Revista Renovação - 145ª Edição

Page 1


Irradiando a Cultura de Pentecostes

Um pontificado aberto à Ação do Espírito Santo: o Legado de Francisco para a Renovação Carísmática Católica

Leão XIV, uma surpresa do Espírito

Encontro histórico marca início do uso da Sede Nacional para eventos

É hora de espalhar a chama!

Três encontros simultâneos celebram esperança, missão e santidade em mais um encontro na Sede Nacional

Anunciar a Esperança: a ousadia para proclamar em tempos difíceis

‘Na Casa dos Grupos de Oração’: Unidade e esperança para a missão 07

EXPEDIENTE

Publicação Oficial da Renovação Carismática Católica do Brasil

Editada pelo Escritório Nacional da RCCBRASIL

ANO 25 - Edição Nº 145: 2025

Inspirados pelo Espírito Santo, enviados à missão

De Jerusalém até o seu Grupo de Oração

No coração da Igreja, o clamor dos Grupos de Oração

Carta aos gálatas e o anúncio no poder do Espírito

Jornalista Responsável: Bruno Maffi MTB 8013

Redação: Daniele Bittencourt, Raphaely Fernandes e voluntários do Ministério de Comunicação Social - RCCBRASIL

Revisão: Daniele Almeida, Daiana Rehbein e Winara Sales

Fotos: Arquivo RCCBRASIL, Shutterstock

Projeto Gráfico: Raíssa Zeidan

IEAD RCCBRASIL 15 anos levando o conhecimento com profundidade e espiritualidade carismática

Design e Diagramação: Uriel Pinheiro

Costa e Raíssa Zeidan

E-mail: dpto.comunicacao@rccbrasil.org.br

ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO DA RCCBRASIL

Rodovia Presidente Dutra km 46,5, sentido Rio de Janeiro, no bairro dos Marques, s/n

Canas/SP - Tel.: (12) 3151-9999

Os artigos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores. É permitida a reprodução, sem alteração do texto e citada a fonte.

EDIÇÃO 145

Em sua 145ª edição, a Revista RENOVAÇÃO abre suas páginas para registrar o doce mover do Espírito, na passagem do Papa Francisco, na eleição do Papa Leão XIV e na primeira vez que a Sede Nacional recebeu um encontro para coordenadores diocesanos do Movimento Eclesial em todas as dioceses do Brasil.

Há um frescor, próprio do Espírito, em todos os artigos que trazemos a você! Meditaremos juntos sobre o legado de Francisco, desde seu pedido pela criação do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, o CHARIS, até seus sapatos gastos, no caixão simples em que foi sepultado.

Vamos revisitar a sacada da Basílica de São Pedro, quando ouvimos com gratidão ao Senhor o “Habemus Papam”. Temos um papa, temos Leão XIV. O início do pontificado leonino nos impulsiona a renovar nossa caminhada, em unidade com toda a Igreja. Com o Santo Padre dizemos: “Em Cristo, somos um”!

Pensando em unidade, vamos memorar um marco na caminhada da Renovação Carismática Católica do Brasil. Coordenadores e lideranças

de todas as dioceses brasileiras reunidas na sede nacional, para irradiar Pentecostes. Fruto de um grande esforço do Conselho Nacional, Escritório Nacional e de milhares de colaboradores que mensalmente contribuem com fidelidade ao projeto “Espalhar a chama”.

Falando nisso, você sabia que é esse projeto que unifica os esforços de arrecadação, para a construção da sede e outras iniciativas de evangelização da RCCBRASIL? Vamos explicar tudo para você! Espero que seja uma leitura edificante e peço seu retorno, o que está achando da Revista RENOVAÇÃO? Mande sua opinião para nós: revista@rccbrasil.org.br – esperamos com alegria sua mensagem!

Com coração de irmão,

Bruno Maffi

Editor Chefe – Revista RENOVAÇÃO Grupo de Oração Dom Albano –Arquidiocese de Londrina (PR)

Para fazer a doação por depósito bancário, a nossa conta é:

Caixa Econômica FederalAgência 2003 Operação 003Conta corrente 1300-1

Escritório Administrativo da RCCBRASIL

CNPJ 00.665.299/0001-01

Ajude a RCC

Amado(a) irmão(ã), a sua colaboração para a Renovação Carismática Católica do Brasil possibilita a realização de muitos trabalhos missionários em todo Brasil. Essa grande ação evangelizadora é desenvolvida semanalmente em quase 15 mil Grupos de Oração. Sua fidelidade fortalece o Grupo de Oração e potencializa o propagar da experiência do Batismo no Espírito Santo a mais pessoas. Continuamos contando com você. Muito obrigado!

Caso você deseje colaborar com a RCCBRASIL, entre em contato conosco. Ajude-nos também divulgando esta obra. (12) 3151-9999, (12) 98138-2000, cadastro@rccbrasil.org.br .

IRRADIANDO A CULTURA DE PENTECOSTES

Queridos irmãos e irmãs, feliz Ano Jubilar! Nós cristãos estamos em tempo de festa, em uma verdadeira mudança de época, em ano de santificação, de reconciliação, de retorno ao primeiro amor, de declarar a libertação pelo poder do Sangue de Jesus. Estas são algumas graças com que a Santa Igreja, legítima dispensadora dos Tesouros Eternos do Reino, nos prodigaliza no Ano Santo. A este respeito, o Papa Francisco assim disse ao tratar da Porta Santa: “Jesus é a Porta que o Pai misericordioso abriu no meio do mundo, no meio da história, para que todos possamos voltar para Ele” (Papa durante a bênção Urbi et Orbi de 25/12/2024).

Em estreita comunhão com o Jubileu da Esperança, através de sua Palavra Norteadora para o ano de 2025, o Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Brasil é chamado a transbordar de esperança pela virtude, pelos méritos do Espírito Santo em nós (cf. Rm 15, 13b). E transbordar é sair fora das bordas, extravasar, espalhar, exteriorizar, revelar, mostrar, externar. Sem dúvidas, é um termo similar a “anunciar”: difundir, tornar conhecido, dar publicidade, dar a conhecer, espalhar para que todos saibam, propagar. Um coração cheio de esperança em Jesus é um coração que transborda a Boa-Nova da Salvação! Esperança e anúncio, portanto, são como as duas faces de uma mesma moeda.

O Cardeal Frei Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia até finais de 2024, assim expressou em uma de suas pregações do Advento, sobre a esperança anunciada: “A Igreja

não pode fazer, no mundo, uma doação melhor do que dar-lhe esperança, não esperanças humanas, efêmeras, econômicas ou políticas, sobre as quais ela não tem competência específica, mas esperança pura e simples, aquela que, mesmo sem o saber, tem por horizonte a eternidade e por avalista Jesus Cristo e a sua Ressurreição. Essa esperança servirá também de mola para todas as outras legítimas esperanças humanas”.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, como cristãos somos chamados a nos encher até transbordar desta esperança verdadeira, ancorada na Morte e na Ressurreição de Jesus Cristo; Ele é o centro da nossa esperança, ela está totalmente afiançada Nele. Passamos por tribulações, mas sabemos que nada nem ninguém pode nos apartar de Seu amor! Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica no n. 1818 que a esperança em Cristo responde à aspiração à felicidade que todo homem tem em seu coração; inspira as atividades e ações do homem, purificando-as e ordenando-as ao Reino dos Céus; protege contra o desânimo e dá alento no esmorecimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna; é arma que nos protege no combate da salvação; traz alegria mesmo na provação.

E assim, firmes, ancorados na verdadeira esperança que é Cristo, de luta em luta, de vitória após vitória, de anúncio transbordante em anúncio insistente vamos galgando os degraus espirituais rumo à bem-aventurança eterna, sabedores de que “o céu é logo ali!”

UM PONTIFICADO ABERTO À AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO: O LEGADO DE FRANCISCO PARA A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Francisco reconheceu a Renovação como uma corrente de graça e a convocou à maturidade, missão e comunhão

Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco deixou marcas profundas no coração da Renovação Carismática Católica. Sua relação com os carismáticos foi marcada por gestos de acolhimento, palavras proféticas e um olhar atento à missão evangelizadora da RCC, reconhecendo nela uma corrente de graça para toda a Igreja. Além disso, incentivou sua unidade, maturidade e abertura aos pobres, à missão e ao ecumenismo. Desde os tempos em que era arcebispo de Buenos Aires, Francisco já exercia uma relação estreita com a Renovação, acompanhando com atenção os Grupos de Oração e as comunidades carismáticas. Já como Papa, esse carinho transpareceu ainda mais durante encontros marcantes, como o Jubileu de Ouro da RCC, em 2017, quando, diante de milhares de carismáticos no Circo Máximo, em Roma, disse: “Vocês, Renovação Carismática, receberam um grande dom do Senhor. Nasceram do Espírito como uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja”.

Francisco também foi o grande responsável pelo amadurecimento da missão do Movimento quando instituiu a criação do CHARIS (Catholic Charismatic Renewal International Service), organismo internacional de serviço que busca unir todas as expressões carismáticas do mundo. Ele acreditava que a RCC precisava ser “uma úni-

ca corrente de graça”, sem divisões e trabalhando pela comunhão. “A unidade é obra do Espírito Santo e é um testemunho essencial para o mundo”, recordava ele com frequência.

O pontífice também desafiou a Renovação a ir além dos muros da Igreja, levando a experiência do batismo no Espírito Santo a todos, principalmente aos mais pobres e marginalizados. “Vocês receberam o Espírito para servir à Igreja e ao mundo. Não guardem essa graça só para vocês. Saiam, evangelizem, testemunhem com alegria!”, exortou.

Outro aspecto marcante foi a valorização do ecumenismo espiritual. Francisco viu na Renovação uma ponte entre os cristãos, especialmente pelo diálogo com irmãos evangélicos e pentecostais. “A Renovação nasceu ecumênica, e assim deve permanecer”, ensinava Francisco.

O Papa Francisco foi, sem dúvida, o pontífice que mais acolheu e reconheceu publicamente a relevância e a importância da Renovação Carismática Católica. Assim, seu legado permanece como um convite: viver com humildade, alegria e ardor missionário a graça recebida. Ele acreditava que a RCC tem um papel essencial na nova evangelização e na renovação espiritual da Igreja. Que seu legado continue a inspirar os carismáticos do mundo inteiro.

o dom do ressuscitado:

“A paz esteja com todos vocês! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja com vocês!”

Leão XIV logo se apresentou como um agostiniano e a força da espiritualidade de sua congregação religiosa

revela ainda mais os traços do pontificado que se inicia:

“Sou filho de Santo Agostinho, que disse: ‘com vocês sou cristão e para vocês bispo’. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo àquela pátria que Deus nos preparou”.

Em tempos de polarizações, Leão XIV se apresentou como um pastor universal. Nem conservador, nem progressista. Apenas católico. Seu lema confirma: “In illo uno unum” -

“Em Cristo, somos um”!

“A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, do mundo inteiro, queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem”.

Leão XIV assumiu o nome em referência ao nosso amado Papa Leão XIII, conhecido por seu compromisso com a doutrina social da Igreja, por sua encíclica “Rerum Novarum”, por ser o papa que recebeu os escritos de fogo de Santa Elena Guerra e que consagrou o século XX ao Espírito Santo.

O novo pontífice parece trilhar caminho semelhante. Mostrou a preocupação com nova revolução industrial que ganha força na história da humanidade: a inteligência artificial.

Na solenidade de Pentecostes, em 8 de junho –exatamente um mês depois de sua eleição, o Santo Padre presidiu a Santa Missa para quase 70 mil fieis, sob um sol muito forte. O pontífice disse que o Espírito Santo vem para desafiar, em nós, o risco de uma vida que se atrofia, sugada pelo individualismo.

“Essa presença do Senhor dissolve nossa dureza, nossos fechamentos, nossos egoísmos, os medos que nos bloqueiam, os narcisismos que nos fazem

girar somente em torno de nós mesmo”.

Na noite anterior, na Vigília de Pentecostes e Jubileu das Associações, Movimentos e Comunidades Apostólicas, Leão XIV explicou sua visão sobre a sinodalidade e a ação do Espírito na Igreja:

“Na noite da minha eleição, olhando com emoção para o povo de Deus aqui reunido, lembrei-me da palavra ‘sinodalidade’, que exprime, com alegria, o modo como o Espírito plasma a Igreja. Nesta palavra ressoa o syn – o com – que constitui o segredo da vida de Deus. Deus não é solidão. Deus está ‘consigo’ em si mesmo – Pai, Filho e Espírito Santo – e é Deus conosco. Ao mesmo tempo, a sinodalidade nos lembra do caminho – odós – porque onde há o Espírito, há movimento, há uma jornada. Somos um povo em movimento. Essa consciência não nos distancia, mas nos imerge na humanidade, como o fermento na massa, que faz tudo fermentar. Caríssimos, Deus criou o mundo para que pudéssemos estar juntos. ‘Sinodalidade’ é o nome eclesial desta consciência. É o caminho que pede a cada um que reconheça a própria dívida e o próprio tesouro, sentindo-se parte de um todo, fora do qual tudo murcha, até mesmo o mais original dos carismas”.

Bruno Maffi
Editor Chefe – Revista RENOVAÇÃO
Grupo de Oração Dom Albano –Arquidiocese de Londrina (PR)

ANUNCIAR A ESPERANÇA: OUSADIA PARA PROCLAMAR EM TEMPOS DIFÍCEIS

À luz do Jubileu de 2025, somos chamados a olhar para a cruz, ouvir as profecias e manter viva a chama da fé, transbordando esperança nos Grupos de Oração e em toda parte.

O Jubileu Ordinário de 2025, com o lema “Peregrinos da Esperança”, nos convida a uma caminhada de profunda fé, e nos pede para dar testemunho dessa esperança que nos sustenta na caminhada.

Na Reunião do Conselho Nacional da RCCBRASIL, em janeiro deste ano de 2025, em um momento de adoração, o Senhor revelava que no nosso meio, em nossos Grupos de Oração, existem pessoas assim, sem esperança, com os corações agitados por questões familiares, problemas de saúde, dificuldade financeira e tantas outras tribulações que podem drenar a vida e deixar os corações amargurados. Na sua grande bondade para conosco, o Senhor mostrou-nos, através de profecias, o que fazer para guardar

sempre viva a nossa fé e poder anunciar a esperança a esses que estão estagnados no fatalismo e não esperam mais nada de bom.

Essas profecias são um verdadeiro programa sobre o que fazer para ficarmos tão cheios de esperança a ponto de poder transborda-la àqueles ao nosso redor, principalmente àqueles que vêm aos nossos Grupos de Oração. Partilhamos algumas para que todos possam inspirar-se nelas e terem seus corações consolados e edificados.

O Senhor nos dizia: “Olhem para mim. Não se deixem levar pelas insatisfações e ansiedades. Vocês estão olhando para mim? Mantenham os olhos fixos em mim”.

‘NA CASA DOS GRUPOS DE ORAÇÃO’: UNIDADE E ESPERANÇA PARA A MISSÃO

Vivido na Sede Nacional, o 4º Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos marcou uma volta às origens e reacendeu o chamado de Deus com cuidado, instrução e envio.

Entre os dias 1 e 4 de maio de 2025 a RCCBRASIL viveu um verdadeiro cenáculo, com o 4º Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos, realizado na Sede Nacional, em Canas/ SP. Também foram convidados a participar, neste ano, os secretários-gerais, primeiros tesoureiros diocesanos e estaduais das mesmas funções.

Este encontro foi o primeiro que aconteceu de forma integral na Sede Nacional, o que foi um grande presente para todos os que puderam estar lá, vendo as promessas de Deus se cumprir para o nosso Movimento. A alegria de estar nesta que é a “casa de todos os Grupos de Oração do Brasil”.

O tema geral do encontro deste ano, foi retirado da carta de São Pedro: RENASCIDOS EM CRISTO PARA UMA VIVA ESPERANÇA (cf. 1Pd 1, 3-9). As palavras chaves que definiram esse encontro foram: cuidado, instrução e envio. Deus cuida de cada coordenador, restaura suas feridas, reaviva a sua fé e a sua esperança, e fortalece para a missão que Ele mesmo confiou a cada um.

Além do tema geral, foram trabalhados os seguintes temas:

- O SENHOR ESTÁ CONTIGO, VALENTE GUERREIRO (Jz 6,12b), recordando o chamado de Deus e a garantia que Ele está conosco;

- O TEMOR DO SENHOR É A DETESTAÇÃO AO MAL (Pr 8, 13a), um momento oportuno para olharmos o nosso interior, aquilo que tem nos levados para longe do Senhor;

- COMPREENDEI A QUE ESPERANÇA FOSTES CHAMADOS (cf. Ef 1,17-18), um olhar para a nossa identidade carismática e aquilo que Deus nos chama a ser na Igreja;

- PROCURAI AGRADAR-LHE EM TUDO E FRUTIFICAI EM TODA BOA OBRA (Cl 1, 9-10), um momento profundo de formação humana e cura interior;

- TIPOS DE LIDERANÇA (1Cor 12, 12ss), a partir da carta de São Paulo, percebemos que não nos falta dom algum. Aquilo que falta em mim, o irmão vem completar, ficando forte para todos os presentes a exortação do Senhor: Não vos falta dom algum, vos falta unidade;

- ASPECTOS ADMINISTRATIVOS INERENTES À PRESIDÊNCIA (1Cor 4, 1-2), porque precisamos zelar pelo Movimento como um todo, administrar no Espírito, esta que é uma obra de Deus;

- VAMOS ÀS ALDEIAS VIZINHAS PARA QUE EU PREGUE TAMBÉM LÁ, POIS PARA ISSO É QUE EU VIM (Mc 1,38), é preciso avançar, espalhar a graça do batismo no Espírito Santo em todos os cantos das nossas dioceses, pois ainda existem muitos que não conhecem Jesus e a salvação que Ele conquistou para nós: Onde cair a água da chuva, ali deve nascer um Grupo de Oração.

Com o coração exultando de alegria podemos dizer que o Senhor realizou maravilhas no meio de nós! Foi um encontro inesquecível, voltamos à essência, às origens, ao primeiro amor. Um novo ardor se ascendeu em cada um de nós! Voltamos para as nossas dioceses com a certeza de que o Senhor que nos chamou, caminha conosco e, se formos dóceis e obedientes, nossa missão será eficaz e produzirá muitos frutos.

Daiana Rehbein

Grupo de Oração Monte Tabor – Chapecó/SC Coordenadora da Comissão de Formação

ENCONTRO HISTÓRICO MARCA

INÍCIO DO USO

DA SEDE NACIONAL PARA EVENTOS

Evento inédito mobilizou equipes, ampliou infraestrutura e marcou

uma nova fase na casa da Renovação Carismática Católica no Brasil.

Os 450 coordenadores diocesanos da Renovação Carismática Católica do Brasil participaram do primeiro grande encontro realizado na Sede Nacional do Movimento com emoção e entusiasmo, um reflexo da experiência espiritual vivida em um local que, desde sua fundação, é chamado de “a casa dos carismáticos”.

O evento, inédito nessa proporção, exigiu uma verdadeira operação de acolhimento. Segundo Larissa Yamanaka Zanin, supervisora do Departamento de Eventos do Escritório Nacional da RCCBRASIL, a logística foi um dos maiores desafios: “Acomodar e transportar cerca de 450 pessoas foi uma missão exigente. Tivemos que garantir não apenas hospedagem e alimentação, mas também conforto, segurança e um acolhimento que fizesse cada carismático se sentir em casa”.

A Sede da RCCBRASIL passou por ajustes importantes para comportar esse número de participantes. Augusto Ferreira, ge -

rente geral do Escritório Nacional, explica que foi necessário ampliar o número de banheiros, instalar bebedouros, postes de iluminação, pavimentar acessos internos e garantir estrutura de apoio com segurança, ambulância e limpeza. “Também foram necessárias melhorias nas vias de acesso margeando a Rodovia Dutra”, conta.

Ao todo, cerca de 50 pessoas, entre colaboradores e fornecedores, atuaram diretamente na organização. Os participantes se hospedaram, em sua maioria, em hotéis da cidade de Aparecida (SP), por meio de pacotes oferecidos pela organização do evento. Outros preferiram organizar sua estadia por conta própria, usando pousadas, casas de missão e acomodações nas cidades vizinhas.

A alimentação também foi cuidadosamente planejada. Uma minipraça de alimentação foi montada no local, com food trucks de pequenos empreendedores da região, além de um buf-

fet responsável pelas principais refeições. Coffee breaks, almoços e jantares foram momentos de convivência fraterna entre os participantes.

Mesmo com a intensa programação, muitos tiraram momentos livres para conhecer os detalhes da sede: a Capela de Nossa Senhora de Pentecostes, a loja da Editora RCCBRASIL, o jardim, a fachada do prédio, e, claro, registraram tudo em fotos que circularam pelas redes sociais, expressando a alegria de estar naquele local sonhado por tantos carismáticos ao longo dos anos. Para muitos participantes, o encontro não foi apenas um retiro, mas uma verdadeira peregrinação à Casa da Família Carismática do Brasil. “A Sede representa um sonho concretizado, um marco da nossa identidade carismática. Nosso desejo é que, nos próximos encontros, esse sentimento se fortaleça ainda mais: o de que aqui é o nosso lar”, finaliza Larissa.

“SENTIMOS QUE É NOSSA CASA”:

EMOÇÃO MARCA O PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL NA SEDE DA RCCBRASIL

O primeiro evento nacional totalmente promovido na Sede Nacional da RCCBRASIL trouxe aos coordenadores diocesanos uma experiência única de pertença à família carismática do Brasil.

A Sede, que começou a ser construída em 2010 após aprovação do projeto em 2009, tornou-se realidade graças ao esforço coletivo dos membros da RCCBRASIL e suas contribuições contínuas ao longo dos anos. Mais do que um espaço físico, a Sede Nacional é considerada um território sagrado, onde promessas de Deus se concretizam. Por isso, a oportunidade de realizar esse primeiro encontro de nível nacional ser tornou

tão emblemática e celebrada. “É uma alegria imensa. Só temos motivos para louvar a Deus. O encontro foi infinitamente melhor do que nós imaginávamos com a infraestrutura que nós temos. Então, a mão do Senhor está sobre esse lugar”, testemunhou Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL.

Além de possibilitar vivências profundas de espiritualidade, como oração, louvor e batismo no Espírito Santo, o encontro contou com uma programação intensa com momentos de formação sobre liderança, pastoreio e condução de Grupos de Oração com participantes de diversas partes do Brasil.

Entre os participantes estava Tainá Nogueira, do Grupo de Oração Semeadores e Secretária-Geral da RCC no Estado do Rio de Janeiro, que destacou a emoção de ver as promessas se cumprirem no solo consagrado. “É muito gratificante ver o quanto o Senhor tem realizado nas nossas vidas. Participar deste primeiro encontro é ter a certeza de que a graça de Deus se realiza em nossas vidas e, principalmente, na Renovação Carismática Católica”. Já para Ariane de Oliveira Pimenta, membro do Grupo de Oração Emanuel e Secretária Diocesana de Coxim (MS), o evento impactou sua visão sobre a missão da RCCBRASIL. “Foi

algo extraordinário e impactante. Participar deste primeiro encontro nacional na nossa sede ampliou minha visão sobre o que vivemos e mostrou que estamos no caminho certo. Isso alegra o coração. Viemos beber da graça, experimentar esse derramar do Espírito sobre nós”, relatou.

Da Arquidiocese de Brasília, Gilberto Henrique Biagi, falou sobre a unção especial vivenciada no encontro e destacou o compromisso com a campanha do metro quadrado, um dos principais meios de arrecadação que viabilizam a construção da Sede Nacional. “A unção derramada aqui foi muito viva e especial. Sinto que a autoridade espiritual que o Espírito me confiou como coordenador diocesano foi ainda mais fortalecida. Que bênção é esse rincão para todos nós”, relatou.

O sentimento de unidade e pertencimento que impactou os participantes também foi notado entre os próprios membros do Conselho Nacional. Como é o caso de Luciana Neves, secretária-geral do Conselho Nacional, que expressou sua emoção ao vivenciar o que chamou de ‘sonho de Deus realizado’. “Quando os sonhos de Deus passam a ser os nossos sonhos

também, não existe maior alegria na face da terra.”

Daiana Rehbein, coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL , salientou que esse foi o primeiro dos muitos encontros que acontecerão nesse solo sagrado a partir de agora. “Nós pudemos contemplar nesses dias a Graça do Senhor sendo derramada e podemos dizer como Nossa Senhora: ‘O Senhor fez em nós maravilhas’. Foi o primeiro de muitos. E certeza de que muitos outros membros ainda virão e receberão a Graça de um novo Pentecoste na sua vida aqui nessa Sede Abençoada”.

Para Klaus Newman, assessor dos projetos de arrecadação da RCCBRASIL , estar presente nesse primeiro encontro foi celebrar uma conquista coletiva. “É uma grande alegria estarmos juntos aqui nesse dia para comemorarmos a Graça de Deus nessa Sede Nacional. É o primeiro encontro na história. Agora, poderemos viver um verdadeiro Pentecostes nesse lugar”, comemorou.

Por fim, Daniel Mendonça, assessor de apoio logístico, conseguiu traduzir a fé expectante que todos os membros viveram até o cumprimento dessa promessa do Senhor para o

Movimento. “Sonhamos tanto com esse momento e de repente vemos esse sonho sendo concretizado, começamos a transbordar de alegria. Foi o primeiro passo em termos de encontros , para que possamos beber do Espírito Santo aqui. O sentimento é de transbordamento”.

O Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos não apenas fortaleceu a unidade e renovou o ardor evangelizador dos participantes, mas também inaugurou uma nova etapa para o Movimento: uma sede viva, pulsante, preparada para acolher a missão da RCC em todo o Brasil.

A realização deste evento na Sede Nacional é motivo de grande alegria para toda a família carismática brasileira e este sonho antigo se torna realidade graças às contribuições dos membros do Movimento por meio do setor de arrecadação. Acesse o site: rccbrasil.org.br/ metroquadrado faça parte da construção da casa da família carismática do Brasil.

É HORA DE ESPALHAR A CHAMA!

Novo projeto da RCCBRASIL convida fiéis a adotarem 1m² da construção da Sede Nacional e se tornarem parte ativa da missão de evangelizar o Brasil.

O Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Brasil segue sendo conduzido pelo Espírito Santo e chamado a estar sempre em “renovação”. Foi com esse olhar atento e orante que o Conselho Nacional da RCCBRASIL discerniu a necessidade de uma mudança também em nossos projetos de arrecadação, antes conhecido como “Semeando a Vida no Espírito”, dando origem ao “Espalhar a Chama”. O termo “Semeando” falava diretamente àqueles que já fazem parte do Movimento, aos servos e participantes que compreendem profundamente o significado de “Vida no Espírito” e sua relação com o projeto de arrecadação. No entanto, nossa missão vai além: somos chamados a levar essa experiência transformadora a todos, inclusive àqueles que ainda não conhecem a RCC.

Por isso, a RCCBRASIL, se empenhando em uma constante evangelização “ad extra”, “para fora” do Movimento, tem buscado alcançar os corações que ainda não foram tocados pela chama de Pentecostes. Sob a condução do Espírito, discerniu-se que era o momento de dar um novo nome a esse projeto de evangelização e partilha. “Espalhar a Chama”, reflete com mais intensidade o chamado do Movimento. A chama de Pentecostes não pode ficar retida; ela deve ser levada a todos os lugares, incendiando corações e renovando vidas.

Por que contribuir?

Contribuindo com o projeto “Espalhar a Chama” você ajudará na:

• Manutenção dos nossos projetos de evangelização;

• Incentivo e formação de Grupos de Oração pelo Brasil;

• Promoção de eventos e encontros nacionais;

• Programas de televisão;

• Propagação da Cultura de Pentecostes!

• E a construção da SEDE NACIONAL DA RCCBRASIL;

Falando de construção, em menos de dois anos já conseguimos avançar bastante:

• Concluímos a Capela Nossa Senhora de Pentecostes, construindo também uma sacristia para atendê-la;

• Reformamos e concluímos os banheiros da capela e do Centro de Eventos;

• Concluímos o palco do Centro de Eventos, realizando as últimas adequações de segurança necessárias;

• Concretamos mais de 57% do Centro de Eventos!

Os próximos passos envolvem concluir a concretagem dos 3600 m² que faltam e a iluminação do Centro de eventos e, em breve, a pavimentação das ruas da Sede Nacional.

Você pode contribuir doando 1m², no valor de R$ 150,00 para a chave pix: piso@rccbrasil.org.br. Esta contribuição irá integralmente para a construção da Sede Nacional e, neste primeiro momento, para a campanha do “Adote 1 metro quadrado”, onde continuaremos concretando o piso do Centro de Eventos.

Você também pode contribuir, assumindo um compromisso, se tornando um colaborador fiel através do site https://rccbrasil.org.br/cadastro-colaborador-fiel.

Você poderá decidir o valor, a modalidade e a maneira que preferir contribuir.

Vamos juntos “Espalhar a Chama” por todo o nosso Brasil e lembre-se: O Pentecostes acontece devido a sua colaboração!

Klaus Newman Assessor dos projetos de arrecadação da RCCBRASIL

INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO, ENVIADOS À MISSÃO

Confira as fotos da ‘Onda de Evangelização Porta-a-Porta’ de 2025

Nos dias 26 e 27 de abril, carismáticos de todos os estados do Brasil saíram em missão para anunciar, com coragem e alegria, a Boa Nova de Jesus Cristo. A Onda de Evangelização Porta-a-Porta mobilizou milhares de evangelizadores que, impulsionados pelo Espírito Santo, visitaram casas, rezaram com famílias e levaram palavras de esperança e gestos concretos de amor. Nesta edição da Revista RCCBRASIL, dedicamos estas páginas para mostrar um pouco dessa grande mobilização nacional. Que cada foto transmita a fé viva, o ardor missionário e o agir do Espírito em cada canto do nosso país.

Revista Renovação . 145ª Edição 2025

DE JERUSALÉM ATÉ O SEU GRUPO DE ORAÇÃO

A promessa do Pai se cumpre em cada encontro, onde o Espírito Santo continua a transformar vidas.

Na noite em que começaria a sua paixão e morte, Jesus despedindo-se de seus discípulos, disse: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade. Vós o conhecereis, porque permanecerá em vós e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei a vós. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós” (cf Jo 14,1. 15-20).

No Cenáculo de Jerusalém a promessa se cumpriu! Pentecostes acontece na vida dos discípulos de Jesus, o amor de Deus é derramado nos seus corações e eles são transformados pela ação poderosa de Deus. É isso o que o batismo no Espírito Santo faz em nós! O Espírito Santo vem e tudo ganha novo sentido, tudo é transformado, tudo é renovado.

Os nossos Grupos de Oração são os cenáculos de hoje onde acontece o Pentecostes de forma perene, porque no Grupo de Oração experimentamos a força que jorra do coração do Senhor e o poder de seu Espírito. É o amor de Deus derramando-se nos corações e agindo para curar seu povo e lançar luz sobre suas vidas.

No Grupo de Oração, quando são batizadas no Espírito Santo, as pessoas se tornam plenas novamente para se conectarem com quem realmente são, na plenitude do propósito para o qual foram criadas. Foi assim que aconteceu no Cenáculo de Jerusalém com os discípulos de Jesus,

eles foram batizados no Espírito Santo e renasceram, o medo se transformou em ousadia, seus corações foram abrasados de amor, de alegria, de ardor missionário. E eles saíram a proclamar as maravilhas de Deus. A sua vida transformada transformou muitas outras vidas.

O batismo no Espírito Santo dá uma nova perspectiva de vida, porque o Espírito Santo é o Espírito da paz e do amor. É uma experiência de amor que dá um novo sentido à vida, muda a maneira de pensar e de agir, porque os corações são invadidos pelo amor de Deus, então certas coisas que nos afastam de Deus, que desagradam a Deus, vão sendo mudadas no nosso interior.

É essencial, portanto, que todas as pessoas que chegam aos nossos Grupos de Oração sejam batizadas no Espírito Santo. Privá-las desta graça é privá-las da vida, essa vida nova e abundante que Jesus conquistou para nós. Através do louvor e da pregação da Palavra, da experiência com os carismas, de orações de arrependimento e perdão, de momentos de profunda contrição e adoração, seus corações se tornam receptivos, e elas passam a ter sede de Deus, se reconhecem necessitadas do amor de Deus. Então o Espírito Santo vem e Pentecostes acontece de novo! De Jerusalém até os nossos Grupos de Oração e destes para todo o mundo!

Beatriz Vargas

Grupo de Oração São João Paulo II

Membro Convidado do Conselho

Nacional da RCCBRASIL

NO CORAÇÃO DA IGREJA, O CLAMOR DOS GRUPOS DE ORAÇÃO

Roma acolheu o primeiro Encontro Mundial de Grupos de Oração com momentos de intercessão, formações e Santa Missa na Basílica de São Pedro

Entre os dias 3 e 6 de abril de 2025, o CHARIS Internacional promoveu, em Roma, o Primeiro Encontro Mundial de Grupos de Oração, reunindo participantes de mais de 70 países.

Na quinta-feira, dia 3, as atividades ocorreram nas dependências do Vaticano, com um momento de oração, apresentação dos países e leitura de uma carta do Papa Francisco, lida pelo moderador do CHARIS Internacional, Pino Scafuro, no pátio do Palácio Apostólico. Motivados pelas palavras de Ciryon John: “Aqui, no coração da Igreja, iremos interceder pelo Santo Padre e por todo o mundo”, os participantes realizaram uma peregrinação com intercessão profética nos Jardins do Vaticano, na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Após o almoço, como o Santo Padre encontrava-se enfermo, o Cardeal Matteo Zuppi representou-o, dirigindo uma palavra de ânimo à Renovação Carismática Católica, na Sala Paulo VI. Em seguida, houve nova peregrinação, desta vez para a passagem pela Porta Santa da Ba-

sílica de São Pedro, onde, além das intenções pessoais, foram colocados em oração todos os Grupos de Oração do Brasil. As atividades desse dia histórico encerraram-se com a celebração da Santa Missa na própria Basílica, marcando um momento de grande graça para os participantes.

Nos dias seguintes, 4, 5 e 6 de abril, o encontro prosseguiu na Casa de Retiros Fraterno Domus, em Sacrofano, a cerca de 30 km do Vaticano.

Na sexta-feira, as atividades iniciaram-se às 13h, com muito louvor, seguido da pregação de Andrés Arango sobre o tema “Identidade dos Grupos de Oração Carismáticos: uma comunidade liderada pelo Espírito”. Entre suas exortações, destacou: “É preciso que nos perguntemos: onde o Espírito Santo está nos levando e onde Ele quer nos levar?”, “Precisamos voltar ao início, à primeira comunidade”. Enfatizou ainda que “a música no Grupo de Oração não pode ser um show” e que “a pregação não deve exceder 20 minutos, reservando-se tempo

de qualidade para o louvor”. Também ressaltou a importância do batismo no Espírito Santo e da missão evangelizadora além dos limites do grupo.

O dia encerrou-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Francis Kalist.

No sábado, a programação começou com uma oração comunitária, seguida da pregação de Michelle Moran sobre os ministérios nos Grupos de Oração, abordando o serviço por meio da pregação, música e intercessão. Entre suas falas, destacou: “Precisamos que nossos grupos sejam intergeracionais, com idosos, adultos e jovens; ter os que têm prudência e os que se arriscam, a sabedoria e a ousadia, assim teremos o equilíbrio do Espírito Santo e a continuidade da nossa identidade”. Moran também afirmou: “Grupos de Oração não são ilhas para andar em círculo, mas comunidades de fé a serviço da Igreja”, além de ressaltar que “nenhum ministério é maior que o outro” e que “a pregação deve ser um ensino ungido, não um simples repasse de conhecimento”. Ela ainda apontou a importância da boa preparação dos músicos e do protagonismo da intercessão, alertando que “os líderes precisam estar próximos aos intercessores”.

Ainda no sábado, houve um belo momento de Adoração ao

Santíssimo Sacramento com oração pelos jovens, padres e religiosos. A programação incluiu também a celebração da Santa Missa e pregações de Jean Christophe Sakiti e Katia Roldi. Sakiti falou sobre o uso dos carismas extraordinários e a manifestação do poder do Espírito Santo: “Com a fé, até a água vira combustível”, disse, recordando que “Jesus está vivo e quer operar milagres”. Katia Roldi abordou temas como discipulado, comunidade e acolhida, enfatizando: “Ser discípulo é, antes de tudo, ser aluno” e “o Grupo de Oração é este espaço que gera o discipulado”.

No domingo, dia 6, último dia do encontro, houve oração comunitária e pregação do Padre Hayden Williams sobre o chamado a ser uma testemunha alegre de esperança. A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Bispo Joseph Espaillat, que enfatizou a missão e o testemunho de vida que todo carismático é chamado a viver.

Todo o encontro teve como moções principais a unidade e a identidade, que são a essência da espiritualidade carismática.

Um encontro verdadeiramente histórico!

Luciana Neves Grupo de Oração Água Viva Diocese de Criciúma/SC Secretária-Geral da RCCBRASIL

CARTA AOS GÁLATAS E O ANÚNCIO NO PODER DO ESPÍRITO

À luz da Carta aos Gálatas, um chamado do Espírito para pregarmos com coragem nos tempos de hoje

Anunciar com Poder a Palavra de Deus é sem dúvida um chamado poderoso de Deus a cada um de nós e a CARTA AOS GÁLATAS, por ser uma das mais lidas e comentadas em todo o mundo cristão, pode ser uma leitura inspiradora para tal tarefa. Entre todos os escritos paulinos foi dos mais explorados por alguns grupos ou Igrejas, sobretudo em dois momentos: o da polêmica de Santo Agostinho com o herético Pelágio (séc. IV) e o dos Reformadores, no debate católico-protestante.

Poderíamos começar esta reflexão nos perguntando: “Quem são os Gálatas?” No tempo do Novo Testamento, a Galácia era uma província romana da Ásia Menor, que abrangia os seguintes territórios: a Galácia propriamente dita, a Frígia, a Pisídia e a Licaônia. Galácia, nos Atos dos Apóstolos (At 16,6; 18,23), diferencia-se da Frígia.

As igrejas da Galácia provavelmente foram fundadas por ocasião da 1.ª viagem missionária de Paulo (At 13,1-14,26). Este Apóstolo dos gentios escreve a CARTA AOS GÁLATAS entre 55 e 57, a partir de Éfeso ou de Corinto.

Em que contexto a carta está? Pregadores judeus, que perseguiam os passos de Paulo, vieram pregar a necessidade da circuncisão para a salvação. É que, no início da Igreja, este era o mais sério problema que se apresentou à consciência cristã. O Antigo Testamento, cujos cinco primeiros livros, ou Pentateuco, trazem a Lei de Moisés, ainda hoje é venerado pelos cristãos como Palavra de Deus; mas as suas prescrições sobre o culto, os alimentos, as doenças etc. deixaram de vigorar. Hoje, obviamente que não estamos obrigados a tais leis; para os primeiros cristãos, porém, o assunto não era bem compreendido. A questão era que, para

os judeus convertidos, que continuavam a observar a Lei e a circuncidar-se isso era algo imprescindível. A carta aos Gálatas pode ser considerada uma espécie de circular, vibrante e de certo modo um tanto quanto polêmica, dirigida às pequenas comunidades dispersas pelo imenso território da Galácia, que estavam em situação de crise de identidade cristã. Tratava-se da fidelidade ou infidelidade ao Evangelho, num momento em que o cristianismo corria perigo de se converter numa simples seita judaica.

Indubitavelmente, a Carta aos Gálatas é a mais polêmica de todas as cartas do Apóstolo e a que contém as dicotomias mais ousadas. Também, como veremos, é a carta mais colérica de Paulo, porque reage diante do maior desgosto que lhe poderia acontecer. Mas, ao mesmo tempo, é uma carta na qual, além dos dados autobiográficos preciosíssimos, extravasa pensamentos de uma imensa originalidade e profundidade, com uma não menor franqueza e, no fundo, serenidade.

Portanto, com essas informações iniciais e com a provocação de nos aprofundarmos ainda mais nesta carta, podemos refletir acerca da importância no ANÚNCIO em tempos hodiernos, sobretudo o de continuarmos fiéis ao Evangelho.

Peçamos ao Santo Espírito, doador do poder conferido ao Apóstolo Paulo, o mesmo ardor, para, como servos na RCC, proferirmos a poderosa Palavra de Deus às “Galácias” dos nossos tempos para que muitos, ao nos ouvir pregar, sigam em direção a Jesus, o Único que pode dar um verdadeiro sentido à nossa vida.

Leandro Rabello Grupo de Oração Mater Domine Diocese de Campos/RJ Coordenador Nacional do Ministério de Pregação RCCBRASIL

TRÊS ENCONTROS SIMULTÂNEOS

CELEBRAM ESPERANÇA, MISSÃO E SANTIDADE EM MAIS UM ENCONTRO

NA SEDE NACIONAL

Eventos reforçam o compromisso da RCCBRASIL com a evangelização das famílias, da

infância e da vida pública cristã.

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, a Sede Nacional da RCCBRASIL, em Canas (SP), acolheu três importantes encontros voltados para famílias, vocacionados à vida pública e evangelizadores de crianças e adolescentes. Os eventos aconteceram simultaneamente, e contaram com a participação de membros das diversas regiões do país. O resultado, mais uma vez, foi um tempo de intensa formação, oração e renovação espiritual.

O Encontro Nacional do Ministério para Crianças e Adolescentes aproveitou a oportunidade para celebrar os 20 anos da missão de evangelizar os pequenos nos Grupos de Oração. Com o tema “Crianças e Adolescentes santos: a esperança de um mundo novo”, o Ministério reafirmou a importância de semear a santidade desde a infância. “Os santos são nossos amigos e intercessores e apontam caminhos para que possamos nos parecer cada vez mais com Jesus”, destacou Fabiola Renner, coordenadora nacional do Ministério. Ela lembrou que os servos que atuam com os pequenos tornam as “salinhas” dos encontros em verdadeiras “Salas do Cenáculo”, onde crianças e adolescentes vivenciam a espiritualidade carismática de forma autêntica.

Enquanto isso, o Encontro Nacional do Ministério para as Famílias, inspirado nas palavras do Papa Francisco, reuniu casais, pais e missionários para refletir sobre o tema “Vós, famílias, sois a esperança

da Igreja e do mundo”. Para Josemar Nascimento, coordenador nacional do Ministério, foi um momento de reafirmar o papel fundamental da família na Igreja e na sociedade. “Essa fala do Papa nos coloca numa posição de responsabilidade e missão: somos chamados a ser esperança viva”, afirmou. A programação foi estruturada para evangelizar, formar e lançar luz sobre temas atuais. “Precisamos nos juntar como família, como Igreja, como Ministério, para sair mais fortes na luta contra o mal”, enfatizou.

O Encontro Nacional do Ministério de Fé e Política reuniu cristãos atuantes na vida pública sob o lema “Senhor, a quem iríamos nós?” (Jo 6,68a). O evento propôs um retorno ao Senhorio de Jesus como fundamento da vocação política, especialmente no contexto do Jubileu da Esperança. “Queremos declarar Jesus como Senhor e Rei do nosso país”, afirmou Mércia Silva, coordenadora nacional do Ministério. Com base na Doutrina Social da Igreja, por meio de mesas redondas e testemunhos, foram oferecidos subsídios para uma atuação pública coerente com a fé cristã. “O bem comum é possível quando decidimos olhar para o outro com amor”, reforçou Mércia.

As experiências vividas nesses dias marcaram profundamente os participantes. Como afirmou Josemar, “foi um kairós, um tempo de graça para os lares, para os ministérios e para toda a Igreja”.

15 ANOS LEVANDO O CONHECIMENTO

COM PROFUNDIDADE E ESPIRITUALIDADE CARISMÁTICA

Em 2025, o Instituto de Educação a Distância da Renovação Carismática Católica do Brasil (IEAD RCCBRASIL) completa 15 anos de uma missão nascida da escuta ao Espírito Santo. Desde o seu lançamento, em 19 de abril 2010, a plataforma formou mais de 23 mil alunos, mais de 1.100 turmas em português e espanhol, ofereceu 17 cursos, 6 e-books e mais de 150 mil participações em congressos online ao longo dessa trajetória.

Além da formação técnica, o IEAD tem sido um espaço de fortalecimento da identidade carismática e de evangelização por meio das ferramentas digitais, e o projeto de expansão dessa plataforma segue trabalhando intensamente. “O IEAD é uma ferramenta que auxilia a vida do carismático. Para o futuro, queremos lançar novos cursos, e-books e conteúdos digitais, utilizando a tecnologia para chegar cada vez mais longe com a formação e a Palavra de Deus”, explica Rafael Ferreira, supervisor do IEAD.

Para Daiana Rebhein, coordenadora da Comissão de Formação da RCCBRASIL, o papel do IEAD é complementar ao processo formativo do Movimento, oferecendo aprofundamento e enriquecimento espiri-

tual às lideranças. “O IEAD não faz parte do Plano de Formação propriamente dito, mas ele contribui muito com a formação das nossas lideranças. Podemos nos aprofundar no conhecimento de Jesus Cristo, da Sua Palavra, da Igreja, e até mesmo do carisma que Deus nos confiou para servi-Lo. Sempre temos algo a aprender — a nossa formação é permanente”, destaca.

Daiana também reconhece os desafios e as grandes possibilidades da formação online. “Hoje, o online está mais do que nunca presente em nossas vidas. Podemos e devemos usar esse meio para alcançar mais e mais almas para o Senhor! Os desafios ainda existem, especialmente no campo da tecnologia e dos recursos. Mas com ousadia e criatividade do Espírito Santo, temos a grande oportunidade de formar discípulos firmes na fé e enraizados no carisma”.

Nesta comemoração de 15 anos de lançamento, o IEAD RCCBRASIL reafirma sua missão: formar homens apaixonados por Jesus, comprometidos com a Igreja e impulsionados pela força do Espírito Santo, para uma Igreja viva, missionária e fiel ao chamado de evangelizar em todos os tempos.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.