Análise de Dados para o Monitoramento de Redes Sociais

Page 13

• Media Cloud (MIT) - O Media Cloud do MIT é uma ferramenta de compilação de notícias que pode ser útil para explorar a cobertura de temas de interesse em veículos variados. Segundo as palavras dos próprios criadores no site, a ferramenta serve para “compilarmos dados de mais de 50 mil fontes de notícia ao redor do mundo em mais de 20 línguas, incluindo espanhol, francês, hindi, chinês e japonês. Nossas ferramentas contribuem para a análise, o compartilhamento e a visualização de informações sobre assuntos tratados na mídia sob três eixos principais: picos de interesse e de cobertura dos temas, análises de redes e a utilização de línguas clusterizadas”.

Análise de Dados e Redes O processo de elaboração de representações visuais e análises dos laços estabelecidos em redes sociais é chamado de Análise de Redes Sociais (ARS), também caracterizada como o desenvolvimento de mapas de redes sociais, ou o “mapeamento” de redes sociais. Embora nem sempre seja necessário para captar a cobertura midiática de determinada eleição na internet, esse tipo de análise pode ser frutífero para gerar insights reveladores sobre as dinâmicas de influência dentro de determinada comunidade numa rede social e visualizar os laços internos à comunidade. O mapeamento de redes sociais consiste, fundamentalmente, em cinco etapas: 1. Coleta de dados 2. Definição das relações a serem mapeadas 3. Poda dos dados 4. Elaboração do mapa 5. Análise do mapa Vamos explorar cada uma dessas etapas mais adiante.

Terminologia Básica Na hora de analisar e debater sobre ARS, é importante estar familiarizado com alguns termos para se inteirar melhor sobre a prática e o vocabulário do monitoramento de redes sociais. Redes são extremamente úteis devido à pluralidade de relações e contextos capturados. Apesar da maior notoriedade do mapeamento de redes sociais, redes também podem ser aplicadas, por exemplo, na projeção da propagação de doenças e vírus, no mapeamento de atividades neurais no cérebro ou na reprodução de alternativas de itinerário em viagens interurbanas. Por mais benéfica que seja, essa multifuncionalidade das redes exige a edificação de uma linguagem abstrata uniforme e universalmente aplicável. Nesta seção, introduziremos alguns termos básicos que podem ser úteis para o debate. Os mais importantes são grafo, nó e aresta. • Grafo – Grafo é o termo da ciência da computação para uma rede composta por nós e arestas. É importante estar familiarizado com o termo porque é provável que ele apareça em ferramentas de mapeamento ou em fóruns de discussão. O termo grafo pode ser entendido praticamente como sinônimo de rede. • Nó (ou vértice) – Nós são os elementos que compõem uma rede. É fundamental ter em mente que os nós possuem significados diferentes dependendo do mapa (da visualização) observado. No mapa da rede de sites pro-Kremlin desenvolvido por Lawrence Alexander, um nó representa um domínio, enquanto que, no mapa do panorama político do Twitter americano, desenvolvido pela Graphika em 2018, cada nó circular representa uma conta do Twitter.

Análise de Dados para o Monitoramento de Redes Sociais

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.