A caminhada da RCCBRASIL entre verbos proféticos, desafios e graças
Amor e serviço à RCCBRASIL
ENF 2026: Um novo tempo de formação e missão para toda a RCC do Brasil
Natal: Celebração do Amor
Inspirados pelo Espírito Santo, enviados à missão
Espalhar a Chama: fé que constrói sonhos e transforma vidas
RCCBRASIL realizou três grandes encontros simultâneos na Sede Nacional do Movimento
Se aqui tem jovem, aqui tem santo!
Santa Elena Guerra: Um ano de uma canonização
Grupo de Oração, cenáculo sempre aberto
Serviço como fruto do batismo no Espírito Santo
EXPEDIENTE
Publicação Oficial da Renovação Carismática Católica do Brasil
Editada pelo Escritório Nacional da RCCBRASIL
ANO 25 - Edição Nº 146: 2025
Jornalista Responsável: Bruno Maffi MTB 8013
Redação: Daniele Bittencourt, Raphaely Fernandes, Samuel Matos e voluntários do Ministério de Comunicação Social - RCCBRASIL
Revisão: Daniele Almeida, Daiana Rehbein, Raphaely Fernandes e Winara Sales
Fotos: Arquivo RCCBRASIL, Shutterstock
Projeto Gráfico: Priscila Venecian
Design e Diagramação: João Maria da Silva Neto
E-mail: dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br
ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO DA RCCBRASIL
Rodovia Presidente Dutra km 46,5, sentido Rio de Janeiro, no bairro dos Marques, s/n Canas/SP - Tel.: (12) 3151-9999
Os artigos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores. É permitida a reprodução, sem alteração do texto e citada a fonte.
TEMPO DE ANÚNCIO
Há um tempo certo para tudo debaixo do céu. Assim como as estações do ano se sucedem em perfeita ordem — primavera, verão, outono e inverno —, também a vida se move em ciclos. Cada fase traz consigo a beleza e o propósito do instante presente. Para cada estação, um derramamento próprio da Graça de Deus, para consolar, exortar, edificar! O Senhor caminha com seu povo, como a coluna luminosa e nuvem de fumaça, que guiavam Israel pelo mar e depois pelo deserto.
Assim, na primavera, florescem os começos. É tempo de renascer, de replantar esperanças e acreditar no que ainda não se vê. No verão, a vida se expande: colhemos frutos, celebramos conquistas e sentimos o calor das promessas cumpridas. O outono chega com sua brandura, convidando ao desapego — folhas caem, e aprendemos a deixar ir o que já cumpriu seu tempo. Então vem o inverno, que parece silenciar tudo, mas é nesse frio que as raízes se fortalecem, preparando o terreno para o novo florescer.
Da mesma forma, o mover de Deus em nossas vidas e em nosso Movimento Eclesial nos brinda com encerramentos e novos ciclos. Isso nos é dado para nosso crescimento. Todos os ciclos são necessários, todos são sagrados. Encerrar um ciclo não é fim — é convite à renovação. A cada mudança, a vida nos pede coragem para recomeçar, fé para atravessar os invernos e gratidão para reconhecer o aprendizado deixado por cada estação.
E acima de todas as mudanças, há uma constância: Jesus, Senhor de todas as coisas. Nele, os ciclos da vida encontram sentido. Ele é o sol que ilumina a primavera e o abrigo seguro no inverno das incertezas. Quando o coração entende que tudo tem o seu tempo — e que esse tempo está nas mãos de Deus —, os encerramentos ganham cor de esperança.
Porque a vida, como a criação, é uma eterna renovação. E o Autor de todas as estações continua escrevendo, com amor e propósito, cada novo capítulo. Em dezembro de 2025 nos despedimos de um ciclo de profunda aprendizagem, de santificação, de avanço pastoral. Completa-se o tempo dado por Deus para a coordenação de nosso irmão Vinícius Rodrigues Simões, a quem a RCCBRASIL será para sempre grata! Nesta edição vamos mergulhar no derramamento de Deus que foram esses seis anos! E ao mesmo tempo, vamos olhar para o Senhor que nos deu a graça de servi-Lo, para testemunhar que o amamos e o queremos mais e mais em nossas vidas!
E como a vida se renova, acolhemos Klaus Newman, como novidade do Espírito Santo, para impulsionar a caminhada, contribuir com a santidade de nosso Movimento e avançarmos mais passos, ao encontro de Jesus, o Senhor da Renovação Carismática Católica do Brasil.
Bruno Maffi
Editor Chefe – Revista RENOVAÇÃO
Grupo de Oração Dom Albano – Arquidiocese de Londrina (PR)
Para fazer a doação por depósito bancário, a nossa conta é:
Caixa Econômica Federal - Agência 2003
Operação 003Conta corrente 1300-1
Escritório Administrativo da RCCBRASIL
CNPJ 00.665.299/0001-01 Ajude a RCC
Amado(a) irmão(ã), a sua colaboração para a Renovação Carismática Católica do Brasil possibilita a realização de muitos trabalhos missionários em todo Brasil. Essa grande ação evangelizadora é desenvolvida semanalmente em quase 15 mil Grupos de Oração. Sua fidelidade fortalece o Grupo de Oração e potencializa o propagar da experiência do Batismo no Espírito Santo a mais pessoas. Continuamos contando com você. Muito obrigado!
Caso você deseje colaborar com a RCCBRASIL, entre em contato conosco. Ajude-nos também divulgando esta obra. (12) 3151-9999, (12) 98138-2000, cadastro@rccbrasil.org.br .
COORDENAÇÃO: UM SERVIÇO DE AMOR AOS IRMÃOS
A coordenação é um “talento” dado por Deus para ser colocado generosamente a serviço dos irmãos. É como cantamos em “A Barca”: “Meu cansaço, a outros descanse.” Nesse sentido, coordenar tem tudo a ver com multiplicação, isto é, doação de si, serviço, entrega total, grandeza de coração, “fazer-se tudo para todos”. Não é e não pode ser um voluntariado, que leva o sujeito a fazer quando quer, do modo que quer e se der, e tampouco um peso: é chamado de amor, por amor e pelo Amor!
Quem é chamado a este serviço não pode esconder ou enterrar esse talento; ao contrário, deve multiplicá-lo sem medo, sem negligência, corajosamente... A coordenação não será para a vida toda, será para um tempo, mas esse tempo o Senhor o deu para administrar aquilo que é precioso aos Seus olhos: a caminhada dos seus pequeninos, do Seu precioso rebanho, rumo ao céu. A Ele, que nos salvou, o mínimo que devemos dar é o nosso máximo!
Ninguém se torna coordenador por acaso. A coordenação é um chamado de Deus a quem Ele deseja. Deve ser entendida, portanto, como um caminho a ser trilhado com a graça de Deus, uma oportunidade de santificação pessoal, um processo de formação, de crescimento pessoal e comunitário; é uma vocação de amor para que as pessoas vejam Jesus. O coordenador é uma espécie de extensão da mão de Deus; é responsável pela continuidade da missão salvífica de Jesus na vida das ovelhas. Certa vez o pregador internacional Jim Murphy, último Presidente do ICCRS (Serviços Internacionais para a Renovação Carismática Católica) assim exortou o Conselho Nacional da RCCBRASIL: “As pessoas tocam seus coordenadores querendo tocar em Jesus. E os coordenadores precisam dar nada me-
nos do que Jesus às pessoas”.
A partir do “sim”, da abertura de coração ao chamado, Deus completa a obra começada, capacitando seus escolhidos com dons e carismas. A capacitação para o cumprimento da missão é o dom do Espírito Santo. Existe uma unção própria para o exercício desse mandato. A coordenação é um mandato dado por Deus àquele que Ele escolhe. Esta missão é divina – só tem êxito se for realizada com a ajuda e em submissão ao Senhor.
Então, que significa coordenar? Coordenar vem do latim “coordinatione” que significa: dispor sobre certa ordem ou método, organizar o conjunto, pôr em ordem o desconjunto. É uma co-operação, uma ação de corresponsabilidade entre os iguais. Não é a “síntese dos ministérios”, mas o “ministério da síntese”, no sentido de criar relações, tornar o conjunto eficaz. Existem técnicas e métodos avançados que ensinam como uma pessoa pode transformar-se num grande coordenador ou líder. Entretanto, “as técnicas da evangelização são boas, obviamente, mas, ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo”. (Exortação Apóstólica Evangelii Nuntiandi, 75)
Nesse sentido, a coordenação é uma estratégia que Deus escolheu para conduzir o escolhido e as ovelhas ao céu! Sabemos que não é uma tarefa simples e fácil, mas com certeza é o caminho que Deus escolheu para gerar vida em abundância para Seu povo. Deus confia em seus escolhidos, Ele conta com estes servos para guiar o Seu povo ao Céu, a “terra que mana leite e mel”. Devemos, pois, sempre bendizer aqueles que Deus levanta segundo Sua Onisciência como nossos coordenadores!
Vinícius Rodrigues Simões
Grupo de Oração Jesus Senhor Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL
ELEIÇÃO DA NOVA PRESIDÊNCIA E O PERFIL DE KLAUS
Klaus Newman é eleito presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, com a missão de “espalhar a chama de Pentecostes por todo o país”.
No dia 21 de setembro de 2025, a Assembleia Extraordinária do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil (RCCBRASIL) elegeu Klaus Newman da Luz, 39 anos, da Diocese de Anápolis (GO), como presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL para o triênio 2026-2028. A reunião, realizada no Escritório Nacional do Movimento, em Canas (SP), contou com a presença dos presidentes dos conselhos estaduais, coordenadores nacionais de ministérios, comissões e assessores.
A eleição foi precedida por um período de intensa preparação espiritual, iniciado em julho e concluído em setembro, quando toda a RCCBRASIL foi convidada a interceder pela escolha da nova presidência por meio de práticas espirituais
específicas. Durante a votação, apenas os presidentes dos conselhos estaduais e o presidente em exercício tiveram direito a voto, enquanto os demais membros permaneceram em intercessão, pedindo ao Espírito Santo que conduzisse o discernimento conforme a vontade de Deus.
Além de Klaus, foram homologados os demais membros da nova presidência: Daiana Rehbein, da Diocese de Chapecó (SC), como Secretária-Geral, e Vicente Gomes de Souza Neto, do Rio de Janeiro (RJ), como Primeiro-Tesoureiro, que assumem, a partir de 2026, o compromisso de fortalecer a missão evangelizadora da RCCBRASIL, promovendo a unidade, a transparência administrativa e o aprofundamento formativo dos membros do Movimento.
Natural de Anápolis, Klaus Newman tem 21 anos de caminhada na Renovação Carismática. Engenheiro civil, casado há 16 anos com Júlia e pai de três filhos, iniciou sua trajetória em um Grupo de Oração Jovem, onde teve sua primeira experiência pessoal com Deus em 2004, durante um encontro de oração e, desde então, se dedica ao serviço no Movimento. Nesse tempo atuou como presidente do Conselho Estadual da RCC Goiás (2020-2023) e, atualmente, além de membro da Comissão Nacional de Formação é assessor dos Projetos de Arrecadação do Conselho Nacional, supervisionando o projeto “Espalhar a Chama” e a campanha “Adote um Metro Quadrado”.
Segundo Klaus, algumas experiências na RCC foram determinantes para a sua caminhada até aqui, dentre elas a Experiência de Oração e a vivência comunitária, que moldaram seu jeito de ser Igreja e servir ao Senhor. “Hoje a Renovação Carismática é para mim a maneira que eu encontro Deus, tanto para louvá-Lo, adorá-Lo, mas também para me abastecer e ser uma pessoa conforme o plano de Deus. É o meu jeito de ser Igreja”, afirma.
Como mensagem aos servos e participantes de Grupos de Oração em todo o país, o novo presidente deixa um convite à unidade e à perseverança na missão: “Vamos juntos espalhar a chama de Pentecostes por todo o Brasil, porque as pessoas estão sedentas de Deus”.
SEIS ANOS SOB O SOPRO DO ESPÍRITO:
A CAMINHADA DA RCCBRASIL ENTRE VERBOS PROFÉTICOS, DESAFIOS E GRAÇAS
De tempos em tempos o Senhor escolhe alguém para conduzir o Seu rebanho segundo a Sua vontade, a fim de que o Movimento experimente as surpresas do Espírito e caminhe sob o sopro de Deus. Assim, em 29 de setembro de 2019, Vinícius Simões foi o eleito do Senhor para, à luz do Espírito Santo, presidir o Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica do Brasil (RCCBRASIL), missão para a qual foi reconduzido em 2022.
Ao longo desses seis anos, o Senhor conduziu a RCCBRASIL através de seis verbos proféticos, revelados em dois planos pastoriais inspirados ao presidente: três no primeiro tempo de coordenação - Resgatar (2020), Guardar (2021) e Propagar (2022) - e outros três no segundo - Levantar (2023), Ir (2024) e Anunciar (2025).
Cada uma dessas palavras norteou as ações do Movimento, iluminando as lideranças e chegando, como chama viva, aos Grupos de Oração, célula fundamental da RCCBRASIL.
Foram anos marcados por desafios, perseverança, ousadia e abundante graça. Vivemos tempos em que o Espírito Santo se manifestou tanto em obras concretas, como a finalização da Capela Nossa Senhora de Pentecostes e a concretização do piso e outros importantes avanços no Centro de Evangelização, na Sede Nacional da RCCBRASIL, quanto em expressões espirituais profundas, quando o povo de Deus sustentou seus Grupos de Oração mesmo diante da impossibilidade de encontros presenciais.
O ano de 2020 começou com as tradicionais ações promovidas pela Renovação Carismática Católica do Brasil em âmbito nacional. A Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários, seguida da Escola Nacional de Comunicação. Logo depois, vivemos o Encontro Nacional de Formação (ENF 2020), com suas atividades gerais sediadas na Canção Nova (Cachoeira Paulista
– SP) e os workshops de ministérios, assessorias e serviços realizados no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida – SP). Nesta edição, carismáticos de todo o país puderam acompanhar parte do evento pela TV Canção Nova e pelo YouTube da RCCBRASIL. Entretanto, pouco tempo depois, o mundo seria surpreendido pela pandemia da COVID-19. A partir de março, toda a humanidade precisou se adaptar a uma nova realidade e com o Movimento não foi diferente. Os Grupos de Oração espalhados pelo Brasil reinventaram suas formas de evangelizar, utilizando a criatividade e as tecnologias disponíveis para manter viva a missão. Nesse mesmo espírito, a RCCBRASIL iniciou o Grupo de Oração Online “Sentinelas em Missão”, transmitido todas às quintas-feiras, reunindo milhares de pessoas em intercessão e louvor.
Dessa experiência brotaram diversas outras iniciativas de evangelização digital, como o Congresso Querigmático Online, o Congresso do Ministério de Formação, o Congresso do Ministério de Pregação e o Congresso do Ministério de Promoção Humana. Também foram realizados o Retiro para Religiosas e Celibatárias
Consagradas, uma edição online do Retiro Nacional para Seminaristas (RENASEM) e as séries formativas nas redes sociais da RCCBRASIL: “Sentinelas em Estado Permanente de Missão” e “Resgatar a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo”. Em 2020 também foi lançada a nova edição da apostila “Experiência de Oração”, da fase catequética do “Novo Módulo Básico” do Movimento.
2021 - “DESCERÁ SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO E VOS DARÁ FORÇA E SEREIS
MINHAS TESTEMUNHAS” (AT 1,8)
O ano de 2021 foi tempo de guardar a identidade da Renovação Carismática Católica do Brasil, conforme a moção espiritual para o período. Ainda vivíamos as restrições impostas pela pandemia, e boa parte das ações de evangelização continuaram acontecendo de forma online.
De maneira inédita, o Encontro Nacional de Formação (ENF 2021) foi realizado integralmente em formato virtual, entre os dias 20 e 24 de janeiro, alcançando milhares de servos e lideranças em todo o país. Durante o evento, foi lançado o aplicativo oficial da RCCBRASIL, com recursos como liturgia diária, santo do dia, mensagem do dia e outras funcionalidades que se tornaram mais uma poderosa ferramenta de evangelização.
Ao longo do ano, seguiram-se diversas iniciativas digitais voltadas aos ministérios. Foram realizados os Congressos Online do Ministério Universidades Renovadas, Ministério de Música e Artes, Ministério de Oração por Cura e Libertação e Ministério Jovem, consolidan-
do a presença da RCCBRASIL nas plataformas digitais e fortalecendo a formação de servos em todo o território nacional.
Outros momentos marcantes de 2021 incluíram o Simpósio Nacional sobre Carismas e o Cerco de Jericó online, este último realizado nas redes sociais da RCCBRASIL de forma ininterrupta por sete dias, reunindo o país inteiro em um clamor de fé. Nesse mesmo período, foi lançada a série formativa “Guardar a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo”, reforçando o verbo daquele ano.
A Assembleia Ordinária do Conselho Nacional também ocorreu em formato online, evidenciando a capacidade do Movimento de manter-se unido e operante, mesmo em meio às distâncias físicas.
Em 2021, a Editora RCCBRASIL lançou novos materiais formativos, entre eles as apostilas que completaram a fase catequética do Módulo Básico — Seminário de Vida no Espírito Santo e Introdução aos Dons — além do livro “Orientações para o Serviço na RCC”, ambos essenciais para o fortalecimento da formação em todo o Movimento.
Assim, 2021 foi um ano de fidelidade, amadurecimento e escuta do Espírito Santo, no qual o Senhor continuou sustentando o Seu povo e renovando a força dos que perseveraram no chamado de serem Suas testemunhas.
2022 - “ÀQUELE QUE SE ASSENTA NO TRONO E AO CORDEIRO, LOUVOR, HONRA, GLÓRIA E PODER” (AP 5,13)
Em 2022, ano em que fomos chamados a propagar a identidade carismática, o Senhor nos presenteou com um marco muito esperado: o retorno do Encontro Nacional de Formação (ENF) de forma presencial na Canção Nova. Este também foi o ano do Congresso Nacional da RCCBRASIL e do Encontro Nacional de Jovens (ENJ), realizados simultaneamente no Centro de Evangelização do Santuário Nacional de Aparecida. Os eventos reacenderam a alegria, a unidade e o ardor missionário, especialmente entre a juventude carismática, que retomou seu espaço de protagonismo na evangelização.
Entre os marcos deste ano, viveu-se ainda o evento “Juntos Pela RCCBRASIL”, realizado no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), com transmissão ao vivo pela TV Século 21 e pelo YouTube do Movimento, reunindo artistas carismáticos em uma noite de louvor, testemunho e unidade. O objetivo foi arrecadar recursos para a construção daquela que é a casa da Renovação Carismática, mobilizando todos os carismáticos a acompanhar e compartilhar.
No campo formativo, a RCCBRASIL promoveu a série online “Propagar”, aprofundando a moção espiritual do ano. Para a juventude, seguiram-se iniciativas como o projeto “TV Aqui Tem Jovem”, a série “De Jovem para Jovem” e o “GOU Intercambista”, reforçando a formação específica para aqueles que vivem a experiência de evangelização nas universidades e para a juventude através do Movimento.
Ainda em 2022, o Movimento celebrou a atualização completa do Módulo Básico. A nova proposta passou a ter um Retiro de Formação Humana no início, outro ao final, e entre eles seis apostilas atualizadas — Identidade; Jesus Senhor e Mestre e a Vida no Espírito; Grupo de Oração; Vida de Oração; Carismas e Dons do Espírito; e Igreja. Também foram publicadas três apostilas de Formação para Coordenadores e Núcleos de Serviço, fortalecendo a formação de lideranças.
Outro marco importante foi o lançamento do livro “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno”, que se tornaria o norte espiritual dos três anos seguintes, após a recondução de Vinícius Simões como presidente do Conselho Nacional. A obra trouxe o direcionamento para a continuidade da missão, convocando o Movimento a permanecer em estado permanente de evangelização.
Assim, esse foi um tempo em que o Espírito Santo
impulsionou o povo carismático a propagar com zelo e ousadia a identidade que nos sustenta e nos envia.
2023 - “DESPERTA, TU QUE DORMES! LEVANTA-TE DENTRE OS MORTOS E CRISTO DE ILUMINARÁ”
(EF 5,14B)
Assim como no primeiro triênio de presidência, na recondução, Vinícius Simões também apresentou três verbos que orientariam os anos seguintes: Levantar-se (2023), Ir (2024) e Anunciar (2025).
Em 2023, ano do “Levantar-se”, o Encontro Nacional de Formação foi realizado no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida. Toda a programação foi gravada e posteriormente disponibilizada no ENF Play. Nesse mesmo ano, também ocorreram o Encontro Nacional para Presidentes de Conselhos Diocesanos, além dos Encontros Nacionais dos Ministérios de Pregação e de Formação.
Outra iniciativa proposta no ano do “Levantar-se” foi a Semana “Levanta-te, Vai e Anuncia”: quatro dias de partilhas com convidados especiais sobre os capítulos do livro que serviu de norte para o triênio. Também vivenciamos duas séries online, uma inspirada no verbo do ano e a outra com foco no “Processo Formativo da RCCBRASIL”.
Em 2023, foi lançado ainda o “Terço ao Espírito Santo”, com transmissões ao vivo pelos canais da RCCBRASIL no YouTube, Facebook e Instagram, ampliando o alcance da espiritualidade e da intercessão.
2024 -
“A PAZ ESTEJA CONVOSCO!
COMO O PAI ME ENVIOU, ASSIM TAMBÉM EU VOS ENVIO A VÓS” (JO 20, 21)
No ano de celebração do Jubileu de Ametista, pelos 55 anos da Renovação Carismática Católica do Brasil, além do ENF, que permaneceu no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, também foi realizada a 1ª edição da Escola Nacional de Música e Artes, um marco importante para a formação artística no Movimento. Ainda em 2024, vivemos os Encontros Nacionais dos Ministérios de Intercessão, Promoção Humana e Universidades Renovadas — este último celebrando seus 35 anos de missão.
Também ocorreu mais uma edição do Encontro Nacional de Jovens (ENJ), em Brasília (DF), onde a juventude participou da tradicional Vigília pela Nação Brasileira, promovida pelo Ministério de Fé e Política.
Em 2024, contemplamos as promessas de Deus se cumprindo com a inauguração da Capela Nossa Senhora de Pentecostes, na Sede Nacional. Nesse mesmo ano, iniciamos a campanha “Adote Um Metro Quadrado”, destinada à arrecadação de recursos para a finalização do piso do Centro de Evangelização Cenáculo.
Também foram promovidas a Semana “Vai a Nínive”, série formativa inspirada no verbo do ano e outras ações de espiritualidade e formação, como a Semana “Santa Elena Guerra, rogai por nós”, e o estudo do Evangelho de São João, conduzido pelo Ministério de Pregação.
2025 - “PELA VIRTUDE DO ESPÍRITO
SANTO TRANSBORDEIS DE ESPERANÇA” (RM 15,13B)
Em 2025, ano do Anúncio, vivemos um tempo de graça e unidade. Realizamos o ENF do Anúncio no Centro de Eventos de Aparecida e mais uma edição da Escola Nacional de Comunicação na Canção Nova. A Sede Nacional acolheu seu primeiro encontro nacional, reunindo os Presidentes de Conselhos Diocesanos, e depois recebeu os encontros dos ministérios para Crianças e Adolescentes, Fé e Política e Famílias. Em setembro, o Centro de Evangelização Cenáculo teve seu piso concluído e abençoado por Dom José Aparecido. No aspecto formativo, avançamos com as séries “Anúncia-lhes” e “Grupo de Oração, a alma da Renovação Carismática”, esta última em continuidade ao projeto “Vem, Amigo Vem”, que impulsiona a levar mais pessoas a experimentar a ação de Deus nos Grupos de Oração. A Semana “Anúncia-lhes o que te ordeno” e o “Estudo das Cartas de Paulo” fortaleceram espiritualmente milhares de carismáticos. Também realizamos a Assembleia Eletiva, na qual Klaus Newman foi escolhido presidente para o triênio 2026–2028.
Este período marcou a transição do online ao presencial, o amadurecimento da Identidade Carismática e o avanço na construção da Sede Nacional. Eagora entramos em um novo ciclo, certos de que a RCCBRASIL continuará sendo conduzida pelo Espírito Santo.
Winara Sales Coordenadora Nacional do Ministério de Comunicação da RCCBRASIL
Ao olhar para a história recente da Renovação
Carismática Católica do Brasil, vemos um período marcado por desafios, superações e por um mover intenso do Espírito Santo. Nesse contexto, a presença serena e firme de Vinícius Rodrigues Simões tornou-se um ponto de unidade para todo o Movimento. O carioca, então com apenas 37 anos, foi eleito pela primeira vez como Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL em 29 de setembro de 2019, Festa dos Arcanjos, um detalhe que muitos sempre perceberam como um sinal de envio e proteção.
Antes do serviço nacional, Vinícius já trazia uma trajetória sólida: coordenou o Ministério de Formação da RCCBRASIL, presidiu o Conselho Estadual do Rio de Janeiro entre 2015 e 2018 e sempre se destacou pela espiritualidade profunda e postura pastoral. Em 21 de outubro de 2022, foi confirmado para mais um triênio, conduzindo a RCCBRASIL justamente no período de retomada pós-pandemia, reacendendo encontros, eventos e a chama dos grupos de
AMOR E SERVIÇO À RCCBRASIL
Vinícius Rodrigues Simões conclui a missão na Presidência da RCCBRASIL em louvor pelos seis anos e apresentando Klaus Newman com coração de irmão.
oração em todo o país.
Agora, ao concluir esse ciclo de seis anos à frente da RCCBRASIL, Vinícius encerra sua missão em clima de louvor e gratidão, reconhecendo a fidelidade de Deus em cada passo. Com a simplicidade que o caracteriza, apresenta ao Movimento o novo Presidente do Conselho Nacional, Klaus Newman, da Diocese de Anápolis (GO), eleito em 21 de setembro desse ano. Para celebrar este momento de transição vivido na unidade, a Revista Renovação conversou com Vinícius, que partilha memórias, aprendizados e a alegria de ver o Espírito continuando a conduzir a obra.
Revista Renovação: Concluindo sua missão, o que vem à mente ao relembrar seus seis anos à frente da RCCBRASIL?
Vinícius Rodrigues Simões: O que vem a minha mente e ao meu coração é um grande louvor a Deus por esses seis anos de crescimento pessoal e comunitário, por esses seis anos de amadurecimento cristão e pela graça de ter podi-
do ser instrumento de Deus para tantas pessoas. Então o que vem ao meu coração e a minha mente é muito louvor e gratidão a Deus por essa oportunidade de servi-Lo. Ele que não precisa de nós quis contar conosco.
Revista Renovação: Foram anos de muita dedicação e renúncias. Sabemos que você ainda tem o compromisso na vice-presidência do Conselho Católico Latino-americano (CONCCLAT). Como será a vida e a missão daqui para frente?
Vinícius Rodrigues Simões: Um servo de Deus, quando dá um sim ao Senhor, dá um sim pra vida toda, aonde Ele nos plantar - inclusive dentro de casa nós somos
missionários. Então eu continuo servindo ao Senhor, agora na Renovação Carismática Católica da América Latina e onde o Senhor enviar nós iremos! Com alegria de anunciá-Lo e servi-Lo onde Ele nos plantar.
Revista Renovação: Sua coordenação testemunhou comunhão com os ex-presidentes da RCCBRASIL, como naquele momento no ENF 2025, onde alguns foram chamados ao palco para um ato de comunhão. Qual sua palavra sobre a unidade que deve ser buscada a cada nova coordenação?
Vinícius Rodrigues Simões: A unidade é uma das maiores provas de que o Espírito Santo está agindo num povo e num coração. A unidade não é mágica, não é romântica. Ela requer renúncias, ela requer quebrantamento interior. Mas é a unidade a maior potência de evangelização dos cristãos hoje. Se nós queremos evangelizar o mundo e causar uma boa estranheza ao mundo, deixando o mundo estupefato, nós precisamos de fato dar esse testemunho de unidade, de amor cristão que confunde a humanidade.
Revista Renovação: Como você nos apresenta o novo Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL?
Vinícius Rodrigues Simões: Klaus é um homem de Deus, forjado pelo Espírito Santo. Uma pessoa extremamente madura, um homem admirável e um grande irmão e amigo que Deus me deu nesse tempo de serviço no Con-
selho Nacional. Alguém que eu admiro, respeito e amo como um grande irmão em Cristo. Creio que a RCCBRASIL estará muito bem pastoreada por esse irmão. Eu não tenho dúvidas de que foi uma escolha do Espírito Santo, dada a própria unidade manifestada pelo Conselho Nacional. Estamos em boas mãos e o futuro da RCCBRASIL sem dúvida nenhuma, por ser uma obra de Deus, sustentada por Ele e sob a coordenação do Klaus, será um futuro muito promissor.
O Encontro Nacional de Formação 2026 será um momento marcante para toda a RCCBRASIL. Durante os cinco dias na Canção Nova, a família carismática poderá agradecer pelo caminho percorrido ao longo dos seis anos de serviço de Vinícius Rodrigues Simões, reconhecendo os frutos que brotaram de seu pastoreio fiel e conduzido pelo Espírito.
Também será um tempo de acolhida e intercessão por Klaus Newman, que assume a missão nacional com o coração aberto e o desejo sincero de continuar o que Deus já vem realizando entre nós.
A transição que vivemos revela maturidade espiritual: não é apenas organizacional, mas um testemunho de unidade e confiança de que a obra pertence ao Senhor. Como Movimento, seguimos caminhando juntos, sem rupturas, mas como irmãos guiados pelo mesmo Espírito. Que a gratidão por Vinícius, a acolhida a Klaus e a renovação da nossa unidade preparem o solo para um tempo ainda mais fecundo. O Espírito Santo continua conduzindo a Renovação Carismática Católica no Brasil, e nós seguimos firmes, disponíveis e em comunhão.
Bruno Maffi Grupo de Oração Dom Albano Arquidiocese de Londrina - PR
Revista Renovação
Janeiro chegando, um novo ano se aproxima, e sabemos o que isso significa para todo servo do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Brasil: ENF – Encontro Nacional de Formação! O maior encontro para servos do nosso país, um verdadeiro refrigério e um momento privilegiado de orientação e direção para todos nós!
Além de tudo o que você já sabe (oração, adoração, Santa Missa, workshops – mais de 20 opções diferentes –, noites carismáticas...), o ENF 2026 contará com algo muito importante: reforçar ainda mais nossa missão enquanto Igreja! Sabemos que a Igreja é o “Sacramento universal de Salvação” (LG 48), e estarmos reunidos é o primeiro passo para viver e anunciar essa salvação: “Por isso é que este povo messiânico... é para todo o gênero humano o mais firme germe de unidade, de esperança e de salvação”.
Teremos a presença dos nossos pastores, os bispos da Santa Igreja — entre eles, Dom José Aparecido e Dom Gilson Andrade —;
ENF 2026: UM NOVO TEMPO DE FORMAÇÃO E MISSÃO PARA TODA A RCC DO BRASIL
O maior encontro da RCC renova o chamado à missão e à santidade
nossos sacerdotes amados, entre eles, Pe. Antônio José e Pe. Eduardo José, também estarão presentes e nos ajudarão a orar; além de todos os irmãos do Conselho Nacional, nossa irmã Michelle Moran, pregadora internacional e ex-presidente do ICCRS (Serviço Internacional da RCC).
Além disso, é importante salientar que a Igreja tem por missão anunciar Cristo ao mundo! Com isso, Deus inspirou ao Movimento Eclesial, que é Igreja, a passagem que nos norteará em 2026 – “Em nenhum outro há salvação” (At 4,12b) – um chamado renovado para acolher o Senhor Jesus como único Salvador e anunciá-Lo a todos!
Mas o que isso quer nos trazer de forma concreta?
1. Em nenhum outro encontra-se salvação: Bem mais que apenas uma ausência, “nenhum”, na Sagrada Escritura, nos dá a certeza de que “não há mais nada” que possa nos salvar: dinheiro, prazeres, bens... Apenas o Senhor pode nos encher por completo!
2. Somos salvos em Jesus Cristo: Apesar dessa grande verdade, que somos salvos em Cristo e vivemos pelo Salvador para não sair deste caminho, muitas vezes andamos como se ainda estivéssemos presos ao pecado, oprimidos pelo seu jugo. Não é isso que devemos transparecer, mas a alegria de quem enxerga na cruz do dia a dia a vitória que Deus nos alcançou em Seu Filho.
3. Ser instrumento de salvação: Uma vez salvos, somos separados, Kadosh, que quer dizer “santos”. Portanto, a salvação me leva à santidade, e esse testemunho de “consagrados a Deus” é capaz de mudar o mundo, as pessoas, as nossas realidades!
Por isso, você não pode iniciar o seu ano sem se aprofundar no serviço ao Senhor e transbordar essa “alegria dos salvos”. Nos encontramos lá! Klaus Newman
ONatal é, por excelência, a celebração do amor de Deus que se faz presença na história humana. Celebrar é mais que recordar: é tornar presente, em ato, o Mistério da salvação. Na Liturgia, o “hoje” de Deus torna-se realidade. Como ensina o Catecismo da Igreja Católica, quando a Igreja celebra o mistério de Cristo, ressoa o Hoje! do Deus vivo, a “Hora” da Páscoa de Jesus que atravessa toda a história (CIgC, 1165).
Celebrar o Natal é viver esse hoje da encarnação, o acontecimento no qual o Verbo eterno se fez carne (Jo 1,14). Deus não quis manifestar seu poder por meio da força, mas pelo amor. A salvação não se impôs como domínio, mas como dom: “Deus amou o mundo”. Em seu Filho, o mundo foi criado (Hb 1,2-3), e no mesmo Filho o mundo é redimido.
O modo como Deus escolheu entrar no mundo revela a essência de seu amor. Ele não veio em glória e esplendor, mas quis nascer de uma mulher (Gl 4,4), partilhando o caminho humano desde o ventre materno até a maturidade. O Criador se fez criatura, assumindo a condição de embrião, feto e crian-
NATAL: CELEBRAÇÃO DO AMOR
“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
ça. Assim, Deus santifica todas as etapas da existência humana. Poderia ter nos salvo pela força, mas escolheu o caminho da fraqueza e da ternura.
No Menino de Belém, o amor de Deus se torna visível. Ele deseja ser amado, e o amor só existe na liberdade. Por isso, o amor divino se manifesta na fragilidade de uma criança, que desperta ternura e confiança. A pequenez não amedronta, mas atrai. É nesse abaixamento — a kênosis — que o Filho revela a plenitude do amor (Fp 2,7). O Natal é o início desse movimento de humildade redentora: o infinito se torna pequeno, o eterno entra no tempo.
A encarnação do Verbo é obra do Espírito Santo no seio da Virgem Maria (Lc 1,35). O Espírito, que é o amor derramado em nossos corações (Rm 5,5), torna o Mistério da Encarnação uma realidade viva e atuante. Assim, o Natal é também a celebração da ação do Espírito, que faz o Deus invisível tornar-se visível em nossa carne.
A Liturgia natalina expressa essa verdade com grande beleza. O presépio, o Menino diante
do altar, os gestos de veneração e ternura — como o beijo ao Menino Jesus — são sinais de fé que nos recordam o mistério do amor divino que se inclina até nós. A tradição iniciada por São Francisco de Assis não é mero costume, mas expressão de uma teologia profunda: o Deus que se faz pequeno deseja ser acolhido com simplicidade e afeto.
Contemplar o Natal é reconhecer o amor de Deus que se comunica na fragilidade. Em um mundo marcado pela frieza e pela pressa, o nascimento de Cristo nos convida a reencontrar a alegria da proximidade de Deus. Celebrar o Natal sem essa consciência é reduzir o mistério a uma lembrança vazia.
Que neste Natal possamos ir ao encontro do Menino Deus e experimentar o amor que, fazendo-se carne, transforma a história e renova o coração humano.
Padre Micael de Moraes Sjs - Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Pentecostes e São Francisco de Assis
INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO, ENVIADOS À MISSÃO
Confira as fotos da Onda de Evangelização Porta-a-Porta 2025
Inspirados pelo Espírito Santo, milhares de carismáticos de todo o Brasil saíram em missão nos dias 18 e 19 de outubro de 2025 durante a segunda Onda de Evangelização Porta-a-Porta do ano. De norte a sul, grupos de oração visitaram lares, rezaram com famílias e anunciaram o amor de Deus com gestos concretos de fé e esperança. No Piauí, segundo Tiago Marques, presidente do conselho estadual, a ação alcançou todas as oito dioceses, chegando a bairros, comunidades, hospitais e abrigos. “Foi possível testemunhar um resgate missionário no coração dos irmãos dos grupos de oração”. Já no Rio Grande do Norte, Jonatas Kennedy, coordenador diocesano de Caicó/RN, destacou o impacto espiritual da iniciativa em Caicó, onde evangelizadores saíram às ruas e convidaram famílias para os grupos de oração. “Foi um verdadeiro reavivamento missionário”, afirmou.
ESPALHAR A CHAMA: FÉ QUE CONSTRÓI SONHOS E TRANSFORMA VIDAS
Com fé e união, o projeto mantém viva a chama do Espírito Santo e sustenta a missão da RCCBRASIL
Levar a Palavra de Deus a cada coração sedento de amor e esperança: é com esse propósito que nasceu o Projeto Espalhar a Chama, iniciativa da Renovação Carismática Católica do Brasil, que tem sustentado a missão do Movimento em todo o país. Cada contribuição é um ato de fé e amor, que se transforma em evangelização e estrutura para o Movimento.
Os recursos arrecadados mantêm o Escritório Nacional, os Grupos de Oração, cursos e formações, além de iniciativas como o programa Celebrando Pentecostes, a Revista Renovação, eventos e a Sede Nacional. Um dos exemplos concretos das realizações desse projeto é a construção da Capela de Nossa Senhora de Pentecostes, na Sede Nacional, que completou 1 ano em 26 de setembro de 2025. Um marco espiritual que recorda o dia em que o altar foi consagrado, tornando-se um sinal permanente do Pentecostes para todo o Movimento.
Outro importante passo foi a inauguração do Centro de Evangelização Cenáculo, em 21 setembro de 2025. O nome remete ao local onde os apóstolos aguardaram o cumprimento da promessa do Pai. Ao lado da placa de inauguração,
há uma relíquia, um fragmento da pedra do Cenáculo de Jerusalém, o que torna o espaço ainda mais simbólico. “Já estamos pisando nesse solo santo, que em breve será cheio de pessoas para louvar e glorificar o Senhor. Portanto, ao Senhor, a honra e a glória. E a nós, o Espírito Santo!”, afirmou Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional. Entre os colaboradores fiéis do projeto está Glédis Maria Germanos Farias, da Diocese de Cornélio Procópio (PR). Ela explica que o motivo para doar todos os meses é possibilitar a outras pessoas sentirem o amor de Deus. “Como eu senti esse grande amor de Deus, também quero que outras pessoas experimentem essa graça. Há mais de 20 anos estou na Renovação e posso espalhar essa chama de amor que um dia me abrasou”.
Já Elídia Ferreira Felipe, que serve no Ministério de Formação da RCC na Arquidiocese de Natal (RN), diz que doar é participar da construção da própria casa. “Contribuir mensalmente é como construir a minha casa. Já vi a Sede e sei que há um pedacinho de mim ali. É a minha missão sendo edificada”, explica.
Mesma opinião de Geraldo Braz Ferreira, de Patos de Minas (MG). “A Renovação Carismática é uma grande família e eu faço parte dela. Ajudando nesse projeto, contribuo para a evangelização do Brasil e para a construção da nossa casa”.
O Projeto Espalhar a Chama é um verdadeiro ato de Pentecostes: cada doação mantém viva a chama do Espírito Santo, edificando a missão e construindo o futuro da evangelização.
RCCBRASIL REALIZOU TRÊS GRANDES
ENCONTROS SIMULTÂNEOS NA SEDE NACIONAL DO MOVIMENTO
RCCBRASIL celebrou a diversidade de seus ministérios com encontros voltados à família, infância e adolescência e à vida pública, reforçando a unidade e a missão do Movimento.
Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, a Renovação Carismática Católica do Brasil (RCCBRASIL) promoveu três importantes eventos simultaneamente na Sede Nacional, em Canas (SP): o Encontro do Ministério para as Famílias, com o tema “Vós, famílias, sois a esperança da Igreja e do mundo”; o Encontro do Ministério para Crianças e Adolescentes, com o lema “Crianças e Adolescentes santos: a esperança de um mundo novo”; e o Encontro do Ministério de Fé e Política, que refletiu sobre “É tempo de retornar ao Senhorio de Jesus”. Voltados a diferentes públicos, os encontros foram marcados por momentos de formação, oração e profunda renovação espiritual.
A manhã do segundo dia foi especialmente significativa, reunindo centenas de participantes em um mesmo espírito de comunhão. No Ministério para as Famílias, o casal Josemar e Noélia Nascimento destacou
o tema “Família, torna-te aquilo que és”, recordando que o lar cristão é o primeiro espaço de evangelização. No Ministério de Fé e Política, o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, refletiu sobre João 6, 68 e a pedagogia do discipulado, afirmando que “quanto mais adorador você for, melhor servidor público será”.
Já no Ministério para Crianças e Adolescentes, Daiana Rehbein, coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL, abordou a importância da formação aliada à espiritualidade. “Não adianta ter só uma asa, precisamos das duas para voar – oração e conhecimen-
to”, comparou.
A tarde seguiu com pregações e mesas redondas. O casal Juninho e Rafaela Cassimiro, da Comunidade Kénosis, destacou o papel dos pais na educação dos filhos, enquanto Luciana Neves, Secretária-Geral da RCCBRASIL, refletiu sobre “O valor do tempo em família”. No encontro de Fé e Política, o professor Elvis Rodrigues e o escritor Felipe Aquino falaram sobre o testemunho cristão nos espaços públicos e os desafios de viver a fé em sociedade. Paralelamente, Daniel Pio, Coordenador Estadual do Ministério de Oração por Cura e Libertação - RCC MG, tratou do tema “Crianças e adolescentes atípicos batizados no Espírito Santo”, lembrando que “as crianças neuro atípicas têm direito ao batismo no Espírito Santo”.
O encerramento, no domingo (27), foi marcado por fortes momentos de espiritualidade. Fabíola Renner, coordenadora nacional do Ministério para Crianças e Adolescentes, destacou o protagonismo dos jovens na evangelização, inspirando-se em São Carlo Acutis. Mércia Silva, coordenadora nacional do Ministério de Fé e Política, falou sobre a política como vocação e martírio pelo bem comum, enquanto o casal Deise e Daniel Pio, em uma pregação para o encontro do Ministério para as Famílias, abordou o papel restaurador da família.
Em um tempo em que tantos corações jovens se perdem nas distrações e superficialidades, a vida de São Carlo Acutis brilha como um farol aceso no meio da geração digital. Sua história é simples, mas profundamente divina: um jovem comum, de tênis e mochila, que descobriu o extraordinário da vida cristã: ser santo no ordinário.
Desde cedo, Carlo entendeu que a amizade mais verdadeira é aquela com Jesus. Ele soube transformar a internet em instrumento de evangelização, mostrando que até nas redes pode soprar o vento do Espírito Santo. Sua vida se tornou inspiração para a juventude carismática, que reconhece que a internet é também um campo de missão.
No dia de sua canonização, a Praça de São Pedro não foi apenas cenário de um reconhecimento público, mas o testemunho de um milagre familiar. Entre milhares de jovens emocionados, estavam seus pais e irmãos, olhando o altar onde o filho, outrora menino de casa, era proclamado santo da
SE AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM SANTO!
Inspirados por São Carlo Acutis, a juventude carismática redescobre que a verdadeira revolução é deixar o Espírito Santo transformar a vida cotidiana em caminho de santidade.
Igreja. Na homilia, o Papa Leão XIV declarou: “Hoje a Igreja se alegra, porque um jovem que viveu a fé em meio à era digital recorda a todos que o Evangelho pode ser clicado, compartilhado e vivido com o coração”. Voltando-se para a família de Carlo, acrescentou: “Aqui está o fruto de uma fé vivida em família. O lar onde se reza, educa e ama torna-se um pequeno sacrário onde nascem os santos”. Que obra fantástica de Deus. Carlo evangelizou sua família antes de evangelizar o mundo. E nos ensina que nossa casa e família é também um campo de missão lugar onde o Espírito deseja acender o fogo da conversão, da comunhão e do amor.
Um dos momentos mais marcantes para a juventude carismática aconteceu no Encontro Nacional de Jovens desse ano em Brasília (DF), onde logo após o musical sobre sua vida, em meio a emoção ecoou o brado: “Se aqui tem Jovem, aqui tem Santo!”. Foi um grito de fé, um despertar interior, uma resposta ao chamado de Deus. Porque, como Carlo mostrou, não
basta ser jovem para ser santo, mas é na juventude ofertada é que o Espírito Santo realiza sua obra. Muitos perguntam: “É possível ser santo hoje?” Carlo responde com a própria vida: é possível e é belo. Ele mostrou que a santidade não é um prêmio, mas um caminho a ser conquistado. Como ensinou Bento XVI, “a santidade nunca é obra apenas humana, mas resposta livre e amorosa à iniciativa de Deus”.
Nós, juventude carismática, somos convidados pelo mesmo Espírito a buscar essa santidade não pela força, mas pela docilidade; não pela aparência, mas pela entrega. Ao olhar para São Carlo Acutis, redescobrimos que a santidade é possível. São Carlo Acutis soube fazer da vida uma canção que o Espírito Santo compôs para esta geração e cada jovem é chamado a continuar essa canção.
Ana Paula Oliveira
Coordenadora Nacional do Ministério Jovem da RCCBRASIL
SANTA ELENA GUERRA: UM ANO DE CANONIZAÇÃO
A família carismática renova seu ardor missionário e recorda o testemunho de uma mulher dócil à ação divina.
Amada família Carismática, no dia 20 de outubro, comemoramos o primeiro ano da canonização de Santa Elena Guerra, docilmente chamada de patrona e madrinha de cada carismático e de cada Grupo de Oração. Isso mesmo! Podemos considerar Santa Elena Guerra como madrinha da RCC, pois somente um Batizado pode apadrinhar alguém, a esse respeito nos ensina o Código de Direito Canônico no Parágrafo 874. Assim sendo, a Irmã Elena, uma mulher dócil e cheia do Espírito Santo, coloca-se como intercessora e pede para que Ele venha e renove toda a da terra.
“Vem! Quer dizer: concede-Te a nós mesmos, ó Espírito Santo: dá – Te a nós! Com o «vem» pedimos mais que uma graça, antes a Fonte das Graças; pedimos o eterno Amor, pedimos Deus! Vem!”
Uma canonização esperada e inspiradora
Bem sabemos o quão rigoroso
é o processo para uma canonização. Entre tantas, uma das exigências é a comprovação de virtudes heroicas daquele que está para ser chamado de “Santo” por toda a Igreja. E, com Elena não foi diferente, após sessenta e seis anos de espera, testemunhar no ano de 2024 a graça desse dia especial foi, sem sombra de dúvida, uma experência ímpar.
Foi emocionante ver a Freira Elena Guerra, uma mulher humilde, de aparência simples como ela se considerava, subir as honras dos altares da Santa Mãe Igreja agora como Santa Elena Guerra a “Apóstola do Espírito Santo dos tempos atuais. Sem dúvidas podemos dizer que ela foi o “vaso de barro” que levou consigo um grande tesouro, O seu Divino desconhecido tornou-se conhecido e amado por meio do seu apostolado. Isso inspira em nosso coração um ardente o desejo pela busca da santidade.
Um testemunho do Espírito: o nascimento de um livro inspirado
No dia da canonização de Santa Elena Guerra, vivi a graça de estar em Roma com os peregrinos da RCCBRASIL. Nessa viagem, fui testemunha ocular da ação do Espírito Santo. Enquanto aguardávamos a Santa Missa na Praça de São Pedro, eu e Daiana Rehbein decidimos rezar e discer o que o Senhor queria para o livro sobre a Apóstola do Espírito Santo. Precisávamos definir o conteúdo e, conduzidas pelo Espírito, uma frase forte veio ao coração: “a velha Europa experimentará o frescor de uma nova Primavera”. Foi assim que surgiu o título “Santa Elena Guerra - E logo será primavera, um Pentecostes sem fim”, do livro lançado neste ano pela Editora RCCBRASIL. Que, como Santa Elena, sejamos dóceis à voz do Santo Espírito e instrumentos da “nova primavera” que Deus quer fazer florescer em Seu povo.
Maria Eliane Noronha da Silva
Pres. Arquidiocesana da RCC Maceió- AL Grupo de Oração Santa Elena Guerra
GRUPO DE ORAÇÃO, CENÁCULO SEMPRE ABERTO
Onde servos, unidos em comunhão e movidos pelo Espírito Santo, mantêm acesa a chama de Pentecostes até a volta de Jesus.
Sabemos que o Grupo de Oração é o Cenáculo de Jerusalém dos dias de hoje, onde, como nos ensina Santa Elena Guerra, não devemos invejar os apóstolos e os primeiros cristãos, pois o Espírito Santo continua a se derramar sobre nós. Basta nos colocarmos na mesma atitude dos apóstolos, desejosos, confiantes e disponíveis como eles. E, dá mesma forma com que as portas do Cenáculo de Jerusalém se abriram para nunca mais fechar, assim devem ser os nossos Grupos de Oração, um cenáculo de portas abertas até Jesus voltar.
Somos chamados de servos, porque o dom que o Senhor nos confiou é para ser colocado a serviço dos irmãos, do grupo, da Igreja. Nosso grande exemplo é Jesus, o Servo dos servos. Ele nos ensinou a doar a nossa vida e a servir com amor, para que todos os homens alcancem a salvação e o Seu Nome seja ainda mais conhecido e amado.
Somos Grupo de Oração, ou
seja: “grupo”, que é formado por vários serviços e todos são necessários para mantê-lo vivo, em movimento e, consequentemente, a Renovação Carismática Católica como um todo. Um serviço complementa o outro e todos tem a mesma importância dentro do Grupo de Oração, como uma grande engrenagem que, cada peça, naquilo que lhe compete, faz com que a máquina desempenhe a sua função e atinja seu objetivo que é levar os irmãos a viverem a experiência pessoal com Jesus por meio do batismo no Espírito Santo.
Ou seja, o serviço da acolhida recebe os irmãos, a música serve de instrumento para que o Espírito Santo já comece a agir, a pregação da Palavra de Deus vem como uma espada que toca no mais profundo do coração da assembleia, que segue sendo dirigida em oração até os avisos finais, mas tudo isso também foi possível devido ao ministério de intercessão que se colocou na “brecha”, e ao núcleo de serviço que vem sustentando em oração e
direcionando os passos de todo o grupo, tudo isso ligado ao conselho diocesano, estadual e nacional.
A palavra de Deus vai dizer que os apóstolos, no Cenáculo, estavam “unanimes em oração” (cf. At 1, 14) e o Espírito Santo se derramou. A comunhão, a unidade, é pressuposto para que a graça de Pentecostes aconteça, e ao mesmo tempo o Espírito Santo é o grande motor para que a unidade se mantenha ao longo do tempo. A unção do Espírito é o óleo que mantém a engrenagem sem ruídos.
Para vivermos a plenitude desse serviço precisamos estar ligados a Cristo, a videira verdadeira, pois, da comunhão com o Senhor brota a comunhão com os irmãos. E assim, poderemos transbordar do Seu amor e de Sua graça por meio do nosso serviço em nossos Grupos de Oração.
Vem Espírito Santo!
Daiana Bellei Rehbein Coordenadora da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL
SERVIÇO COMO FRUTO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O chamado ao serviço nasce do amor de Deus derramado em nossos corações.
Para falar de serviço, do exercício de nossa missão, seja ela a de dirigir e pastorear o povo que Deus nos confiou ou a de formar, ou assessorar, seja qual for o serviço ao qual fomos chamados, vejamos o que diz a introdução da Exortação Apostólica pós-sinodal Christifideles Laici de São João Paulo II sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo:
“Nestes dias numa renovada efusão do Espírito de Pentecostes, amadureceu uma consciência mais viva da natureza missionária da Igreja que ouviu de novo a voz do seu Senhor que a envia ao mundo como “sacramento universal de salvação”.
Quando o Magistério da Igreja diz que somos como um sacramento de salvação, isso deve gerar em nós grande comprometimento e fidelidade com o serviço, O modo como agimos, como falamos, e como exercemos o nosso serviço deve tornar o Reino de Deus presente, deve manifestar justiça, paz, e deve fazer as pessoas felizes, tornando evidente a presença do Espírito Santo que habita em nós.
Ao olhar para nós as pessoas devem lembrar do amor de Deus, devem entender o porquê, ou melhor, por quem agimos do modo como agimos, e isso deve levá-las a Deus. O serviço é fruto do batismo no Espírito Santo, é fruto do amor que recebemos, é sinal do amor com que Deus nos ama e que nos capacita a amar aos outros.
“Se alguém acolheu esse amor que lhe devolve o
sentido da vida, como pode conter o desejo de comunicá-lo aos outros?” pergunta o Papa Francisco (EG 8).
Se vemos o serviço que nos foi confiado a partir da perspectiva do amor, nada para nós será pesado demais, pelo contrário, serviço exercido com amor e visto como compromisso solene com Deus e com a Igreja é fonte de alegria, de motivação e de fortaleza sempre renovadas.
Outro elemento importante do qual devemos nos lembrar é que cada um de nós é um ser único e irrepetível e recebe de Deus o chamado para colocar seus dons e talentos à serviço do Reino de Deus, sendo fonte de beleza e de riqueza para a Igreja inteira e para o mundo. Cada um de nós é chamado pelo seu próprio e inconfundível nome (cf. CL,28).
A minha resposta ao amor de Deus, o serviço ao qual fui chamado é insubstituível. O Papa Francisco, na sua homilia no domingo de Pentecostes, em 31/05/20, disse: “Não somos um punhado de confetes soprados pelo vento. Cada um de nós é um fragmento insubstituível no lindo mosaico de Deus”.
Possa esse conhecimento do valor insubstituível do nosso serviço e do compromisso sagrado que recebemos por ter o amor de Deus derramado no nosso coração nos tornar cada vez mais felizes e fecundos ao servir!
Beatriz Vargas Membro convidado do Conselho Nacional da RCCBRASIL