Revista Rações Zêzere - Setembro 2023

Page 1

Notícias

Estimado parceiro,

Hoje falarei sobre um tema que nos preocupa a todos, a inflação e subida de juros.

É dos livros. Perante uma situação de inflação (subida de preços que acaba por cortar no poder de compra), sobem-se as taxas de juro de forma a arrefecer a procura. Tendo por base a lei da oferta e da procura, havendo menos vontade de consumir, os preços tenderão a baixar, do mesmo modo que quando a procura é alta, os preços sobem.

Isso é o normal.

O que não é normal é a causa desta inflação que, com o tradicional remédio, vai provocar a tempestade perfeita para as famílias, sobretudo dos países mais remediados, como é o caso de Portugal.

Aos problemas das cadeias logísticas de distribuição de bens pelo mundo provocados pela pandemia, somou-se, logo a seguir, o da guerra na Ucrânia, que gerou uma escalada no preço dos combustíveis.

Com uma economia assente precisamente em combustíveis (desde os transportes ao aquecimento doméstico até à produção de energia para as empresas), que afeta todo o tipo de produtos. A alimentação depende de combustíveis (os tratores dos agricultores não andam a água, os camiões dos transportadores não andam a vento), assim como toda a distribuição de produtos.

Essa escalada refletiu-se numa subida generalizada dos preços de todos os produtos. A somar a isso, outras matérias primas, como os adubos usados na produção de alimentos, também dispararam, uma vez que a Ucrânia e a Rússia eram dos maiores produtores mundiais deste tipo de produtos.

Ou seja, desta vez, a inflação não teve origem num aumento de procura, habitual com uma economia pujante, mas noutros fatores. Por isso, a decisão dos bancos centrais de subir taxas de juro para controlar o problema não só não vem trazer uma solução como vem acrescentar ainda mais problemas ao comum do cidadão, que terá cada vez menos liquidez.

Isso vai levar, certamente, a uma travagem brusca no consumo, criando ainda mais dificuldades para a economia. Os empresários e produtores, para além de terem de acomodar os aumentos de custos com energia e matérias primas para conseguirem produzir os seus bens, ainda vão ficar com eles nos armazéns, nas lojas, tirando ainda mais valor à economia. Combater doenças novas com remédios antigos não traz a cura. Ainda faz pior à saúde.

PRODUÇÃO

NOTÍCIAS

Visita dos alunos do 2ºano de Engenharia Agropecuária

No passado dia 14 de junho recebemos a visita dos alunos do 2ºano de Engenharia Agropecuária, da Escola Superior Agrária de Coimbra. Demos a conhecer as nossas instalações e o respetivo processo de fabrico, bem como os diferentes produtos que fabricamos e comercializamos.

A compra de um veículo elétrico

Há quem diga que são os carros do futuro, outros que são os carros do agora, e outros que são apenas uma tendência do momento. Sendo mais uma ação para bem do ambiente, a Rações Zêzere avançou com a compra de um veículo elétrico, isto porque tem zero emissões. Esta talvez seja a grande vantagem dos carros elétricos. O facto de não emitirem gases, torna-os amigos do ambiente.

InsectERA

Foi com elevada satisfação que recebemos a visita do Secretário-Geral, Eng. António Campos e do Secretário Geral Adjunto, Dr. Nuno Vinhais da Agenda Insectera. A visita tinha como objetivo, promover a aproximação e ligação dos vários parceiros, bem como avaliar e analisar o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito da Agenda. Demonstramos o nosso total empenho no desenvolvimento dos objetivos propostos, de forma a levar este ambicioso projeto ao sucesso que todos esperamos. Agradecemos a visita, e reiteramos o total empenho no sucesso desta importante agenda, e na criação de uma nova era, a INSECTERA.

Nova linha de produção de rações para galinhas poedeiras

Os equipamentos instalados da conceituada marca Andritz, amplamente reconhecidos no setor por suas inovações em equipamentos industriais, irão permitir que a produção de rações alcance os mais altos padrões de eficiência e desempenho, assim como operar em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança na indústria.

Os equipamentos da Andritz destacam-se não apenas pela sua capacidade de alta performance, mas também pela sua fiabilidade e facilidade de operação. Com recursos inovadores e sistemas de controlo inteligentes, otimizamos a produção e reduzimos o consumo de energia, minimizando o impacto ambiental da empresa, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade.

Com o objetivo de impulsionar a segurança alimentar e os padrões de qualidade, a Rações Zêzere, no decorrer do passado mês de junho, inaugurou uma nova linha de produção de rações para galinhas poedeiras.

Com capacidade para produzir 60 toneladas por hora, esta nova linha de produção representa um salto significativo na capacidade produtiva da Rações Zêzere, permitindo atender às crescentes necessidades, assegurando o fornecimento contínuo de raçoes de alta qualidade aos seus clientes.

À medida que celebramos este importante marco, agradecemos a todos os nossos colaboradores, parceiros e clientes pelo apoio contínuo. É com a dedicação e a confiança de todos que podemos alcançar novos patamares e seguir prosperando. Estamos entusiasmados com o futuro que esta nova linha de produção nos reserva, com a certeza de que continuaremos fornecendo produtos de qualidade superior, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes e parceiros.

Contém connosco nesta jornada de crescimento e excelência!

º

SUSTENTABILIDADE

Dia Nacional da Sustentabilidade em Portugal | 25 de setembro

O que é a Sustentabilidade

A sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Assenta em 3 pilares, designadamente, a dimensão Ambiental, a dimensão Social e a dimensão Económica.

Recentemente, a 9 de junho, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros que institui o dia 25 de setembro como Dia Nacional da Sustentabilidade. A data é simbólica e a sua origem explica-se por ter sido o dia em que as Nações Unidas adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para nós, mais que simbólica, é uma premissa ou não fosse a Rações Zêzere da natureza para natureza.

A sustentabilidade aliada aos ODS

São 17 os ODS e representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global. Os ODS reconhecem que a erradicação da pobreza e outras

EVENTOS

Por onde andámos

privações devem ser acompanhadas de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento económico – ao mesmo tempo que combatam as alterações climáticas e preservem os ecossistemas.

Os ODS definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que, ainda, estão para vir.

Estes objetivos globais, assumidos pelos 193 países das Nações Unidas, têm como ambição “não deixar ninguém para trás”, através do estabelecimento de uma linguagem comum a todos os stakeholders, fixam metas de sustentabilidade, com foco em áreas críticas para a humanidade e, estruturam-se em torno de 5 Princípios: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Esta simbiose transporta-nos para um desenvolvimento equitativo, justo e próspero, hoje e amanhã.

Assim, como a Rações Zêzere está a adaptar-se a esta realidade e a caminhar neste sentido, pede também aos seus colaboradores, clientes e a todos, de uma maneira geral, que se retratem e se adaptem a esta realidade, de modo a dar cumprimentos lógicos aos ODS que mais se adequam a cada um e a cada atividade que pratiquem diariamente.

Da Natureza para a Natureza.

No segundo quadrimestre do ano de 2023, marcámos mais uma vez presença na Sanipina, na Feira Nacional da Agricultura e no Viver Ferreira do Zêzere.

Se é nosso cliente e gostaria de divulgar as marcas Zêzere na sua zona de atuação, fale com o seu comercial ou envie e-mail para marketing@racoeszezere.com

59ª

CLIPPING

Revisa Lacticoop

A Rações Zêzere está em destaque na revista Trimestral do distribuidor Lacticoop.

INFORMAÇÕES ÚTEIS Sabia...

Qual o significado deste logotipo?

Este logotipo foi criado pela União Europeia com o intuito de uniformizar a identificação de produtos biológicos, prevenindo fraudes e facilitando a visualização do mesmo pelo consumidor.

A nossa gama de produtos Biológicos está certificada e é acompanhada deste logotipo.

Viver Ferreira do Zêzere Ferreira do Zêzere 11 a 13 de agosto Feira Nacional de Agricultura Santarém 3 a 11 de junho 2ª Sanipina Lagoa 26 e 27 de maio
º

MOMENTOS ZÊZERE

2ª Edição Olimpíadas

A Rações Zêzere considera os momentos de convívio essenciais para estimular a entreajuda e cooperação entre elementos de equipa , nesse sentido, realizou-se a 2ª Edição das Olimpíadas Rações Zêzere e petMaxi, no recinto do pavilhão municipal de Ferreira do Zêzere com variadas atividades desportivas.

NUTRIÇÃO

A seca e a indisponibilidade de fibra longa

A fibra é um dos nutrientes mais importantes na dieta de ruminantes devido ao seu papel na manutenção da função do rúmen e da saúde.

Existem várias maneiras de avaliar os níveis de fibra no alimento. Análises químicas, como fibra ácido detergente (FAD) e fibra neutro detergente neutro (FND) são duas medidas de fibra.

FND é uma medida da fibra insolúvel total, inclui celulose, lignina e hemicelulose. É um melhor indicador de fibra total do que FAD e é a medida mais comum dos requisitos de fibra. A recomendação, ideal, do INRA para FND numa dieta é de 19-20% de FND proveniente de forragem. Com um mínimo de 15%.

Os valores analisados de FAD e FND de uma amostra de forragem serão os mesmos, independentemente de a forragem ser longa, fi-

namente moída ou picada para silagem. Existem, no entanto, diferenças na forma como as forragens afetam a função do rúmen, pois o corte fino reduz a capacidade da forragem de estimular a mastigação e a produção de saliva. Análises químicas sozinhas, portanto, não são suficientes como medidas de qualidade de fibra. Para maximizar o tempo de mastigação e a função ruminal dos ruminantes, 15 a 20% das partículas, devem ter mais de 4 cm.

O objetivo de todos os produtores, deve ser fornecer fibra suficiente para manter o pH do rúmen, a função do rúmen e a saúde da vaca. Forneça um mínimo de 15% de FND proveniente de forragem, na matéria seca da dieta, e observe atentamente o comprimento das partículas. No caso de uma vaca de 600kg que deve consumir 10kg de matéria seca por dia, deve fornecer como mínimo 1,5 kg de palha ou feno. Preencher o restante da dieta alimentar com os produtos disponíveis, como forragens (palha ou feno), subprodutos industriais (polpa de tomate, folha de oliveira, hortícolas) e alimentos compostos complementares (tacos) para atingir o custo alimentar ótimo da sua vacada.

Em caso de dúvida, consulte os serviços técnicos das rações Zêzere para análise de forragens e para dicas práticas de alimentação em tempos loucos dos preços das forragens…

ESPAÇO CLIENTE

Casa Caldas

Cada um dos nossos clientes é especial pela forma como nos honra e inspira com a sua preferência, nesta edição falamos de um dos nossos clientes de Ponte de Lima.

Nesta edição o destaque é para o nosso cliente – Casa Caldas que tem a sua loja/armazém localizada em Ponte de Lima com 21 funcionários e outra empresa em Aguçadoura Povoa de Varzim com 1 funcionário.

Fundada em 15 de abril de 1993 tem como designação, CASA CALDAS - José da Costa Caldas & Filhos, Lda., mas sua existência remonta ao ano de 1964, em que aparece registada em nome de José da Costa Caldas com uma mercearia e um pequeno armazém. Tem, portanto, a considerarmos o seu início de atividade, com 59 anos de existência.

A 2ª geração são os filhos Carlos Caldas e Zeca Caldas que são os sócios-gerentes. A empresa também é gerida pela 3ª geração, filhos dos sócios, nomeadamente Duarte Caldas (Diretor Geral) e Beatriz Caldas (responsável administrativa e financeira).

O motivo pelo qual fundaram a empresa é simples, nessa época as rações estavam em crescimento e a ambição era muito grande, com muita vontade de vencer na vida!

A Casa Caldas faz distribuição no Concelho de Ponte de Lima, e em algumas freguesias dos concelhos de Viana do Castelo, Braga, Esposende.

São nossos clientes desde 17 de julho de 2015. E escolheram-nos “pelo motivo da qualidade/imagem dos produtos e sua

QUALIDADE

Principais pontos de controlo de qualidade de alimentos para animais

O controlo da qualidade é o que garante que os produtos que chegam ao cliente têm todas as características nutricionais pretendidas.

O primeiro passo para a obtenção de um produto de qualidade passa pela formulação de um alimento com as características nutricionais necessárias e adaptadas ao animal e à fase produtiva a que se destina.

A formulação baseia-se no balanceamento de diversas matérias-primas por forma a atingir o produto pretendido. Por este motivo, fazemos um controlo de todas as matérias-primas recepcionadas.

Este controlo permite-nos utilizar apenas

as matérias-primas que cumprem as características de qualidade pretendidas.

O processo produtivo é também fundamental na obtenção de um produto diferenciado. É por isso essencial um controlo qualitativo ao longo das diversas etapas do processo fabril.

A verificação da validade dos produtos é o garante de que as características nutricionais pretendidas estão presentes ao longo do tempo útil do produto.

O controlo de qualidade é um dos pilares essenciais para o sucesso e satisfação dos nossos clientes.

notoriedade no mercado e obviamente pela competência do delegado comercial”.

Dizem que o ano de 2022 foi muito bom para eles, apesar da pequena agricultura ser cada vez menos, “Até ao presente este momento posso dizer que está a ser um ano excelente. No que diz respeito as rações estamos a manter as vendas de 2022, o que é muito bom. As expetativas serão para um aumento de faturação, podendo desde já adiantar, que estamos com um crescimento de 14%”.

Agradecemos o seu voto de confiança nas Rações Zêzere e desejamos votos de muito sucesso à empresa Casa Caldas, bem como à sua equipa de trabalho.

CARAS DA ZÊZERE

Departamento Técnico

Todos os setores são fundamentais para um bom funcionamento institucional, nesta edição falamos dos responsáveis por garantir que temos produtos com todos os componentes necessários para os nossos animais crescerem saudáveis.

O Departamento Técnico das Rações Zêzere é composto por dois Médicos Veterinários: Dr. Rui Fortunato e o Dr. Edgar Rodrigues. Esta equipa faz regularmente análises de matérias-primas, acompanhamento nutricional de explorações, delineamento de programas alimentares e protocolos sanitário para assegurar o bem-estar e a produtividade dos animais.

Supervisiona ainda todo o processo produtivo de alimentos compostos para animais das rações Zêzere. Acompanha os resultados de análises de matérias-primas na entrada, formula todos os alimentos fabricados e verifica os resultados dos alimentos acabados. Este departamento também desenvolve ensaios científicos, promove a transferência de conhecimento entre as universidades e o mundo empresarial e participa em projetos por forma a colocar a empresa na vanguarda da nutrição animal.

Entre outras coisas também organiza simpósios e disponibiliza informação técnica validada e apoio a clientes e colaboradores das Rações Zêzere.

www.racoeszezere.com www.facebook.com/racoeszezere geral@racoeszezere.com +351 249 360 020 (Chamada para a rede fixa nacional) Rua
2240-037
António Teixeira Antunes nº 1269 Águas Belas Gravulha
Ferreira do Zêzere
ª
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.