decreto-lei-5452-43>. Acesso em: 16 de abr. 2021.

RAMOS, Fernão. O que é documentário. UNICAMP, Porto Alegre, 2001. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/pessoa-fernao-ramos-o-que-documentario.pdf> Acesso em 15 de abr. 2021

RIBEIRO, Diana. Efeito pandemia: gastos com delivery crescem 187% em 2020. 6 Minutos, São Paulo, SP, 18 de abril de 2021. Disponivel em: <https://6minutos.uol.com.br/minhas-financas/efeito-pandemia-gastos-com-deliverycrescem-187-em-2020/>. Acesso em: 14 de abr. 2021.

ROCHA, Fackson. A desigualdade política impacta nos níveis de desigualdade social de um país? Observatorio das desigualdades. Belo Horizonte. 2020. Disponível em: <http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/?p=1110> Acesso em: 12 de abr. 2021.

SAMPAIO, P. A. Terras devolutas e latifúndios. Economia e Sociedade, Campinas, SP: v.5, n.1, p.197-199, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8643194> Acesso em: 14 abr. 2021.

SANTOS, B. S. Notas sobre a história jurídico-social de Pasárgada. Introdução crítica ao direito. Brasília, UnB, 1993. Disponível em: <http://www.geocities.ws/b3centaurus/livros/s/boavpassar.pdf> Acesso em: 12 abr. 2021.

SANTOS, C. N. Está na hora de ver as cidades como elas são de verdade. BIB (Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais). Rio de Janeiro: 21ª Edição, p.60, 1986. Disponível em: <https://www.anpocs.com/index.php/bibpt/bib-21/380-esta-na-hora-de-ver-as-cidades-como-sao-de-verdade/file> Acesso em: 12 de abr. 2021.

UOL. Brasil está perdido no mapeamento. Com baixa testagem, Brasil segue falhando no mapeamento da pandemia. UOL, São Paulo, 08 de fev de 2021. Disponivel em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/02/08/brasil-baixonumero-de-testes-covid.html>. Acesso em: 14 de abril de 2021.

VC S/A. Os protestos de trabalhadores da Amazon em meio à pandemia. VC S/A, 21 de out. de 2021, Disponivel em: <https://vocesa.abril.com.br/mercado/os-protestosde-trabalhadores-da-amazon-em-meio-a-pandemia/>. Acesso em: 15 de abr. de 2021.

This article is from: