Page 1

RELATÓRIO & CONTAS

2016

ASSOCIAÇÃO DE DANÇAS E CANTARES DA VILLA BONELLI Boelhe - Penafiel


RELATÓRIO & CONTAS 2016

ÍNDICE 1. Mensagem do Presidente da Direção 2. Breve Apresentação 3. Órgãos Sociais 4. Sumário Executivo 5. Atividade Global 2016 5.1 Opções Estratégicas 5.2 Principais Ações e Investimentos 6. Análise Económica e Financeira 7. Proposta de Aplicação de Resultados 8. Orçamento para 2017 Anexos

Autocarro da Associação adquirido em 25 abril 2016 2


RELATÓRIO & CONTAS 2016

1. Mensagem do Presidente da Direção Caro(a) Associado(a), O Relatório e Contas de Atividades desenvolvidas no ano de 2016 pretende ser um

instrumento de análise dos resultados alcançados, neste ciclo anual de gestão, permitindo em articulação com os associados, avaliar o cumprimento de tarefas delineadas.

Prestar contas não é apenas relatar, descrever de forma impessoal, factos ou situações que

aportaram à gestão. É muito mais do que isso. É ter a humildade de compartilhar, dividir, relatar as experiências vividas, entendê-las no contexto próprio da instituição relatada e projetar no futuro as consequências da gestão.

Ciente das dificuldades, uma das nossas prioridades, enquanto Direção, tem sido a de levar

a todos os associados os eventos nos quais o nosso rancho intervém, levando por “terras e regiões” o nome da nossa terra: Boelhe e o nome do nosso concelho: Penafiel.

Tentamos aproximar o rancho da comunidade, das instituições e demais colaboradores, constituindo elos de ligação entre os órgãos sociais e os associados para o debate e análise à realidade, anseios e desafios da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Com a apresentação do presente Relatório e Contas, pretende-se contextualizar as diversas

participações do nosso rancho folclórico, projetos em curso, enumerando algumas das

atividades desenvolvidas, os progressos e os resultados obtidos. Neste intuito de gestão e apresentação de resultados, apresentamos o respetivo orçamento para o ano de 2017.

Merecendo a apreciação, interesse e votação dos elementos que dão “vida e saúde” à colectividade - os associados, saudamos todos quanto nos ajudam e apoiam, as instituições e organismos - colaboradores e parceiros da cultura.

Aproveitamos para saudar o espírito de “sacrifício”, a dedicação e o desempenho de uma causa na qual todos acreditamos, diretores, músicos e dançarinos. Boelhe, 27 de janeiro de 2017 Zeferino Sousa

Presidente da Direção 3


RELATÓRIO & CONTAS 2016

2. Breve Apresentação Identificação Nome: Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli Data de fundação: 9 de Janeiro de 2012

Estatutos lavrados em 9 de Janeiro de 2012 (conforme constituição da associação e acta n.º 1 do Livro de Actas da Assembleia Geral)

Denominação Social: Associação recreativa e cultural, sem fins lucrativos Freguesia: Boelhe * Concelho: Penafiel

Morada: Largo da Arca (Lugar de Igreja), Freguesia de Boelhe - Penafiel, 4574-085 Boelhe NIPC: 510 122 728

NISS: 251 012 272 81 A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli tem como fim promover as danças e cantares da freguesia de Boelhe e região do Douro Litoral (sub-região do Tâmega), nomeadamente o folclore e fomentar atividades recreativas e culturais para tempos livres.

O acto de constituição da associação ocorreu no dia 9 de Janeiro de 2012, na Loja do

Cidadão de Penafiel - Registo Comercial, sob a presença dos signatários e membros fundadores Zeferino Manuel da Rocha Moreira e Sousa e Joaquim Fernando S. Coelho.

Aos 21 dias do mês de Janeiro de 2012, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli

reuniu os associados fundadores para a Assembleia Geral Eleitoral, rectificando a constituição da associação e eleição dos primeiros corpos gerentes (biénio 2012/2014), reeleitos para novo mandato (biénio 2014/2016).

Com a demissão do Presidente de Direção em finais de 2015, foram convocadas eleições

antecipadas para os Órgãos Sociais da associação. Ao ato eleitoral apresentou-se lista única, conforme descrição dos órgãos sociais (ponto 3).

Nos termos estatutários, a Direção da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli apresenta à Assembleia Geral o RELATÓRIO & CONTAS do ano 2016.

4


RELATÓRIO & CONTAS 2016

3. Órgãos Sociais Em ato público de Tomada de Posse, de 4 março de 2016, são membros dos Órgãos Sociais da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, biénio 2016/2017:

Assembleia-Geral Presidente: António Maria Pereira Luís

1º Secretário: Fernando José Ferreira Camilo 2º Secretário: Joaquim Moreira Sousa Alves 1º Vogal: Carlos Pereira Silva

2º Vogal: Avelino dos Anjos da Silva

Direcção Presidente: Zeferino Manuel da Rocha Moreira e Sousa Vice-presidente: Camilo António Soares Pereira Secretário: Fernando Celestino Vieira da Rocha Tesoureiro: António Carlos Rocha Silva 1º Vogal: Ana Maria Soares Pereira

2º Vogal: Nuno Miguel Soares Pereira

Conselho Fiscal Presidente: Joaquim Fernando Soares Coelho

1º Secretário: Paulo Jorge Ribeiro Sousa Alves 2º Secretário: José Maria Carneiro

1º Vogal: Maria Augusta Soares Pereira 2º Vogal: José Maria Alves Morais

5


RELATÓRIO & CONTAS 2016

4. Sumário Executivo Durante o ano de 2016, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli desenvolveu inúmeras atividades de cariz cultural, associativo e de relevante interesse comunitário.

No âmbito cultural, através do grupo de folclore, procedeu à recolha de letras, musicas e danças com características do Douro Litoral, que foram divulgadas e ensinadas por pessoas

mais velhas que viveram ainda essa realidade e que tiveram a ombridade e também o gosto de poderem ver representada toda a alegria de outros tempos em cima de cada palco onde

atuamos. De destacar ainda a preocupação pelos usos e costumes de outrora, recreados através dos trajes e alfaias agrícolas.

A atual direção tomou posse no mês de março, sendo o associativismo uma das questões que maior reflexão mereceu, procedendo-se à emissão de novos cartões do associado,

registo de ofícios e tratamento informático das atas. A cobrança de quotas bem como a procura de novos associados foram outros aspetos positivos, bem comos convívios e visitas organizadas.

Apesar da intriga de “alguns” e do populismo de “outros”, a nossa associação tenta afastarse de fatores e pressões externas, procurando dignificar as tradições e a cultura da nossa terra: Boelhe e a melhor representar o nome do nosso concelho.

Solicitando por escrito a cedência de um espaço amplo para os seus ensaios e atividades culturais e recreativas na freguesia, procurou junto da Câmara Municipal de Penafiel e da

Junta de Freguesia de Boelhe a celebração de um protocolo de cedência de instalações

livres para o efeito - primeiro a Escola de Bairros n.º 1 (Alminhas), acabando esta por ser

vendida pelo Município, depois o Salão Polivalente e a cozinha da Escola de Bairros n.º 2 (Carvalhinhas). Ambas as propostas foram constantemente sido recusadas.

Apenas em dezembro último, através de uma reunião com as associações foi tentado um

protocolo para a cedência de uma sala nesta última escola, em nossa opinião um espaço demasiado pequeno para um grupo de quase meia centena de elementos e sem capacidade ou condições para ensaios regulares e atividades de âmbito cultural ou recreativo.

Agradecemos o gesto mas não podemos aceitar as condições propostas, transmitindo a decisão e opinião unânime de todos os membros dos Órgãos Sociais.

6


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Com apenas 5 anos de existência, a nossa associação tem preservado pelas tradições, uma herança ímpar de bens culturais e costumes de uma terra com mais de 900 anos de história.

O festival anual de folclore é, sem dúvida, a atividade primaz da associação trazendo à terra diversos grupos de folclore de diversas regiões de Portugal (o Douro Litoral, Minho e

Ribatejo foram exemplo em 2016), um património cultural de excelência, resultado da

mistura de várias influências que também proporcionam a presença do nosso rancho nestas regiões.

Apesar da ausência de distinções oficiais, somos considerados pelo povo uma instituição de relevante interesse comunitário que tudo tem tentado por melhorar e reforçar as suas condições que nos conduza ao intercâmbio com culturas de todo o país, do solo fértil ao clima ameno que nos tempera - a tradição portuguesa é um património para o mundo.

7


RELATÓRIO & CONTAS 2016

5. Atividade Global 5.1 Opções Estratégicas Dentro das opções estratégicas definidas para o ano de 2016, assumiu-se o compromisso de desenvolver sinergias de modo a permitir o desenvolvimento regular da atividade da coletividade, dando-a a conhecer melhor aos associados e à sociedade civil.

Assumiu-se igualmente o compromisso de desenvolver a contínua formação do rancho folclórico na freguesia de Boelhe, decorrendo ensaios semanais onde outrora funcionou o Centro Cultural, Desportivo, Recreativo e Paroquial de Boelhe, extinto na década de 90.

Esta é sem dúvida alguma uma situação pela qual temos lutado de modo a melhor as atuais

condições que, face aos contactos desenvolvidos e boa vontade do senhor Padre Vitorino Soares, os ensaios decorrem nestas instalações sob contrato temporário.

Durante ao ano de 2015 foi colocada esta questão à Junta de Freguesia de Boelhe e à

Câmara Municipal de Penafiel de modo a cederem à associação as antigas instalações da Escola Primária de Bairros n.º 1, não obtendo parecer favorável do poder local, sendo estas instalações vendidas no 2º semestre de 2016.

Durante o presente ano de 2016, foi novamente colocada esta questão à Junta de Freguesia de Boelhe e à Câmara Municipal de Penafiel de modo a cederem à associação as antigas

instalações da Escola Primária de Bairros n.º 2, nomeadamente o salão polivalente e cozinha, sendo estas indicadas publicamente, não obtendo parecer favorável do poder local.

Não descurando as dificuldades na gestão dos tempos livres, continua a merecer reflexão e

a procura constante de parcerias internas e externas ao meio comunitário de forma a serem

melhoradas as condições nos ensaios, aquisição e salvaguarda de trajes, tendo a associação custeado com fundos próprios o transporte nas deslocações.

Destacamos algumas das presenças e atuações em 2016: Fátima, Vouzela, Oliveira do Douro (V.N. Gaia), Montes da Senhora (Proença-a-Nova), Penafiel, Ordins, Abragão, Rio de Moinhos, Apúlia, Mioma (Viseu), Azinhaga do Ribatejo, Foz do Douro, Mirandela, Santo Tirso, Santo Isidoro, Louriçal, Baltar, Mesão Frio ou Baião.

8


RELATร“RIO & CONTAS 2016

Azinhaga do Ribatejo

Rio de Moinhos

Penafiel

Proenรงa-a-Nova

Boelhe

9


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Tasquinha para angariação de fundos

VII Festival de Folclore do Rancho de Boelhe

10


RELATÓRIO & CONTAS 2016

5.2 Principais Ações e Investimentos Entre as ações e investimentos no ano de 2016 mereceram referência como momentos positivos de aproximação entre a colectividade, membros associados e a comunidade, as seguintes ações:

. Cantar das Janeiras à população;

. Contínua promoção do Associativismo; . Angariação de novos associados; . Cobrança de quota anual;

. Garantia e promoção das condições para ensaios do rancho folclórico; . Registo informático de atas;

. Utilização de e-mail (mensagens e contatos);

. Adesão às redes sociais (páginas facebook do rancho e associação); . Emissão de cartões-de-visita e de novo associado; . Aquisição de roupas, tecidos e chapéus;

. Aquisição de autocarro para atividades da associação: veículo com a matrícula 32-49-DE; . Celebração do 1º protocolo de cooperação;

. Organização de convívios gastronómicos para angariação de fundos; . Organização de convívio associativo: visita ao Santuário de Fátima; . Organização do VII Festival de Folclore da Freguesia de Boelhe;

. Participação do rancho folclórico nas festividades da freguesia de Boelhe; . Participação do rancho folclórico na Agrival 2016;

. Participação do rancho folclórico na Feira de São Martinho, em Penafiel;

. Participação do rancho folclórico em aprox. 30 atuações em festivais de folclore pelo país; . Convívio de Natal entre os associados.

Protocolos A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli estabeleceu em 2016 o seu primeiro protocolo de cooperação, sendo este assinado com a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

Visando o apoio aos associados de ambas as associações sem fins lucrativos, este

protocolo proporcionou a partilha mútua e organização de diversas atividades conjuntas,

nomeadamente a visita ao Santuário de Fátima, passeio a Vouzela e a organização do festival de folclore no Parque da Cidade de Penafiel.

11


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Agradecimentos Ao senhor padre Vitorino Soares, benfeitor da nossa associação, à Paróquia de São Gens de Boelhe, na pessoa do seu pároco Pe. Ilídio Santos, Município de Penafiel, Juntas de

Freguesia de Boelhe e de Penafiel, Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Adega Cooperativa de Penafiel, Museu Municipal, Loja de Turismo, empresas,

pequeno comércio e demais entidades que nos honram com a sua dedicação, agradecemos a confiança depositada, que constituiu importante incentivo e compensação pelos esforços empreendidos por quantos dão do seu tempo em prol da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Aos elementos do rancho, associados, diretores e sociedade civil, o reconhecido

agradecimento como parceiros fundamentais na vida da coletividade, colaboração esta cada vez mais indispensável para a prossecução dos objetivos delineados e desenvolvimento na formação de jovens e dinamização cultural do meio onde nos inserimos.

12


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Fotografias, Imprensa e Outros que evidenciam a dinâmica da associação

www.facebook.com/ranchofolcloricodeboelhe

Participou ainda no programa “Raízes” da Rádio Clube de Penafiel (29 jul.2016) 13


RELATÓRIO & CONTAS 2016

6. Análise Económica e Financeira Constituem receitas da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli: • Produto das cotas de associados; • Donativos;

• Subsídios do Município de Penafiel e Junta de Freguesia de Boelhe; • Juros da importância depositada na instituição bancária;

• Outros resultados levados a efeito por sua iniciativa (realização de eventos/ convívios).

Proveitos e Ganhos

Atuações Agrival 2016 Cotas de associados Subsídio Junta de Freguesia de Boelhe Subsídio Município de Penafiel: associações* Subsídio Município de Penafiel: autocarro Outras: donativos e atividades angariação de fundos Outras: patrocínios

(€)

2.500,00 400,00 1.020,00 500,00 1.262,50 1.000,00 8.860,63 247,00

* Informam-se os associados que não foram atribuídos ao Rancho Folclórico de Boelhe

subsídios referentes aos anos 2013, 2014 e 2015 por parte do Município de Penafiel,

situação reportada ao Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel e comunicada nos anteriores relatórios anuais.

14


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Inerente ao desenvolvimento da atividade constam como principais despesas: • Deslocações para participação nos festivais de folclore;

• Organização do festival anual de folclore na freguesia de Boelhe; • Aquisição de autocarro para a associação; • Jantar Convívio de Natal.

Custos e Perdas

Aluguer autocarro Comparticipação pelo uso do salão Energia Elétrica Ferram. e Utensíl. Desgaste Organização Festival Trajes Licenças Jantar Convívio de Natal Comissão gestão conta bancária Autocarro: aquisição e registo Autocarro: combustível Autocarro: portagens Autocarro: seguro Autocarro: despesas conser./repar.

(€)

250,00 300,00 142,45 140,00 950,00 400,00 9,62 1.800,00 23,26 11.000,00 1.018,60 518,60 247,00 662,80

Disponibilidades Conforme extrato de conta com referência a 31 dezembro último, a Direção informa que encontra-se depositada na instituição bancária Santander Totta (ex-BANIF) a importância de € 2.269,28.

15


RELATÓRIO & CONTAS 2016

7. Proposta de Aplicação de Resultados Com base nos resultados apurados entre donativos de associados, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli iniciou a sua atividade em 2012 com um ativo de € 2.380,00. • em 2013 iniciou a sua atividade com um passivo de € 879,86; • em 2014, iniciou a sua atividade com um ativo de € 520,54;

• em 2015, iniciou a sua atividade com um ativo de € 1.177,90.

• por fim, em 2016, iniciou a sua atividade com um ativo de € 742,90. No resultado líquido do período regista-se um passivo de € 1.672,20, passando-se a demonstrar:

Resultados Operacionais

€ 1.672,20 (-)

Resultados Correntes

€ 1.672,20 (-)

Resultados Financeiros

0,00

Considerando:

• o passivo apurado,

• o desenvolvimento de atividades previstas para o ano seguinte, • o apoio constante da comunidade,

a Direção, sob proposta à Assembleia Geral, propõe que o resultado líquido do exercício, tenha a seguinte aplicação:

• Transição de Resultados para o ano seguinte

€ 1.672,20 (-)

16


RELATÓRIO & CONTAS 2016

8. Orçamento para o ano de 2017 Para a(s) atividade(s) da coletividade no ano de 2017 destacam-se, naturalmente, como rendimentos as receitas provenientes das atuações do rancho folclórico, subsídios do Município de Penafiel e da Junta de Freguesia, cotas e contribuição dos associados. Orçamento (Proveitos e Ganhos)

Atuações Cotas de associados Subsídio Junta de Freguesia Subsídio Município de Penafiel Patrocínios e Donativos Outras

(€)

1.000,00 1.200,00 500,00 1.500,00 800,00 2.000,00

Inerente ao desenvolvimento da actividade como principais despesas enumeram-se as

constantes deslocações para participação nos festivais de folclore e, inerente ao processo de arrendamento de instalações para ensaios e organização da colectividade, todos os

custos com electricidade, água, limpezas, aquisição de roupas e tecidos, bem como decorrente da organização do festival de folclore da freguesia de Boelhe e convívio de Natal. Orçamento (Custos e Perdas)

Deslocações Festivais Energia Eléctrica Água Ferram. e Utensíl. Desgaste Limpezas Organização Festival Convívio de Natal Conserv. e Manut. Autocarro Instalações

(€)

2.500,00 250,00 100,00 250,00 50,00 1.250,00 800,00 800,00 1.000,00

17


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Anexos Declaração Situação Contributiva

Certidão Não Dívida Fiscal

18


RELATÓRIO & CONTAS 2016

Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli Fundada em 9 de Janeiro de 2012 NIPC: 510 122 728

Associação cultural e recreativa, sem fins lucrativos e-mail: ranchofolcloricodeboelhe@gmail.com

www.facebook.com/ranchofolcloricodeboelhe http://ranchofolcloricodeboelhe.blogspot.com Largo da Arca, s/n - Igreja Boelhe - Penafiel 4574-085 Boelhe

19

Relatório de atividades e contas 2016  

A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli apresentou em reunião dos seus Órgãos Sociais, de 10 de fevereiro de 2017, o Relatório de...

Relatório de atividades e contas 2016  

A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli apresentou em reunião dos seus Órgãos Sociais, de 10 de fevereiro de 2017, o Relatório de...

Advertisement