PT na Câmara - Especial Lula pelo Brasil - 29 de agosto de 2017

Page 1

Lula pelo Brasil Terça - feira, 29 de agosto de 2017

Ano: XXIV - Nº 6176

RICARDO STUCKERT

Lula emociona e desperta esperança

C

aminhando para o encerramento, a caravana Lula Pelo Brasil consolida a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na trajetória incansável pelos rincões do País, que já dura mais de 10 dias pelas estradas do Nordeste, Lula foi recebido em pequenas cidades, à beira da estrada, aumentando o tempo de viagem inicialmente previsto, para abraçar o povo de uma região sofrida, especialmente contemplada em seus governos. Na comitiva, o ex-ministro Celso Amorim se disse impressionado pela capacidade natural de Lula em atrair carinho e “despertar esperança”. Em todo o trajeto, Lula é acolhido carinhosamente, principalmente por causa do legado deixado e que agora sofre sérios riscos sob a política de desmonte do governo ilegítimo de Michel Temer. Quem participa da caravana relata o olhar do povo sofrido, do sertanejo, do ribeirinho, do pequeno agricultor, do trabalhador rural, que um dia tiveram a oportunidade de ser incluído na agenda e no orçamento do País. Os trabalhadores do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE), por onde Lula passou, são um exemplo de quem hoje sente na pele os efeitos da crise que se agrava com o governo golpista de Temer. Enquanto centenas de vagas são cortadas em diversas empresas, eles relembram que, durante o governo Lula, o crescimento e o entusiasmo não tinham fim.

Na época de Lula, a geração de emprego em Suape mexeu com toda a cadeia produtiva. Apenas no setor naval, a categoria de metalúrgicos chegou a ter mais de 20 mil vagas de trabalho no estado. Hoje são pouco mais de cinco mil, e as demissões são corriqueiras. E foram muitas conquistas deixadas pelo PT na região. Os projetos do governo Lula relacionados à captação, distribuição e consumo da água transformaram as vidas no Cariri oriental, especialmente na região da cidade de Boqueirão, no interior da Paraíba, ponto final do Eixo Leste da Transposição do São Francisco. Famílias que, no passado precisavam buscar água com latas na cabeça, têm consumo garantido diretamente de suas cisternas e geram renda a partir da agricultura familiar. Lula foi o único presidente da República que tirou do papel a gigantesca obra da Transposição do Rio São Francisco. Pensada para reduzir os problemas gerados pela seca no sertão nordestino, a obra vai garantir abastecimento a 12 milhões de habitantes que vivem em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. E o Rio Grande do Norte viveu uma revolução educacional nos governos do PT. Legado também ameaçado. No estado, os institutos federais passaram de 2 para 21 unidades. No Nordeste, o crescimento foi de 49 para 194 unidades.

Fechamento: 28/8/2017 às 23h55


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.