Plano de Atividades e Orçamento 2023

Page 1

PLANO ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2023

ASSOCIAÇÃO DE DANÇAS E CANTARES DA VILLA BONELLI BOELHE - PENAFIEL

PLANO ATIVIDADES E ORÇAMENTO | Exercício 2023 2 Índice 1. Mensagem 2. Breve Apresentação 3. Órgãos Sociais 4. Sumário Executivo 5. Atividade Global 5.1 Opções Estratégicas 5.2 Principais Ações e Investimentos 6. Análise
Financeira 6.1 Indicadores 7 Orçamento
Anexos
.. R RAANNCCHHO O F FOOLLCCLLÓÓRRIICCO O D DE E B BOOEELLHHE E .. C CAANNTTAARREES S D DA A V VIILLLLA A B BOONNEELLLLI I
Económica e
para o exercício 2023
Rua das Escolas s/n - Boelhe - Penafiel * 4575-106 Boelhe e-mail: ranchofolcloricodeboelhe@gmail.com

1. Mensagem

Caro(a) Associado(a),

As associações, com especial relevo para aquelas a quem foi reconhecido o interesse sem fim lucrativo, têm o dever, não só estatutário, mas especialmente inerente à sua própria natureza, de dar a conhecer, independentemente da forma, as grandes linhas orientadoras da sua ação, pelo período de tempo legalmente estabelecido, coincidente com o ano civil.

Como documentos de natureza previsional, não obstante a preocupação de rigor e a necessidade de fundamentação em critérios sustentados, a sua natureza confere-lhe um acentuado grau de contingência que deverá ser compreendido e justificativo de eventuais ajustamentos no decorrer da sua execução.

Dada a situação epidémica mundial COVID-19, designação dada pela Organização Mundial da Saúde para identificar a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, face a esta ameaça de Saúde Pública, foram suspensos inúmeros convívios associativos, medida que vigorou durante alguns meses, de acordo com a avaliação de riscotransmissão local em ambiente fechado, bem como transmissão comunitária.

A avaliação de risco encontra-se em atualização permanente, seguindo-se todas as orientações e recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A exemplo do exercício anterior, sujeito a revisões, o presente Plano de Atividades e Orçamento vigorará com sua aprovação e até nova revisão

Ciente das dificuldades, uma das nossas prioridades, enquanto Direção, será a de levar a todos os associados os eventos nos quais a nossa associaçãoem geral, e o nosso rancho - em particular, tiveram intervenção, levando por “terras e regiões” o nome da nossa terra: Boelhe e o nome do nosso concelho: Penafiel.

Tentaremos aproximar a associação e o grupo de folclore da comunidade, das instituições e demais colaboradores, constituindo elos de ligação entre os órgãos sociais e os associados para o debate e análise à realidade, anseios e desafios da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Aproveitamos para saudar o espírito de “sacrifício”, a dedicação e o desempenho por uma causa na qual todos acreditamos - a cultura

Boelhe, 10 de dezembro de 2022

Fernando Vieira da Rocha | Presidente

PLANO ATIVIDADES E ORÇAMENTO | Exercício 2023 3

2. Breve Apresentação

Identificação

Nome: Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli

Data de fundação: 9 de janeiro de 2012 Estatutos lavrados em 9 de janeiro de 2012 (conforme constituição da associação e ata n.º 1 do Livro de Atas da Assembleia Geral)

Denominação Social: Associação recreativa e cultural, sem fins lucrativos Freguesia: Boelhe * Concelho: Penafiel Morada: Largo da Arca (Lugar de Igreja), Freguesia de Boelhe - Penafiel, 4574-085 Boelhe NIPC: 510 122 728 | NISS: 251 012 272 81

IBAN: PT50 0018 0008 0375 9569 0202 0 (BANCO SANTANDER TOTTA, SA.)

Finalidade

A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli tem como fim promover as danças e cantares da freguesia de Boelhe e região do Douro Litoral (sub-região do Tâmega), nomeadamente o folclore e fomentar atividades recreativas e culturais para tempos livres.

O ato de constituição da associação ocorreu no dia 9 de janeiro de 2012, na Loja do Cidadão de Penafiel - Registo Comercial, sob a presença dos signatários e membros fundadores Zeferino Manuel da Rocha Moreira e Sousa e Joaquim Fernando Soares Coelho

Mandatos

2012-2015 > Ambos os mandatos foram presididos pelo associado Joaquim Coelho.

2016 > Eleição de Zeferino Sousa como Presidente de Direção.

2017 > Após pedido de suspensão de mandato apresentado por Zeferino Sousa, Camilo Pereira assumiu a direção da associação.

2018 > Convocadas eleições para os Órgãos Sociais da associação, ao ato eleitoral apresentou-se lista única, sendo Fernando Vieira da Rocha eleito presidente da Direção. Colocou o seu lugar à disposição, cessando funções em 24 maio 2018.

2018 > Assumindo responsabilidades pelo ato e ações, a Mesa da Assembleia Geral entregou a presidência da associação a Zeferino Sousa, funções que desempenhou até à sua destituição, em setembro de 2019

2019 > Ana Pereira, Vice-presidente da Direção assumiu interinamente a presidência até dezembro de 2019.

2020 > Carlos Jorge Ferreira assumiu os destinos da Direção, concluindo o seu mandato em setembro de 2022.

2022 > Convocadas eleições para os Órgãos Sociais, Fernando Vieira da Rocha foi eleito presidente da Direção.

Nos termos estatutários, de acordo com os princípios da transparência, rigor, imparcialidade e equilíbrio, em prol do desenvolvimento social e humano, a Direção da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli apresenta à Assembleia Geral o PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO referentes ao exercício 2023.

PLANO ATIVIDADES & ORÇAMENTO | Exercício 2023 4

3. Órgãos Sociais

Convocadas eleições para os Órgãos Sociais, em 19 de novembro de 2022 foram eleitos membros dos Órgãos Sociais da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, para conclusão de mandato 2022 e biénio 2023-2024:

Assembleia-Geral

Presidente: Carlos Pereira Silva

Vice-presidente: António Maria Pereira Luís Secretário: Camilo António Soares Pereira

1º Vogal: Carlos Jorge Ferreira

2ª Vogal: Maria Augusta Soares Pereira

Direção

Presidente: Fernando Celestino Vieira da Rocha

Vice-presidente: Fernando José Ferreira Camilo

Secretária: Maria de Lurdes Barbosa Carneiro Pinto

Tesoureiro: António Carlos Rocha Silva

1º Vogal: Nuno Miguel Soares Pereira

2ª Vogal: Alexandra Soares Pereira

Conselho Fiscal

Presidente: Joana Conceição Soares Pereira

1º Secretário: Joaquim Fernando Soares Coelho

2ª Secretária: Ana Maria Soares Pereira

Vogal Relator: Joaquim Rogério Nogueira Pinto

4. Sumário Executivo

O movimento associativo enquanto estrutura cívica de participação dos cidadãos na vida da comunidade contribui, objetivamente, para a preservação da identidade, herança cultural e patrimonial local e, simultaneamente para o desenvolvimento e qualidade de vida na freguesia de Boelhe e no concelho de Penafiel.

Visando a afirmação cultural da nossa terra e da nossa comunidade, no ano de 2023, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli procurará fomentar e manter laços de solidariedade entre os seus membros, desenvolver atividades de cariz cultural, associativo e de relevante interesse na comunidade

No âmbito cultural, através do grupo de folclore, a associação procurará regressar às atuações após o interregno provocado pela pandemia COVID-19, estando já assegurada, para abril próximo, a realização de uma nova edição do festival de folclore, em estrita colaboração com a Junta de Freguesia de Boelhe.

Sendo o associativismo uma das questões que maior reflexão merecerá, procuraremos promover a realização de convívio associativos nas nossas instalações sociais, proceder-se-á à emissão de novos cartões de associados e à cobrança regular da quota anual

PLANO ATIVIDADES & ORÇAMENTO | Exercício 2023 5

5. Atividade Global

5.1 Opções Estratégicas

Dentro das opções estratégicas definidas para o ano de 2023, assume-se o compromisso de desenvolver sinergias de modo a permitir o desenvolvimento regular da atividade da coletividade, mediante possibilidades ou recursos económico-financeiros, dando-a a conhecer melhor aos associados e à sociedade civil.

Assume-se igualmente o compromisso de desenvolver a contínua formação do rancho folclórico e do grupo de cantares na freguesia de Boelhe, decorrendo ensaios nas instalações sociais da associação (antigas escolas do 1º Ciclo de Bairros n.º 2 - Boelhe).

Não descurando as dificuldades na gestão dos tempos livres, as dificuldades de recursos económico-financeiros, continua a merecer reflexão e a procura constante de parcerias internas e externas ao meio comunitário de forma a serem melhoradas as condições nas instalações bem como a aquisição e salvaguarda de trajes.

Por unanimidade, decidiram os Órgãos Sociais da ADC Villa Bonelli endereçar os sentimentos dos associados e elementos do rancho folclórico com a deposição de um ramo de flores em todos os velórios na freguesia.

Os Órgãos Sociais agradecem a todas as entidades e demais organizações de eventos que manifestarem a presença do nosso grupo de folclore, a confiança por estes depositada e a todos os elementos durante as nossas atuações.

5.2 Principais Ações e Investimentos

Entre as principais ações e investimentos a realizar, mediante possibilidades ou recursos económico-financeiros, mereceram referência como momentos positivos de aproximação entre os associados e a comunidade:

. Contínua promoção do associativismo;

. Angariação de novos associados;

. Cobrança da quota anual aos associados;

. Garantia e promoção das condições para ensaios Rancho Folclórico de Boelhe;

. Aquisição de tecidos para novos trajes;

. Organização dos XII e XIII Festivais de Folclore da Freguesia de Boelhe; Manutenção do autocarro para atividades da associação;

. Contínua procura de protocolos de cooperação;

. Organização de convívios gastronómicos para angariação de fundos;

Formação cívica: dinamização de ações de formação e sensibilização da comunidade, ateliers ou workshops;

. Exposições temporárias nas instalações sociais e de convívio; Deslocações a intercâmbios culturais e institucionais;

. Cedência de instalações indispensáveis para realização de convívios ou atividades a associações locais;

. Aquisição de equipamento e material específico associado à atividade da associação (incluindo reparação de instrumentos musicais e confeção de trajes etnográficos);

. Colaboração institucional;

. Outras iniciativas que promovam o desenvolvimento cultural e local.

PLANO ATIVIDADES & ORÇAMENTO | Exercício 2023 6

Agradecimentos

A Dom Vitorino Soares, benfeitor da nossa associação, à Paróquia de São Gens de Boelhe, Câmara Municipal de Penafiel, Junta de Freguesia de Boelhe, Grupo de Bombos “Os Amigos de Boelhe”, Futebol Clube de Boelhe, BTTenros, Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe, empresas, comércio local e demais entidades que nos honram com a sua dedicação, agradecemos a confiança depositada, que constituiu importante incentivo e compensação pelos esforços empreendidos por quantos dão do seu tempo em prol da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Aos elementos do grupo de folclore, associados, diretores e sociedade civil, o reconhecido agradecimento como parceiros fundamentais na vida da coletividade, colaboração esta cada vez mais indispensável para a prossecução dos objetivos delineados e desenvolvimento na formação de jovens e dinamização cultural do meio onde nos inserimos.

6. Análise Económica e Financeira

Constituem receitas da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli:

Produto das cotas de associados;

Donativos;

Subsídios do Município de Penafiel e Junta de Freguesia de Boelhe;

Outros resultados levados a efeito por sua iniciativa (dinamização de eventos/convívios). Inerente ao desenvolvimento da atividade, constam como principais despesas:

Deslocações do Rancho Folclórico de Boelhe para participação nos festivais de folclore;

Deslocações do grupo de Cantares da Villa Bonelli para participação nos Encontros de Janeiras;

Organização do festival anual de folclore na freguesia de Boelhe;

Manutenção e conservação do autocarro da associação

6.1 Indicadores

N.º Sócios Ativos: 150 (quotas pagas no ano de 2022);

N.º de Elementos dos Órgãos Sociais da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli: 15 (cinco na Assembleia Geral, seis na Direção e quatro no Conselho Fiscal);

N.º Elementos que integram o Rancho Folclórico de Boelhe: 43 (inclui seis crianças até aos 10 anos de idade; treze jovens e vinte adultos);

N.º Elementos que integram o grupo de Cantares da Villa Bonelli: 16 (sete na tocata e nove na cantata);

Instalações Sociais e de ensaios do Rancho Folclórico de Boelhe: Sede da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, antigas Escolas do 1º Ciclo de Bairros, n.º 2 - Boelhe (cedidas pela JF Boelhe pelo período de 20 anos, conforme contrato administrativo provido da Câmara Municipal de Penafiel, em 20 de março de 2018); 

Montante das despesas fixas mensais com instalações: 175,00 euros (gás, conservação e manutenção de equipamentos, pequenas reparações nos espaços interiores, vidros, cortinados e limpeza), sendo apoiada pela JF Boelhe nas despesas com água e energia elétrica; 

N.º atividades a desenvolver ao longo do exercício: 52 (inclui atuações do Rancho Folclórico de Boelhe em feiras, festas e romarias e do grupo de Cantares da Villa Bonelli nos encontros de janeiras na freguesia de Boelhe e na Câmara Municipal de Penafiel, possível deslocação à Galiza, ensaios regulares mensais, realização de convívios associativos, organização do festival anual de folclore na freguesia de Boelhe, de magusto e convívio de natal);

PLANO ATIVIDADES & ORÇAMENTO | Exercício 2023 7

Recursos Humanos em regime de voluntariado: quinze membros dos Órgãos Sociais, motorista do autocarro, costureira, ensaiador do Rancho Folclórico de Boelhe e quatro membros auxiliares pela conservação e manutenção de instalações, reforçado na organização do festival anual de folclore e convívios associativos por familiares e jovens da freguesia;

Abrangência dos eventos e atividades: Freguesia de Boelhe; feiras, festas e romarias nas freguesias do concelho e cidade de Penafiel; deslocações a festivais de folclore a nível distrital (outros concelhos no distrito do Porto e a nível nacional (ex. regiões da Estremadura, Beira Litoral ou Alto Alentejo); possível deslocação à Galiza;

Disponibilidade para colaborações gratuitas com a Paróquia de São Gens de Boelhe (ex. cantares de janeiras), JF Boelhe (ex. Semana Cultural) e Câmara Municipal de Penafiel (ex. iniciativas/eventos no Museu Municipal de Penafiel e na Biblioteca Municipal de Penafiel) ou demais ações dirigidas na comunidade (ex. Comissão de Festas, Pastoral Familiar, Centro Escolar de Boelhe, Agrupamento de Escolas, Centro de Dia) e colaboração com associações e instituições locais e concelhias (ex. IPSS´s)sempre que agendadas previamente e de acordo com a disponibilidade dos elementos que integram o Rancho Folclórico de Boelhe ou o grupo de Cantares da Villa Bonelli;

Cedência das instalações sociais, indispensáveis para realização de convívios ou atividades, às associações locais, JF Boelhe, Câmara Municipal de Penafiel ou grupos de ações - sempre que requisitadas previamente e autorizadas em sede de reunião de Direção;

N.º iniciativas previstas para angariação de fundos a desenvolver no primeiro semestre do exercício: 4 (jantar no dia 21 janeiro, organização de passeio/caminhada em março, convívio associativo em abril e romagem anual ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em maio). A cobrança da cota anual aos associados decorrerá ao longo do exercício

7. Orçamento para o ano de 2023

Com as conhecidas dificuldades que a economia atravessa, as associações têm, forçosamente, de definir constantemente as suas prioridades em função das suas disponibilidades.

Para a(s) atividade(s) da coletividade do exercício de 2023 destacam-se, naturalmente, como rendimentos as receitas provenientes das atuações do Rancho Folclórico de Boelhe, subsídios do Município de Penafiel e da Junta de Freguesia, cotas e contribuição dos associados.

Pese embora estes objetivos, o orçamento fundamentou-se na prudência dos critérios que devem ser subjacentes à elaboração deste tipo de documentos tendo em conta a experiência e os resultados anteriormente obtidos.

Conforme análise sucinta, para o exercício referente ao ano 2023, estimam-se os seguintes:

Proveitos e Ganhos

(€) %

Atuações do rancho folclórico 1.000,00 n.a Cotas de associados e donativos 2.500,00 -6,51%

Comparticipação Junta de Freguesia de Boelhe 300,00 n.a. Subsídio Município de Penafiel 1.262,50 n.a. Patrocínios festival de folclore 300,00 -41,3%

Outras atividades de angariação de fundos 1.500,00 25,3%

Total 6.862,50 0,80%

PLANO ATIVIDADES & ORÇAMENTO | Exercício 2023 8

Certidão: Situação tributária regularizada perante a Autoridade Tributária

Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli Fundada em 9 de janeiro de 2012 NIPC: 510 122 728

Associação cultural e recreativa, sem fins lucrativos e-mail: ranchofolcloricodeboelhe@gmail.com www.facebook.com/ranchofolcloricodeboelhe https://issuu.com/ranchofolcloricodeboelhe

Rua das Escolas, s/n - Boelhe - Penafiel 4574-106 Boelhe

PLANO ATIVIDADES & ORÇAMENTO | Exercício 2023 10
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.