Page 1

Tema: (P. J. 70-75)

O Estabelecimento Cósmico da Parábola 1.

Segundo João, o que é dito sobre o Verbo? “No princípio era o Verbo, e o

Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3 2.

Quando Ele criou o mundo viu que tudo era muito bom. Gênesis 1:31.

3.

Quando este mundo foi criado, Satanás já tinha sido expulso do Céu. Satanás

sentia inveja de Cristo. “Não contente com sua posição, embora fosse mais honrado do que a hoste celestial, arriscou-se a cobiçar a homenagem devida unicamente ao Criador. Em vez de procurar fazer com que Deus fosse o alvo supremo das afeições e fidelidade de todos os seres criados, consistiu o seu esforço em obter para si o serviço e lealdade deles. E, cobiçando a glória que o infinito Pai conferira a Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era a prerrogativa de Cristo apenas.” P. P. 35 4.

Adão e Eva tiveram instruções a respeito do inimigo: “Nossos primeiros pais não

foram deixados sem avisos do perigo que os ameaçava. Mensageiros celestiais expuseramlhes a história da queda de Satanás, e suas tramas para sua destruição, explicando mais completamente a natureza do governo divino, que o príncipe do mal estava procurando transtornar. Foi pela desobediência às justas ordens de Deus que Satanás e seu exército caíram. Quão importante, pois, que Adão e Eva honrassem aquela lei pela qual somente é possível manter-se a ordem e a eqüidade!” P. P. 52. Porém, o casal baixou sua guarda e “Satanás exultou com seu êxito. Tinha tentado a mulher a desconfiar do amor de Deus, a duvidar de Sua sabedoria, e a transgredir a Sua lei.” P. P. 57 5.

O primeiro exemplo de trigo e joio crescendo juntos ocorreu no Céu. Os anjos

reivindicavam adorar a Deus. Ambos traziam suas ofertas. Ambos erguiam altares de adoração. Eventualmente, o mal se tornou distintamente claro e foi desenraizado do Céu. Encontrando solo Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

1


apropriado aqui em nosso mundo.

Os Símbolos da Parábola 1.

Ainda que Jesus não tenha explicado quem era o chefe da família, quem seria ele?

“E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?” Mateus 13:27 Nota: No original grego a frase “chefe de família” aqui significa: “o senhor da casa”.

2.

Quem é o semeador da parábola? “E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia

a boa semente é o Filho do homem.” Mateus 13:37. 3.

O que representa o campo? “O campo é o mundo”. Mateus 13:38.

4.

Mais precisamente o campo representa o quê? “Precisamos, porém, entender

isto como significativo da igreja de Cristo no mundo. A parábola é uma descrição pertinente ao reino de Deus, Sua obra pela salvação dos homens, e esta obra é executada pela igreja. Em verdade, o Espírito Santo saiu a todo o mundo; opera no coração dos homens em toda parte; mas é na igreja que devemos crescer e sazonar para o celeiro de Deus.” P. J. 70 5.

O que simboliza a boa semente? “a boa semente são os filhos do reino”.

Mateus 13:38. 6.

O que significa o joio? “o joio são os filhos do maligno”. Mateus 13:38.

Nota: A palavra grega para joio aponta para uma planta típica da palestina. “Esta planta muito comum na região da Palestina. Cresce cerca de 60 centímetros de altura. Em seus primeiros estágios assemelha-se muito ao trigo. Somente quando a planta amadurece e as sementes do joio se tornam pretas é que se distinguem facilmente. Estas sementes são venenosas e, se ingeridas, produzem violentas náuseas, diarréia, convulsões e morte.” Comentário Bíblico Adventista, Vol. 5, 407. 7.

O joio, mais especificamente, representa os falsos crentes dentro da igreja.

Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

2


“Introduzindo na igreja aqueles que levam o nome de Deus, conquanto Lhe neguem o caráter, faz o maligno que Deus seja desonrado, a obra da salvação mal representada e almas postas em perigo.” P. J. 71 8.

Quem é o inimigo que semeou o joio? “O inimigo, que o semeou, é o diabo”.

Mateus 13:39. Nota: Esta semeadura do inimigo foi um ato de vingança. “No oriente, os homens vingavam-se muitas vezes do inimigo, espalhando sementes de qualquer erva daninha, muito semelhante ao trigo, em crescimento, em seu campo recém-semeado. Crescendo com o trigo prejudicava a colheita, e causava fadigas e prejuízos ao proprietário do campo. Assim Satanás, induzido por sua inimizade a Cristo, espalha a má semente entre o bom trigo do reino.” P. J. 71

9.

Quando ocorre a colheita? “a ceifa é o fim do mundo.” Mateus 13:39

Nota: No grego há duas palavras principais que são traduzidas como “mundo”. A primeira é “kosmos” a qual se refere ao mundo em sua composição material. A segunda é “aeon” que descreve o mundo e seu quadro temporal. Neste texto a melhor palavra a ser empregada é “aeon”. E. White esclarece: “O joio e o trigo devem crescer juntos até a ceifa; e a colheita é o fim do tempo da graça.” P. J. 72

10.

Quem são os ceifeiros? “os ceifeiros são os anjos.” Mateus 13:39

11.

Questão para se pensar: Embora Jesus não tenha interpretado diretamente

quem os servos representam, quem poderiam ser? 12.

O que você supõe representar o sono dos servos?

13.

Em termos do livro de Apocalipse, o que significa juntar o joio e amarrá-los em

feixes para queimá-los? Sugestão: “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

3


atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” Apocalipse 14:911 14.

O que significa a expressão: “ali haverá pranto e ranger de dentes”. Mateus

13:42? Para responder tal questão estudemos os seguintes textos: “O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.” Salmos 112:10; “E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 13:50; “Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 22:13; “E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 24:51; “Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 25:30; “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.” Lucas 13:28 15.

Que textos paralelos se referem ao povo de Deus como reluzindo no Reino?

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” Daniel 12:3 A Lição Central da Parábola 1.

Questão para se pensar: Por que o trigo e o joio devem crescer juntos até a

colheita? 2.

Esta parábola faz a igreja disciplinar desnecessariamente? “Cristo ensinou

claramente que aqueles que perseveram em pecado declarado devem ser desligados da igreja; mas não nos confiou a tarefa de ajuizar sobre caracteres e motivos. Conhece demasiado bem nossa natureza para que nos delegasse esta obra. Se tentássemos desarraigar da igreja os que supomos serem falsos cristãos, certamente cometeríamos erro. Muitas vezes consideramos casos perdidos justamente aqueles que Cristo está atraindo a Si.” P. J. 71 3.

Qual é o perigo em desenraizar o joio antes do tempo: “O mundo é um mundo

Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

4


caído, e a igreja é um lugar representado por um campo em que crescem joio e trigo. Terão de crescer juntos até a ceifa. Não é dever nosso desarraigar o joio, segundo a sabedoria humana, para que, por sugestão de Satanás, não se dê o caso de que o trigo seja arrancado, na suposição de ser joio.” Mente Caráter e Personalidade; vol. 2, 636 4.

E. White menciona: “Como o joio tem as raízes entrelaçadas com as do bom

trigo, assim falsos irmãos podem estar na igreja, intimamente ligados com os discípulos verdadeiros. O verdadeiro caráter desses pretensos crentes não é plenamente manifesto. Caso fossem desligados da congregação, outros poderiam ser induzidos a tropeçar, os quais, se não fosse isto, permaneceriam firmes.” P. J. 72 5.

Como esta parábola ensina a maneira de Deus lidar com os anjos celestiais? “A

lição dessa parábola é ilustrada pelo proceder de Deus para com os homens e os anjos. Satanás é um enganador. Ao pecar ele no Céu, nem mesmo os anjos fiéis reconheceram plenamente seu caráter. Esta é a razão por que Deus não o destruiu imediatamente. Se o tivesse feito, os santos anjos não teriam percebido o amor e a justiça de Deus. Uma só dúvida quanto à bondade de Deus teria sido como má semente, que produziria o amargo fruto do pecado e da desgraça. Por isto foi poupado o autor do mal, para desenvolver plenamente seu caráter. Durante longos séculos, suportou Deus a angústia de contemplar a obra do mal. Preferiu dar a infinita Dádiva do Gólgota, a deixar alguém ser induzido pelas falsas representações do maligno; pois o joio não podia ser arrancado, sem o risco de desarraigar a preciosa semente.” P. J. 72 6.

Como esta parábola ilustra a maneira de Deus lidar com Judas? “Aquele que lê

os motivos de cada alma, e entende toda ação, poderia haver aberto, aos olhos dos convivas da festa, sombrios capítulos da vida de Judas. Poderia ter sido patenteada a vã pretensão em que o traidor baseava suas palavras; pois, em vez de compadecer-se dos pobres, roubava-os do dinheiro que se destinava a socorrê-los. Poderia haver sido despertada indignação contra ele por sua opressão à viúva, ao órfão e ao jornaleiro. Houvesse, porém, Jesus desmascarado Judas, isso teria sido apresentado como causa da traição. E, se bem que acusado de ladrão, Judas teria captado simpatia, mesmo entre os discípulos. O Salvador não o repreendeu, e Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

5


evitou assim dar-lhe desculpa para a traição.” D. T. N. 563 7.

Quais outras pessoas indignas ilustram as lições desta parábola?

Reflita

seriamente sobre a vida de cada uma dessas pessoas. “Como foi com a igreja primitiva? Ananias e Safira uniram-se aos discípulos. Simão Mago foi batizado. Demas, que abandonou a Paulo, era considerado crente. Judas Iscariotes foi um dos apóstolos. O Redentor não quer perder uma única pessoa. Sua experiência com Judas é relatada para mostrar Sua longanimidade com a corrompida natureza humana; e nos ordena sermos pacientes como Ele o foi. Disse que até ao fim do tempo haveria falsos irmãos na igreja.” P. J. 73 8.

De que maneira a igreja da Era das Trevas tentou lidar com aquilo que achavam

ser o joio? “Apesar da advertência de Cristo, têm os homens procurado arrancar o joio. Para punir os que foram considerados malfeitores, tem a igreja recorrido ao poder civil. Os que divergiram das doutrinas dominantes foram encarcerados, martirizados e mortos por instigação de homens que pretendiam agir sob a sanção de Cristo. Mas atos tais são inspirados pelo espírito de Satanás, não pelo Espírito de Cristo. Esse é o método peculiar de Satanás de submeter o mundo a seu domínio. Por esta maneira de proceder com os supostos hereges, Deus tem sido mal representado pela igreja.” P. J. 74 9.

Quando se tornará clara a diferença entre o trigo e o joio? “Pecadores que

pretendem ser piedosos, confundem-se por algum tempo com os verdadeiros seguidores de Cristo, e a aparência de cristianismo tende a enganar a muitos; mas não haverá, na sega do mundo, semelhança entre os bons e os maus. Então, serão manifestos aqueles que se ligaram à igreja, mas não a Cristo.” P. J. 74 10.

Qual é a importância crítica de se determinar o destino de cada ser humano?

“A religião nada pesa na balança. O caráter é que decide o destino.” P. J. 74 11.

O que pode ser dito àqueles que desejam limpar a igreja antes do tempo de

angústia? “Não tem Deus uma igreja viva? Ele tem uma igreja, mas esta é a igreja militante, e não a igreja triunfante. Entristecemo-nos de que haja membros defeituosos, de que haja joio no meio do trigo... Embora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

6


igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração.” Testemunho para Ministros. 45 e 49 __________________________________________________________________ Este estudo faz parte de uma série de estudos do Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do inglês para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o idioma original possam ler, aprender e viver estas mensagens. Espero que sirva de grande inspiração para todos

Traduzido por: Richard Graciano Rodrigues Igreja Adventista do 7º dia de Gopoúva Guarulhos, São Paulo - Brasil Original: http://www.secretsunsealed.org

Igreja Adventista do 7º Dia Rua Gravataí, 422 Pq. Flamingo – Catanduva - SP

7

07 - O Trigo e o Joio  

Este estudo faz parte de uma série de estudos do Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do inglês para o português, para que mais pessoas que...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you