Série: Os Passos Deus no Santuário – Tema 1
A Rocha e a Serpente – As três funções de Jesus Vamos estudar a doutrina do santuário, pode ser que alguns não adventistas que desconheçam o santuário de Deus. Mas nos próximos temas vamos abordar como era o santuário para que entendamos melhor. Hoje vamos estudar o tema do santuário vendo três profecias do antigo testamento de Cristo Jesus. São três profecias que ilustram três diferentes obras que desempenha nosso Senhor Jesus Cristo em favor do pecador. Antes de ver estas três ilustrações que na realidade mostra as três obras de Cristo no santuário, vamos ler uma passagem que encontramos no evangelho de S. João 5:39, é um versículo conhecido por muitos pois já lemos ele várias vezes. Aqui é Jesus dizendo o seguinte:
39
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
Aqui Jesus diz que as escrituras são uma revelação dEle, da Sua Pessoa. Quando Jesus disse isso, não existia o novo testamento com seus 27 livros. Assim que quando Jesus falou que devemos esquadrinhar as escrituras, se referia as escrituras do antigo testamento. Os 39 livros que constituem o antigo testamento. Um pouco mais adiante em João 5:46,47 Jesus diz o seguinte aos judeus que diziam crer no antigo testamento.
46
Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.
47
Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?
Quantos livros escreveu Moisés? Seis livros. Escreveu os cinco primeiros (Genesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômios e Jó, segundo diz o Espírito de Profecia). Então aqui Jesus diz que, “se eles cressem em Moisés, iriam crer em Mim, porque foi de Mim que ele escreveu”. De quem escreveu Moisés? Moisés escreveu de Cristo. Pessoas já se perguntaram como se salvavam as pessoas do antigo testamento, elas se salvavam da mesma forma como se salva os seres humanos hoje. Porque o antigo testamento está cheio de Jesus, é uma revelação gloriosa de Jesus. Diz o que Ele ia ser quando viesse e se encarnasse aqui na Terra. Uma outra passagem para lermos antes de entrarmos nos três símbolos de Jesus, encontramos no livro de Lucas 24:25-27. Para entendermos o contexto, era domingo da ressurreição, e Jesus havia ressuscitado pela manhã. E em um caminho chamado Emaús havia dois discípulos de Jesus. E quando eles estavam neste caminho Jesus alcançou 1