Revista Extrabom | Edição 1

Page 35

PET

animal comprado. O comércio de cães é algo muito polêmico, há canis clandestinos, matrizes sem o mínimo de qualidade de vida e uma série de outros problemas. A adoção seria a melhor opção, pois dá a animais que jamais encontrariam famílias a chance de serem felizes. Além disso, ainda reduz o comércio de animais e, consequentemente, os problemas relacionados a canis ilegais. Sem contar que a maioria das pessoas que adotam relatam sentir um encontro diferente quando veem o animal, como se estivessem destinados a viver algo juntos”, contam. Foi exatamente esse o sentimento que a empresária Luciana Carraretto sentiu ao adotar o Joca no Patinhas Carentes. “A gratidão dele é impressionante. Tenho um outro cão comprado, que amo da mesma forma, porém a relação do Joca conosco é muito diferente. Como damos muito amor, ele retribui de uma maneira muito dedicada. Acreditamos que a vida dele também está melhor, pelo menos fazemos tudo para isso. Ele era muito medroso, mas agora está bem mais seguro. Tentamos fazer com que o amor cure os traumas da vida”, diz. Luciana conheceu Joca em fotos do Instagram da instituição, em 2015. Na descrição da imagem estava escrito que ele tinha incontinência urinária, então, ela logo pensou: “ninguém vai adotá-lo”. Ela mostrou a foto para o marido, eles foram conhecê-lo pessoalmente num evento de adoção e acabaram

levando Joca para casa. Oliver, o outro cãozinho, amou o novo irmão, embora Joca ainda o estranhasse. “Além de abandonado, ele sofreu maus tratos e estava com um quadro infeccioso quando foi resgatado, em 2011. Já no abrigo, ele foi cuidado com carinho e ficou super saudável. Hoje procuramos trazer para ele confiança e segurança de que todos o amam e vão cuidar bem dele.”

Adotar faz bem e requer responsabilidade

A adoção tem inúmeros benefícios para os animais e para as famílias que adotam. Para os animais é a oportunidade de estabelecerem vínculos afetivos e ganharem carinho e atenção. Além disso, eles ficam mais confiantes e seguros por terem um tutor. Eles passam a

se adequar a uma rotina, dividem os momentos com seus donos e se tornam verdadeiros amigos e companheiros. Para as pessoas, a adoção aumenta a segurança e autoestima, diminui a pressão arterial, o sedentarismo, aumenta os níveis de serotonina, diminui a ansiedade, ajuda a lidar com fases difíceis da vida e melhora as relações sociais, dentre muitos outros benefícios. Embora seja uma ação que só traz coisas boas para ambas as partes, adotar não é para qualquer um nem pode ser feito de qualquer jeito. “Para adotar um animal primeiramente é necessário estar ciente da responsabilidade de cuidar dele até a morte, oferecendo atenção, saúde, higiene, tratamentos veterinários e muita dedicação, amor e paciência”, ressaltam Paula e Priscila.

LUCIANA, JOCA E OLIVER: A RELAÇÃO ENTRE OS IRMÃOS COMEÇOU DIFÍCIL, MAS HOJE ELES SÃO GRUDADOS

R e vista

Extrabom

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.