Jornal FAUL em Acção nº1

Page 1

Nº 1 . NOVEMBRO 2014 . www.psfaul.com

em ACÇÃO siga-nos nas redes sociais

SAIBA QUEM SÃO OS REPRESENTANTES DO PS FAUL // p.2 PROGRAMA DE ALOJAMENTO DA FAUL TEVE ADESÃO DOS MILITANTES // p.3

FAUL PREPARA IV CONVENÇÃO PARA DEFENDER SECTORES ESTRATÉGICOS // p.3 EDITORIAL

facebook.com/marcosperestrello

O PS é o Partido fundador e o Partido estruturante da democracia portuguesa e esteve na origem de todos os momentos fundamentais da nossa história contemporânea - foi assim quando liderou a luta por um regime democrático plural de base parlamentar, foi assim quando criou o serviço nacional de saúde, foi assim quando se bateu pela democratização do ensino, foi assim quando, antes de todos os outros, conduziu o país para a União Europeia. Mais uma vez, o País está numa encruzilhada, enredado num ciclo de dívida, défice, aumento de impostos, crescimento da pobreza, desqualificação das pessoas e emigração. Um ciclo de destruição metódica e sistemática do estado social e da capacidade de criação de riqueza, em prejuízo dos que mais precisam, pondo deste modo em risco todos os dias a coesão social de que o País precisa. Um ciclo em que os fins parecem justificar todos os meios, mesmo que ilegais ou inconstitucionais. Temos visto a direita e o Governo muito preocupados com o PS e com António Costa - em rigor, já não governam, só fazem oposição ao Partido Socialista. Mais concentrados em discutir o orçamento da cidade de Lisboa do que em defender o indefensável Orçamento de Estado, CDS e PSD querem esquecer que são cúmplices do mais brutal aumento de impostos que este país sofreu nas últimas décadas e coautores do maior retrocesso social a que o país assistiu, pelo menos desde a fundação da democracia. O PS é novamente chamado a assumir as suas responsabilidades e a propor um projeto de confiança no futuro do país. Os portugueses pedem ao PS que não se limite a assegurar a alternância mas, pelo contrário, saiba prosseguir uma política diferente. Uma política que, na dicotomia entre empobrecimento – o caminho que a direita escolheu - e qualificação, opte claramente pela via da qualificação dos portugueses através da valorização da educação, da investigação científica e da cultura, como forma de superar os problemas estruturais que afetam o país. 2015 deve ser o ano do reencontro dos portugueses com Portugal e da democracia com a sua legalidade, os seus princípios e os seus valores. Nós não temos apenas que ganhar as eleições, temos que ganhar o futuro.


facebook.com/partidosocialista.faul

@ps_faul

2 ÓRGÃOS FEDERATIVOS COMISSÃO POLÍTICA DA FEDERAÇÃO g

Mesa da Comissão Política Irene Lopes

Joaquim Raposo Natalina Moura Ana Ivo Silva

Carla Maria Nunes Tavares Alberto Mesquita Luis Sousa Maria Almeida Santos António Galamba André Rijo Miguel Coelho Dalila Araújo Sérgio Sousa Pinto Julio Miranda Calha Miguel Teixeira

Eduardo Quinta Nova Nuno Leitão Fernanda Gonçalves Nuno Gaudêncio Inês Drummond José Manuel Rosa do Egipto Rute Lima João Cunha João Serrano Rita Mafalda Borges Madeira Pedro Pinto de Jesus Nuno Neves Manuel Lage Patrocinia Vale Cesar Carlos Alberto Oliveira

Ricardo Lima Rita Leão Ana Sofia Dias Armando Jorge Domingos Miguel Cabrita Sandra Jesus José Leitão António Pereira Tiago Serralheiro Elisa Madureira Luis Filipe Moutinho Lopes Edgar Valles Paulo Marques Teresa Gago Renato Alves Ana Filipa Laborinho

João Ruivo Pedro Delgado Alves Corália Rodrigues Jorge Silva Rita Neves Jaime Pereira Garcia Manuela Afonso Davide Amado Filipa Emanuel Monteiro Jorge Ribeiro Pedro Sá Francisco Silva Egidia Martins José Tremoço Jorge Rato Maria Infância Silva

Duarte Alcântara André Caldas Carlos Miguel Albuquerque Isabel Moreira Paulo Ribeiro Fernando Curto Sandra Paulo Carlos Chamusca Vanessa Porto

COMISSÃO FEDERATIVA DE FISCALIZAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA Rui Lourenço

g

Glória Trindade

g

Lurdes Menor

g

Francisco Sainhas

g

João Ferreira

COMISSÃO FEDERATIVA DE JURISDIÇÃO Dias Baptista

g

Cristina Mesquita

g

Alexandra Mota Torres

g

Guilherme Guimarães

g

Carla Rosinhas

g

Alexandre Sargento

g

Sandra Azevedo

SECRETARIADO

Marcos Perestrello

Davide Amado

Elisa Madureira

Ana Filipa Laborinho

Irene Lopes

João Cunha

Jorge Silva

José Leitão

Luís Lopes

Manuel Lage

Miguel Coelho

Nuno Gaudêncio

Paulo Marques

Pedro Pinto

Rita Leão

Rita Madeira

Isabel Leitão

João Ruivo

Jorge Marques

José Ferreira

Noémia Sumavielle

Ricardo Lima

g

Adjuntos

Fernando Paulo Ferreira g

Gabinete de Estudos

Dalila Araújo

Miguel Cabrita

g

Ligação ao Grupo Parlamentar

Sérgio Sousa Pinto

Maria Antónia Almeida Santos

g

Gabinete Autárquico

José Manuel Rosa do Egipto

Paulo César

g

Comunicação e Publicações

Marcos Sá

Hugo Faria


facebook.com/partidosocialista.faul

@ps_faul

3

IV

CONVENÇÃO DO PS/FAUL

ADO T S E OS O C I D G L É E T P A A OP STR E S E R O T NOS SEC

PS FAUL DEFENDE PORTUGAL “Se o ministro da Economia entende que não deve intervir neste caso, eu pergunto o que é que ele está a fazer e qual é o papel dele quando está em causa uma empresa estratégica para o Estado português?” A FAUL - Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista está a promover um conjunto de conferências preparatórias da IV Convenção do PS/ FAUL, dedicada ao papel do Estado nos setores estratégicos do País, como as comunicações, os transportes, a energia e o ambiente. A primeira conferência realizou-se no dia 15 de Novembro, na sede do PS FAUL e abordou o tema das comunicações e em especial da Portugal Telecom. O orador convidado foi o nosso camarada Murteira Nabo (ex-Presidente da Portugal Telecom). Marcos Perestrello considerou que o Estado português tem “obrigação de intervir neste processo da PT e de evitar o seu desmembramento”, seja através da compra de uma participação pela Caixa Geral de Depósitos ou da introdução de “regras compensatórias da perda da ‘golden share’, de que irresponsavelmente abdicou, sem nenhuma contrapartida ou introdução de alternativas legais no quadro legal europeu”. “O Estado tem sobretudo a possibilidade de mobilizar capital português para desenvolver um plano estratégico para a empresa e para esta se continuar a afirmar como grande empresa no plano global”, enfatizou.

Este debate pretende envolver os militantes socialistas, simpatizantes e independentes, cidadãos que defendem a necessidade de salvaguardar os setores estratégicos do nosso País.

O PS FAZ PARTE DA NOSSA FAMÍLIA! “Várias dezenas de militantes ficaram em casa de camaradas, demonstrando que este programa de Oferta de Alojamento é uma boa prática para continuar a promover nos próximos Congressos do PS” Há já muitos anos que não se realizava em Lisboa a reunião magna do nosso Partido. E a pensar no modo como queríamos receber os nossos camaradas, o Secretariado do PS FAUL decidiu lançar o Programa de Oferta de Alojamento, para aproximar camaradas de diferentes regiões e para que todos os que viessem a Lisboa se sentissem na sua casa.

O sucesso desta iniciativa deve-se à adesão dos militantes da federação de Lisboa, em disponibilizar a sua casa para receber os nossos camaradas. Um dos aderentes ao Programa de alojamento referiu que “é uma honra receber bem os milhares de delegados de todas as estruturas do PS de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”.


AMADORA . ARRUDA DOS VINHOS . AZAMBUJA . CASCAIS LISBOA . LOURES . MAFRA . ODIVELAS . OEIRAS . SINTRA VILA FRANCA DE XIRA . SECTORIAIS E TEMÁTICAS

DICAS ÚTEIS GASTRONOMIA Dos sabores tradicionais portugueses aos longínquos e exóticos sabores indianos ou japoneses - são muitas as nações e os paladares que vai encontrar no Parque das Nações. O que lhe apetece mais? Escolha o seu restaurante em www.portaldasnacoes.pt/category/restaurantes Reserve a sua mesa e bom apetite camarada!

SUGESTÕES DE LAZER PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA Da autoria do Arquitecto Carrilho da Graça, é um museu interactivo de ciência e tecnologia que pretende tornar a ciência mais acessível a todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação.

OCEANÁRIO DE LISBOA Planeado com o objectivo de chamar a atenção para a grave ameaça que paira sobre a saúde dos oceanos - a poluição - este aquário gigante foi concebido e desenhado pelo arquitecto americano Peter Chermayeff.

Através suas exposições e actividades os visitantes exploram os muitos e variados temas científicos de uma forma activa, descontraída e lúdica. Neste espaço vivo, são assim convidados à descoberta permanente, tornando-se sujeitos activos do processo que conduz ao conhecimento.

Pretendendo sensibilizar o público para o perigo da sobreexploração de recursos, em terra e no mar, e a importância da conservação dos oceanos, o Oceanário veio enriquecer a oferta cultural e educacional do país, fazendo perdurar a ligação de Lisboa com o oceano.

Além das grandes exposições temáticas, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva promove ainda diversas acções de divulgação científica e outras iniciativas de carácter educativo.

No seu interior, mais de 7.000 m3 de água salgada demonstram que na Terra, afinal, existe apenas um grande Oceano, aberto e livre, por onde circulam milhares de espécies animais.

Horários: Fim de semana - 11h 00 às 19h00

Horários: Fim de semana - 10h00 às 19h00

Morada: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva Parque das Nações / Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01 / 1990-223 Lisboa

Morada: Oceanário de Lisboa, S. A. Esplanada D. Carlos I / 1990-005 Lisboa

Telefone geral: +351 218 917 100 www.pavconhecimento.pt

Telefone geral: +351 218 917 000 www.oceanario.pt

FICHA TÉCNICA DIRECÇÃO MARCOS SÁ, HUGO FARIA // REDAÇÃO COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÕES DO PS FAUL // LAYOUT, PAGINAÇÃO E EDIÇÃO INTERNET MARCOS SÁ, HUGO FARIA // REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E EXPEDIÇÃO FAUL - FEDERAÇÃO DA ÁREA URBANA DE LISBOA DO PARTIDO SOCIALISTA, Avenida Fontes Pereira de Melo, 35 1ºC-GH, 1050-118 Lisboa // Telefone: 213 407 282 // Fax: 213 407 287 // Email: psfaul@ps.pt // www.psfaul.com // facebook.com/partidosocialista.faul // twitter.com/@ps_faul Este jornal é impresso em papel cuja a produção respeita a norma ambiental ISO 14001 e é 100% reciclável. Depois de o ler colabore com o Ambiente, reciclando-o.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.